quinta-feira, 28 de junho de 2012

HOTEIS.COM DIZ QUE DÓLAR ALTO FAZ BRASILEIROS PRIORIZAR DESTINOS DOMÉSTICOS



De acordo com pesquisa da Hoteis.com, que analisa mensalmente os locais com maior aumento de procura no site em comparação ao ano anterior, 11 dos 20 destinos mais procurados no período são domésticos. “A maior busca por destinos nacionais é reflexo direto da constante alta do dólar. O turista brasileiro estava mais focado nos destinos internacionais neste período do ano passado, quando a economia estava mais favorável a esse tipo de viagem”, avalia Carolina Piber, diretora de marketing da Hoteis.com para a América Latina. “Mesmo assim, os Estados Unidos continuam em evidência nas buscas, com sete cidades listadas em nosso ranking”.
Teresópolis, no Rio de Janeiro, lidera o ranking geral de destinos com maior crescimento em buscas no site, apresentando aumento de 498% no mês de maio, em comparação ao mesmo período do ano passado. Outros destinos nacionais com grande crescimento em procura são Maringá (PR); Tibau do Sul, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Canela (RS); Porto Seguro (BA); Caldas Novas (GO); São José do Rio Preto (SP); e Araxá (MG). No exterior, os destinos com maior aumento de busca foram Bal Harbour (+473%), Miami Springs, Nova York, Newark e Kissimmee, além de Providenciales nas Ilhas Turks e Caicos e Willemstad em Curaçao, ambas no Caribe.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

PESQUISA DA EMBRATUR AVALIARÁ COMPETITIVIDADE NO SETOR HOTELEIRO



O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) fará pesquisa para monitorar a competitividade no turismo. A Pesquisa Internacional da Hotelaria (PPH), que terá início na próxima segunda-feira (2), levantará a tarifa média de hotéis em dez cidades brasileiras em comparação com dez cidades estrangeiras a cada seis meses. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União.
De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, o objetivo da pesquisa é produzir informações que poderão ser acessadas por turistas e empresários, garantindo uma melhor avaliação sobre pontos positivos e negativos do setor hoteleiro. "A pesquisa não servirá para ditar preços. Cabe ao governo avaliar se os valores estão sendo abusivos e, assim, intervir".
Dino acredita que, com a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, é necessário que o governo brasileiro invista no setor para receber a grande demanda de turistas. "Ainda há muito a fazer, mas asseguro que somos capazes de atender ao grande número de turistas que esses eventos trarão ao país. Investimento na estrutura das cidades, transporte e manutenção de serviços são primordiais, principalmente [nas cidades] que sediarão esses eventos", disse Dino.
A pesquisa será focada nos turistas que viajam a negócio e lazer, desde a data da consulta e o início da hospedagem, período de estada e destinos mais pesquisados no Brasil e no exterior. Além disso, dados referentes às acomodações nas categorias econômica, médio e alto conforto também serão avaliados, com a comparação da menor e maior tarifa encontrada em cada estabelecimento, com café da manhã incluso.
Para o presidente da Embratur, é preciso que se faça a diferenciação entre viagens a lazer e negócios. "Geralmente, os turistas que viajam a lazer se programam bem antes, pesquisando as melhores opções de hotéis e serviços. Eles também passam maior tempo no local de destino e garantem maior movimentação na economia. Já os que viajam a negócio, buscam praticidade e facilidade nos hotéis".
Os hotéis dos destinos brasileiros que serão pesquisados a negócios são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belém, Salvador e Fortaleza. Já a lazer são: Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Florianópolis, São Paulo, Manaus, Natal, Foz do Iguaçu e Gramado.
No exterior, serão analisados os hotéis das seguintes cidades a negócios: Santiago, Buenos Aires, Nova Iorque, Paris, Londres, Tóquio, Viena, Dubai, Milão e Frankfurt. E, a lazer: Santiago, Buenos Aires, Nova York, Paris, Londres, Miami, Sydney, Barcelona, Santo Domingo (República Dominicana) e Cancún.
Após cada período de seis meses, a Embratur realizará um Fórum de Competitividade, onde serão apresentados os resultados e uma análise da pesquisa para representantes do Ministério do Turismo, Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea), Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias)

ESPANHA PRIORIZA AMÉRICA LATINA PARA COMBATER CRISE



A Espanha quer atrair negócios da América Latina e intensificar as vendas para a região para combater a atual crise econômica.
"A Europa é prioritária para empresas da América Latina. E a Espanha conta com ativos e potencial econômico que favorecem a implantação delas", afirmou a vice-premiê da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría.
Segundo ela, as reformas promovidas pelo governo vão aumentar a competitividade da Espanha, por tornar a abertura de empresas mais rápida e barata.
Na avaliação de um diplomata, por trás do discurso de integração, há uma clara busca por mercados potenciais. Hoje, mais de 50% do lucro do Santander vem da América Latina.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

NAVIOS DEVERÃO SER ALTERNATIVA DE HOSPEDAGEM DURANTE COPA E OLIMPÍADAS



Em audiência pública conjunta das Comissões de Viação e Transportes; e de Turismo e Desporto, nesta quarta-feira (27), debatedores apresentaram os cruzeiros marítimos como alternativa à falta de infraestrutura do setor hoteleiro para atender a demanda de hospedagem que será gerada pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016, que terão sede no Brasil. No caso das Olimpíadas, já está previsto o uso de navios para hospedar turistas no Rio de Janeiro.
De acordo com o IBGE, o Brasil vai receber 600 mil turistas estrangeiros durante a Copa, e 3 milhões de brasileiros deverão se deslocar pelo País. Hoje, o setor hoteleiro nas 12 cidades-sede do mundial tem capacidade para atender pouco mais de 400 mil turistas. Como alternativas de hospedagem, o Ministério do Turismo propõe campings públicos e hospedagens domiciliares. Famílias que tenham interesse em receber turistas poderão se cadastrar num programa do governo.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Aurélio Maduro, demonstra preocupação com os desafios que o setor irá enfrentar durante a Copa e as Olimpíadas. Ele criticou as limitações do Brasil, quinto país do mundo em transporte de passageiros por via marítima, como o visto de apenas seis meses para tripulação e os altos custos de operação.
"É inviável alguém criar um hotel por conta de um mês de evento. Já temos o histórico, de outros grandes eventos de Copa e Olimpíadas, de os navios suprirem essa demanda", apontou.

Olimpíadas

O uso de navios para hospedagem está confirmado apenas nas Olimpíadas. Sete navios atracados no porto do Rio de Janeiro disponibilizarão cerca de 10 mil quartos, abrigando 24 mil pessoas. De acordo com o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes de Almeida, os navios foram autorizados somente a hospedar, e não a transportar os passageiros. Por isso, eles deverão chegar vazios aos portos brasileiros.
Das 12 cidades-sede da Copa, cinco são litorâneas. Em todas elas estão sendo feitas obras portuárias. Mais de R$ 800 milhões serão investidos na construção de terminais marítimos de passageiros em Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE). No Rio de Janeiro, a obra é na ampliação do cais.
O secretário-executivo da Secretaria Especial de Portos, Mário Lima Júnior, afirma que as obras estarão prontas antes da Copa de 2014. "Esses terminais já estarão sendo inaugurados entre julho e novembro de 2013. Logo, essa infraestrutura portuária de apoio a esses grandes eventos terão plena condição de atendimento complementar à hospedagem de turistas."

Críticas
O ex-deputado e suplente Alberto Mourão (SP), que sugeriu a realização da audiência pública, não ficou satisfeito com o resultado do encontro. Para ele, as dúvidas sobre a real possibilidade de os navios serem usados como hospedagem não foram esclarecidas.
"Falou-se tanto que os navios viriam para a Copa, mas não se conversou com a Abremar e não se conversou com os armadores internacionais. Então, automaticamente não existe a possibilidade de os navios virem pra cá”, disse Mourão. “Essa falta de informação me faz sinalizar que é só um discurso."
O deputado Romário (PSB-RJ) questionou, ainda, a disponibilidade de navios permanecerem no Brasil durante a Copa. Segundo ele, apenas 10% dos navios de grande porte que atuam no litoral brasileiro ficam no País nesse período, por conta do inverno.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / imagem divulgação)

