segunda-feira, 29 de março de 2010

PRATICAMENTE METADE DOS RECURSOS DO PAC 2 PARA TRANSPORTES SE DESTINA A RODOVIAS

Brasília - Dos R$ 109 bilhões a serem investidos a partir de 2011 no setor de transportes, na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), quase a metade (R$ 50,4 bilhões) se destinam às rodovias. O programa prevê a realização de estudos de viabilidade para criar novos trechos para trens de alta velocidade.
A meta do programa nessa área é consolidar e ampliar a rede logística e interligar os modais – rodovias, hidrovias e ferrovias. O PAC 2 pretende expandir em 7.919 quilômetros as rodovias, e fazer manutenção em 55 mil quilômetros. Novos projetos estarão direcionados a 12.636 quilômetros.
As ferrovias ficaram em segundo lugar, com previsão de R$ 46 bilhões, também a partir de 2011. Também está prevista expansão de 4.696 quilômetros da malha ferroviária.
Parte dos valores destinados às ferrovias estão previstos para a realização de estudos de viabilidade para 1.991 quilômetros de linhas de trens de alta velocidade nos trechos São Paulo-Campinas; Campinas-Triângulo Mineiro; e Campinas-Belo Horizonte.
Outros R$ 5,1 bilhões devem ser investidos em 48 empreendimentos portuários em 21 portos: 12 em dragagem de aprofundamento, 24 em infraestrutura portuária, cinco em logística, e sete em terminais de passageiros, visando a Copa de 2014.
O PAC 2 prevê também R$ 2,7 bilhões de investimentos em 48 empreendimentos de hidrovias, dos quais 34 serão terminais hidroviáros, sete de estruturação de corredores hidroviários e sete relativos a estudos de viabilidade.Os aeroportos têm previsão de R$ 3 bilhões, destinados a 22 empreendimentos que abrangem 14 aeroportos – 15 empreendimentos relacionados a terminais de passageiros; cinco a pistas, pátios e torres de controle; e dois a estudos e projetos.
O PAC 2 prevê, ainda, R$ 1,8 bilhão a serem investidos em equipamentos para estradas vicinais. Dos R$ 109 bilhões destinados à área de transportes, R$ 104,5 serão investidos entre 2011 e 2014, e R$ 4,5 bilhões para após 2014.

(Fonte : Ag. Brasil de Noticias )

ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÕES GRATUITAS NO 16º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

Caravanas, descontos e reembolsos de passagens são facilidades oferecidas aos participantes

Seguem até esta sexta-feira, 2 de abril, as inscrições gratuitas para o 16º Salão Paranaense de Turismo, um dos principais eventos profissionais de turismo do Mercosul. O credenciamento é feito online pelo site www.abav-pr.com.br. Podem participar agentes de viagens, profissionais do trade e estudantes de turismo.
Organizado e promovido pela ABAV-PR, o Salão é reconhecido por fomentar negócios e contatos de mercado entre seus participantes, além de debater tendências e promover capacitação profissional. A expectativa é a participação de aproximadamente 300 empresas expositoras, provenientes de diversos estados do país e também das Américas e Europa, além de 10 mil visitantes, entre profissionais do Sul e Sudeste do país e países vizinhos, como Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Facilidades para vir

A TAM, patrocinadora master do Salão, está oferecendo 85% de desconto – AD 85 na passagem aérea para os agentes de viagens participantes. Após fazer a inscrição, o agente deve enviar um e-mail para abav-pr@abav-pr.com.br, informando os voos TAM de sua preferencia. Mediante o pagamento para a ABAV-PR, a entidade providenciará as passagens e informará ao participante seu e.tkt.
Além disso, a ABAV-PR está promovendo caravanas gratuitas, com hospedagem inclusa, saindo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na sexta-feira e retornando no domingo. Podem se inscrever nas caravanas até dois agentes por agência de viagem. Confira os roteiros: Paraná – Foz do Iguaçu / Cascavel / Guarapuava; Londrina; Maringá. Santa Catarina: Blumenau / Brusque / Balneário Camboriú / Itajaí; Chapecó / Xaxim / Xanxerê / Videira / Caçador; Criciúma / Tubarão / Laguna / Florianópolis / Itapema; Joinville. Rio Grande do Sul – Farroupilha; São Leopoldo; Porto Alegre. Mais informações pelo e-mail caravanas@abav-pr.com.br
Para os agentes de viagens das cidades do Paraná e Santa Catarina onde não passarem as caravanas, a ABAV-PR vai reembolsar uma passagem rodoviária por agência (acomodação regular convencional), de ida e volta. O reembolso será feito em até cinco dias úteis, mediante a entrega de cópia das passagens junto à secretaria do evento.

Parcerias e expositores

Além do patrocínio master da TAM e dos recém confirmados patrocínios do Sebrae/PR e da Travelport, o Salão Paranaense conta com a chancela e o apoio de importantes entidades e órgãos nacionais, regionais e locais do Turismo como Governo Federal, Ministério do Turismo, Embratur, Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Paraná, Sindetur-PR, ABIH-PR, Sindotel-PR e Abrasel-PR.
Confira também os expositores confirmados pela organização do evento até o momento: Accor Hotels, Aerocondor, Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Alitalia, Andes Operadora de Turismo, Bento Gonçalves (RS), Bertoldi Turismo, Beto Carrero World, Blue Sea Cruises, Bourbon, Brasil Total Receptivos, BRT Repasse, BWT Operadora, Caltour-Argentina (Américas, De La Paix Hotel/Bristol, El Barracas, El Viejo Almacén, Emperador, Esquina/Tango Porteño, Fën, Ha Hoteles, Holiday Inn, Howard J. Recoleta, Huentala, Humberto M, Nevada, NH, Ópera Pampa/Tango Palace, Orly, Rojo Tango, Savoy, Señor Tango, Sturla, Waldorf), Câmbio Turismo, CIC Blumenau, Costão do Santinho, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Delta Vacations, Didier Levy, diRoma, Espírito Santo, Flot Operadora, Focus Turismo, Foz do Iguaçu (PR), FRT Operadora, Fundação Caldas Novas, Gaspar (SC), Gol Linhas Aéreas, Green Peace Operadora de Turismo, GTA, Hamburguesa Turismo, Highlight, Hotéis Deville, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Interlaken Operadora, Ipanema Plaza Hotel, Joinville (SC), Localiza, Lusanova Tours, Magic Way, Mato Grosso do Sul, MGM Operadora, Minas Gerais, MMTGapnet, Náutica Cruzeiros, New Line Tour Operator, OK Operadora, Open Line, Orion Turismo, Passaredo, Pinhais (PR), Personal Brasil Tour Operator, Queensberry – MG Travel, Rede Plaza de Hotéis, Resort Yacht y Golf Club Paraguaio, Rio Quente Resorts, Royal Caribean – MG Travel, Santa Catarina Turismo - Santur, São José dos Pinhais (PR), Schultz, Século XXI Operadora, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Paraná, South Maketing International, TAM, Termas de Jurema, Tim Travel, TopTour, Transpen, Travel Inn Hotels, Travelport, Trend Fairs, Uruguai, Vale Europeu Catarinense, Visual Turismo, Webjet Linhas Aéreas.

Serviço:

16º Salão Paranaense de Turismo
Datas: 9 e 10 de abril de 2010
Local: Estação Convention Center (Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças) - Curitiba/PR
Horários: 9/4 (sexta-feira) das 12h às 20h
10/4 (sábado) das 11h às 19h
Informações: (41) 3223-3411
abav-pr@abav-pr.com.br
http://www.abav-pr.com.br/

(Fonte : Flamma Comunicação)

