quarta-feira, 16 de março de 2011

SÃO PAULO REGISTRA A MAIOR RECUPERAÇÃO DA DIÁRIA MÉDIA DA HOTELARIA NACIONAL, INDICA INFOHB


O FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil acaba de divulgar o InFOHB do mês de janeiro , um informativo realizado em parceria com o Senac São Paulo e que traz resultados de diária média, taxa de ocupação e revpar das regiões do Brasil, das principais cidades e das categorias. O informativo é desenvolvido a partir dos dados do sistema de estatísticas do FOHB, alimentado pelas redes associadas à entidade. A edição do mês de janeiro contou com amostra de 390 hotéis e 60.331 unidades habitacionais e traz resultados de janeiro de 2011 e os compara com o desempenho obtido em janeiro de 2010.
A variação da Taxa de Ocupação média do país (+14,7%) indica que houve aumento considerável da demanda nos principais mercados analisados. Este fenômeno possivelmente foi influenciado pelo aquecimento econômico do Brasil, que fomentou o turismo de lazer e, principalmente, manteve bom nível de viagens de negócios, mesmo no mês de janeiro.
As cidades que apresentaram taxas de ocupação mais altas durante o mês de janeiro são as que contam com forte presença do turista de lazer: Fortaleza, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro. Entretanto, vale destacar que as cidades que alcançaram variações positivas acima de 12% na taxa de ocupação recebem predominantemente o turista de negócios e eventos.
Destaca-se também o resultado da cidade de Manaus, que ao atingir 77,08% de ocupação, registrou variação positiva de 57,4% no índice. Este ótimo desempenho corrobora os dados apresentados pela Amazonas Tur, que indica aumento de 64% no número de turistas, nos últimos cinco anos. Vale ressaltar ainda, que de 2003 a 2010, o fluxo de passageiros nacionais e internacionais na cidade cresceu 98% e 312%, respectivamente.
No que diz respeito à evolução da Diária Média, a amostra das cidades analisadas apresentou ótimos resultados em janeiro, indicando que, em 2011, o setor hoteleiro deve manter ritmo de crescimento. Após ter enfrentado difícil período em que houve exacerbada expansão da oferta e conseqüente desequilíbrio de mercado, as diárias estão em recuperação nos principais mercados urbanos. Dentre as cidades analisadas, São Paulo foi o destino que registrou a recuperação mais significativa na diária média de janeiro (21,5%), fechando o mês com R$ 201,62. Curitiba, Brasília e Belo Horizonte também apresentaram bons resultados, com retomadas de tarifa entre 16 e 18,5%.
Apesar da boa recuperação das diárias nessas cidades, o maior valor absoluto (R$ 281,58) foi registrado no Rio de Janeiro, o que representou variação positiva de 13%. Em suma, com a variação positiva da Diária Média, bem como da Taxa de Ocupação na maioria dos mercados analisados, o RevPAR apresentou aumentos expressivos. Brasília, Curitiba e Manaus foram os destinos que registraram maior alta no mês, com 39,5%, 46,4% e 56,5%.

Análise das categorias

A análise das categorias compreendeu 116 hotéis econômicos, 205 hotéis Midscale e 57 hotéis Upscale. O segmento de hotéis econômicos foi o que apresentou o melhor desempenho no mês de janeiro. O aumento de 25,9% na taxa de ocupação foi o principal índice para elevar em 41% o RevPAR da categoria. Destacam-se como possíveis influências para tal, o crescimento da renda familiar brasileira e aumento da oferta de crédito para empresas do setor turístico e para o consumidor final. Estes fatores vêm estimulando cada vez mais a participação das classes C e D no turismo.
As categorias midscale e upscale também acompanharam o movimento de recuperação da hotelaria, com altas no RevPAR de 28,4% e 15,5%, respectivamente. As taxas de ocupação nesses segmentos foram de aproximadamente 58% em janeiro – o que representou variação positiva de 12,9% (midscale) e 6,6% (upscale) – enquanto a evolução das diárias foi de 13,7% nos hotéis de categoria midscale (a maior entre os três segmentos) e de 8,3% nos de categoria upscale.

