quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TURISMO BRASILEIRO PASSA POR MOMENTO POSITIVO GRAÇAS À DIMINUIÇÃO DA IMAGEM DE INSEGURANÇA, DIZ ESPECIALISTA


O turismo no Brasil e, em especial, o no estado do Rio de Janeiro, vêm passando um período positivo, avalia o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) Daniel Plá, ao comentar os resultados do estudo Economia do Turismo: Perspectiva Macroeconômica 2003-2009, divulgado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Ser eleito para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 gerou um impacto muito grande na opinião pública”, destacou. Segundo ele, um dos grandes empecilhos ao turismo no Brasil era a questão da violência. Entretanto, com o surgimento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que começaram a ser implantadas em 2008, a imagem do país e do Rio de Janeiro melhorou. Na avaliação dele, essas estruturas também mostraram que o governo estava encontrando solução para o problema.
Atualmente, as comunidades cariocas passaram a ser vistas como ponto turístico. “Um terço dos turistas manifesta intenção de subir o morro”, disse Plá.
Ele alerta, entretanto, que o Brasil é um dos destinos mais caros do mundo para os visitantes estrangeiros em razão, principalmente, do custo alto das passagens aéreas e dos hotéis. “Isso atrapalha a indústria do turismo”.
Segundo o professor da FGV, os preços do setor de serviços ligados ao turismo foram os que mais subiram no período. Por causa disso, “proliferaram de forma fantástica” no Rio de Janeiro os hostels (tipo de albergue), desde os Jogos Pan-Americanos de 2007. “Só Ipanema tem hoje mais de 30 hostels de diferentes portes para atender turistas de menor renda que não conseguem ficar nos hotéis convencionais”. Esse tipo de hospedagem constitui uma grande alternativa, frisou Daniel Plá, para atender os visitantes que virão para os grandes eventos no país, em 2014 e 2016.
O economista salientou também que a crise econômica internacional deve contribuir para a chegada de europeus, com qualificação na área de turismo, que estão fugindo do desemprego em seus países de origem. Na avaliação dele, esses profissionais “podem ajudar muito a indústria turística nacional”.
O economista Christian Travassos, da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), assegurou que é grande o potencial a ser explorado no Brasil. Segmentos importantes como o turismo rural, turismo ecológico e turismo cultural são diferenciais que confirmam que o setor deve ser mais incentivado. “São chamarizes importantes para o aquecimento do setor.”

(Fonte : Agência Brasil de Notícias / imagem divulgação)

CRÉDITO DO FAT TURISMO PODE CHEGAR A R$ 750 MILHÕES


A linha de crédito FAT Turismo, lançada nesta quarta-feira (17) pelo Banco do Brasil, pode ter a quantidade de dinheiro ampliada em 50%, de R$ 500 milhões para R$ 750 milhões. O financiamento é destinado a micro, pequenos e médios empresários com projetos para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo em 2014. O dinheiro é do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com o vice-presidente de Agronegócio do banco, Osmar Dias, o aumento foi solicitado ao Conselho Deliberativo do FAT (Codefat). "Estamos em negociação. O secretário executivo do Ministério do Trabalho [Marcelo Aguiar dos Santos Sá] assegurou que na próxima reunião do Codefat o assunto será tratado", afirmou.
Osmar Dias disse que "a princípio" o aumento será de 50%, mas pode ser maior dependendo da demanda por crédito. Segundo ele, a utilização dos recursos do FAT se justifica porque o crédito às micro e pequenas empresas impulsionará o emprego. O secretário executivo do Ministério do Trabalho confirmou os entendimentos.
O FAT Turismo permite ao empresário tomar emprestados até R$ 2 milhões. Os juros serão abaixo dos praticados no mercado em função do uso da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) acrescida de 4,5% ao ano. O acesso ao financiamento exige que a empresa tenha faturamento bruto anual de até R$ 25 milhões.

(Fonte : Agência Brasil / imagem divulgação)

NAS CONTAS EXTERNAS, PAÍS TEM PREOCUPAÇÕES DE “NOVO RICO”


Quando o assunto é contas externas, o Brasil não tem problemas de país rico, mas de "novo rico". Gasta mais do que recebe. Importa muito, paga mais por serviços e ainda remete mais lucro ao exterior. Além disso, o brasileiro descobriu um novo hobby: conhecer o mundo. Despesas com viagens, que não tinham muita importância, começam a pesar e a mudar o cenário da contabilidade nacional, dos aeroportos e das agências de viagem. Não é para menos. Os gastos aumentaram nove vezes na última década. Dinheiro valioso em tempos globais de vacas magras.
Em 2002, a despesa estava na casa dos US$ 200 milhões por mês. De lá pra cá, saltou para US$ 1,8 bilhão. Juliana Sarquis engordou esse gasto. Sem nunca ter colocado os pés fora do Brasil, arrumou as malas em 2009 com apenas 23 anos se aventurou a morar em Paris. Pagou só a passagem. Inscreveu-se em um programa do governo francês, virou babá e foi morar com uma família parisiense. Com os ¬ 300 que ganhava por mês, passeou por Holanda, Inglaterra, Espanha e Itália. Além de carimbos no passaporte, trouxe na bagagem um amor francês.
Para ficar perto do namorado, voltou a Paris neste ano e fez um estágio em veterinária - graduação que acaba de concluir. E, há duas semanas, com longos abraços encharcados por lágrimas, se despediu dele no aeroporto de Brasília.
- Vou tentar fazer mestrado em Paris, mas as aulas só começam no ano que vem. Antes disso, vou ver o namorado - promete, pronta para aumentar o déficit brasileiro nas contas externas.
No mesmo avião em que viajou o namorado de Juliana, a jornalista Cleymenne Cerqueira estreou em voos internacionais. Chorou ao se despedir da família inteira que a levou até o portão de embarque, mesmo para passar apenas uma semana fora em um congresso.
- Eu que estou bancando tudo. Se não fosse, eu ficaria mais tempo.
- Novo rico é assim: sai, viaja, compra caro. Havia uma demanda reprimida - observou Sidney Nehme, especialista em câmbio.

