sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PREÇO DE DESTINO TURÍSTICO NACIONAL MOTIVA BRASILEIRO A VIAJAR PARA O EXTERIOR, DIZ EMBRATUR


O preço das diárias de hotéis e das passagens aéreas para destinos nacionais tem prejudicado o crescimento do turismo interno e a consolidação do Brasil como um destino para turistas estrangeiros. A avaliação é do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, após o anúncio do déficit recorde da conta turismo no mês passado, divulgado pelo Banco Central.
“Temos que levar em conta que o turismo doméstico está muito caro. Conforme o próprio IBGE já registrou, as passagens aéreas e as diárias de hotéis estão ficando cada vez mais caras, o que é um problema para o crescimento do turismo interno e internacional”, afirmou Dino à Agência Brasil.
Segundo o presidente da autarquia, vinculada ao Ministério do Turismo, e responsável por promover o potencial turístico do Brasil, muitos brasileiros optam por viajar para o exterior após pesquisar e concluírem que, em muitos casos, sai mais barato do que visitar alguns dos destinos turísticos nacionais mais procurados. Por outro lado, muitos estrangeiros deixam de visitar o país devido aos preços. O que resulta não apenas na maior evasão de divisas, mas também empregos que deixam de ser criados.
“O fato de mais brasileiros viajarem para o exterior deriva de uma série de questões. Algumas são positivas, como a melhoria do poder aquisitivo. Outras são problemáticas, como o fato concreto de que, muitas vezes, viajar para o exterior é mais barato que viajar pelo Brasil”, acrescentou. “Na medida em que um brasileiro que deseja viajar pelo país acaba sendo induzido, pelos preços, a viajar para o exterior, ele está deixando de criar um emprego no Brasil para criá-lo em outros lugares”.
Segundo o Banco Central, entre janeiro e novembro deste ano, as despesas de brasileiros no exterior chegaram a US$ 20,244 bilhões e os estrangeiros gastaram US$ 6,082 bilhões no Brasil no mesmo período. Com isso, o saldo negativo da conta de viagens (a diferença entre os gastos dos brasileiros no exterior e dos estrangeiros no Brasil) ficou em US$ 14,162 bilhões, contra US$ 13,569 bilhões em igual período do ano passado. Somente em novembro, o déficit ficou em US$ 1,287 bilhão, o maior para o período, já que os brasileiros gastaram o total de US$ 1,81 bilhão - um recorde para o mês desde que passou a ser registrado, em 1947 -, enquanto os estrangeiros deixaram no Brasil US$ 532 milhões.
Dino descartou que o governo adote medidas restritivas e defendeu a manutenção do atual sistema de liberdade tarifária, mas deixou claro que o setor privado terá que responder às medidas governamentais que beneficiam o setor aéreo e hoteleiro, como a desoneração tributária e a redução da tarifa de energia elétrica, que entrará em vigor em janeiro de 2013. Dino ainda apontou a necessidade de maior concorrência como forma de garantir preços mais acessíveis.
“Tanto no setor aéreo, quanto na hotelaria, não é possível adotar o controle de preços. Não temos que ter medidas restritivas, mas é dever do governo acompanhar, fazer ponderações à iniciativa privada e buscar medidas para que haja mais empresas competindo”, declarou.
Ele relativiza o argumento de que o fato de mais brasileiros terem passado a viajar de avião ao longo da última década indique que as passagens não estariam tão caras. “O que aumentou substantivamente foi o poder aquisitivo da população, beneficiada também pela redução da taxa de juros. A grande demanda por passagens aéreas, hoje, vem da chamada nova classe média. E neste momento de maior demanda, precisamos de mais oferta, o que não vem ocorrendo. Podemos discutir como o governo pode ajudar as empresas, mas é incompreensível que, neste cenário, com voos lotados, as companhias estejam tendo prejuízos”, concluiu Dino, alertando para o fato de que, se a presente situação não se alterar durante os grandes eventos esportivos dos próximos anos, quando terá uma grande exposição, o país levará muito tempo para reparar a eventual imagem de ser um destino turístico caro.