(Fonte : Revista Hotéis)

EMPREGO FORMAL BATE RECORDE EM FEVEREIRO


O resultado de 280.799 vagas criadas foi puxado pelo setor de serviços. Pela primeira vez desde setembro de 2010, o número de vagas abertas foi maior do que o do mesmo mês do ano anterior (70 mil a mais que fevereiro de 2010). Outros setores com bom desempenho foram indústria e construção.

SENAI E SESI VÃO APOIAR PROJETOS DE EMPRESAS

O Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) abriram ontem inscrições para um programa que selecionará projetos inovadores de empresas brasileiras e os financiará. As inscrições vão até 6 de maio. O total de recursos chega a R$ 26 milhões.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

PROJETO PROFISSIONAL BOM DE COPA CHEGA AO RIO E VAI CAPACITAR 1200 PROFISSIONAIS


A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Ministério do Turismo (MTur) lançam, amanhã, o projeto Profissional Bom de Copa no Rio de Janeiro. A iniciativa capacitará 8 mil funcionários de bares e restaurantes nas 12 cidades que receberão partidas da Copa de 2014 com foco no atendimento de qualidade ao turista.
O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, coordenará o lançamento, juntamente com representantes do MTur. Estarão presentes os dirigentes de entidades que apoiam o programa, como o presidente do SindRio, Pedro de Lamare; o subsecretário estadual de Eventos e Esporte, Nilo Sérgio Félix; a presidente da Abrasel-RJ, Anna Maria Torres; o assessor especial da secretaria municipal de Trabalho e Emprego, Marco Aurélio Simi; e o presidente do Sigabam, Antonio Francisco dos Anjos Filho, entre outros.
O Profissional Bom de Copa destinará 1200 vagas para o Rio de Janeiro, a segunda maior quantidade entre as capitais do país. Os cursos terão a duração de 120 horas e estarão disponíveis para garçons, atendentes, caixas e gerentes. As aulas serão semipresenciais, intercalando a metodologia de ensino a distância com três encontros ao longo do curso, o que permite que o próprio aluno monte o cronograma de estudo de acordo com seu turno de trabalho. Um site funcionará como plataforma principal de ensino, onde o estudante terá acesso a textos e vídeos e poderá tirar suas dúvidas. Coordenadores e tutores locais darão apoio aos alunos.
O Rio conta com 12.283 restaurantes, bares e similares registrados formalmente. São os funcionários destes estabelecimentos que o Profissional Bom de Copa quer qualificar. Os alunos terão que ser indicados pelos próprios bares e restaurantes. Os gerentes funcionarão como multiplicadores, recebendo capacitação específica para isto. As inscrições serão abertas em abril, com as aulas se iniciando em maio. A forma de inscrição será detalhada durante o lançamento.

(Fonte : Mercado & Eventos)

