quinta-feira, 10 de junho de 2010

"QUE CARA O BRASIL QUER MOSTRAR?"


Seminário debate Copa 2014 e promoção da imagem do Brasil no exterior

Um destino líder na América do Sul, a 13° economia do turismo no mundo e o sétimo colocado na realização de eventos internacionais. O país da alegria. A imagem de um Brasil que será exposta a milhares de pessoas ao redor do mundo com a Copa de 2014.
O mundial de futebol e as oportunidades de promoção da imagem do Brasil no exterior estão entre os assuntos discutidos nesta quarta-feira (09), em Brasília (DF), durante o seminário Embarque no Turismo – o papel do turismo no desenvolvimento do país, uma iniciativa da Fundação Assis Chateaubriand, apoiada pelo Ministério do Turismo (MTur).
Segundo o secretário-executivo do MTur, Mário Moysés, a Copa de 2014 terá um importante papel na formação de imagem do Brasil, não só para os estrangeiros, mas para todos os brasileiros. “Um grande país para se formar e se sustentar tem que ter uma sociedade que se aproprie de uma agenda e se sinta parte de seu país”, destacou.
Durante o seminário, Moysés citou o caso da Copa da Alemanha e como aquele país aproveitou o evento para criar um sentimento de unicidade na nação, dividida até 1989, quando o Muro de Berlim foi derrubado.
Mas “que cara é essa que o Brasil quer mostrar? Que orgulho é esse de ser brasileiro?” indagou a coordenadora do Núcleo de Turismo e Sustentabilidade do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, Iara Brasileiro, durante o debate.
“Devemos mostrar a imagem de produtividade, qualidade dos serviços, mas sem perder o horizonte que as pessoas virão para participar de uma grande festa. A troca afetiva com o país, nossa cultura e com as pessoas que aqui vivem é o que os turistas esperam”, ressaltou Moysés.
Para a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, o Plano Aquarela 2020 – marketing turístico internacional do Brasil – contempla a “imagem de um país que cada vez mais se distancia do imaginário exótico, um país da energia limpa, um país com liderança econômica”, destacou Pires.
Entre as metas do Plano Aquarela 2020 estão o incremento, nos próximos dez anos, de 304% na entrada de divisas e 113% no número de visitantes do país.
Para o ano de realização da Copa, são esperados 500 mil turistas estrangeiros a mais do que o Brasil já recebe. “Nossa estratégia é fazer com que 25% desses turistas fiquem mais tempo no país e visitem outras cidades, gerando mais divisas e empregos pelo Brasil”, finalizou Pires.
O seminário Embarque no Turismo – o papel do turismo no desenvolvimento do país foi mediado pelo sub-editor de economia do Correio Braziliense, Marcone Gonçalves.

(Fonte : Ministério do Turismo / Foto Divulgação)

RESOLUÇÃO SIMPLIFICA CONSULTA DE PREÇOS EM PASSAGENS AÉREAS


Entra em vigor hoje resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que obriga as empresas a discriminar com transparência todas as cobranças relativas ao bilhete aéreo.
Só as taxas de embarque, impostos ou outras cobranças governamentais poderão ser tratadas como taxa.
A comercialização de serviços como seguro-viagem, ou a cobrança por segunda mala, no caso das companhias estrangeiras, é permitida, mas a cobrança tem que ser feita à parte ou estar discriminada no bilhete.
Todos os serviços indispensáveis à realização da viagem precisam ser informados ao passageiro durante todas as etapas da consulta com o agente de viagem ou pela internet, e não só na hora da conclusão da compra.
As taxas de cobranças governamentais poderão ser informadas no segundo momento da consulta. Segundo a Anac, isso não vai interferir na consulta porque as cobranças são iguais para um mesmo trecho.
A medida busca coibir práticas do mercado em que o consumidor é informado do preço, mas paga um valor diferente no ato final da compra. A mudança facilitará a comparação de tarifas.
De acordo com o gerente de regulação econômica da Anac, Rogério Coimbra, as empresas informavam custos de operação como taxas aeroportuárias, o que distorcia o preço real das passagens aéreas.
As duas principais cobranças classificadas como taxas eram o custo adicional do combustível para viagens internacionais e a comissão aos agentes de viagens. Somadas, as duas poderiam chegar a representar até 30% do preço do bilhete.
"Você tira o incentivo que fazia a empresa menos transparente ganhar mais clientes", afirma Coimbra.