(Fonte : Agência Brasil / imagem divulgação)

PRODUÇÃO COMUNITÁRIA SERVE COMO BARREIRA PARA O TURISMO PREDATÓRIO


Construir cadeias produtivas de valor para blindar o mosaico natural do Arquipélago de Anavilhanas, no baixo Rio Negro, no Amazonas, foi a saída encontrada por lideranças locais contra os riscos do turismo predatório em função da Copa do Mundo de 2014. O lugar, berçário de biodiversidade, abriga 400 ilhas de mata virgem. "Como o assédio dos visitantes será intenso nos arredores de Manaus, sede dos jogos, o projeto é desenvolver atividades econômicas preventivas, principalmente o turismo de base comunitária, que envolverá 18 vilarejos ribeirinhos retendo o máximo de renda para região", afirma Mirela Sandrini, diretora do Fundo Vale, responsável pelo investimento de R$ 4 milhões em capacitação para o empreendedorismo e fortalecimento dos elos atrelados ao negócio.
"O plano é multiplicar ideias e conectar parcerias para se alcançar escala em modelos econômicos com foco na conservação", explica a diretora. Nos últimos três anos, o fundo aplicou R$ 15 milhões na Amazônia, incluindo regiões de conflito pela posse de terra, como a Terra do Meio, no Pará. No município de Anapu, onde a missionária Dorothy Stang foi assassinada em 2005 por defender pequenos produtores contra posseiros que desmatavam a região, recursos estão sendo investidos para o treinamento florestal dos moradores do Assentamento Virola Jatobá, que começarão a extrair madeira por meio de plano de manejo, além da tradicional atividade na roça de milho, feijão e mandioca de subsistência.
A madeireira Vitória Régia, que explorava toras na área em regime de comodato com os colonos assentados, foi impedida por um ato normativo do Ibama de continuar a produção. Até o fim de 2012, os assentados assumirão a exploração madeireira, para a qual receberão insumos, equipamentos e até serrarias portáteis apreendidas pelos fiscais em operações contra a produção ilegal.
"Todos dependiam do percentual da produção pago pela madeireira e agora precisarão colocar a mão na massa para fazer o trabalho", conta o pesquisador Paulo Amorim, do Instituto Floresta Tropical (IFT), instituição parceira do Fundo Vale. A expectativa é fornecimento de madeira legalizada para a obra da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA). A demanda por mão de obra projetada pelo empreendimento atrai migrantes, com estimativa de a população do município dobrar até 2015. "Muitos esquecem a produção florestal e buscam emprego na obra ou na cidade", diz Amorim.
Nas proximidades de Oriximiná, Calha Norte do rio Amazonas, a tarefa é formatar a economia local começando do zero, pela construção da governança, definição de usos para áreas públicas devolutas, elaboração de planos de manejo e fortalecimento das associações locais.
"O trabalho é fazer a aproximação entre comunidades e empresas, sem intermediários para os quais os extrativistas costumam vender a produção com pagamento no ato da compra, porém por preços baixos", explica Roberto Palmieri, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). Comunidades quilombolas já comercializaram copaíba para a Firmenich, empresa suíça de fragrâncias e essências, além de castanha para a Ouro Verde, do Grupo Orsa.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

FORTALEZA RECEBE INVESTIMENTOS PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA


O Ministério do Turismo destinou R$ 17 milhões para as obras de infraestrutura que vão preparar Fortaleza (CE) para os grandes eventos internacionais que o Brasil sediará a partir de 2013. Os recursos serão investidos em sinalização turística e projetos de acessibilidade nos trechos urbanos da área central da capital cearense.
O valor global das obras é de R$ 21,6 milhões, sendo R$ 4,6 milhões relativos à contrapartida do governo municipal. As regiões beneficiadas foram divididas em duas zonas. A primeira inclui ícones do turismo de Fortaleza, como a Praia de Iracema, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Avenida Monsenhor Tabosa, espaço comercial que referencia o Ceará como um polo de moda nacional. A segunda área abrange a principal via de acesso ao Porto do Mucuripe e promoverá a ligação das duas orlas marítimas mais visitadas da cidade: a Beira Mar e a Praia do Futuro.
“Estamos reforçando as ações nas cidades que vão sediar a Copa das Confederações, que ocorre em 2013”, diz o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota. As cidades-sede da Copa das Confederações são, além de Fortaleza, Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).