Enxoval em Miami

Na visão do economista, as contas externas ainda refletem traços de subdesenvolvimento. O governo prevê que, em 2012, o Brasil terá o maior rombo nas contas externas da História: US$ 53 bilhões. Se, por um lado, gastos grandes significam economia em crescimento, por outro, mostram problemas na indústria nacional. Para Nehme, isso impede o Brasil de se tornar um país verdadeiramente rico e o faz continuar dependente das commodities .
- Quando as commodities perderem a graça, nós perderemos a graça.
Nos últimos anos, o dólar baixo corroeu a indústria. Especialistas já falam em desindustrialização. Os importados roubam cada vez mais espaço do produto nacional. Um dos dados que têm chamado a atenção de técnicos da equipe econômica é o número de turistas grávidas que fazem maratona em outlets em Miami para fazer o enxoval do bebê.
- A gente está pecando porque incentivar a indústria a exportar equilibraria as contas externas - afirmou o economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), Júlio Gomes de Almeida.

(Fonte : Jornal O Globo)

CRESCE CONFIANÇA DE PEQUENAS E MICRO E 70% ESPERAM RECEITA MAIOR


Na contramão do setor industrial, os pequenos empresários estão mais confiantes na economia e 70% esperam aumentar o faturamento até o fim do ano. Em agosto, esse percentual foi de 66%.
Os dados fazem parte de estudo divulgado pelo Sebrae, que, em parceria com a Fipe, criou um novo indicador para acompanhar expectativa de receita e ocupação do setor -o índice de confiança das micro e pequenas acompanha 5.600 empresas.
Por setor, o percentual de alta no faturamento é ainda maior no comércio: 78%.
"Micro e pequenos empreendedores mantêm foco no mercado interno. Com a renda em alta, o desemprego em baixa, a estabilidade econômica e a aproximação do fim do ano, o otimismo aumenta", afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
O estudo também constatou que, em média, 27% dos empresários pretendem contratar nos próximos três meses. Na construção civil, a intenção é maior: 34%.
"A contratação entre os pequenos tem se mantido há meses aquecida. Por isso, esse percentual de quase 30% é positivo", diz Barretto.
Em agosto, micro e apequenas foram responsáveis pela criação de 97,4% das vagas abertas no mês, ou 98.283, segundo dados do Ministério do Trabalho.
O índice de confiança das MPEs somou 122 pontos em setembro, o maior desde abril, quando o Sebrae iniciou a série. Está alinhado ao indicador de confiança do consumidor, medido pela FGV: 121 pontos em setembro.

CONTRAMÃO
Após dois meses de crescimento, a confiança do empresário da indústria recuou em outubro. Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a queda reflete a expectativa de recuperação mais lenta do setor.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

PAIS PODERÃO TER DIREITO AO MESMO PERÍODO DE FÉRIAS DE SEUS FILHOS


Tramita na Câmara projeto que permite que os pais tenham um período de férias que coincida com o das férias coletivas da creche ou pré-escola de seus filhos. A proposta (PL 4113/12) altera a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (Decreto-Lei 5.452/43).
Segundo o autor, deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo editou a Portaria 4.474/06, prevendo férias coletivas para os professores de Desenvolvimento Infantil. Pela norma, as creches suspenderiam o atendimento de todas as crianças no mês de janeiro, embora muitos pais ou responsáveis não possam tirar férias nesse mês. Bulhões observa que essa discrepância cria “um grave problema para esses trabalhadores”.
A Defensoria Pública Estadual entrou com processo para sustar a portaria e chegou a ganhar em primeira e segunda instâncias.
“O projeto inspira-se, portanto, na notícia desse problema que vem ocorrendo no sistema produtivo da maior capital brasileira, mas, certamente, irá beneficiar os trabalhadores de todo o País, genitores de crianças de até cinco anos de idade”, afirma o parlamentar.
O deputado lembra ainda que a medida visa à garantia de direitos sociais fundamentais, assegurados pela Constituição Federal. “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância”, diz Bulhões, citando dispositivo da Constituição.

Tramitação

A matéria tramita apensada ao projeto 3289/12 e ambos serão analisados em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte : Agência Câmara de Notícias)

CROÁCIA CRESCE NO INTERESSE DOS BRASILEIROS


Os dados são promissores, nos primeiros oito meses de 2012 a entrada de turistas brasileiros na Croácia teve crescimento de 33% sobre o mesmo período do ano anterior – são 21 477 turistas - e a tendência, segundo analistas do Escritório Nacional de Turismo da Croácia é de manter a curva ascendente.
No índice de pernoites (54.296) no país o crescimento foi de 26,7%, no mesmo período. Neste cálculo não estão estimados os brasileiros que entram no país com passaportes da União Europeia. O Brasil já é o maior emissor da América do Sul.
Até pouco tempo praticamente desconhecida dos brasileiros como destino turístico, a Croácia iniciou programa de promoção em 2011, quando participou de feiras de turismo em São Paulo e Rio, além de promover encontros técnicos com operadores de turismo.
A Croácia, que se promove internacionalmente como “o Mediterrâneo como costumava ser” recebe anualmente cerca de 10 milhões de turistas que buscam, no país, não apenas a beleza natural como tradições históricas, clima agradável, segurança e excelente gastronomia

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

PAÍS TERÁ NOVO SEMINÁRIO DE INVESTIMENTO HOTELEIRO


O Brasil será sede de um novo seminário internacional de investimentos hoteleiros. Trata-se do Brasil Hospitality Investment Conference (BHIC), que vai ser realizado anualmente na cidade de São Paulo. O evento é fruto de uma parceria entre a consultoria brasileira BSH International e a norte-americana Questex, promotora de eventos similares em Berlim, Washington e Moscou, entre outras cidades.
“Fechamos um acordo com a Questex e, dessa forma, essa empresa, que realiza os maiores e mais importantes seminários de investimento na área hoteleira do mundo, vai fazer o BHIC e nós seremos os responsáveis pelo conteúdo”, explica, em entrevista exclusiva ao Portal Panrotas, o presidente da BSH International, José Ernesto Marino Neto.
A primeira edição da BHIC será realizada na segunda quinzena de junho de 2013, no hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista. A data precisa ainda será anunciada.
“Vamos convidar pessoas-chave para o Comitê de Planejamento, que vai definir nomes de palestrantes, temas de discussão, enfim, o programa oficial da BHIC”, afirma Marino Neto.
A BSH tem know how também nesse setor. Durante vários anos, a empresa realizou o Seminário Internacional de Investimentos em Hotéis e Resorts em São Paulo.

