quinta-feira, 3 de maio de 2012

MÉXICO QUER ADIAR DEBATE SOBRE AGÊNCIA AMBIENTAL


Uma proposta apresentada ontem pelo México tenta resolver o que até aqui está sendo o maior impasse da negociação da Rio+20: a proposta de criação de uma agência ambiental na ONU.
Europa e países africanos, de um lado, tentam transformar o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) numa agência nos moldes da OMS (Organização Mundial da Saúde). EUA e Brasil, de outro, relutam.
O resultado é que o chamado "Rascunho Um", o texto-base da conferência,silenciou sobre o assunto até que haja consenso entre os países.
Foi o que os mexicanos tentaram fazer numa proposta apresentada na reunião preparatória da Rio+20 que acontece na sede da ONU.
A proposta mexicana, na prática, adia a decisão sobre a criação da nova agência. Ela pede que os líderes se comprometam a "permitir a evolução do programa [o Pnuma] em uma agência especializada". Enquanto isso, ações imediatas seriam adotadas para fortalecer o órgão.
Entre essas ações está uma turbinada nas finanças do Pnuma, hoje parcas e imprevisíveis. O Brasil reagiu bem à proposta. Não se sabe, porém, se a ideia vai prosperar.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

PORTO ALEGRE DE ÔNIBUS


De olho no turista da Copa do Mundo da FIFA de 2014, a Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre (RS) inaugurou ontem (2) um novo modelo de operação do city tour Linha Turismo. Foram ampliados os horários de passeios e também a frota dos ônibus de dois andares que fazem o roteiro Centro Histórico.
Os dois novos ônibus, segundo a secretaria, trazem inovações como sistema de áudio informatizado e em três idiomas, fones de ouvido individuais para passageiros falantes em inglês e espanhol, e climatização no primeiro piso. Os veículos contam, também, com acessibilidade universal, porta-volumes no andar inferior e capacidade para transportar 72 passageiros.
O aumento da frota permitiu a ampliação dos horários de passeios pelo roteiro Centro Histórico. Agora são oito saídas por dia, de terça-feira a domingo. Outras novidades foram a introdução de pontos de parada durante o trajeto, permitindo que o usuário desembarque em determinado atrativo turístico e retorne ao passeio usando o mesmo bilhete.

Histórico

Serviço pioneiro no país, o Linha Turismo entrou em circulação em janeiro de 2003. Neste período, o city tour já transportou 477 mil pessoas, entre turistas e porto-alegrenses. O objetivo da inovação é qualificar e ampliar o serviço já visando o que grande número de turistas que desembarcarão na capital gaúcha durante a Copa 2014.

(Fonte : MTur) / imagem divulgação)

UMA NOVA FORMA DE FAZER TURISMO EM SÃO PAULO


O site www.visitesaopaulo.com , do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), divulga um novo e criativo roteiro turístico pela capital paulista. Um projeto-piloto realizado em parceria com a Turis Soluções, o Audiotour Centro Velho de São Paulo é um guia em áudio que permite uma visita autoguiada a esta região da cidade, com informações sobre seus pontos mais interessantes em um MP3 player ou celular.
O audiotour pode ser baixado gratuitamente por meio da página http://www.visitesaopaulo.com/roteiros  ou pelo iTunes. “Este é um recurso para valorizar ainda mais os atrativos da cidade e despertar a atenção dos nossos visitantes. É uma iniciativa pioneira em prol do turismo da metrópole”, acredita Toni Sando, diretor superintendente do SPCVB.
Diretora da Turis Soluções, Juliana Bettini ressalta o potencial da ação para ampliar as alternativas de passeios em São Paulo e agregar valor à oferta turística da cidade. “Será uma ferramenta preciosa não só para o visitante, como também um estímulo adicional para que os próprios moradores conheçam melhor sua cidade. Com a iniciativa, trazemos para o Brasil essa nova forma de visitação, já consagrada em destinos na Europa e nos Estados Unidos”, avalia

