quarta-feira, 28 de abril de 2010

TURISMO MUNDIAL CRESCE 7% NOS PRIMEIROS MESES


Segundo dados preliminares da Organização Mundial do Turismo (OMT), as chegadas internacionais mundiais cresceram 7% nos dois primeiros meses de 2010. O índice já é bem maior que os 2% de aumento no último trimestre de 2009. Ambos os resultados são comemorados, pois o setor vinha de 14 meses seguidos de queda na chegada de turistas.
O crescimento continua em março, apesar de a OMT não ter recebido os dados de todos os países. Ásia e Pacífico (+10%) e África (+7%) registraram os maiores crescimentos. A Europa e as Américas tiveram alta de 3%. Dos 77 países que enviaram dados para a OMT, 60 mostraram crescimento, sendo que alguns de dois dígitos, como Israel, China, Japão, Cingapura, Equador, Marrocos, Egito e Arábia Saudita.

(Fonte : Panrotas / Foto Divulgação de Taleb Rifai)

OMT MANTÉM PREVISÕES PARA 2010, APESAR DO VULCÃO


A OMT mantém sua previsão de crescimento do turismo mundial (chegadas internacionais) entre 3% e 4% este ano, mesmo com a parada do tráfego aéreo europeu entre 15 e 20 de abril, devido à erupção do vulcão na Islândia. As perdas com o vulcão, segundo a OMT, foram de menos de 0,5% do volume total de chegadas previstas para a Europa e de apenas 0,3% do total mundial.A organização ressalta, no entanto, que muitos desafios continuam: "apesar dos resultados econômicos terem melhorado significativamente, devemos nos manter cautelosos pois muitos fatores podem ameaçar o ritmo da recuperação", disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai. "A recuperação econômica está sendo liderada principalmente por economias emergentes, com o crescimento nas economias mais avançadas ainda bastante difícil. O nível de desemprego na indústria também é uma preocupação bastante atual".No ano passado, o turismo mundial alcançou US$ 852 bilhões em receita, US$ 90 bilhões a menos que no ano anterior. A queda real de 6% em receitas (contando a inflação do período) foi maior que a de chegadas (880 milhões ou 4% menos que em 2008), o que é característico de períodos de crise.

(Fonte : Panrotas / Foto Divulgação)

REUNIÃO DA OMT CONFIRMADA PARA JUNHO EM FOZ E REGIÃO


Entre os dias 5 a 7 de junho, a região das três fronteiras receberá a reunião de Assembléia da Organização Mundial do Turismo, com temas relacionados ao setor e à sociedade, com as políticas e estratégicas relacionadas à aplicação da conta satélite.
A confirmação já chegou ao comitê organizador e ao Polo Iguassu que vai coordenar o evento.
As delegações internacionais convidadas vão se hospedar no Loi Suites, estabelecimento hoteleiro que fica do lado argentino, em Puerto Iguazu

(Fonte : Brasilturis Jornal / Foto Divulgação)

