segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SECRETARIA DE AVIAÇÃO GARANTE “AEROPORTOS ESTARÃO PRONTOS PARA AS COPAS”


O Aeroporto Internacional Pinto Martins recebeu mais uma comitiva para conferir o andamento das obras de ampliação do terminal. Desta vez, o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, e o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, os quais reforçaram a confiança no andamento das construções cearenses a afastaram qualquer possibilidade de problemas aeroviários durante os eventos esportivos internacionais dos próximos dois anos (a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014).
"Em todos os lugares que nós fomos, a avaliação é muito boa. Todos os projetos em todos os estados estão com as obras em dia e todas elas estarão concluídas a tempo e a hora. Não tenho dúvida de que os nossos aeroportos estarão preparados para prestar um serviço de qualidade", reforçou Bittencourt. Ele, atualmente, cumpre uma agenda de visitas aos terminais de todas as cidades-sedes das duas copas e já visitou Manaus, Salvador e Recife antes de Fortaleza.
Na última visita que fez ao Pinto Martins, no mês passado, Gustavo do Vale já havia garantido que o aeroporto internacional cearense não chegará a passar por dificuldades estruturais durante a Copa das Confederações por este evento representar uma movimentação semelhante à de uma alta estação no Estado.

Competitividade

Sobre as garantias que a reforma executada no aeroporto da Capital cearense trarão, o presidente da Infraero ressaltou que o aumento da capacidade atual (6 milhões de passageiros) para quase o dobro (11,2 milhões) dá uma margem grande quando se tem em vista a média de crescimento da movimentação (1 milhão por ano) e, consequentemente, intervalo suficiente para garantir a estrutura atual. Para a Copa do Mundo, por exemplo, a expectativa da Superintendência Regional da Infraero é ter o fluxo de 7 milhões de passageiros no Pinto Martins.
As obras do terminal de Fortaleza possuem dois prazos. O primeiro é dezembro de 2013, quando a capacidade passará para 8,6 milhões de passageiros. O segundo é 2017, quando comportará 11,2 milhões de pessoas.
Até fevereiro de 2013, segundo a assessoria da Infraero, deve estar concluído o pátio remoto de embarque e desembarque. Já até outubro deste ano, a empresa afirmou que cerca de R$ 10 milhões dos R$ 347,78 milhões previstos para serem aplicados até 2014 já foram usados.

Esgotamento só em 2020

"Se a demanda do Ceará e do aeroporto como um todo crescer mais do que isso, nós temos que pensar em outra solução, pois aí temos que ver todo o sítio aeroportuário qual a possibilidade dele crescer", declarou Vale.
De acordo com ele, assim com aconteceu em Recife, "a cidade já chegou às margens do terminal e deve ser pensada, em 2020 ou 2025, a possibilidade de termos novos aeroportos".

Editais

O superintendente da Infraero do Nordeste, Fernando Nicácio, anunciou ontem o lançamento do primeiro de três editais para a ocupação comercial de novos espaços. O interesse é ter nas instalações do terminal uma farmácia, um restaurante e também a lanchonete popular - projeto implantado neste ano pelo governo federal e que visa baratear os preços dos alimentos vendidos nos terminais brasileiros.
As sessões públicas para os pregões presenciais acontecerão na sede da Superintendência Nordeste, em Recife. O primeiro deve ser o do restaurante, no dia 3 de dezembro, seguido pela lanchonete popular (dia 5) e a farmácia (dia 11). O contrato para uso das áreas prevê um tempo de 20 meses.

(Fonte : Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário