quinta-feira, 8 de novembro de 2012

APROVADO MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA


A Câmara aprovou ontem, por 300 votos a favor, 45 contrários e uma abstenção, a criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa. A pasta está cotada para ser incluída na reforma ministerial, possivelmente reservada para o PSD de Gilberto Kassab. A legenda, contudo, sonha com um ministério mais robusto, como a Secretaria de Aviação Civil. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado. Segundo cálculos do governo, a criação da pasta terá impacto de R$ 7,9 milhões no Orçamento do próximo ano. Ao todo, terá 68 cargos de comissão — ou seja, que não precisam de concurso público para ser ocupado. Um deles será destinado ao futuro ministro e outro, ao secretário executivo, o segundo na hierarquia.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

“GUARDIÃES DA INFÂNCIA”: MTUR E SESI JUNTOS CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebeu o presidente do Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Jair Meneguelli, na manhã desta quarta-feira (07.11), em Brasília, para tratar da implementação da campanha de sensibilização “Guardiães da Infância”. A campanha tem o objetivo de coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de peças publicitárias, e terá abrangência nacional e internacional.
No encontro, o ministro firmou o compromisso de articular uma ação conjunta, junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e aos ministérios da Justiça e do Esporte, assim que receber oficialmente o projeto do Sesi. “Podemos trabalhar num programa consistente, com o intercâmbio de experiência entre o Brasil e países vizinhos, para melhorarmos ainda mais o aprendizado”, afirmou Gastão Vieira, para quem o enfrentamento da exploração sexual no turismo e a qualificação são prioridade.
“Queremos que o governo seja o comandante da ação promocional tanto internacional quanto nacionalmente. Estamos à disposição para auxiliá-los”, afirmou Meneguelli.
O ministro e o presidente do conselho do Sesi também conversaram sobre da ampliação do programa de qualificação profissional Vira Vida, do Sesi, em parceria com o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do MTur.
Em 13 de dezembro, será lançando o projeto piloto de sensibilização nos táxis do Distrito Federal. Cada recibo trará impresso o Estatuto da Criança e do Adolescente, um estímulo para os passageiros fazerem denúncias no Disque 100, e informações do projeto Vira Vida.

Copa 2014

Em outubro MTur e Sesi estiveram juntos no seminário internacional “A Exploração Sexual e os Grandes Eventos Esportivos” (Prevenir L`Exploitation Sexuelle Des Enfants Dans Le Cadre Des Grandes Manifestations Sportives), realizado na França, para debater estratégias contra a exploração sexual na Copa de 2014. Na ocasião os dois órgãos iniciaram o planejamento de uma estratégia comum para impedir o avanço do problema no evento, por meio da parceria entre os programas TSI e Vira Vida.

(Fonte : MTur)

PESQUISA REVELA PREFERÊNCIA DOS JOVENS NA HORA DE ESCOLHER ACOMODAÇÃO

A localização, a qualidade da cama, o preço, a qualidade do chuveiro e a qualidade da conexão de Internet estão entre os cinco itens mais importantes para os jovens quando têm que escolher um hotel atualmente. Entre os itens menos relevantes, está a existência de SPA, business center, área de fitness, mesa de trabalho no quarto e piscina na área comum do hotel. A afirmação integra o estudo “Millenials e a Hotelaria”, preparado pela consultoria Mapie, especializada em hospitalidade, e retrata o comportamento e preferências deste público para a hotelaria atual e futura.
De acordo com o CIA World Factbook, mais de 1,7 bilhão de pessoas no mundo ocupam a faixa etária que vai dos 15 aos 30 anos, dentro de uma média de 28 anos. O seu poder de compra é maior do que qualquer outra geração que os precedeu, com gastos anuais que somam R$ 32 milhões.
Feita com mil jovens brasileiros, a amostragem da Mapie analisou o público nascido entre os anos 1980 e 2002, das classes A, B e C, em todas as regiões do país, entre os meses de abril a junho de 2012. Também conhecidos como “Geração Y”, este público desconhece o mundo sem redes sociais, jogos eletrônicos e Internet.
No modelo desejado de hotelaria, a pesquisa aponta que 44,7% dos entrevistados têm o design moderno e atraente como primeira prioridade, além da ampla disponibilidade de tomadas e de wifi, com 21,2% das preferências, seguida de amenities de qualidade nos quartos (16,3%) e opções de refeições saudáveis (10,6%). Ainda de acordo com o estudo, esse hóspede também quer que haja um lobby integrado ao restaurante, um bar de renome, aplicativos (Apps) online disponíveis para reservas e check in, itens automáticos nos apartamentos, atendimento informal e um espaço com videogames de última geração, em ordem de importância, respectivamente. De 25 itens possíveis, estes obtiveram relevância estatística.
De acordo com as sócias diretoras da Mapie, Tricia Neves e Carolina Haro, “as formatações atuais dos empreendimentos hoteleiros no Brasil ainda são compostas por modelos ultrapassados. Para os jovens, a presença de business center, banheira e uma infinidade de canais de tevê a cabo não são itens importantes”, afirmam. A pesquisa visa compreender essas necessidades, expectativas e desejos dos millennials nos hotéis, identificando como isto interfere nos produtos, serviços, processos e resultados do negócio.
O estudo também aponta a utilização do site do hotel como a forma preferida dos jovens na hora de fazer uma reserva, seguida pelo telefone e a agência online, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A agência tradicional (física), seguida pelo Facebook e o App do hotel aparecem em quarto, quinto e sexto lugares. Os cinco processos considerados mais “chatos” para este público também foram contemplados na pesquisa, entre eles, o check in, que está na liderança, a reserva no hotel, o check out; a limpeza do apartamento e os problemas de conexão com a Internet, nesta ordem.
Outro resultado que foi apontado pelos jovens é o que mais os irrita em um hotel. Em ordem de importância estão a sujeira, a demora no atendimento, atendimento ineficaz, mau atendimento e filas.

Perfil

A Internet aparece como principal canal de acesso a este público, com 38% deles conectados de seis a dez horas por dia. Em contrapartida, a televisão, que ainda é o veículo de comunicação que tem mais presença nas casas brasileiras, tem a audiência de 44% dos jovens por menos de uma hora por dia.
Os dados acima se refletem nas áreas de consumo e marketing também, com as cinco marcas favoritas dos jovens advindas da tecnologia. Entre elas, Apple, Google, Facebook, Microsoft e Samsumg, em ordem de importância, respectivamente, sendo que o Facebook é a rede social mais relevante para 90% dos entrevistados.
Dos entrevistados, 64% contam que já utilizaram as redes para divulgar maus serviços e 57% disseram que o feedback não foi satisfatório quando receberam esse retorno; 35% ainda fazem de duas a três viagens nacionais por ano, sendo que 36% dessas viagens são a lazer. Em viagens internacionais, 69% dos jovens farão ao menos uma viagem por ano, de férias ou a lazer, e conhecer ao menos um país.
Para Carolina Haro e Tricia Neves, “os meios de hospedagem que quiserem receber este público deverão adequar-se aos itens que auxiliarão na definição de suas escolhas, adaptando-se às suas preferências”, afirmam

(Fonte : Jornal de Turismo / imagem divulgação)

GOVERNO DO PARANÁ VAI COMPRAR HOTEL DE LUXO EM CURITIBA


Um hotel cinco estrelas de Curitiba -com direito a spa, piscina e heliponto-, foi decretado como área de utilidade pública pelo governo do Paraná, que deseja instalar no local a sede da Procuradoria-Geral do Estado.
Serão pagos cerca de R$ 22 milhões pelo prédio de 16 andares, que fica no centro histórico da cidade.
O Crowne Plaza, integrante de uma rede internacional, é famoso por ser o único hotel com heliponto de Curitiba. Por isso, recebe com frequência músicos e artistas que se apresentam na cidade. Uma diária no local custa de R$ 270 a R$ 630.
Um hotel da mesma bandeira, por coincidência, também foi comprado pela Procuradoria da República em São Paulo, em 2008. Foram necessários três anos de reformas e adaptações para que o prédio fosse ocupado.
O decreto do governo do Paraná, do início de outubro, diz que o imóvel onde fica o Crowne "é indispensável ao atendimento do interesse público, em virtude de suas características e localização".
Segundo o advogado da Nova Itália Empreendimentos, dona do prédio, o governo negocia para que os desapropriados façam as modificações necessárias para transformar o prédio num centro comercial, como o aterramento da piscina, a colocação de luzes de escritório e a retirada de móveis.
O valor das reformas deve ser incluído na negociação, que ainda não foi concluída.
Apesar da pujança do hotel, a reportagem apurou que é de interesse dos sócios se desfazer do negócio. Caso as negociações com o governo do Estado sejam bem sucedidas, as atividades do hotel serão encerradas.

