quarta-feira, 25 de abril de 2012

INFRAESTRUTURA NA AMÉRICA LATINA TERÁ US$ 21 BI ATÉ 2022



Representantes da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) apresentaram ontem a empresários brasileiros um pacote de 31 projetos de infraestrutura na América do Sul, que devem consumir investimentos de US$ 21 bilhões nos próximos dez anos.
O objetivo é despertar o interesse das companhias nacionais para as obras do plano de integração da infraestrutura regional, anunciado pelo órgão em Brasília em novembro do ano passado. As obras incluem linhas de transporte fluvial, rodovias e ferrovias em 12 países.
Em evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado e São Paulo), Cecilio Pérez Bordón, presidente pró-tempore do Cosiplan, comissão de infraestrutura da Unasul, disse que os governos dos países querem dialogar com o empresariado. "Precisamos de parcerias entre governo e iniciativa privada para levar os projetos adiante."
O modelo de financiamento dos projetos vai variar de país a país. "Dependerá de cada governo nacional decidir se será uma parceria público-privada (PPP), concessão ou um projeto 100% público", disse. A Unasul não descarta buscar recursos em instituições multilaterais como o BIS ou em bancos de fomento como o BNDES.
A integração da infraestrutura regional visa aumentar o comércio entre países da América do Sul. Hoje, o comércio intrarregional representa 20% das trocas entre os 12 países com o exterior.
Para María Emma Mejía, secretária-geral da Unasul, o avanço nas exportações regionais torna os países menos dependentes das trocas com países como a China.
"A possível desaceleração chinesa cria uma situação complexa para a região, devido à atual demanda por nossas matérias-primas. Se aumentarmos o comércio intrarregional, nos blindamos contra essa desaceleração."

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

GASTOS DE ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE



Os turistas estrangeiros gastaram no país US$ 1,92 bilhão de janeiro a março deste ano. O valor representa um aumento de 9,8% na receita cambial do turismo em relação ao primeiro trimestre de 2011, quando os gastos foram de US$ 1,74 bilhão.
Contando-se apenas o mês de março, os números também são superiores aos apurados no ano passado. Em março de 2012, os gastos de estrangeiros, de US$ 630 milhões, foram recordes da série histórica para o mês. Representam uma variação positiva de 3,36% na comparação com março de 2011.
“Uma das metas do Plano Nacional de Turismo é aumentar a entrada de divisas no país. O resultado deste primeiro trimestre do ano mostra que estamos caminhando para alcançar os US$ 10 bilhões em receita, projetados para 2015”, comenta o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
A receita cambial integra a Conta Viagens Internacionais do Balanço de Pagamentos do Setor Externo, divulgada mensalmente pelo Banco Central. O valor inclui trocas cambiais oficiais e gastos com cartões de crédito internacionais.

(Fonte : Ascom MTur)

DÓLAR MAIS CARO FAZ GASTO DE BRASILEIROS NO EXTERIOR CAIR



O dólar mais caro e o Carnaval em fevereiro fizeram o gasto dos brasileiros com viagens internacionais cair em março em relação ao mesmo mês de 2011, a primeira retração desde setembro de 2009.
No mês passado, as despesas totalizaram US$ 1,6 bilhão, 1,2% de queda na comparação com março de 2011.
"No ano passado, houve um movimento mais forte de viagens internacionais", explicou o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel.
"A taxa de câmbio tem muita influência nesta conta", completou ele.
No trimestre, as despesas com viagens ainda tiveram desempenho expressivo, com alta de 13,2% na comparação com os primeiros três meses de 2011.
Mas os dados preliminares de abril indicam que deve haver nova retração.
Os gastos incluem os pagamentos com cartão de crédito no exterior, inclusive aqueles feitos em compras pela internet, e a aquisição de moeda estrangeira.
Já as despesas dos estrangeiros no Brasil seguem crescendo: no mês passado, tiveram alta de 3,4% ante 2011.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

