quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A HOTELARIA BRASIL FECHOU 2010 COM AUMENTO NAS TRÊS PRINCIPAIS MÉTRICAS


Segundo Ronaldo Albertino, diretor geral da Hotelaria Brasil, a rede multimarcas fechou o ano de 2010 com “chave de ouro”. Além de bons resultados operacionais, o destaque foi o aumento de rendimento líquido para o investidor, que cresceu 63,5%, passando de uma média mensal de R$ 703 em 2009, para a média de RS$ 1.149 em 2010 - valor que supera 2008, considerado (até então) o ano dourado da década para os investidores.
Em relação a 2009, as unidades da Hotelaria Brasil apresentaram bons indicadores em 2010. No Matiz Manhattan, a ocupação aumentou 29%, a diária média 10% e o RevPAR 43%. No Matiz Guarulhos, a ocupação aumentou 13%, a diária média 10% e o RevPAR 24%. Os mesmos indicadores no Sol Inn Barão Geraldo registraram aumento de 7%, 15% e 23%, respectivamente, e no Matiz Jaguariúna 14%, 5% e 20%, respectivamente. No Best Western Dubai Macaé, a ocupação em 2010 aumentou 2%, a diária média 6% e o RevPAR 8%.
Para Albertino, “o desafio agora está na mão de obra e em treinamento, pois o mercado aquecido nos obriga a tomar todo o cuidado com a retenção de talentos - afinal, trabalhamos com serviços e processos, mas sem pessoal motivado e qualificado não temos qualidade e perdemos competitividade no negócio” explica. Em 2011 o diretor geral da rede hoteleira espera crescimento de 12% na distribuição ao investidor, aumento de 10% na diária média e 5% na ocupação.

(Fonte : Business Travel Magazine)

INEA VAI RECORRER A FAVOR DA LIMITAÇÃO DE VOOS DO SANTOS DUMONT


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirmou nesta segunda-feira que vai recorrer contra a liminar concedida pela Justiça federal à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) que suspende determinação do órgão ambiental para a redução de pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro. A medida, que entraria em vigor na próxima quinta-feira, estabelece a redução das atuais 23 operações de pouso e decolagem por hora, para 14 por hora, nos intervalos entre 6h e 8h e entre 20h e 22h30.
Em dezembro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) concedeu licença de operação para o funcionamento do aeroporto somente no período entre 6h e 23h. Porém, o juiz Marcello Enes Figueira afirmou que a delimitação da quantidade de voos é competência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e não do órgão ambiental.
"Vamos recorrer, porque o incômodo causado pelo tráfego intenso passou a ser extremamente desconfortável, causando prejuízos à população. Diante de tantas reclamações, continuamos negociando com os órgãos reguladores essa alteração", disse a presidente do Inea, Marilene Ramos.
Segundo Marilene Ramos, a restrição quanto ao número de voos e ao horário de funcionamento do Santos Dumont é baseada em um estudo de impacto ambiental desenvolvido por técnicos do Inea, sobre o histórico operacional do aeroporto, em funcionamento há 40 anos. A média foi estabelecida sobre o número máximo de procedimentos no período que antecede o aumento no número de reclamações.
As queixas são principalmente de moradores da zona sul e do centro, dos bairros de Santa Tereza, Glória, Catete, Flamengo, Botafogo, Urca, Laranjeiras e também de Niterói, e passaram a ser frequentes depois da expansão do terminal e do consequente aumento do número de voos.
O relatório do Inena mostrou que, atualmente, cerca de 30% dos pousos e decolagens são operados pela Rota 2, cuja recomendação é de que só seja utilizada em casos extraordinários. Esse trajeto atravessa o espaço aéreo sobre os bairros de onde partem a maior parte das queixas. Diante do impasse, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) estaria desenvolvendo um estudo para estabelecer um trajeto alternativo à Rota 2, e que evitaria o tráfego aéreo sobre esses bairros.
"Segundo o Decea, o estudo pode levar até um ano para ser concluído. Caso essa rota seja viável, nós poderemos rever o número de voos", afirmou Marilene Ramos. Em maio do ano passado, o Inea, órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, havia estabelecido medidas restritivas quanto ao funcionamento do Santos Dumont. Isso porque, desde março de 2009, o Disque-Ambiente passou a receber chamadas diárias com reclamações sobre ruído de aviões.
Os problemas se agravaram quando o aeroporto retomou as operações de algumas rotas regionais, além da Ponte Aérea (Rio-São Paulo). Desde então, o número de voos subiu 28,6%, para o equivalente a 6.036, entre abril e maio de 2009, se comparado a igual período de 2008, conforme dados da própria a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