PARCERIA FACILITA ACESSO A CARDÁPIO EM BRAILLE PARA RESTAURANTES E BARES DE SÃO PAULO


São Paulo - A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e a Associação Brasileira de Gastronomia (Abresi) assinaram no dia 29 parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos para a produção de cardápio em formato braille a preços mais acessíveis. A parceria, firmada durante a Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo (Fistur), prevê também o treinamento e a capacitação dos funcionários dos estabelecimentos. De acordo com lei municipal, todos os estabelecimentos no município de São Paulo que comercializem refeições e lanches são obrigados a disponibilizar um ou mais cardápios em braille, constando o nome do prato, ingredientes utilizados, relação de bebidas e preços. Além de braille, o cardápio deve ter o texto em tamanhos maiores para aqueles que tem baixa visão e que não leem o braille.
O diretor presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Alfredo Weisflog, disse que a parceria fará com que os estabelecimentos se enquadrem na lei e que os deficientes visuais tenham pleno acesso a restaurantes, lanchonetes e bares. “Como qualquer outro ser humano ele [cego] come, consome, paga impostos e tem pleno direito a ter informação e independência de escolher seu menu e não depender de que outros leiam para ele.”
Para Weisflog, nem todos os estabelecimentos se enquadravam na lei porque a confecção do cardápio tem custo elevado. Além disso, segundo ele, as empresas avaliavam esse tipo de cardápio como “dispensável” uma vez que nem todos os dias recebiam clientes com deficiência visual. “Por isso os estabelecimentos preferem ler o cardápio. E a inclusão [do cardápio em braille nesses locais] nem sempre é um trabalho de simples convencimento.”
O custo de um cardápio em braille varia de R$ 40 a R$ 45. Mas os afiliados à Abresi terão descontos e poderão oferecer treinamento aos funcionários sobre como tratar um deficiente visual.
O presidente da Abresi e da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, reforçou que a parceria tem o intuito de melhorar o atendimento aos portadores de necessidades especiais, além de arrecadar recursos para ajudar essas pessoas. “Antes, cada estabelecimento procurava seu próprio fornecedor para fazer o cardápio. Com a parceria todos farão no mesmo lugar. Antes não se fazia isso porque não havia integração entre as entidades oficiais.”
Para a revisora braille Rita de Cássia Martins de Araújo, o cardápio braille é mais uma forma de ajudar o deficiente visual a se sentir independente.
“Quando vou a um restaurante e não há o cardápio braille preciso pedir ajuda das pessoas, do garçom. É até meio constrangedor sabendo que isso poderia não ser necessário já que temos recursos e uma lei para isso.”
Rita lembrou que em diversas situações já citou a obrigatoriedade do cardápio braille em estabelecimentos que não o disponibilizavam para o cliente. Ela disse que os proprietários precisam ser melhor informados e que o poder público tem de intensificar a fiscalização.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias)

MTUR LANÇA PROJETO PARA ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Ação tem foco na preparação do Brasil para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa nesta terça-feira (30), em Brasília (DF), do lançamento do projeto Turismo e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).
O projeto tem foco nos dois eventos mundiais que o Brasil sediará nos próximos anos – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 – e será dividido em três fases: formação de multiplicadores nos estados, elaboração de um plano de ação para as cidades-sede da Copa do Mundo e uma campanha nacional.

(Fonte : Ministério do Turismo)

RIO DE JANEIRO RECEBE 13º RIO BOAT SHOW


A 13ª edição do Rio Boat Show ocupa a Marina da Glória entre 8 e 14 de abril com as últimas novidades do setor náutico

Pelo 13º ano consecutivo a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, vai abrigar o maior salão náutico outdoor da América Latina – o Rio Boat Show –, que abre suas portas ao público entre os dias 8 e 14 de abril. Serão 130 expositores que ocuparão uma área de 46 mil metros quadrados para apresentar as últimas novidades em embarcações, equipamentos, motores e acessórios náuticos. “Hoje, além de ser a grande referência náutica da cidade, o Rio Boat Show reforça sua importância como o maior evento do segmento que reúne as melhores opções e lançamentos do mercado. Para este ano, aguardamos um salão forte para vendas e lançamentos, por se tratar de um ano pós-crise.”, diz Ernani Paciornick, sócio-diretor da GRMAR Eventos, empresa organizadora do salão.
Enquanto os adultos conferem os lançamentos expostos, no mar e em terra firme, por estaleiros nacionais como Intermarine, Yacht Brasil, Ferretti e internacionais como Princess, Bénéteau entre outros, as crianças podem se divertir na área de recreação infantil.
Atividades como curso de arrais amador, palestras sobre o mundo náutico e a tradicional regata Rio Boat Show 2010, que acontece no dia 11 de abril, completam a programação. Os organizadores da feira náutica aguardam cerca de 50 mil visitantes e geração de negócios da ordem de R$ 150 milhões.

PROGRAMAÇÃO

Durante os dias de evento, o público terá acesso a uma série de atividades, quase todas gratuitas, que acontecerão paralelamente à feira. Entre elas um ciclo de palestras com mais de 20 apresentações. Alguns dos principais nomes do segmento náutico e engenheiros especializados em laminação, motores, eletrônicos e equipamentos vão conduzir as palestras sobre como escolher e equipar um barco. Velejadores que estão navegando pelo mundo também irão contar suas experiências para os visitantes no salão. Outra palestra imperdível será a das três filhas do navegador Amyr Klink, que contarão suas experiências de velejar na Antártica, a bordo do veleiro Paratii 2. Para os mergulhadores, o Rio Boat Show reunirá os maiores especialistas do setor.

LANÇAMENTOS

Vários lançamentos estão programados para o Rio Boat Show 2010, dentre barcos, motores e acessórios. Cerca de 20% dos lançamentos serão de estaleiros estrangeiros. A italiana Azimut estará presente com dez modelos. Já a gigante francesa Bénéteau vai apresentar pela primeira vez em águas brasileiras as lanchas Montecarlo 37, com cabine dividida com dois camarotes, ambos de casal. A lancha tem versão aberta e hard top. A inglesa Princess vai lançar aqui no Brasil, no Rio Boat Show, uma lancha de 78 pés, uma das maiores do evento. Ao todo serão mais de 20 modelos importados.
A Intermarine, estaleiro líder em embarcações de alta performance no Brasil, vai lançar a Intermarine 540, sua nova embarcação cabinada com flybridge, de 54 pés. A motorização composta por dois Volvo Penta D12 de 800 hp formará com o casco da nova Intermarine um conjunto de bom desempenho.
A Ferretti preparou para lançar no Rio Boat Show a Ferretti 830, o maior barco do evento e o primeiro iate da nova linha do fabricante italiano. Este barco, construído no Brasil, tem 83 pés de comprimento e promete arrancar suspiros do público que comparecer no evento.
Os amantes de Jet Ski poderão conferir no evento o Sea Doo GTX 155, um jet de três lugares com motor econômico que desenvolve 155 hp e tem freio.
Já a Volvo Penta, que no ano passado mudou suas instalações para Curitiba, estará no Rio Boat Show com pelo menos duas novidades: o motor D-3 com 170, 200 e 220 hp, no lugar do antigo 190 hp, e o comando joystick para esse mesmo motor. Donos de lanchas de 30 pés poderão usufruir da mesma comodidade que os de lanchas maiores possuem na hora de atracar usando o sistema IPS.
No segmento de acessórios, o evento vai expor novidades nas áreas de navegação eletrônica, entretenimento, TV por satélite, acústica e iluminação. Também participam do evento Yamaha, Mercury, ambos com novidades. A Yamaha vai trazer seu motor de popa de 250 hp, quatro tempos, com comando eletrônico e a Mercury irá exibir pela primeira vez no Rio o Verado 350, um dos motores de popa mais potentes do mundo.

ÁREA DE RECREAÇÃO INFANTIL

A área de recreação infantil, para crianças de três a oito anos, contará com pula-pula, carrinhos, videogames, desenhos infantis em DVD e brincadeiras coordenadas por monitoras. O espaço contará ainda com um fraldário.

CURSO DE ARRAIS AMADOR

O Rio Boat Show, em uma parceria com a Revista Náutica e Marinha do Brasil, oferece aos amantes do mar a oportunidade de realizar o curso de arrais amador gratuitamente. As aulas acontecem nos dias 12 e 13 de abril, das 15 às 19 horas, no auditório do Rio Boat Show. A prova final será aplicada no dia 14 de abril, entre 15h30 e 18 horas. As inscrições para o curso deverão ser feitas no dia da inauguração do evento, oito de abril, a partir das nove horas, no estacionamento. São 100 vagas e somente serão aceitas as inscrições de quem preencher todos os pré-requisitos: idade a partir de 18 anos; apresentação de original e cópia da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência; atestado médico (saúde física, mental, auditiva e visual – podendo ser apresentado tudo num único documento).
Mais informações: (21) 7843-3840 ou pelo e-mail paulodetharso@boatshow.com.br

TEST-DRIVE

Muitos barcos estarão disponíveis para test drive durante o Rio Boat Show 2010. Para agendar um horário é preciso comparecer aos stands e acertar com os próprios expositores.

REGATA RIO BOAT SHOW

Participarão da grande competição mais de 350 embarcações em 15 classes diferentes. A Regata está marcada para o domingo, dia 11 de abril, às 13 horas. A largada acontece no Saco de São Francisco ou na Escola Naval, dependendo da classe do barco.
Para participar basta inscrever seu barco na secretaria náutica de vela do Iate Clube do Rio de Janeiro ou enviar formulário contido no site do evento (www.boatshow.com.br) para o e-mail nicoteixeir@hotmail.com. Os telefones de contato são (21) 2543-1244 - ramais: 2139, 1714, 2270 e 2118, com Nico ou Pedro Paulo. A inscrição é gratuita e estará aberta até momentos antes da partida. O resultado será divulgado nos sites do Rio Boat Show e Iate Clube do Rio de Janeiro. Haverá sorteio de brindes para quem concorrer.