LOBBY DE EMPRESAS ADIA OBRA EM CUMBICA


A pressão das companhias aéreas fez o governo federal desistir de fechar para obras, ainda neste ano, a maior pista do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), o mais movimentado do país.
Em vez da interdição, a pista será reduzida em 30% por quatro meses, de agosto a dezembro. A pista tem 3.700 m; no período, ficará com 2.500 m -o restante terá o asfalto substituído.
A recuperação da pista é essencial para o funcionamento do aeroporto e está entre a prioridades do governo federal para a Copa de 2014.
Com a pista menor, as companhias terão de reduzir carga e até passageiros nos aviões de grande porte, usados em rotas internacionais.
Aviões como o Boeing 777 e o Airbus A-340 são mais pesados e necessitam de mais espaço para decolar. É improvável haver risco à segurança, dizem especialistas.
O cronograma foi feito em fevereiro pela Infraero (estatal que administra aeroportos), Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Snea (sindicato das empresas).
Inicialmente, a Infraero previa fechar toda a pista, o que reduziria em 40% os pousos e decolagens em Cumbica -de 44 para 26 movimentos por hora.
A interdição tinha até data: começaria em 27 deste mês e duraria 54 dias.
Mas as empresas argumentaram que isso seria o "caos" para o sistema aéreo. Aeroportos mais próximos, como Confins (MG) e Galeão (RJ), estão saturados.
Sem alternativa, a redução afetaria a malha aérea nacional e internacional. As empresas perderiam receita -e, com menos voos, passageiros seriam prejudicados.
O que seria definido já no primeiro semestre, agora ficará para o final do ano.
No novo modelo, cada empresa definirá como reduzir o peso dos aviões. Não há uma regra, diz Ronaldo Jenkins, diretor do sindicato do setor.
"Não vou dizer que não vá haver corte de passageiro. Eventualmente pode ser que chegue a esse ponto. Carga certamente vai afetar."

CENÁRIO

Não está descartado aumentar a tarifa, diz Robson Bortolossi, presidente da Jurcaib, que representa as companhias internacionais no Brasil. Ele ponderou que a decisão será das companhias e levará em conta o mercado.
Em 2012, nova queda de braço deverá ocorrer.
Segundo o Snea, o governo acenou com a interdição de toda a segunda pista de Cumbica entre agosto e dezembro, o que exigiria redução drástica dos voos.
A medida se deve à necessidade de reformar vias de taxiamento que ficam ao lado da pista 2. As obras, assim, ocupariam parte da pista.
O sindicato tenta uma alternativa: convencer o governo a adaptar outras pistas de táxi de Cumbica para pousos e decolagens. Ainda não há definição, diz a Infraero.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

SHERATON BARRA CONTRATA PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA


O Sheraton Barra Hotel & Suites abre nova seleção de vagas para profissionais com necessidades especiais. São 12 oportunidades para preenchimento imediato nas seguintes funções: arrumadeiras, cozinheiros, garçons, copeiros e auxiliares de serviços gerais. Os selecionados terão carteira assinada, refeição no local, vale-transporte, plano de saúde e odontológico, seguro de vida, cesta básica, curso de idiomas. O Hotel oferece oportunidade de crescimento com projetos de estágios e recrutamentos internos.
Os interessados podem enviar ou entregar seus currículos no seguinte endereço: Sheraton Barra - Avenida Lúcio Costa, 3.150, Barra da Tijuca - A/C Carolina Balarini ? CEP: 22.630-010. Ou pelo e-mail rh.barra@sheraton.com . É necessário informar o CID ou o nome da deficiência física.

(Fonte : Hôtelier News)

CEO DA IATA FAZ EM SP DURAS CRÍTICAS AOS GESTORES DA AVIAÇÃO BRASILEIRA


Giovanni Bisignani, diretor geral e CEO da IATA - International Air Transport Association, fez ontem uma apresentação na Câmara de Comércio Britânica (Britcham) em São Paulo, quando fez duras críticas às autoridades públicas, fornecedores e à infraestrutura da indústria brasileira do transporte aéreo. Também fez elogios, como à presidente Dilma, por sua decisão de dar um enfoque estratégico à aviação e a sua intenção de criar uma Secretaria de Aviação Civil com status de ministério, de forma a promover mudanças no setor, melhorar a competitividade da indústria e preparar o país para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo da FIFA. Bisignani também mencionou que nomeações do governo para cargos chave na aviação são iminentes.
Na apresentação na Btitcham, o CEO da IATA ressaltou cinco áreas para mudança :