VALOR DE MERCADO

O governo do Paraná defendeu, em nota, a desapropriação do hotel, sustentando que hoje a Procuradoria-Geral do Estado ocupa três prédios diferentes, com "alto custo de locação".
Ainda de acordo com o governo, a desapropriação não significará um gasto excessivo aos cofres do Estado, uma vez que o valor a ser pago pelo imóvel está "muito abaixo da média de mercado".
Especialistas ouvidos pela reportagem da Folha avaliam que o preço estipulado está, de fato, dentro dos valores de mercado.
O valor do metro quadrado na região do hotel em Curitiba é de aproximadamente R$ 4.000. O governo oferece cerca de R$ 3.000.
Para a Procuradoria, as modificações a serem feitas são poucas e "o valor a ser investido é de pequena monta em relação aos demais imóveis pesquisados".

O NEGÓCIO

O HOTEL - Inaugurado em 2004

Diárias variam de R$ 270 a R$ 630

Área construída de 6.550 m²

Tem 16 andares, 88 quartos e heliponto

Valor oferecido pelo estado - R$ 22 milhões

Preço a ser pago pelo m² - R$ 3.300

Preço médio do m², segundo o mercado - R$ 4.000

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

SENAC SP APRESENTA NOVA PROPOSTA PARA CURSOS DE HOTELARIA


Atento às tendências do mercado, o Centro Universitário Senac (SP) anunciou a reformulação dos conteúdos programáticos dos cursos de Bacharelado e Tecnologia em Turismo, lecionados no Campus Santo Amaro, na capital paulista.
Entre as principais mudanças estão as disciplinas à distância, desenvolvidas em parceria com a Cornell University (EUA) e o recurso didático Host, e a introdução de uma nova matéria, denominada "Alunos no Comando", na qual os estudantes do Ensino Superior de hotelaria terão a oportunidade de administrar um dos hotéis-escola por um final de semana.
Para mais informações sobre o vestibular Senac 2013, acesse www.sp.senac.br/vestibular

(Fonte : Mercado & Eventos)

UM GÁS NA REVITALIZAÇÃO


(...) Os bons ventos que sopram no Centro e na Zona Portuária do Rio incluem a construção de um complexo empresarial - com salas comerciais, lajes corporativas, um shopping de pequeno porte e dois hotéis voltados ao turismo de negócios - no Santo Cristo. No ano que vem, começam a ser construídas as três primeiras torres comerciais (de um total de seis previstas n projeto) já enquadradas na legislação do Porto Maravilha. O complexo será erguido em dois terrenos da Avenida Professor Pereira Reis. Batizado de Porto Atlântico, o empreendimento terá seis edifícios, a maior deles com 120 metros de altura (o equivalente a 40 andares). A previsão é que as torres sejam entregues em duas etapas (em 2016 e 2017). O investimento na obra é mantido em sigilo pela construtora Odebrecht, mas o Valor Geral de Venda (VGV), que é a soma da comercialização de todas as unidades, está avaliado em R$ 1,6 bilhão.
A primeira fase do projeto será lançada ainda este ano. Chamada de Porto Atlântico Leste, ela abrigará três torres de 60 metros de altura (20 andares), uma delas em formato de L, para comportar dois hotéis com 450 quartos. Os outros prédios terão 330 salas comerciais e 54 lajes corporativas, respectivamente. No terreno de 16 mil metros quadrados, um antigo pátio de ônibus na esquina da Avenida Professor Pereira Reis com Rua Equador, será erguido ainda um shopping com 50 lojas, e uma praça de dois mil metros quadrados, além de uma rua de pedestres. A área já começou a ser limpa, e os muros estão sendo removidos.
 A construção do Porto Atlântico Leste começa no primeiro semestre de 2013, e a entrega está prevista para três anos depois. Somente nessa primeira fase, serão 884 unidades, entre quartos, lojas e salas, com valor de venda de R$ 700 milhões. Acreditamos que o terreno fica no que deverá ser uma das esquinas mais importantes da Zona Portuária no futuro - afirma o diretor de incorporação da Odebrecht Realizações no Rio, Rogério Oliveira.

