quarta-feira, 5 de setembro de 2012

RIO DEVE ULTRAPASSAR BUENOS AIRES NO RANKING DA ICCA ATÉ 2016


O Rio de Janeiro deve ultrapassar Buenos no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, sigla em inglês) até 2016. Essa é a estimativa do superintendente geral do Rio CVB, Paulo Senise. Em entrevista ao M&E, ele avaliou a atual situação da capital fluminense no que diz respeito à realização de eventos. No último ranking divulgado pela ICCA, a cidade subiu para a segunda posição considerando-se apenas as Américas, ficando atrás da capital argentina.
“Acreditamos que fomos ultrapassados principalmente por causa dos preços baixos que Buenos Aires vem apresentando, com a moeda do país desvalorizada frente ao Dólar. Além disso, a capital é o principal destino da Argentina, sem grandes concorrentes em seu próprio país. Mas as perspectivas são excelentes, ainda mais se compararmos o atual momento pelo qual os dois países passam. Vemos uma Argentina em uma crise financeira e política, enquanto que o Brasil apresenta estabilidade nas duas esferas. Se o Rio continuar em alta – e tudo indica que deve continuar -, então considero que até o fim de 2016 teremos grandes chances de assumir o ranking relativo às Américas”, prevê. No histórico do ranking o Rio esteve à frente de Buenos Aires de 1997 a 2005. A capital da Argentina ficou na frente apenas nos últimos três anos.
Nos dados relativos à 2011 a “Cidade Maravilhosa” ultrapassou São Paulo, ocupando o primeiro lugar entre as cidades brasileiras que mais sediaram congressos e convenções estrangeiras. O Rio sediou, no ano passado, 69 eventos e ocupa agora a 27ª posição no ranking mundial. Entre os fatores que podem justificar esse aumento estão a divulgação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, além de investimentos que a cidade vem recebendo.
“Ambos os eventos esportivos ampliam a exposição de qualquer lugar que os sediem, então é claro que esse é um dos motivos pelo crescimento. Além disso, o fato de a cidade estar ampliando sua infraestrutura e investindo em segurança também vem contribuindo, e muito, para que mais feiras e congressos internacionais desembarquem por aqui. A imprensa internacional relata como bem-sucedida a política de segurança implementada pelo atual governo. A percepção de hoje é de que a cidade é bem mais segura”, explica o superintendente.
Até dezembro, a cidade do Rio de Janeiro irá receber 142 congressos e feiras. Os eventos devem atrair 172 mil visitantes e gerar uma receita de US$ 174 milhões, segundo dados do Rio Convention & Visitors Bureau. De acordo com o levantamento divulgado pelo governo do estado, o calendário da capital até o final do ano inclui 59 eventos internacionais e 83 nacionais. A estimativa é que apenas a agenda internacional reúna cerca de 90 mil participantes e resulte em um faturamento de mais de US$ 108 milhões para o Rio

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

HOTELARIA TERÁ INCREMENTO DE 38% ATÉ 2015


Com o objetivo de analisar o comportamento do atual consumidor e como o mercado hoteleiro se adapta a ele, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) realiza o 13 Encontro Comercial Fohb, que tem neste ano o tema "O consumidor do século 21 e o mercado hoteleiro". Para Roberto Rotter, presidente da entidade, este é um momento de trocar experiências. "Hoje temos 15 profissionais analisando o passado, o presente e as novas perspectivas do setor. O perfil e as necessidades do cliente mudou e temos que nos adaptar para continuarmos no mercado. Por isso esse encontro é importante, para nos relacionarmos e nos atualizarmos para conhecer melhor essas mudanças", disse.
Durante sua apresentação, o presidente apresentou alguns resultados do segmento hoteleiro em 2012. Atualmente, a entidade possui 24 redes associadas, 515 hotéis e mais de 85 mil unidades habitacionais. "Este é um patrimônio estimado de R$ 13 bilhões que faturam anualmente R$ 6,5 bilhões e geram mais de 150 mil empregos diretos e indiretos", informou. Até 2015, a expectativa é que o patrimônio chegue a R$ 17,5 bilhões e gere mais de 50 mil novos postos de empregos.
A oferta também crescerá 38% até 2015, em especial na categoria econômica e nas regiões Norte e Nordeste; já a região Sudeste - que hoje se concentra a maioria da oferta do país - terá um decréscimo. Na atualidade, o Sudeste possui 77% do mercado. A diária média teve um crescimento médio de 17% em todas as categorias; já a taxa ocupação teve uma retração de 3% entre janeiro e junho de 2012. "Embora a ocupação tenha caído, o RevPar teve um crescimento de 13%, mas se o hoteleiro não tiver uma boa estratégia daqui para frente, não conseguirá manter a performance", advertiu.
Segundo Rotter, a hotelaria obteve ótimos resultados nesse primeiro semestre do ano; e as perspectivas são boas. "Temos uma ótima expectativa para o Brasil, devido a visibilidade internacional dos eventos esportivos e pela diversidade de nossos produtos. Porém, precisamos nos lembrar que o setor também enfrenta problemas como falta de mão de obra qualificada, falta de melhoria nos processos e a precificação dos hotéis frente aos grandes eventos que receberemos", pontuou.

