terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Embratur reforça importância da aprovação de medidas para o Setor




A modernização da Lei Geral do Turismo, a transformação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em serviço social autônomo e a abertura de 100% de capital estrangeiros das companhias aéreas e o acordo de céus abertos foram pautas destacadas pelo presidente Vinicius Lummertz durante a 50ª reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O representante da Embratur fez um panorama das medidas do Plano Brasil + Turismo, com destaque para as pautas em tramitação no Congresso Nacional.

"É preciso que haja uma maior união e mobilização de todas as entidades do trade turístico brasileiro. O turismo pode fazer muito mais pelo Brasil, mas temos que ter mais condições e mais liberdade para trabalhar. Não vejo muitas perspectivas se não conseguirmos avançar com as mudanças sugeridas", destacou Lummertz.

O ministro do Turismo e presidente do Conselho, Marx Beltrão, também reforçou que as pautas apresentadas pelo setor são extremamente importantes e precisam ser aprovadas o mais rápido possível. "Estamos fazendo um trabalho de sensibilização dos parlamentares para que entendam a importância desses pleitos e conto com o apoio de vocês nesse processo", afirmou. “Temos que nos unir e estar em sintonia com o Congresso para a transformação da Embratur em agência”, completou o ministro.

Durante a reunião, foram apresentados os nomes dos coordenadores que estão à frente das Câmaras Temáticas e os primeiros resultados dos trabalhos realizados pelos grupos para discussão da Política Nacional de Qualificação Profissional, do Plano Nacional de Turismo e do Turismo Responsável.

Além dos deputados Paulo Azi (DEM-BA), presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Herculano Passos (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, e João Paulo Papa (PSDB-SP), o encontro, realizado em Brasília, contou com a participação de todos os secretários executivos do MTur, dos dirigentes das entidades do trade turístico brasileiro e de representantes do governo. 



(Fonte : Embratur / Imagem divulgação)

Setor de transporte mantém cautela para 2018 após fraco resultado




O ano de 2017 foi de desempenho abaixo do esperado para as empresas do setor de transportes. Para 2018, a expectativa do setor é de um “otimismo cauteloso”, apesar da “baixa confiança na gestão econômica do país”.

A constatação é da Confederação Nacional do Transporte (CNT), tendo por base dados divulgados nesta segunda-feira (4) por meio da Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2017.

As projeções do setor de transportes para o próximo ano têm como ponto de partida a expectativa relativa ao Produto Interno Bruto (PIB, (a soma de todas as riquezas produzidas no país) de 2017 e 2018.

De acordo com a maior parte dos empresários do setor (54,8%), o PIB brasileiro será maior em 2018 do que em 2017 – ano que, segundo as empresas, teve desempenho abaixo do esperado no setor.

Em parte isso se explica pelo aumento do custo operacional que foi percebido por 76,3% dos entrevistados; e pela queda de receita registrada por 32,8% das empresas. Na avaliação de 38,9% dos entrevistados, a retomada do crescimento econômico só será percebida em 2019.

No caso dos transportadores rodoviários de carga, o desempenho em 2017 foi pior do que o esperado, segundo 31,9% das empresas.

Além disso, 19,7% dessas transportadoras apresentaram queda de receita em 2017. A absoluta maioria das empresas deste segmento (92,8%) disseram não ter constatado “em nenhum momento”, a redução do preço do diesel após a mudança de política de preços da Petrobras.

Para 53,2% dos entrevistados,”a crise de confiança no governo federal é o “principal entrave” para a realização de novas concessões”.

Na avaliação da CNT, a queda de confiança na gestão da economia afeta diretamente as expectativas dos transportadores para o próximo ano, mesmo com as empresas de transporte já começando a se recuperar do período recessivo. A avaliação é de que a retomada da economia será “em ritmo mais lento do que o esperado”.

Diante deste cenário, 54,8% dos entrevistados disseram que pretendem manter o tamanho da frota em 2018, enquanto 32,1% disseram ter em seus planos aumentar a contratação formal de empregados em 2018.

Segundo a pesquisa da CNT, 80% das empresas que usam o sistema ferroviário para o transporte de cargas têm a expectativa de aumento do volume de investimentos privados em ferrovias ao longo de 2018.

A confiança na gestão econômica do país pelo governo federal é baixa, com 59,8% dos entrevistados demonstrando “baixo grau de confiança” na atual gestão do país, e 85,4% dizendo não acreditar que as ações governamentais sejam suficientes para recuperar e adequar a infraestrutura de transporte no Brasil.

Ainda segundo o levantamento, “os motivos mais citados para o atraso das obras de infraestrutura de transporte foram interferência política nas agências do governo (65,2%), e excesso de burocracia para começar obras (54,8%)”.

