terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CONDOMÍNIO ECOLÓGICO



A construção verde está se tornando realidade no Brasil. Em 2009, o Green Building Council certificou 14 empreendimentos, mais que o triplo do verificado em 2008. O apelo verde também está sendo seguido por empresas do setor de luxo que usam a sustentabilidade para se diferenciar da concorrência. É o caso da incorporadora catarinense Kara José, que lançou o condomínio Villa de Cedro, perto de Florianópolis (SC).


O telhado será coberto de plantas. Isso ajuda a resfriar ou esquentar o ambiente, reduzindo o uso de aparelhos elétricos

Painéis solares e "cataventos" produzirão a energia que abastecerá as áreas comuns do empreendimento

A água de sanitários e de torneiras passará por tratamento e será usada para regar as áreas verdes

O restaurante do hotel vai ser abastecido por uma horta orgânica, sem o uso de agrotóxicos


(Fonte : Revista Isto É Dinheiro / Edição 646 / 24-02-10)

PROJETO AUMENTA LIMITE PARA CAPITAL ESTRANGEIRO EM EMPRESA AÉREA

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6716/09, do Senado, que aumenta de 20% para 49% o limite para a participação de capital estrangeiro em empresas de aviação nacionais. A proposta, do ex-senador Paulo Otávio (DEM-DF), altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7565/86). A proposta mantém o limite mesmo em eventuais aumentos de capital da empresa.
De acordo com o autor, a permissão para a entrada de capital estrangeiro em empresas nacionais pode contribuir para a expansão do setor, aumentando também a oferta de voos. O parlamentar afirmou que as próprias empresas brasileiras têm comprado participação em empresas na América do Sul.

Autorização

A proposta mantêm a obrigatoriedade de aprovação por autoridade aeronáutica da transferência a estrangeiro de ações com direito a voto e a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas adquirir ações de aumento de capital, desde que a soma final não ultrapasse o limite estabelecido pela lei. O projeto submete essas duas normas ao novo limite proposto de 49%.

Tramitação

A proposta será analisada pela comissão especial criada para analisar o PL 841/95, do deputado Vic Pires Franco (DEM-PA). Os dois projetos tramitarão conjuntamente. Em seguida, as propostas serão votadas pelo Plenário.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / 23-02-10)

PROJETO INCENTIVA TURISMO CÍVICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6723/10, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que cria o programa Jovem Cidadão para promover o turismo cívico em Brasília. O objetivo é levar alunos do ensino fundamental de todo o País para conhecer a história, a arquitetura e os principais monumentos da capital da República.
O roteiro da viagem incluirá obrigatoriamente visitas ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional.
Essas visitas terão duração de três a cinco dias e ocorrerão durante as férias de meio de ano. Os ministérios da Educação e do Turismo serão responsáveis pelo programa, mas poderão fazer parcerias com organizações privadas para a implementação do Jovem Cidadão.

Seleção

De acordo com o projeto, as secretarias de Educação dos estados e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) selecionarão os participantes do programa entre os melhores alunos matriculados no último ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Os selecionados deverão ter entre 13 e 17 anos de idade.
O número mínimo de estudantes que visitará Brasília variará proporcionalmente ao tamanho das bancadas de cada estado na Câmara dos Deputados. Conforme tabela disponível no projeto, o Acre, por exemplo, deverá enviar pelo menos um aluno; São Paulo, 11.
Lincoln Portela destaca a vocação de Brasília para o turismo cívico e a importância dessa atividade na formação dos jovens. "Toda a comunidade deve estar envolvida na preservação dos bens públicos", afirma.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / 23-02-10)

“TRABALHAREMOS PARA QUE CADA VEZ MAIS BRASILEIROS CONSUMAM TURISMO”

Em entrevista ao “Bom Dia, Ministro”, Barretto falou de avanços e desafios do setor turístico no Brasil