(Fonte : Mercado & Eventos)

REDES DO FOHB TERÃO MAIS DE 700 HOTÉIS EM 2015


Até 2015, as atuais 24 redes associadas ao Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) vão inaugurar quase 200 novos hotéis em todo o País. Dessa forma o Fohb vai representar um universo superior a 700 empreendimentos ao final de três anos.
O anúncio foi feito pelo presidente do Fohb, Roberto Rotter, na abertura do 13° Encontro Comercial do fórum, no Novotel Center Norte, em São Paulo, de acordo com um levantamento da entidade.
Ainda sobre os números anunciados por Rotter, o patrimônio dos hotéis das redes do Fohb vai passar dos atuais R$ 13 bilhões para R$ 17,5 bilhões ao final de 2015.
Segundo a pesquisa, a categoria midscale vai perder espaço para a econômica ao final de 2015. “A midscale hoje domina 61% dos hotéis e em 2015 terá 44%; também em 2015, os hotéis econômicos serão 50% dos estabelecimentos”, disse Rotter.

TEMA

O tema do encontro é “O Consumidor do Século 21 e o Mercado Hoteleiro”. Segundo a diretora executiva do Fohb, Ana Maria Biselli, cerca de 260 hoteleiros das áreas comercial e de vendas participam do evento, que ocorre durante até às 18h com diversas palestras e apresentações.

(Fonte : Panrotas)

HOTELARIA DEBATE NECESSIDADES ATUAIS DOS CLIENTES CORPORATIVOS


O primeiro debate realizado pelo Fórum dos Operadores Hoteleiros (Fohb), na manhã de hoje, teve como tema principal a "Necessidade de compras do novo consumidor de hotelaria" e "O comportamento de vendas dentro desse novo contexto". Para isso, Cláudia Félix, da Hotelaria Brasil, mediou o debate entre Gustavo Santana, do Meliá e Ronaldo de Almeida, do Grupo Itaú. Para ela, o objetivo foi refletir sobre as mudanças do Século 21.
O primeiro sub tema abordado foi o desafio das empresas e dos hotéis nas negociações. Para Almeida, a grande dificuldade é a grande quantidade de parceiros em determinada cidade e local em que a empresa necessita. "A estrutura dos hotéis, por exemplo, dificulta nosso trabalho com tarifários diferentes, processos e etc. Nosso grande desafio é interligar todos os nossos processos com o deles. Estamos em constante aprimoramento para isso, pensando na melhor forma de unir cliente e fornecedor", disse.
Já para Santana, o maior desafio é lidar com a comunicação fragmentada, devido aos vários canais de distribuição existentes. "Temos que lidar com gestores, TMC's e ligar todos num único processo", disse. Para Cláudia, a necessidade de conhecer a distribuição é essencial para melhorar o processo entre cliente e fornecedor.
Quanto ao desafio de gerir as viagens dentro de uma empresa, Almeida acredita que no caso do Itaú (grande empresa) a melhor opção é ela própria gerir suas viagens. "Este é o melhor modelo para nós, pois temos pelo menos 25 mil funcionários, mas sempre usamos a expertise das TMC's para as negociações", explicou. Já quanto às agências online, ele foi categórico: "É um problema, já que o cliente insiste em ver somente o preço e não todo o processo e gestão por trás de uma viagem corporativa", falou. Santana concordou com ele. "Nas OTA's o cliente não tem nenhuma segurança e a empresa não tem nenhum controle", finalizou.