PAINEL DO BRASIL

Graças a esse acordo entre a BSH e a Questex, o Brasil tem presença garantida nos eventos que a empresa realiza em várias cidades do mundo.
“A partir de 2013, todos os seminários da Questex terão um painel sobre o Brasil”, assegura Marino Neto. “Assim vamos contribnuir para a promoção do Brasil em importantes mercados e junto a grandes investidores”, finaliza o presidente da BSH International.

(Fonte : Panrotas)

RIOCENTRO GANHA HOTEL DE R$ 100 MI PARA COPA 2014


A pedra fundamental do Grand Mercure Riocentro, na Barra da Tijuca, foi lançada na manhã desta quinta-feira (18/10). O hotel 4 estrelas vai atender profissionais do Centro Internacional de Transmissão da Copa do Mundo de 2014, que ficará no centro de convenções. O hotel, com previsão de inauguração para o início de 2014 começará a ser construído ainda este mês, com orçamento de R$ 100 milhões, pagos pela multinacional francesa GL events, empresa que administra o Riocentro. A unidade será administrada pela Accor e irá gerar 200 empregos diretos após a inauguração.
Com 306 apartamentos, 600 m² de salas de reuniões, dois restaurantes – sendo um panorâmico na cobertura -, piscina e espaço Fitness & Spa, o projeto é assinado pelo arquiteto francês Jean Michel Wilmotte. A cerimônia de lançamento do hotel contou com a presença dos presidentes mundial e nacional da GL events, Olivier Ginon e Arthur Repsold, do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, do prefeito Eduardo Paes, do presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, José Maria Marin, do diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, e do presidente da Accor América Latina, Roland Bonadona. Também estiveram presentes o arquiteto Jean Michel Wilmotte e os ex-jogadores Raí e Bebeto.
“A GL events vai investir cerca de R$ 200 milhões no Rio de Janeiro até 2014. Vamos construir o Hotel, reformar o Pavilhão 1 do Riocentro para receber o Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014™ e investir em infraestrutura para sediar o Centro de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014™. Com tudo isso, a expectativa é aumentar a taxa de ocupação do centro de convenções em 15% ao ano até as Olimpíadas de 2016”, afirmou o presidente mundial da GL events, Olivier Ginon.
Dos R$ 200 milhões investidos, a maior parte aporte vai para a construção do hotel (R$ 100 milhões), dos escritórios do Comitê Organizador da Copa 2014 (R$ 42 milhões) e das instalações para receber o Centro de Transmissão (IBC) da Copa (R$ 8 milhões) no Riocentro. Para receber o Comitê Organizador, a GL events iniciou a reforma do Pavilhão 1 do centro de convenções, onde o COL será instalado, em uma área de 8,1 mil m². Já o Centro de Transmissão (IBC) vai ocupar 80 mil m²: 60 mil m² de espaço coberto, com isolamento acústico no telhado, e 20 mil m² de área descoberta, onde será construído o pátio das antenas de recepção e transmissão dos jogos para todo o mundo. Cerca de 100 TVs internacionais construirão seus estúdios no centro de convenções do Rio de Janeiro.
"Há anos que a gente ouve que o Riocentro carecia de um hotel. Isso está sendo possível graças à combinação de boa gestão pública, da prefeitura, com boa gestão privada", afirmou o governador do Rio de Janeiro, na ocasião. Ele ressaltou ainda que vai adotar o modelo de parceria público-privada para o Maracanã.

(Fonte : Mercado & Eventos)

DF TEM DOIS ESTABELECIMENTOS CERTIFICADOS PELO SBCLASS


O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) certificou os dois primeiros hoteis do Distrito Federal. O novo sistema de classificação foi lançado em setembro pelo Ministério do Turismo. No DF, avaliou e concedeu 4 estrelas ao Brasília Palace (categoria Hotel Histórico) e 5 estrelas ao Naoum Plaza Hotel (categoria Hotel).
Rogério Tonatto, gerente geral do Naoum, avaliou que o SBClass foi lançado ‘no momento certo’, porque o país terá um grande aumento no fluxo turístico nos próximos anos: “os meios de hospedagem terão que se qualificar e investir, e o turista, por sua vez, terá critérios oficiais para escolher seu meio de hospedagem”, disse.
A capital do país – internacionalmente conhecida pelo patrimônio arquitetônico, urbanístico e pelas referências da política nacional – possui uma lista de pontos turísticos que atraem interessados em turismo cívico: Congresso Nacional, Palácio da Alvorada, Memorial JK, Praça dos Três Poderes, além de tantas outras opções para quem quer aprender um pouco mais sobre a história e o presente do Brasil.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

