segunda-feira, 4 de abril de 2011

ALPEN PARK RECEBE CRIANÇAS CARENTES NO DIA NACIONAL DA ALEGRIA


Entidades interessadas em participar do projeto devem fazer contato com o parque

O Alpen Park, de Canela (RS), atenderá cerca de 300 crianças carentes no próximo dia 13 de abril. Promovido pelo Sistema Integrado em nível Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), a data marca a quarta edição do Dia Nacional da Alegria (DNA), uma iniciativa da entidade para ampliar a cultura dos brasileiros em relação aos parques de diversão e atrações turísticas e promover Responsabilidade Social. A programação preparada pelo parque contempla uma porção de atividades: descida de trenó, exibição de filme no Cine 4D e Tirolesa. Além disso, durante o período de permanência no parque, será oferecido lanche para os pequenos visitantes. “Trata-se de uma ação muito gratificante. O sorriso expressado a cada atividade realizada pelas crianças que nos visitam não tem preço”, afirma o proprietário do Alpen Park, Renato Fensterseifer. Associações assistenciais, não governamentais e demais entidades interessadas em participar do DNA no Alpen Park, deverão solicitar ficha de inscrição pelo email relacionamento@alpenpark.com.br .

O cadastro exige comprovação de registro legal e real prestação de serviço a crianças carentes de 8 a 14 anos. O transporte das crianças ficará sob a responsabilidade de cada instituição e as mesmas devem estar acompanhadas de no mínimo um monitor a cada dez crianças. “Acreditamos que projetos como este somam em diversos fatores. Acima de tudo, nossos colaboradores ficam muito satisfeitos em levar alegria para tantas crianças”, observa Fensterseifer. Em novembro deste ano, o Alpen Park sediará outra ação social organizada pelo Sindepat: o Dia Nacional dos Portadores de Deficiência.

(Fonte : Tiago Costa, DUE Comunicação / foto divulgação)

IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO LEGISLATIVO NA FISCALIZAÇÃO E APOIO À INDÚSTRIA DO TURISMO



Depois de assumir no mês passado a presidência da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, o deputado federal Jonas Donizette (PSB) vem procurando implementar um novo ritmo na discussão de projetos de lei e temas que dizem respeito ao turismo. Entre eles está a criação de Fóruns regionais nas 12 cidades-sede para debates e um seminário para avaliar medidas para evitar a exploração do turismo sexual de crianças e adolescentes. O dirigente lembra também a importância do papel do legislativo no papel de fiscalização das normas e recursos utilizados pelo poder público em assuntos como esporte e turismo.


M&E - No momento em que o país se prepara para realização de megaeventos como a Copa e as Olimpíadas, de que forma a Comissão pode dar sua contribuição? A participação dos ex-atletas Romário, Danrlei e Popó enriquece estas discussões?


Jonas Donizette – Acho que o papel do legislativo é o de fiscalizar cronogramas estabelecidos, assim como a transparência no uso do dinheiro público e, nesse caso, a Comissão trata de assuntos direcionados ao esporte e ao turismo. Isso implica em análise dos recursos investidos para estes eventos e também para que os investimentos atendam as demandas. O segundo ponto é o de apoiar programas e iniciativas que fortaleçam o setor. Eu diria que a Copa e as Olimpíadas são como um pênalti que não podemos errar e temos que aprender a fazer a lição de casa com competência. A presença do ex-jogador Romário bem como do Danrlei e do ex-boxeador Popó também são importantes pela experiência acumulada, pois são nomes conceituados nas áreas onde atuaram. Temos também a presença de ex-dirigentes esportivos possibilitando assim um maior equilíbrio entre turismo e esporte, assuntos que são correlatos neste momento. Agora mesmo uma das ações que estamos alinhavando é a realização de fóruns regionais nas 12 cidades-sede, discutindo questões do legislativo e projetos que possam contribuir para o sucesso dos mega eventos. A ideia é começar já a partir deste mês uma programação provavelmente pelas cidades de Recife e Fortaleza. Queremos também trazer para discussão nas reuniões semanais da Comissão nomes do setor como os ministros do Esporte, Orlando Silva e posteriormente o ministro do Turismo, Pedro Novais.


M&E – Num momento em que se fala da necessidade de mais investimentos no setor o Governo anunciou um corte de mais de 84% do orçamento do Turismo para esse ano. Preocupa essa decisão?


Jonas Donizette – Os cortes foram necessários e no caso do turismo dizem respeito em sua maioria às emendas parlamentares. Havia muitas emendas nessa área. Há uma discussão muito grande do setor para avaliar o impacto das mesmas e espero que o Governo demonstre sensibilidade para identificar as áreas onde os recursos serão mais necessários. Certamente o turismo e o esporte são alguns deles. Nós, da Comissão, estamos bastante atentos para que programas importantes do Ministério do Turismo e do Ministério do Esporte não venham a ser prejudicados e algumas decisões não sejam levadas adiante e fiquem pelo meio do caminho por falta de recursos. Esse será um dos temas a serem discutidos por ocasião da vinda do ministro Pedro Novais e sua equipe à Comissão quando se poderá fazer os devidos esclarecimentos do impacto real destes cortes.


