quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Após 2 meses de alta, atividade econômica volta a cair




Após dois meses seguidos de crescimento, a atividade econômica registrou queda em agosto. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) teve queda 0,38%, em agosto, segundo dados divulgados hoje.

Na comparação com agosto de 2016, houve crescimento de 1,64% (sem ajuste para o período). Em 12 meses encerrados em agosto, o indicador tem retração de 1,08%. No ano, até agosto, houve crescimento de 0,31%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica, mas não substitui os dados oficiais do PIB.



(Fonte : Panrotas com informações da Ag.Brasil / Imagem divulgação)

MTur pode patrocinar pessoas físicas e jurídicas




O Ministério do Turismo ganhou mais um instrumento de comunicação para agregar valor à marca, consolidar posicionamento, gerar identificação e reconhecimento, estreitar relacionamento com públicos de interesse e divulgar programas e políticas. A partir de hoje, secretarias, diretorias, departamentos e coordenações-gerais poderão receber, analisar e dar encaminhamento às propostas de patrocínio de até R$ 150 mil por projeto. Em caráter excepcional, eventos institucionais poderão receber valores acima do limite estipulado.

A Instrução Normativa cria a Comissão Permanente de Patrocínio do Ministério do Turismo (Compat), formada por um representante da Assessoria de Comunicação e outros sete integrantes das unidades patrocinadoras (secretarias, diretorias, departamentos ou coordenações gerais). Pelo fluxo estipulado, os projetos com valores até R$ 20 mil podem ser aprovados direto pela área técnica e comunicados à Assessoria de Comunicação. Aqueles com valores de R$ 20 mil a R$ 100 mil precisam também da avaliação e aprovação da Ascom, do Gabinete do Ministro e manifestação da Secom. Já os projetos com valores acima de R$ 100 mil terão de ser submetidos também à análise da Compat, que terá reuniões periódicas agendadas conforme calendário previamente estipulado.

Os responsáveis pela Ascom do MTur vão se reunir com integrantes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, órgão encarregado, em última instância pela definição de diretrizes de patrocínio para o governo federal, para alinhar a melhor estratégia de operacionalização da instrução normativa. A ideia é agendar um treinamento para todos os colaboradores do Ministério do Turismo que vão lidar diretamente com os patrocínios da pasta.

De acordo com a IN, as propostas deverão, preferencialmente, passar por um processo de seleção pública, seguindo os princípios da administração com ampla publicidade, regras claras e objetivas. Entre as contrapartidas previstas estão a exposição da marca do MTur e/ou de seus produtos e serviços nas peças de divulgação do projeto; autorização para o patrocinador utilizar nomes, marcas, símbolos, conceitos e imagens do projeto patrocinado; além da adoção pelo patrocinado de práticas voltadas ao desenvolvimento social e ambiental.



A Instrução Normativa determina que o patrocínio deve ser pautado com base nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade e probidade administrativa. Entre as diretrizes previstas para o patrocínio estão:

I - afirmação dos valores e princípios da Constituição;

II - atenção ao caráter educativo, informativo e de orientação social;

III - preservação da identidade nacional;

IV - valorização da diversidade étnica e cultural e respeito à igualdade e às questões raciais, geracionais, de gênero e de orientação sexual;

V - reforço das atitudes que promovam o desenvolvimento humano e o respeito ao meio ambiente;

VI - valorização dos elementos simbólicos da cultura nacional e regional;

VII - vedação do uso de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos;
VIII - adequação das mensagens, linguagens e canais aos diferentes segmentos de público;

IX - uniformização do uso de marcas, conceitos e identidade visual utilizados na comunicação de governo;

X - valorização de estratégias de comunicação regionalizada;
XI - observância da eficiência e racionalidade na aplicação dos recursos públicos;

XII - difusão de boas práticas na área de comunicação.