COM ESCRITÓRIO NO BRASIL, HOTEL.INFO PREVÊ CRESCER 70% EM VENDAS


A diretoria internacional da Hotel.info está no Brasil disposta a novos negócios. Sob o comando do CEO Heinz Raufer, da Hotel.de, grupo alemão que detém a marca Hotel.info, uma comitiva formada pela diretora da área de desenvolvimento de negócios para o mercado internacional, Josée Boucher, o diretor internacional de relacionamento e contratação de hotéis, Juan Martín, o diretor para Espanha e Brasil, Sascha Ellefred e a country manager no Brasil, Ligia Centurión estão empenhados a posicionar o Brasil como um dos maiores produtores de reservas para o grupo em 2013. "Temos um potencial tanto nos segmentos corporativos como de lazer para trabalhar no Brasil. As vendas de hotelaria via online ainda representam 0.5% das operações realizadas no mercado de turismo. No mundo, esse número já alcança a marca de 10%", explicou Sasha Ellefred, em entrevista exclusiva ao Mercado&Eventos. O Brasil é, atualmente, um dos dez maiores produtores de reservas para a Hotel.de.
A abertura de um escritório em São Paulo vem reforçar essa política. Há três meses em atividade, a filial está sob o comando da country manager, Ligia Centurión e soma três colaboradores. "Vamos adaptar nossos produtos para o atendimento ao mercado brasileiro e vamos crescer o número de funcionários a partir do ano que vem", destacou Ellefred. Todas as reservas da Hotel.info no Brasil são feitas pelo site www.hotel.info e no idioma português. O portal tem seis milhões de usuários registrados, sendo 1,8 milhão do segmento corporativo. "Ampliamos a nossa oferta de hotéis de acordo com a demanda de cada cliente. Buscamos incorporar empreendimentos localizados nos destinos mais procurados", ressaltou o diretor. A Hotel.info serve a 565 mil pequenas e médias empresas e mais de 500 grandes contas corporativas internacionais. Entre elas: Bosch, Merck, Adidas, SAP, Air France, Electrolux, Lufthansa, Ernst & Young, Peugeot/ Citroen e Bayer.
Embora o número seja dinâmico, a Hotel.info mantém em seu sistema 2.000 hotéis situados no território brasileiro. Desse total, 800 foram contratados em 2012 , o que representou um incremento de 600%. "Os destinos de São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os mais buscados por nossos clientes corporativos. No entanto, temos hotéis espalhados por todo o país. Apenas neste ano aumentamos em 182% o número de unidades hoteleiras instaladas em Foz do Iguaçu", revelou Sascha Ellefred. No período de janeiro a agosto deste ano, o volume de reservas hotéis no Brasil cresceu 23% e meta para 2013 é fazer com que esse número chegue a 70%. "Essa expectativa é totalmente possível por conta de nossos investimentos e do aumento de equipe no país", acrescentou.
Mundialmente, a Hotel.info oferece gratuitamente reservas online para 210 mil hotéis. Em 2011, o Grupo Hotel.de ultrapassou os 40 milhões de euros em vendas globais. Somente no primeiro semestre deste ano, a comercialização da Hotel.info aumentou 14,8%, passando de 1,89 milhão de euros para 21,.8 milhões de euros. A receita, por sua vez, teve um incremento de 15,8%. "Quando começamos nossa atividade no ano 2000 tinhamos 12 colaboradores. Hoje, esse número já supera os 40 mil empregados", enfatizou o diretor

(Fonte : Mercado & Eventos)

AEROPORTO SANTOS DUMONT TERÁ UM HOTEL DE LUXO E CENTRO DE CONVENÇÕES


Os antigos edifícios administrativos da Varig e da Vasp no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que retornaram ao patrimônio da União depois da quebra das duas companhias aéreas, deverão ser transformados em um complexo com hotel de luxo e centro de convenções. A Infraero estaria lançando nas próximas semanas uma concorrência internacional para o projeto. A informação foi publicada em reportagem no jornal Valor Econômico. O edifício de cinco pavimentos da Varig deverá se tornar um hotel quatro estrelas, com 217 quartos. Já o da Vasp dará lugar ao centro de convenções e incluirá auditórios e escritórios multiuso, que funcionarão sete dias por semana.

(Fonte : Business Travel Magazine)

TURISMO: VEJA OS MELHORES DESTINOS PARA DEGUSTAÇÃO DE VINHO


Milhões de usuários do site TripAdvisor ajudaram a eleger os cinco melhores destinos para degustação de vinhos. Na lista, Toscana, na Itália, ocupou o primeiro lugar. Na cidade é difícil encontrar sequer uma garrafa de vinho com qualidade ruim. Até mesmo o restaurante mais modesto normalmente tem um excelente vinho tinto da casa.
O segundo lugar ficou com Sonoma County, na Califórnia. O condado de Sonoma não está entre os maiores produtores de vinhos, mas é conhecido pela variedade e a qualidade de seus produtos.
Hunter Valley, na Austrália, ficou com terceiro lugar do ranking. Hunter Valley é a mais antiga região de produção de vinhos da Austrália, com mais de 140 vinícolas.
Stellenboch, na África do Sul, também entrou na lista ocupando a quarta posição. Você encontrará uma série de excelentes vinícolas de diversos tamanhos, desde as propriedades de grande porte até as pequenas vinícolas artesanais, na região de Stellenbosch e Franschhoek. Franschhoek foi fundada por imigrantes franceses e certamente possui a elegância desses fundadores. O forte da região é o vinho branco.
Já o quinto lugar ficou com a Província de Mendoza, na Argentina. Os enófilos que apreciam um bom Malbec fazem com frequência a peregrinação até Mendoza. Excursões e degustações na área de mais de 1.200 vinícolas são um destaque do local.

VEJA QUANTO CUSTA PARA VISITAR ESSES LOCAIS

TOSCANA (ITÁLIA) – para conhecer essa região da Itália conhecida pelas belas paisagens e bons vinhos, você deve estar preparado para desembolsar cerca de US$ 3.494 em um pacote de cinco dias incluindo transporte aéreo ida/volta e hospedagem no Arizona hotel, em quarto duplo com café da manhã incluso.

SONOMA COUNTY (CALIFÓRNIA) – para visitar a cidade você deve desembolsar, em média, US$ 6.139 no pacote de viagem para passar cinco dias no hotel Courtyard by Marriott Santa Rosa, em apartamento duplo com café da manhã.

HUNTER VALLEY (AUSTRÁLIA) - para visitar este destino você deve gastar, em média, US$ 2.366 com passagem aérea ida/volta, hospedagem no Aspire Hotel Sydney em apartamento duplo com café da manhã, por cinco dias.