M&E – Qual a importância do fortalecimento do turismo interno e o desenvolvimento dos programas de regionalização? Até que ponto a questão da qualificação dos serviços e a capacitação da mão de obra do setor é importante?


Jonas Donizette – Temos um país de dimensões continentais e os programas de regionalização certamente são importantes para traçar políticas públicas e apontar diretrizes. Cada região tem características particulares e é preciso buscar compreender as necessidades de cada uma. Essa questão da capacitação e da qualificação para melhoria do nosso turismo receptivo é uma das preocupações da nossa Comissão. O povo brasileiro é um povo acolhedor, mas isso, apenas, não basta. É preciso melhorar o padrão no atendimento para que a nossa imagem no exterior seja a melhor possível. Você sabe que um atendimento deficiente gera críticas imediatas e uma imagem negativa aos turistas que nos visitam. Daí constatar que a questão da melhoria do nosso receptivo é fundamental, pois no fim é o que faz a diferença. Há vários setores da economia que estão preocupados em se envolverem em programas para melhoria dos serviços oferecidos aos turistas. Recentemente tive uma reunião com o pessoal da Associação Brasileira de Supermercados que apresentou um projeto para criação de lojas específicas no atendimento ao turista. Isso já revela um avanço e precisamos que outras áreas se mobilizem também.


M&E – Quais são os principais gargalos e desafios que o país tem que superar para dar um salto de qualidade no turismo e no desenvolvimento, em função destes megaeventos programados?


Jonas Donizette – Temos alguns desafios. O primeiro deles, como afirmei, é a melhoria na qualidade do nosso turismo receptivo. Há também questões pontuais como a sinalização turística que precisa ser revista e melhorada principalmente nas cidades-sede da Copa. Hoje temos pouca sinalização que oriente ao turista. Não podemos também querer explorar os turistas que nos visitam querendo apenas faturar cobrando pelos serviços de hospedagem e outros preços abusivos. A parte da infraestrutura e mobilidade urbana precisam também avançar muito ainda. O uso do transporte público será uma constante e precisa ser melhorado. Tudo isso certamente ficará como legado para após a Copa beneficiando a população e o país.


M&E – A Comissão tem diante de si algumas leis que ainda precisam ser revistas. Uma delas é a própria Lei Geral do Turismo que não foi implantada por falta de fiscalização. Existe também a questão da flexibilização dos vistos. Como agilizar estas medidas?


Jonas Donizette – Acho que estas são demandas que precisam ser concluídas. Nós precisamos ampliar o debate destes temas para fazê-los avançar. Todos estes assuntos serão analisados nesta nova gestão para dar continuidade ao debate e chegar a resultados. Se abrirmos mão do papel regulatório da Comissão então estaremos deixando de fazer o dever de casa. A Comissão tem que lutar para que o marco regulatório do turismo avance e aponte diretrizes fundamentadas numa legislação capaz de garantir a implementação das leis e as propostas apresentadas. Isso diz respeito tanto à implementação da Lei Geral do Turismo como a questão da flexibilização dos vistos, entre outras. Outro tema preocupante é a questão do combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. O assunto foi objeto de discussão em nossa reunião do dia 23 quando aprovamos a realização de um Seminário para discutir o combate ao turismo sexual no Brasil. A proposta, que visa atender a requerimentos de audiência pública dos deputados Ruy Carneiro (PSDB-PB) e Benjamim Maranhão (PMDB-PB), foi apoiada por vários parlamentares presentes à reunião da CTD. Tudo isso tem que avançar e o nosso papel é de agilizar este processo também no legislativo.


(Fonte : Mercado & Eventos / foto divulgação)

MINISTÉRIO DO TURISMO OFERECE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO NO MS