(Fonte : SPCVB / imagem divulgação)

LONDRES FAZ TESTE DE SEGURANÇA COM OPERAÇÃO DE GUERRA


Jatos de batalha e helicópteros sobrevoaram Londres ontem, em dia de teste de segurança
Jatos Typhoon, de toda a Grã-Bretanha, desembarcaram na base da Royal Air Force em Northolt, a oeste de Londres para os testes de segurança. É a primeira vez que esse tipo de aeronave são enviadas para a base de Northolt desde a Segunda Guerra Mundial.
Também foram enviados helicópteros com tripulação treinada para interceptar aeronaves. A organização estuda ainda a colocação de mísseis em edifícios residenciais.
Visitantes do Parque Olímpico precisaram se submeter a longas filas para passar por inspeções semelhantes a que são feitas nos aeroportos. "Sempre vai haver algumas filas. São Jogos Olímpicos", disse Sebastian Coe, presidente do comitê organizador.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

GASTÃO VIEIRA APRESENTA O PROJETO REGISTRO NACIONAL DE HÓSPEDES


O Ministério do Turismo, Gastão Vieira, apresentou ontem (02/05) a empresários da rede hoteleira uma de suas principais iniciativas voltadas para a segurança: o projeto Registro Nacional de Hóspedes.
O tema foi debatido durante um evento promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e o Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro. O encontro teve o objetivo de discutir a atividade de inteligência aplicada à segurança, visando à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho na capital carioca.
O projeto é um sistema de cadastro único, por meio eletrônico, que reunirá os principais dados dos turistas. Será possível traçar um perfil, tendo como base informações como a motivação da viagem e o tempo de permanência. Um piloto já está sendo implementado em hotéis de Brasília e a expectativa é que todos os hotéis das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 estejam ligados ao registro nacional até o final deste ano.
O diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesh, reforçou que será obrigatória a apresentação de um documento de identificação no momento do check-in nos hotéis. "A medida trará mais segurança para o empreendimento e os turistas", afirmou. Durante o evento, ele apresentou outros projetos desenvolvidos pelo MTur para o ordenamento do setor, como o Cadastur, o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass) e o Selo Nacional de Qualidade do Turismo.
O encontro tem o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ) e foi aberto pelo diretor do Departamento de Integração do Sistema Brasileiro de Inteligência da Abin, Carlos Alberto Ataide Trindade. Segundo ele, as ações de inteligência na Rio+20 serão feitas a partir do padrão implementado nos Jogos Panamericanos, que ocorreram no Rio de Janeiro em 2007. "A Rio+20 terá proporções gigantescas e precisamos do comprometimento de todos para que o desenrolar do plano estratégico e operacional seja um sucesso", declarou.
Hoje (03/05), as palestras terão como foco os profissionais que trabalham com agências de viagens de receptivo e as empresas aéreas.

(Fonte : Mercado & Eventos)

HOTELARIA CATARINENSE REIVINDICA MELHORIAS NO AEROPORTO DE FLORIANÓPOLIS


No encerramento do 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), em Florianópolis, a ABIH-SC, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, divulgou a Carta da Hotelaria de Santa Catarina, com uma série de reivindicações do setor. Entre elas o início imediato das obras de ampliação e melhorias do Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis. A entidade diz que a cidades corre o risco de não ter condições de receber delegações estrangeiras que virão ao Brasil para Copa de 2014, por falta de condições do local para receber aeronaves de grande porte.
Os hoteleiros solicitam também a desoneração tributária sobre o setor, investimentos em infraestrutura básica e em segurança pública. O documento foi enviado às autoridades das esfera federal, estadual e municipal

(Fonte : Business Travel Magazine)