(Fonte : MTur)

VERÃO CARIOCA DEVERÁ RECEBER MAIS DE 3 MILHÕES DE TURISTAS, ESTIMA RIOTUR


Com a chegada do verão, a capital fluminense espera receber cerca de 3,19 milhões de turistas, número superior aos 3,02 milhões de visitantes do último verão. A estimativa da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) é que eles deixem na economia da cidade U$ 2,63 bilhões. No período passado, os turistas movimentaram U$ 2,23 bilhões.
Para o réveillon de Copacabana, a prefeitura carioca prevê que o número de visitantes deverá subir de 712 mil registrado no ano passado, para 752 mil na virada de 2012 para 2013. A orla da Praia de Copacabana deverá receber mais de 2 milhões de pessoas. A festa também terá 13 transatlânticos, com 45 mil passageiros, fundeados no mar em frente ao local do evento. Segundo a organização da festa, o público poderá acompanhar por 16 minutos a queima de 24 toneladas de fogos.
Com o objetivo de atrair ainda mais turistas para a cidade, a Riotur programou para o dia 25 dezembro, na Praia de Copacabana, um show gratuito com os cantores Stevie Wonder e Gilberto Gil. Para o subsecretário de Turismo, Pedro Guimarães, “este é um presente que a cidade e a prefeitura estão entregando aos cariocas e aos turistas, com o nosso Gilberto Gil e o Stevie Wonder fazendo uma festa belíssima”.
O subsecretário disse ainda que a atividade turística é uma das maiores fontes de geração de empregos. Segundo Guimarães, a secretaria está trabalhando para que a indústria do turismo tenha uma cadeia logística que integre todo o setor: a hotelaria, a gastronomia, a prestação de serviços, os guias de turismo, os agentes de viagens e as operadores de turismo.
“Quando a cidade aquece ainda mais, os eventos acontecem e ela começa a receber mais turistas, gerando uma oportunidade maior ainda de emprego, não só aqueles temporários, mas o fortalecimento daquela demanda dos empregos fixos. Isso reflete diretamente na questão econômica da cidade. Os hotéis já batem hoje a casa dos 80% [de ocupação], e a expectativa é que no Natal e na virada do ano a gente ultrapasse os 90% a 95% de ocupação", estimou.
Em relação às expectativas para o carnaval, a Riotur prevê que cerca de 900 mil pessoas participarão da festa dos blocos de rua e do desfile das escolas de samba. Segundo o órgão, esses turistas deixarão U$ 665 milhões na economia da capital fluminense. No carnaval passado a cidade recebeu 850 mil visitantes que movimentaram R$ 628 milhões.

(Fonte : Agência Brasil / imagem divulgação)

MAIS DOIS HOTÉIS ENTRAM NA LISTA DO SBCLASS


Dois novos hotéis entraram na lista de empreendimentos certificados pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) do Ministério do Turismo. São eles o hotel Crowne Plaza Belém, na capital do Pará, e a pousada Contos de Minas, em Mariana, Minas Gerais.
O hotel de Belém foi classificado na categoria cinco estrelas e a pousada mineira na categoria três estrelas. Com a conclusão do processo de classificação destes meios de hospedagem, o país passa a contar com 23 empreendimentos classificados de acordo com as novas regras estabelecidas pelo MTur.
“É fundamental que os empresários entendam a importância da classificação como uma ferramenta de competitividade e de informação para o turista”, afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz.
O Brasil conta hoje com 8 empreendimentos cinco estrelas, 5 quatro estrelas, 9 três estrelas e 1 duas estrelas. O SBClass classifica sete tipos de meios de hospedagem: hotel, hotel histórico, hotel fazenda, flat/apart hotel, resort, pousada e cama e café.