Na última sexta-feira, dia 1º, a coordenadora local da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH), Tatiana Cayres, se reuniu com a equipe da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), para apresentar o projeto do Ministério do Turismo, Bem Receber Copa, que tem como objetivo a qualificação profissional do setor hoteleiro. Com o slogan “O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos”, o Bem Receber Copa é um programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo, em parceria com entidades do setor, entre elas a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que tem como objetivo capacitar o setor de turismo para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos, focando em Pessoas, Empresas e Destinos. O Ministério do Turismo definiu quatro eixos de atuação para a Copa de 2014 e um deles diz respeito à qualificação profissional, juntamente com promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística. Em 2010, na primeira etapa do programa, foram matriculados 5.318 profissionais nas 12 capitais-sedes da Copa do Mundo, com 4.367 concluintes. Este excelente resultado credenciou a ABIH junto ao Ministério do Turismo para a execução da segunda etapa do Programa, com uma meta de qualificação de 12 mil profissionais, contemplando as 12 capitais sedes e mais 21 destinos, incluindo Campo Grande e Bonito com um total de 300 vagas oferecidas para esses municípios. Novas vagas foram abertas também para o Pantanal, devido a uma solicitação da Fundtur, que durante a reunião justificou a participação dos hotéis-fazenda do Pantanal, devido ao já consolidado roteiro turístico Pantanal–Bonito. Segundo a gerente de promoção e divulgação da Fundtur–MS, Maria Inês Amaral, apesar de Mato Grosso do Sul não sediar é um destino atraente para os turistas que vierem para a Copa. “Devido a nossa localização geográfica privilegiada, estamos no meio das cidades-sedes, receberemos muitos turistas durante a Copa, temos que aproveitar a oportunidade de qualificar e reciclar nossos profissionais”. O programa foi desenvolvido com o uso de metodologia de educação a distância adotada pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem. Esta escola foi implementada pelo IBH – Instituto Brasileiro de Hospedagem, braço operacional da ABIH. A aula inaugural será realizada no dia 14, em Campo Grande, e 15 em Bonito, com local ainda a definir, o horário das reuniões será no período da manhã das 9 às 12 horas e à tarde 12 às 15 horas. O coordenador geral da EVMH, Silvone Assis e a presidente da ABIH-MS, Cristina Busse, estarão presentes no lançamento. Os participantes aprovados serão certificados pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem e o hotel que atingir índice de conclusão superior a oitenta por cento de seus funcionários matriculados receberá o selo “Bem Receber Copa 2014”.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

CENTER NORTE RECEBERÁ A FEIRA FISPAL HOTEL 2011


Com o turismo acelerado no Brasil, e a proximidade da realização da Copa do Mundo em 2014, o setor hoteleiro começa a se preparar para oferecer um atendimento de qualidade, e os encontros de negócios e capacitação nesse sentido já começam ganhar destaque no calendário nacional. Por isso, empresas e profissionais do setor hoteleiro em nível global começam a se preparar para a Fispal Hotel 2011, considerada uma das mais importantes feiras do setor. O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de junho, das 13h às 21h, no Expo Center Norte, em São Paulo. Conforme a organização do evento, cerca de 60 marcas vão expor seus produtos em todas as áreas da hotelaria: cama, mesa, banho, uniformes, bebidas, alimentos, recreação e lazer, decoração e móveis em geral, iluminação, automóveis utilitários, produtos para higiene e limpeza, equipamentos para cozinha e copa, e muitas outras. Uma das empresas que já confirmaram participação na Fispal 2011 é a paranaense Germer Porcelanas Finas, com fábrica em Campo Largo (PR). Ela fabrica porcelanas de mesa e tem uma série de produtos voltados ao mercado hoteleiro (Linha Buffet, Linha Piatto, Linha Convexa, e Linha Bar Hotel, entre outras).

(Fonte : DCI)

MUDOU A REGULAMENTAÇÃO PARA FRANQUIA E EXCESSO DE BAGAGENS INTERLINE


Entrou em vigor no último dia 1º de abril e apenas para os bilhetes emitidos a partir daquele dia, a Resolução 302 da IATA, que modifica a regulamentação de franquia e excesso de bagagem para os trechos que envolvam mais de uma companhia aérea (interline). Com a vigência do novo conceito MSC - Most Significant Carrier, a determinação da franquia e do excesso de bagagem seguirá a política da companhia aérea operadora do maior trecho e/ou que efetue a mudança de área/subárea IATA. A franquia determinada no bilhete será automaticamente extraída dos sistemas de reservas e essa será a franquia honrada pelas companhias aéreas. Nos casos de excesso de bagagem, a cobrança e a emissão do comprovante de pagamento serão efetuados pelo primeiro transportador para todo o trecho e o passageiro deverá apresentar esse comprovante para as demais empresas. Caso isso não ocorra, o passageiro poderá ser cobrado novamente pelo excesso. Sugere-se que os passageiros consultem a companhia aérea ou as agências de viagens sobre o critério de franquia antes de viajar.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

SANTA CATARINA GANHA CAPACITAÇÃO DE 3 MIL PROFISSIONAIS EM 2011


Em continuação ao trabalho de divulgação de Santa Catarina e capacitação para operadores e agentes de viagem de como melhor vender o Estado, a Ceretur e o órgão oficial de turismo no Estado, a Santur, deverão treinar mais de três mil profissionais em 2011. A Ceretur, com o projeto Destinos e Roteiros Integrados, capacita os profissionais de turismo. Na agenda de maio estão marcados sete eventos, com início em Vitória (ES), Salvador (BA), Maceió(AL), Recife(PE), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e Natal (RN). Ainda no primeiro semestre, as capacitações deverão acontecer em outros quatro Estados. O evento de capacitação que acontece todos os anos em Santa Catarina, em 2011, será o V Encontro Destinos e Roteiros Integrados, na Praia de Garopaba, Imbituba.