ALIMENTAÇÃO

O Rio Boat Show 2010 vai contar com restaurantes funcionando durante todos os dias do salão que vão contar com cozinha internacional e brasileira, pizzaria e cervejaria, entre os quais A Pizzaria e La Bodega.

SERVIÇO RIO BOAT SHOW 2010

Data: de 8 a 14 de abril de 2010
Horário: de segunda a sexta das 15h às 22h, final de semana das 12h às 22h.
Local: Marina da Glória - www.marinadagloria.com.br
Endereço: Av. Infante D. Henrique, s/n° - Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 25 (Crianças com até um metro de altura não pagam e adultos com mais de 60 anos pagam R$ 12,50)
Estacionamento: 1.200 carros R$ 20,00

(Fonte : In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação)

BRASIL MANTEVE EM 2009 SUA POSIÇÃO DE 5º MERCADO EMISSOR PARA OS EUA

O número de visitantes brasileiros que entrou nos EUA no ano passado (+16%) superou as estimativas do governo norte-americano. Em 2009, o Brasil manteve sua posição de 5º maior mercado emissor para os EUA, depois do Reino Unido, Japão, Alemanha e França (os dois países limítrofes - Canadá e México - não são considerados nesse ranking). Dezembro do ano passado registrou um recorde histórico dos últimos 25 anos, com a entrada de mais de 116 mil brasileiros, número 22,7% superior ao de dezembro de 2008. Segundo a U.S. Travel (os dados são do US Department of Commerce), em todo o ano passado 892.611 brasileiros entraram nos EUA, 16% a mais que em 2008. Para 2010 a previsão é alcançar a marca histórica de 1 milhões de brasileiros, cujos gastos nos EUA devem totalizar US$ 5,3 bilhões.
O Departamento de Comércio norte-americano anunciou que 54,9 milhões de visitantes internacionais entraram no país em 2009, número 5% inferior ao de 2008. Desse total, 18,0 milhões eram canadenses (-5%) e 13,2 milhões mexicanos (-4,0%). Já dezembro do ano passado marcou o terceiro mês consecutivo de aumento no número de visitantes do exterior, com 4,1 milhões de turistas, número 5% superior ao do mesmo mês de 2008. Os visitantes internacionais gastaram US$ 121,1 bilhões nos EUA em 2009, valor 15% inferior ao de 2008. Em 2009, os 15 principais pontos de entrada dos EUA foram responsáveis por 85% de todas as chegadas internacionais. Os três principais - Nova York/JFK, Miami e Los Angeles -, responderam por 39% de todas essas chegadas.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

VMMI AGORA CONTEMPLA TODOS OS MEIOS DE TRANSPORTE



Com cruzeiro pela costa brasileira, o Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, amplia modalidades de pacotes, para que tem 60 anos ou mais


Partiu de Santos (SP), no último sábado (27), a novidade da temporada 2010 do programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo (MTur): o primeiro cruzeiro voltado ao público idoso. Com o cruzeiro, o programa passa a contemplar todas as modalidades de transporte. O navio deixou o porto com 1.600 passageiros, metade deles viajando pelo programa implantado pelo MTur.De acordo com Enzo Arns, coordenador do VMMI, está é uma iniciativa inédita para os cruzeiros temáticos dentro do programa. "O público da melhor idade já viaja muito em navios, pois os cruzeiros aliam alta qualidade e preço acessível", disse. Enzo contou ainda que, desde o lançamento do Viaja Mais Melhor Idade, já foram comercializados 390 mil pacotes, cerca de R$ 351 milhões em movimentação financeira.
Segundo Arns, o foco do programa para 2010 é investir em produtos diferenciados, grandes grupos e datas específicas de saídas, que neste ano estão sendo feitas a partir de todas as unidades federativas do país. Os destinos de visitação, que atualmente são cerca de 40, também irão aumentar. Nos cruzeiros, o objetivo é ter pelo menos mais quatro viagens voltadas para o público da melhor idade – dois saindo de Santos e outros dois do Nordeste.
O percurso do cruzeiro inclui paradas em Cabo Frio e Búzios. Entre as várias atividades programadas, estão sendo realizados o concurso para eleição da miss e mister Melhor Idade, aulas diárias de dança de salão e oficina de culinária com uma chef internacional.
A nova temporada do Viaja Mais Melhor Idade atende por meio do novo site http://www.viajamais.com.br%20/ ou pelo 0800 7707 202.