PRÉDIOS NÃO TERÃO MUROS OU BARREIRAS

Já a segunda parte do projeto, batizada de Porto Olímpico Oeste, será lançada em 2013, e as obras ainda não têm prazo para começar. Numa área de 12 mil metros quadrados em frente ao primeiro terreno, onde havia uma concessionária de automóveis, serão erguidas as maiores torres: uma com 120 metros de altura, outra com 88 metros (29 andares) e uma terceira com 72 metros (24 andares).
- Serão torres com pé direito alto e moderna infraestrutura de automação. Serão destinadas a empresas grandes - diz Oliveira.
A construtora não informou a operadora dos dois hotéis (um com 195 quartos e outro com 255) e nem o perfil das acomodações. Mas eles serão voltados para o turismo de negócios.
Cerca de dois mil operários deverão trabalhar no canteiro no auge das obras, previsto para o período 2014-2016. Com um volume de 259 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento exigirá um esquema especial para o trânsito de caminhões. Segundo Rogério Oliveira, a circulação será noturna, para não comprometer o já tumultuado trânsito da área.
Por não ter muros ou barreiras, as áreas de convivência dos edifícios vão se fundir à malha urbana da Zona Portuária.
Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto, Jorge Arraes, a ausência de muros atende às exigências da legislação urbanística, que visa a estimular passeios públicos.

(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

GLORIA KALIL LANÇA LIVRO PARA TURISTAS


Em seus livros anteriores, Gloria Kalil já avisou às mulheres que não adianta comprar roupas menores pensando que vão emagrecer (“Chic”), assegurou ao público masculino que lavar o cabelo diariamente não leva à queda dos fios (“Chic – Homem”), explicou por que o esnobismo não é elegante (“Chiquérrimo] – Moda e Etiqueta em Novo Regime”) e defendeu as boas maneiras em locais como cinemas, clubes, restaurantes e escritórios (“Alô, Chics!”).
Agora, ela leva sua cruzada por um mundo mais chique a um novo universo: o dos turistas. A consultora de moda lança “Viajante Chic” (Editora Agir, 168 págs., R$ 29,90 na versão brochura, e R$ 49,90, no modelo que remete aos cadernos da Moleskine). Dividido em seções como “Motivos de Viagem”, “Com que Mala?”, “No Mar” e “Turismo Exótico”, o livro é permeado por relatos de gafes e traz tanto informações práticas (sobre documentação, impostos e remédios, entre outros) como dicas para lidar com situações constrangedoras. Confira algumas abaixo.

Ronco

A pessoa do meu lado não para de roncar. O que faço? Azar. Com roncador e criança chorona, não há o que fazer. Protetores auriculares existem para isso e devem estar em todo kit viagem, junto com seu livro e sua máscara para dormir.

Poltrona

Quem tem direito ao braço da poltrona? Todo mundo tem di¬reito a pelo menos um braço. Numa fileira de três pol¬tronas, por exemplo, a pessoa que está perto da janela usa o braço mais perto da janela, a do corredor, o ex¬terno; a que está no meio escolhe. Tem braço sobrando, dá para todo mundo.

No cruzeiro

Por mais que você fique íntimo da tripulação, não insista em pedir para que sua prima de Salvador lhe faça uma visitinha quando estiver em escala por lá.

Na casa de amigos

Nunca tratem as pessoas que trabalham na casa como se fossem seus empregados: nada de pedir comidas especiais ou uma bainha rápida para a calça nova, usar a secretária para marcar seus encontros e muito menos ainda pedir que comprem outra marca de adoçante.

Gorjeta

Dar gorjeta não é um gesto obrigatório. Em países como o Japão, pega mal receber qualquer gratificação. Mas, no Ocidente, tornou-se de tal modo habitual que a equipe que presta serviços diretamente ao hóspede passou a esperar por isso. No Brasil não há uma tabela fixa. Você pode se basear em referências internacionais.

Carregador de malas: um dólar por mala.

Camareira: no Brasil fica entre dez e vinte reais, princi¬palmente quando a estada passa de duas diárias. Em outros países, varia de cinco a dez dólares por noite.

Rapaz que serve o andar (room service) : em torno de 10% da conta.

Capitão-porteiro (chama o táxi): não é usual dar gorjetas. Mas caso ajude com bagagens ou tente encontrar táxi na rua, recomenda-se um dólar ou mais.