(Fonte : Terra Notícias)

GOVERNO REGULAMENTA CESSÃO DE ÁREAS PÚBLICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE ESTRUTURAS NÁUTICAS


A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) vai disciplinar a cessão de áreas públicas para implantação de equipamentos e empreendimentos de apoio náutico. O amparo legal está na Portaria 24/2011, apresentada nesta terça (15/02), em Búzios (RJ), ao Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Náutico, coordenado pelo Ministério do Turismo.
A portaria estabelece procedimentos para a cessão de espaços públicos para instalação de portos, marinas, atracadouros, garagens de barcos, terminais de passageiros e outros empreendimentos. Além disso, define parâmetros para a cobrança de taxas de ocupação das áreas cedidas e estabelece gratuidade para as estruturas náuticas consideradas de interesse público.
“A portaria possibilita a regularização dos empreendimentos náuticos que estão ocupando águas federais", disse Reinaldo Redorat, da coordenação nacional do projeto Orla da SPU.
O objeto da portaria é a regulamentação da ocupação dos espaços físicos em águas federais, prevista na Lei 9636/98 e no Decreto-Lei 2398/87. O documento estabelece prazo de 180 dias para que os empreendimentos já instalados solicitem regularização junto a SPU, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

EMPREENDIMENTOS DE APOIO AO TURISMO NÁUTICO ENTRAM NO CADASTUR

As marinas e outros equipamentos de apoio ao turismo náutico e a pesca esportiva poderão se registrar no Cadastur, sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo. A matriz, que permitirá o enquadramento desses empreendimentos, foi discutida, nesta terça (15), em Búzios (RJ), pelo Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Náutico.
“O GT vai definir que tipos de empreendimentos poderão se cadastrar no sistema”, diz o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, depois de apresentar o decreto de regulamentação da Lei do Turismo. Segundo ele, o cadastramento dos empreendimentos náuticos no Cadastur será voluntário.

(Fonte : MTur)

HAVERÁ MAIS 800 MILHÕES DE VIAJANTES NO MERCADO AÉREO ATÉ 2014 DIZ IATA


Uma previsão consensual divulgada pela IATA - International Air Transport Association em Cingapura, indica que até 2014 haverá 3,3 bilhões de viajantes no mercado aéreo, número 800 milhões superior aos 2,5 bilhões registrados em 2009 - tornando o mundo mais móvel, mas também trazendo enormes desafios para a indústria atender esse crescimento. Até 2014 a aviação internacional estará transportando 38 milhões de toneladas de carga aérea, 12,5 milhões de toneladas a mais que as 26 milhões de toneladas transportadas em 2009.
A China será o principal contribuinte para esse acréscimo no número de passageiros. Dos 800 milhões novos viajantes, 360 milhões (45%) voarão em rotas na Ásia Pacífico e, desses, 214 milhões serão da China (181 milhões em voos domésticos e 33 milhões em voos internacionais). Os Estados Unidos continuarão sendo o maior mercado único para passageiros domésticos (671 milhões) e passageiros internacionais (215 milhões). Para suportar todo esse crescimento econômico potencial, “vamos precisar de uma administração de tráfego aéreo ainda mais eficiente, melhores aeroportos e programas de segurança. A indústria e os governos serão desafiados a trabalhar juntos e de forma ainda mais próxima”, disse Giovanni Bisignani, diretor geral e CEO da IATA.