Investimentos em infraestrutura, hotelaria e na malha aérea regional foram os principais temas abordados pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”. A entrevista aconteceu na manhã da sexta-feira do dia 19, tratando também de temas relacionados à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
De acordo com o ministro, mais de R$ 8 bilhões estão sendo investidos em mobilidade urbana nas 12 cidades que sediarão a Copa. Esses investimentos estão sendo realizados em conjunto entre o Ministério do Turismo (MTur), do Esporte, do Planejamento e a Casa Civil.
Barretto destacou o bom desempenho alcançado pelo setor de turismo durante o verão e o carnaval. O ministro também destacou o crescimento de desembarques domésticos em 2009. “Nós temos projeções positivas. O Brasil vive um bom momento econômico e tem participação ativa no cenário internacional. Pretendemos passar de cinco para oito milhões de turistas estrangeiros até 2014”.
Segundo ele, a entrada no mercado consumidor de 20 milhões de pessoas, ocorrida nos últimos anos, impulsionou o turismo no país; por isso, o ministério trabalha para criar uma cultura de viagem. “Além do turismo internacional, vamos continuar trabalhando para consolidar o mercado interno, para que cada vez mais brasileiros possam colocar o turismo na sua prateleira de consumo”, disse Barretto. “A competição entre as companhias aéreas resulta em baixa nos preços de passagens e se torna um desafio a menos a ser enfrentado".
Luiz Barretto falou sobre o projeto de redução no valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aviação regional, do Ministério da Defesa. "Isso vai gerar facilidades para que a gente tenha de fato uma aviação regional capaz de movimentar os principais centros.
(Fonte : Ministério do Turismo / 22-02-10)

COMEÇA A I REUNIÃO DE MINISTROS DE TURISMO DO G-20 NA ÁFRICA DO SUL

A força do mercado doméstico brasileiro na superação da crise financeira internacional foi destacada pelo ministro Luiz Barretto em seu discurso na I Reunião de Ministros de Turismo do G-20, o T-20. “O setor turístico experimentou os benefícios de uma economia interna aquecida no momento em que nossos principais mercados emissores internacionais se retraiam”, afirmou. O fórum, que reúne representantes das 19 maiores economias do mundo e o da União Europeia, foi aberto na manhã de hoje (23) em Johanesburgo, África do Sul.
O ministro ressaltou ainda a capacidade da indústria do turismo de “empregar mão de obra intensiva, inclusive em comunidades excluídas pelo desenvolvimento econômico”. Como as discussões da primeira manhã do fórum também incluíram a sustentabilidade ambiental da atividade turística, Barretto citou as novas exigências do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de respeito às normas de sustentabilidade ambiental, para a liberação de crédito para o setor hoteleiro.
A Reunião de Ministros do Turismo pretende discutir a maior inserção da indústria do turismo na economia mundial e os meios de a atividade contribuir para a recuperação econômica mundial. Nesse sentido, o ministro anfitrião, Martinus van Schalkwyk, disse no discurso de abertura que “o turismo não é só viagem, o voo de um ponto a outro; é infraestrutura, geração de emprego e a preservação ambiental”.
De acordo com estimativas da Organização Mundial de Turismo (OMT), essa indústria gera 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 6% dos empregos no G-20. Juntos, esses países respondem por 68% do fluxo mundial de turistas (estimado em 634 milhões de desembarques, em 2008) e 73% da receita gerada pelo setor (estimada em US$ 830 bilhões, igualmente em 2008). É esse peso que os ministros reunidos em Johanesburgo querem demonstrar às populações e aos líderes políticos de seus países.

(Fonte : Ministério do Turismo / 23-02-10)

“GOIÂNIA POR INTEIRO” MOBILIZA HOTÉIS E COMÉRCIO DURANTE A BAIXA OCUPAÇÃO


Pelo sexto ano consecutivo, o Goiânia Convention & Visitors Bureau, com apoio do Ministério do Turismo (MTur) e de entidades ligadas ao turismo local, realizou mais uma edição do “Goiânia Por Inteiro”, projeto que impulsiona o desenvolvimento do turismo em Goiânia (GO), ao estimular a demanda turística no período de baixa ocupação (janeiro e fevereiro). Nesta época, hotéis, bares, restaurantes e lojas, envolvidos com a iniciativa, oferecem promoções e descontos de até 50% para turistas. As promoções são válidas até ultima semana de fevereiro.
Segundo Olavo de Castro Araujo, vice-presidente do CV&B de Goiânia e coordenador do projeto, o objetivo é atrair turistas, impulsionando não só o setor hoteleiro, mas também o de bares, restaurantes e o comércio. “Goiânia sobrevive do turismo de negócios e eventos nesse período de férias de verão. Por isso o projeto Goiânia Por Inteiro envolve não só a hotelaria, mas o comércio local, restaurantes, bares, boates, movimentando toda a cadeia na baixa estação”, afirmou.
Para desfrutar de todos os benefícios do projeto, é necessário se hospedar em um dos hotéis conveniados e retirar o Cartão Passaporte, que contém todas as informações referentes ao projeto. Com a identificação, descontos de até 50% são concedidos nos estabelecimentos credenciados ao projeto.
Na edição de 2010, 20 hotéis participaram do projeto. “Neste ano, conseguimos maior participação dos hotéis nos últimos anos. Em 2009, foram 12 e este ano foram 20 hotéis. O Sebrae está fazendo pesquisas do retorno do projeto tanto em número de reservas quanto à satisfação do turista, o que não tínhamos no passado”, avaliou.
O “Goiânia Por Inteiro” é o resultado de uma parceria entre o MTur, governo do Estado de Goiás, da Prefeitura de Goiânia, do Sebrae (GO) e de entidades do trade turístico e do comércio local, como Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih), Associação Brasileira de Restaurantes, Bares e Similares (Abrasel) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Mais informações, acesse: http://www.goianiaporinteiro.com.br/


