quarta-feira, 10 de março de 2010

MTUR FORMA MULTIPLICADORES PARA ENFRENTAMENTO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Quatro capitais brasileiras serão contempladas: Vitória, Goiânia, Belém e Florianópolis

A partir de abril, o Ministério do Turismo (MTur) realiza novos cursos de formação de agentes multiplicadores regionais, que vão disseminar informações e mobilizar parceiros em favor do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes na cadeia produtiva do turismo. Em 2009, o MTur promoveu treinamentos nos nove estados do nordeste brasileiro, formando 46 multiplicadores.
Vitória (ES), Goiânia (GO), Belém (PA) e Florianópolis (SC) são as próximas capitais a receberem o projeto de qualificação. Os participantes serão indicados pelo empresariado e entidades públicas envolvidos com ações de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. De acordo com Maria Aurélia Sá, coordenadora de gestão estratégica do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo, o objetivo da ação é “criar uma rede de formadores para acompanhar e potencializar as iniciativas voltadas para o tema nos estados”.
Os cursos são promovidos pelo TSI, em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UNB), em cumprimento ao pacto internacional assinado pelos países membros do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA). Pelo acordo, cada país integrante do grupo se compromete a executar ações pela sensibilização de um grande número de pessoas, organizações e comunidades, com a finalidade de proteger a infância e a adolescência da exploração sexual em viagens e turismo.

PROGRAMA & CONTEÚDO

A programação em Belém acontecerá entre 6 e 9 de abril. Em Goiânia, o período previsto é entre 27 e 30 de abril. De 4 a 7 de maio será a vez de Florianópolis receber o curso, e em Vitória os encontros vão de 11 a 14 de maio.
As atividades de sensibilização serão divididas em oito módulos. O primeiro ficou sob responsabilidade do próprio Ministério do Turismo, que explanará sobre o Pacto Regional com o GARA. Na segunda parte do curso, palestrantes e debatedores tratarão dos marcos históricos e conceituais, nacionais e internacionais, da violência sexual contra crianças e adolescentes. A explicação dos marcos legais do tema será feita no terceiro módulo, seguido pela reflexão dos desafios e avanços do setor turístico, a cargo do CET/UNB. Casos de boas práticas na proteção de crianças e adolescentes serão apresentados na quinta parte do treinamento. O conteúdo do sexto módulo inclui a explanação dos pressupostos básicos para a prevenção da exploração sexual no turismo. Nas etapas finais, os participantes elaborarão uma plano de ação para o estado, alinhado às diretrizes nacionais do programa TSI/MTur.
Outros 14 estados brasileiros serão contemplados posteriormente. A meta é envolver 484 representantes do setor público, iniciativa privada e terceiro setor relacionados à atividade turística e à garantia de direitos das crianças e adolescentes.

(Fonte : Ministério do Turismo)

AVANÇOS NO PRODETUR

A agenda do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) está repleta de ações para o mês de março. A defesa das propostas de três estados e municípios junto ao Grupo Técnico da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex/GTec) e a negociação final do projeto apresentado pelo Ceará são algumas delas.
O estado da Bahia, cuja proposta soma US$ 62 milhões, e os municípios de Porto Alegre e de Florianópolis passam pela primeira seleção do programa. Suas propostas no GTec serão defendidas, respectivamente, nos dias 17, 24 e 31. A capital gaúcha apresentou carta-consulta no valor de US$ 73 milhões e a catarinense de US$ 52 milhões.
O Ceará, um dos mais adiantados no processo de negociação do empréstimo internacional, discute os termos do contrato com técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nos próximos dias 22 e 23. O estado, cuja proposta é de US$ 250 milhões incluindo a contrapartida, poderá ser um dos primeiros a levar seus projetos ao Congresso Nacional, fase final para concessão do financiamento.
O Rio Grande do Norte recebe missão do BID para análise técnica de sua proposta ao Prodetur no período de 15 a 20 de março. O município de Fortaleza detalha seus projetos de investimento em infraestrutura, qualificação, fortalecimento institucional, entre outros, de 17 a 18, em reunião com técnicos da Corporação Andina de Fomento (CAF).