ACCOR VAI INAUGURAR NO PRÓXIMO DIA 11 DE MAIO O MERCURE GOIÂNIA HOTEL


Em evento que contará com a presença de Patrick Mendes, diretor de Operações Mercure, e de Abel Castro, diretor de desenvolvimento do grupo Accor, a companhia hoteleira francesa inaugura no próximo dia 11 de maio o Mercure Goiânia Hotel. Localizado no Setor Oeste da capital de Goiás (av. República do Líbano, 1613), a nova propriedade midscale oferece em seus 177 apartamentos e suítes um alto padrão de conforto e conveniência, em uma das áreas mais privilegiadas da cidade. Oferece ainda seis salas modulares para eventos, restaurante de cozinha internacional, Spa, cafeteria e um Lobby Bar aberto 24 horas, entre outros.
Mais informações:
tel. (62) 3605 7555 ou www.accorhotels.com.br

(Fonte : Business Travel Magazine)

SÃO PAULO E O BRASIL TÊM O TERCEIRO MELHOR RESTAURANTE DO MUNDO: O DOM


A revista britânica “Restaurant” divulgou o resultado da eleição que resulta no ranking dos 100 melhores restaurantes do mundo. O restaurante D.O.M., do brasileiro Alex Atala, que ano passado ficou em 7º lugar, este ano pulou para 4º no “World’s 50 Best Restaurant”.
Outros dois restaurantes brasileiros integram o ranking dos 100 melhores do mundo: o também paulistano Maní, da gaúcha Heleza Rizzo e do espanhol Daniel Redondo, ficou em 51º lugar (74º no ano passado) e o restaurante carioca do Jardim Botânico Roberta Sudbrack, da chef com o mesmo nome, que ficou na 71ª posição. O restaurante Fasano, que ano passado ocupou a 59ª posição, não entrou na lista deste ano.
Os cinco melhores restaurantes do mundo, eleitos por mais de 800 especialistas, são:

1º: Noma, de Copenhagen, Dinamarca;
2º: El Celler de Can Roca, de Girona, Espanha;
3º: Mugaritz, Errenteria (San Sebastián), Espanha
4º: D.O.M., São Paulo, Brasil;
5º: Osteria Francescana, Modena, Itália

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

REDES EXPORTAM CHURRASCO E MACARRÃO


Nos próximos três anos, a rede de churrascarias Fogo de Chão pretende abrir de 10 a 12 unidades nos Estados Unidos, em cidades como Boston e Nova York.
No Brasil, os planos são mais modestos: a previsão é inaugurar apenas três lojas nesse período.
A opção pelo mercado americano reflete uma estratégia particular do grupo, que busca cidades com mais de 2,5 milhões de pessoas para instalar suas churrascarias.
Mas não só. A exemplo da Fogo de Chão, grupos como Giraffas e Trigo, dono do Spoleto, estão acelerando seus planos de internacionalização, numa demonstração de apetite das redes por consumidores de outros países.
A queda nos preços do aluguel dos imóveis comerciais após a crise e a expectativa de vender para uma população com maior poder aquisitivo explicam a estratégia.
Fundada em 1979 por dois irmãos gaúchos -e vendida integralmente em 2011 para o fundo de investimentos GP-, a Fogo de Chão já tem 18 unidades nos Estados Unidos, ante sete no Brasil.
"Identificamos 52 cidades com potencial para receber um de nossos restaurantes; somente três no Brasil", diz o paranaense Jandir Dalberto, um ex-passador de carne que hoje é presidente da rede.
Com 360 lojas no Brasil, a Giraffas abriu sua primeira loja internacional em Miami, na região nobre de Bal Harbour, em julho de 2011. Até o fim de 2013, serão 11 lojas.