(Fonte : Ministério do Turismo / 23-02-10)

BID JÁ APROVOU US$ 3 BILHÕES EM OPERAÇÕES NO BRASIL

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil aprovou 31 operações em 2009, que juntam totalizam cerca de US$ 3 bilhões. As iniciativas passaram a compor uma carteira em execução de US$ 7,6 bilhões, distribuídos em 74 operações. A elevação dos índices da carteira em execução e das aprovações foi acompanhada do nível de desembolsos, que atingiu US$ 2,4 bilhões em 2009.
O crescimento da atuação do BID no País apresenta um novo perfil de carteira, com crescente número de operações dedicadas a Estados e municípios, assim como ao setor privado. Este movimento é refletido principalmente em operações compreendidas por programas estabelecidos junto ao Banco, como o Procidades, na área de desenvolvimento urbano integrado; o Profisco, para o aprimoramento da gestão fiscal pública; e o Prodetur, para o desenvolvimento do turismo.
Uma das áreas que vem apresentando maior espaço na carteira do BID corresponde à Competitividade e às operações direcionadas a micro, pequenas e médias empresas (MPEs) com US$ 4,9 bilhões em execução, seguindo-se de Infraestrutura, com US$ 2,4 bilhões, e Condições de vida nas Cidades, com US$ 1,48 bilhão.
Os desafios e perspectivas de atuação do Banco no ano de 2010 buscam atender a um novo contexto de País. Iniciativas voltadas para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 estão na agenda. As operações a serem aprovadas em 2010 somam US$ 2,6 bilhões divididos em 43 novas operações. Nesse contexto estão criadas as condições para o Banco ampliar ainda mais sua atividade no financiamento de operações no Brasil.

(Fonte : Panrotas / 23-02-10)

BREEZES BAHIA LANÇA LOGOMARCA PARA COMEMORAR SEUS 10 ANOS NO BRASIL


Em setembro o resort Breezes Bahia, administrado pelo grupo jamaicano SuperClubs, completa 10 anos na Costa do Sauipe. O resort que foi pioneiro no sistema Super-Inclusive no Brasil, apresentou sua logomarca comemorativa para 2010. O novo símbolo lembra um sol, formado por vários círculos que representam os 10 anos do resort na Bahia. A união dos círculos semitransparentes e sobrepostos simboliza as parcerias de grande valor criadas ao longo desta década. O diretor de Marketing e Vendas do SuperClubs, Luis Calle explica: “Esse logotipo representa nossa transparência nos negócios, o relacionamento com nossos parceiros e fornecedores, a admiração e orgulho por nossos funcionários, a qualidade de nossos serviços e o respeito aos nossos hóspedes”.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews / 23-02-10)

NA ÁFRICA DO SUL, MINISTRO DISCUTE O PAPEL DO TURISMO NA SUPERAÇÃO DA CRISE INTERNACIONAL

Barretto participa de reunião de ministros de turismo das 20 maiores economias do mundo