BANCO DO BRASIL E BRADESCO LANÇAM BANDEIRA VOLTADA À CLASSE C


O Banco do Brasil e o Bradesco anunciaram ontem o lançamento de uma marca de cartões de crédito, débito e vale-refeição. A Elo, que nasce da parceria entre as duas instituições, será a primeira bandeira de cartões formada com capital inteiramente nacional. A emissão dos novos cartões deve começar dentro de seis meses, informaram os bancos ontem. A intenção é atingir as classes de menor renda.
"Essa nova parceria trará benefícios para as duas instituições e para a população como um todo por meio de aumento de escala e ganho de eficiência que se refletirão em menores custos para os nossos clientes", afirmou Aldemir Bendine, presidente do BB.
A expectativa é que a sinergia criada a partir da operação conjunta dos dois bancos chegue a R$ 1 bilhão. A Elo -nome já usado pelo Bradesco nos anos 70 em seus cartões de crédito- concorrerá com bandeiras como MasterCard, Visa e American Express.
A meta, segundo executivos do BB e Bradesco, é alcançar participação de mercado de 15% no setor de cartões de crédito, débito e vales em um período de cinco anos.
Até lá, a previsão é que o mercado brasileiro chegue a 800 milhões de cartões -atualmente, circulam pouco mais de 580 milhões de unidades.
"O mercado brasileiro é um dos que mais crescem no mundo, com a expansão da classe C e o aumento da renda. Essa população deixa de usar dinheiro e cheque e passa a usar cartões", disse o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. Os bancos não detalharam o valor da anuidade dos cartões. Mas, segundo seus executivos, a intenção é que a marca Elo seja mais acessível.
Para o lançamento da nova bandeira, os bancos criarão uma holding da qual Bradesco terá 50,01% de participação no capital e o BB terá 49,99%.
A holding vai agregar também as participações do BB e Bradesco na Cielo (ex-Visa Net) e na Visa Vale.
Apesar da nova parceria, BB e Bradesco continuarão concorrendo no mercado de cartões e não há previsão de migração dos atuais clientes para a nova bandeira. Para o analista financeiro da Austin Rating Luis Miguel Santacreu, a operação "deve ter um impacto relevante na bancarização". "Os cartões estão tomando o espaço que era do cheque e do tradicional crediário. Bradesco e BB são os dois maiores nos segmentos C, D e E e devem ter avaliado que era hora de penetrar mais com o cartão nesses segmentos."
Os executivos do BB e do Bradesco não comentaram a decisão do governo de impor regras para fiscalizar e regular o setor de cartões de crédito, já que o anúncio ocorreu após o evento de lançamento da Elo.


(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Foto Divulgação)

PEQUENOS HOTÉIS E POUSADAS TERÃO SEMINÁRIO GRATUITO NA HOTEL TEC 2010


Na programação da Hotel Tec - Feira de Produtos de Tecnologia e Qualidade para a Hotelaria, que será realizada de 12 a 14 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, está prevista a realização, pela L’Hotelier Consultoria, do seminário “Túnel do Tempo na Hotelaria - O despertar de uma nova gestão”. Inédito e gratuito, o evento é dirigido aos hotéis e pousadas de pequeno e médio porte, que hoje representam 65% dos meios de hospedagens no Brasil, mas que nem sempre têm como investir na qualificação dos colaboradores, mediante participação em workshops e palestras.
Fernanda Rodrigues Alves, diretora L’Hotelier Consultoria, adianta que o conteúdo programático, bastante dinâmico, apresenta nova visão do mercado, capaz de mudar o olhar de gestores e proprietários desses meios de hospedagens em relação aos hóspedes. O seminário vai discutir, entre outros temas, maneiras de contornar os problemas de caixa e manter o equilíbrio do faturamento na baixa temporada, problema que aflige os meios de hospedagem em geral. Mais informações: http://www.hoteltec.com.br/

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

COMPANHIAS AÉREAS E AUTORIDADES DEBATEM SEGURANÇA OPERACIONAL NA AMÉRICA LATINA


Gerenciamento de risco foi o tema central do encontro entre autoridades da aviação civil de 10 países da América Latina, representantes de 32 companhias aéreas da região e outras 50 empresas ligadas ao setor durante a 1ª Reunião de Cúpula Panamericana de Instrução em Segurança Operacional da Aviação, na semana passada. O grupo debateu formas de identificar potenciais riscos e a adoção de procedimentos padronizados de segurança operacional na aviação civil na região.
Como parte do Grupo Regional de Segurança Operacional Panamericano (Regional Aviation Safety Group – Pan America), a Anac foi uma das organizadoras da reunião, em conjunto com com a Associação Latinoamericana de Transporte Aéreo (Alta). Pela primeira vez, estiveram reunidas em São Paulo as autoridades da aviação civil do Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Jamaica, México, Paraguai e Trinidad e Tobago. Além disso, as companhias aéreas brasileiras foram representadas pela Azul, OceanAir, Passaredo, TAM, Trip, Gol/Varig, Webjet, e pela cargueira ABSA.
Durante os quatro dias de evento, foram realizados treinamentos, debates e seminários voltados para a melhoria dos índices de segurança operacional e sobre as estratégias das atuais áreas de risco da aviação. Os participantes concordaram em manter o diálogo e organizar novos encontros sobre o tema.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / Foto Divulgação)