STELLENBOCH (ÁFRICA DO SUL) - um pacote de cinco dias com passagem aérea ida/volta e hospedagem no hotel Protea Balalaika Sandton, com café da manha em quarto duplo, custa US$ 3.080.

MENDOZA (ARGENTINA) - o pacote de cinco dias com saída de São Paulo incluindo transporte aéreo de ida e volta, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, quatro noites de hospedagem no Hotel Crillon Mendonza, em apartamento duplo com café da manhã, city tour, visita à vinícola e Igreja da Carrodilla, custa a partir de US$ 998 por pessoa.

* A cotação para Mendoza foi realizada na CVC viagens as demais cotações foram feitas no site Decolar.com

(Fonte : InfoMoney / imagem divulgação)

PASSAGEIROS QUEREM TER MAIS CONTROLE SOBRE SUAS VIAGENS DIZ ESTUDO SITA


De acordo com a “Air Transport World Passenger Self-Service Survey 2012” da SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, os passageiros das companhias aéreas querem ter mais controle sobre suas viagens e estão buscando mais ofertas de autoatendimento e aplicativos móveis, com o objetivo de reduzir o estresse. A pesquisa aponta que 70% dos passageiros possuem smartphones, o que faz aumentar a demanda por serviços, como atualização de informações de autoembarque e status de voos, nos celulares.
O autosserviço continua cada vez mais popular entre os passageiros: quase dois terços usaram um canal de autoatendimento para fazer check-in no dia da pesquisa, contra pouco mais da metade no ano passado. Cerca de 90% dos passageiros que participaram da pesquisa apontaram as atualizações de voos nos celulares e o autoembarque como as tecnologias mais importantes de autoatendimento.
Francesco Violante, CEO da SITA, diz: “O que os passageiros realmente desejam é evitar atrasos e receber informações sobre tudo o que está acontecendo em relação aos voos”. Quase todos os entrevistados afirmaram que gostariam de ter um serviço de redução de filas e 89% votaram no autoembarque como a tecnologia mais avançada. Ficou muito claro nessa nova IT Trends Surveys, que os aeroportos e companhias aéreas estão trabalhando na mesma direção. Por isso, esperamos ver um crescimento significativo em tecnologias destinadas à redução do tempo de espera.
O número de passageiros com smartphones aumentou significativamente em relação ao ano passado, de 54% para 70%. Já estamos vendo os efeitos do check-in móvel nos aeroportos, com o aumento de um terço durante este período, e até 21% dos passageiros já utilizaram o cartão de embarque móvel. Estes resultados são da 7ª SITA/ATW Passenger Self-Service Survey, realizada com uma amostra entre os 280 milhões de passageiros que passam pelos eixos dos seis principais aeroportos mundiais: Aeroporto Internacional de Abu Dhabi; Internacional da Capital Pequim; Internacional de Frankfurt; Hartsfield-Jackson, Atlanta; Internacional de Chhatrapati Shivaji, Mumbai; e Internacional de Guarulhos, São Paulo.
Como os passageiros já se acostumaram aos serviços que são oferecidos atualmente, agora eles querem mais. Por exemplo, o check-in feito através do autoatendimento tem sido popular há algum tempo, mas a verificação de bagagens ainda encontra barreiras. Entretanto, os passageiros estão se mostrando mais dispostos a conferir as próprias malas: 68% escolheram o check-in automático de bagagens como uma das principais ofertas do autoatendimento. Esse ano, os sites ocupam a posição de plataforma mais utilizada para o check-in, com 79% dos passageiros usando regularmente ou ocasionalmente. A utilização dos quiosques também cresceu: 77% dos passageiros usam o terminal para o check-in, reforçando o desejo dos passageiros de um autoatendimento multicanal.
A pesquisa também confirma que 62% dos passageiros estão ativos nas redes sociais. Os resultados também sugerem que o uso das mídias sociais entre os passageiros é diferenciado pela idade, com 80% sendo mais jovens (idades entre 18 e 24 anos), em comparação aos 39% entre pessoas com mais de 55 anos. Embora os passageiros tenham manifestado o interesse em usar as mídias sociais para as atividades relacionadas à viagem, o número é menor do que para outros canais, como os dispositivos móveis. Apenas 65% dos passageiros afirmaram que gostariam de ter as atualizações de voos oferecidas nas redes sociais, enquanto 89% irão utilizá-las quando forem oferecidas no celular.
Pelo segundo ano consecutivo, os passageiros demonstraram falta de entusiasmo para receber promoções de serviços ou ofertas de varejo em seus celulares, com pouco mais da metade receptiva. No entanto, entre os que não querem receber publicidade, 61% mudariam de ideia, caso tivessem o controle sobre o que recebem. Os passageiros estão interessados em promoções personalizadas, relevantes e que permitam ao passageiro o controle de entrega.
A pesquisa contou com a participação de 2.526 passageiros de mais de 70 países. Em relação aos anos anteriores, houve uma participação maior de passageiros que viajavam a negócios em todos os locais, e, portanto, um percentual maior de passageiros frequentes.