(Fonte : MTur)

HOPI HARI E WARNER BROS PRODUCTS INAUGURAM ÁREA LIGA DA JUSTIÇA


O Hopi Hari e a Warner Bros. Consumer Products (WBCP) anunciam a inauguração da Aribabiba, área temática dos super-heróis e vilões da Liga da Justiça, grupo que reúne consagrados personagens da DC Comics, hoje, dia 19, no parque temático.
“Nossa plataforma de entretenimento, a mais moderna do País, hoje se torna completa com a inauguração de uma área temática inteira para nossos visitantes e para os fãs do Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha e Lanterna Verde. Vamos oferecer experiências inesquecíveis para toda a família”, disse o presidente do parque, Armando Pereira Filho. A nova área é resultado de um acordo de licenciamento da WBCP no Brasil, cujo espaço inclui também Infantasia, com Looney Tunes, aberta ao público desde janeiro deste ano. A iniciativa visa dobrar a visitação anual do parque em 5 anos, chegando a 4 milhões de visitantes.
“Estamos emocionados por trazer esta atração única para o Brasil e para a América Latina pela primeira vez”, falou o vice-presidente sênior e gerente-geral para a América Latina e Ásia-Pacífico da Warner Bros. Products, Jeffrey Whalen. “Com a icônica Liga da Justiça à frente, sabemos que estamos trazendo fãs e aos visitantes do Hopi Hari uma experiência repleta de adrenalina e diversão familiar.”
A área tematizada com Liga da Justiça conduz a uma experiência interativa através de dez atrações. Há também duas lanchonetes e um restaurante principal caracterizado como a Sala da Justiça dos super-heróis, à venda nas lojas da região, que incorporam a diversão destes clássicos personagens.
“O Brasil é um dos mercados de maior crescimento para a Warner Bros - Consumer Products e planejamos criar algo extraordinário juntamente com o Hopi Hari e os super-heróis da Liga da Justiça”, declarou o diretor-geral da WBCP Brasil, Marcos Bandeira de Mello. “Fãs dos super-heróis mais consagrados do mundo terão a chance de interagir com esses personagens por meio de atrações emocionantes, cinema 4D, produtos exclusivos e muito mais”, afirmou ainda.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

PLANO PREVÊ REESTRUTURAÇÃO DE 270 AEROPORTOS REGIONAIS


O pacote anunciado pelo governo promete uma verdadeira revolução na aviação regional. Ao todo, 270 aeroportos de pequeno porte foram selecionados para passar por um processo de reestruturação geral, com investimentos de R$ 7,3 bilhões. Para operar os terminais, o governo criou, conforme adiantou o Valor, a Infraero Serviços, estatal que terá a participação de um operador internacional como sócio minoritário.
Para garantir a atratividade desses aeroportos e incentivar a competição de companhias aéreas, o governo decidiu que não haverá cobrança de tarifas de embarque (cobrada dos passageiros) nem de tarifas de pouso e permanência (cobrada das empresas aéreas) para aeroportos com movimentação de até 1 milhão de passageiros por ano e fora das capitais. A operadora do aeroporto, no entanto, será remunerada normalmente, como se estivesse cobrando as tarifas, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que foi justamente criado para financiar as operações regionais. A estimativa é de que, em 2013, esse fundo tenha cerca de R$ 3 bilhões.
A aviação regional terá outros incentivos. A ideia é que, no máximo 50% dos assentos em cada voo receberão subsídios, com o limite de 60 assentos. Ou seja, qualquer empresa estará apta a receber a subvenção, não importa qual aeronave estiver usando. O importante, segundo ele, é que sejam cumpridos os requisitos apontados. Com a medida, o governo espera reduzir a diferença de preço entre as passagens aérea e rodoviária.
Segundo o secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, a proposta de subsídio às companhias para voos regionais, entre municípios do interior e ligando esses municípios às capitais, será colocada em audiência pública pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em janeiro. "Apresentaremos uma proposta e queremos construir a versão final com os aperfeiçoamentos que virão na audiência pública", disse Ramalho.
A presidente Dilma Rousseff afirmou que esta é apenas a primeira etapa de investimentos nos terminais regionais. O plano do governo é, segundo Dilma, fortalecer a estrutura de uma rede dr 689 aeroportos desse tipo.
O Banco do Brasil foi encarregado de apoiar a gestão dos projetos e dos investimentos. O BNDES não ficará de fora. Segundo Luciano Coutinho, presidente do banco estatal, o BNDES deverá entrar nas operações com financiamento de até dois terços de cada negócio. "Será a mesma média de alavancagem que costumar oferecer em outros projetos", disse ao Valor.
Os aeródromos listados no programa vão passar por uma nova classificação. Haverá três tipos de estrutura: pequena, média e média-grande. Para tocar os projetos, o governo vai oferecer a possibilidade de uma concessão administrativa com Estados e municípios. A reorganização dos terminais inclui ainda a redistribuição dos "slots", os horários permitidos para cada pouso e decolagem das companhias aéreas. Os critérios para que as empresas mantenham suas grades de voo serão mais rígidos. A companhia que, durante seis meses, não cumprir a exigência de pontualidade de 75% e de regularidade de 80% em um determinado slot, terá esse horário retirado. No caso de Congonhas, em São Paulo, essa exigência será de 80% e 90%, respectivamente.
Dos R$ 7,3 bilhões previstos para os terminais regionais, a maior parte - R$ 2,1 bilhões - está concentrada em 65 aeroportos da região Nordeste. Entre os todos os Estados do país, Minas Gerais é o que teve o maior número de aeroportos contemplados, com 33 aeródromos. O plano também vai procurar ampliar o acesso a áreas da região Norte. No Amazonas, 25 estruturas foram incluídas no pacote.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)