No caso do setor metroferroviário, todas as empresas entrevistadas consideram “insuficiente” a infraestrutura de transporte urbano sobre trilhos; e metade (50%) afirma que houve aumento do custo da energia elétrica em termos percentuais referentes ao custo operacional do sistema.

Apesar da avaliação negativa das políticas de governo, 66,1% dos empresários do setor receberam de forma positiva a reforma trabalhista por ele implantada.

Já a reforma tributária, caso seja feita, foi apontada como “passo importante modernização do Estado”, com 46,5% dos entrevistados dizendo ser necessária a redução da carga tributária no país, e 20,5% defendendo a simplificação do sistema de cobrança de tributos.

 


Setor aéreo




Todas as empresas do setor aéreo afirmaram ter registrado aumento no número de passageiros transportados em voos domésticos durante o ano de 2017.

Também 100% delas disseram concordar que o governo federal deve continuar com o programa de concessão de aeroportos, como estratégia para melhorar a qualidade dos serviços aeroportuários.

Com relação às novas regras para o exercício da profissão de aeronauta, 80,0% das companhias aéreas dizem que elas “têm potencial para comprometer os custos das empresas”, em especial no que se refere à jornada de trabalho.

A aprovação de um teto de 12% do ICMS que incide sobre o querosene de aviação – usado como combustível pelas aeronaves – foi apontado como “muito importante” por 80% das empresas deste segmento.

 


Setor aquaviário




A qualidade dos portos brasileiros é “regular, ruim ou péssima” segundo 92,9% das empresas do setor aquaviário. Apesar da má qualidade dos portos, 37,1% das empresas de navegação registraram aumento de receita bruta em 2017; e 51,4% acreditam que a receita deverá aumentar também em 2018.

O programa Porto sem Papel, iniciativa implementada pelo governo federal com o objetivo de desburocratizar procedimentos portuários, já está sendo usado por 66,7% das empresas de navegação marítima e por 26,1% das empresas de navegação interior. O programa está atingindo seus objetivos, segundo 69,2% das empresas que o adotaram.

 


Transporte Urbano de Passageiros




A maior parte (60,5%) das empresas que prestam serviço de transporte urbano de passageiros registraram queda de receita bruta em 2017. Em parte, isso se explica pelo fato de 85,9% das empresas de ônibus terem registrado “variação negativa do volume de passageiros diários nos últimos 12 meses”; e por 55,3% afirmarem ter perdido clientes para outros modais de transporte.

O serviço de transporte por aplicativos de celulares foi apontado como motivo da perda de clientes por 36,2% das empresas entrevistadas.

Diante desse cenário, apenas 28,8% dos entrevistados disseram esperar aumento de receita bruta no transporte urbano em 2018.

A Sondagem ouviu representantes de 823 empresas de transporte rodoviário de cargas e passageiros, ferroviário de cargas, aquaviário (navegação marítima e interior), aéreo de passageiros e serviços de transporte urbano de passageiros por ônibus e metroferroviário, entre os dias 16 de outubro e 10 de novembro, em todo o país.



(Fonte : Exame, com informações da Ag. Brasil / Imagem divulgação)

Vendas no turismo de negócios crescem 10% no 3º trimestre




As viagens de negócios movimentaram no terceiro trimestre deste ano R$ 3,01 bilhões em vendas de passagens aéreas, diárias de hotéis, locação de veículos e eventos, aumento de 10% ante igual período de 2016, informou hoje a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que reúne as maiores empresas do setor.

Apesar do crescimento ante 2016, o turismo corporativo ainda está com vendas abaixo das apuradas em 2015, quando o volume de negócios somou R$ 3,10 bilhões de julho a setembro.

Dentre as atividades do turismo corporativo, os segmentos aéreos nacional e internacional lideraram o conjunto de vendas, com crescimento de 13,4% e 20,2%, atingindo em vendas R$ 1,19 bilhões e R$ 814,8 milhões, respectivamente.

O mercado aéreo de viagens corporativas fechou o terceiro trimestre com a Gol na liderança, com 31,6% em bilhetes emitidos, seguida pela Latam (28,4%); Azul (23,2%) e Avianca (15,8%).

Também em termos de faturamento a Gol lidera o mercado de viagens de negócios, com 32%; seguida por Azul (27,7%); Latam (27,4%) e Avianca (12,1%).

Já para o segmento de hotelaria nacional, a Abracorp apurou no terceiro trimestre de 2017 uma retração de 1,86%, com vendas somadas de R$ 490,5 milhões.



(Fonte : Valor / Imagem divulgação)

Iata teme cancelamento da cobrança de bagagem no Brasil




A Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) aponta como uma das suas “preocupações” globais o risco de o governo no Brasil suspender a cobrança de bagagem pelas companhias aéreas, que foi adotada este ano. “Fizemos progressos no Brasil, onde a autoridade da aviação civil recentemente alinhou as leis sobre bagagem com os padrões internacionais, mas estamos preocupados de que esse importante passo pode ser revertido”, disse o diretor-geral e diretor-presidente da Iata, Alexandre de Juniac.