GOVERNO BUSCARÁ PARCERIA COM ESTADOS E AÉREAS PELA AVIAÇÃO REGIONAL



O diretor do Departamento de Política de Serviços Aéreos da Secretaria de Política Regulatória de Aviação Civil da Presidência da República, Ricardo de Melo Rocha, afirmou que o governo federal considera uma parceria com os estados e as companhias aéreas como uma boa alternativa para tentar resolver o problema de falta de infraestrutura dos aeroportos no interior da Amazônia e do Nordeste. “Estamos buscando resolver o problema da infraestrutura aeroportuária regional, mas isso só será possível com investimentos conjuntos”, afirmou.
O deputado Gladson Cameli (PP-AC) criticou o elevado preço das passagens cobrado atualmente. Segundo o parlamentar, uma tarifa de voo entre Rio Branco (AC) e Brasília (DF) chega a custar R$ 4,5 mil.
Para diminuir o valor das passagens, o parlamentar defendeu incentivos fiscais para as regiões mais pobres do País. “Nós temos que nos unir, deputados federais e senadores, para aprovar leis [de incentivo fiscal] e cobrar responsabilidade das agências reguladoras”, afirmou o deputado, que propôs o debate na Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
No debate, o representante do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) Victor Rafael Celestino explicou que o elevado preço da tarifa aérea nessas regiões ocorre porque nem todos os aeroportos têm combustível, o que obriga as empresas aéreas, muitas vezes, a transportá-lo no lugar de passageiros. “Isso acaba encarecendo os voos”.
Celestino, no entanto, ressaltou que, com investimentos consistentes nos aeroportos, vai ser possível ofertar voos com mais aeronaves, o que poderá reduzir as tarifas. Segundo informou, as tarifas vêm caindo de preço ao longo da última década a uma taxa média de 7,5% ao ano.

INFRAESTRUTURA

Segundo o sindicalista, boa parte dos aeroportos de cidades menores da Amazônia e do Nordeste não recebem autorização para operar voos da aviação civil por falta de equipamentos, como caminhões de combate a incêndios.
O gerente de Engenharia da Infraestrutura Aeroportuária da Agencia Nacional da Aviação Civil (Anac), Tarik de Souza, avaliou que serão necessários muitos investimentos em manutenção para que a infraestrutura aeroportuária existente na Amazônia Legal e no Nordeste possa proporcionar o aumento da oferta de voos e a redução das tarifas.
Souza informou que a agência não autoriza novos voos para cidades das regiões devido a problemas técnicos encontrados nos aeroportos. “O pavimento de muitas pistas de pouso e decolagem está deteriorado, o terminal de passageiros não atende aos requisitos mínimos de segurança, além de a sinalização também se encontrar desgastada”, relatou. Ainda de acordo com o gerente, a principal preocupação da Anac quanto aos aeroportos seria evitar que acidentes ocorram.
O diretor do Departamento de Política de Serviços Aéreos, vinculado à Presidência da República, Ricardo Rocha, afirmou que o governo federal considera uma parceria com os estados e as companhias aéreas como uma boa alternativa para resolver o problema de falta de infraestrutura dos aeroportos no interior da Amazônia e do Nordeste. “Estamos buscando resolver o problema da infraestrutura aeroportuária regional, mas isso só será possível com investimentos conjuntos”, argumentou.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

CRÉDITO



Com as medidas do governo para aquecer a economia, a maioria dos empresários brasileiros sente que terá mais acesso a financiamento nos próximos 12 meses.
É o que revela o International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton International, relatório do primeiro trimestre de 2012.
Segundo o levantamento, no país, 60% dos executivos pesquisados esperam mais acesso ao crédito no período, número maior que a média global, que foi de 27%.
Entre as 40 economias pesquisadas, além do Brasil, os mais otimistas são Peru, Índia, Geórgia, Filipinas, México e Chile. O estudo mostra também que a América Latina tem o maior percentual de empresários otimistas com o maior acesso ao crédito.

(Fonte : Col. Mercado Aberto)