De acordo com a publicação, é recomendável que a unidade patrocinadora realize capacitação para os interessados quanto à estruturação de projetos conforme regras da seleção pública de propostas de patrocínio. O contrato deverá prever as sanções a serem aplicadas nos casos de inexecução total ou parcial de seu objeto e tanto unidade patrocinadora como patrocinado responderão pela boa execução do contrato.

A avaliação de resultados poderá ser feita por meio de pesquisas, enquetes, relatórios gerenciais e controles sistematizados, entre outras formas de aferição. A prestação de contas financeira deverá ser realizada pela Coordenação-Geral de Convênios (CGCV) do MTur. Para acessar o texto na íntegra que autoriza o patrocínio pelo Ministério do Turismo.



(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Mais de 26 mil pessoas buscam qualificação profissional no setor turístico




As inscrições para o curso de atendimento ao turista pelo canal de educação online e gratuito do Ministério do Turismo, Brasil Braços Abertos (BBA), terminaram nesta segunda-feira (16). A marca de 26.856 mil inscritos comprova o interesse do brasileiro em se qualificar no turismo, incrementar a carreira e buscar melhores colocações no mercado de trabalho.

Agora, os alunos terão até o dia 15 de janeiro de 2018 para concluir os estudos dos módulos de ensino e receber o certificado, validado como curso de extensão pelo MTur, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A oportunidade representa um diferencial no currículo do profissional.

O Brasil Braços Abertos oferece flexibilidade para quem deseja aprimorar seus conhecimentos, pois cabe ao aluno decidir o melhor horário e local para estudar. Nele, é possível aprender de forma dinâmica (com videoaulas e jogos) temas como atendimento ao turista, sustentabilidade, planejamento financeiro, marketing, inglês, e prevenção de riscos. O curso pode ser acessado por qualquer dispositivo que tenha acesso a internet, como celulares, tablets e computadores.

“O curso online disponibilizado pelo Ministério do Turismo possibilita a melhoria do atendimento no turismo nacional, bem como o aperfeiçoamento das carreiras de profissionais que diariamente prestam o serviço ao turista. É importante que os inscritos aproveitem essa oportunidade”, ressaltou o Ministro do Turismo, Marx Beltrão.

A iniciativa faz parte da política de qualificação profissional do MTur prevista no Brasil + Turismo, pacote de ações que fortalecem a atividade no país. “O BBA é uma das formas que o MTur tem para qualificar os profissionais. Nessa etapa final, a dica é não deixar para terminar o curso em cima da hora e aproveitar para aprender os conteúdos com calma”, explicou a Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.



PREMIAÇÃO - Para estimular a conclusão do curso, o Ministério do Turismo promoverá um sorteio com todos os concluintes. Os selecionados ganharão uma viagem, com acompanhante, para um destino turístico brasileiro que será divulgado em breve.



(Fonte: MTur / Imagem divulgação)

Orçamento do MTur para 2018 será 95% menor do que o obtido há 10 anos




Em 2007 a então ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou durante a FIT de Buenos Aires que os recursos para sua pasta seriam recorde no ano seguinte chegando ao montante de R$ 6,3 bilhões em 2008, isso sem as emendas parlamentares. Dez anos depois, o ministro do Turismo, Marx Beltrão tem diante de si, um orçamento que o obriga a fazer verdadeiros malabarismos para implementar as ações do Brasil + Turismo.

O orçamento da pasta para 2018 representam o valor módico de R$247,2 milhões, ou seja, menos de 95% do que a pasta foi contemplada ha dez anos. Neste montante não estão contabilizadas as chamadas emendas parlamentares. O resultado comprova que no atual Governo, o setor não tem recebido o reconhecimento e a devida importância de uma indústria capaz de gerar emprego, renda e investimentos, além da inclusão social, temas defendidos em discursos pelo presidente Michel Temer.

A queda no orçamento da pasta vem se acentuando nos últimos anos. Em 2013 o MTur foi contemplado com 1,4 bilhões. A pasta no ano seguinte, teve apenas R$676 milhões destinados, enquanto em 2015, caiu para  R$523 milhões. O ministro do Turismo, Marx Beltrão tem realizado gestões junto ao Ministério da Fazenda e Secretaria de Planejamento. No dia 2 de outubro por meio da Portaria nº 314 obteve um reforço orçamentário de R$ 220,3 milhões. a serem utilizados nos próximos meses.

