segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PROJETOS DE MOBILIDADE DAS CIDADES-SEDE

O governo federal e os prefeitos e governadores das 12 cidades-sede da Copa 2014 definiram no último dia13 as obras de transporte público prioritárias para a realização do Mundial. Em cerimônia em Brasília, foi assinado o PAC da Mobilidade Urbana, programa que investirá R$ 11,48 bilhões em 47 projetos destinados a agilizar a circulação de pessoas e veículos nas capitais. Deste montante, R$ 7,68 bilhões serão investidos pela União com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Os projetos do PAC da Mobilidade foram aprovados pelo governo federal após extensas negociações com as sedes da Copa. Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o governo priorizou obras de transporte público que pudessem ser concluídas antes do Mundial e que já tivessem projetos finalizados ou licenças ambientais liberadas.
Dessa maneira, os metrôs de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador não receberão recursos. Entre os projetos aprovados estão os veículos leves sobre trilhos (VLTs) de Brasília e Fortaleza, os monotrilhos de São Paulo e Manaus, vinte sistemas de bus rapid transit (BRT) e dez corredores expressos de ônibus. As capitais têm até o meio do ano para enviar os projetos ao ministério e até dezembro para iniciar as obras.
As capitais contempladas com a maior quantia foram Rio de Janeiro e São Paulo. Os cariocas receberão R$ 1,19 bilhão para a linha de BRT ligando o Aeroporto Tom Jobim aos bairros da Penha e da Barra da Tijuca. A capital paulista terá R$ 1,08 bilhão para a linha de monotrilho entre o Aeroporto de Congonhas e o estádio do Morumbi.
Logo em seguida vêm Belo Horizonte e Manaus. Os mineiros poderão financiar até R$ 1,02 bilhão da construção de seis BRTs, entre outras obras. Já a sede amazonense poderá captar R$ 800 milhões, dos quais 75% financiarão o monotrilho Norte-Centro, orçado em R$ 1,3 bilhão.
A taxa nominal de juros das operações de empréstimo é de 6% anuais, com prazo de amortização de 20 anos. Para os sistemas de transporte sobre trilhos a taxa será um pouco menor, de 5,5%, e o prazo de pagamento maior, de 30 anos. Os financiamentos terão quatro anos de carência.

Belo Horizonte
A capital mineira receberá R$ 1,02 bilhão do PAC da Mobilidade. Serão construídas seis linhas de BRT, orçadas em R$ 1,27 bilhão, dos quais R$ 843,3 bilhões serão financiados pelo FGTS. Outros R$ 240 milhões serão destinados a obras viárias e à ampliação da central de controle de tráfego.
Projetos considerados fundamentais pela prefeitura mineira não foram atendidos, como a expansão do metrô e a revitalização do anel rodoviário.

Brasília
Contemplada com R$ 361 milhões, a capital federal ficou com o menor valor global entre as cidades-sede da Copa. A linha de VLT que ligará o Aeroporto Internacional de Brasília ao terminal Asa Sul receberá R$ 263 milhões. Outros R$ 98 milhões serão aplicados na ampliação viária da DF 047 e da OAE para facilitar o acesso ao aeroporto.

Cuiabá
Cuiabá receberá R$ 454,7 milhões para a construção de duas linhas de BRT e para a duplicação da rodovia Mario Andreazza, que dá acesso ao estádio José Fragelli, o Verdão, a ser usado na Copa. O primeiro BRT ligará o aeroporto de Várzea Grande ao centro, no sentido leste-oeste. O segundo trajeto também partirá do centro em direção ao bairro de Coxipó. Ainda serão reformados pequenos pontos de acesso público, como terminais e passarelas.

Curitiba
Receberá financiamento de R$ 440,6 milhões, dos quais R$ 130,7 milhões irão para o corredor metropolitano que interligará a capital a cidades da região metropolitana. Já o corredor expresso, que ligará o Aeroporto Afonso Pena ao terminal rodoferroviário, receberá R$ 104,8 milhões. Outra parte dos recursos financiará a construção de uma linha de BRT, terminais, sistemas de monitoramento e obras viárias.