Concièrge (presta todo tipo de informação e serviços: desde a reserva de restaurantes à compra de entrada para espetáculos ou confirmação de voo): dez reais ou mais.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

TÁXIS DE SÃO PAULO SÃO ELEITOS OS MELHORES DO PAÍS


Segundo pesquisa anual realizada pela Hoteis.com, que avalia serviços de táxis em diversos países, a frota de São Paulo foi eleita a melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo, seguida por Porto Alegre e Curitiba.
Os turistas brasileiros que participaram da pesquisa apontaram limpeza como a melhor característica dos táxis paulistanos. Conhecimento da área, simpatia, disponibilidade, segurança, valor e qualidade da condução foram as outras categorias votadas pelos usurários em ordem de preferência.
“São Paulo é um dos destinos mais populares do país. Com esse resultado, podemos notar que a cidade está preparada para receber turistas, o que é essencial para 2014 e 2016, quando o Brasil será sede de importantes eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas”, ressalta a diretora de marketing da Hoteis.com para a América Latina, Carolina Piber

(Fonte : Brasilturis Jornal)

TAM REFORÇA VOOS PARA REGIÃO SUL A PARTIR DE CONGONHAS


A Tam Linhas Aéreas inicia, a partir do dia 11 de novembro, a operação de mais um voo para Curitiba e um para Porto Alegre, com saída de São Paulo/Congonhas. Com essas novas opções, a companhia ampliará para oito e dez, respectivamente, os voos operados entre as cidades aos domingos, reforçando a oferta de assentos e as alternativas de horários para os passageiros que viajam de, e para, esses destinos.
O voo JJ3039 partirá do aeroporto de Congonhas às 09h40 e chegará ao Afonso Pena, em Curitiba, às 10h38. Já o percurso inverso será realizado pelo voo JJ3038, que decolará às 10h45 e pousará em Congonhas às 11h45. Em Porto Alegre, o novo voo JJ3060 sairá do aeroporto Salgado Filho às 15h22, com pouso em Congonhas marcado para as 17h02. A volta será feita pelo JJ3063, que partirá de Congonhas às 18h44 e chegará ao seu destino final às 20h29.
As passagens para os novos voos já estão disponíveis para vendas nas agências de viagem, no site www.tam.com.br, pelo call center (4002-5700, para as capitais, ou 0800 570 5700, para todo o Brasil), nas lojas e quiosques da Tam.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

AZUL E TRIP ABREM VOOS QUE LIGAM CONFINS A ILHÉUS


A partir de 14 de novembro, a Azul e a Trip abrirão um novo trecho Aeroporto de Confins, Vitória (ES) e Ilhéus (BA). Com isso será possível um voo direto entre Belo Horizonte e Ilhéus com escala em Vitória.
Recentemente a Trip recebeu autorização da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) para realizar as operações do novo voo com o jato Embraer 190, com capacidade para 110 passageiros. Outra opção é o voo extra entre Campinas (SP) e Ilhéus que estará disponível no período da alta temporada entre dezembro e fevereiro.

(Fonte : Jornal O Estado de Minas)

TAM COMEÇOU A OPERAR A 3ª FREQUÊNCIA DIÁRIA DE SÃO PAULO A MONTEVIDÉU


A TAM Linhas Aéreas começou a operar a terceira frequência diária (ida e volta), sem escalas, na rota que liga São Paulo/Guarulhos a Montevidéu. A iniciativa objetiva ampliar a conectividade entre as duas importantes cidades da região, além de fomentar ainda mais um dos principais hubs de conexões internacionais e domésticas da companhia, na capital paulista.
A TAM já oferecia dois voos diários na rota, com saídas de São Paulo às 09h25 e às 14h55, e de Montevidéu às 11h45 e às 13h15. A nova e terceira frequência diária partirá diariamente de SP/Guarulhos às 12h25 e chegará a Montevidéu às 15h00. No sentido inverso, o voo decolará da capital uruguaia às 17h35 e pousará em São Paulo às 20h000.
Mais informações: www.tam.com.br

(Fonte : Business Travel Magazine)

ASSENTO CONFORTO DA TAM PASSA A SE CHAMAR ESPAÇO +


Os Assentos Conforto da Tam, que são as poltronas localizadas na primeira fileira e saídas de emergências das aeronaves, agora chama-se Espaço +. De acordo com a aérea, a mudança ocorreu por considerar que a nova nomenclatura descreve melhor o serviço oferecido, uma vez que o Espaço + consiste em assentos com maior distanciamento entre as fileiras, disponíveis para compra em voos domésticos e internacionais.
Para saber o valor do serviço e a quantidade de assentos disponíveis em cada voo, que varia de acordo com a configuração das aeronaves, acesse o site da cia.

(Fonte : Panrotas)