Mas os cortes no Orçamento não são exclusivos do turismo. O governo federal enviou à Câmara dos Deputados uma proposta que prevê uma redução de 87% da verba disponível ao Ministério do Esporte para 2018.



(Fonte: M&E / Imagem divulgação)

Vamos aperfeiçoar a Lei do SAC




Não há como negar que a chamada Lei do SAC, que vai completar nove anos em dezembro, melhorou o nível do atendimento ao consumidor. Principalmente porque reduziu a espera e o jogo de empurra na hora da reclamação, solicitação de assistência técnica ou cancelamento de um contrato.

Há, contudo, frequentes desrespeitos às determinações do decreto. Além disso, a fila andou, os tempos mudaram e surgiram outros inconvenientes, como ter de esperar inúmeros 'comerciais' de produtos e serviços antes de ser atendido. Temos que aperfeiçoar já a Lei do SAC, considerando também os avanços tecnológicos desta década.

Essa venda em meio ao atendimento, por exemplo, ocorre porque a lei só abrange serviços regulados pelo poder público federal – como telecomunicações, bancos, planos de saúde, TV por assinatura, saneamento, aviação civil e energia elétrica. Não há mais justificativa para limitar a abrangência da regulamentação deste canal de atendimento.

Também seria possível simplificar mais o menu de teles e outras companhias que têm muitos produtos. Uma triagem mais eficaz economizaria tempo e paciência do consumidor.

Da mesma forma, somos constantemente consultados sobre atualização de nossos telefones e e-mails de contato. Quem liga porque está com problemas de conexão com a internet ou pela má qualidade na recepção da TV paga (dentre outros problemas) espera solucionar essas questões mais rapidamente.

Mais recentemente, o cliente tem sido convidado a avaliar o atendimento recebido. Seria importante diferenciar as avaliações do atendente e da empresa. Não é incomum que reconheçamos o empenho de quem nos atendeu, mas continuemos insatisfeitos com a sucessão de falhas da companhia. Isso deveria ficar bem claro para evitar confusões entre profissionais e empresas.

São louváveis, portanto, os esforços da Senacon (Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor), que criou um grupo de trabalho para apresentar propostas de aperfeiçoamento ao decreto do SAC. Melhorias neste atendimento repercutirão positivamente também para as empresas, pois o padrão médio dos serviços no Brasil ainda é muito ruim.

E não faltam exemplos de como o consumidor é desrespeitado: recentemente, uma tele enviou, por SMS, aviso de que um de seus planos de telefonia móvel com acesso à internet seria descontinuado, e que os clientes teriam de migrar para outro, mais caro. No mínimo, deveriam informar melhor sobre a mudança e oferecer uma opção mais barata para quem não tivesse condições de pagar o novo valor da mensalidade.

Ainda estamos muito longe do equilíbrio nas relações de consumo. Melhorar a Lei do SAC será um grande avanço neste sentido.



(Fonte : J.Folha SP – Ma. Ines Dolci / Imagem divulgação)

IBGE: só ES aumentou atividade turística nos últimos meses




Os últimos meses têm mostrado bons resultados para o Turismo capixaba, segundo aponta um relatório da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em um levantamento feito com 12 Estados brasileiros, o Espírito Santo aparece como o único a crescer em atividades turísticas em julho e agosto deste ano.

De acordo com o relatório, as atividades capixabas cresceram 1,2% — e contrapartida, os demais Estados apresentaram taxas negativas. No comparativo com o mesmo período do ano passado, as atividades turísticas tiveram um crescimento ainda mais acentuado: cerca de 11%. Os demais Estados pesquisados também obtiveram crescimentos positivos em relação ao mesmo período de 2016, porém o Espírito Santo permanece no topo dos que mais cresceram.