FHC VAI A ORIENTE MÉDIO COM ITAÚ PARA ATRAIR INVESTIMENTO



O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está no Oriente Médio para uma série de palestras a potenciais investidores no Brasil.
FHC acompanha executivos do Itaú Unibanco em visita a autoridades, líderes de fundos soberanos e de "family offices" no Qatar e em Abu Dhabi. É a primeira grande viagem oficial à região do banco, que tem escritório em Dubai desde 2007.
Durante a Unctad (Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), em Doha, nesta semana, o fundo soberano QIA (Qatar Investment Authority) anunciou que tem US$ 30 bilhões para investir neste ano e que tem interesse em alocar recursos em economias emergentes.
Em suas palestras, o ex-presidente tem destacado o Brasil dentre os Brics.
"Não há uma situação homogênea entre eles. Brasil e Índia são mais estáveis." Ele tem lembrado que o Brasil é uma democracia com US$ 300 bilhões de reservas e boas oportunidades de negócios.
"Há um grande desconhecimento do Brasil e nós em relação a eles", disse FHC à coluna, em Doha.
Além do QIA, o ex-presidente esteve com Qatar Holdings, Qatar Mining (mineração), o ministro de finanças e comércio do país, xeique Hamad bin Jassim al-Thani, e empresários.
"Há um apetite para investimentos com risco de 'investment grade', mas com retornos bem diferenciados da conjuntura internacional", afirmou Ricardo Marino, sócio do Itaú e CEO das operações na América Latina.
"O Brasil importa capital para infraestrutura, energia, agropecuária e imobiliário."
A região é conhecida pelos imensos e sofisticados hotéis. "Esses investidores gostam de ativos imobiliários e temos muito a fazer em hotelaria."
Sobre a alta da inadimplência que o banco divulgou, Marino diz que o presidente do Itaú, Roberto Setubal, já apontara essa tendência. O índice de atraso superior a 90 dias da carteira consolidada subiu 0,9 ponto percentual no 1º trimestre de 2012 ante março de 2011 e atingiu 5,1%.
"Nos empréstimos do Itaú nos países em que atua na América Latina, as taxas são muito inferiores. A menor, no Uruguai, é de 0,7%."
"Há um apetite para investimentos com risco de 'investment grade', mas com retornos bem diferenciados da conjuntura internacional"

RICARDO MARINO
sócio do Itaú Unibanco
"Não há uma situação homogênea entre eles [os Brics]"
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
ex-presidente do Brasil

(Fonte : Col. Mercado Aberto)

ANVISA FAZ MONITORAMENTO ONLINE DAS CONDIÇÕES DOS CRUZEIROS MARÍTIMOS



A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aposta na Tecnologia para dar suporte às suas inspeções dos cruzeiros marítimos no Brasil. Este ano, uma novidade da Agência é a possibilidade dos viajantes acompanharem o resultado das inspeções dos navios via internet, onde já estão disponibilizados o balanço de cerca de 50 vistorias realizadas pelos agentes da Anvisa.
Os fiscais verificam itens como água das piscinas e hidromassagens, limpeza de cabines e ambientes, gerenciamento de lixo, sistema de tratamento de esgoto e controle de vetores/animais peçonhentos, entre outros. Cada item inspecionado recebe uma pontuação de risco sanitário que varia de 1 a 5. Esses dados alimentam um sistema de gestão de riscos chamado Sagarana. Desenvolvido pela Módulo, empresa brasileira de Segurança da Informação e automatização de Governança, Riscos e Compliance, o sistema gera índices de conformidade e riscos. Os índices consideram a porcentagem dos itens do roteiro de inspeção que foram atendidos pela embarcação e o nível de segurança sanitária apresentado pelo navio, que pode variar de 0 (navios com maior índice de segurança possível) a 5000 (navio com menor índice de segurança possível). Com base nas conclusões de cada vistoria, são levantadas a probabilidade, a relevância e a severidade para cada risco encontrado, de modo que possam ser indicadas as medidas necessárias para correção.
De acordo com Eduardo Nery, gerente de Projetos da Módulo, com o avanço da tecnologia utilizada nas inspeções, a população brasileira sai ganhando. “O grande diferencial deste projeto é o monitoramento online e a disponibilização dos dados dos cruzeiros para os cidadãos, garantindo que os turistas tenham uma viagem mais tranquila e com menos riscos de danos à saúde”, afirma, explicando que o software adotado para fazer essa Gestão, o Módulo Risk Manager, lista as medidas prioritárias, de modo que as situações mais críticas sejam resolvidas primeiramente.

(Fonte : Mercado & Eventos)