1 - Infraestrutura e Marco Regulatório

“O modelo da INFRAERO, que controla 94% dos aeroportos do Brasil, é obsoleto. Terminais em 13 dos 20 maiores aeroportos não comportam a demanda atual. São Paulo, que responde por 25% do tráfego do Brasil, está em estado crítico”, disse Bisignani. A IATA apoia a continuidade do papel da ANAC na supervisão dos aeroportos. “De forma geral, o marco regulatório proposto pela ANAC para os aeroportos brasileiros está alinhado com as recomendações da IATA e os princípios de ICAO”. Mas quatro mudanças importantes são críticas para alavancar a competitividade do Brasil:
I. Primeiro, o ATAERO precisa ser abolido. Esta sobretaxa de 50% sobre as tarifas está em desacordo com os princípios da ICAO.
II. Segundo, nós precisamos de mais transparência e garantias de que não haverá subsídios cruzados entre os aeroportos.
III. Terceiro, a solução para a capacidade insuficiente não pode ser a introdução de tarifas mais altas para os horários de pico. Ganhos de eficiência e desenvolvimento de infraestrutura são o caminho a seguir.
IV. E, por fim, o aumento de 70% para as empresas aéreas internacionais como resultado do recálculo da tarifa é inaceitável. As tarifas têm que diminuir, não aumentar.
“Se estas quatro questões não forem resolvidas, os benefícios das concessões serão perdidos”, afirmou Bisignani.

2 - Preço do combustível

O Brasil deve dar continuidade à política que eliminou US$ 100 milhões em impostos de PIS/COFINS sobre os combustíveis, em 2009, com a revisão da paridade de preços de importação da Petrobras. Um estudo recente concluiu que a Petrobras pratica preços excessivos sobre o combustível de aviação, cerca de US$ 400 milhões a mais anualmente. “Não há justificativa para que o preço do combustível de aviação no Brasil seja 14% mais caro do que no restante da região. O Brasil produz 80% da sua demanda em suas próprias refinarias. Não faz sentido atrelar os preços ao mercado de Houston e incluir custos teóricos para importação - incluindo o transporte. Isto está destruindo a competitividade da aviação brasileira”, afirmou Bisignani. Globalmente, o combustível representa em media 29% do custo operacional de uma empresa aérea. No Brasil, este número sobe para 37%.

3 - Gerenciamento de Tráfego Aéreo

A IATA pede que o governo federal apóie os esforços de melhoria conduzidos pelo DECEA. “As empresas aéreas investiram em aviônicos para obter melhorias na eficiência dos voos. Mas a infraestrutura em solo não acompanha nossa capacidade no ar”, apontou Bisignani. Especificamente, a IATA está encorajando a implementação de procedimentos operacionais mais eficientes, conhecidos por RNAV e PBN, para aumentar a capacidade em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, a IATA está estimulando o DECEA a adotar um processo de melhoria contínua, baseado em análise de dados de desempenho, contra metas estipuladas de desempenho.

4 - Meio Ambiente

A aviação está unida e comprometida com a melhoria na eficiência do consumo de combustível em 1,5% ao ano, até 2020; limitando as emissões netas de carbono a partir 2020 com o crescimento neutro de carbono e cortando as emissões netas pela metade até 2050 (em comparação com 2005). Governos, através da ICAO, concordaram em encontrar uma abordagem global de medidas econômicas relacionadas às emissões de CO2. “A aviação é a única indústria global com um plano global – pelo lado da indústria e dos governos. O Brasil precisa apoiar essa abordagem global. O que significa parar a iniciativa da cidade de Guarulhos de impor taxas ambientais que são contraproducentes para os esforços globais. E o governo precisa acompanhar a iniciativa da TAM com os voos de teste com biocombustíveis sustentáveis, criando uma estrutura legal e fiscal para apoiar a indústria brasileira de biocombustíveis”, indicou Bisignani.

5 - Copa do Mundo da FIFA e Jogos Olímpicos

“Sem profundas mudanças, os aeroportos do Brasil não serão capazes de atender com sucesso a Copa do Mundo da FIFA ou os Jogos Olímpicos. O tempo está se esgotando para grandes projetos de infraestrutura. Nós estamos preocupados que o Terminal 3 de São Paulo esteja sendo planejado sem consulta à indústria. O que quer que seja alcançado, precisaremos fazer com que a infraestrutura atual funcione muito mais eficientemente e com melhores processos. Uma solução simples é que todos os que têm atuação nos aeroportos – ANAC, INFRAERO, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Agricultura – institucionalizem o regime de cooperação. As empresas aéreas podem propor soluções para melhorar a operação nos terminais e reduzir o seu congestionamento, incluindo os padrões IATA Fast Travel de implementação de tecnologia para o autoatendimento e e-freight para melhorar a eficiência no manuseio de carga. Estas soluções existem hoje e podem contribuir para melhorias significativas”, afirmou Bisignani. A IATA ainda estimula a ANAC a adicionar uma nova dimensão a sua supervisão de segurança, ao adotar a Auditoria de Segurança Operacional da IATA como um requisito para todas as empresas aéreas operando no Brasil.

Aviação é importante para a economia do Brasil. Ela estimula viagens e turismo que sustentam 9,1% do PIB e oito milhões de empregos brasileiros. A aviação tem crescido a uma impressionante taxa de 10% ao ano desde 2003. O mercado doméstico brasileiro é o quarto maior do mundo, atrás de EUA, China e Japão. Mas com 13 milhões de passageiros internacionais está em 37ª posição do ranking internacional, o que é completamente desproporcional à economia do Brasil, que é a oitava maior do mundo.

A IATA tem um escritório no Brasil desde 1991. O escritório brasileiro da IATA processou cerca de US$ 4,5 bilhões em receitas da indústria em 2010 e fornece acesso local a toda a experiência global da instituição, incluindo os aspectos de segurança, desenvolvimento de infraestrutura e o conceito Simplifying the Business. Em dezembro de 2010, a IATA nomeou Carlos Ebner, ex-CFO da Varig e ex-CEO da OceanAir, como diretor para o Brasil.

(Fonte : Business Travel Magazine)

INFORMAÇÃO EM MÃOS


Livro de bolso auxilia profissionais de Vitória (ES) na hora de prestar informação ao turista

Com informação em mãos, fica bem mais fácil oferecer serviço de qualidade ao turista. Em Vitória (ES), os profissionais da área do turismo carregam no bolso informações sobre história da cidade, atrativos turísticos, mapas com localização, distância e tempo médio de percurso, e, para melhor se comunicar, levam dicas de inglês com tradução e pronúncia.
As informações fazem parte do Manual para Atendimento ao Turista, livro de bolso para consulta rápida em várias situações do dia-a-dia dos profissionais. A iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) de Vitória foi premiada pelo Ministério do Turismo (MTur), entre as capitais brasileiras, na categoria Serviços e Equipamentos Turísticos.
“O Manual é como ter a facilidade da internet em mãos. É fantástico! Para nós que trabalhamos com turismo, ter informação disponível nos ajuda na hora do branco, quando esquecemos alguma coisa. A consulta é fácil”, ressalta a guia de turismo, Marinete Diniz. Há três anos na profissão, Diniz utiliza o guia não só no dia-a-dia, mas também como fonte de informação para treinamentos ministrados aos taxistas locais e para os cursos do Senac. “É uma pena a iniciativa não ser estendida a todo o estado”, finaliza.
O Manual funciona como ferramenta complementar às ações de qualificação promovidas pela Semtur. “A idéia surgiu para disponibilizar aos profissionais, que prestam atendimento aos turistas, um material capaz de conter a maior parte das principais informações solicitadas pelos visitantes. Os profissionais aprovaram a iniciativa e a qualidade das informações disponibilizadas e estão indicando o Manual aos colegas”, explica o secretário de Turismo de Vitória, Antônio Bispo.
Entre os profissionais beneficiados pela ação destacam-se: guardas municipais, salva-vidas, garçons, atendentes dos postos de informações turísticas, monitores de atrativos turísticos, guias de turismo, frentistas, taxistas, recepcionistas de hotéis, etc. Na capital capixaba, os taxistas contam também com CD de áudio, com informações gerais sobre a cidade, produzido em sete idiomas.
O Manual traz, ainda, endereço, telefone e horário de funcionamento dos atrativos turísticos da cidade. Segundo a Semtur, o material, produzido com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo e do Sebrae/ES, já foi distribuído para mais de dois mil profissionais. O manual já serve como base de consulta para elaboração de manuais de outros municípios. A ideia da Semtur é realizar ajustes e transformar o Manual em Guia Turístico.