“O resultado deixa a gente muito feliz e se torna um incentivo para desenvolvermos cada vez mais o turismo capixaba. Os dados positivos da pesquisa são reflexos de um trabalho contínuo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) na gestão, na divulgação e na promoção do Espírito Santo”, afirmou a subsecretária da Setur, Simone Modolo.


DEMAIS ESTADOS



Ainda segundo o relatório divulgado, os demais Estados pesquisados não tiveram resultados positivos em relação ao mesmo período. Pernambuco foi o que obteve o pior índice, com -8,5%. Em seguida estão Rio de Janeiro (-7,4%), Ceará (-6,8%), Santa Catarina (-6,1%), Goiás (-5,9%), São Paulo (-3,9%), Rio Grande do Sul (-3,1%), Paraná (-1,2%), Bahia (-0,7%), Distrito Federal (-0,4%) e Minas Gerais (-0,1%).



(Fonte : Panrotas / Imagem divulgação)

Turismo e Indústria em defesa dos parques temáticos




Um trabalho conjunto dos ministros Marx Beltrão (Turismo) e Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) pode ajudar a colocar o Brasil em definitivo na rota dos principais parques temáticos do mundo. A ideia é mudar a classificação dos equipamentos do setor para bens de capital e estimular a competitividade do país na importação de atrativos sem similar nacional. Representantes do segmento consideram as medidas determinantes para a vinda de investidores como a Disney, Universal, Busch Gardens, Six Flags, Legoland e outras bandeiras que fazem parte das maiores empresas do ramo.

O primeiro passo foi dado na última reunião de ministros de Turismo do Mercosul, quando todos os representantes dos quatro países membros, manifestaram apoio às demandas do Sistema Integrado de Parques de Atrações Turísticas (Sindepat). Em paralelo, a pasta da Indústria e Comércio Exterior está com uma consulta aberta até o próximo dia primeiro para confirmar que não há produção de equipamentos análogos na indústria nacional. Após a consulta, o documento será apresentado no grupo técnico da Câmara de Comércio Exterior e, caso não haja nenhuma objeção, segue direto para o fórum de ministros ligado ao tema no Mercosul.

“As maiores marcas têm se expandido as suas operações em diversas partes do mundo, com investimentos vultuosos e milhares de empregos gerado. Se fizermos alguns ajustes, temos totais condições de nos consolidar como o grande hub de parques temáticos da Américas Central e do Sul”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. “Estamos avançando. Temos trabalhado para atender as demandas do setor, porque sabemos que elas são importantes para gerar emprego e renda para o país”, destacou o ministro da Indústria, Marcos Pereira.

Estudo elaborado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), se o governo atender às demandas do setor, o segmento poderá investir R$ 1,9 bilhão e gerar de 56 mil empregos nos próximos cinco anos. Atualmente, os 18 estabelecimentos associados ao Sindepat geram 11 mil empregos diretos e movimentam cerca de R$1 bilhão na economia por ano.



HISTÓRICO - Em agosto, o presidente da IAAPA (Associação Internacional de Parques e Atrações Turísticas), Greg Hale, vice-presidente global da Disney, esteve no Brasil e confirmou a vocação do país para esse investimento. “O clima, o tamanho do mercado e a cultura facilitam tornam o Brasil extremamente atrativo”, disse na ocasião.

Durante o seminário “A importância dos parques temáticos para o turismo”, Greg Hale destacou que apenas a Disneylad Paris recebe 15 milhões de visitantes por ano, quase a soma do número registrado da Torre Eiffel (6,9 milhões) e do Museu do Louvre (9,7 milhões). Na apresentação, ele citou ainda que apenas Singapura atraiu investimentos de US$ 5,2 bilhões capitaneados pelos parques temáticos.



(Fonte & Imagem : MTur)

AirBnB passa a fazer reserva de restaurantes




A plataforma de hospedagem Airbnb anunciou que vai começar a fazer reservas de restaurantes. Disponível no mesmo aplicativo, o serviço possibilita que o usuário busque por um estabelecimento em sua região e faça a reserva. Há um filtro por refeição, forma de pagamento e lugar.

Por enquanto, estão cadastrados cerca de 650 restaurantes dos Estados Unidos, em cidades como Nova York, Miami e Los Angeles.

Uma pesquisa da Airbnb feita entre setembro de 2016 e de 2017 indicou que seus usuários gastaram cerca de US$ 6,5 bilhões (R$ 20,5 bilhões) em comida em 44 cidades durante suas viagens.

Ainda não há previsão de quando o serviço estará disponível em cidades fora dos Estados Unidos.



(Fonte : AFP / Imagem divulgação)

Trivago lança subsidiária de gerenciamento hoteleiro


A Trivago revelou que reorganizou suas operações para criar uma subsidiária dedicada ao gerenciamento hoteleiro. A Trivago Hotel Relations se concentrará no marketing, vendas e manutenção dos serviços e tecnologias de software de plataformas usadas por hotéis para impulsionar reservas. As informações são do portal Skift.

Com a iniciativa, a Trivago se torna a primeira plataforma on-line a estabelecer esse comprometimento com a hotelaria, já que Expedia e Priceline criaram apenas plataformas adjacentes e não uma subsidiária. No entanto, a empresa não espera alteração em seus relatórios financeiros e a receita da Trivago Hotel Relations não será divulgada, de acordo com a empresa.

De acordo com a Trivago, esta providenciará a tecnologia e sua subsidiária proporcionará vendedores para seduzir hoteleiros a usar suas ferramentas suplementares.

Sean O'Neill, do Skift, espera que o serviço seja mais efetivo na América do Norte, onde maioria dos hotéis pertencem a grandes redes, enquanto na Europa, como os empreendimento são maioria independentes não é esperado o mesmo resultado.



(Fonte : Panrotas com informações da Skift / Imagem divulgação)

Temporada brasileira de cruzeiros começa com capacidade maior




A temporada de cruzeiros no litoral brasileiro, que começa no dia 19 de novembro, deve levar 430 mil homens e mulheres ao mar, 47 mil a mais do que no ano passado. O número está longe do recorde de 805 mil passageiros de 2011-2012, mas é 12% maior que o o verão passado.

"Um alívio", diz Marco Ferraz, presidente da Clia, associação das empresas do setor.

Seis navios ficarão no país até abril, como na última temporada. Há mais vagas em razão da troca de embarcações e de mais viagens curtas.

A MSC, que no verão anterior trouxe ao país só dois navios, chega em novembro com MSC Magnifica, Musica e Preziosa. O último é o maior da temporada, com capacidade para 4.345 pessoas.

A Costa substituiu o navio Pacífica pelo Favolosa, dois anos mais novo, que tem cinema 4D e capacidade para 3.800 turistas –igual à do Fascinosa, segundo navio da empresa no país.

Já a Pullmantur traz o Sovereign, desta vez em operação própria – em 2016-2017, o navio foi fretado pela CVC.



DEU CERTO



A grande novidade é a escala em Balneário Camboriú (SC), testada e aprovada no ano passado. Agora será a parada de 20 cruzeiros até março. A expectativa é que os passageiros aproveitem e visitem atrações nas redondezas, como Blumenau.

"Camboriú foi um presente para nós: é um lugar lindo, que está na moda e tem uma estrutura bacana", diz Orlando Palhares, gerente de produtos marítimos da CVC.

Novas escalas são celebradas pelo setor por ser difícil conseguir destinos para atracar navios cada vez maiores.

"Fazer sempre as mesmas paradas é um desperdício do nosso litoral", diz Palhares.

Escalas comuns são Santos, Ilhabela (SP), Angra dos Reis, Rio, Búzios (RJ), Ilhéus, Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE), Porto Belo (SC), Montevidéu, Punta del Este (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Segundo Ferraz, paradas em Florianópolis (SC), Itaparica (BA) e Guarapari (ES) estão em estudo.

Destino consolidado para navios, o Rio vai ganhar mais saídas de cruzeiros nesta temporada. O MSC Musica só terá embarques a partir da cidade e vai fazer itinerários para Salvador e Buenos Aires.