Fortaleza
A capital cearense terá financiamento de R$ 414,4 milhões. O VLT Parangaba-Mucuripe receberá cerca de R$ 170 milhões, o equivalente a 64% da obra orçada em R$ 265,5 milhões. Os BRTs das avenidas Dedé Brasil, Raul Barbosa, Alberto Craveiro e Paulino Rocha receberão R$ 113,5 milhões de financiamento. O projeto contempla ainda a construção do corredor expresso Norte-Sul (R$ 97,7 milhões) e das estações de metrô Padre Cícero e Montese (R$ 33,2 milhões).
ManausReceberá R$ 800 milhões do PAC da Mobilidade. A implantação do monotrilho que ligará a zona norte ao centro de Manaus terá R$ 600 milhões, o equivalente a 46% da obra. O restante será aplicado na construção do BRT conectando o centro à zona Leste.

Natal
A capital do Rio Grande do Norte receberá financiamento de R$ 386 milhões para 16 projetos. As intervenções ligarão o novo aeroporto ao setor hoteleiro e à Arena das Dunas, que receberá os jogos da Copa. Os recursos também serão aplicados na duplicação da avenida Mor Gouveia, na ligação da Via Costeira com a avenida Engenheiro Roberto Freire, e na construção de elevados, entre outros complexos viários. O prolongamento da avenida Prudente de Moraes terá R$ 10,58 milhões de investimento.

Porto Alegre
A capital gaúcha receberá R$ 368,6 milhões em financiamentos. Para a construção de três corredores exclusivos de ônibus serão destinados R$ 273,9 milhões, que cobrem 93% das obras. Duas linhas de BRT, ao custo de R$ 81 milhões, serão cobertas integralmente pelo PAC da Mobilidade. Os R$ 13,7 milhões restantes serão destinados ao sistema de monitoramento de tráfego.
A ampliação do metrô, a nova ponte do Guaíba e o aeromóvel, obras pleiteadas pela prefeitura, não foram contempladas no pacote.

Recife
A capital de Pernambuco receberá um total de R$ 648 milhões para cinco intervenções viárias. Serão dois corredores expressos, o Caxangá e o Via Mangue, que receberão R$ 402 milhões de financiamento. Já os BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste terão créditos de R$ 231 milhões do PAC da Mobilidade. Outros R$ 15 milhões serão aplicados no terminal Cosme Damião.

Rio de Janeiro
O PAC da Mobilidade destinou R$ 1,19 bilhão à capital fluminense, o maior valor entre as sedes da Copa. Lá será implantada uma linha de BRT, orçada em R$ 1,6 bilhão, entre a Penha e a Barra da Tijuca, passando pelo Aeroporto Tom Jobim.
SalvadorNa capital baiana, o acordo prevê financiamento de R$ 541,8 milhões para o BRT que conectará o Aeroporto Internacional de Salvador à zona norte da cidade.

São Paulo
Na capital paulista, serão investidos R$ 1,08 bilhão na construção do monotrilho e da avenida Perimetral. O valor global das intervenções é de R$ 2,86 bilhões. O monotrilho ligará linhas de metrô e trem ao Aeroporto de Congonhas e ao estádio do Morumbi, que receberá os jogos da Copa. O projeto inclui ainda a construção de um estacionamento e dois piscinões e a canalização do córrego Antonico, na região do estádio.

(Fonte : Copa 2014 / 15/01/2010)

ASSOCIAÇÃO FAZ MAPEAMENTO DO SETOR DE PARQUES NO PAÍS

Dirigentes da Associação Internacional de Parques de Diversão e Atrações (IAAPA) estão no Brasil desde o último sábado (16) para fazer uma mapeamento do setor no País. O presidente do Conselho, Chip Cleary, o presidente executivo, Charles Bray, e a coordenadora para a América Latina, Paulina Reyes, visitarão os seguintes parques, todos associados ao Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat): Unipraias e Beto Carrero World, ambos em Santa Catarina; O Mundo da Xuxa, Parque da Mônica, Playcenter, Hopi Hari e Wet’n Wild, em São Paulo.
“O Brasil está com uma economia fortalecida e isso tem contribuído para o crescimento da indústria do turismo, e, consequentemente dos parques e atrações turísticas, atrativos fundamentais para as regiões em que estão situados. O apoio que teremos da IAAPA transcende os nossos objetivos”, afirma o presidente do Sindepat, Alain Baldacci.
O recém criado Comitê Consultivo para a América Latina da IAAPA instalou um escritório na Cidade do México com o objetivo de desenvolver e fomentar novos negócios no continente.

(Fonte : Panrotas / 18/01/2010)

OMT APONTA OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA 2010

A Organização Mundial do Turismo (OMT) projeta para 2010 um crescimento de 3% a 4% nas chegadas internacionais de turistas, baseada em previsões otimistas para a economia, como a do Fundo Monetário Internacional (FMI), que revelou que a recuperação econômica está mais rápida que o esperado. A previsão do FMI é de recuperação mundial de 3,1%, com índice maio, 5,1%, para as economias emergentes, e de 1,3% para os países desenvolvidos.
A Ásia deve continuar mostrando a mais forte recuperação entre as regiões do planeta, com a Europa e as Américas seguindo um ritmo mais moderado. O Oriente Médio deve voltar ao crescimento e a África vai continuar seu bom momento e colher benefícios extras com a Copa de 2010, na África do Sul. Os membros do Painel de Especialistas da OMT acreditam que o ano será melhor (61%) ou igual (32%) ao esperado. E apenas 7% estão pessimistas.
A OMT está chamando 2010 de ano de transformações e por isso preparou um “guia” de oportunidades e riscos. Veja abaixo:

OPORTUNIDADES

- Os negócios e a confiança do consumidor cresceram
- Os juros e a inflação mantêm-se em níveis baixos e devem aumentar apenas moderadamente a curto prazo
- Uma queda geralmente é seguida de uma boa recuperação, devido à demanda reprimida e os destinos deverão aproveitar essa oportunidade
- Mercados fortes que não estiveram bem em 2009, como a Rússia e o Reino Unido, devem ter boa recuperação
- Os eventos internacionais devem criar potencial extra de demanda por viagens, especialmente a Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul, a Olimpíada de Inverno, no Canadá, e a Expo Xangai, na China
- O espírito de cooperação e parcerias criado pela crise deve ser mantido
- O turismo ficou mais forte depois de demonstrar flexibilidade ao lidar com mudanças rápidas na demanda e condições voláteis de mercados ao redor do globo- A crise oferece uma oportunidade de tratar de temas estruturais e de implementar estratégias visando ao desenvolvimento sustentável e à transformação para a economia verde.

RISCOS
O desemprego é o maior desafio. A crise de empresas ainda não acabou, particularmente nas economias mais desenvolvidas e os recursos humanos ainda estão em risco
- O crescimento econômico nos principais mercados, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, ainda é frágil
- As medidas de estímulo à economia devem diminuir devido aos déficits dos governos, enquanto as economias mais desenvolvidas devem aumentar as taxas e impostos, colocando mais pressão sobre o orçamento das empresas
- O preço do petróleo continua instável
- Apesar de o impacto da gripe A (H1N1) ter sido mais leve que o esperado, experiências com pandemias anteriores mostra que a situação pode novamente se tornar um desafio
- As ameaças à segurança e o potencial aumento de custos e de incômodos aos passageiros ainda são um desafio
- Receitas e yields devem se recuperar em um ritmo mais lento que o de volume de viagens
2010, portanto, ainda será um ano de atenções redobradas. “Muitos países responderam rapidamente à crise e ativamente implementaram medidas para diminuir o impacto e estimular a recuperação. Apesar de esperarmos crescimento em 2010, uma retirada prematura desses estímulos e a tentação de impor taxas extras pode ameaçar o rtimo de recuperação no turismo. O setor pode contribuir decisivamente para a recuperação da economia, especialmente na criação de empregos e na migração para a economia verde. Mas para fazer isso precisa de políticas globais sérias que sejam apoiadoras do turismo”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.

(Fonte : Panrotas / 18/01/2010)

VIAGENS INTERNACIONAIS CRESCEM NO FIM DE 2009, DIZ OMT

Com exceção da África, o turismo mundial caiu em 2009, devido à crise econômica mundial e à criada pela gripe suína. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a queda foi de 4%, totalizando 880 milhões de chegadas internacionais. No entanto, já houve recuperação no último trimestre do ano e algumas regiões, como Ásia/Pacífico e Oriente Médio, tiveram um segundo semestre positivo. “A crise econômica global, agravada pela incerteza em torno da pandemia de gripe A (H1N1), tornou 2009 um dos anos mais difíceis para o setor”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai. “No entanto, os resultados dos últimos meses sugerem que há uma recuperação em curso – mais cedo e em um ritmo mais forte do que previsto anteriormente”, acrescentou.Baseando-se apenas nas receitas dos três primeiros trimestre de 2009, a receita gerada por essas 880 milhões de chegadas internacionais representou uma queda de 6% em relação a 2008, quebrando a série de crescimento dos últimos anos. Mas a OMT destaca também que havia uma expectativa de queda maio e que as exportações em geral no mundo devem ter caído o dobro, 12%.Como em outras crises, os turistas tenderam a viajar mais perto de suas casas. Muitos destinos viram as viagens domésticas resistirem bem melhor à crise e até crescer significativamente. A OMT cita a China, o Brasil e a Espanha como exemplos em que o doméstico “compensou” a queda no receptivo internacional. Por outro lado, e isso não está na pesquisa da OMT, os turistas brasileiros internacionais foram um alívio para alguns destinos, especialmente os Estados Unidos, que devem ver um crescimento de 20% na chegada de brasileiros em 2009, e a Europa.

POR REGIÃO

Europa — Terminou o ano com queda de 6% (no primeiro semestre havia sido de 10%). A Europa Central e a do Norte tiveram as maiores quedas.
Ásia/Pacífico — Queda de 2%, com crescimento de 3% no segundo semestre, o que é considerado extraordinário.
Américas — Queda de 5%, com o Caribe retomando o crescimento nos quatro últimos meses do ano. Foi a região mais afetada pela pandemia, o que piorou os efeitos da crise econômica.
Oriente Médio — Apresentou queda de 6%, mas obteve um segundo semestre positivo, apesar de ainda longe do crescimento dos últimos anos.
África — Exceção entre os continentes, a África cresceu 5%, com as nações sub-Sahara tendo melhor performance.

(Fonte : Panrotas / 18/01/2010)

RESTAURANTES SERÃO PONTOS DE INFORMAÇÃO DURANTE A COPA


Cardápios serão escritos em até seis línguas, segundo proposta da Abrasel

O ministério do Turismo deverá lançar, no próximo mês, um programa para transformar bares e restaurantes em pontos de informação para turistas durante a Copa de 2014. A informação é do jornal "Diário do Nordeste".
O projeto será piloto e poderá se tornar referência para os próximos anos em termos de qualificação. Quinze mil pessoas serão capacitadas em 2010 nas doze cidades-sede do Mundial.
"Bares e restaurantes serão estratégicos durante o evento esportivo", afirma Paulo Solmucci Júnior, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A ideia da Abrasel é transformar esses estabelecimentos em pontos de atendimento aos visitantes.
A tradução de cardápios é outra ação que será implantada até o Mundial. Essa iniciativa pertence ao programa "Caminhos do Sabor", uma parceria entre a Abrasel, o Sebrae e o ministério do Turismo, iniciada há dois anos.
Os donos de restaurantes atendidos pelo programa podem escolher a tradução que preferirem entre seis idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e árabe. "Cerca de 15 mil estabelecimentos de todo o país já contam com seus cardápios traduzidos em inglês graças a essa ação", explica Solmucci.

(Fonte : Copa 2014 / 15/01/2010)

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE PARQUES TEMÁTICOS VISITA O BRASIL


Alta cúpula da IAAPA conhece parques brasileiros para programa de cooperação

Dirigentes da Associação Internacional de Parques de Diversão e Atrações (IAAPA), estão no Brasil para visitação em parques temáticos associados ao Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). Chip Cleary, presidente do Conselho; Charles Bray, presidente Executivo; e a coordenadora para a América Latina, Paulina Reyes, chegaram ao País no último sábado (16).
A vinda dos dirigentes se dá em função do recém-criado Comitê Consultivo para a América Latina, que visa mapear a atual situação da indústria no País, por meio de visitas aos parques brasileiros e conversas com empresários do setor. A ação fará com que o Comitê já inicie projetos para acelerar o crescimento do segmento. Um escritório especifico para cuidar do programa já foi instalado na Cidade do México e atuará com foco no desenvolvimento e fomento de novos negócios.
Para Alain Baldacci, presidente do Sindepat e primeiro brasileiro a ocupar o cargo de presidente do Conselho da IAAPA (2001-2002), países da América Latina estão em crescente desenvolvimento e ganhando destaque no cenário macroeconômico global. “O Brasil está com uma economia fortalecida e isso tem contribuído para o crescimento da indústria do turismo, e, consequentemente dos parques e atrações turísticas, atrativos fundamentais para as regiões em que estão situados. O apoio que teremos da IAAPA transcende os nossos objetivos”, diz.
Entre os empreendimentos visitados pela comitiva estão Unipraias e Beto Carrero, em Santa Catarina, O Mundo da Xuxa, Parque da Mônica, Playcenter, Hopi Hari e Wet’n Wild, em São Paulo.