(Fonte : Business Travel Magazine)

ODEBRECHT DEFENDE FUNDO GARANTIDOR NA CONCESSÃO DE PORTOS E AEROPORTOS


O diretor de desenvolvimento de negócios da Odebrecht Infraestrutura, João Borba Filho, disse que é 'fundamental' que o lançamento dos novos modelos de concessão de portos e aeroportos, em fase de desenvolvimento, sejam acompanhados de um fundo garantidor. 'O fundo garantidor dará tranquilidade para investir e participar das PPPs [Parcerias Público Privadas]', afirmou ele, depois de participar hoje do Global Economic Symposium, no Rio.
De acordo com Borba Filho, a Odebrecht Infraestrutura aguarda os textos dos modelos de concessão para definir quais empreendimentos serão alvo de disputa por parte da empresa.
No caso de aeroportos, Borba Filho disse que a Odebrecht Infraestrutura se associará a um operador internacional para formar um consórcio.
Primeiramente, a companhia brasileira conversará com a Changi, operadora do aeroporto de Cingapura, a quem a Odebrecht Infraestrutura se associou para concorrer às licitações de aeroportos realizadas no início deste ano.
'Começaremos conversando com eles [dirigentes da Changi]. Mas conversaremos com outros', disse ele, referindo-se a operadores de aeroportos de Paris, Londres, Frankfurt, entre outros.
A respeito do Estádio Itaquerão, do Corinthians, Borba Filho afirmou que as obras seguem normalmente, apesar de a operação financeira não estar concluída. O Banco do Brasil (BB), que está no negócio como agente repassador de R$ 400 milhões em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Odebrecht ainda não entraram em acordo sobre as garantias que deverão ser concedidas pela construtora ter acesso ao financiamento.
'As obras estão sendo tocadas normalmente. Paralelamente, estamos terminando de estruturar a operação financeira necessária para concluirmos o empreendimento. Hoje, não há nenhuma interrupção', disse.
Borba Filho não comentou a possibilidade de as obras do estádio pararem, caso a Odebrecht não entre em acordo com o BB.
'Não queremos considerar esse risco. As coisas estão bem adiantadas. Entendemos que vamos chegar a um bom termo rapidamente. As obras e as negociações vão bem. As obras estão 100% no prazo', garantiu.
A Odebrecht é também responsável pela construção da Nova Arena Pernambuco, Fonte Nova (em Salvador) e pela reforma do Maracanã, que estão previstos para receberem jogos da Copa das Confederações em 2013.
'Todas as obras seguem 100%. Não consideramos risco de atrasos', disse ele.

(Fonte : Valor Online / imagem divulgação)

VIRACOPOS FECHADO CAUSOU R$ 20 MI DE PERDAS, DIZ ABEAR


A interdição por 46 horas da única pista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior paulista, já causou um prejuízo de R$ 20 milhões com assistência a passageiros, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Ao todo, 512 voos foram cancelados e 40 mil usuários prejudicados.
O incidente aconteceu na noite de sábado, 13, quando o defeito em um pneu do avião cargueiro da companhia aérea Centurion Cargo interditou a única pista de Viracopos. O aeroporto só foi liberado na segunda-feira, 15, pois não havia um equipamento de remoção, chamado recovery kit, no local. A Centurion alugou um kit, que estava em São Carlos, da TAM para remover o avião de 67 toneladas.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

GOL E WEBJET UNEM MALHA ATÉ DEZEMBRO


Paulo Kakinoff, presidente-executivo da companhia: "Estamos migrando a venda de quem acessa o site da Webjet para a Gol, para unificar os processos de reserva"
A Gol Linhas Aéreas e a Webjet deverão integrar 100% da sua malha de voos até o dia 1º de dezembro deste ano, afirmou ontem o presidente-executivo da Gol, Paulo Kakinoff. Segundo ele, esse será o primeiro passo para a integração das duas empresas, após a aprovação da negociação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na semana passada.
"A primeira integração que a gente vai fazer é da malha. Já entregamos essa proposta para a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]", disse Kakinoff. "Pode haver redução (de voos), mas pode haver também aumento", acrescentou ele, ao ser questionado se a integração da malha poderia aprofundar a redução de cerca de 10% das frequências diárias promovida pela Gol, desde o início deste ano.
Segundo Kakinoff, a venda de passagens também está sendo unificada. "Estamos migrando a venda de quem acessa o site da Webjet para a Gol, para unificar os processos de reserva. Esse é o tempo necessário para a gente implementar a nova malha, com o fluxo de vendas sendo feito predominantemente pela Gol", disse. O redirecionamento no site é a primeira modificação visível ao consumidor do processo de união.
O executivo contou ainda que, no dia seguinte à aprovação do Cade, na quinta-feira da semana passada, o diretor de recursos humanos da Gol esteve na Webjet para entregar uma agenda de reuniões com executivos da Gol. A meta é identificar as melhores oportunidades de sinergia. Os encontros serão nesta semana e na próxima.
Kakinoff afirmou que ainda não há decisão sobre a continuidade da marca Webjet. Ele participou ontem do "CEO Summit 2012", promovido por Ernst & Young Terco e Endeavor Brasil. Ainda no evento, Kakinoff disse que a venda de lanches a bordo deve ser adotada em todos os voos até julho de 2013. Atualmente, esse serviço está disponível em 48% dos voos.
A aquisição da Webjet pela Gol foi anunciada em julho do ano passado. A aprovação do Cade foi concedida na semana passada, com uma restrição. As duas empresas terão de mostrar um índice de 85% de uso de horários de pouso e decolagem ("slots") no Aeroporto Santos Dumont, sob pena de perder os slots que não mostrarem essa taxa de eficiência.
A Gol também anunciou ontem que o Smiles, o seu programa de milhagem, lançou uma plataforma de compras com milhas na internet. Com isso, além de passagens, os clientes do Smiles poderão resgatar 300 mil opções de produtos, como eletroeletrônicos e ingressos para shows.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