(Fonte : Ministério do Turismo)

MERCADO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS EM ALTA



Mesmo antes do término da atual temporada, foi registrado aumento de 40% na venda de viagens em navios. Abremar defende marco regulatório para o setor

O mercado brasileiro de cruzeiros marítimos tem crescido ao ritmo de 40% ao ano. A temporada 2009-2010, que termina em maio, registrou até agora mais de 760 mil viagens vendidas. São 220 mil passageiros a mais do que o computado na temporada 2008-2009.
Hoje, o Brasil é o sexto mercado de cruzeiros do mundo, com a perspectiva que se torne o quinto do ranking. A movimentação da atual temporada gera otimismo entre os empresários do setor, que trabalha ainda com a expectativa de complementar a oferta de hospedagem para atender o público da Copa do Mundo de 2014.
“O setor é novo no Brasil. É importante que todos os segmentos envolvidos se comuniquem”, avalia do vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cruzeiros Marítimos (Abremar), André Pousada. Integrante do GT de Turismo Náutico, que está reunido em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, ele defende a criação de um marco regulatório para o setor, com a agregação das várias legislações em um só documento.

(Fonte : Ministério do Turismo - Foto Divulgação)

LULA: PAÍS TERÁ SISTEMA FERROVIÁRIO MODERNO E INTEGRADO

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil terá um sistema ferroviário "muito vigoroso" para auxiliar o País a se transformar numa economia "muito forte". No programa semanal de rádio "Café com o Presidente", que foi ao ar hoje, Lula destacou a Ferrovia Leste-Oeste, de 1.527 quilômetros, cujo edital foi lançado na sexta-feira. De acordo com ele, a ferrovia permitirá que o Brasil tenha um aparelho de transporte sobre trilhos "altamente moderno e praticamente integrado", pois será interligada com a Ferrovia Norte-Sul.
"Você vai ter uma ligação direta, sabe, de todo o Norte e o Nordeste com o sistema ferroviário se ligando ao Sul e ao Sudeste do País, numa demonstração de um sistema ferroviário vigoroso para garantir mais capacidade de escoamento das coisas produzidas no Brasil", afirmou. Com o término, em 2012, da Ferrovia Transnordestina, disse, o País terá uma malha ferroviária muito forte.
Lula falou também do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), de 1.387 quilômetros, outra obra que ajudará no crescimento do Nordeste. A inauguração do Gasene, na Bahia, na semana passada, significa, segundo o presidente, "um pouco mais de independência" para o desenvolvimento do Nordeste, porque a região terá as mesmas condições de receber gás que tem o Sudeste.
"É um gasoduto que tem uma grandeza porque é o maior gasoduto construído pelo Brasil nos últimos dez anos, e o mais importante é que ele vai transportar 20 milhões de metros cúbicos de gás por dia, ou seja, isso é praticamente mais do que dobrar aquilo que era a capacidade do Nordeste brasileiro."
De acordo com Lula, o Gasene permitirá industrializar mais o Nordeste, modernizar a produção da região e levar uma energia mais limpa. O gasoduto, lembrou o presidente, é fruto de uma parceria com a China, num investimento de R$ 7,2 bilhões, com a criação de 47 mil empregos na construção.
Lula destacou também a importância da entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o sistema de saúde brasileiro. "Nós temos um compromisso de entregar este ano 3.800 novas ambulâncias. Hoje atingimos 1.234 municípios, atendemos, mais ou menos, 130 milhões de pessoas. Com todas as ambulâncias funcionando, nós vamos atender praticamente 4 mil municípios, chegando a quase 165 milhões de pessoas", citou. Para o presidente, "é preciso cada vez mais melhorar a qualidade de saúde do povo brasileiro".

(Fonte : Ag. Estado de Noticias)