Sobre o Sindepat

O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 16 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Fantasy Park, Hopi Hari, Parque da Mônica, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Parque Guanabara em Minas Gerais; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Cataratas do Iguaçu no Paraná; Hot Park em Goiás e Mirabilandia em Pernambuco.

(Fonte : Lucia Faria Inteligência em Comunicação / 18/01/2010)

PROJETO PREVÊ INSTALAÇÃO DE FREE SHOPS EM FRONTEIRAS TERRESTRES

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6316/09, do deputado Marco Maia (PT-RS), que autoriza a instalação de lojas francas (free shops) em rodovias federais localizadas nas faixas de fronteira do território nacional.
A legislação atual (Decreto-lei 1455/76) prevê a existência desses estabelecimentos comerciais apenas em determinadas áreas de portos e aeroportos. Para o autor da proposta, essa situação é discriminatória, pois "exclui dos cidadãos brasileiros que entram ou saem do País pela via terrestre a possibilidade de adquirir mercadorias isentas de impostos definidos pelo Ministério da Fazenda".
Maia lembra que os demais países da América do Sul que circundam o Brasil já possuem lojas francas em suas fronteiras terrestres. Segundo ele, a implantação dessa opção de comércio no lado brasileiro das fronteiras movimentará a economia nacional e beneficiará toda a sociedade.
"A norma amplia o poder fiscalizatório do Estado, incentiva o recolhimento tributário das mercadorias vendidas em nosso território e traz melhorias na qualidade do turismo rodoviário, com a geração de inúmeros empregos diretos e indiretos", explicou.

Tramitação
O projeto, que tem caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte : Ag. Câmara de Noticias / 15/01/2010)

PARA CARIOCA VER

A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa privada que administra há 97 anos os bondinhos do Pão de Açúcar, cartão-postal do Rio, irá finalizar até o início de fevereiro um novo espaço multiuso, com gastronomia e lojas. O projeto fica no Morro da Urca - o primeiro estágio de subida do bondinho. O objetivo é incentivar a visitação dos próprios cariocas. "Queremos atrair os cariocas para a happy hour, para aproveitarem o final do dia", diz Maria Ercilia Leite de Castro, 55, diretora da companhia, desde 1993. Segundo Castro, mais de 50% dos cariocas não conhecem os principais pontos turísticos da cidade. Já os paulistas representam 28% do público de visitantes nacionais do Pão de Açúcar anualmente, seguidos por mineiros e gaúchos. O investimento do novo empreendimento, chamado de Espaço Baía de Guanabara, somou R$ 4,6 milhões.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / Ed. Dinheiro / Col. Mercado Aberto / 18/01/2010)

TURISMO MUNDIAL CAIU 4% EM 2009, MAS TEM PREVISÃO DE ALTA PARA 2010


O turismo mundial caiu 4% em 2009 por efeito da crise, mas as previsões para 2010 é de recuperação com uma alta de 3 a 4%, anunciou a OMT (Organização Mundial do Turismo), em sua sede em Madri.
"Tudo ocorreu melhor do que esperávamos. Em outubro, as previsões eram de uma queda de 5% no turismo internacional, mas a baixa foi de 4% --um pouco melhor do que esperávamos", declarou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.
"Isso confirma a tendência do segundo semestre de 2009, que se acelerou no último trimestre: prevemos um aumento de entre 3% e 4%", destacou.
Para Rifai, "2009 foi um dos anos mais difíceis do turismo mundial".
(Fonte : France Presse, em Madri / 18/01/2010)