(Fonte : Valor / Imagem divulgação)

Operação Verão Azul garante serviços e descontos a clientes até 28 de fevereiro




A Operação Verão da Azul que teve início no último dia 1 e se estende até 28 de fevereiro, traz uma série de novidades, com destaque para o tradicional Happy Hour Azul, nos voos domésticos e o Espaço Azul Kids, área destinada à recreação infantil na sala de embarque Internacional do Aeroporto de Viracopos.

O Happy Hour Azul, ação em que a empresa distribui cerveja aos passageiros nos voos do Embraer 190 e 195 e Airbus A320,numa parceria com a Skol. A cerveja é servida para degustação em voos entre 17h00 e 21h00 que partem de 12 aeroportos brasileiros de quarta a sexta-feira. As cidades contempladas são: São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (SDU), Salvador e Vitória.
“Estamos muito felizes com a parceria com a Skol para movimentar o Happy Hour Azul deste verão. Além dessa ação, teremos outras diversas boas surpresas para quem viajar com a gente neste verão. Queremos tornar a Experiência Azul cada vez mais leve e descontraída, para que os Clientes guardem ótimas memórias dos nossos voos”, comenta Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação na Azul.

O espaço Azul Kids é ambientado como um mini aeroporto, o espaço contará com programação diária, acompanhando os horários dos voos internacionais da Azul para Europa e EUA. Contadores de histórias, teatro de fantoches, quebra-cabeças gigante, jogo da memória, cano-fone, espaço de leitura e diversas brincadeiras tornam o espaço muito atrativo para os pequenos.

Tem ainda o Clube do livro especializado no público infantil que, por meio de uma assinatura, disponibiliza mensalmente um pacote com um livro infantil, carta pedagógica dando dicas de atividades e surpresinhas para estimular o desenvolvimento da criança, de acordo com a faixa etária escolhida. Os clientes da Azul poderão experimentar, gratuitamente, o mais novo lançamento da Crystal, a Crystal Sparkling. A nova bebida estará no bolsão das poltronas nas aeronaves partindo de São Paulo (Viracopos, Guarulhos e Congonhas) para Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba para quem desejar se refrescar já no início do voo.

A Azul e a Phooto voltam a oferecer opções para que os Clientes eternizem seus momentos de viagens, ao escolherem um entre dois tipos presentes: a revelação de até 40 fotos ou a criação de um Fotolivro personalizado. Clientes TudoAzul terão direito a um cupom de 20% de desconto e pontos em dobro nas reservas hotéis da rede Atlantica.

As cidades contempladas são: São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (SDU), Salvador e Vitória. “Estamos muito felizes com a parceria com a Skol para movimentar o Happy Hour Azul deste verão.



(Fonte : Mercado & Eventos / Imagem divulgação)

Clientes Smiles passam a acumular milhas com Uber




A partir de 2018, Smiles e Uber se unem com o objetivo de proporcionar comodidade e economia aos consumidores. Os clientes Smiles poderão acumular milhas para serem usadas no Uber, além de resgatar créditos para se locomoveram pelas cidades por meio do aplicativo.

Como funciona: ao acessar o site da Smiles haverá uma aba chamada “Usar Uber”. Ao clicar, o cliente terá duas opções: a primeira, acumular milhas comprando créditos Uber com seu cartão de crédito e a segunda, resgatar milhas diretamente em créditos Uber.

Esta parceria trará vantagens para clientes das duas empresas. Além da possibilidade de acumular mais milhas e adquirir outros produtos e serviços no site da Smiles, essa será uma nova forma de pagamento que se junta às outras onze já oferecidas pela Uber (cartão de crédito, débito, dinheiro, vale-presente, PayPal, cartão Nubank etc).

“Estamos muito felizes com a parceria, que vai enriquecer ainda mais nosso portfólio de opções e oferecer com exclusividade milhas em todas as viagens de Uber que nossos clientes realizarem”, anuncia Leonel Andrade, CEO da Smiles.

“Há dez meses, a Uber começou a aceitar pagamento em dinheiro e viu o número de viagens aumentar principalmente nas periferias, em um fenômeno que, para mim, prova a capacidade da nossa plataforma de mudar a mobilidade das nossas cidades”, diz Guilherme Telles, diretor-geral da Uber no Brasil. “A nossa expectativa é a de que esse processo continue, agora com meios de pagamento mais modernos e seguros, como a Smiles, tornando a Uber uma opção cada vez melhor para cada vez mais pessoas.”



(Fonte : AdNews / Imagem divulgação)