INVESTIMENTO

O perfil das lojas teve de ser modificado para atender o consumidor americano.
Além de mais espaçosas, as lojas têm um modelo misto de atendimento, com pedidos no caixa, mas também garçons que servem à mesa. O cardápio também sofreu alterações -há ingredientes mais nobres em saladas e em massas, segundo a empresa.
O investimento em uma loja da rede nos Estados Unidos também é maior: de US$ 650 mil (R$ 1,24 milhão), ante US$ 355 mil (R$ 675 mil) em uma franquia no Brasil.
Segundo o presidente da subsidiária americana, João Barbosa, com um tíquete médio de US$ 12 a US$ 16 (de R$ 23 a R$ 30), a companhia não compete com redes como McDonald's e Burger King.
A fim de abrir as primeiras 11 unidades, a companhia levantou R$ 35,5 milhões com investidores brasileiros, alguns deles donos de lojas da rede no Brasil.
Para especialistas, a expansão internacional deve vir acompanhada de planejamento e estudo dos hábitos locais. "A escolha dos parceiros, sejam fornecedores, seja o próprio franqueado, é outro ponto crítico", diz Adir Ribeiro, da consultoria Praxis.
A rede Habib's, uma das maiores do país, teve de desistir de seus planos no México, após problemas com franqueados. Em 2006, a empresa fechou sua última loja no país -chegou a ter oito unidades mexicanas.

RESTAURANTES DO EXTERIOR ABREM LOJAS NO BRASIL

Enquanto redes nacionais se internacionalizam, o mercado local continua atraindo competidores.
A disputa por espaço nas praças de alimentação no Brasil promete continuar acirrada.
Somente as franquias desse setor faturaram R$ 17,4 bilhões no ano passado, 15% mais do que em 2010. Já são 481 redes em atuação - o dobro de cinco anos atrás.
O desempenho tem atraído o interesse de grupos estrangeiros. A rede Vapiano, que tem 106 restaurantes em mais de 40 países, chega ao Brasil em junho.
A primeira loja da rede, misto de bar e restaurante de culinária italiana, vai ser inaugurada em Ribeirão Preto (SP), com investimentos de R$ 3 milhões.
Misto de empório gourmet e restaurante italiano, a Eataly planeja sua expansão a partir do Brasil. A empresa confirmou à Folha que está procurando um ponto em São Paulo para abrir sua primeira loja fora dos EUA.

(Fonte : Jornal Folha de S.Paulo)

O PRAZER DE BEBER SEM ALTAS VIAGENS

por Alexandra Corvo


Muitos produtores estão acordando para o fato de que o consumidor precisa de vinhos melhores
Há várias teorias sobre o nome da região de Valpolicella -já ouvi que significaria "o vale das muitas caves". Mas há outras versões, como "vale das muitas frutas" ou "vale muito abençoado".
Nos anos 70, muito do vinho produzido ali não representava nada da riqueza viticultural da região.
Estamos no Vêneto, onde o clima é fresco, mas os verões são ensolarados e amadurecem bem suas uvas autóctones: a corvina, grande uva tinta que aporta os aromas de frutas vermelhas e especiarias. Ela vem em cortes com rondinela, que dá a estrutura, e mollinara, que contribui com a acidez. O jogo tende a dar vinhos com notas de cravo, couro, frutas pretas e boca cheia. Mas sofreu com o excesso de produção.
A consequência: depois de 20 anos de produção inconsistente, o vinho da Valpolicella virou sinônimo de pouca qualidade.
Um passeio pelas gôndolas de supermercados me geraram desconfiança pelos baixos preços. Mesmo assim, peguei dois aleatoriamente.
Comprei também rótulos de produtores mais famosos pela qualidade e degustei seis deles às cegas.
O resultado foi surpreendente. Um deles era realmente diluído e outro, evidentemente de nível superior. Outros dois mostravam ótimos aromas de fruta, boca simples, frutada, sem complexidade, mas totalmente corretos. A grata surpresa: eram os dois abaixo de R$ 30.
A conclusão: mesmo que alguns vinhos tenham tido suas fases obscuras, muitos produtores estão acordando para o fato de que o consumidor está mais exigente e precisa de vinhos melhores.
Vale a pena dar uma segunda chance ao Valpolicella.