CONOTEL DEFINE TEMA E SERÁ DE 26 A 28 DE JULHO NA FECOMÉRCIO EM SP




O Conotel será realizado de 26 a 28 de julho na Fecomércio em São Paulo. A informação foi confirmada hoje (25/04) por Enrico Fermi, presidente da ABIH-Nacional que participa esta noite da abertura oficial do Encatho, em Florianópolis. O dirigente confirmou que um dos motivos para escolha do local foi a redução de custos. Em relação ao tema deste ano "A HOTELARIA QUE QUEREMOS PARA O BRASIL". é um tema bem abrangente. Segundo ele é preciso discutir a qualidade na prestação de serviços e também dos hotéis de classe econômica.
"Os hotéis econômicos e de pequeno porte representam 72% da hotelaria nacional. É preciso mostrar que pelo fato de ser um hotel econômico ainda assim não deixa de ter um bom padrão de qualidade. O mesmo diz respeito aos resorts que estão passando por uma séria crise em função da concorrência do mercado internacional. São temas que estarão em debate", afirmou ele. Fermi confirmou que na semana que vem haverá uma reunião da diretoria da ABIH Nacional para discutir os detalhes da próxima edição do Conotel deste ano.
O Centro de Convenções da Fecomercio, no bairro da Bela Vista, deve receber cerca de de 2 mil visitantes, inclusive com delegações estaduais de outras cidades paulistas que devem prestigiar o evento a exemplo da edição de 2011 quando mais 300 hoteleiros das regiões de Atibaia, Serra da Mantiqueira, do Litoral norte, Baixada Santista e Guarulhos estiveram presentes. Bruno Omori, presidente da ABIH-SP, acredita que o mercado está maduro e sensível à reflexão sobre assuntos importantes para o dia a dia do hoteleiro, assim como temas ligados a conquista da desoneração da hotelaria, cases internacionais de integração do mercado com o Governo e os grandes eventos internacionais dos próximos anos no Brasil.
“As entidades estão integradas e apostando em um evento de grande representatividade para o setor, com sinergia de posicionamento e implementação de ações que favoreçam todo o mercado de turismo e eventos”. Na primeira reunião de preparativos para o evento, participaram Ricardo Domingues (Resorts Brasil), Silvio Borelli (FBHA), Bruno Omori (ABIH-SP), Enrico Fermi (ABIH Nacional), Rafael Gimenes (FOHB) e Rogério Hamann, responsável pela organização do evento. Na pauta, questões como temática das palestras, cronograma de atividades plenárias, sociais e de networking entre os participantes, patrocínio e comercialização de cotas junto ao governo e iniciativa privada, além de campanha de comunicação.
Além dos preparativos como anfitriã do Conotel, a ABIH-SP também vem desenvolvendo reuniões com diversas entidades e empresas com vistas a estabelecer novas parcerias e empreendimentos. Um exemplo são as audiências com Secretarias Estaduais e Municipais correlatas com o mercado hoteleiro e turistico; as conversas com representantes de Cuba e México com vistas a missões de negócios; e implementação de novas parcerias como o Portal de Empregos da hotelaria, o Fórum Paulista e Internacional de Acessibilidade e o Encontro e Experiências do Atibaia CVB.
Entre as atividades já confirmadas está a realização, no segundo semestre, teremos a ampliação do Best Week agora com a temática Soccer, uma programação cultural e esportiva no feriado com preços reduzidos nos ingressos e na hospedagem.Devem ser implementados também os projetos de qualificação da hotelaria e de outras atividades correlatas do turismo como os policiais, frentistas, voluntários, entre outros, visando a ampliação da qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes. As reuniões da Câmara Temática da Copa de 2014, do Conselho Estadual de Turismo, que promove o encontro com as entidades do trade, governo e Fifa, estão em pleno vapor. Foram retomadas também as reuniões setoriais promovidas pela ABIH-SP no interior e litoral do estado de São Paulo, a exemplo das realizadas em Socorro e Atibaia. No próximo dia 3 de maio,por exemplo, estarão em Cesário Lange e Região, sempre visando a união de entidades regionais e o seu fortalecimento. A integração com o mundo acadêmico também é prioridade na atual gestão.
O presidente da ABIH-SP já palestrou e estará palestrando aulas magnas em universidades como Anhembi Morumbi, Mackenzie, entre outras além de criar projetos de integração mútua entre empresários e entidades de ensino.
Para comunicar todas as suas iniciativas ao mercado hoteleiro e o público em geral, a ABIH-SP utiliza de ferramentas como a TV Equilibra, o Disque Hotéis, a revista Mix Hotel , a Newsletter Turismo Paulista e o Boletim semanal no programa Turismo em Pauta.