(Fonte : Ministério do Turismo)

MERCADO HOTELEIRO ATRAI INVESTIDORES BRASILEIROS

O diretor do Group RCI, Alejandro Moreno, comanda um grupo de 40 investidores brasileiros ligados aos segmentos hoteleiro e imobiliário no mercado de time share e fractional para a ARDA 2010. O evento ocorre entre os dias 14 e 18 em Las Vegas (EUA) e é promovido pela Associação Americana para o Desenvolvimento de Resorts, principal organização do setor no mundo.
De acordo com o executivo da RCI, na última convenção, no ano passado, a missão brasileira foi composta por 28 empresários. “O mercado imobiliário brasileiro está em plena ebulição com os megaeventos esportivos - Copa do Mundo e Olimpíadas que ocorrerão aqui - e pelo crescente poder aquisitivo da população”, justifica Moreno.
Dados do Group RCI indicam que viagens por tempo compartilhado movimentam US$ 77 bilhões na economia dos Estados Unidos. No Brasil, estima-se que o sistema registrou, em 2009, R$ 300 milhões em vendas, um crescimento de 25% em relação a 2008.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 10-03-10)

TERREMOTO MUDOU CIDADES DE LUGAR



O terremoto que atingiu o Chile em 27 de fevereiro moveu cidades em toda a América do Sul

O terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile em 27 de fevereiro moveu cidades em toda a America do Sul - inclusive no Brasil.
É o que revela um levantamento prévio de dados feito por uma equipe de pesquisadores orientada por estudos anteriores de Mike Bevis, professor na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.
Os dados mostraram que a cidade de Concepcion, no Chile, está pelo menos 3,48 metros mais a oeste; já a capital do país, Santiago, se moveu pouco mais de 27 centímetros. Na Argentina, Buenos Aires se moveu cerca de 2,5 cm também para o oeste e, como mostra o mapa, Valparaiso e Mendoza também foram afetadas.
Os dados também mostram que diversas cidades no Brasil mudaram de lugar por causa do impacto - entre elas, Fortaleza.
A equipe mediu a mudança das cidades comparando dados precisos de GPS anteriores ao evento com a atual localização das mesmas.
O terremoto ocorreu em uma área da América do Sul de grande movimentação, quando a placa de Nazca foi empurrada para baixo da placa Sul-Americana. Após o incidente inicial, diversos tremores de 6 graus de magnitudeforam registrados.
Além da Universidade Estadual de Ohio, as Universidades do Havaí, de Memphis e o California Institute of Technology participaram da pesquisa nos Estados Unidos. O Instituto Geografica Militar, a Universidad de Concepcion e o Centro de Estudios Cientificos, no Chile, e o Instituto Geografica Militar, Universidad Nacional de Cuyo em Mendoza e Universidad Nacional de Buenos Aires, na Argentina, auxiliaram no levantamento.

(Fonte : Portal Exame / 10-03-10)

INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR DO FÓRUM PANROTAS 2010 SERÃO ENCERRADAS HOJE


Os profissionais que ainda pretendem participar do Fórum PANROTAS - Tendências do Turismo 2010, que acontece nos dias 15 e 16 de março, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, têm até hoje para se inscrever e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. A GOL está oferecendo tarifa AD-75 para os participantes que vêm de fora de São Paulo. Há ainda tarifas especiais em hotéis da cidade. Os detalhes podem ser consultados diretamente na página do evento na internet.
Durante os dois dias do Fórum, mais de 1,2 participantes, entre presidentes e diretores das maiores empresas brasileiras dos setores de aviação, hotelaria, agências de viagem, operadores de turismo e secretários de turismo participarão do encontro, que terá, entre outras, as presenças do ministro do Turismo, Luiz Barretto, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, da presidente da ANAC, Solange Vieira, além os presidentes, executivos de empresas e acadêmicos como Líbano Barroso (TAM), Pedro Janot (Azul), Tony Surtees (um dos fundadores do Yahoo), Ed Fouché (Visit Florida) e Marcelo Côrtes Neri (FGV), entre outros.