(Fonte : Mercado & Eventos)

30ª BIENAL DE SÃO PAULO SERÁ INAUGURADA NO PRÓXIMO DIA 7 DE SETEMBRO


O feriado da independência está chegando e junto com ele, no dia 7, a 30ª Bienal de São Paulo, um dos mais importante evento de arte do país, onde os visitantes poderão contemplar cerca de 3.000 obras de 111 artistas de todo o mundo. A programação no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera - os ingressos para a mostra são gratuitos -, inclui performances, ateliês e encontros e é intensificada com os diálogos propostos pelo educativo.
Além da exposição no Parque Ibirapuera, a 30ª Bienal, que seguirá até o dia 9 de dezembro, estará presente também no Museu da Cidade (Casa Modernista, Casa do Bandeirante e Capela do Morumbi), no MASP, no Museu de Arte Brasileira da FAAP (Mab-Faap), no Instituto Tomie Ohtake, e em intervenções pela cidade, como na Avenida Paulista e na Estação da Luz, assim como em diversas obras e eventos nas ruas de São Paulo.

Mais informações e programação: www.30bienal.org.br  

(Fonte : Business Travel Magazine)

CICLORROTA TURÍSTICA JÁ TEM ESPAÇO DISPUTADO POR PEDESTRES E CICLISTAS


Quem circula a pé pelas ruas do centro de São Paulo já começa a se acostumar com a ideia de dividir a calçada com as bicicletas. Desde o fim de agosto, a prefeitura começou a pintar com tinta vermelha o traçado da ciclorrota turística, que ligará as principais atrações do centro.
A via, que não será exclusiva para bicicletas, vai passar por pontos de interesse turístico, como o Theatro Municipal e a praça da Sé. Com sinalização permanente, pode ser usada a semana toda.
Ela é diferente da ciclovia, que é separada fisicamente do espaço para carros, e da ciclofaixa, em que uma faixa da rua é exclusiva para ciclistas.
Ontem à tarde, antes mesmo de a rota ser inaugurada, ciclistas já arriscavam as primeiras pedaladas e reclamavam dos pedestres na via.
"Será necessário fazer uma grande conscientização da população em relação ao espaço destinado para as bicicletas", diz Arnaldo Ferreira, 41, que utiliza o veículo para fazer entregas pelo centro.
Para Luiz Fernando, 43, a pintura do circuito ficou escura e pouco sinalizada.
Em certos trechos, a rota é ocupada por pedintes e carrinhos de engraxate. Na calçada em frente à Faculdade de Direito da USP, ela desaparece e volta alguns metros depois. Em vários cruzamentos já existem semáforos específicos para os ciclistas.
"Deveriam ter desenhado [a rota] numa área mais lateral, sem cortar o espaço de quem caminha", opina a estudante Carol Barbosa, 16.
Oficialmente, a rota deverá ser entregue até o fim do mês.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

SENAC-SP E UNIVERSIDADE CORNELL PROMOVEM CURSOS DE GESTÃO HOTELEIRA


O Senac-SP firmou uma parceria com a Universidade Cornell e desde o início do ano promove quatro cursos de gestão hoteleira com foco na alta diretoria dos empreendimentos. segundo Márcia Harumi Miyazaki, da Gerência de Desenvolvimento do Senac-SP, os cursos são uma oportunidade dos gestores se atualizarem e discutirem as tendências do setor no mundo. "Os cursos tem duração de três dias e tem como objetivo profissionalizar um pessoal que antes nossos cursos não atendiam. Eles complementam o nosso portfólio, atendendo agora todos os envolvidos na cadeia hoteleira", disse.
Segundo a gerente, os três primeiros cursos já foram aplicados para turmas de até 30 alunos, foram eles: Revenew Management, Estratégias e gestão de hopitalidade e Gestão de canais de distribuição. "O último curso será realizado em outubro e tem como tema Marketing interativo", anunciou. As aulas são ministradas por especialistas da Universidade Cornell e o Senac oferece dupla certificação para os participantes.
De acordo com Márcia, o sucesso dos cursos foi tão grande que o Senac-SP já pensa em ampliar a parceria e trazer novos cursos para o Brasil. "Já temos planos de continuidade desses cursos junto com a Universidade e para o ano que vem com certeza novos cursos serão aplicados, porque a procura foi muito grande", finalizou

(Fonte : Mercado & Eventos)