Os principais destaques das projeções da IATA são:

Número de passageiros internacionais

• A expectativa é que aumentem de 952 milhões em 2009, para 1,3 bilhão de passageiros em 2014;
• Os mercados com mais rápido crescimento de tráfego de passageiros serão a China (+10,8%), os EAU - Emirados Árabes Unidos (+10,2%), Vietnã (+10,2%), Malásia (+10,1%) e Sri Lanka (+9,5%);
• Até 2014, os 5 principais países para viagens internacionais, medidos por número de passageiros, serão: Estados Unidos (215 milhões, com um aumento de 45 milhões); Reino Unido (198 milhões, com um aumento de 33 milhões); Alemanha (163 milhões, com um aumento de 29 milhões); Espanha (123 milhões, com um aumento de 21 milhões) e França (111 milhões, com um aumento de 21 milhões).

Número de passageiros domésticos

• A expectativa é que aumentem de 1,5 bilhão em 2009, para mais de 2 bilhões em 2014 (taxa anual de crescimento de 5,7%);
• A China apresentará a maior taxa anual de crescimento (13,9%) e contribuirá com 181 milhões de passageiros adicionais. Outros países com crescimento de dois dígitos serão o Vietnã (10,9%), África do Sul (10,6%), Índia (10,5%) e as Filipinas (10,2%);
• Até 2014, os cinco maiores mercados para passageiros domésticos serão os Estados Unidos (671 milhões), China (379 milhões), Japão (102 milhões), Brasil (90 milhões) e Índia (69 milhões).

Volume internacional de carga

• A expectativa é de crescimento a uma taxa anual de 8,2% no período 2009-2014. Excluindo 2010, impactado pela rápida recuperação pós-recessão, no período 2011-2014, o crescimento deverá se estabilizar a uma taxa anual de 5%;
• Os 5 mercados que apresentarão o mais rápido crescimento em carga internacional entre 2009 e 2014 serão Hong Kong (12,3%), China (11,7%), Vietnã (11,4%), Taipei (11,3%) e a Federação Russa (11,0%);
• Em 2014, os 5 maiores mercados para frete aéreo internacional serão os EUA (8,8 milhões de toneladas), Hong Kong (5,4 milhões de toneladas), Alemanha (4,4 milhões de tonaledas), Japão (4,4 milhões de toneladas) e China (3,8 milhões de toneladas).
• O volume de crescimento esperado para a China e Hong Kong representará um terço do crescimento do volume global no período até 2014.

Visão regional (no período projetado de 2009 a 2014)

• Ásia Pacífico: espera-se que a demanda de passageiros internacionais aumente 7,6% e até 2014, a China, Japão e Hon Kong serão os maiores mercados de passageiros na região. A Ásia Pacífico deverá registrar a maior taxa de crescimento de frete internacional: 9,8%;
• Oriente Médio: espera-se que tenha a mais rápida taxa de crescimento, de 9,4%. Os Emirados Árabes Unidos, Kuwait e a Jordânia deverão integrar a lista dos 10 países com maior crescimento do mundo. A demanda por carga aérea internacional vai aumentar 8,1%;
• África: espera-se que o tráfego de passageiros internacionais aumente 7,7% e o de carga internacional 5,8% - o menor entre todas as regiões;
• Europa: projeta-se que a demanda internacional de passageiros cresça 4,7%, mantendo os mercados do Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Itália no ranking dos 10 maiores mercados internacionais de passageiros. A demanda por carga aérea internacional deverá aumentar 6,5%, com Alemanha, Reino Unido e Holanda liderando a região em tamanho;
• América do Norte: vai crescer 4,9% em demanda internacional de passageiros e 5,7% em frete internacional. Os EUA continuarão liderando a indústria mundial em passageiros domésticos e internacionais, assim como em carga internacional;
• América Latina: verá a demanda de passageiros internacionais crescer 5,7% e a demanda por frete internacional aumentar 6,4%, com o Peru liderando o crescimento regional de carga, com crescimento de 9%.

(Fonte : Business Travel Magazine)

BEL MESQUITA É NOMEADA SECRETÁRIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO


O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta terça-feira (15) a nomeação de Ana Isabel Mesquita de Oliveira para o cargo de secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur).
Bel Mesquita, como prefere ser chamada, tem 58 anos e nasceu em Jundiaí (SP). Ela é professora, psicóloga social e especialista em Planejamento Estratégico Situacional e Ciências e Técnicas de Governo.
Exerceu mandato de deputada federal pelo Estado do Pará entre 2007 e 2010. Também foi eleita prefeita de Parauapebas (PA) em 1997 e reeleita em 2004.
Durante sua vida política, a secretária recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor: Governador Mário Covas, concedido pelo SEBRAE em 2001, por aperfeiçoar e ampliar a produção de comunidades rurais, estimulando o emprego, a renda e a produção de alimentos.