Melhores Práticas

Por meio da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, o MTur premiou 27 experiências consideradas modelos para o desenvolvimento do turismo no país.
Segundo a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro, a premiação visa estimular os 65 destinos a cumprirem efetivamente o papel de induzir o desenvolvimento da atividade turística em suas regiões. “O objetivo é que as práticas bem sucedidas sejam multiplicadas por outros destinos turísticos brasileiros”, ressalta Guerreiro.
Os 240 projetos recebidos foram avaliados e selecionados conforme as 13 dimensões do Índice de Competitividade 2010: infraestrutura geral, acesso, serviços, equipamentos e atrativos turísticos, marketing e promoção e aspectos ambientais, sociais e culturais. As experiências premiadas foram divididas e analisadas entre capitais e não-capitais.
Além do MTur, participaram das bancas avaliadoras os ministérios da Cultura; da Integração; das Cidades; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e do Meio Ambiente. E, ainda, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, a Fundação Getulio Vargas, o Instituto de Assessoria para Desenvolvimento Humano, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Instituto Marca Brasil e o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas.

(Fonte : Ascom MTur)

IBERIA COMEÇARÁ A OPERAR ENTRE BARCELONA E SÃO PAULO NO DIA 19 DE JUNHO


A partir do dia 19 de junho, com a chegada do verão, a Iberia começará a operar duas freqüências semanais na rota que ligará Barcelona (BCN) a São Paulo (GRU). A companhia aérea espanhola utilizará uma aeronave Airbus A340-300 com capacidade para 254 passageiros, dos quais 36 em Business Plus. Os passageiros que embarcarem em São Paulo poderão efetuar fáceis conexões na capital catalã com a malha da Iberia Regional/Air Nostrum e Vueling. Da mesma forma, passageiros vindos de diversos destinos domésticos e da Europa com essas companhias regionais terão mais facilidade para conhecer o Brasil via Barcelona.
Os voos sairão de BCN às quartas e domingos às 21h00 e chegarão em São Paulo às 03h30 do dia seguinte. No sentido inverso, às segundas e quintas-feiras, os voos decolarão de Guarulhos às 13h50 e pousarão no T1 do aeroporto de Barcelona às 05h40.

(Fonte & Foto : Business Travel Magazine)

AZUL RECEBE TRÊS NOVAS AERONAVES E AUMENTA FROTA PARA 31 AVIÕES


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de receber um novo Embraer 195 e dois turboélice ATR 72-200. Com a incorporação desses aviões, a Azul chega a 31 aeronaves na sua frota que é composta por jatos Embraer modelos 190 e 195, e por ATR 72-200.
O novo Embraer 195, de prefixo PR-AYR, foi batizado de "Sonho Azul", e tem como padrinho o Tripulante – como são chamados os funcionários da companhia – Antônio Joel Possebom. Com capacidade para transportar até 118 passageiros. Já os ATR, batizados de "Gralha Azul – prefixo PR-AZS, e o "Pantanal Azul" – prefixo PR-AZT – têm como padrinhos Tatiana Farias e Heleno Amorim, respectivamente. As aeronaves têm capacidade para 70 passageiros. Ao todo, são 28 jatos Embraer e três turboélices ATR. Neste ano, a companhia receberá ainda 10 aeronaves Embraer 195, conforme seu planejado estratégico

(Fonte : Mercado & Eventos)