(Fonte : Mercado & Eventos)

FEIRA DE TURISMO DOS ESTADOS UNIDOS ACONTECERÁ EM MAIO EM SÃO PAULO


O Visit USA, evento oficial do turismo americano no Brasil, organizado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos e Embaixada Americana, será realizado nos dias 15 maio em São Paulo e 18 de maio no Rio de Janeiro.
Empresas e entidades do setor de turismo norte-americano participarão do Visit USA 2012 para promover seus destinos e produtos no Brasil, que em 2011 passou a ser o quarto maior mercado internacional em número de visitantes para os EUA, com 1,5 milhão de turistas.
"Este ano a feira será especial por conta do momento vivido pelo turismo dos Estados Unidos. O país está reconhecendo cada vez mais a importância do turismo brasileiro, não só em número de visitantes quanto em termos de volume de compras", disse Jussara Haddad, coordenadora do Visit USA.
"O governo americano tem interesse em facilitar a ida dos brasileiros para os Estados Unidos e isso é visto pelas medidas que estão sendo anunciadas pelo Departamento de Estado, com ampliação do número de consulados, aumento do número de funcionários, tudo para facilitar a obtenção de visto por parte dos brasileiros."
Companhias aéreas, associações de empresas do setor, atrações, hotéis, locadoras de veículos, órgãos oficiais de turismo das cidades americanas (Convention and Visitors Bureau), shopping malls e outlets, parques temáticos, operadoras de turismo e serviços turísticos em geral participarão do evento.
Entre os participantes já confirmados para a feira deste ano estão as companhias aéreas American Airlines, TAM e LAN, o cartão de crédito American Express GlobalTravel Card, os parques Sea World Parks e Universal Studios, e as agências de viagem Agaxtur, CVC, RCA Turismo e Trade Tours.
O Visit USA 2012 é um evento restrito aos profissionais de turismo e não estará aberto ao público. As inscrições dos agentes de viagens poderão ser feitas através do site www.visitusa.com.br.

OBAMA QUER QUE EUA SEJA PAÍS MAIS VISITADO DO MUNDO

"Eu quero que os EUA se transformem no maior destino turístico do mundo." Foi assim, num vídeo marcado por afirmações categóricas, que o presidente Barack Obama se dirigiu aos integrantes do 44º Pow Wow, a maior feira de turismo dos EUA, para lancar a campanha da Brand USA, uma nova organização que, recebendo verbas públicas e privadas, tem como escopo fomentar viagens de lazer aos EUA.
Embora o pais já seja um dos três maiores destinos turísticos do mundo, atrás da França e da Espanha e um pouco à frente da Itália, a iniciativa é ambiciosa - e sinaliza uma mudança de rumos com relação aos governos anteriores, quando o ex-presidente George W. Bush esteve bastante focado na "Guerra ao Terror".
A mudança de rumo sinaliza claramente que o governo norte-americano vê no turismo uma fonte de divisas fundamental para ajudar o país a driblar a crise econômica.
Mas inova ao exigir que os empresários do setor de turismo também invistam, em contrapartida, na nova organizção Brand USA.
Assim, a partir de junho, em âmbito mundial, ações de marketing, anúncios na mídia impressa e comerciais de TV veiculados mostrarão imagens dos EUA, país que, nas palavras de Obama, "está empenhado em acelerar a concessão de vistos em países como China e Brasil" e onde "mais pessoas possam gastar seu dinheiro". E acrescentou: "eu prometo fazer a minha parte simplificando procedimentos e cuidando da segurança e, juntos, podemos mostrar ao mundo que a América está aberta para fazer negócios".
Rosanne Cash, cantora e compositora que ganhou o prêmio Grammy, é a autora da música "Land of Dreams" - a trilha sonora da campanha pode ser ouvida a partir do dia 23 de abril no site DiscoverAmerica.com e no www.Youtube.com/DiscoverAmerica.

O BRASIL NA MIRA

Constantemente mencionado durante o Pow Wow, que neste ano acontece em Los Angeles, entre os dias 21 e 25 de abril, como mercado prioritário para o turismo norte-americano, o Brasil deve ficar com uma fatia importante dos recursos captados pela Brand USA, cujo mote é "Discover this land, like never before" (descubra essa terra, como nunca antes).
O economista brasileiro Luiz de Moura Jr., que era vice-presidente da US Travel Association, que organiza o evento anual Pow Wow, passa ser diretor para a América Latina da Brand USA.
A primeira onda de campanhas da nova organização publico-privada de fomento turístico terá início no dia 1º de maio no Reino Unido, no Japão e no Canadá e deve consumir US$ 12,3 milhões nos primeiros três meses; o Brasil e a Coreia do Sul vêm a seguir.
A Brand USA, cujo site é www.TheBrandUSA.com e que também herda da US Travel Association o site www.DiscoverAmerica.com, deve consumir estimados US$ 60 milhões/ano por pelo menos três anos.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

CHEF TOSCANO ASSUME COZINHA DO TRADICIONAL TERRAÇO ITÁLIA (SP)



O 42º andar do Edifício Itália (na cidade de S.Paulo) tem um novo residente. Recém-egresso da Itália, o toscano Pasquale Mancini, 53, acaba de assumir a cozinha do Terraço Itália (av. Ipiranga, 344; tel. 0/xx/11/2189-2929), restaurante que em setembro completa 45 anos e, além de ponto turístico, se tornou um dos mais tradicionais da cidade.
Em conversa com a Folha, Mancini disse que vai trazer suas referências gastronômicas da Toscana para o cardápio. A região é conhecida por sua forte ligação com os ingredientes do campo (como legumes e verduras) e pela carne de alta qualidade.
"Nossa filosofia é buscar os ingredientes simples, fazer com que cada pessoa consiga sentir todos os sabores contidos em uma receita."
Sua primeira missão deve ser um cardápio de sopas a ser lançado para o inverno. "A Toscana é muito conhecida por sua variedade de sopas, como a 'ribolita', com feijões e legumes, e a 'pappa al pomodoro', feita de tomate, pão italiano e manjericão".
O chef diz que ficou feliz ao encontrar no Brasil matéria-prima de altíssima qualidade nos mercados paulistas.

VIDA

Nascido em Arezzo, na Toscana, foi na capital Florença que Mancini começou a trabalhar em restaurantes aos 14 anos. No salão do Il Fagioli, uma trattoria no centro da cidade, começou ajudando os garçons. Depois de 22 anos, saiu de lá como sócio.
Passou uma temporada no La Chiusa, em Montefollonico, no interior -que já teve uma estrela no "Michelin".
Não é a primeira vez que o chef trabalha no Brasil. No ano passado, assinou um cardápio para o Nico Pasta & Basta, no Ipiranga.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

COM 50 MIL CASOS NO ANO, RIO TEM EPIDEMIA DE DENGUE


A epidemia de dengue que especialistas previam para o Rio desde 2011 instalou-se oficialmente na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, na semana passada, o número de casos mensais da doença ultrapassou os 300 por 100 mil habitantes -índice usado para caracterizar epidemia.
Desde o início do ano, foram registrados 50.016 casos de dengue no município.
Segundo a secretaria, 84% dos casos analisados eram do tipo 4, que voltou a circular no país em 2010.
A situação é mais grave nos bairros de Bangu e Campo Grande, na zona oeste, e de Madureira, na zona norte.
Neste ano, 12 pessoas morreram por causa da doença. Para o secretário de Saúde, Hans Dohmann, isso mostra que as iniciativas da prefeitura para combater a dengue estão dando resultado.
No mesmo período de 2011, mesmo sem quadro epidêmico, 31 pessoas morreram.
Também no mesmo período, de 2008, ano da última epidemia, foram 136 óbitos.
"A cidade atingiu o critério que caracteriza epidemia, mas não está em estado epidêmico, fora de controle, com pessoas desesperadas nas ruas e o sistema de saúde totalmente colapsado", afirma o secretário.

SOROTIPO

O vírus da dengue tem quatro sorotipos. O sorotipo 4 voltou a circular no país em 2010, após quase 30 anos ausente.
Por causa desse longo intervalo, a maior parte da população é suscetível a ele.
A imunidade é adquirida apenas quando há contato prévio com o vírus, mesmo que a infecção seja assintomática. Assim, uma pessoa que já contraiu dengue tipo 2, por exemplo, fica imune a esse sorotipo.
Para o infectologista Edmilson Migowski, o alto número de casos mostra um descontrole no combate ao mosquito. "Se houvesse controle do vetor, mesmo que um novo tipo de vírus entrasse, ele não iria conseguir circular dessa maneira", afirma.
O especialista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) diz temer que o quadro se agrave no próximo ano. "Todas as epidemias passadas foram antecedidas por um aumento de casos em abril e maio do ano anterior."
O secretário de Saúde não quis fazer previsões sobre o quadro esperado para 2013.

SÃO PAULO

Até março, 2.580 casos de dengue foram diagnosticados em São Paulo. Um em cada seis casos eram do sorotipo 4.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)