MORADORES DA ZONA PORTUÁRIA QUEREM DEBATER REVITALIZAÇÃO

O projeto de revitalização da Zona Portuária da capital fluminense não beneficia os moradores da região. Essa foi a conclusão do debate sobre a proposta de reforma elaborada pela Prefeitura, discutida no último dia do Fórum Social Urbano, organizado por movimentos sociais, em um espaço comunitário, na Zona Portuária.
Morador do Morro da Conceição, o arquiteto Antônio Agenor Barbosa, que também é líder comunitário, questiona o interesse de grandes empresários na região e a idéia da Prefeitura de vender terrenos na Bolsa de Valores, impossibilitando a compra pelas camadas populares. Ele chamou a atenção para ausência de áreas públicas no projeto, ciclovias e moradias populares e cobrou estudo para o potencial da região, que justifique a instalação de um escola técnica de gastronomia.
"Essas propostas não levaram em conta nossa opinião. Ninguém perguntou se queríamos um curso de gastronomia, quando nossa vocação é para o trabalho no porto. Da maneira vertical e até ditatorial como o projeto nos é apresentado, eles abrem espaço para processo de "civilização", com a expulsão de moradores, tal qual no século passado", disse Barbosa.
A arquiteta Helena Galiza, uma das organizadoras do Fórum Social Urbano e que participou do debate, lembrou que a Prefeitura apresentou parte do projeto inicial, em uma audiência pública, em meados de 2009, solicitada pelo Ministério Público Federal, mas não aceitou as alterações no projeto. "Nós ficamos sabendo das coisas pelo jornal. Um exemplo é o Píer Mauá, que já foi praça, já foi parque, área para eventos e não sei mais o quê", completou Barbosa.
Uma das coordenadoras da ocupação Quilombo das Guerreiras, com cerca de 40 famílias e há quatro anos na região, a sem-teto Ângela Morais também critica a alternativa de remoção para Zona Oeste, mesmo com a possibilidade de indenização por parte do governo. Ela avaliou que a proximidade com o centro facilita o acesso ao transporte público, empregos e serviços públicos.
"Por que os pobres têm que ficar longe de tudo [escolas, hospitais e teatros]? Em algumas cidades, é a classe média que mora na periferia, porque tem um carro para chegar ao trabalho e não vai ficar duas horas na Avenida Brasil", afirmou. Segundo Ângela, transferir moradores para áreas sem infra-estrutura e com altos índice de violência é inaceitável.
O representante dos remanescente do Quilombo da Pedra do Sal (Arquipedra), Damião Braga, diz que a administração não consultou os moradores do bairro, entre os quais os quilombolas, para inserir a instalação de escolas de ensino médio, equipamentos de cultura e lazer. Segundo Braga, as favelas da região são tratadas como áreas isoladas, com a possibilidade de serem removidas.

(Fonte : Monitor Mercantil)

MATRIZ PARA CLASSIFICAÇÃO DE RESORTS ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA

Documento está no portal do MTur para receber contribuições da sociedade no processo de aperfeiçoamento da nova classificação hoteleira do país

A proposta de matriz para definir os requisitos necessários para classificar os resorts em padrões simbolizados por estrelas foi publicada nesta sexta (26) na página do Ministério do Turismo (MTur) na internet. O documento traz um formulário para que os interessados apresentem sugestões ao modelo consolidado no início da semana em Salvador (BA), em seminário com representantes do governo, empresas, sindicatos, associações de classes e faculdades.
“O Ministério do Turismo adotou procedimentos que permitem a todos os segmentos da sociedade se manifestarem sobre a classificação dos meios de hospedagem brasileiros”, afirma o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch. Segundo ele, a classificação, que é voluntária, tem como objetivo padronizar e qualificar a hotelaria brasileira e beneficiar os turistas, que saberão, de antemão, que tipo de serviços serão oferecidos”.
Na oficina de construção da nova matriz, promovida pelo MTur em Salvador, os participantes discutiram requisitos mandatórios (mínimos para a classificação) e eletivos para a avaliação nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e serviços. Ficou definido ainda que os resorts serão classificados somente em quatro ou cinco estrelas.
O MTur trabalha oito matrizes. As de hotel urbano e resort foram as primeiras a serem discutidas. A próxima será a de hotel-fazenda, nos próximos dias 30 e 31, em Cuiabá. Os encontros prosseguem, em abril, nos dias 8 e 9, no Rio de Janeiro (cama e café); 15 e 16 em Ouro Preto (hotéis históricos); 26 e 27/4 em Tibau do Sul/RN (pousadas). Em maio os eventos serão nos dias 3 e 4, em Vitória/ES (flats) e nos dias 6 e 7 em Manaus (hotéis de selva).