A Costa já tinha um navio dedicado ao Rio e mantém a estratégia com o Fascinosa.

"Quem mora em outros Estados pode embarcar no Rio porque é mais fácil de chegar ao porto do que em Santos, afirma Ferraz.

As companhias aumentaram a oferta de minicruzeiros, com até quatro noites, que são mais baratos e servem de porta de entrada para novos clientes. Marinheiros de primeira viagem foram mais da metade dos brasileiros que embarcaram na última temporada.

As companhias buscaram inspiração em programas populares de TV para entreter os hóspedes. A Costa traz o "The Voice of The Seas", que simula o reality musical "The Voice" (Globo). Cruzeiristas que cantam vão passar por testes e se apresentar depois no teatro do navio.

No MSC Musica, haverá versão da competição culinária "Masterchef" (Band).

Os hóspedes vão ter que trabalhar em dupla e elaborar um prato que será avaliado pelo chef executivo da empresa. Os vencedores participam de sorteio e podem ganhar jantar feito por participantes do "Masterchef" da terra firme e participar da seleção do programa.



PACOTES PARA CRUZEIROS



Nacionais



R$ 1.601 Seis noites no Pullmantur Sovereign, por pessoa, com pensão completa. Com partida e retorno por Santos, passa pelo Rio de Janeiro e Camboriú. Na CVC: cvc.com.br

R$ 1.739 Por pessoa, cabine interna dupla no MSC Preziosa. Em sete noites, passa por Búzios, Salvador, Ilhéus e Ilha Grande. Na MSC: msccruzeiros.com.br

R$ 2.825 Três noites em cruzeiro pelo rio Solimões no Iberostar Grand Amazon. Valor por pessoa, inclui refeições e aéreo. Na New Age: newage.tur.br

R$ 2.859 Roteiro de seis noites, por pessoa, em quarto duplo no Costa Favolosa, com paradas na Bahia. Pensão completa. Na 55destinos: 55destinos.com

R$ 3.359 Ano novo a bordo do MSC Musica, por pessoa. O roteiro de sete noites parte do Rio de Janeiro e passa por Salvador e Ilhéus. Na MSC: msccruzeiros.com.br

R$ 5.690 Expedição de quatro noites pelo parque do Jaú, no Amazonas. Por pessoa, com pensão completa e transfer de Manaus. Na Katerre Expedições: katerre.com



Internacionais



R$ 826 Cinco noites por pessoa a bordo do Empress of the Seas, a partir de Miami. Cabine interna e refeições. Não inclui aéreo. Na Decolar: decolar.com

R$ 2.941 Sete noites em cabine dupla em cruzeiro da Norwegian Escape pelo Caribe. Pensão completa, sem aéreo. Reservas: ncl.com.br

R$ 3.689 Pacote de sete noites no MSC Fantasia, por pessoa. Com aéreo entre Fort-de-France, na Martinica, e São Paulo. Na MSC: msccruzeiros.com.br

R$ 3.377 Preço por pessoa para viagem de nove noites de Buenos Aires ao Rio de Janeiro, com duas noites na capital argentina. Inclui refeições a bordo, sem aéreo. Na Abreu: abreutur.com.br

R$ 5.789 Viagem de 17 noites no MSC Preziosa, de Barcelona a Santos. Preço por pessoa em cabine dupla com pensão completa sem bebida. Inclui aéreo de São Paulo até Barcelona. Na Stella Barros: stellabarros.com.br

US$ 1.890 (R$ 6.010) Três noites no Disney Dream, por pessoa, em cabine com vista para o mar. Com paradas em Nassau e nas Bahamas. Sem aéreo. Na RCA: rcaturismo.com.br

US$ 2.849 (R$ 9.030) Com aéreo, pacote de quatro noites em Miami e mais quatro no cruzeiro Enchantment of the Seas. Pensão completa. Na Top Brasil Turismo: topbrasiltur.com.br