HOTELARIA BRASILEIRA VAI ADERIR A PROJETO SUSTENTÁVEL VISANDO ECONOMIA DE ENERGIA




O Presidente da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, anunciou durante a Rio+20 que a hotelaria nacional está em vias de aderir a um grande projeto de sustentabilidade, que vai garantir reduções de até 30% nos gastos de energia dos hotéis e economia para o governo de até R$ 208 milhões de investimentos.
O projeto, que envolve o PPH - Programa de eficiência energética Pró-Hotéis (PPH), é resultado do engajamento entre a federação e demais entidades hoteleiras junto ao Ministério do Turismo e ao Ministério de Minas e Energia. De acordo com um estudo realizado pela FBHA, o setor de hotelaria e alimentação representa 13,40% do consumo de energia dentro do setor comercial no Brasil, correspondendo a 7.301,4 GWh. A implantação do programa Pró-Hotéis pelo país pode gerar economias de 30%, que corresponderiam a uma usina virtual com potência aproximada de 187 MW.
Para estimular os investimentos no programa e o desenvolvimento sustentável do setor, a hotelaria propôs ao governo uma contrapartida de desoneração nas tarifas de energia, um dos maiores gastos de um hotel atualmente. “Buscamos a oportunidade de pagar tarifas industriais, ao invés de comerciais”, completa Sampaio.

(Fonte : Revista Hotéis)

GOL TERÁ NOVO VOO DIRETO ENTRE SÃO PAULO E ASSUNÇÃO A PARTIR DE OUTUBRO



A GOL Linhas Aéreas Inteligentes anunciou que a partir de 15 de agosto oferecerá um novo voo direto entre São Paulo (GRU) e Assunção (ASU) no Paraguai.
O novo voo já está disponível nos canais de vendas da companhia aérea. Entre GRU e ASU, o voo G3 7450 partirá de São Paulo às 13h05 e chegará na capital paraguaia às 14h05. No sentido inverso, o voo G3 7451 decolará de ASU às 14h35 e pousará no aeroporto de Guarulhos às 17h25.

Mais informações: www.voegol.com.br

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

AGÊNCIA DE VIAGEM DEVE USAR DIREITO DE REGRESSO CONTRA EMPRESAS AÉREAS



O Sindetur-SP, Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo, considera importante as agências de turismo não temerem eventual retaliação comercial e cobrarem das companhias aéreas os desembolsos que fizerem para ressarcir clientes por danos causados por elas. Foi o que fez a Urbi et Orbi, do Rio de Janeiro, que, depois de judicialmente condenada a indenizar nove passageiros aos quais vendera passagens de voos, depois cancelados pela Aerolíneas Argentinas, entrou com uma ação contra ela e ganhou, para reaver o prejuízo de mais de R$ 33 mil.
Trata-se do chamado "direito de regresso" de quem tem de suportar perdas e danos causados por terceiros, o que acontece com muitas agências de turismo condenadas com base na tendência do Judiciário de considerá-las solidariamente responsáveis com as companhias aéreas. Essa atitude permite recuperar valores pagos por danos que as companhias aéreas causam ao atrasar ou cancelar voos, praticar overbooking, extraviar bagagens, "motivos de 70% das ações judiciais contra as agências de turismo", conta Joandre Ferraz, assessor jurídico do Sindetur-SP.
"Mesmo cientes desse direito, algumas agências de turismo preferem não abrir processos contra empresas aéreas e outros fornecedores por medo de retaliação, pois dependem das companhias aéreas, por exemplo”, finaliza Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP.