(Fonte e Foto : MTur)

BARBOSA GARANTE QUEDA DA SELIC SE MÍNIMO DE R$ 545 PREVALECER


O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou ontem que o conjunto de medidas pretendidas pelo governo, entre elas o salário mínimo de R$ 545, permitirá a retomada do ciclo de redução da taxa Selic ainda em 2011. "Com certeza os juros podem voltar a cair talvez já no fim do ano", avaliou.
Barbosa elencou as medidas adotadas pela equipe econômica no final do ano passado e início deste ano para diminuir o ritmo de expansão da economia, entre elas as ações prudenciais do Banco Central (BC) para conter a ampliação do crédito, a retirada de estímulos fiscais, a recente elevação da taxa Selic e o corte de gastos público de R$ 50 bilhões, ainda a ser detalhado pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento.
A avaliação de Barbosa sobre os desdobramentos da política monetária nos próximos meses foi feita a deputados durante a força-tarefa da área econômica, ontem, na Câmara dos Deputados para que seja aprovado hoje o salário mínimo de R$ 545. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi ao Congresso com o mesmo objetivo.
Barbosa apresentou três justificativas do governo para propor um reajuste baseado no INPC de 2010 de 6,47%: o custo fiscal de um aumento superior aos R$ 545; o fato de o governo indicar que o mínimo será de R$ 616 em janeiro de 2012; e a defesa da política fiscal do governo anterior, na tentativa de refutar argumentos de que a administração Dilma Rousseff está sendo levada a adotar um forte ajuste de contas por ter recebido uma herança ruim da administração Luiz Inácio Lula da Silva.
Em apresentação a deputados das bancadas do PSDB, do DEM e do PSB, ele enfatizou que cada real de acréscimo ao mínimo representa uma despesa de R$ 300 milhões. Com isso, se o valor for de R$ 580, argumentou Nelson Barbosa, o governo terá que fazer um corte adicional de R$ 10,5 bilhões nos gastos públicos este ano, além dos R$ 50 bilhões já anunciados. Se o mínimo subir para R$ 560, a despesa será de R$ 4,5 bilhões. Se, por ventura, atingir os R$ 600 como quer o PSDB, o gasto aumentará em R$ 16,5 bilhões, completou Mantega.
Barbosa adiantou que em janeiro de 2012, com a manutenção do acordo que pauta a política de reajuste do salário mínimo desde 2007, o valor passará a R$ 616. Nesse cálculo, o Ministério da Fazenda considerou inflação em 2011 de 5% e crescimento do PIB de 7,5% em 2010. O projeto de lei do executivo que será votado hoje prorroga a fórmula do reajustes - INPC do ano e taxa de expansão do PIB de dois anos anteriores - para o período 2012 a 2015.
Barbosa fez a defesa, também, do governo Lula. Disse que a necessidade de eliminação de despesa pública em 2011 não representa uma avaliação da política de gasto do ex-presidente. "O corte de R$ 50 bilhões representa uma decisão sobre o Orçamento de 2011. Não representa uma avaliação da política fiscal praticada entre 2002 e 2010, que foi uma política correta que permitiu, entre outras coisas, o crescimento da economia, a geração de emprego, a queda da taxa real de juros e o controle da inflação com redução do endividamento público", disse.
O secretário-executivo explicou que o ajuste no Orçamento decorre da redução em R$ 18 bilhões devido a reestimativas de receitas feita pelo Congresso e da eliminação de R$ 32 bilhões em gastos de custeio destinados a permitir ao governo o cumprimento da meta de superávit de R$ 117,8 bilhões neste ano. Ele comentou ainda que a definição sobre a correção da tabela do Imposto de Renda será acertada após a votação do salário mínimo.
No plenário da Câmara, em pronunciamento na comissão geral que discutiu o salário mínimo, Mantega, disse que um valor superior a R$ 545 seria uma quebra do acordo firmado pelo ex-presidente Lula com as centrais sindicais. "Não é bom descumprir acordos. Isso cria desconfianças sobre o futuro e insegurança em relação a trajetória das despesas do Estado brasileiro", afirmou.
Ele sustentou que o governo "não tem condições fiscais de aumentar suas despesas" e ponderou que seria "incongruente" anunciar um corte de R$ 50 bilhões e, ao mesmo tempo, aumentar os gastos.
Mantega alertou os deputados para o impacto fiscal de que o aumento do mínimo acima de R$ 545 e para a aprovação do "conjunto de pleitos" que tramita na Câmara, embora não tenha especificados os projetos. "Podemos ter um descontrole fiscal e a volta da inflação", advertiu.
Para ele, a aprovação da regra de recuperação do salário mínimo proposta pelo governo dará previsibilidade à economia. "Será bom para o trabalhador e para o governo porque teremos aumento de despesa, sim, mas esse aumento será previsível, é um aumento que todos sabem calcular, não fica uma dúvida de quanto será, se vai estourar as contas do governo ou não", afirmou.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