DILMA ADIA ALTA DE TARIFA E AGRADA ÀS EMPRESAS AÉREAS


As companhias aéreas elogiaram, com pequenas ressalvas, o pacote anunciado ontem pela presidente Dilma Rousseff. Um dos pontos mais aplaudidos foi a decisão de adiar, sem nova data, o aumento de 86% nas tarifas de navegação aérea que estava previsto para janeiro. "Isso evita uma despesa adicional que estimávamos em R$ 400 milhões", disse Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, associação que reúne as cinco maiores empresas do setor.
O presidente da Azul, David Neeleman, afirmou que tem interesse imediato em ampliar sua malha de voos para 20 novos destinos. Só não faz isso, segundo ele, porque a infraestrutura nessas localidades impede a operação regular de suas aeronaves.
"Temos 20 aeroportos onde queremos entrar e não podemos", disse Neeleman, sem relevar quais são esses municípios, mas citando a falta de equipamentos de segurança e de combate a incêndio. Hoje a Azul atende a cem localidades. "Podem ser 150 ou mais. Estou muito feliz em ver o foco na aviação regional."
O empresário lembrou, no entanto, que é preciso atacar os altos custos do querosene de aviação no país e culpou as alíquotas de ICMS. O Brasil tem o terceiro maior preço do mundo para o combustível. "Pagamos R$ 4 por litro no Amazonas. É caro demais", disse Neeleman. Para ele, reduzir a tributação é mais eficiente do que dar subsídios para estimular a aviação regional.
O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, evitou se estender em seus comentários, mas comemorou a isenção de tarifas garantidas aos aeroportos regionais. "Achei [o anúncio] ótimo, uma decisão importante", afirmou o executivo.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

PASSAGEM AÉREA SOBE 17% EM UM MÊS


Quem pretende viajar de avião não vai ter trégua em 2013, já que o preço das passagens aéreas não para de subir.
Pelas contas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente neste mês os bilhetes tiveram reajuste médio de 17,08%, depois de terem aumentado 11,80% em novembro. Em um ano, a elevação desse item alcançou 25,92%, uma alta quase cinco vezes maior que a inflação acumulada no período. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aumento não se refletiu inteiramente no bolso do consumidor porque, em 2011, 16% das passagens foram vendidas por valores inferiores a R$ 100, tendência que foi mantida no primeiro semestre de 2012, quando, pelos dados oficiais, a tarifa média foi de R$ 272,64. Entretanto, um levantamento feito recentemente pelo Correio mostrou que viajar de avião para algumas cidades brasileiras tornou-se impraticável neste fim de ano. Uma passagem para Natal ou Fortaleza é mais cara do que um bilhete para Londres, Paris ou Nova York. Um voo de ida e volta entre Brasília e a capital cearense pode custar de R$ 4 mil a R$ 5 mil. Para Berlim, a capital da Alemanha, por exemplo, a passagem sai por R$ 3.726. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), afirmou que não há aumento abusivo no valor das passagens, apesar do cenário desfavorável para as companhias, que têm acumulado prejuízos no último ano. “As empresas aéreas enfrentam neste momento dificuldades financeiras por conta de questões como o aumento do preço do querosene de aviação, item que corresponde a 40% do custo total de uma empresa aérea, além da valorização do dólar, do aumento das tarifas aeronáuticas e de problemas de infraestrutura”, informou a associação em nota. Segundo a Abear, mesmo diante desse cenário, “o valor médio das passagens aéreas vem registrando queda desde 2001, quando as tarifas domésticas passaram a ser aplicadas sob o regime de liberdade”.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

