quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

BRASIL É O DESTINO PREFERIDO DOS BRASILEIROS


 

O brasileiro vai movimentar os destinos turísticos nacionais nos próximos seis meses, sobretudo em junho e julho, períodos de realização da Copa do Mundo de 2014. É o que revela uma pesquisa do Ministério do Turismo, feita em janeiro deste ano. Entre os entrevistados que manifestaram intenção positiva de viagem, 67,5% pretendem fazê-lo pelo país, e apenas 27,4% pelo exterior.
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta um aumento da intenção de viagem em relação a janeiro do ano passado: de 25,7% para 27%. Ela mostra também, ao ouvir moradores de sete capitais e suas regiões metropolitanas, que a maioria, 55,8%, vai usar o avião como meio de transporte. O automóvel é a segunda opção, com 25,2% das indicações.
“A sondagem apura a intenção de viagem no período de seis meses, porém, o movimento mais intenso acontecerá nos meses de junho e julho quando, além da Copa, teremos as férias escolares”, explica o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
As entrevistas são realizadas em sete capitais e suas regiões metropolitanas que representam 70% do fluxo turístico do país.  Coincidentemente, os sete municípios pesquisados são sedes da Copa do Mundo de 2014: Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.
 
(Fonte : MTur)

ABAV ALERTA PARA SUBIDA DE PREÇOS DURANTE A COPA


 

“Hoje, mais do que nunca, é importante que os agentes de viagens alertem seus clientes sobre as vantagens da compra antecipada. O mercado oferece opções de pacotes com até dez parcelas para pagamento sem juros. Quanto mais próximos estivermos da Copa, maior a probabilidade dos preços subirem”, alerta Leonel Rossi, vice-presidente de Relações Internacionais da Abav Nacional.
Segundo a Abav, a elevação do valor dos pacotes reflete as tarifas das passagens aéreas, diárias hoteleiras, serviços de transfer, assistência-viagem, city tours e ingressos para parques e shows, entre outros itens. “Como a maioria dos segmentos envolvidos parametriza seus preços de maneira variável, é previsto que megaeventos como a Copa do Mundo interfiram naturalmente no setor e minimizem o período de baixa temporada”, comenta Rossi.
Apesar de compreender o porquê dos preços elevados, o dirigente protesta contra preços abusivos, fator que o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), procura combater. “É um despropósito que um hotel exija de um hóspede que vai se hospedar por apenas uma noite o pagamento mínimo de sete diárias, pacote formatado para atender à demanda da Copa”, argumenta. “Devemos trabalhar nossa capacidade de explorar o turismo, não o turista”, defende Antonio Azevedo, presidente da Abav Nacional.
 
(Fonte : Panrotas)

MARÇO É O MÊS MAIS BARATO PARA VIAJAR DE AVIÃO E JULHO, O MAIS CARO, DIZ SITE


 
Março é o mês mais barato para o brasileiro viajar de avião e julho, o mais caro. É o que mostra uma pesquisa feita pelo site de busca de viagens Skyscanner.
Para chegar a essa conclusão, o site analisou milhares de voos reservados por seus usuários nos últimos três anos – levou-se em conta mais da metade das compras feitas pelo site no período.
A pesquisa diz respeito a rotas nacionais e internacionais, incluindo os destinos mais populares entre os brasileiros.
Segundo o estudo, as passagens para viajar em março custam, em média, 15% menos do que no restante do ano. Na segunda semana de março – a mais barata do ano -, o custo chega a ser 15,9% menor que a média.
No mês de julho, as passagens saem, em média, 17,5% mais caras do que nos demais meses. Já a semana mais cara é a primeira de janeiro, com um aumento de 34% em relação ao restante do ano.
O levantamento também detectou qual é a antecedência ideal para comprar passagens com preço mais baixo: 22 semanas antes da viagem, ou seja, entre cinco e seis meses antes. A economia, nesse caso, é de 5% em comparação com o valor médio dos bilhetes.
 
Estados Unidos
 
No caso de passagens especificamente para os EUA, o ideal é marcar o voo com seis semanas de antecedência quando os preços estão, em média, 28% mais baixos.
O valor mais alto dos bilhetes para esse destino se concentra no mês de janeiro, especialmente na primeira semana do ano.
No caso de bilhetes para o Reino Unido, quem fez a compra com 17 semanas de antecedência economizou 26% nas passagens, em média, nos últimos três anos. Para Espanha, o tempo ideal são 16 semanas; para a Itália, 10 semanas e para Portugal, 19 semanas.
Mais da metade dos brasileiros entrevistados (54%) disseram que preferem marcar as passagens o mais cedo possível.
 
(Fonte : G1)

PESQUISA: AEROPORTO JK ENTRE OS TRÊS PIORES


 

De um total de 15 aeroportos avaliados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, o de Brasília, administrado pelo setor privado, ficou na antepenúltima posição, com média geral de 3,55. Também concedido à iniciativa privada, o maior aeroporto do País, o de Guarulhos, foi o que ficou com pior pontuação, 3,31. 
O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi o mais bem avaliado no relatório Desempenho Nacional em Aeroportos do quarto trimestre de 2013. Na média geral dos 40 indicadores analisados pelos usuários, o aeroporto no interior paulista recebeu no período nota 4,12 dos clientes, numa escala cujo valor máximo é cinco.
O levantamento da SAC fez, entre outubro e dezembro do ano passado, 18,2 mil entrevistas com usuários, sendo 12,2 mil nas salas de embarque doméstico e o restante em alas internacionais. A pesquisa de satisfação   avaliou, entre outros itens, o acesso aos aeroportos, check-in, emigração, inspeção de segurança e instalações aeroportuárias. 
Depois de Campinas, o aeroporto que mais pontos recebeu dos clientes foi o de Curitiba, com nota 4,07. 
Responsável por administrar o Aeroporto JK, o Consórcio Inframérica argumenta que o terminal está passando por uma grande reforma.
 