CAMPOS DO JORDÃO É DESTAQUE NA ROTA DOS EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS


Eleito para presidir o CJRC&VB no triênio 2010/2013, o empresário Silvio da Matta,além de apostar na continuidade das ações fomentadas por seu antecessor,promete investir forte na profissionalização do setor e eliminar definitivamente o fantasma da sazonalidade, buscando geração de demanda para as quatro estações do ano em Campos do Jordão, que na estação inverno é um dos destinos mais concorridos do país.
A cidade de Campos do Jordão, no interior do Estado de São Paulo, reconhecida internacionalmente como a Suíça Brasileira, continua apostando em seu potencial para sediar eventos de diferentes portes..O Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau(CJRC&VB), capitaneado pelo empresário Silvio da Matta, (gestão 2010/2013), em continuidade as metas de seu antecessor Hans Otto taube, abraçou como bandeira o fim da sazonalidade, e a cidade vem se posicionando firme com seu slogan que a apresenta como cenário perfeito para as quatro estações do ano, seja para o turismo de lazer ou de negócios.
A executiva do órgão, Roselaine Dantas, ilustra a nova realidade do turismo de Campos do Jordão, informando que em 2010 a receita contabilizada para meios de hospedagens, restaurantes, comércio e serviços, enfim toda a cadeia produtiva, foi da ordem de R$ 134.680.000,00 (Cento e trinta e quatro milhões de reais). “ É importante frisar que tais recursos estão sendo revertidos em benefício de toda a comunidade, ou seja, para nós Turismo é Negócio Coletivo, que deve ser feito com profissionalismo e respaldado nos pilares do desenvolvimento sustentável”,ressalta.
Os resultados mostram-se ainda mais otimistas quando comparados ao orçamento da Prefeitura de Campos do Jordão, no ano de 2010, que foi de R$ 113.000.000,00 – (Cento e treze milhões de reais). O expressivo resultado,o presidente Da mata credita á estratégia traçada no sentido de Profissionalizar o Turismo e a entidade Convention Bureau, assegurando a sua Missão principal – Divulgar um Destino Turístico Estruturado.
Segundo ele, Campos do Jordão entra definitivamente para o cenário do Turismo brasileiro, tanto no segmento de lazer, através da estruturação do Circuito Turístico Mantiqueira, nome que se dá à região onde se localizam os municípios de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba, São José dos Campos (São Francisco Xavier), Monteiro Lobato e Piquete, ocorrida na gestão de Taube, quanto no segmento de negócios, que teve um crescimento de 181% no número de eventos captados, promovidos e apoiados pelos Campos do Jordão E Região CVB. .”Hoje a cidade faz parte do seleto roll dos principais destinos de eventos do país, inclusive contribuindo com a posição do Brasil no ranking da ICCA - International Congress and Convention Association,
que destaca os países que mais recebem eventos internacionais no mundo”, acrescenta a executiva Roselaine Dantas.
Entre as muitas conquistas alcançadas no setor de eventos, o órgão comemora ter a cidade como cenário da Feira dos Agentes de Viagens do Estado de São Paulo, com os seus 2200 associados (após 13 anos de permanência em Águas de Lindóia). Em 2010, a Feira recebeu 4.000 participantes e os benefícios da realização da AVIESTUR em Campos do Jordão, já estão sendo colhidos por muitos “empresários”, enfatiza Roselaine. Neste ano o evento continua na cidade, com realização agendada para os dias 15 e 16 de abril, no Campos do Jordão Convention Center.
Circuito Mantiqueira no Projeto de Roteirização do Sudeste.
Outro importante resultado da gestão do presidente Taube, segundo da Mata foi o reconhecimento do Ministério do Turismo, que mediante a estruturação viabilizada pelo Projeto de Desenvolvimento Regional – Circuito Mantiqueira, reconheceu nossa região como turística o que garantiu a inserção no Projeto de Roteirização do Sudeste, que tem como objetivo a estruturação de roteiros entre as principais cidades turísticas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.”E este pode se tornar o principal produto turístico da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016”, argumenta o atual presidente que deve ficar á frente do CJRC&VB até 2013. “ Com uma equipe enxuta de quatro pessoas, tivemos todas estas conquistas. Então a nossa meta é dar continuidade ás ações já implementadas, e apostar firme na profissionalização dos profissionais locais, possibilitando oportunidades de especializações e atualização de mercado. Para tanto, além dos cursos e palestras, vamos promover networking e intensificarmos a nossa presença nas principais feiras e congressos do setor, que possam agregar novos conhecimentos e expertise á nossa meta da contínua busca de profissionalização, desenvolvimento sustentável para a nossa cidade e divulgação do destino Campos do Jordão, no sentido de gerar demanda para as quatro estações do ano e nos livrar definitivamente do fantasma que tanto assombra e instabiliza o setor hoteleiro, que é a sazonalidade”, finaliza o presidente.

Serviços:
Av. Frei Orestes Girardi, s/n - Estação Grande Hotel - Capivari - CEP-12460-000 Campos do Jordão/SP – Fone
Fone: (12) 3664 4422 / (12) 3664 4422

(Fonte: Amazonas Press Assessoria & Comunicação / Foto : CJRC&VB)

1º FÓRUM NACIONAL DE GESTÃO HOTELEIRA ABRE INSCRIÇÕES


Evento reúne os principais gestores do país no segmento, em Curitiba (PR)

Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum Nacional de Gestão Hoteleira, evento que vai realizar um “Raio X” da Hotelaria brasileira e mostrar se o setor está de fato preparado para enfrentar os desafios da contemporaneidade. Nos dias 15 e 16 de março, em Curitiba (PR), os principais executivos do setor vão discutir com o público as principais tendências e práticas do mercado hoteleiro do país. As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.forumgestaohoteleira.com/ , com valores diferenciados até 18 de fevereiro.
Promovido pela Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços e Hôtelier News, com organização da ADN Eventos e patrocínio da Pmweb, o Fórum reúne pela primeira vez profissionais referência no segmento, concentrando em apenas dois dias os temas presentes no atual cenário da hotelaria brasileira, como: desenvolvimento, processo de expansão e as tendências do setor hoteleiro no país além de temas com foco no aprimoramento profissional com palestras sobre vendas, liderança, marketing digital, representação comercial, revenue management e cases de sucesso.
“A criação do Fórum Nacional de Gestão Hoteleira permite a discussão de temas relevantes para o setor além de mostrar as novas ferramentas de administração que vão estar em evidência nos próximos anos”, comenta a executiva da Mapie, Carolina Sass de Haro. “O evento é importante porque promove reflexões significativas da hotelaria brasileira em um momento tão especial que o país vive economicamente ao se aproximarem grandes eventos esportivos”, completa a executiva da Mapie, Tricia Neves.
A programação do Fórum é composta por palestras e painéis que promoverão a intervenção da plateia. É o caso do painel: “Desenvolvimento hoteleiro: a expansão das redes no Brasil e as diversas alianças estratégicas”, com os diretores de Desenvolvimento Abel Castro (Accor América do Sul), Eduardo Camargo (InterContinental Hotels Group) e Julio Gavinho (Hyatt Brasil). A exemplo dessa discussão, outro painel do dia será: “Os grandes hoteleiros – as tendências da hotelaria para os próximos anos: mudanças, investimentos, gestão e novas ferramentas” que vai trazer Alexandre Gehlen (Diretor Geral da InterCity Hotéis), André Monegaglia (Diretor Geral da Allia Hotels) e Jayme Canet (Presidente da Hotéis Deville).
É possível inscrever-se em duas modalidades de participação: Standard; ou Premier, que dá direito a um lugar em área mais à frente no auditório, acesso wi-fi à internet, material diferenciado, livro, serviço de sala, prioridade nas perguntas e almoço na área VIP com o palestrante que estiver presente no dia do evento (sujeito a disponibilidade).
O 1º Fórum Nacional de Gestão Hoteleira acontece no hotel Deville Rayon e conta com o apoio do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PR) e hotel Deville Rayon. Mais informações: www.forumgestaohoteleira.com

Serviço:

1º Fórum Nacional de Gestão Hoteleira
Datas: 15 e 16 de março de 2011
Horário: das 8h às 18h30
Local: Hotel Deville Rayon (Rua Visconde de Nacar, 1424 – Centro) - Curitiba/PR
Informações e inscrições:
www.forumgestaohoteleira.com

Programação do 1º Fórum Nacional de Gestão Hoteleira:

15 de março (terça-feira)

08h - Credenciamento e Welcome Coffee
08h30 - Abertura
08h35 - Palestra: Excelência em servir!
Com Claudia Marino – Gerente de Hospedagem do Fasano Rio
09h30 - Hotel Solution Business Coffee
10h15 - Palestra: Liderança como base do sucesso
Com Marcelo Pirani - Diretor Geral da Cennarium Training
11h20 - Palestra: Como obter lucro em Alimentos & Bebidas?
Com Marcelo Traldi - Professor do Senac e Escritor na área de A&B
12h30 - Almoço no Deville Rayon
13h50 - Painel: Desenvolvimento hoteleiro: a expansão das redes no Brasil e as diversas alianças estratégicas
Com a participação de: Abel Castro – Diretor de Desenvolvimento da Accor América do Sul; Eduardo Camargo – Diretor de Desenvolvimento da InterContinental Hotels Group;
Moderadora: Carolina Sass de Haro – Diretora da Mapie
15h15 - Hotel Solution Business Coffee
17h05 - Painel: Os grandes hoteleiros – as tendências da hotelaria para os próximos anos: mudanças, investimentos, gestão e novas ferramentas
Com a participação de: Alexandre Gehlen – Diretor Geral da InterCity Hotéis; André Monegaglia – Diretor Geral da Allia Hotels; Jayme Canet – Presidente da Hotéis Deville.
Mediador: Peter Kutuchian – Hôtelier News

16 de março (quarta-feira)

08h - Welcome Coffee
08h30 - Palestra: O Fortalecimento do Destino
Com João Luiz dos Santos Moreira - Presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux
09h30 - Hotel Solution Business Coffee
10h15 - Palestra: Hotel Independente: quais os caminhos para a melhor rentabilidade?
Com Gustavo Syllos - Diretor de Marketing & Vendas da Hotéis Slaviero
11h20 - Case: O Sucesso de Hotel Independente
Com Antonio Dias - Diretor geral da Royal Palm Hotels & Resorts
12h30 - Almoço no Deville Rayon
13h50 - Painel: Internet Marketing para Hotéis Independentes: por onde começar?
Com a participação de: César Nunes – Diretor Comercial da Royal Palm Hotels & Resorts; Luciana Burger – Online Media Sales Executive Microsoft Advertising; Waléria Fenatto - Diretora da Mark Up Consultoria.
Mediador: Tárik Potthoff – Diretor Geral da Pmweb
15h15 - Hotel Solution Business Coffee
17h05 - Palestra: Estratégia em ação: a importância da Gestão Empresarial – Case Natura
Com Daniel Levy - Diretor de Sistemas de Gestão da Natura

(Fonte : Flamma Comunicação)