O ministro Luiz Barretto participa desde o dia 22 da I Reunião de Ministros de Turismo do G-20 (o T-20), em Johanesburgo, na África do Sul. Representantes das 20 maiores economias do mundo, os ministros discutirão o papel da indústria do turismo na recuperação dos países da crise financeira internacional sob o tema: “Viagens e Turismo: estímulo para as economias do G20”.
A proposta do governo anfitrião é que o grupo de ministros defenda a importância da atividade turística dentro do G-20 – tese que é apoiada pelo secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai. O resultado da Reunião de Ministros será apresentado aos líderes do G-20 na próxima Cúpula, prevista para junho, no Canadá.
Barretto abre o primeiro painel do evento, nesta terça-feira (23), com o discurso “Viagem e Turismo: Estímulo para a Economia Global”. A mesa vai discutir entre outros temas: a inclusão do turismo nos programas de estímulos econômicos globais, a criação de novos empregos – particularmente em pequenas e médias empresas – a promoção turística e os grandes eventos. O ministro brasileiro estará ao lado dos colegas da China, Shao Qiwei; da Índia, Kumari Selja, e da Espanha, Joan Mesquida Ferrando, que representará a União Européia.

Cúpula do IBAS

Ainda em Johanesburgo, Barretto tomará parte da reunião preparatória para a IV Cúpula do IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), que ocorrerá este ano, Brasília. Barretto vai propor o intercâmbio de informações técnicas no âmbito público, privado e educacional, o incentivo à promoção do turismo por meio da participação mútua em feiras, a organização de viagens de familiarização e pres strips e o esforço para adotar posições comuns em fóruns multilaterais de turismo, como o T-20 e as reuniões da OMT.
Nesta segunda-feira, antes da agenda multilateral, o ministro Luiz Barretto terá uma audiência com o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, para tratar das possibilidades de cooperação entre a entidade e o governo brasileiro. Rifai deve oferecer cooperação técnica ao Brasil nas áreas de sustentabilidade ambiental e gestão de riscos e crises no turismo, com vistas à Copa de 2014.
A contrapartida do Brasil são ações e programas bem sucedidos do Ministério do Turismo (MTur). A OMT tem interesse, por exemplo, no modelo de regionalização, que criou 65 destinos indutores. O programa poderia ser levado a outros a outros países por meio da entidade, braço das Organizações das Nações Unidas (ONU) para o Turismo.

(Fonte : Ministério do Turismo / 23-02-10)

O MERCADO DE CARTÕES PERDEU QUASE R$ 40 MILHÕES COM FRAUDES EM 2009

Durante o ano de 2009, a clonagem e outros tipos de golpes levaram um prejuízo de cerca de R$ 40 milhões ao mercado de cartões no Brasil. Esta soma representa 0,08% dos mais de R$ 444 bilhões faturados pelo segmento no ano passado com as modalidades crédito, débito, lojas e redes segundo a ABECS - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços. A estimativa é da Horus, empresa especializada em controle e prevenção a fraudes em meios eletrônicos de pagamento. Para chegar a estes números a companhia desenvolveu um balanço do seu sistema de monitoramento que acompanha diariamente as notícias publicas na imprensa sobre fraudes neste segmento.
O sócio-diretor da Horus, Eduardo Daghum adverte para a informação de que os prejuízos com a criminalidade no setor de cartões devem ser bem maiores do que os demonstrados neste estudo uma vez que nem todos os casos de clonagem e outros golpes são relatados à polícia e nem todos os casos informados se transformam em reportagens. Além de informações sobre prisões de criminosos, a Horus monitora a produção dos meios de comunicação brasileiros em reportagens relativas a novas tecnologias de proteção, seminários, discussões sobre projetos de leis e pesquisas nacionais e internacionais. Para evitar a clonagem a Horus dá as seguintes dicas aos portadores de plásticos:

- Observe atentamente os caixas-eletrônicos, se todos estiverem desligados ou em manutenção e apenas um operando normalmente, desconfie. Veja também se o layout de todos os aparelhos é igual e se todas as peças estão devidamente conectadas.
- Desconfie se o equipamento do banco usar uma ordem diferente da normalmente solicitada pelo seu banco para realizar as operações.
- Jamais aceite ajuda de estranhos para realizar as transações no caixa, peça sempre ajuda de um funcionário devidamente uniformizado ou identificado.
- Antes de contratar os serviços de um determinado banco, pergunte ao seu gerente de que forma o banco procura minimizar a possibilidade de ocorrência de fraudes.
- Quando for comprar com o cartão, nunca deixe o funcionário do estabelecimento levá-lo, sempre o acompanhe e fique atento a movimentos estranhos que ele possa fazer.
- Preste atenção ao visor da máquina e tenha a certeza de que o valor de compra foi digitado antes de colocar sua senha.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews / 23-02-10)

