quarta-feira, 28 de novembro de 2012

TURISMO: CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA APROVEITAR MELHOR A VIAGEM DE FIM DE ANO


As viagens de final de ano costumam ser curtas, principalmente as de Natal e Ano Novo. Por isso quanto mais organização e planejamento, mais proveitosa será sua viagem.
Confira algumas dicas que podem tornar a sua viagem mais prazerosa:
Separe o dinheiro que irá levar: faça um orçamento de quanto poderá gastar na viagem e não esqueça que em janeiro têm as famosas contas de início de ano, como IPVA, IPTU, rematrícula, entre outras. Separe também quanto irá gastar em dinheiro, cheque e cartão de crédito.
Faças reservas: procure sempre um bom hotel com antecedência. Encontrar um bom hotel e barato de última hora é quase impossível.
Segundo o Procon-SP, a oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem: valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficarão por conta do consumidor.
Procure ficar pelo menos quadro dias no destino escolhido. Esse tempo garantirá que você visite os principais pontos turísticos da cidade com calma.
Recuse as encomendas: ficar andando de lojinha em lojinha procurando encomendas dos amigos, vizinhos e familiares fará com que você perca tempo e pode gerar estresse.
Liste os lugares que pretende conhecer e peça ajuda no hotel para traçar os melhores roteiros.
No caso de viagens internacionais, fique atento para as questões de câmbio de moeda, pois isso afeta decisivamente os gastos de maneira geral.
Nas compras realizadas com cartão de crédito, a conversão será feita para pagamento em real na data de vencimento do fechamento da fatura. Vale, portanto, verificar a conveniência de optar por outras formas de pagamento como traveler check ou cartão pré-pago.

Cruzeiros

Na hora da escolha do cruzeiro não deixe de levar em consideração a existência de uma temática para a viagem – romântico, fitness, gastronômico, cultural, entre outros.
Antes de fechar o pacote verifique o preço total, opções de pagamento, duração do passeio, locais de saída, se o preço abrange o transporte terrestre ou aéreo até esses locais.
Verifique também o número de refeições diárias. Para quem irá viajar com crianças é importante verificar a existência de monitores e atividades direcionadas a elas.
Por fim, vale lembrar que é fundamental perguntar sobre a necessidade de vistos, vacinas e autorização para viagens de menores.

(Fonte : InfoMoney)

O MAIOR SALÃO NÁUTICO DA EUROPA QUER VIR PARA O BRASIL


Os responsáveis pelo maior salão náutico da Europa demonstraram interesse em promover uma edição no Brasil. O diretor geral da Associação Grand Pavois, Christophe Vieux, reuniu-se com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, para pedir apoio. Em 2012, o evento reuniu 100 mil visitantes, 850 expositores de 38 países e 250 jornalistas internacionais.
Tradicionalmente realizada em La Rochelle, na França, o Grand Pavois está na 40ª edição. “A ideia é despertar o interesse da população pela cultura náutica. A programação é extensa, vai muito além da exposição de barcos e ajuda a movimentar o turismo”, explicou Christopher Vieux.
A movimentação para atrair o Grand Pavois para o Brasil começou em setembro, quando Fabio Mota esteve no salão e encontrou-se com empresários em busca de investimentos para o país. “Promovemos reuniões técnicas com representantes de grandes estaleiros para mostrar as oportunidades do nosso mercado”, explicou. Como desdobramento da ação, uma comitiva de investidores desembarcou no Brasil para avaliar o patamar de desenvolvimento do país neste tipo de turismo.
“Com a crise europeia, estamos em busca de novas alternativas e o Brasil tem excelentes condições para receber o Grand Pavois”, afirmou Christophe. Entre as cidades cogitadas para receber o evento destacam-se Recife (PE) e Itajaí (SC). O empresário francês vai marcar, nos próximos meses, encontros com representantes dos dois locais para dar andamento ao processo.
Na única edição realizada fora de La Rochelle, a China sediou o evento. Para o ministro Gastão Vieira, o interesse em promover o evento no Brasil mostra o vigor econômico do país. “Temos que aproveitar para mostrar ao mundo o que temos de melhor, nossas oportunidades de investimentos. Dessa forma, vamos aumentar, ainda mais, a geração de emprego e renda”, afirmou Vieira.