R$ 11.059 Pacote para 20 noites em cabine externa no navio Sirena, da Oceania Cruises, com pensão completa. Parte do Rio de Janeiro e segue até Miami. Na Interpoint Viagens: interpoint.com.br



(Fonte : J.Folha SP / Imagem divulgação)

Aeroportos brasileiros movimentam 98,8 milhões de passageiros no primeiro semestre




A movimentação total de passageiros nos aeroportos brasileiros apresentou crescimento de 2,12% no mês de junho de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016. O resultado representa aproximadamente 15,7 milhões de viajantes. Este é o quarto mês consecutivo de alta no setor. No acumulado do primeiro semestre deste ano, os terminais brasileiros movimentaram 98,8 milhões de passageiros, 0,33% inferior a 2016.

Segundo o relatório mensal da Secretaria Nacional de Aviação Civil – Conjuntura do Setor Aéreo – em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o mercado doméstico teve um aumento da demanda de 1,86%, relativa à movimentação de passageiros pagantes. O resultado é fruto da oferta de assentos (ASK na sigla em inglês), que reduziu 1,04%, e o crescimento da demanda de 1,59% (RPK na sigla em inglês). As rotas internacionais também tiveram resultado positivo no mês de junho. O número de passageiros pagantes transportados foi de 1,6 milhão, alta de 3,12%.

No comparativo dos dez aeroportos mais movimentados em 2016, oito deles obtiveram variação positiva na movimentação de passageiros, com destaque para Recife (PE), 10,29%, e Confins (MG), 7,47%. Brasília (DF) e Galeão (RJ) registraram 9,08% e 1,06%, respectivamente. A ponte área Rio/São Paulo registrou aumento no comparativo entre os meses de junho de 2017 e 2016. O sentido Congonhas (SP) para Santos Dumont (RJ) teve alta de 6,31% enquanto Santos Dumont para Congonhas foi de 7,03%. Já as rotas Congonhas para Porto Alegre (RS) e Congonhas para Brasília tiveram quedas de 2,43% e 1,71%, respectivamente.



POSTO DE TRABALHO – Pela segunda vez consecutiva, o setor aéreo registrou mais um saldo positivo no número de postos de trabalho. Ao todo, foram criadas 352 novas vagas no mês de junho de 2017, com destaque para a área de transporte de passageiros regular, que teve ampliação no quadro de pessoal, com 353 novos postos de trabalho. O setor de transporte de carga criou oito vagas. Contudo, a empresas de táxi aéreo tiveram corte de nove postos de trabalho.



AVIAÇÃO REGIONAL – Em junho, 106 aeródromos receberam voos regulares, enquanto no ano anterior foram 104. No total deste ano, 108 terminais regionais receberam ao menos um voo regular ao longo do período. A concentração média de passageiros por aeródromo para o mês de junho foi de 144 mil passageiros, 0,65% inferior ao mesmo período do ano de 2016. Os aeródromos de Barra do Garças (MT), Divinópolis (MG), Oriximiná (PA), Parnaíba (PI) e Ponta Grossa (PR) foram alguns dos terminais que tiveram novas movimentações. Por outro lado, Barcelos (AM), Forquilhinha (SC) e São José dos Campos (SP) não registraram voos regulares, diferentemente do observado em 2016.



MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – No primeiro semestre do ano a movimentação de cargas foi de 526 mil toneladas, crescimento de 6,48% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesse período, quase 70% são de natureza internacional e o restante é referente ao mercado doméstico. Na comparação de junho de 2017 e 2016 foi registrado um crescimento de 12%, com 93 mil toneladas movimentadas por mês.

O aeroporto de Guarulhos (SP) foi o que mais movimentou cargas no mês, alcançando 41,7 mil toneladas, saldo positivo de 11,7% na comparação com 2016. O terminal de Confins (MG) registrou a maior variação percentual, com crescimento de 23,49%. Apenas o aeroporto de Brasília teve decréscimo na movimentação de cargas no mês, 1,84%. Na comparação do primeiro semestre deste ano com 2016, os aeroportos de Congonhas (SP), Campinas (SP) e Manaus (AM) que registraram variações de 20,6%, 14,3% e 12,4%, respectivamente.