CONCORRÊNCIA

Para a coordenadora da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci, a medida beneficiará os consumidores porque vai estimular a concorrência no setor.
"Uma coisa que poderia parecer atrativa por causa do preço poderia ficar até mais cara por conta das taxas. Faltava transparência", afirma.
Na próxima terça-feira, entra em vigor outra resolução da Anac, que enrijece normas para os atrasos e os cancelamento de voos. As novas regras propõem prazos menores para reembolso e acomodação em novos voos.
As empresas aéreas terão de divulgar informações sobre os novos procedimentos, além de distribuir panfletos com direitos dos passageiros.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / Foto Divulgação)

IMPOSTO GLOBAL


Uma força-tarefa composta por 11 países e o Brasil deve apresentar na reunião do G20, neste mês, a proposta de um imposto global sobre transações cambiais.
O objetivo é constituir um fundo de solidariedade para financiar o desenvolvimento de países pobres.
O grupo propõe uma taxa de 0,005% sobre cada operação no CLS (Continuous Linked Settlement), banco que realiza 60% das transações de câmbio globais.
O imposto arrecadará US$ 35 bilhões por ano e poderá ser gerenciado pelo Banco Mundial, segundo o grupo.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / Foto Divulgação)

SESC FAZ ENCONTRO SOBRE OS VINHOS DA ÁFRICA DO SUL

Amanhã, às 19 horas, o Sesc Carmo (www.sescsp.org.br) realiza um bate-papo em torno do tema "Vinhos da África do Sul". Após a conversa, conduzida pelo sommelier Arthur Azevedo, haverá uma degustação da bebida.
Serão abordados temas como as tradições, a geografia, a rota do vinho e as curiosidades da região da Cidade do Cabo e proximidades.
Os ingressos custam de R$ 2,50 (trabalhador no comércio e matriculados no Sesc e seus dependentes) a R$ 10 (inteira). Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada. A unidade fica na rua do Carmo, 147 (tel. 0/xx/11/3111-7000).

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / Foto Divulgação)

SEGUROS PODEM EVITAR PROBLEMAS E GASTOS EM VIAGENS

Uma das primeiras coisas em que o viajante pensa ao marcar uma viagem é deixar os problemas para trás. E isso inclui torcer para que a mala não extravie ou para que nenhuma doença ou pé quebrado estrague o passeio.
Mas só torcer não adianta. Ao fechar seu pacote, faça o seguro-viagem para amenizar eventuais transtornos e evitar gastos desnecessários.
"Embora o melhor seguro seja aquele que você não usa e joga no lixo quando retorna, é sempre importante consultar as condições de assistência e os valores das coberturas", diz Rosa Massoti, dona de uma agência de turismo em Jundiaí.
Com valores para diferentes bolsos, os seguros de viagem mais baratos costumam cobrir até US$ 6 mil em caso de assistência médica. Entre os serviços mais top, o valor pode chegar a US$ 1 milhão.
Ingrid Davidovich, 45, diretora de marketing, lembra quando estava com seu marido em um kibutz, comunidade autônoma israelense, a cerca de 15 minutos de carro da cidade mais próxima.
"Era por volta de 23h30 e meu marido teve uma febre e uma crise viral. Telefonamos para a empresa de seguro contratada, que nos atendeu em português. Retornaram o contato em dez minutos informando que um táxi nos levaria ao hospital mais próximo e, em 15 minutos, o carro já havia chegado", conta.
Simone Vieira, 28, turismóloga, viajou à Austrália para fazer um curso. "Contratei o Medibank, seguro de viagem obrigatório na solicitação do visto.
Logo nos primeiros dias tive dores no abdome. Descobri que era um problema no ovário e tive que me submeter a uma pequena cirurgia", recorda.
Para ela, a experiência superou as expectativas. "Foi até melhor do que eu estava pensando, mas o fato de escutar o médico falando em um idioma que não dominava muito na época e marcando uma cirurgia é um pouco assustador", lembra.

FIQUE ATENTO

Segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), vinculada ao Ministério da Fazenda, a contratação de seguros de viagem cresceu 134% entre janeiro e abril de 2010. Um dos motivos do crescimento é a obrigatoriedade do seguro para entrar em países da União Europeia.
Mas ter um seguro-saúde não significa estar a salvo de todos os problemas que podem ocorrer na estadia fora de casa. Alguns deles não cobrem, por exemplo, procedimentos referentes à gravidez, como parto. Por isso, leia atentamente o contrato antes de assiná-lo.
Problemas decorrentes de hipertensão e diabetes também entram na lista proibitiva, assim como enfermidades atribuídas ao vírus HIV.
Dependendo do contrato, lesões decorrentes de esportes considerados perigosos, como paraquedismo e esqui, também estão entre os serviços de assistência que podem não ser cobertos. Olhar com atenção as condições gerais é a melhor dica para evitar surpresas indesejáveis.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

VOO DIRETO


A partir do dia 26, o Brasil terá conexão direta com Barbados, no Caribe. A rota será oferecida pela Varig, controlada pela Gol, a única no continente a oferecer voos diretos para o destino. Hoje, o trajeto mais usado passa pelos Estados Unidos e é preciso ter visto norte-americano. O serviço encurtará o tempo da viagem em muitas horas e ainda reduzirá custos.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / Foto Divulgação)

SENADO DERRUBA A RESTRIÇÃO DO USO DE IMAGENS DE COMPETIÇÕES


Um dos pontos mais polêmicos do projeto que altera a Lei Pelé, a redução do limite do tempo de imagem a que têm direito veículos que não pagaram pela exibição de eventos esportivos foi derrubada em votação no Senado.
Como sofreu alteração dos senadores, ontem, a proposta volta agora à Câmara.
O texto aprovado pelos deputados previa a permissão, para fins jornalístico, educativo ou desportivo, de 3% de imagem de campeonatos e torneios, e com uma limitação de um minuto e meio.
Pressionado por emissoras de TV e sites da internet que não detêm direito de transmissão, o governo segurou a votação no Senado por três semanas, até obter um acordo com a oposição para retirar o limite de 90 segundos.
A restrição interessava à TV Globo, que, como detentora dos direitos de transmissão de vários campeonatos, queria limitar o acesso de outros veículos às imagens.
Com a alteração, qualquer veículo continuará a ter direito a até 162 segundos (2,7 minutos) de uma partida de futebol, por exemplo.
O relator do projeto, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), era a favor da restrição maior porque "é assim em vários países e é o mais justo".
"Quem não tem direito de transmissão pega vários trechos de jogos no final de semana e faz um programa de uma hora sem pagar nenhum tostão", disse Dias.
Para evitar uso indevido dessas imagens, a proposta proíbe a associação das mesmas com qualquer tipo de patrocínio ou propaganda.
Outro ponto do projeto determina a nulidade de pleno direito dos chamados "contratos de gaveta", celebrados entre empresários e esportistas menores de idade.
A proposta prevê o direito de clubes terem retorno de investimentos feitos na formação de atletas, estabelecendo a possibilidade de multas rescisórias que podem chegar a 200 vezes os gastos comprovados.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / Ed. Esportes)

NOVA OPERADORA FOCA EM ROTEIROS PERSONALIZADOS

A operadora Selections (www.selections.com.br), que será inaugurada no próximo sábado pelo empresário Eduardo Gaz, representante de centros de esqui no mundo da Ski Brasil. A empresa é voltada para experiências exclusivas.
A principal característica da nova operadora é o atendimento personalizado, em que o cliente conta com a assessoria de especialistas.
A operadora já recebeu o selo Stars, concedido pela rede hoteleira Ritz-Carlton.
Os serviços da Selection e da Ski Brasil serão reunidos em um casarão na avenida Europa, em São Paulo. O telefone é 0/xx/11/2196-9392.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

AZUL TERÁ PASSAGEM AÉREA EM ATÉ 12 VEZES


Com o objetivo de promover as viagens aéreas ao público da nova classe média - e demais clientes ainda não acostumados a viajar de avião - a Azul Linhas Aéreas Brasileiras firmou uma parceria com a Vai Voando, uma empresa especializada na venda de passagens aéreas através do modelo pré-pago, no qual o cliente programa sua viagem com antecedência e tem acesso a descontos e créditos diferenciados.
Ao comprar a passagem aérea, o cliente pode pagar em até 12 parcelas, sem juros e sem comprovação de renda. A Vai Voando tem parceria com outras companhias aéreas nacionais e em breve estará presente em lojas e quiosques. Atualmente, a compra é feita pela Internet.
"Esta parceria é a consolidação de uma das propostas iniciais da Azul, que é aumentar o número de pessoas voando no Brasil", disse David Neeleman, fundador da Azul. Para ele, é preciso oferecer crédito para quem quer viajar.
"Agora, ficou bem mais fácil voar", diz Ralph Fuchs, presidente da Vai Voando. "Nosso modelo pré-pago leva a inclusão social à aviação".
A proposta da Vai Voando é diferente de tudo que existe hoje em termos de crédito. O pagamento é feito antes da viagem, o que reduz os custos financeiros, e o cliente é quem escolhe o número de parcelas. A taxa de embarque já está incluída no preço. A boa notícia é que o cliente viaja sem dívidas.
Para ilustrar, uma passagem aérea de Campinas para Salvador, por exemplo, pode ser paga, por exemplo, em 12 parcelas de R$ 47,75. Outro exemplo é um bilhete aéreo de Porto Alegre para Recife, em 12 parcelas de R$ 105,63. Os valores de ida e volta. Para conhecer estas e outras opções, basta acessar http://www.vaivoando.com.br/azul/

(Fonte : Monitor Mercantil)

BLACK CARD É O NOVO CARTÃO FIDELIDADE DA MSC CRUZEIROS


A MSC Cruzeiros (www.msccruzeiros.com.br) acaba de lançar um novo tipo de cartão, o Black Card, para o seu programa de fidelidade, o MSC Club.
O novo cartão será destinado aos clientes com mais de cem pontos acumulados. Irá oferecer, entre outros benefícios, o melhor "upgrade" disponível e desconto de 20% nas compras de cruzeiros e nos tratamentos do spa.
A adesão ao programa pode ser feita a bordo ou on-line por qualquer pessoa maior de 14 anos que tenha feito pelo menos um cruzeiro da companhia e resida no Brasil. Cada noite a bordo equivale a um ponto.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)