Inauguração em abril
 
 O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, inspecionou nesta semana as obras do Aeroporto JK. Durante a visita, a Inframerica garantiu que o Píer Sul, novo ponto de acesso às aeronaves, será inaugurado na primeira semana de abril.
O projeto prevê 11 novas pontes de embarque, esteiras rolantes para facilitar o acesso dos passageiros, lojas, restaurantes e estabelecimentos comerciais.
 
(Fonte : Jornal de Brasília)

CANADÁ ADOTA MUDANÇAS EM VISTOS TEMPORÁRIOS


 
O governo canadense adotou algumas mudanças nos vistos de residentes temporários. Quem tirar o visto para o país a partir do dia 06, poderá visitar o Canadá quantas vezes quiser, ou seja, com múltiplas entradas, dentro do período máximo de até cinco anos. O limite de permanência no país continua sendo de até 6 meses.
A medida foi anunciada com o objetivo de acelerar a economia local e de simplificar o trâmite para emissão de vistos consulares. Quem já tirou o visto anteriormente não precisará solicitar o documento de novo. Outra modificação é a adoção de uma taxa unificada para retirada do documento. Antes, havia a cobrança de uma taxa para única entrada, e outra para múltiplas entradas.
Segundo o diretor da Infovistos, Alexandre Luís Pedrosa, os trâmites e o rigor para a aprovação dos vistos continuam os mesmos. “A documentação exigida é a mesma, e o caminho a percorrer também, com o preenchimento de formulários e a apresentação das comprovações financeiras, por exemplo”, disse Pedrosa. “O governo canadense quer receber turistas, mas os fiscais da imigração continuam criteriosos na hora de aprovar os vistos”, concluiu.
O visto de residente temporário é indicado para quem viaja a lazer, negócios ou estudos para cidades como Toronto (foto), Vancouver, Montreal e diversas outras. Mais informações, no portal www.infovistos.com.br.
 
(Fonte : Panrotas)

SUÍÇOS PRETENDEM REABRIR O HOTEL GLÓRIA ANTES DA OLIMPÍADA DE 2016


 

O grupo suíço Acron pretende reabrir o tradicional Hotel Glória, no Rio de Janeiro, antes da Olimpíada, marcada para agosto de 2016. O plano inicial é terminar a reforma em dezembro de 2015.
No último sábado (1º), o fundo de investimento especializado em imóveis comprou o hotel, que pertencia à REX, do empresário Eike Batista. O negócio envolve apenas o Hotel Glória e o valor não foi relevado. Segundo a reportagem apurou, os suíços pagaram R$ 200 milhões.
"Queremos reiniciar a reforma o mais rápido possível, para que o Rio de Janeiro recupere um dos seus pontos de referência. Sabemos da importância desse hotel para a cidade", disse Peer Bender, diretor executivo da Acron em Luxemburgo e na Alemanha e um dos membros da família fundadora, à Folha.
Inaugurado em 1922, o Glória foi o primeiro hotel cinco estrelas do Brasil e recebeu presidentes e celebridades. Depois da reforma, vai oferecer 352 quartos, restaurantes, um teatro, lojas, academia de ginástica, além de uma piscina com vista para o Pão de Açúcar.
Segundo Bender, boa parte do projeto de reforma idealizado por Eike será mantido, mas os investimentos devem ser "otimizados". Ele informou que ainda não está definido se os atuais contratos da obra e a linha de financiamento de R$ 190 milhões obtida com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) serão mantidos.
"Estamos em contato com o BNDES, que é informado de cada passo que damos. Mas ainda temos que finalizar as negociações", disse Bender.
O executivo confirmou que está discutindo com cinco operadores diferentes para administrar o hotel, entre eles o Four Seasons. A negociação deve ser finalizada ainda este mês, para permitir a retomada rápida das obras.
 
HISTÓRICO
O Hotel Glória, que está fechado desde 2000, foi adquirido por Eike em 2008. O empresário se comprometeu com um "retrofit" completo do hotel e destruiu toda a parte interna, mantendo só a fachada.
Mas a crise do grupo EBX inviabilizou a obra e tornou a região um canteiro de obras abandonado. O Hotel Glória está situado em um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro: no Aterro do Flamengo, de frente para o Pão de Açúcar.
O grupo Acron já vinha tentando adquirir o Glória desde 2010, mas, na época, não conseguiu chegar a um acordo com Eike. É o primeiro investimento dos suíços no país, que pretendem tocar novos projetos em breve.
"Esse não é um acordo isolado. Nossa decisão de entrar no mercado brasileiro vem desde 2010. Faremos mais investimentos. É ótimo que o país tenha Copa e Olimpíadas pela frente, mas nossos planos vão além de 2016", disse Bender.
 
(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)