(Fonte : Secretaria de Aviação Civil / Imagem divulgação)

Azul tem check-in e embarque mais rápidos do Brasil no 3° trimestre; veja ranking




A Pesquisa de Satisfação de Passageiros promovida pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) foi divulgada nesta quarta-feira (18). O Aeroporto de Campinas/Viracopos, na ocasião, foi eleito o melhor terminal aéreo do país pela sexta vez. Neste documento divulgado pela SAC também há o tempo médio gasto pelo passageiro no check-in doméstico, no embarque doméstico e na área de restituição de bagagens.


A Azul teve o processo de check-in mais rápido do Brasil, com um tempo médio de espera na fila de 7 minutos e 28 segundos. A Avianca Brasil (9:03min), a Latam Brasil (9:28min) e Gol (9:53min) completam a lista. Quando o assunto é o tempo médio de espera do passageiro na fila para embarcar na aeronave, a Azul ganha com folga: média de 10 minutos e 01 segundos. Latam Brasil (12:35min), Gol (12:43min) e Avianca fecham a lista (12:51min).

O único índice que a Azul não ganhou neste 3° trimestre é o tempo médio para a chegada da primeira mala do voo na esteira de restituição. A restituição de bagagem mais rápida do Brasil no período, portanto, é da Latam Brasil com uma média de 9 minutos e 33 segundos. Gol (9:41min), Azul (11:49min) e Avianca (11:49min) completam a lista. Outro índice interessante é o tempo médio entre a chegada da primeira e da última mala do voo. Nesta, a Azul leva com folga (6 minutos e 38 segundos), seguida de Gol (8:03min), Latam (9:08min) e Avianca (9:20min).



(Fonte : M&E / Imagem divulgação)

Gol e Latam antecipam voos em uma hora no Norte e Nordeste




Com o início do horário de verão a partir da 0h de domingo (15), as companhias aéreas Gol e Latam vão antecipar em uma hora os voos partindo de cidades do Norte e do Nordeste, regiões que não aderem à medida. Nas outras regiões, que seguem o horário de Brasília, os horários permanecem os mesmos.

Por exemplo, um voo que, no horário oficial, decole de Rio Branco, no Acre, para Brasília às 15h30 partirá às 14h30.

Já um voo que saia de São Paulo para Rio Branco às 21h não sofrerá mudança no horário de partida –apenas no de chegada.

As passagens, tanto as já adquiridas quanto as novas, já estão com a hora certa. A Azul e a Avianca informaram que o horário de verão não causará alterações nos seus voos.



(Fonte : Jornal Folha de SP / Imagem divulgação)

Latam e Multiplus lançam promoção exclusiva para clientes Latam Fidelidade




A Latam e a Multiplus lançaram uma promoção exclusiva para os clientes Latam Fidelidade com foco no resgate de passagens aéreas nacionais e internacionais com pontos Multiplus. Clientes Platinum, Black e Black Signature terão dois dias de resgate totalmente exclusivo (18 e 19 de outubro). Depois disso, a promoção passa a ser válida também para os clientes Gold e Latam (a partir de 20 de outubro) e vai até às 23h59 do dia 24 de outubro.

Os clientes categorias superiores (Platinum, Black e Black Signature), além de contarem com os valores promocionais, quando acessarem o site com seu CPF ainda poderão aproveitar o desconto de sua tabela preferencial, que permite viajar mais utilizando menos pontos.

Os clientes poderão encontrar trechos a partir de 3 mil pontos Multiplus, mais taxas a partir de R$ 28,03, para voos dentro do Brasil, e a partir de 8 mil pontos/trecho, mais taxas a partir de R$ 114,97, para voos internacionais. As viagens devem ser realizadas entre 1 de novembro de 2017 e 31 de março de 2018.



(Fonte : M&E / Imagem divulgação)