(Fonte : MTur)

FIFA VOLTA A QUESTIONAR ESTRUTURA DO BRASIL


Durante uma conferência de futebol que ocorre no Rio de Janeiro, Jerome Valcke, secretário geral da Fifa (Federação Internacional de Futebol), questionou que atualmente há uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 que tem 17 mil UHs e um estádio para 45 mil pessoas, o que não comportaria a demanda de turistas que irão ver o jogo.
Para ele, segundo a imprensa europeia, “algo não está funcionando perfeitamente”.
Os executivos da Fifa enfatizaram que o verdadeiro teste para medir isto será a Copa das Confederações, que ocorre em 2013 e tem um público menor.
Levando em conta que são esperados mais de 500 mil turistas estrangeiros no evento, Valck disse, segundo o portal Hosteltur, que será preciso “trabalhar duro para que os visitantes sejam bem recebidos”.
Outro ponto é o famigerado transporte, principalmente a questão dos aeroportos. Para o executivo, o problema é como essas pessoas vão se locomover para seus quartos


(Fonte : Hôtelier News)

RENOVAÇÃO DA ZONA PORTUÁRIA NO RIO ESTARÁ COMPLETA ATÉ 2014


A zona portuária está sendo revitalizada para os próximos eventos esportivos na cidade, pelo projeto “Porto Maravilha”, dentre as principais obras está o Museu de Artes do Rio (MAR), o Museu do Amanhã High-Tech, voltado para a ciência e a ecologia e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que circulará no Centro e na Região Portuária, com seis linhas e 42 estações em 30 Km de vias.
A previsão de conclusão da primeira etapa de instalação do VLT está prevista para 2014, com duas linhas em funcionamento. As outras quatro entram em operação até 2016. A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 500 milhões financiados por recursos federais, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e o restante viabilizado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada).
O VLT fortalece o conceito de transporte público integrado, que conecta estações de metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e aeroporto. Entre as linhas estão Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Santos Dumont e Central do Brasil. A integração com outros meios de transportes vai melhorar o trânsito da região central da cidade, em planejamento voltado à educação da circulação de ônibus, diminuindo o tráfego e o trânsito. As ruas da Região Portuária já começaram a ser preparadas para receber o novo tipo de transporte.
O sistema terá 42 estações, seis linhas e 30 km em vias. A distância média entre as estações é de 400 metros. Cada vagão comporta até 450 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 5 a 15 minutos, de acordo com a linha.
No Brasil, não há nada parecido com o futuro VLT do Rio. Mesmo no mundo, o modelo é inédito. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia. Haverá um terceiro trilho energizado em alguns trechos e nas paradas. A cada frenagem, também há geração de energia que será armazenada por um equipamento chamado supercapacitor. Essas tecnologias já são utilizadas no mundo. O que ainda não existe é a combinação desses dois sistemas, conferindo segurança e economia.

(Fonte : Jornal de Turismo)

DIÁRIA MÉDIA DA HOTELARIA BRASILEIRA EM OUTUBRO FOI DE R$ 279,09 DIZ STR


A STR e STR Global divulgaram dados sobre as métricas de performance da hotelaria na região das Américas em outubro de 2012. Quando reportados em moeda norte-americana, as três principais métricas apresentaram resultados positivos. Como um todo, a região fechou o mês com um aumento de 2,4% em ocupação, para 64,3%, um ganho de 3,9% em diária média, para US$ 111.10 e um incremento de 6,4% em RevPAR, para US$ 71.39.
Entre os diversos mercados analisados da região, San Juan em Puerto Rico foi o que apresentou o maior aumento em ocupação: +12,9%, para 71,1%. San Francisco na Califórnia (+9,6%, para US$ 206.57) e Chicago em Illinois (+8,4%, para US$ 146.74), registraram o maior aumento de diária média do mês. Quatro mercados apresentaram aumento de dois dígitos em RevPAR: San Juan (+16,5%, para US$ 106.05), Chicago (+14,5%, para US$ 111.19), Los Angeles (+14,3%, para US$ 103.46) e San Francisco (+12,8%, para US$ 181.67).
A Cidade do Panamá registrou em outubro a maior queda em todas as três métricas de performance. A ocupação média caiu 25,4% para 44,6%, sua diária média caiu 17,6% para US$ 108.52 e o RevPAR teve queda de 38,5%, para US$ 48.45. Segundo a STR Global, em moeda local, em outubro a hotelaria brasileira registrou queda de 3,8% em ocupação média, para 68,1%; a diária média aumentou 14,5%, para R$ 279,09; e o RevPAR aumentou 10,1%, para R$ 190,17.

(Fonte : Business Travel Magazine)

HOPI HARI REALIZA 11ª EDIÇÃO DO DIA ESPECIAL


O parque Hopi Hari vai realizar no dia 3 de dezembro o 11º Dia Especial, data em que abre as portas exclusivamente para entidades que atendem pessoas com deficiência e previamente cadastradas para o evento. São esperados cerca de seis mil participantes de 65 instituições de 36 cidades do Estado de São Paulo. O mascote do evento é o personagem Luca, menino cadeirante criado por Maurício de Sousa para a Turma da Mônica. O padrinho desta 11ª edição do evento será o técnico da seleção brasileira de vôlei e único tricampeão olímpico do esporte brasileiro, José Roberto Guimarães.
“Mais do que proporcionar um dia inteiro de muita diversão, esse dia reforça nosso compromisso de oferecer um parque com acessibilidade a todos. O Dia Especial também é uma data de muito orgulho e alegria para os nossos funcionários, pois celebramos a inclusão de todos na diversão”, declara Armando Pereira Filho, presidente do Hopi Hari.

(Fonte : Mercado & Eventos)

ANO DE PORTUGAL NO BRASIL CONTA COM EVENTOS GASTRONÔMICOS E CULTURAIS


As comemorações do ano de Portugal no Brasil, que tiveram início em 7 de setembro envolvendo diversas iniciativas culturais e empresariais entre os dois países, conta com uma série de atividades gastronômicas e culturais nos próximos dias.
Portugal dos Sabores é um projeto de promoção turística e gastronômica que vem acontecendo desde setembro, reunindo diversos chefs portugueses e brasileiros. Ele é composto de um total de 18 eventos que incluem duetos de chefs e demonstrações gastronômicas que devem ocorrer em São Paulo até junho de 2013.
Durante um período de oito meses a partir de novembro, os duetos de chefs contam com chef brasileiro recebendo um convidado português em seu restaurante para criarem juntos um menu degustação com ingredientes e vinhos portugueses. Os eventos acontecem durante duas noites consecutivas e o menu elaborado permanece na carta do restaurante durante o mês da performance.
Nesta terça-feira (27) aconteceu o segundo dia de um "chef duet" no Kinoshita, em São Paulo, com o chef executivo Tsuyoshi Murakami recebendo o convidado Paulo Morais, do restaurante Umai, de Lisboa.
Ainda neste ano, o chef português Vitor Sobral receberá como convidado o chef César Santos no restaurante Tasca da Esquina, em São Paulo. Outros duetos acontecerão em 2013, incluindo a participação do chef Alex Atala. A programação completa do evento pode ser conferida no site.
Entre quarta-feira (28) e o dia 2 de dezembro acontece a 7ª edição da Balada Literária, organizada por Marcelino Freire, com entrada gratuita. O evento reúne em São Paulo escritores e artistas, entre os quais a escritora Inês Pedrosa e a cantora Lula Pena (esta no show de encerramento), ambas portuguesas.
O autor de Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera, Raduan Nassar, é o homenageado desta edição. A abertura acontece dia 28 no Centro Cultural B_arco e irá contar com um Sarau do Binho Especial, com a participação do poeta baiano Nelson Maca e show do grupo Marvada Carne, além da exibição de curtas e o lançamentos de livros, à partir das 18h.
Lula Pena, musa do escritor Valter Hugo Mãe faz o show de encerramento no SESC Pinheiros, que contará ainda com a participação especial da atriz Simone Spoladore. Haverá também show de Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado, e de Alzira E, este último na Livraria da Vila.
A programação completa do Ano de Portugal no Brasil pode ser vista em http://anodeportugalnobrasil.pt .

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

VOO PARA O NORDESTE A R$ 5 MIL. QUEM VAI?


O consumidor que ainda está em busca de passagens aéreas para curtir o fim de ano deve preparar — e muito — o bolso.
Com a oferta de bilhetes restrita, sobretudo depois do fechamento da Webjet pela Gol, as empresas reajustaram os preços sem constrangimento. Tanto que uma viagem de Brasília para Fortaleza ou Natal entre os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, trechos de ida e volta, pode passar de R$ 5 mil por passageiro, sem incluir as taxas aeroportuárias. Os valores cobrados pela TAM e pela Azul nesses dois casos superam os bilhetes internacionais da capital federal para Londres e Paris, entre R$ 4,3 mil e R$ 4,7 mil, e são quase o dobro da média cobrada no trajeto para Buenos Aires.
Os valores levaram o governo a agir para evitar os abusos das empresas. Na avaliação de técnicos do Palácio do Planalto, a exclusão de um concorrente do mercado pela Gol é a senha que as companhias esperavam para punir os consumidores e tentar reverter rapidamente os prejuízos acumulados — somente no terceiro trimestre, as perdas das duas líderes do mercado passaram de R$ 1 bilhão.
Por determinação da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, convocou, para hoje, uma reunião com o presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff, e o presidente de seu Conselho de Administração, Constantino de Oliveira Júnior. Na pauta do encontro, está o encerramento das operações da Webjet e os exageros nos valores da passagens. A reunião também terá a presença do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys.
Antes mesmo do anúncio do fim da Webjet, na última sexta-feira pela Gol, os preços das passagens já tinham decolado, conforme revelavam análises prévias. Ontem, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), pela Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), que mede a inflação no município de São Paulo, apontou as tarifas das companhias aéreas como um dos cinco maiores destaques de alta nas últimas duas semanas. Elas subiram em média 7,98%. O IPC ficou em 0,64%. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, depois do anúncio do fechamento da Webjet, na sexta-feira, houve aumento de quase 300% em alguns trechos.
Belo Horizonte é a capital que registrou a maior elevação de preço de passagem aérea no acumulado dos últimos 12 meses (a partir de outubro) entre 11 cidades brasileiras. O aumento foi de 23,47%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outubro, a alta foi de 15,52%, só perdendo para Goiana.

ALTA TEMPORADA

Segundo o coordenador do levantamento da Fipe, Rafael Costa Lima, passagens aéreas e pacotes de viagem devem seguir pressionando a média geral de preços nos próximos meses, favorecidos pela própria alta temporada.
É consenso que as passagens tendem a ficar cada vez mais caras. "Com a chegada das festas de fim de ano, esses aumentos irão se refletir diretamente no bolso dos clientes do setor aéreo, que agora terão que avaliar muito bem a viabilidade da sua viagem", afirmou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que o preço médio da tarifa de passagens aéreas nacionais recuou 43% de 2002 a 2011, quando a procura cresceu quase 200%. Mas admite que a tendência a partir deste semestre é bem diferente, puxada pela alta do dólar e pela disparada nos preços do querosene de aviação.
A Proteste lembra, porém, que, apesar de a Anac afirmar que houve queda no valor médio das passagens nos últimos anos, a redução da concorrência entre as companhias que se vê hoje é mais um fator a puxar as tarifas para cima. As empresas líderes de mercado — Gol e TAM — são justamente as responsáveis por esse fenômeno. "A diferença de tarifas entre as duas empresas é quase inexistente, mas quando comparada com as outras menores, é quase o dobro. Nesse caso, todas tendem a reajustar os preços", afirmou a coordenadora.
Segundo Maria Inês, a modificação generalizada nas tabelas, que vem sendo justificada pelas companhias com os aumentos nos preços dos combustíveis, é descolada do contexto econômico. "A alta nos últimos meses foi desproporcional se comparada à inflação, aos custos de operação e, sobretudo, ao aumento dos salários. Esse resultado se choca bastante com a condição do consumidor de continuar viajando de avião", observou. Procurada, a TAM informou que seus preços correspondem à demanda de cada cliente. Para isso, oferece a tarifa mais adequada para cada perfil: básico, flex e top. A Gol, a Azul e a Avianca foram procuradas e não se posicionaram a respeito dos preços das tarifas.
Para quem ainda deseja sair da sua cidade no fim de ano, Maria Inês recomenda que o consumidor pesquise muito antes de comprar, além de procurar sempre os próprios sites das empresas aéreas que não cobram taxas para efetuar as vendas.

CONCENTRAÇÃO

Para Alessandro Oliveira, professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), as passagens só não alcançaram altitudes ainda maiores porque as líderes TAM e Gol não estão completamente sozinhas na briga pelos passageiros. "A absorção da Webjet fez o mercado avançar rumo à concentração, mas ainda não permitiu a volta do virtual duopólio de cinco anos atrás", observa o economista. Segundo ele, união de Azul e Trip, juntamente com a Avianca, garantiu um patamar mínimo de concorrência.
"A terceira e quarta colocadas impedem o poder excessivo das duas primeiras e uma eventual combinação de preços e relaxamento no atendimento à crescente procura. Um equilíbrio maior do setor dependerá do apetite das competidoras médias para crescer", explica Oliveira. Ele lembra que TAM e Gol já vinham perdendo participação, mesmo com as limitações técnicas e comerciais das outras.
André Castellini, da consultoria Bain & Company, acrescenta que o aumento das passagens é só um sintoma mais nítido da saída de cena da única companhia classificada no modelo de baixas tarifas (low cost, low fare), do qual a Gol fez parte nos seus primeiros anos. Ele prevê mais cortes no total de voos para destinos comuns, com a continuidade da briga entre as duas gigantes do setor, donas de mais de 70% do mercado, a definir a tarifa média.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

PREÇOS DE PASSAGENS AÉREAS SOBEM 11,80% E PODEM ENCARECER VIAGENS


Quem não planejou as férias ainda tem tempo. Pacotes de viagens continuam com vagas disponíveis, mas os valores podem não estar tão convidativos. Os preços das passagens aéreas tiveram uma alta expressiva, subindo 11,80% em novembro, mais de 20 vezes acima da inflação, que registrou aumento de 0,54% neste mês. Com o resultado, os valores dos bilhetes inverteram a tendência de queda e passaram a acumular alta de 7,55% de janeiro a novembro, contra recuo de 3,77% até outubro, segundo o IPCA-15.
De acordo com o especialista em aviação e regulação, Alessandro Oliveira, as companhias aéreas já vinham se preparando para realizar ajustes desde o ano passado. — As empresas estão preocupadas com a desaceleração da economia e com o número de passageiros que vem crescendo a taxas menores. Por isso vêm reduzindo custos e voos e demitindo funcionários. Com o corte da malha, não faz sentido reduzir os preços e fazer promoções — avaliou Oliveira.
Para ele, a fusão da Gol com a Webjet aprovada em outubro pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pode ter sido o gatilho para o aumento dos preços neste mês.
— As empresas estão reduzindo a concorrência com a compra de companhias menores, como a Gol e a Webjet, e isso afeta os preços — acrescentou Oliveira, que também é ex-diretor de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa e presidente-fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA).
Além dos bilhetes mais caros, o consumidor que planeja uma viagem para o exterior terá que gastar mais com a moeda americana. O dólar turismo, usado por quem vai viajar, começou novembro em R$ 2,16 e atingiu pico de R$ 2,23 no dia 22 deste mês. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Rio de Janeiro (Sindetur-RJ), Aldo Siviero, a oscilação cambial verificada neste ano contribuiu para o encarecimento dos pacotes internacionais.
— Viagens para fora do Brasil estão mais caras na comparação com o ano passado devido à alta do dólar. Em 2011, o câmbio variou entre R$ 1,60 e R$ 1,70 — disse Siviero.
Os pacotes da Marsans Brasil, por exemplo, tiveram aumento de cerca de 5%, e a alta afetou também as viagens nacionais. De acordo com a agência, o pacote de Porto Seguro para a virada do ano subiu de R$1.369 para R$1.425, com mesma quantidade de dias. Já a agência de viagens CVC afirmou que os valores continuaram os mesmos em relação ao ano passado. “O número de ofertas é maior, por isso os preços repassados ao consumidor são ainda mais convidativos”, afirmou a empresa por meio de nota.
O aumento do dólar, junto com o endividamento da Classe C, foram responsáveis pela queda nas vendas de pacotes de viagens neste ano, na avaliação do presidente do Sindertur-RJ. A Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav) reduziu sua expectativa de aumento de vendas de pacotes de 25% para 13% neste ano, contra 18% no ano passado.
— Com a inclusão da classe C e D, o trabalhador acabou se endividando com compras de bens de consumo como linha branca e automóvel, contribuindo para que as vendas de pacotes de turismo não continuassem na escalada que vinha acontecendo no ano anterior — explicou Siviero.
Segundo o vice-presidente da Abav nacional, Edmar Bull, enquanto neste ano ainda é possível comprar pacotes de viagens, em igula período de 2011, já não havia mais opções.
— Em meados de novembro ainda é possível decidir passar Natal e Revéillon no exterior. No ano passado, nessa época, as vendas já estavam esgotadas — disse Bull.
Procurada pela reportagem para comentar o aumento das passagens, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) não se manifestou

(Fonte : Jornal O Globo)

PASSAGENS SUBIRAM 300% APÓS FIM DA WEBJET, DIZ SINDICATO


Trabalhadores demitidos da Webjet tentam sensibilizar o Executivo e o Legislativo de que, além de resultar na perda de 850 empregos, o fim da companhia acabou com as opções de voo barato.
"Há uma enorme sensibilidade em Brasília em razão da crueldade das demissões e também porque ninguém mais consegue comprar passagem a preço acessível", afirma Graziella Baggio, diretora do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas).
Ela participou ontem, com um grupo de trabalhadores, de audiência no Senado e também de uma reunião com o ministro do Trabalho, Brizola Neto. Anteontem, os trabalhadores já tinham ido ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
O SNA apresentou estudo que mostra aumento de tarifa de até 300% nos voos que eram da Webjet e que, com o fim da empresa anunciado na sexta-feira, agora integram a malha da Gol.
Segundo um exemplo do estudo, o voo 5767 de Guarulhos (SP) ao Santos Dumont (RJ), das 11h20 de 18 de outubro, era vendido pela Webjet por R$ 183,99 no dia 16 do mesmo mês. No dia seguinte (17), quando o site da Webjet saiu do ar, o mesmo voo custava R$ 571,90 no site da Gol, aumento de 311%.
A Webjet tinha uma política de preços constantes por trecho, enquanto a Gol, assim como as concorrentes TAM e Azul, estabelecem preços conforme a demanda e a antecedência da compra. Quanto mais perto da partida, maior o preço. A Gol contesta o estudo e diz que a comparação tem que levar em conta essa política de preço.
A assessoria do ministro Brizola Neto informou que ele se comprometeu a promover uma mediação com a empresa para reverter demissões.
A diretora do SNA admite, contudo, que a tarefa não será fácil. "Estamos tentando articular a possibilidade desse cenário mudar, mas não sei se teremos essa capacidade."

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA GANHA PRÊMIO COMO A MELHOR EMPRESA NO RAMO TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS


A TAM Aviação Executiva acaba de receber mais uma premiação por conta da qualidade de seus serviços. A empresa foi a melhor no segmento transporte aéreo de passageiros segundo o ranking Maiores & Melhores do transporte organizado pela revista Transporte Moderno da editora OTM. O prêmio foi baseado na somatória dos principais itens do balanço financeiro divulgado pela empresa no ano passado. “A inovação aliada à qualidade é uma marca da atuação da TAM AE no mercado de aviação executiva. Os nossos clientes têm a certeza de estar adquirindo o melhor produto e também o melhor serviço, o que gera um alto grau de satisfação e fidelização. Esse posicionamento certamente se reflete em nossa performance”, destaca Fernando Pinho, presidente da TAM Aviação Executiva.

SOBRE A TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA

Líder nacional na comercialização de jatos executivos e vice-líder em serviços aéreos com certificação Wyvern, a TAM Aviação Executiva foi constituída em 1960 sob o nome de Táxi Aéreo Marília. Além da comercialização de aeronaves executivas, como representante exclusiva no Brasil da Cessna (desde 1982) e da Bell Helicopter (desde 2004), a empresa oferece serviços integrados como manutenção de aeronaves, FBO, vendas de treinamento (representante da Flight Safety International desde 2003), gerenciamento e fretamento de aeronaves.

(Fonte : Ascom TAM)

ANAC AUTORIZA PORTUGUESA AUTORIZADA A OPERAR NO PAÍS


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a empresa portuguesa Sata Internacional - Serviços e Transportes Aéreos S.A a operar no território nacional com serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)