TAM VAI TESTAR BIOQUEROSENE


A TAM pretende realizar, no segundo semestre, um voo de demonstração com bioquerosene de aviação produzido a partir do pinhão manso, uma biomassa vegetal nacional. Os testes serão feitos com um Airbus A320 da TAM, em um voo sem passageiros.
A TAM já investiu US$ 150 mil no projeto e a Airbus, US$ 70 mil.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

VINÍCOLA AURORA REELEGE PRESIDÊNCIA DO CONSELHO


A Cooperativa Vinícola Aurora reelegeu nesta terça-feira Zeferino Riboldi como presidente do Conselho de Administração, órgão soberano da cooperativa. Este é o terceiro mandato de Riboldi, que presidiu o conselho em 1996 pela primeira vez e voltou a ser eleito em 2007. Santo Dal Ponte continua como vice e Irecy Ozelame como secretário nessa gestão. Riboldi entra agora em seu terceiro mandato como presidente do conselho.
Ao manter a atual gestão, a Cooperativa Vinícola Aurora mostra coesão e satisfação de seus cooperados (mais de 1.100 famílias produtoras de uvas) quanto aos rumos da empresa no mercado.
Em 2009, a Aurora, hoje líder em vinhos, sucos e coolers, registrou um faturamento superior a R$ 200 milhões, 30% maior que no ano anterior. E com investimentos constantes em maquinários de ponta para o aumento da produção de vinhos, sucos e espumantes (previsão de R$ 7 milhões este ano).

(Fonte : Monitor Mercantil / Ag. Brasil de Notícias / Foto Divulgação)

MINISTRO CONVIDA HOTELEIROS ALEMÃES PARA INVESTIR NO BRASIL

A hotelaria da Alemanha poderá seguir os passos de outras redes européias e também vir operar no Brasil. O convite para tal foi feito pelo ministro Luiz Barretto, diretamente a uma delegação empresarial liderada pelo ministro ministro da Economia, Tecnologia e Turismo da Alemanha, Rainer Brüderle
Barretto mostrou aos empresários as possibilidades de financiamento, reforma e construção de hotéis com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e dos fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No total, R$ 1,8 bilhão estão disponíveis para investimentos na ampliação e modernização do parque hoteleiro nacional com condições especiais junto aos bancos oficiais.
Os empresários da delegação alemã também demonstraram interesse na reforma e operação de estádios que poderão servir para a preparação das seleções estrangeiras durante a Copa de 2014 e na área de qualificação profissional.
Em março, Barretto já tinha se reunido com diretores da operadora alemã TUI na tentativa de atrair investimentos da empresa - uma das maiores do mundo no setor de turismo - para o Brasil. Atualmente, a TUI opera um hotel no Rio de Janeiro.
Outros negócios dentro desta área poderão ser articulados no próximo Nordeste Invest que vai acontecer em Natal (RN), de 10 a 12 de maio. Para o evento, várias redes internacionais, incluindo algumas que operam na Alemanha, estarão presentes.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS ABREM GRATUITAMENTE PARA RECEBER CRIANÇAS CARENTES NO 3º DIA NACIONAL DA ALEGRIA


Ação de responsabilidade social realizada anualmente pelo Sindepat acontece nessa quarta-feira (28) e espera receber 100 mil crianças

Promover momentos mágicos de diversão e alegria às crianças carentes de todo o Brasil. Foi com essa ideia, sugerida pelo saudoso empresário Beto Carrero, que há quatro anos surgia o Dia Nacional da Alegria. A ação de responsabilidade social é idealizada pelo Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat), com o apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra). No próximo dia 28 (quarta-feira), chega a sua terceira edição em 13 empreendimentos localizados em diversos Estados brasileiros.
Nesse dia, principais associados às duas entidades abrirão suas portas para receber instituições que atendem crianças carentes de 6 a 14 anos. Com programação especial, parques e atrações oferecerão gratuitamente a todos os menores participantes, lanches e refrigerantes, além do passaporte para as brincadeiras. A expectativa é de que 100 mil crianças participem da ação.
“É muito gratificante para o setor promover um evento como esse. Chegar à terceira edição é a certeza de que estamos no caminho certo e cumprindo a missão de proporcionar às crianças, que nunca tiveram uma oportunidade de experimentar esse tipo de atração, momentos de muita diversão”, diz Alain Baldacci, presidente do Sindepat.
Participam da ação: Hopi Hari, Future Park, Magic City, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild, no Estado de São Paulo; Parque Guanabara, em Minas Gerais; Beach Park no Ceará; Alpen Park, no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias, em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro e Cataratas do Iguaçu, no Paraná.
O Dia Nacional da Alegria 2010 conta com o apoio do Ministério do Turismo e da Adibra e integra o Movimento Nacional da Alegria, que acontece de 28 a 30 de abril, com uma série de atividades, como a Adibra Training Week e o Prêmio Catavento, importante premiação para o reconhecimento do setor. As atividades do Movimento Nacional da Alegria terão continuidade em novembro, com a realização da 5ª Jornada de Parques e Atrações Turísticas (Jopat), no Rio de Janeiro, e do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas.