RIBEIRÃO PASSARÁ A TER VOO DIRETO PARA O SANTOS DUMONT, NO RIO


A TAM anunciou a criação de uma rota direta diária entre os aeroportos Leite Lopes e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Com operação prevista para março de 2013, os voos já estão à venda, com tarifas promocionais a partir de R$ 99 por trecho.
Inicialmente, haverá apenas um horário de voo, com saídas às 5h20 do Leite Lopes e partidas às 22h09 do Santos Dumont.
A assessoria de imprensa da TAM informou que a empresa estudará a expansão de voos do itinerário conforme a demanda de passageiros.
O voo será o único direto de Ribeirão para o Santos Dumont. Atualmente, a companhia que oferece voos diretos até o Rio é a Passaredo, mas para o aeroporto Antonio Carlos Jobim, o Galeão.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

ANAC AFIRMA: PASSAGEIROS DA WEBJET TÊM DIREITO A REMARCAÇÃO GRATUITA


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira (21), que todos os passageiros que adquiriram bilhetes da Webjet têm direito à reacomodação gratuita em outros voos, dentro das opções existentes e disponíveis. O passageiro também poderá optar pelo cancelamento da compra da passagem, a Gol terá que devolver integralmente o valor pago, nas mesmas condições em que o bilhete foi adquirido. Também é proibida a cobrança de diferenças tarifárias para esses clientes da Webjet que tiveram seus voos cancelados e que precisam ser remarcados.
Em razão de notícias veiculadas com informações de que poderia estar havendo irregularidade da prática de cobrança de taxas ou diferenças tarifárias para remarcar bilhetes da Webjet, a ANAC notificou hoje a empresa, que foi alertada sobre as penalidades previstas para esses casos, bem como foi orientada a proceder à devolução dos valores eventualmente cobrados de forma irregular.
A notificação emitida pela Agência é um dos resultados do processo de monitoramento e da fiscalização iniciados no dia 23/11, quando foram encerradas as operações da Webjet pela Gol, sua controladora. Se comprovada a cobrança, a empresa poderá ser multada no valor de R$ 4 mil a R$ 10 mil por passageiro pelo descumprimento da Resolução nº. 141/2010. Além da multa, a companhia terá que devolver o valor cobrado irregularmente.
A Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela Internet ( Fale com a ANAC – www.anac/falecomaanac.gov.br ) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

(Fonte : Mercado & Eventos)

SEM CONSULTA, GOL REMARCA VOOS DA WEBJET


Quem comprou passagem da Webjet para viajar neste fim de ano - e no começo de 2013 tem enfrentado problemas. Com o fechamento da empresa, a Gol - que assumiu a responsabilidade pelos clientes da Webjet - está remarcando voos sem consultar passageiros. Em alguns casos, tem realocado-os em viagens mais longas, com conexão e em horários muito diferentes do contratado. Em outros, chega a cobrar do passageiro a mudança de horário.
Foi o que aconteceu com a funcionária pública federal Juliana Nunes, de 31 anos. Em setembro, ela comprou pela Webjet bilhete para uni voo entre Foz do Iguaçu e Porto Alegre para as 11h30 do dia 3 de janeiro. Ontem, três meses depois, a Gol trocou o voo: agora, Juliana terá de sair de Foz às 14h30, fazer conexão em Cumbica e só chegará a Porto Alegre às 19h07, quase sete horas depois do previsto no voo original, que era direto. ""Vou perder um dia em Porto Alegre. Liguei para a Gol e disseram que ou era isso ou cancelar. Fico sem opção porque os voos agora estão uma fortuna", disse.
A Gol já foi notificada pela Fundação Procon-SP em novembro por causa do mau atendimento a passageiros da Webjet. Segundo o assessor-chefe do órgão, Renan Ferraciolli, tanto o Código de Defesa do Consumidor (CDC) quanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinam que, em caso de cancelamento, é obrigatória a reacomodação em voos até de outra companhia que ofereça serviço equivalente ou em data e horário mais conveniente. "É difícil, em se tratando de serviço aéreo, conseguir um voo exatamente igual, mas a escolha tem de ser sempre do cliente, que também pode pedir o reembolso da passagem."
Por não conseguir o voo que queria, o técnico em informática Leonardo Castro, de 29 anos, vai perder o réveillon no Rio. "Trocaram meu voo direto de Belo Horizonte para o Rio por um com conexão em Congonhas. Anteciparam em duas horas, bem no meu horário de trabalho."" A Gol ainda cobrou R$ 200 para colocá-lo em um voo mais conveniente. "Cancelei. Vou para o sul de Minas."
Um valor mais alto foi cobrado da dentista Priscila Guedes, de 34 anos, que viajaria hoje de Porto Alegre para o Rio pela Webjet - o voo seria remarcado para amanhã. "Falaram que, se eu não concordasse, poderia pagar a diferença de quase R$ 400 e antecipar o voo. Não aceitei."
Questionada, a empresa diz que a cobrança só é feita quando o passageiro "não aceita" o novo voo oferecido pela empresa. Em nota, disse estar "reacomodando todos os clientes Webjet sem custo" e admite as trocas de horário. "Caso não atenda à necessidade do cliente, ele pode entrar em contato com a empresa por meio da central de relacionamento no 0300-1152121". Passageiros reclamam, no entanto, que a espera pelo atendimento passa de uma hora.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