GOL FAZ ACORDO COM LOJAS PARA REFORÇAR O SMILES


A Gol lançou ontem um sistema que permite que seus clientes troquem milhas por produtos de 27 parceiros. Além de passagens aéreas, o cliente pode trocar seus pontos do programa de fidelidade Smiles por roupas, eletrodomésticos, assinaturas de revistas e créditos em supermercados. Com isso, a Gol se aproxima da estratégia da TAM, que usou seu programa de fidelidade como base para formar uma rede de fidelidade, a Multiplus.
A nova plataforma, batizada de Smiles Shopping, tem como parceiros empresas como Walmart, Pão de Açúcar, Netshoes, Tok&Stok, Editora Abril, C&A e Lojas Marisa. Um crédito de R$ 100 no Pão de Açúcar, por exemplo, sai por 7.413 milhas. Já uma TV de LED de 32 polegadas no site Compra Fácil estava à venda ontem por 118.983 pontos.
Até então, a Gol tinha apenas parceiros para acúmulo de pontos, mas só permitia que os clientes resgatassem como prêmio passagens aéreas da Gol ou de companhias aéreas com as quais ela tem acordo comercial. "Vamos ampliar ainda mais o número de parceiros. Cada lugar que você faz compras pode ser parceiro do Smiles", disse o diretor do programa, Flavio Vargas.
O lançamento do Smiles Shopping é mais uma das ações feitas pela Gol para reforçar o seu programa de fidelidade, que soma 9 milhões de usuários. Neste ano, a empresa lançou voos para Miami, Orlando e Nova York exclusivos para os clientes Smiles.
A companhia também passou a vender milhas para atender os passageiros que não têm pontos suficientes para resgatar prêmios. "A nossa estratégia é expandir o Smiles e transformá-lo em uma unidade de negócios independente da Gol", disse o executivo.
Segundo Vargas, a diretoria da companhia aérea reconhece que o Smiles poderia gerar mais valor para a Gol. A empresa estuda alternativas para o programa há cerca de um ano e meio, incluindo a abertura de capital do Smiles. "Existem opções que vão do IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) do Smiles a não mudar nada na estrutura. Não está decidido", disse Vargas, que reforçou que não existe um prazo para a companhia tomar esta decisão.

MULTIPLUS

A TAM oferece aos clientes a possibilidade de trocar suas milhas por outros produtos, além de passagens aéreas, desde janeiro de 2010, quando lançou a rede de fidelidade Multiplus. Hoje, o produto mais cobiçado pelo cliente é a passagem aérea - cerca de 95% dos resgates feitos no segundo trimestre na Multiplus são por bilhetes da TAM. "Sempre vai ser assim em uma rede onde o programa de uma companhia aérea é a âncora", explica Eduardo Gouveia, presidente da Multiplus.
Ele diz ver com bons olhos o reforço do Smiles. "Ter o Smiles mais aberto a novas parcerias é bom para indústria e para a Multiplus. Ajuda a construir um conceito de fidelização", disse Gouveia.
A Multiplus é uma empresa de capital aberto, independente da TAM, mas controlada por ela (cerca de 70% das ações pertencem à companhia). A empresa tem 10 milhões de clientes cadastrados e faturou R$ 1,4 bilhão no ano passado.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

GOL PROTOCOLA PEDIDO PARA OPERAR VOOS REGULARES AOS EUA


A Gol, que opera cerca de 810 voos diários para 62 destinos em nove países na América do Sul e Caribe, protocolou hoje pedido formal à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar voos regulares entre o Brasil e Estados Unidos, com escala em Santo Domingo, na República Dominicana.
A operação será realizada com a frota padronizada de aeronaves Boeing 737 Next Generation, que segundo a companhia, são as mais seguras, eficientes e econômicas da classe.
Diz o comunicado da empresa que as rotas serão possíveis por meio de acordos com empresas regionais.
A empresa anunciou ontem que o Smiles, programa de milhagem e relacionamento da Gol Linhas Aéreas, tem agora uma plataforma de compras com milhas na internet -segundo comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Segundo a empresa, os clientes do Smiles terão acesso a cerca de 300 mil novas opções de produtos e serviços com a ajuda de diversos parceiros.
"Essa novidade marca uma nova fase do Smiles, com muito mais atratividade, benefícios e parceiros. Queremos oferecer aos participantes abrangência e facilidade para acúmulo e resgate", afirmou o diretor do Smiles, Flavio Vargas, por meio do comunicado.
De acordo com a Gol, além de passagens, o cliente do Smiles poderá utilizar seus pontos para resgatar produtos como aparelhos eletroeletrônicos, móveis e ingressos para shows

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

LEI CRIA MULTA PARA LIXÃO PERTO DE AEROPORTO


A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem uma lei para tentar diminuir o risco de acidentes entres aves e aviões - só em 2011, foram 1.470 ocorrências no Brasil, um aumento de 47% em relação ao ano anterior. A maior mudança é a definição de multa para quem desrespeitar as regras - qualquer atividade de estímulo à atração de espécies da fauna perto da área aeroportuária será considerada infração. Lixões, abatedouros e até manejo de material zoológico estão sujeitos a sanção. As multas vão de R$ 250 a R$ 1,2 milhão. O valor deve ser cobrado pela autoridade municipal e o dinheiro tem de ser usado em "ações para redução do risco de acidentes".
Segundo o tenente-coronel-aviador Flávio Antônio Coimbra Mendonça, oficial-investigador do Cenipa, o importante da lei é ter unido várias legislações em um só texto. A lei delimita uma Área de Segurança Aeroportuária com raio de 20 km a partir da maior pista de decolagem.
Hoje, um problema no entorno dos aeroportos é a formação de favelas que, sem coleta de lixo e esgoto adequada, acabam se tornando polo atrativo de aves e animais. É o que acontece em Cumbica, Porto Alegre e Viracopos. "Não tem como multar um morador de favela, é a mesma coisa que nada", diz o diretor de segurança da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Ronaldo Jenkins.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

HORÁRIO DE VERÃO NOS AEROPORTOS


Em razão do início do horário de verão, à zero hora do próximo domingo (21/10), os 63 aeroportos da Rede Infraero funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo Decreto 6.558 de 2008, que institui o horário de verão em parte do território nacional até o dia 17/2/2013.
A população dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve adiantar os relógios em uma hora, assim como o Estado do Tocantins, que foi incluído no horário por decreto publicado no Diário Oficial de 16/10/12.
A Infraero recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros procurem as respectivas companhias aéreas.