SOBRE O SINDEPAT


O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 16 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Fantasy Park, Hopi Hari, Parque da Mônica, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Parque Guanabara em Minas Gerais; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Cataratas do Iguaçu no Paraná; Hot Park em Goiás e Mirabilandia em Pernambuco.

(Fonte : Ascom Sindepat)

ARUBA


A ilha caribenha Aruba recebeu mais de 5.000 visitantes brasileiros no primeiro trimestre deste ano -alta de 178% ante o mesmo período de 2009.

A informação foi dada na última semana, durante visita do ministro do Turismo, Transporte e Trabalho de Aruba, Otmar Oduber, ao Brasil.

"Até o fim de 2010, esperamos alta superior a 50%", diz Oduber.


(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Foto Divulgação)

DESEMBARQUE

A Apex-Brasil recebe, de 1º a 5 de maio, uma delegação de empresários e membros do governo de Dubai. Estarão presentes representantes de Banco Emirates, Zona Franca de Jebel Ali, Zona Franca do Aeroporto de Dubai, Emirates Airlines e outros. O grupo visitará a Embraer, em São José dos Campos (SP), e irá a Brasília, à Argentina e ao Chile.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

US AIRWAYS AINDA PODE FAZER ACORDOS COM RIVAIS


A US Airways ainda poderá participar da consolidação em curso no setor, depois de suspender suas conversações de fusão com a United Airlines na semana passada, disse o executivo-chefe da companhia, Doug Parker.
Ele evitou especular sobre um sócio potencial para a US Airways, a menor dentre as companhias aéreas dos Estados Unidos que cobram tarifa cheia, e não quis discutir o rompimento das negociações com a United. A US Airways fracassou na sua tentativa de adquirir a Delta Air Lines em 2007.
"Não acreditamos que a porta estará fechada para uma consolidação futura envolvendo a US Airways", disse o executivo-chefe a analistas e investidores numa teleconferência realizada ontem.
Parker, de 48 anos, vem pedindo a consolidação da companhia desde 2005, quando comandou a aquisição da US Airways pela America West Holdings. Fusões geram graus de eficiência que ajudam o setor a resistir a recessões econômicas, ele disse ontem.
"Se todas as condições se mantiverem, vamos preferir muito mais ser um participante na consolidação a nos manter fora dela", afirmou Parker. "Temos sido muito abertos sobre esse ponto e bastante agressivos nas nossas ações."
A United agora está mantendo conversações sobre fusão com a Continental Airlines, disseram fontes próximas às negociações. A Continental e a United se abstiveram de confirmar que as negociações de união estejam ocorrendo. A US Airways "não prevê" deixar a aliança de companhias aéreas Star Alliance, disse o presidente Scott Kirby. A United e a Continental também são membros da Star.
Depois de rejeitar a tentativa de aquisição forçada da US Airways, a Delta se associou à Northwest para formar a maior companhia de aviação do mundo.
A UAL, controladora da United Airlines, e a US Airways, registraram perdas menores que as estimadas por analistas no primeiro trimestre, à medida que mais pessoas voaram em rotas internacionais e pagaram tarifas mais altas.
O prejuízo líquido da UAL encolheu de US$ 382 milhões no ano anterior para US$ 82 milhões. A US Airways teve prejuízo líquido de US$ 43 milhões, ante US$ 103 milhões 12 meses antes, e suas vendas subiram 7,9% para US$ 2,6 bilhões.
As companhias aéreas foram ajudadas pela volta dos viajantes a negócios, que geralmente pagam tarifas mais altas, à medida que a recessão cedia. Um aumento no preço médio das passagens ajudou a superar um salto de 50% no preço médio do combustível para aviões, em relação ao ano anterior.