(Fonte : Business Travel Magazine)

SITES AUXILIAM RECLAMAÇÕES DO CONSUMIDOR NA ÁREA DE TURISMO



Problemas como voos atrasados ou a falta de um serviço incluso no preço de um pacote vão além de chateações durante uma viagem. Eles ferem os direitos do consumidor, e é preciso saber como garantir os seus.
A primeira medida é entrar no site da companhia aérea ou agência de viagem em questão para acionar os canais de relacionamento com o consumidor. Alguns sites mantém chats para auxiliar os usuários em tempo real.
Caso isso não resolva, aí é hora de procurar ajuda. No caso de problemas em aeroportos, as reclamações podem ser enviadas pelo site da Infraero . Elas também podem ser feitas em postos do órgão em aeroportos.
No caso de queixas sobre companhias aéreas, é possível incluir uma reclamação no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas ela não terá efeito para casos individuais. Nesse caso, é preciso procurar o Procon ou buscar auxílio na Justiça.
Para isso, é preciso ficar atento para guardar todos os registros que mostram seus contatos e negociações com a empresa em questão.
Uma possibilidade prática é procurar os juizados especiais dentro dos principais aeroportos brasileiros.
A página do Tribunal de Justiça de São Paulo traz telefones e horários de atendimento dos juizados de Guarulhos e de Congonhas, além de instruções sobre como entrar com uma ação. Clique em "Institucional" e depois procure o link para juizados no item "Corregedoria".
Para reclamar seus direitos como consumidor, é preciso saber quais são eles.
Assim, vale a pena ler a cartilha especial sobre turismo no site do Iebedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo). Outro site útil é o Viaje Legal , do Ministério do Turismo, que traz, entre outras, recomendações para evitar problemas e como proceder quando eles acontecem.
Outro auxílio é registrar a reclamação em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui. Depois que a queixa for publicada no site, a empresa é avisada por e-mail para se manifestar sobre o caso.
Reclamar em redes sociais como o Twitter e o Facebook pode tornar a resposta mais rápida.

(Fonte : Folha Online/imagem divulgação)

ENTIDADES PEDEM LEI QUE REGULAMENTE O TURISMO RURAL



Entidades ligadas ao turismo rural pediram nesta quarta-feira (27), na Câmara, a aprovação de lei para regulamentar o setor. Em seminário promovido pela Comissão de Turismo e Desporto, a representante do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural, Andréia Roque, afirmou que o setor não existe legalmente e que mais de 90% dos empreendimentos em turismo rural estão em situação de informalidade. No caso da hospedagem, por exemplo, ela afirmou que os estabelecimentos não podem emitir nota fiscal nem ter acesso a linhas de crédito.
“O turismo rural não tem tratamento legal específico: submete-se a um regime híbrido, parte rural, parte urbano. Não tem recebido a disposição necessária para a implementação de políticas públicas específicas, como acontece em outros países”, disse
A representante do Ministério do Meio Ambiente na audiência, Daniela Nascimento, ressaltou que existem cerca de 5 milhões de imóveis rurais no País, sendo necessário avaliar quantos têm potencial para o mercado turístico.
Já a representante do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, afirmou que o ministério está mais focado no turismo rural voltado para a agricultura familiar. Segundo ela, o principal projeto é o “Talento do Brasil Rural”, que visa inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.

Projetos

A deputada Luci Choinacki (PT-SC), que propôs o debate desta quarta-feira, disse que vai examinar os projetos sobre turismo rural em tramitação na Câmara e buscar apoio para que sejam aprovados. Entre os projetos que tratam do tema está o PL 5077/09, que aguarda votação na Comissão de Turismo e Desporto.
“Vamos ver se é preciso fazer mudança em algum projeto para que a agricultura familiar não perca a característica. Eles precisam continuar como agricultores familiares, recebendo aposentadoria, contribuindo como agricultores familiares”, disse a deputada.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

GOL DIZ QUE ELIMINARÁ 2,5 MIL POSTOS DE TRABALHO ENTRE JANEIRO E DEZEMBRO



A GOL informou que fechará 2,5 mil postos de trabalho de janeiro a dezembro deste ano. Segundo a companhia aérea, a medida é necessária para que a empresa possa “adequar-se à nova realidade do mercado, manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade”.
De acordo com a nota divulgada pela Gol, a redução do quadro será feita com cortes, congelamento de vagas e não reposição de funcionários que deixarem a empresa.
No início de abril, a Gol havia anunciado a demissão de 131 funcionários e redução de 80 voos dos cerca de 900 operados diariamente pela companhia, mas estima-se que o número acumulado de demissões até hoje é muito superior a esse.
O Sindicato Nacional dos Aeroviários pretende questionar as demissões na Justiça do Trabalho.