(Fonte : Mercado & Eventos / foto divulgação)

O NEGÓCIO DO VISTO


Em São Paulo, mercado informal de despachantes cresce ao redor do Consulado dos EUA em resposta à alta demanda pelo endosso

Às 9h20, após vencer uma fila de cerca de 200 metros, Nataniel dos Anjos, 23, é barrado na porta do consulado. Sem o papel que comprova o agendamento de sua entrevista, o assistente administrativo nem bem consegue expressar sua aflição por estar com a documentação incompleta quando é "socorrido" por um olheiro. Após ser levado para um dos despachantes, Nataniel volta à fila com olhar de alívio, mas com R$ 15 a menos no bolso. Esse foi o valor pago para acessar seu e-mail e imprimir o papel que faltava. "É um assalto. Mas a gente vai fazer o quê?" O mercado de serviços de despachantes que se consolidou no entorno do Consulado dos Estados Unidos em SP é uma aula de capitalismo. Selvagem, diga-se.

Durante as cinco horas em que a Folha acompanhou a fila em frente ao consulado, foi possível notar que o problema mais comum era a falta do papel do agendamento. O engano ocorria porque, ao fazer o agendamento, o solicitante recebia e-mail informando a necessidade de anotar o número do protocolo ou imprimir o documento. Emma Marwood, vice-consulesa do setor de vistos, afirma que a falha foi corrigida e hoje as pessoas são informadas sobre a obrigatoriedade do papel. "Mas como há muita demanda pelo visto e a espera pode chegar a cem dias, ainda haverá pessoas com a informação antiga."

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

COMISSÃO DISCUTIRÁ INFRAESTRUTURA DOS PORTOS


A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) terá audiência pública na próxima quarta-feira (6), às 9h30, para debater a infraestrutura portuária com o objetivo de potencializar o turismo. Foram convidados o diretor da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Fernando Antônio Brito Fialho; o consultor de Portos e ex-Presidente da Companhia Docas de São Sebastião/SP, Frederico Bussinger; o diretor de Portos e Costas da Marinha, vice-almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o presidente da Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo, José Adilson Pereira; e o diretor de infraestrutura do PAC, Ministério do Planejamento, Roberto Nami Garibe Filho.

A audiência será na Ala Alexandre Costa do Senado, na sala 19.

(Fonte : Panrotas)

AGÊNCIA DE FOMENTO DE SP LANÇA LINHA PARA FRANQUIAS


A Nossa Caixa Desenvolvimento vai lançar nos próximos dias uma linha de crédito para atender negócios no modelo de franquias. Com taxa de 0,65% ao mês, além do IPC-Fipe, serão atendidos projetos de desenvolvimento da primeira franquia, expansões e reformas. Os financiamentos poderão cobrir até 70% do projeto, com prazo máximo de 60 meses, a depender de cada caso. Os detalhes finais devem ser acertados em reunião da diretoria nesta semana. A linha não terá um limite definido de dotação. Será estendida até o valor do capital que a instituição possui para fazer empréstimos, que é de R$ 1 bilhão. A agência, que iniciou suas atividades em 2009, registrou em março cerca de R$ 300 milhões de desembolso em financiamentos para pequenas e médias empresas do Estado de São Paulo. Com a entrada da nova linha, a estimativa é chegar a R$ 750 milhões de desembolso neste ano, segundo Milton de Melo Santos, presidente da entidade. "Nós temos de lidar com o fato de sermos ainda pouco conhecidos no mercado e também com algum receio do empresário de tomar empréstimos", diz Santos. O setor de petróleo e gás é outro que deve impulsionar o avanço dos empréstimos. "Na cadeia de fornecimento deste setor há um número muito grande de empresas que começaram a se posicionar em São Paulo para fornecer seus produtos e serviços", afirma.

(Fonte : Col. Mercado Aberto)