(Fonte : Jornal Valor Econômico)

SETOR VINÍCOLA ESTIMA AUMENTO DE 20% NAS VENDAS COM SELO DE CONTROLE


O setor vinícola espera um aumento de pelo menos 20% nas vendas de bebidas nacionais no próximo ano com a aplicação do selo de controle instituído pela Receita Federal para combater o comércio ilegal de vinhos. A avaliação é do presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Júlio Fante.
O Ibravin estima que estão em comercialização cerca de 15 milhões de litros de vinho sem origem conhecida, sendo as fraudes mais comuns a falsificação e o contrabando. A partir de novembro deste ano, quando o selo passa a ser obrigatório para os vinhos e espumantes, a expectativa é de que o consumidor identifique as garrafas comerciadas legalmente.
- Pedimos o selo de controle fiscal por mais de cinco anos. Temos problemas com a concorrência de vinhos importados que entram no país de forma ilegal e as falsificações. O volume é bastante expressivo pela tamanho da fronteira seca do Brasil -, afirmou o presidente do Ibravin.
A aplicação dos selos, que serão fabricados pela Casa da Moeda, não devem trazer aumento de custos para o setor. Cada unidade custará R$ 0,02 e ainda poderá ser descontada de impostos federais. De acordo com Fante, nas grandes empresas a aplicação será automatizada, mas pode gerar um pouco mais de gastos para os pequenos produtores.
- O custo do selo é praticamente nulo. Existirá um gasto de aplicação sim, mas que também é pequeno diante da melhora na situação do mercado, da valorização dos produtos fabricados genuinamente e das empresas honestas - disse o presidente do Ibravin.
O presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, representante de pequenos produtores do município gaúcho, explica que os custos são pequenos diante dos benefícios. De acordo com Oscar Ló, algumas empresas deverão contratar mais pessoas para fazer a rotulagem, mas, no geral, os selos serão aplicados junto com os rótulos, de maneira manual.
- Poderia ser um transtorno, mas é uma forma mais prática de controlar a produção e a comercialização", afirmou. "Com o selo, o consumidor vai poder olhar na prateleira e dizer se o produto entrou no país legalmente e que não é uma mistura barata - completou.

RECEITA IMPÕE SELO DE CONTROLE PARA VINHOS

A Receita Federal exigirá que os vinhos nacionais e importados comercializados no Brasil passem a conter o selo de controle do Fisco. A partir do dia primeiro de julho de 2011, os atacadistas e varejistas só poderão comercializar os vinhos com selo de controle. Se a fiscalização da Receita encontrar nos estabelecimentos comerciais os vinhos sem o selo, apreenderá a mercadoria. Instrução Normativa da Receita publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União inclui os vinhos, os espumantes e os champanhes na lista de bebidas que só podem ser comercializadas com o selo de controle.
O vinho era a única bebida classificada como quente que era comercializada no país sem o selo de controle. As bebidas classificadas como frias, como cervejas e refrigerantes, são submetidas a outro tipo de controle, com medidas de vazão instaladas nas fábricas. A Receita estabeleceu um cronograma de implantação do selo de controle para que os estoques de vinho sem o selo que estão no comércio sejam vendidos. Nesse período de transição, as empresas que produzem, engarrafam e importam vinho terão até 10 de junho deste ano para informar à Receita a previsão de consumo de selos de controle. Depois, as empresas terão que solicitar, até 31 de agosto, o registro especial para obtenção do selo de controle.
Segundo o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, o uso do selo de controle inibirá práticas ilegais de comércio, que aumentaram nos últimos anos com o crescimento desse mercado no país. Uma dessas práticas é a adulteração do vinho com a diluição do produto. A entrada de vinho ilegal no Brasil, principalmente de países de fronteira como Argentina e Uruguai, também é uma prática que tem aumentado, prejudicando a concorrência com o vinho nacional, já que o produto estrangeiro entra sem pagar o Imposto de Importação.


(Fonte : Monitor Mercantil / Ag. Brasil de Notícias / Foto Divulgação)