PORTO ALEGRE-PELOTAS PODE TER VOO DIÁRIO DA AZUL E TRIP


A Azul e Trip aguardam aprovação para iniciar operações entre as cidades gaúchas de Pelotas e Porto Alegre. Se aprovada pela Anac, a operação será realizada com o ATR 72 da Trip, com capacidade para 68 pessoas. Pelotas será a terceira cidade servida pelas empresas no Rio Grande do Sul, ao lado de Porto Alegre e Caxias do Sul. Após o aval da agência reguladora, as passagens serão comercializadas pelos canais de vendas da Azul. As companhias, que estão em processo de fusão desde 28 de maio, concluíram no início deste mês a integração de seus sistemas, concentrando todos os canais de atendimento e reservas na Azul.
Serão dois voos diários de segunda a sexta-feira, com saída de Porto Alegre às 13h40 e chegada a Pelotas às 14h30. De Pelotas, o voo parte às 15h10, chegando a Porto Alegre às 16h. O segundo voo tem partida de Porto Alegre à 0h05 e chegada a Pelotas às 0h55. No sentido inverso, parte de Pelotas às 5h10 e chega a Porto Alegre às 6h. Esse segundo voo também será operado aos sábados.

Informações no www.voeazul.com.br  e www.voetrip.com.br

(Fonte : Panrotas)

GOL TEM NOVO PROJETO QUE CONFERE TAMANHO DE BAGAGEM DE MÃO


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes colocou em prática, inicialmente no aeroporto de Congonhas, um novo projeto para a conferência do tamanho das bagagens de mão de seus clientes, o "Gabarito de Bagagem de portão". O instrumento, semelhante a uma caixa com fundo falso, será utilizado pelo agente de aeroporto para medir o tamanho da mala de mão dos clientes na fila do embarque e verificar se elas são compatíveis com o espaço do bagageiro da cabine do avião.
Caso a bagagem seja maior do que o tamanho permitido – a soma das dimensões não pode ultrapassar 115 cm – Referência Portaria 676/GC5 da Anac - será etiquetada ainda na fila do embarque e despachada na sequência. Este processo auxilia o procedimento de embarque, uma vez que facilita a acomodação dos clientes e de suas respectivas bagagens de mão e, como consequência, evita possíveis atrasos no voo.
"O ‘gabarito de bagagem de portão” é apenas uma das ações que estamos implantado para tornar mais simples e prática a passagem de nossos clientes pelo aeroporto. Este produto é vantagem, sobretudo, para o atendimento aos clientes que realizam o autoatendimento e seguem direto à sala de embarque. O projeto foi iniciado no aeroporto de Congonhas e será estendido de forma gradativa aos demais aeroportos", destaca André Lima, diretor de Aeroportos da GOL.

(Fonte : Jornal de Turismo)