NOVO MUSEU EM ITU EXPÕE COZINHA DO INTERIOR DE SP


Numa construção de taipa de pilão, aquelas de terra umedecida socada em formas de madeira, está reunida uma parte da história da cozinha do interior de São Paulo.
Trata-se do Espaço Memória, que manteve sua estrutura original e abre as portas para o público hoje, na histórica fazenda Capoava, em Itu, a 101 km da capital.
No pequeno museu, estão à mostra objetos de antigamente, como bules, moedores caseiros de café e até uma cela original, usada nas cavalgadas dos tropeiros quando iam desbravar as terras.
Painéis ajudam a recuperar o percurso da alimentação no Estado a partir do século 18, apoiada no tripé feijão, farinha e carne-seca.
O acervo conduz a um passeio pela trajetória dos bandeirantes, dos tropeiros, dos escravos dos engenhos e dos imigrantes das fazendas de café, que herdaram aquela cozinha caipira dos índios.
As informações reunidas ali foram pinçadas dos livros "Terras Paulistas" (Imprensa Oficial), com pesquisa da socióloga Maria Alice Setúbal, também dona da fazenda.
Quem deu novos ares ao espaço, com inserção de tecnologias como uma animação em 3D que simula o funcionamento de uma máquina de café de 1930, ainda intacta no local, foi o curador Ricardo Ribenboim, ex-diretor do Itaú Cultural, em São Paulo.

FAZENDA CAPOAVA

ENDEREÇO km 89,9 da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (saindo de SP, com acesso na saída 59 da Rod. dos Bandeirantes); tel. 0/xx/11/2118-4100

ENTRADA gratuita (somente com reservas antecipadas)

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

NOVO TERMINAL DE CUMBICA TERÁ HOTEL E RECEBERÁ AVIÕES "GIGANTES"


A concessionária que venceu o leilão para administrar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, apresentou nesta quarta-feira (5) o projeto de ampliação e reforma previstas até a Copa de 2014. A principal obra, a construção do Terminal 3, possibilitará o fluxo de aviões de classe F, de maior porte, como o Airbus A-380 e o Jumbo 747-800. O novo terminal terá ainda um hotel cinco estrelas para passageiros em conexão.
Segundo o presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A, Antônio Miguel Marques, as obras em Cumbica contarão com o investimento de R$ 2,6 bilhões até 2014. No valor já está a adequação da pista 9, que passará de 45 metros para 60 metros de largura para receber aviões de classe F. As aeronaves, segundo Marques, não operam no Brasil devido a restrições aeroportuárias.
Para passageiros em conexão, o Terminal 3 terá um hotel cinco estrelas na área de imigração com 50 quartos para quem precisar esperar por voos no dia seguinte. Também até a Copa, um outro hotel cinco estrelas com mais de 200 quartos deverá ser construído próximo ao aeroporto, ligado ao empreendimento por uma passarela.
O Terminal 3 terá capacidade de 12 milhões de passageiros por ano. As obras, que envolvem reforma nas pistas e dos terminais 1 e 2, deverão afetar a operação em Cumbica. Por isso, a previsão é que as obras sejam executadas, principalmente, na madrugada, período de menor fluxo de passageiros.
Até o fim da concessão, em 2031, a concessionária responsável pela reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos espera ampliar o fluxo de passageiros dos atuais 32 milhões anuais para 60 milhões. Nos 20 anos de concessão também serão ampliadas as vagas de estacionamento de carros e as posições de parada de aeronaves.

Conceito asiático

O novo terminal terá 192 mil metros quadrados. “O espaço usa o conceito asiático de funcionalidade e conforto aos passageiros. Haverá um grande investimento em uma estrutura de shopping center, com lojas, restaurantes, salas vip e áreas de descanso”, diz o presidente da concessionária
A reforma prevê também um novo processador de bagagens para agilizar o serviço e a modernização dos sistemas de iluminação e de segurança nos terminais 1 e 2 do aeroporto.
O novo edifício-garagem, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2013, terá 85 mil metros quadrados e cerca de 2,4 mil vagas. Com ele e a reordenação do atual estacionamento, são previstas 10 mil vagas de estacionamento até a Copa de 2014. Para 2016, o aeroporto deve completar 20 mil vagas, com a construção de outros dois edifícios-garagem.
Para facilitar o fluxo de passageiros e a chegada ao aeroporto, a concessionária projeta também um terminal rodoviário com capacidade para 22 ônibus. Também são esperadas as conclusões de obras do Rodoanel e da Linha 13-Jade, da CPTM, que terá uma estação no próprio aeroporto para receber trens vindos do Brás.
O Aeroporto de Guarulhos tem atualmente 54 posições para o estacionamento de aeronaves. Até o fim da concessão deverão ser 130 posições, sendo 34 só até a Copa do Mundo. Nas pistas, outras alterações previstas são a reforma de pistas de rolamento, a construção de saídas rápidas para as aeronaves e a instalação, segundo a concessionária, de equipamentos de segurança e áreas de escape nas cabeceiras das pistas.
Mesmo com as obras já iniciadas, os responsáveis afirmam que o prazo para entrega das obras antes da Copa é apertado. “Não temos tempo nem espaço para errar”, diz Marques. Para agilizar as obras, o projeto tem estruturas pré-moldadas, vãos e medidas padronizados e paredes retas. As obras no aeroporto começaram há uma semana e cerca de 500 operários trabalham no local.
Com a conclusão de todas as obras, o Aeroporto de Guarulhos terá quatro terminais. Os de número 1 e 4 serão destinados apenas a voos domésticos. O terminal 2 receberá voos mistos e o 3 terá voos internacionais, de maior duração e com aviões de maior porte.
A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. venceu o leilão realizado em fevereiro deste ano e é formada pelo Grupo Invepar, pela operadora sul-africana ACSA e pela Infraero.