SECRETÁRIOS DO RS SE UNEM POR VERBA EXTRA DA EMBRATUR

Em reunião realizada nesta manhã, na Secretaria de Turismo de Porto Alegre (RS), foi acertado um compromisso conjunto entre os secretários de Turismo Luiz Fernando Moraes (Porto Alegre), Gilberto Tomasini (Gramado) e Ivane Fávero (Bento Gonçalves) para atrair recursos para a promoção turística internacional das cidades este ano.
Por iniciativa da diretora da agência Fellini Turismo, Lourdes Fellini, o encontro permitiu definir estratégias para capitalizar para o Estado parte da verba extra de R$ 12 milhões que a Embratur destinará para promoção turística dos destinos brasileiros.
Entusiasmada com o resultado da reunião, Lourdes Fellini vislumbra de forma positiva a promoção e visão de conjunto de mercado voltado para países vizinhos, como Chile, Peru e Colômbia.

(Fonte : Panrotas / 23-02-10)

MINISTRO BARRETTO DISCUTE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS COM SECRETÁRIO-GERAL DA OMT

Brasil poderá apresentar o Programa de Regionalização do Turismo a países africanos e ao Timor Leste

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, discutiram na tarde de ontem (22), em Johanesburgo (África do Sul), a possibilidade de o Brasil transferir sua experiência na promoção e organização do turismo para os países africanos, a começar pelos de língua portuguesa. A ação seria estendida ao Timor Leste, país asiático que também tem o português como idioma oficial.
O Brasil pode apresentar o Programa de Regionalização do Turismo e a metodologia do Estudo de Competitividade que definiu 65 destinos indutores do turismo nacional. A articulação dessa iniciativa conjunta ficará a cargo do subsecretário-geral da OMT, o brasileiro Márcio Favilla, ex-secretário executivo do Ministério do Turismo (MTur). Por sugestão do ministro Barretto, a proposta de trabalho deve ser apresentada em maio, durante a reunião de ministros de Turismo dos países de língua portuguesa, que ocorrerá em São Paulo.
Taleb propôs a Barretto a assinatura de um acordo de cooperação entre o Brasil e a OMT para permitir o estágio de profissionais de turismo brasileiros na sede da Organização, em Madri. "Essa é uma ótima chance para ampliarmos as competências de nossos técnicos", afirmou o ministro. O programa de intercâmbio já é feito por China, Índia e África do Sul.
O ministro e o secretário-geral da OMT estão em Johanesburgo para participar da I Reunião de Ministros de Turismo do T-20, uma alusão ao G-20, o grupo que reúne os líderes políticos e ministros da Fazenda das 19 maiores economias do mundo mais o representante da União Europeia. Do encontro na África do Sul deve resultar um documento sobre a importância da indústria do turismo para a economia mundial que será entregue aos chefes de governo do G-20, na próxima reunião do grupo, prevista para este semestre, no Canadá.
Barretto abre o primeiro painel da reunião, amanhã (23), com uma palestra sobre “Viagem e Turismo: Estímulo para a Economia Global”. Da mesma mesa participarão seus colegas da China, Shao Qiwei; da Índia, Kumari Selja, e da Espanha, Joan Mesquida Ferrando, que representará a União Européia. "Acredito que possamos estabelecer uma agenda comum, a ser cumprida até a próxima reunião", disse o ministro brasileiro.

(Fonte : Ministério do Turismo / 23-02-10)

UMA CIDADE EM CONSTRUÇÃO

Novo estádio de futebol para receber jogos da Copa, bairros construídos do zero e condomínios de luxo transformam Salvador num dos mais importantes polos de negócios do País

A escolha de Salvador como uma das sedes da Copa do Mundo intensificou o ritmo de investimentos que estão transformando a cidade num dos novos centros de negócios do País. Na área imobiliária, Salvador experimenta hoje uma maré alta de recursos jamais vistos na região. Nascida da integração da Agra, Abyara e Klabin Segall, a construtora Agre vai construir um bairro inteiro na capital baiana, com investimentos previstos de R$ 1 bilhão. Chamado de Cidade Nova, o projeto abrange um complexo com três milhões de metros quadrados (o equivalente a 280 campos de futebol), localizado próximo à praia e em uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica. "O Cidade Nova terá 19 condomínios residenciais que vão abrigar cerca de 200 mil habitantes", afirma João Nery, vice-presidente de operações da Agre. Para efeito de comparação, esse número equivale a uma cidade do tamanho de Marília, no interior de São Paulo. Os apartamentos de três dormitórios custam em média R$ 700 mil - o mesmo valor cobrado em imóveis bem localizados em São Paulo, cidade mais cara do País. Dentro das residências, o morador controlará toda a iluminação e temperatura dos cômodos por meio de centrais de comando. Até o abrir e fechar das persianas e a temperatura do banho serão gerenciados dessa forma.
"Investimento imobiliário em Salvador é um grande negócio", diz o empresário Luiz Fernando Queiroz, 31 anos, dono de quatro imóveis na cidade. "Eles se valorizam em média 30% por ano, o que nenhuma aplicação oferece." O Cidade Nova também contará com outros três condomínios comerciais, destinados à construção de um shopping center, supermercados, farmácias, bancos e filiais baianas de grandes empresas. "Com a Copa e a chegada de muitas empresas, os imóveis estão sendo vendidos rapidamente", afirma Ricardo Telles, diretor da Agre Nordeste. "Já vendemos 70% dos apartamentos do complexo, boa parte disso para investidores que vão esperar os imóveis se valorizarem nos próximos anos." O aumento dos investimentos na região é proporcional ao ganho de renda dos moradores do Nordeste, região brasileira que apresenta os melhores índices de crescimento econômico do País. Segundo dados do IBGE, a participação dos integrantes das classes A, B e C na região saltou de 35% em 2005 para 42% em 2009. Com mais dinheiro no bolso, os consumidores se tornaram também mais exigentes. Não muito distante do complexo da Agre, também na capital baiana, a Cyrella está construindo um condomínio gigante, voltado principalmente ao mercado de luxo. Formado por 18 torres, o Le Park abrigará 1.138 apartamentos, alguns deles com preços na casa de R$ 1 milhão "Nossa expectativa é faturar R$ 800 milhões com o Le Park Salvador", afirma Antonio Andrade, diretor-geral da unidade Nordeste da Cyrella. Segundo o executivo, o futuro dos negócios está no Nordeste. "Há uma forte demanda do público de alto poder aquisitivo que certamente vai gerar muitos ganhos para as empresas."

(Fonte : Revista Isto É Dinheiro / Edição 646 / 23-02-10)

SEMINÁRIO NOVA ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA ACONTECE EM ABRIL

O Seminário Nova Administração Hoteleira - Tendências e Desafios, edição Vale do Paraíba e Litoral Norte, reunirá no dia 7 de abril, no Blue Tree São José dos Campos, no interior paulista, os profissionais da região.

O evento que é uma idealização do site Hôtelier News, em parceria com Cenarium Training e Coaching, QI Consultoria e Anagrama Hospitalidade, oferece a proprietários de hotéis e pousadas, gestores dos setores de hospedagem, profissionais da área de alimentos & bebidas, marketing, vendas, eventos e estudantes de hospitalidade e turismo, discussões, palestras sobre a visão geral das novas formas de atuação no mercado.
Segundo Márcio Moraes, gerente de Planejamento de Carreira da QI Consultoria, o profissional do setor deve estar atento às mudanças. "O nosso objetivo é oferecer conhecimento aos profissionais dos hotéis independentes de pequeno e médio porte, fazendo com que estejam inseridos dentro do aperfeiçoamento do mercado, resultando assim em aumento de receita dos seus empreendimentos. Hoje o que predomina é a tentativa do erro e acerto, um parâmetro que as empresas devem acompanhar", declara.

Novas tendências

Moraes ainda destaca que é preciso trabalhar com ferramentas eficazes, "através deste Seminário queremos contribuir em aspectos mais generalizados para que esse profissional se desgarre dos padrões mais conhecidos, tornando-se adaptável as novas tendências", diz.
Para Peter Kutuchian, publisher do Hôtelier News, o objetivo do evento é fomentar as regiões do Vale do Paraíba como Litoral Norte, sobre a necessidade do aperfeiçoamento. "Hoje o mercado tange para implementação de um crescente aperfeiçoamento dos gestores. Com aproximação dos grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo e o crescimento das feiras e espaços de eventos na região, o setor exige um atendimento diferenciado por parte desses colaboradores", enfatiza.
E acrescenta, "a nossa meta é trazer uma visão global das formas de atuação que incluem projeção no mercado, implantação, operacionalização, comercialização e conservação", completa Kutuchian.

Programação diferenciada

Farão parte do evento palestrantes como: Gabriela Otto, diretora de Comunicação da marca Sofitel Hotels; Rogério Soares, profissional de Compras e Hotelaria, ambos articulistas do Hôtelier News; Antonio Albuquerque, diretor de A&B da Atlantica Hotels; Waldomiro Santos, chef executivo do Estanplaza Hotels; Marcelo Traldi, professor e pesquisador do Senac; Daniela Pereira, diretora de Marketing & Vendas do InterContinental SP; Gustavo Syllos diretor de Marketing & Vendas dos Hotéis Slaviero e Flávio Monteiro, profissional de Marketing & Vendas da Hotelaria.

Para informações sobre o evento e inscrições, site : http://migre.me/kQhG - email: eventos@hoteliernews.com.br / Fone : 11 5543-6064

(Fonte : Hôtelier News / 23-02-10)

TURISMO NÁUTICO SERÁ TEMA DE DEBATE NO RIO DE JANEIRO

Empresários do turismo náutico estarão reunidos no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25, para discutir as oportunidades e dificuldades neste segmento.
No Seminário de Estratégias para o Desenvolvimento e Sustentabilidade do Turismo Náutico, serão ainda identificadas ações prioritárias para atuação no Rio de Janeiro e em Niterói, aliando as perspectivas do setor público e privado. O Brasil tem um dos maiores potenciais náuticos do mundo. Com grande e diversificada costa e imensas bacias hidrográficas, o País soma mais de 24 mil quilômetros de águas navegáveis. A temperatura média anual de 24°C é outro fator que atrai os interessados neste tipo de passeio. “No entanto, o turismo náutico ainda é pouco explorado. O segmento requer políticas e ações integradas que possam incentivar a elaboração de produtos e roteiros turísticos e a estruturação de destinos, tais como a construção de marinas públicas, a adequação dos portos, a implantação e a qualificação de serviços de receptivo e equipamentos turísticos nas regiões”, dizem os organizadores do evento.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800-570-0800.

(Fonte : Panrotas / 23-02-10)

16ª BNT MERCOSUL ACONTECE EM SANTA CATARINA

A 16ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos (BNT) Mercosul, que será realizada nos dias 21 e 22 de maio, no parque Beto Carrero World, na cidade de Penha (SC) reunirá expositores do Brasil e exterior, profissionais do turismo de todo o Mercosul, operadores e agentes de viagens.
Neste ano, a BNT Mercosul terá como novidade a realização de uma qualificação em vendas aos profissionais participantes. "No primeiro dia do evento haverá a palestra magna ministrada por um renomado especialista na área de vendas e, durante a feira, serão realizados painéis a cada meia hora", explicam Geninho Goes e Jair Pasquini, organizadores do evento.
Com o objetivo de gerar negócios, promover contatos e capacitar pessoas da área do turismo, a BNT Mercosul é vista como um dos principais eventos no caledário do turismo. Em 2009, participaram mais de 5 mil profissionais do turismo provenientes de 152 cidades de países como Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Itália.

Informações : www.bntmercosul.com.br

(Fonte : Hôtelier News / 23-02-10)

SITE DE VIAGENS VIAJOBEM LANÇOU APLICATIVO PARA APARELHOS SMARTPHONES

O Viajobem, site brasileiro controlado pelo grupo Kontik Franstur, do segmento de viagens e turismo, está lançando o Viajobem Mobile, aplicativo que permite pesquisar preços e realizar reservas de passagens para viagens aéreas por meio de aparelhos smartphones. Com esse dispositivo inédito no mercado varejista de viagens e turismo, o Viajobem proporciona um grande ganho em agilidade para os consumidores, já que, com o aplicativo, basta acionar a internet pelo telefone celular para verificar tarifas e decidir por uma reserva.
“O Viajobem se diferencia no mercado por ser um site que conta com a expertise e a tradição de um grande grupo de turismo em seu DNA. A inovação é nosso desafio e visamos facilitar a vida de quem compra itens de turismo pela internet, estando em todas as plataformas tecnológicas disponíveis no mercado”, afirma Edson Romão, diretor do Viajobem. O Viajobem Mobile está disponível para qualquer aparelho do tipo smartphone, como BlackBerrry, Android e iPhone.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews / 23-02-10)

APLICATIVO PARA IPHONE DA SPTURIS TRAZ SELEÇÃO DOS MELHORES RESTAURANTES

A SPTuris -São Paulo Turismo, em parceria com o Guia Quatro Rodas, acaba de lançar o aplicativo Restaurantes SP, para iPhone e iPod Touch, que traz uma seleção dos 101 melhores restaurantes em São Paulo. É possível selecionar os estabelecimentos por especialidade, por localização, por classificação ou por faixa de preço.
Mapas indicam a localização de cada estabelecimento e na ficha de cada restaurante há o serviço completo, com endereço, horário de funcionamento, formas de pagamento e a indicação de equipamentos, como ar-condicionado ou adega, além de dicas de como aproveitar melhor o que cada restaurante traz de bom.
O aplicativo traz ainda informações importantes para quem está na cidade, pontos turísticos, dicas de como circular e telefones úteis. O Restaurantes SP está disponível em http://bit.ly/coE1sb e pode ser baixado gratuitamente.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews / 23-02-10)

GREVE NA LUFTHANSA É SUSPENSA, MAS VOOS AINDA PODEM SER AFETADOS NO BRASIL

A greve dos pilotos da alemã Lufthansa, que cancelou ontem 900 voos, incluindo dois vindos da Alemanha para São Paulo, foi suspensa até 8 de março. A paralisação, que afetou as viagens de cerca de 10 mil passageiros, foi promovida por 4 mil pilotos insatisfeitos com salários e que reivindicam estabilidade no emprego. A manifestação prosseguiria até quinta-feira e prometia ser a maior da história da empresa. No Brasil, 8 voos, de um total de 14 previstos para o período da greve, ainda poderão ser afetados.
"Estamos satisfeitos com o acordo porque agora a Lufthansa tem de retomar as negociações sem pré-condições", afirmou à Associated Press o porta-voz do sindicato dos pilotos da Lufthansa, Joerg Handwerg. As negociações duraram duas horas numa audiência em um tribunal trabalhista. Segundo o porta-voz da Lufthansa, Andreas Bartels, apesar de os pilotos voltarem ao trabalho hoje, ainda vai demorar algum tempo para as operações voltarem ao normal, conforme divulgou ontem a AP.
A Lufthansa no Brasil informou que três voos ainda poderão ser cancelados hoje. São duas decolagens do Aeroporto Internacional de Guarulhos, sendo uma para Frankfurt e outra para Munique.
O terceiro voo que poderá ser cancelado é proveniente de Frankfurt, com pouso previsto em Guarulhos. De acordo com a companhia, "a partir de quarta-feira, o horário de voos voltará sucessivamente ao normal". Ainda segundo a empresa no Brasil as operações de voos só deverão estar normalizadas "dentro de alguns dias".
Para a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Graziella Baggio, a greve dos pilotos da Lufthansa é um sinal da apreensão mundial da categoria com as fusões e aquisições no setor aéreo. Segundo ela, o temor entre os pilotos é a redução de salários, com a incorporação de companhias menores, que têm salários inferiores aos da Lufthansa.
A empresa alemã protagoniza, desde meados de 2008, um intenso movimento de fusões e aquisições. Durante esse período, comprou 19% da americana JetBlue, integrou definitivamente a Swiss, adquirida em 2005, e adquiriu um lote de 45% da Brussels Airlines.
No ápice da crise financeira mundial, no fim de 2008, comprou ainda 100% da Austrian Arlines e fez um acordo para assumir o controle da inglesa BMI. Por fim, a empresa alemã lançou a Lufthansa Italia, numa resposta à aquisição de 25% das ações da Alitalia pela concorrente Air France KLM.
"O sindicato dos pilotos está acusando a Lufthansa de transferir pilotos alemães para subsidiárias em outros países, com salários menores. Eles também querem estabilidade no emprego e garantir a permanência de pilotos mais experientes", diz Graziella, acrescentando que os pilotos também reivindicam 6,4% de reajuste salarial.
A TAM, que tem um acordo de compartilhamento de assentos (code share) com a Lufthansa desde meados de 2008, informou ontem que acomodou passageiros com bilhetes de rotas operadas pela empresa alemã em voos da própria TAM e de outras empresas aéreas.
A parceria entre as duas companhias vale para os voos diários da Lufthansa de São Paulo para Frankfurt e nas cinco ligações por semana para Munique. De Frankfurt, o acordo permite ainda conexões com sete outros destinos no interior da Alemanha.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / 23-02-10)