CESARI 2009
Notas de anis, geleia de fruta e tabaco doce. Cheio, redondo, bem firme
ONDE Brands
(tel. 0/xx/11/2174-6700)
QUANTO R$ 57,83

VALDORELLA 2010
Superfrutado com toque de groselha e canela, simples e bem-feito. Boca frutada e delicada, com taninos firmes
ONDE Pão de Açúcar
QUANTO R$ 27,90

ZENATO 2009
Notas de cravo e jasmim com toque de menta e muita madeira
ONDE WorldWine
(tel. 0/xx/11/3085-3055)
QUANTO R$ 90

CLUBE DOS SOMMELIERS 2012
Fruta, geleia de morango e toque balsâmico. Taninos e álcool bem integrados
ONDE Pão de Açúcar
QUANTO R$ 25,90

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

DEBATEDORES PEDEM APOIO DO PODER PÚBLICO PARA CONSTRUÇÃO AMADORA E EXPERIMENTAL DE AERONAVES


O setor da construção amadora e experimental de aeronaves no Brasil precisa de mais apoio e incentivos por parte das autoridades além de melhor fiscalização e diminuição da burocracia. Essas foram algumas das sugestões apresentadas pelos participantes, nesta quarta-feira (2), de mais uma audiência pública da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal. Essa foi a quinta reunião do ciclo de audiências públicas que a subcomissão vem realizando desde o início do ano com o objetivo de subsidiar o aperfeiçoamento da legislação e das políticas públicas para a aviação civil.
A audiência pública foi conduzida pelo presidente da subcomissão, senador Vicentinho Alves (PR-TO). O parlamentar afirmou que a aviação experimental e amadora são “a mola mestra da emoção de voar”, pois sempre contribuíram para o avanço da aviação. Ele afirmou que o crescimento e desenvolvimento desse setor são de interesse nacional e defendeu mais incentivos públicos para a área e melhorias na regulação e fiscalização.
O diretor do Departamento de Política de Serviços Aéreos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Ricardo Chaves de Melo Rocha, fez um apanhado histórico da legislação aeronáutica brasileira, desde a publicação do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), em 1986, passando pelas criações do Ministério da Defesa (em 1999), do Conselho de Aviação Civil (2000), da Agência Nacional de Aviação Civil (2005) e da Secretaria de Aviação Civil (2007). Em 2009, ressaltou, foi publicada a Política Nacional de Aviação Civil.
O gerente de Programas da Superintendência de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Nélson Negamine, explicou alguns pontos de alterações que a Anac vem estudando para as regras da aviação experimental. Ele disse que a aviação experimental e amadora é usada na maioria das vezes para práticas esportivas e de lazer ou como experimentalismo e desenvolvimento de novas tecnologias. Ele destacou que esse setor contabiliza quatro vezes mais acidentes do que outras áreas da aviação.
O presidente da Associação Brasileira de Ultraleves (Abul), Gustavo Henrique Albrecht, tratou das especificidades que diferenciam aeronaves experimentais de aeronaves amadoras. Falou também da chegada dos chamados ultraleves ao Brasil, em 1980, e afirmou que a homologação de aeronaves junto aos órgãos competentes no Brasil é muito dispendiosa.
O presidente da Associação Brasileira de Aviação Experimental (Abraex), Humberto Peixoto Silveira, pediu diminuição das taxas de pouso e decolagem para os pequenos aviadores. Ele afirmou que muitos construtores de pequenas aeronaves usam recursos próprios para desenvolver tecnologias inovadoras que podem vir a ser usadas em larga escala pela aviação comercial ou militar. Ele também pediu simplificação e diminuição dos tributos de importação via Correios de peças usadas por esses pequenos construtores.
Humberto Peixoto Silveira sugeriu que a Anac passe a trabalhar em conjunto com a Abraex para auxiliar na fiscalização do setor e propôs a criação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Aviação Leve no Brasil. Segundo ele, esse fundo poderia ser usado, por exemplo, para capacitar crianças e jovens de rua na construção de aeronaves amadoras e experimentais. Ele também reclamou a inclusão interdisciplinar de noções de aviação amadora e experimental no currículo do ensino nacional.
O representante da Abraex concluiu sugerindo que a Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil seja transformada em um colegiado permanente. De acordo com a Abraex, a construção aeronáutica amadora já é uma realidade consolidada no Brasil. O país ocupa o 3º ou 4º lugar em número de aeronaves amadoras construídas ou em construção, sendo que à frente do Brasil encontram-se apenas os Estados Unidos e a França.
O sócio-diretor da Paradise Indústria Aeronáutica, Bruno de Oliveira Souza Santos, informou que a empresa produz atualmente sete modelos diferentes de aeronaves, todas produzidas no Brasil. Acrescentou que algumas dessas aeronaves já são produtos certificados não apenas no Brasil, mas também em outros países, como Estados Unidos e África do Sul. Ele pediu melhorias nas alterações das regras ainda em estudo pela Anac para que empresas nacionais como a Paradise não sejam prejudicadas.
O presidente do Museu TAM Linhas Aéreas e da Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas (Abaac), João Francisco Amaro, também pediu mudanças na legislação para que os pequenos aviadores paguem taxas menores em sua atividade.
O senador Vicentinho Alves informou que um relatório parcial da subcomissão será apresentado em breve à presidente da CI, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), com um resumo dos trabalhos já realizados e sugestões iniciais de mudanças na legislação da aviação civil e de ações para aperfeiçoar o setor. Vicentinho Alves também anunciou que a próxima audiência pública da subcomissão ocorrerá na terça-feira (8), às 9h, com o objetivo de debater políticas públicas para o desenvolvimento da aviação comercial.