(Fonte : Business Travel Magazine)

ILHA MISTERIOSA DO CASCÃO SERÁ INAUGURAÇÃO NESTE DOMINGO (1º)


Neste domingo (1º) será inaugurada a Ilha Misteriosa do Cascão, instalada na recém-lançada Hot Land, área com 3,5 mil metros quadrados dentro do parque aquático Wet'n Wild. Com capacidade para 1500 pessoas, a atração possui cobertura retrátil e água aquecida. O espaço funciona independentemente da condição climática, uma vez que a estrutura de 14 metros de altura leva apenas dois minutos para abrir ou fechar.
A tematização do local foi pensada a partir de um grande sucesso da Turma da Mônica, o desenho animado "Cascão no País das Torneirinhas", de 1986. O filme conta a batalha de Cascão para se manter seco em um lugar habitado por seres vivos, com formato de torneiras, e onde sujeira nenhuma é permitida.
Entre os brinquedos que compõem a Ilha Misteriosa do Cascão estão toboáguas, duchas, chuveiros, quedas d'água, balanços individuais e duplos, guarda-chuvas, cones basculantes e mangueiras de esguicho. Tudo isso dividido em 17 plataformas em cinco níveis diferentes, que permitem aos visitantes escolher opções mais calmas ou mais agitadas. Entre as possibilidades de lazer proporcionadas pela atração, destaque para um enorme balde localizado em seu topo, que derrama mais de 2 mil litros d'água.
A atração também contará com os personagens da Turma, como Mônica, Cebolinha, Magali, Cascuda e o porquinho Chovinista. A área engloba ainda quatro piscinas de hidromassagem, novos vestiários (masculino, feminino e familiar), lanchonete e deck de madeira. Também, haverá uma loja temática com produtos exclusivos e licenciados da Turma da Mônica e do Wet'n Wild, como toalhas, chaveiros, camisetas, entre outros.

Sobre o Wet'n Wild:

O Wet'n Wild é um dos maiores parques aquáticos do Brasil. Acesso pela Rodovia dos Bandeirantes, Km 72, está a apenas 30 minutos de São Paulo e a 15 de Campinas.
O empreendimento ocupa uma área de 116 mil metros quadrados, com lago natural e mata nativa e tem capacidade para receber 12 mil pessoas por dia. Para abastecer as atrações são utilizados 7 milhões de litros de água        tratada e reciclada. Entre as opções de lazer e diversão estão Wet Adventure, Sun Deck, Cabanas Village, Mega Water Play, Crazy Drop, Bubba Tub, Kamikaze, Lazy River, Surge Wave Lagoon e muitas outras. O  empreendimento também conta com o White Pavilion, espaço de eventos mais moderno e funcional da região.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções (MSP):

A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens (eventos, shows, parques de diversões etc.). Em sua trajetória, que já dura 50 anos, a empresa conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos, possui o quarto maior        estúdio do setor no mundo, e alcançou o número 100 títulos de livros lançados por ano totalizando um milhão de exemplares nas livrarias, No licenciamento, trabalha com média de 100 empresas que utilizam seus personagens em mais de 2.500 itens.

Serviço:

Wet'n Wild - Parque Aquático - Julho de 2012
Endereço: Acesso pela Rodovia dos Bandeirantes, km 72 - Itupeva (SP)
Dias e horário de funcionamento: Sexta a Terça-feira - Das 11h às 17h
Valores ingressos:
Bilheteria: R$ 55
Televendas (11) 4412-5454: R$ 51
WetShop (www.wetnwild.com.br ): R$ 49
Pontos-de-venda: R$ 47
Empresas e grupos: R$ 45
Mais informações: www.wetnwild.com.br  e (11) 4496-8000

(Fonte : Ascom Wet’n Wild / imagem divulgação)