(Fonte : Infraero)

MOTORES DOS AVIÕES DA GOL GANHAM A COR LARANJA


As capotas dos motores dos aviões da Gol ganharam a cor laranja. O projeto, idealizado pelos colaboradores do Centro de Manutenção de Aeronaves da companhia, em Belo Horizonte/Confins, pode gerar à empresa uma economia de aproximadamente US$ 200 mil por ano.
“Com esta proposta de pintura conseguiremos agradar nossos clientes que se identificaram com a nova estética e trazer mais economia à companhia. Isso porque as capotas ficarão mais conservadas do efeito da queima natural do óleo, aumentando o tempo e o ciclo de pinturas, que passará de um ano para três anos”, destaca o diretor de Manutenção da Gol, Alberto Correnti.
A ideia surgiu a partir de feedbacks positivos de colaboradores e clientes que gostaram da estética dos aviões comemorativos, com a pintura dos dez anos da Gol e do Smiles, que tinham os motores na cor laranja

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

OLIMPÍADAS: PREFEITO DO RIO DIZ QUE REDE HOTELEIRA DA CIDADE NÃO PREOCUPA MAIS


Alvo de receio do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das próprias autoridades públicas do Rio de Janeiro, a rede hoteleira carioca não preocupa mais, segundo o prefeito Eduardo Paes. Na época da candidatura do Rio à cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, os quartos de hotéis da capital fluminense eram considerados insuficientes para o evento esportivo internacional e isso gerou preocupações.
A declaração de Paes foi feita hoje (18), durante início das obras do Hotel Grand Mercure, que será construído no Riocentro, para abrigar os profissionais que trabalharão no Centro Internacional de Transmissão da Copa do Mundo de 2014. O hotel quatro estrelas terá 306 apartamentos.
“Cada dia mais, esse é um desafio superado. [Com] o que tem em construção, já estamos dobrando a capacidade hoteleira que a gente cidade tem. Aqui do lado estão fazendo um Hilton. O Hyatt também começou nesta semana, na Praia da Barra. Então, a questão de acomodação não será mais um problema”, disse Paes.
Segundo a GL Events Brasil, empresa que administra o Riocentro, o Hotel Gran Mercure vai custar cerca de R$ 100 milhões. O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, não pôde participar da cerimônia de lançamento da obra porque precisou ser internado em um hospital do Rio de Janeiro, devido a uma infecção. Ele foi representado pelo diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil.

(Fonte : Agência Brasil de Notícias)

CÂMARA FEDERAL QUER EXPLICAÇÕES SOBRE RIO 2016


A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados quer ouvir a ex-funcionária do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Renata Santiago, demitida depois de ter sido acusada de furto de dados sigilosos do Comitê Londres 2012. Os parlamentares aprovaram, ontem à tarde, um requerimento do deputado Romário (PSB-RJ) para que a técnica fosse convidada a depor na comissão.
Também foi aprovado um outro requerimento que convida Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e Patrick Hickey, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo o pedido, também assinado por Romário, Nuzman precisa esclarecer os critérios de concessão e distribuição dos ingressos que serão vendidos para as Olimpíadas de 2016. Além disso, o deputado também quer explicações sobre o envolvimento de Hickey com Nuzman. Na semana passada, Romário afirmou que o membro do COI estaria envolvido num escândalo de vendas de ingressos dos Jogos de Londres 2012.
Rodrigo Hermida, ex-funcionário do Comitê dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, hoje gerente de Voluntários do Comitê Organizador da Copa de 2014, também receberá um convite da comissão. Segundo o requerimento, ele também foi demitido, há seis anos, depois de ter copiado, sem autorização, dados da multinacional Event Knowledge Services, prestadora de serviços para os Jogos londrinos.
Segundo Romário, os depoimentos de ambos pode ajudar a esclarecer o furto de documentos sigilosos nos dois eventos esportivos.
- A Renata poderá explicar, por exemplo, que tipo de informações teriam sido furtadas e em quais circunstâncias - declarou o parlamentar.
Como foram aprovados convites - e não convocações - para as oitivas, eles não são obrigados a comparecer.

(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

ESPANHA DIZ QUE NÚMERO DE BRASILEIROS BARRADOS CAIU


Três meses após mudança das regras para ingresso de brasileiros na Espanha, o número de nacionais barrados no país europeu caiu drasticamente, segundo dados divulgados pelo embaixador espanhol no Brasil, Manuel de la Cámara.
De acordo com ele, 415 brasileiros foram barrados neste ano até o mês passado. Em 2011, foram 1.402. Em 2007, auge da crise entre os países, o total chegou a 3.013.
Em junho, a Espanha mudou os critérios exigidos para ingresso em seu território. A mudança veio quatro meses após o Brasil endurecer as regras para entrada de espanhóis, exigindo os mesmos documentos pedidos para brasileiros no país europeu.
Se a entrada de brasileiros lá não é mais motivo de dor de cabeça, o mesmo não pode ser dito sobre o ingresso de profissionais espanhóis aqui. O diplomata afirmou que jovens espanhóis qualificados vêm encontrando dificuldade para obter vistos para trabalhar no Brasil.
"Nós queremos discutir com o governo brasileiro a possibilidade de facilitar a obtenção de vistos", afirmou. Ele ressaltou ainda a dificuldade para o reconhecimento das titulações dos profissionais espanhóis no país.
A estimativa é a de que o desemprego atinja atualmente 25% dos espanhóis -o país registrou em 2011 um êxodo de 117,5 mil cidadãos.
O tema pode ser tratado entre os dois países em encontro bilateral, durante a 22ª cúpula ibero-americana, no próximo mês, em Cádiz.
"O visto no Brasil é bastante complicado, toma muito tempo e é caro. Isso traz dificuldades para o jovem", diz.
A dificuldade para a atuação de estrangeiros no Brasil foi levantada também por Portugal. No mês passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, cobrou acesso ao mercado brasileiro de profissionais portugueses, sobretudo engenheiros.

CERVANTES

A crise econômica na Espanha afetou não apenas o cenário interno, com aumento dos índices de desemprego, como também o externo.
O país deve fechar unidades do Instituto Cervantes, cuja função é promover a língua e a cultura espanhola no exterior. Até duas das oito unidades do instituto no Brasil poderão ser fechadas.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)