PACOTE TURÍSTICO VIRA NOVO FOCO DO MAGAZINE LUIZA NO VAREJO


Com um tíquete médio de R$ 484 e um crescimento de até 30% mantido há 10 anos, a rede varejista Magazine Luiza sai de Franca, no interior de São Paulo, onde foi criada, para agora levar seus clientes da classe emergente a viajarem pela primeira vez de avião, por meio do Luiza Viagens, o novo braço do grupo, inaugurado recentemente em parceria com a empresa Azul Linhas Aéreas. A rede segue os passos da Casas Bahia, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que há pouco tempo fechou semelhante acordo de vendas com líder aérea TAM, e agora instalam quiosques em periferias de São Paulo para vender passagens ao público C e D. Segundo a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, o intuito da rede é abocanhar parte dos 11 milhões de brasileiros previstos para começar a viajar de avião no País, segundo pesquisa realizada pelo Data Popular. "Hoje o nosso pacote é diferenciado, pois ele foi montado para a classe que não sabe nem o que é check in ou check out. No nosso avião é falado a mesma língua do povo", explicou a presidente, em evento realizado no WTC, na capital paulista. Apesar dessa movimentação de olho no aumento do turismo brasileiro, há quem tenha tirado o time de campo, e deixado de atuar na área de viagens. A rede supermercadista Carrefour vendeu suas lojas próprias de pacotes do setor para a CVC , líder nesse mercado. Por outro lado, o Carrefour anunciou sua entrada no ramo imobiliário, pois o objetivo é o de aproveitar a base de 114 hipermercados da rede no País para que em parceria com construtoras, além de erguer edifícios comerciais ou shopping centers no mesmo espaço. Ainda que a movimentação pela venda de pacotes e passagens aéreas esteja forte no varejo, os planos do Magazine Luiza são mais amplos, com o objetivo de atuar em diversas vertentes, a empresa não descarta entrar ao mesmo tempo no Rio de Janeiro e Espírito Santo, com aquisições. "Não podemos chegar no Rio com duas, três lojas. Tem de chegar com uma força", disse Luiza, ao lembrar que quando veio para São Paulo apostou na abertura de 50 lojas ao mesmo. Ela afirmou que hoje, o segundo mercado mais importante da rede é a região sul.

Fidelização

Para manter os seus clientes fiéis, a rede investe no tradicional "Dia de Ouro", evento realizado deste 2005 e voltado aos consumidores mais fiéis, os Clientes Ouro. São ofertas diferenciadas, com condições de pagamento exclusivas. 401 lojas participam, sendo sete delas pela primeira vez este ano. Além das facilidades de pagamento proporcionadas pelo Cartão Luiza Ouro, somente nesses dias os usuários dessa modalidade de crédito contam ainda com o parcelamento de qualquer produto da loja, em até 10 vezes, sem juros no Cartão Luiza. No âmbito dos negócios em si, as medidas anunciadas pelo governo no final do ano passado, que visam conter o ritmo do consumo e a concessão de crédito, não devem comprometer a expectativa de compras das classes C e D no Brasil ao longo de 2011, segundo Luiza Helena. "Notamos que o nível de endividamento não vem aumentando, e o consumo continua em um ritmo estável, o que contribui para um cenário positivo para o varejo neste ano", afirmou ela. A avaliação de Luiza é que as ações do governo devem comprometer, em um primeiro momento, gastos com bens de maior valor, como imóveis e veículos, refletindo de forma pouco expressiva na compra de eletrodomésticos e eletrônicos. Ela ainda afirma que a questão de preço não é o principal desafio das empresas e que o atendimento com qualidade e velocidade são os grandes desafios das empresas varejistas do Brasil. "As únicas duas coisas que vão diferenciar uma empresa da outra são inovação e atendimento. Preço passou a ser commodity", afirmou. Segundo Luiza atualmente o cliente quer mais que um preço ele precisa de segurança.

Balanço

No ano passado, a companhia teve um lucro de R$ 68,8 milhões, ante um prejuízo de R$ 92,7 milhões em 2009 e perdas de R$ 76,6 milhões em 2008. A receita líquida totalizou R$ 4,808 bilhões em 2010, em um crescimento de 43% sobre o resultado de 2009. O lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização, na sigla em inglês (Ebtida) foi R$ 319 milhões no ano passado, ante R$ 64,6 milhões no exercício anterior. A rede de lojas atingiu 604 unidades em dezembro de 2010, ante 455 em 2009. Em fevereiro deste ano a empresa apresentou um pedido de lançar ações na Bovespa, e ainda os recursos levantados com a oferta de ações (IPO) devem ser dirigidos para abertura de lojas, aquisições, investimentos em reformas de lojas e reforço do capital de giro. Lojas Americanas, Submarino, Lojas Renner e Marisa são outras empresas do setor varejista que já possuem ações negociadas na Bolsa.

(Fonte : DCI)

BANCO ITAÚ AMPLIA O PORTFÓLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O SETOR TURÍSTICO


De 2009 para 2010, o Banco Itaú registrou aumento de 30% no número total de clientes do setor, entre agências, operadoras de viagem, meios de hospedagem e companhias aéreas. Com isso, alcançou resultado 55% maior na prestação de serviços bancários para a indústria. Também ampliou em 30% a carteira de empréstimos para as empresas do trade e em 31% o resultado financeiro nas operações de crédito para o setor. No mesmo período, o volume de cobrança bancária e de pagamentos realizados pelo setor apresentou incremento de 44% e 58%, respectivamente. A instituição financeira ampliou seu portfólio de produtos e serviços para o trade de turismo e desenvolveu uma série de soluções voltadas para as empresas do setor. Dentre elas, as linhas de repasse do BNDES para hotelaria - para construir, ampliar ou reformar hotéis, pousadas e outros tipos de meios de hospedagem; o Empréstimo Turismo em Moeda Estrangeira - para empresas que operam com turismo internacional e possuem recebíveis atrelados à moeda de outros países; a Conta Corrente em Moeda Estrangeira; o Câmbio On-Line Financeiro, operações de câmbio via internet; e o Itaú Comexpress, gerenciamento eletrônico das operações internacionais. Para os turistas, o Itaú disponibiliza serviços como o Global Travel Card, cartão pré-pago e recarregável disponível em três moedas - dólar americano, euro e libra; o Seguro Viagem Itaú - que oferece cobertura para viagens internacionais e nacionais e uma central de atendimento 24 horas em português -; o Câmbio Itaú Pessoa Física - para compra de papel moeda e travellers cheques - e o Crédito Itaú para Viajar, linha de crédito especialmente desenvolvida para o turista que precisa financiar a sua viagem com custo muito reduzido e prazos que vão até 48 meses.

(Fonte : Business Travel Magazine)

TURISTAS TÊM OPÇÕES PARA FUGIR DO IOF


Com aumento da alíquota do cartão de crédito para 6,38%, cresce procura por pré-pagos, traveler cheques e moeda

O aumento na tributação das compras no cartão de crédito fora do país levou muitos viajantes a buscar alternativas para fugir do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) mais caro, como cartões pré-pagos, cartão de débito, travelers cheques e moeda em espécie. A vantagem é a tributação de 0,38% de IOF, abaixo da do cartão de crédito, que subiu de 2,38% para 6,38%. Os cartões pré-pagos ainda são oferecidos por poucos bancos comerciais, mas podem ser encontrados em várias corretoras de câmbio. Têm como vantagem, além do imposto menor, a possibilidade de compras on-line em lojas do exterior e o uso na função débito. "Outro diferencial é o crédito não expirar. O cliente coloca o valor que acha que irá gastar. Se sobrar, pode usar em outras viagens ou vender o que restou", afirma Rose Del Col, vice-presidente das Américas para produtos pré-pagos da American Express. A taxa de câmbio é fixada no momento da aquisição ou recarga, evitando flutuações. Outro custo, além do IOF, é uma taxa nos saques (normalmente, US$ 2,50). Os cartões de débito, os mesmo usados no Brasil, normalmente precisam ser ativados para funcionar fora. As taxas, que variam de acordo com o banco, são maiores. Os travelers cheques, que já foram a principal opção para os turistas antes do avanço dos meios eletrônicos, também possuem taxa de compra e venda que varia de acordo com o banco. O problema, nesse caso, é a aceitação mais limitada.


CÂMBIO

A cotação usada nos cheques de viagem, a mesma do pré-pago, é pouco inferior à da venda de dinheiro em espécie, no caso do dólar ou euro. Em outras moedas, no entanto, alguns bancos e corretoras cobram uma taxa mais baixa pelo dinheiro virtual. A principal desvantagem dessas alternativas é que exigem que o turista compre o dinheiro antecipadamente. "Com o cartão de crédito, paga-se a fatura posteriormente, com possibilidade de parcelar. Por isso, essas formas de pagamento devem ser complementares", diz Felipe Maffei, diretor de produtos da Visa do Brasil. Dividir os gastos entre cartão de crédito e pré-pago também permite diluir o risco de variação do câmbio. No crédito, vale o dólar do pagamento da fatura, o que pode ser bom, no caso de queda da moeda, ou ruim, na alta. Outras vantagens do crédito são os bônus em programas de milhagem e o fato de não haver sobra de dinheiro, principalmente em uma época em que o real se valoriza.


TEMPORÁRIO

Sandra Rodrigues, gerente-executiva do Santander, diz que o aumento do IOF elevou a procura por cheques e por dinheiro em espécie. Para ela, no entanto, esse movimento pode ser temporário. "Dependendo do gasto, a diferença de preço em relação ao produto no Brasil não inviabiliza a compra." Pesa ainda a tendência de crescimento no uso do cartão de crédito, cuja participação no gasto com viagens internacionais cresceu de 51% para 61% em seis anos. Um gasto de US$ 500 no crédito, por exemplo, fica R$ 35 mais caro em relação ao IOF de 2,38% e R$ 50 superior ao pagamento no pré-pago, cheque ou dinheiro. Se o mesmo produto custar mais no Brasil, ainda pode ser um bom negócio.


MAIS BANDEIRAS LANÇAM CARTÕES PRÉ-PAGOS

Os gastos dos brasileiros no exterior, que bateram recorde no primeiro bimestre, têm chamado a atenção das grandes administradoras internacionais. A MasterCard e a American Express lançaram no mês passado cartões pré-pagos de viagem, até então oferecidos no país somente pela Visa. A estratégia das empresas de colocar no mercado mais um forma de pagamento ocorre em cenário positivo para o aumento do consumo no exterior. Na sexta, o dólar atingiu seu nível mais baixo em dois anos e meio (R$ 1,612). Ao mesmo tempo, o aumento do poder de consumo da população também tem resultado em crescimento das viagens. "O Brasil tem vivido um momento de expansão econômica e isso tem feito com que cada vez mais brasileiros, de diferentes classes sociais, possam sair do país", afirma Maurício Alves, vice-presidente de produtos da MasterCard. Segundo a empresa, o mercado de pré-pagos representa atualmente US$ 12 bilhões em oportunidades na América Latina. Para 2017, a previsão é que o valor alcance US$ 81 bilhões. Rose Del Col, vice-presidente das Américas para produtos pré-pagos da American Express, diz que o lançamento veio após pesquisas com os consumidores, que buscavam um produto nesse formato. "Fizemos um modelo baseado nas expectativas que identificamos, como não ter uma tarifa de inatividade e o saldo não expirar." O cartão pode ser usado em qualquer lugar fora do país que aceite a bandeira American. A marca prevê movimentar US$ 1 bilhão por ano com a modalidade. As empresas argumentam que entre as vantagens está a conveniência de fixar o câmbio no ato da compra, além de poder recarregar créditos no exterior. A Visa, que oferece o Visa Travel Money desde 1996, vê a modalidade como uma das mais promissoras em seu portfólio. "O uso do produto cresce a cada ano e tende a se intensificar", afirma Felipe Maffei, diretor de produtos da Visa do Brasil

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

PARCERIA PERMITE VOO IDA E VOLTA A CERCA DE US$ 1.200 DE NY A SP


Uma parceria realizada nesta semana entre os órgãos de fomento turístico das cidades de São Paulo e Nova York, além da companhia aérea American Airlines, permite, até sexta-feira que vem (8), que sejam comprados voos ida e volta entre essas cidades a um valor anunciado de US$ 1.099. O preço, em classe econômica, não inclui cerca de US$ 70 de taxas governamentais e aeroportuárias. E os bilhetes devem ser utilizados até 30 de setembro de 2011, com exceção do período entre 9 de julho e 6 de agosto. A viagem também pode partir das cidades do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE) ou Salvador (BA). Para se ter uma ideia, em uma busca no site Decolar.com, que compara diversas companhias aéreas, o preço para ida de São Paulo no dia 15 e retorno na semana seguinte gira em torno de US$ 2.300. Considerando só os voos diretos, o preço médio é de US$ 3.000.

BILATERAL

Outras ações de promoção do turismo bilateral entre as cidades - que são importantes emissores de visitantes uma para a outra - também fazem parte do acordo entre a São Paulo Turismo e a NYC & Company. "Troca de publicidade on-line, suporte mútuo no departamento de comunicações e compartilhamento de marketing de promoção turística em seus respectivos mercados" foram medidas anunciadas pelos órgãos. Foram criadas páginas especiais em português para quem entra com o IP (identificação do computador na internet) brasileiro no site de NY - o nycgo.com e em inglês para o público norte-americano que acessar o site da São Paulo Turismo – cidadedesaopaulo.com Informações sobre o que fazer nas cidades, itinerários, circuito cultural e de compras também fazem parte dos hotsites, que ficarão no ar até o dia 8.

(Fonte & foto : Jornal Folha de S. Paulo)

O FUTURO DO TURISMO NO BRASIL


O Brasil está apostando todas as fichas na Copa do Mundo de 2014. As cidades-sede, apesar das muitas críticas e atrasos, se desdobram para começar as obras de mobilidade urbana e outras que são obrigatórias, segundo o caderno de encargos da Fifa. Serão muitos os setores a serem beneficiados e a geração de empregos com certeza vai acontecer. Um dos setores econômicos que mais devem apresentar crescimento é o do turismo. O setor de turismo já é responsável pela geração de 7,2 milhões de empregos no Brasil. Desse total, 870 mil estarão na linha de frente na Copa do Mundo de Futebol em 2014, lidando diretamente com os turistas. No mês do Campeonato Mundial, o número de visitantes deverá alcançar a marca de 3,6 milhões, sendo 600 mil estrangeiros. Os dados foram divulgados pelo ministro do Turismo, Pedro Novais. Segundo o Ministério do Turismo, atualmente, o setor de turismo já responde por 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e afirmou que a meta é chegar ao final da década com 8% de participação. O ministro esteve no lançamento de um programa do Serviço Social do Comércio (Senac) que vai oferecer 1 milhão de oportunidades para capacitação profissional dos trabalhadores que pretendem atuar no Mundial de 2014. Serão oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas de turismo, gastronomia, idiomas, hotelaria, segurança, saúde e informática. Para se candidatar a uma vaga, basta procurar qualquer unidade do Senac ou buscar informações na página do programa na internet. Cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, que sediarão a abertura e encerramento da Copa, têm toda estrutura necessária e se preocupam mais com itens como a segurança. O Rio, por sinal, ganhou muito com a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Essa visita serviu como marketing para o Rio, que tanto foi criticado na solenidade de escolha do país como sede dos jogos em 2014. Vale sempre lembrar que o Rio também sediará os jogos olímpicos de 2016. Cuiabá precisa avançar muito nesse setor. Os investimentos têm que ser pesados e há grande preocupação em relação a esse assunto. O Pantanal Mato-grossense, conhecido mundialmente, não tem estrutura para receber turistas em larga escala. A Transpantaneira está entregue ao abandono e os empresários do setor turístico sempre vivem reclamando da falta de apoio do governo. Não existe, na prática, um planto turístico para a região. O Aeroporto Marechal Rondon é séria preocupação e as obras de mobilidade urbana, pelo menos por enquanto, estão apenas no papel. O tempo passa e a preocupação aumenta. Potencial não falta para Mato Grosso, o que falta mesmo é vontade política e dinheiro para dar ao Pantanal, Chapada dos Guimarães, Araguaia e outras regiões, a estrutura necessária para bem receber. É uma questão que deve ser vista com mais carinho e como prioridade.