(Fonte : Business Travel Magazine / 10-03-10)

COMISSÃO APROVA NOVA REGRA PARA PUBLICIDADE DE PROMOÇÃO EM VÔOS

A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei 730/07, do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE), que obriga as companhias aéreas a divulgar a quantidade de assentos com preços promocionais. De acordo com o texto aprovado, tanto o consumidor quanto a Agência Nacional de Aviação Civil deverão ser informados sobre o número de assentos disponíveis em cada voo, o período de vendas, o preço da tarifa, o período de validade da promoção e demais regras tarifárias.
O relator do projeto, Eliseu Padilha (PMDB-RS), explica que o Brasil tem uma legislação bastante avançada no que diz respeito à proteção e defesa do consumidor. "As empresas, de uma maneira geral, têm divulgado as suas promoções de uma forma bastante detalhada. Essa prática, entretanto, não vem sendo aplicada no setor aéreo, onde as companhias divulgam os preços promocionais sem informar a quantidade de assentos disponíveis em cada trecho", reclama o deputado.
O autor da proposta, deputado Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE), explica que o objetivo é disciplinar a oferta de bilhetes aéreos com tarifas promocionais e oferecer o máximo de informações ao usuário nas peças publicitárias. "É necessário elevar o grau de transparência nas relações de consumo entre o transportador aéreo e os passageiros", argumenta o autor.
O projeto, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., já foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / 10-03-10)

MARACANÃ POLARIZA PÚBLICO DA RIO-2016

Até mesmo na Olimpíada, o futebol deve polarizar as atenções dos espectadores.Segundo projeção do COI (Comitê Olímpico Internacional), divulgada ontem em São Paulo por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a região do Maracanã será a que receberá mais da metade do público que acompanhará o evento in loco.
Além do próprio Maracanã, a zona abrange outra sede do futebol, o estádio João Havelange. Ainda compreende instalações de outras modalidades: São Januário, que abrigará as competições de rúgbi, o Sambódromo, palco do tiro com arco e da maratona, e o Maracanãzinho, sede do vôlei.
Classificado como "coração dos Jogos" pelo dossiê de candidatura, a Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio, deve receber apenas 24% dos espectadores, apesar de concentrar 47% de todas as instalações esportivas da Olimpíada.Com 23% das instalações, a zona de Deodoro deve atrair o menor número de espectadores: 11%. Já a região de Copacabana -17% das instalações- concentrará 12% do público.
A concentração de mais da metade do público na zona do Maracanã não é encarada como um ponto negativo pelo comitê organizador, já que a região é abastecida por uma rede de transporte já instalada.
"A maior concentração de espectadores durante os Jogos estará justamente na área onde a cidade tem a melhor oferta de alternativas de transporte público", afirmou Nuzman.
A projeção feita pelo COI vai ao encontro de um desejo do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que é o de tirar a concentração de instalações do bairro da zona oeste da cidade. Paes, inclusive, já conta com o apoio de Nuzman para transferir parte da Vila de Mídia da Barra para a região portuária, situada dentro da zona do Maracanã.
"Todo projeto é reavaliado, e o desejo do prefeito é que uma parte da Vila de Mídia vá para o cais do porto. Isso está sendo conversado", disse o presidente do comitê, ontem, após um evento em que esteve reunido com empresários de São Paulo.
"A transferência de parte da Vila de Mídia é positiva porque facilitaria o trabalho dos jornalistas que vão cobrir a parte de Deodoro, da região do Maracanã e de Copacabana. Estariam mais próximos dessas instalações do que se estivessem hospedados na Barra", completou.

COMITÊ TEM ESTATUTO APROVADO

Depois de ser aprovado pelo COI, o estatuto de formação do comitê organizador da Rio-2016 foi aprovado ontem por membros das confederações brasileiras olímpicas. Resta ainda ao comitê adquirir o registro de pessoa jurídica para consolidar seu processo de formação.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Esportes / 10-03-10)