Aviões gigantes

O diretor de Segurança e Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEA), comandante Ronaldo Jenkins diz que as obras são necessárias para receber o Airbus A-380 e o Jumbo 747-800. "A ampliação da largura da pista é positiva e vai aumentar as possibilidades de operação do aeroporto. Guarulhos até já recebeu essas aeronaves de grande porte, mas são necessárias operações especiais para isso", afirma.
Ele explica que nas condições atuais, a amplitude das asas das aeronaves supera a da pista, o que aumenta o risco das operações já que parte das asas pode ficar sobre região de gramado, onde a chance de uma colisão com aves ou pedras é maior.

(Fonte : G1)

PASSAGEIROS DESCREVEM O AVIÃO DOS SONHOS


Imagine estar a bordo de um “avião panorâmico” que ofereça poltronas massageadoras, área de diversão para os solteiros e tablets como brinde?
Estas foram algumas sugestões feitas por 1.000 passageiros de diversos países, inclusive o Brasil, que apontaram o que não poderia faltar em um avião dos sonhos.
A pesquisa foi feita pela Skyscanner – empresa multinacional de busca on-line de passagens aéreas, hotéis e locação de automóveis –, que identificou os principais itens de desejo, como dormitórios tipo cápsula (20%), seção para crianças com isolamento acústico (18%) e assentos à prova de chutes de crianças (8%).
Como relaxar e se entreter nunca é demais, 8% dos passageiros sonham ter poltronas massageadoras e 5% que iPads fossem oferecidos como brinde, para serem usados durante o voo. Os destaques para os pedidos mais curiosos ficam por conta de aviões com tetos e pisos transparentes (escolha de 50 pessoas) e um espaço exclusivo para que os solteiros dancem, conversem e flertem durante a viagem (4%).
Apesar de algumas companhias aéreas disponibilizarem de alguns benefícios na classe executiva ou VIPs, os passageiros também querem que serviços de cinema, chuveiro e bar estejam disponíveis para a classe econômica.

(Fonte : Blog do Turismo – Folha de São Paulo / imagem divulgação)

AVIANCA E TACA OCUPAM MESMA SEDE EM CGH E UNIFICAM O INTERNACIONAL


A Taca mudou seu escritório em São Paulo no Brasil e desde segunda-feira está instalada na sede da Avianca, localizada em edifício em frente ao aeroporto de Congonhas (CGH). Hoje, José Efromovich, presidente da Avianca Brasil, anuncia oficialmente a unificação das operações e comercialização internacionais da AviancaTaca no Brasil e os benefícios que a medida trará para passageiros de voos internacionais da companhia aérea no país. À frente da nova estrutura da área internacional assume como diretor Ian Gillespie, que até agora respondia pela Taca no Brasil. Gillespie e sua equipe trabalhará sob a direta supervisão de Tarcísio Gargioni, vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca Brasil.
“Será um importante ganho para nossos clientes, os agentes de viagem e nossa empresa, pois o mercado terá maior apoio e maior presença, com uma equipe unificada para atender as necessidades dos voos internacionais”, afirma Efromovich.

(Fonte : Business Travel Magazine)

ANAC AUTORIZA 2 EMPRESAS ESTRANGEIRAS A OPERAR NO PAÍS


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o funcionamento de duas empresas estrangeiras no País. As decisões foram publicadas nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União (DOU). A empresa Avient Aviation, de Zimbábue, foi autorizada a funcionar no Brasil com capital destacado de US$ 25 mil, para operar serviço de transporte aéreo internacional de carga e mala postal. Já a empresa de Costa Rica Lacsa Líneas Aéreas Costarricenses S.A foi autorizada a operar no serviço de transporte aéreo regular internacional de passageiro, carga e mala postal.

(Fonte : Agência Estado)