(Fonte : Editorial Gazeta Digital)

ABECS DIVULGA NÚMEROS DO SETOR DE CARTÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011


A Abecs - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços divulgou as estimativas de resultado do setor de meios eletrônicos de pagamento nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011. Os números indicam uma continuidade no crescimento verificado no final do ano passado. Os dados estimados apontam para uma elevação de 18% no faturamento total e 16% no número de transações em relação ao primeiro trimestre de 2010, que já foi um ano de forte alta, impulsionada pelo bom momento da economia brasileira. Ao observar os números segundo modalidades de pagamento, nota-se um acréscimo de 20% no faturamento com débito, 18% no crédito e 16% em rede/loja nos três primeiros meses de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado. O setor de meios eletrônicos de pagamento terminou o ano de 2010 com aumento de 22% em faturamento em relação a 2009, posicionando os cartões como importante meio de pagamento e fornecedor de crédito à população. A modalidade cartão de crédito respondeu por uma participação de 58% do total faturado pelo setor em 2010. O cartão de débito finalizou o ano com participação de quase 29% da indústria, enquanto os cartões private label responderam por 13%. O mercado de cartões encerrou o ano passado com faturamento de R$ 541,9 bilhões, sendo R$ 313,7 bilhões dos cartões de crédito, R$ 159,6 bilhões dos cartões de débito e R$ 68,5 bilhões dos cartões de rede/loja. A quantidade de transações com cartão cresceu 16% em relação a 2009.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

NOVO COMPLEXO DO HOTEL ALPESTRE DEVE SER INAUGURADO ATÉ JUNHO


Dispondo de uma área verde exclusiva na Região das Hortênsias, o Hotel Alpestre, de Gramado (RS), está ampliando sua estrutura para o conforto do hóspede e a captação de eventos corporativos

Um dos destinos mais procurados quando se fala em turismo de lazer no Brasil, e provavelmente o mais lembrado no inverno, Gramado tem se tornado uma referência para outro tipo de turismo: o turismo de negócios. Atualmente, metade da ocupação dos hotéis da cidade ao longo ano é constituída de pessoas que vão a Gramado para participar de eventos empresariais. Conhecido como um dos mais tradicionais da cidade, o Hotel Alpestre passa por uma ampliação para atender a esta demanda. Estão sendo construídos 40 novos apartamentos, incluindo oito suítes, além de um novo centro de eventos com capacidade para receber 200 pessoas. Serão três salas, sendo duas moduláveis com entrada independente do hotel, infra estrutura moderna e equipamentos de última geração. Totalizando três mil metros quadrados, o novo complexo terá ainda salão para café da manhã em ambiente envidraçado com deck para parque do hotel, e elevador panorâmico. Com esta ampliação, o Hotel Alpestre vai proporcionar uma estrutura ainda mais completa para os hóspedes, resultando em conforto e comodidade. Além disso, o empreendimento se prepara para a Copa do Mundo de 2014, quando a região deverá receber uma grande movimentação de turistas de outras partes do mundo. A nova ala deve ser inaugurada no meio deste ano. Em 2011, o hotel completa 25 anos e possui uma das estruturas mais completas da região. Dispõe de uma área verde com 10.000 metros quadrados, piscina térmica, piscina externa adulto e infantil junto ao grill, coffee shop com menu kids e baby, e café da manhã até as 11h. Há também estacionamento com manobrista, transfer de ida e de volta ao centro da cidade sem nenhum custo adicional, garagem e proteção Unimed 24h.


(Fonte & foto : Tiago Costa, DUE Comunicação)