(Fonte : Ag. Senado de Notícias)

TAP ENCERRA OPERAÇÃO EM VIRACOPOS ATÉ MARÇO DE 2013


No final de outubro deste ano, a Tap Portugal irá concentrar toda a sua operação da região de São Paulo no aeroporto de Guarulhos. De acordo com comunicado da companhia aérea enviado aos agentes de viagens, as ligações entre Lisboa e Viracopos serão suspensas até final de março de 2013, quando serão retomadas.
Com esta adaptação de sua operação num período de menor procura, a Tap estará em condições de reforçar os seus voos em Guarulhos, correspondendo à maior preferência dos seus clientes. A empresa espera ainda que neste período sejam criadas as condições para que o aeroporto que serve Campinas, resolva alguns problemas e que acabam por tornar sua operação mais cara.
Entre esses problemas estão: a inexistência de seus serviços de catering e a criação de oferta de serviços de "free-shop", indispensáveis em qualquer aeroporto com voos internacionais

(Fonte : Mercado & Eventos)

AIR FRANCE INTRODUZIRÁ AERONAVE B747-400 NA ROTA QUE LIGA O RIO A PARIS


A fim de atender ao aumento da demanda na rota Rio de Janeiro-Paris-Rio de Janeiro, a Air France estará introduzindo o novo Boeing 747-400 na rota a partir de junho. Serão 432 assentos disponíveis, 36 na classe Affaires (Executiva) e 396 na classe Voyageur (Econômica), ou seja, 70 assentos a mais na classe Econômica do que nos outros modelos da frota da companhia. A cabine foi refeita na sua totalidade, desde a pintura, iluminação, carpete e toilettes, até os assentos que apresentarão suas mais novas versões, como por exemplo a tela individual sistema de vídeo de última geração nas duas cabines.
As renovadas aeronaves Boeing 747-400 da AF oferecem na Classe Executiva poltronas que viram verdadeiras camas com 2m de comprimento e 61cm de largura, além de encosto de couro macio para cabeça, apoio fixo para os pés, encosto de braço removível e área destinada para guardar sapatos e novo kit de amenidades. Conta também com entretenimento a bordo VOD (Vídeo On Demand) com cerca de 600 horas de programação e 3 mil músicas, comandadas em tela touch screen de 15 polegadas e com entrada USB. Além disso, todas as poltronas possuem luz de leitura individual, travesseiro antialérgico, cobertor de lã pura e completas nécessaires

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)