(Fonte : Ministério do Turismo)

NOVA MATRIZ HOTELEIRA PARA HOTÉIS-FAZENDA É DISCUTIDA EM CUIABÁ

Evento acontece nos dias 30 e 31 de março

Nessa semana, o Ministério do Turismo (MTur) leva para Cuiabá (MT) as discussões sobre a nova classificação hoteleira dos hotéis-fazenda. Nos dias 30 e 31 de março, representantes do governo, sindicatos e associações, empresários do setor e estudantes se reunirão para sugerir as matrizes de infraestrutura, serviço, sustentabilidade e bases legais desse segmento.
Esse é o terceiro de uma série de oito encontros promovidos pelo MTur. Hotéis urbanos e resorts já foram discutidos, faltando ainda a definição das matrizes para pousadas, flats, hotéis de floresta, hotéis históricos e os chamados cama-e-café.
A classificação será em estrelas, simbologia utilizada internacionalmente. Depois de consolidado, o trabalho estará no site www.turismo.gov.br para consulta pública. As matrizes de Hotéis Urbanos já estão no site.
(Fonte : Ministerio do Turismo)

GT DE TURISMO NÁUTICO SE REÚNE EM ILHABELA

Grupo discutirá construção e ampliação de um terminal portuário de uso turístico

O Grupo de Trabalho (GT) do Turismo Náutico, coordenado pelo Ministério do Turismo (MTur), fará sua próxima reunião nos dias 29 e 30 de março, em Ilhabela, no litoral paulista. Um dos assuntos em debate será a norma da Agência Nacional de Transportes Aquaviários para outorga de autorização para construção, exploração e ampliação de terminal portuário de uso turístico.
Os integrantes do GT conhecerão também o projeto Marinas, desenvolvido em Ilhabela e voltado para a sustentabilidade. A proposta defende a mudança de postura ambiental com a incorporação de boas práticas de gestão no desenvolvimento da atividade náutica.
O GT de Turismo Náutico pretende traçar uma política de gerenciamento do setor, definindo estratégias de gestão, investimentos e capacitação. O grupo é composto por representantes do MTur, da Polícia Federal, Secretaria Especial de Portos, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, Marinha, Receita Federal e de empresas e entidades do setor, entre outros.

(Fonte : Ministério do Turismo)

MÉXICO É FOCO DA PROMOÇÃO TURÍSTICA DO BRASIL

Para fortalecer a divulgação do país na América do Norte, a Embratur realiza ações promocionais na Expo Mayoristas, em cidades mexicanas

O Brasil está buscando aumentar a presença de visitantes da América do Norte no país. Em parceria com o Comitê Descubra Brasil do México, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou mais uma ação de divulgação dos produtos e destinos turísticos brasileiros, durante a Expo Mayoristas, realizada nesta semana na Cidade do México e em Guadalajara.
O evento reuniu mais de 1300 agentes de viagem mexicanos que participaram do seminário “Descubra Brasil”. Dividido entre seminário e feira, a atividade possibilitou aos profissionais conhecer a Marca Brasil e os detalhes dos destinos mais procurados pelo turista do México, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Brasília.
Durante a feira, os agentes tiveram a oportunidade de buscar informações e material promocional sobre o Brasil. Diversas operadoras de turismo que participaram como expositoras da Expo Mayoristas fazem parte do Comitê Descubra Brasil no México e possuem produtos do país em seus catálogos, o que otimizou ainda mais a participação da Embratur no evento.NúmerosO México é considerado um país com potencial de crescimento do seu emissivo. Em 2008, enviou 77.193 turistas para o Brasil. De acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional, 64% desses visitantes estiveram no País por motivo de negócios, eventos e convenções, e gastaram, em média, US$ 138 por dia.

(Fonte : Ministério do Turismo)

PARA MPF, INFRAERO DEVE SUSPENDER LICITAÇÃO PARA NOVA PISTA EM CAMPINAS

O Ministério Público Federal (MPF) em Campinas (SP) recomendou a suspensão das concorrências públicas para a construção da segunda pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Viracopos. Segundo nota, a recomendação foi encaminhada à Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) e sugere que a empresa suspenda a concorrência até que seja obtida a licença prévia ambiental.
Para que a concorrência pública ocorresse sem problemas seria necessária, segundo o MPF, a existência de um projeto básico que indicasse a melhor localização para a construção da pista no aeroporto de Campinas, levando em consideração a questão da viabilidade ambiental.
Na avaliação do MPF, a ausência dessa licença prévia ambiental antes da elaboração do projeto básico pode indicar a existência de uma irregularidade grave e fazer com o que o Tribunal de Contas da União (TCU) determine a suspensão dos repasses de recursos.
- Se a licença ambiental sai depois da licitação, ela pode determinar mudanças em um projeto já em andamento, aumentando os riscos de desvios e prejuízos aos cofres públicos - disse o procurador Paulo Gomes Ferreira Filho.
A Infraero terá o prazo de 10 dias a partir do recebimento da intimação para informar o Ministério Público sobre as medidas que serão adotadas para o cumprimento da recomendação.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias)