terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MINISTRO BARRETTO DISCUTE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS COM SECRETÁRIO-GERAL DA OMT

Brasil poderá apresentar o Programa de Regionalização do Turismo a países africanos e ao Timor Leste

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, discutiram na tarde de ontem (22), em Johanesburgo (África do Sul), a possibilidade de o Brasil transferir sua experiência na promoção e organização do turismo para os países africanos, a começar pelos de língua portuguesa. A ação seria estendida ao Timor Leste, país asiático que também tem o português como idioma oficial.
O Brasil pode apresentar o Programa de Regionalização do Turismo e a metodologia do Estudo de Competitividade que definiu 65 destinos indutores do turismo nacional. A articulação dessa iniciativa conjunta ficará a cargo do subsecretário-geral da OMT, o brasileiro Márcio Favilla, ex-secretário executivo do Ministério do Turismo (MTur). Por sugestão do ministro Barretto, a proposta de trabalho deve ser apresentada em maio, durante a reunião de ministros de Turismo dos países de língua portuguesa, que ocorrerá em São Paulo.
Taleb propôs a Barretto a assinatura de um acordo de cooperação entre o Brasil e a OMT para permitir o estágio de profissionais de turismo brasileiros na sede da Organização, em Madri. "Essa é uma ótima chance para ampliarmos as competências de nossos técnicos", afirmou o ministro. O programa de intercâmbio já é feito por China, Índia e África do Sul.
O ministro e o secretário-geral da OMT estão em Johanesburgo para participar da I Reunião de Ministros de Turismo do T-20, uma alusão ao G-20, o grupo que reúne os líderes políticos e ministros da Fazenda das 19 maiores economias do mundo mais o representante da União Europeia. Do encontro na África do Sul deve resultar um documento sobre a importância da indústria do turismo para a economia mundial que será entregue aos chefes de governo do G-20, na próxima reunião do grupo, prevista para este semestre, no Canadá.
Barretto abre o primeiro painel da reunião, amanhã (23), com uma palestra sobre “Viagem e Turismo: Estímulo para a Economia Global”. Da mesma mesa participarão seus colegas da China, Shao Qiwei; da Índia, Kumari Selja, e da Espanha, Joan Mesquida Ferrando, que representará a União Européia. "Acredito que possamos estabelecer uma agenda comum, a ser cumprida até a próxima reunião", disse o ministro brasileiro.

(Fonte : Ministério do Turismo / 23-02-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário