terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

COMISSÃO APROVA CRÉDITO DE US$ 15 MILHÕES PARA PROGRAMA DE TURISMO


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) acaba de aprovar, por unanimidade, o parecer favorável do senador Adelmir Santana (DEM-DF) para que o Brasil contraia empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A operação tem o valor de US$ 15 milhões e se destina ao financiamento parcial do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo.
A matéria recebeu pedido de urgência para exame do Plenário da Casa.

(Fonte : Ag. Senado de Notícias / 09-02-10)

APROVADO EMPRÉSTIMOS QUE BENEFICIA TURISMO E POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DE FORTALEZA

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (9), autorizações para a contratação de créditos externos que deverão financiar parcialmente o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) e o Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis) de Fortaleza (CE).
Para o primeiro, deverão ser contratados US$ 15 milhões e, para o segundo, US$ 59,4 milhões. Ambas as operações serão realizadas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As mensagens do presidente da República de solicitação para realização das operações de crédito foram aprovadas na forma de projetos de resolução, relatados, respectivamente pelos senadores Adelmir Santana (DEM-DF) e Delcídio Amaral (PT-MS). Os projetos serão encaminhados ao Plenário em regime de urgência.

PRODETUR

O Prodetur, de acordo com informações da Secretaria do Tesouro Nacional encaminhada ao Congresso, foi criado para fortalecer o papel articulador do Ministério do Turismo, para que atue de forma mais eficiente no desenho e implantação das políticas públicas para o setor.
Apesar de seu voto favorável à mensagem, Adelmir disse ser necessário manifestar preocupação com o fato de o país dispor de reservas internacionais volumosas e recursos alocados em instituições de crédito como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ainda ter que dispor de mais recursos internacionais.

FORTALEZA

O Preurbis tem por objetivo contribuir para melhorar a qualidade de vida de famílias de baixa renda que vivem em condições de risco ambiental e social, por meio de investimentos em infraestrutura urbana e a promoção de melhorias habitacionais e nos serviços sociais.
Em seu parecer favorável à operação, Delcídio Amaral informa que o município observa as normas constitucionais, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e resoluções do Senado relativas à concessão de garantia da União para operações de crédito externo. Ainda segundo o senador, a prefeitura conta com recursos suficientes para garantir a contratação, estando dentro das condições estabelecidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
- Nenhum empréstimo é assinado sem adimplência completa do município que o está tomando - assinalou Delcídio.
Em defesa do empréstimo para a capital de seu estado, o senador Inácio Arruda (PCdo B-CE) destacou a importância dos recursos, que serão destinados à macrodrenagem de três rios que abrangem a região metropolitana de Fortaleza. Ele explicou ainda que as verbas servirão para "dar dignidade de vida à população ribeirinha que será retirada da área de risco e colocada em área adequada". O senador informou tratar-se de operação complementar a outra já aprovada pelo Congresso.

EMPRÉSTIMO PARA PROGRAMA DE URBANIZAÇÃO DE FORTALEZA É APROVADO NA CAE

No montante de US$ 59,4 milhões foi autorizada hoje pela Comissão de Assuntos Econômicos a contratação de crédito externo entre a prefeitura de Fortaleza, Ceará, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os valores são destinados ao financiamento parcial do Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis).
O relatório favorável foi elaborado pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) que garantiu a sanidade financeira do município para a contratação do empréstimo. O senador Inácio Arruda (PC do B-CE) explicou que a operação vai beneficiar ações de urbanismo e de inclusão social não apenas na capital de seu estado, mas também as pequenas cidades do entorno, onde vivem populações mais carentes. O projeto ainda precisa do aval do Plenário.

(Fonte : Ag. Senado de Notícias / 09-02-10)

DENÚNCIAS AO DISQUE 100 SOBRE ABUSOS E EXPLORAÇÃO INFANTOJUVENIL FOI RECORDE EM 2009



O número de denúncias dirigidas ao serviço Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o Disque 100, bateu um recorde histórico no ano passado, com um total de 29.756 ligações. O número representa, em apenas um ano, cerca de 25% do total de 114.523 denúncias recebidas desde o início do serviço, criado em 2003.
Das denúncias recebidas no ano passado, cerca de um terço é referente a casos de abuso e exploração sexual. A informação foi divulgada pela subsecretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Carmem Oliveira.
Ela justifica o aumento do número de denúncias ao alcance das políticas de governo na sociedade, com a crescente conscientização sobre a importância de se denunciar essas práticas criminosas.
“Há uma curva ascendente de denúncias encaminhadas ao Disque 100, que já teve 2 milhões de atendimentos desde que foi criado, com mais de 100 mil denúncias encaminhadas”, afirmou Carmem. Além de receber denúncias de abusos, o serviço também é utilizado pela população para assuntos diversos relacionados a crianças e adolescentes.
A subsecretária participou, ao lado do ministro Paulo Vannuchi, secretário especial dos Direitos Humanos, do lançamento da 5ª edição da Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visando especialmente o período de carnaval.
Para o ministro Vannuchi, o aumento de denúncias não significa que houve crescimento no número de casos. “Eu não acredito que este crescimento expressivo seja proporcional ao crescimento do fenômeno. Pelo contrário, na acumulação de diversas campanhas a consciência da população aumenta”, disse o ministro.
A campanha vai ser desenvolvida em 14 capitais e treze municípios, com abordagem aos foliões, que receberão camisetas, abanadores, cartazes, adesivos e bandanas. Também foram produzidas peças em inglês e espanhol para serem entregues pela Polícia Federal aos turistas estrangeiros.
“O mote é a denúncia, chamando a atenção da população para não banalizarmos mais a exploração sexual de crianças e adolescentes nas nossas ruas e cidades”, disse Carmem.
O slogan da campanha é “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou Disque 100”. O material informativo é ilustrado por uma jovem vestida de colombina, com uma lágrima no rosto.
“Nós temos hoje uma mídia muito forte veiculando o corpo infantil, o corpo adolescente, como imagens idealizadas de estética. Então nós temos uma erotização precoce de crianças e adolescentes, que alguns especialistas chamam de pedofilização na vida contemporânea. A mídia eletrônica também é um ambiente de violação de direitos”, destacou Carmem, que preside o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Segundo ela, a Polícia Federal já mapeou mais de 1,2 mil pontos vulneráveis no país, incluindo restaurantes, postos de gasolina e paradas de caminhoneiros.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 09-02-10)

TREM RESPONDE POR APENAS 13% DO TRANSPORTE

A alteração do regime de concessão ferroviária no país faz parte do esforço do governo federal para acelerar uma mudança na matriz de transportes no Brasil, hoje de predominância rodoviária. O PNLT (Plano Nacional de Logística e Transporte) quer dobrar essa participação das ferrovias na matriz de transporte até 2025. Hoje, a ferrovia responde por apenas 13% do transporte do país.
A tentativa do governo é resolver um problema considerado crônico no setor ferroviário brasileiro: a subutilização da malha disponível. As atuais concessionárias negam a subutilização e afirmam que o país é o sétimo em produtividade ferroviária no mundo.
A preocupação neste momento das três partes envolvidas na discussão é a de costurar um modelo de concessão que segregue construção, manutenção e controle da operação sem que isso represente um domínio do consórcio detentor da malha férrea.
"É isso o que se está discutindo agora, e a ideia é talvez ter um preço básico que pode ser reduzido a partir dos volumes negociados pelos operadores", disse o superintendente de serviços de transporte da ANTT, Noboru Ofugi.
Após a conclusão dos estudos, o assunto subirá escalas dentro do governo e será enviado à Casa Civil. A alteração da modelagem, segundo o superintendente da ANTT, será avaliada pelo Conit (Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte) e por fim pelo CND (Conselho Nacional de Desestatização), que poderá aprovar as novas regras.

CINCO GRUPOS DOMINAM O SETOR FERROVIÁRIO NO BRASIL

O Brasil tem atualmente 11 concessões ferroviárias administradas por grupos privados. A malha total soma 29 mil quilômetros e é controlada hoje por cinco grandes grupos: Vale, ALL Logística, MRS, Ferrovia Tereza Cristina (com a concessão da ferrovia do carvão em Santa Catarina) e Ferrovia Transnordestina (controlada pela Companhia Siderúrgia Nacional). Os principais produtos transportados pelas ferrovias do país são minério, soja e combustível.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Dinheiro / 09-02-10)

BA E PE CONTRATAM 700 GUIAS BILÍNGUES PARA RECEBER TURISTAS

Os governos de Pernambuco e da Bahia disponibilizaram neste ano cerca de 700 guias bilíngues e trilíngues para auxiliar os 150 mil turistas estrangeiros e 1,1 milhão de visitantes brasileiros esperados nos dois Estados durante o Carnaval.Na mistura de sotaques, a Bahia é quem mais diversificou. Em Salvador, 564 guias fluentes em inglês, espanhol e português vão se espalhar em pontos estratégicos, como aeroporto, rodoviária, hotéis, centro náutico e circuitos do Carnaval. Alguns deles falam também russo, francês e alemão.
Segundo o governo, o atendimento será reforçado no centro náutico, onde devem desembarcar 19 mil pessoas no Carnaval. A demanda no local é maior porque, em geral, os visitantes chegam à capital baiana sem programação definida.São esperados mais de 500 mil turistas em Salvador durante o feriado, sendo 12% estrangeiros. Já na chegada à cidade, os visitantes recebem folhetos explicativos com telefones úteis, mapas da cidade, dicas e programação dos blocos.Neste ano, os trios elétricos serão equipados com o sistema GPS (localização via satélite), com o objetivo de ajudar os foliões a localizarem os blocos pela internet. Na mesma página, o folião também encontra a programação dos blocos e os mapas dos circuitos.

Pernambuco

Em Recife, o turista também começa a receber informações sobre o Carnaval assim que desembarca no aeroporto, na rodoviária ou no porto da capital.
Grupos de maracatu, caboclinhos e frevo recepcionam os visitantes e distribuem folhetos explicativos.
Táxis que circulam nesses locais, identificados por adesivos e com motoristas uniformizados, também disponibilizam materiais informativos oficiais da festa, além de telefones úteis aos passageiros.
Em Recife e Olinda, foram montados seis postos de informações nos principais polos carnavalescos, com orientadores bilíngues - português e inglês. Nesses locais, os turistas poderão checar a programação completa da folia no Estado.
O governo espera atrair neste ano 800 mil visitantes durante o Carnaval, incluindo a semana que antecede a festa. Desse total, cerca de 90 mil deverão ser estrangeiros.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Cotidiano / 09-02-10)

DIÁRIO DE VIAGEM: RELATE SUA EXPERIÊNCIA E CONCORRA A VIAGENS

Participantes do Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem têm até 30 de abril de 2010 para se inscreverem

O Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem além de oferecer, a brasileiros com mais de 60 anos, desconto de 50% nos hotéis cadastrados durante a baixa ocupação, premiará as melhores experiências de viagem dos usuários do programa. Para participar do concurso cultural “Diário de Viagem”, basta ter uma boa história para contar e uma foto relacionada a algum dos 2.040 meios de hospedagem cadastrados no Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem. O período final para inscrições foi prorrogado para 30 de abril de 2010. As inscrições podem ser feitas pelo site www.portaldehospedagem.com.br.
Os autores das três melhores fotos ganharão viagens para Foz do Iguaçu (PR), Ilhéus (BA) e Cidades Históricas de Minas Gerais, com passagem de ida e volta e hospedagem em quarto duplo. O prêmio poderá se utilizado de março a maio de 2010, exceto aos feriados. Além da premiação, os três primeiros colocados terão suas fotos publicadas no site do programa.
Ao cadastrar um afoto e um relato em texto, que identifique data e local da viagem, o usuário avaliará, ainda, o meio de hospedagem por meio de um breve questionário sobre infraestrutura, acessibilidade e atendimento durante a estadia. Com base nas respostas, será montada uma pontuação que servirá para eleger o vencedor do concurso cultural “Senhor Atendimento”, que premiará os meios de hospedagem melhores avaliados.
Os empreendimentos que se destacarem receberão o reconhecimento nacional e visibilidade no Portal de Hospedagem – www.portaldehospedagem.com.br
–, maior guia online de hotéis, com cerca de 400 mil acessos mensais e mais de 5.350 meios de hospedagem cadastrados.
A ideia do concurso é estimular os hoteleiros a buscarem excelência no atendimento aos idosos – público-alvo do programa. Quanto aos usuários, o objetivo é incentivar a participação e a avaliação dos meios de hospedagem para promover uma dinâmica de melhorias contínuas para o programa.

Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem

O programa, uma extensão do Viaja Mais Melhor Idade Pacotes, foi criado há quase dois anos pelo Ministério do Turismo (MTur), com gestão do Instituto Marca Brasil (IMB), para oferecer 50% de desconto nas diárias dos meios de hospedagem, a brasileiros com mais de 60 anos, durante a baixa ocupação.
Hoje, o programa possui 2.040 meios de hospedagem cadastrados em 588 destinos do Brasil. Em 2009, foram mais de 19 mil intenções de reservas e 3,2 milhões de acessos ao site.
Saiba mais sobre o Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem por meio do endereço www.viajamais.com.br.

(Fonte : Ministério do Turismo / 09-02-10)

BRASIL E CAMARÕES ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO EM TURISMO


III Comissão Mista aproxima os dois países por meio de intercâmbio de experiências

O Ministério do Turismo (MTur), representado pelo Departamento de Relações Internacionais do Turismo (DRELT), participará da III Comissão Mista Brasil-Camarões, que acontecerá nos dias 9 e 10 de fevereiro. Durante o evento, temas que compõem a agenda de diversos setores do governo serão tratados.
Criada em 1986, a reunião oferecerá oportunidades para a assinatura de acordos de cooperação em esportes, turismo, consultas políticas e diplomacia serão assinados. O acordo em turismo vem sendo negociado desde a época da segunda comissão, em 2005.
O Diretor do DRELT, Patric Krahl, comentou que “nos primeiros anos do Ministério do Turismo o Brasil buscou a cooperação de outras nações para desenvolver suas políticas. A partir de 2009, no entanto, passamos a receber diversas solicitações, principalmente de países africanos, para desempenharmos um papel similar. Este é um dos resultados do reconhecimento das políticas brasileiras de turismo como experiências de sucesso”.
Ainda durante a III comissão, haverá reuniões de grupos de trabalho separados por matéria. O DRELT se reunirá com representantes do Ministério de Turismo de Camarões para tratar da implementação do acordo e da vinda de missão daquele ministério ao Brasil.
O DRELT realiza ações de cooperação técnica com diversos países, seja por solicitação do MTur ou por demanda de outros países, que pretendem se beneficiar da experiência brasileira. A cooperação técnica permite, ainda, incorporar as lições aprendidas por outros países, bem como o intercâmbio de informações e ações para com o turismo brasileiro.

(Fonte : Ministério do Turismo / 09-02-10)

GOL LANÇA PROMOÇÃO "CONTRAMÃO DO CARNAVAL

A Gol Linhas Aéreas oferece passagens promocionais para voos com embarque nos dias 11, 12, 13, 16 e 17 de fevereiro. Os bilhetes fazem parte da ação "Contramão do Carnaval", que contempla operações partindo de destinos turísticos para cidades do Sul e Sudeste.
São mais de 250 trechos com tarifas reduzidas e os clientes já podem comprar os bilhetes pelo site da companhia. Passagens do Galeão (RJ) com destino a Salvador (BA), por exemplo, saem a partir de R$ 149,00. De Porto Alegre (RS) para Brasília (DF), a partir de R$ 169,00. O desconto não possui restrição de compra antecipada nem de estadia mínima, e pode ser utilizado em apenas um trecho nos voos domésticos. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves.
Para mais informações, ligue 0300 115 2121 ou acesse www.voegol.com

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 09-02-10)

CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ON LINE NO TURISMO

Mesmo com a crise que dominou boa parte do ano passado, o comércio eletrônico de viagens registrou um crescimento de grande destaque em seu conjunto. Pesquisa divulgada pela Agência Valenciana de Turismo (Espanha) mostra que 42% dos usuários da Internet adquirem viagens via ‘online’ e são milhares os que formatam conteúdos turísticos em blogs. As previsões indicam que a venda de viagens através da Web continuará aumentando.
O faturamento no último período aumentou cerca de 20% em relação ao anterior e as companhias aéreas reúnem a maior participação sobre o volume total de negócios. São 39% deste setor, 31% para agências e operadoras, menos de 15% para a hotelaria e 7% para as locadoras.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 09-02-10)

PASSAGEIRO TERÁ DE SE IDENTIFICAR A FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS AÉREAS ANTES DE EMBARCAR

A partir do dia 1º de março, todos os usuários de transporte aéreo terão de apresentar um documento de identidade ao funcionário da empresa aérea antes de embarcar na aeronave. Embora a apresentação já fosse solicitada por algumas empresas, a prática ainda não era regulamentada.
Aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a mudança visa a estimular os passageiros a fazerem o check-in antecipadamente, seja pela internet ou por telefone celular, seja nos totens de autoatendimento, já que, assim, o passageiro não será mais obrigado a carimbar o cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes de entrar na sala de embarque do aeroporto. Segundo a Anac, a medida já é adotada na Europa e na América do Norte.Para voos domésticos, serão aceitos documentos, como carteiras de identidade, de habilitação e de trabalho, passaporte nacional; documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional; licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitidas pela Anac e cartões de identidade expedidos pelos poderes Judiciário ou Legislativo, no nível federal ou estadual.
Nas viagens internacionais, o passageiro terá que apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido, estabelecidos pelo Serviço de Migração, do Departamento de Polícia Federal.
As mudanças foram decididas por um grupo de trabalho formado por representantes da Anac, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Defesa e de empresas aéreas.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 09-02-10)

MERCADO DE VIAGENS CORPORATIVAS GEROU R$ 32,06 BILHÕES EM 2009

A forte redução das tarifas aéreas praticadas no mercado doméstico e a queda do fluxo de viagens internacionais, somadas à valorização do real frente ao dólar americano, introdução de novas tecnologias e reposicionamento de gastos com eventos contribuíram para que o setor de viagens corporativas apresentasse em 2009 um aumento discreto de 0,87% no faturamento em comparação com o ano anterior. Em 2009, o mercado de viagens corporativas gerou uma movimentação de R$ 32,06 bilhões

Estas e outras informações são resultado do 4o IEVC (Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas), apresentado hoje (08/02) no 5o LACTTE – Encontro Latino-Americano de Viagens Corporativas e Tecnologia, realizado pela ABGEV (Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas). A pesquisa foi realizada pelo Professor Doutor em Economia de Turismo Hildemar Brasil, com o apoio da entidade.
Segundo o estudo, a receita do setor - incluindo os prestadores de serviços que atuam nos segmentos de hospedagem, transporte aéreo e locação de autos – ficou em R$ 17,61 bilhões, enquanto o valor de 2008 era de R$ 17,46 bilhões.
“A pesquisa tem como objetivo manter um conjunto de indicadores que permitam um acompanhamento dos aspectos macroeconômicos relacionados ao segmento de viagens corporativas. Apesar da crise econômica atravessada, este segmento está em plena ascensão, com boas expectativas para o ano vigente”, afirma o professor Hildemar Brasil.
A área de transporte aéreo de viajantes corporativos teve redução na receita, registrando um faturamento de R$ 8,91 bilhões no ano passado contra R$ 9,15 bilhões em 2008, o que representa 50,64% do total da receita gerada pelas viagens corporativas. Já os serviços de hospedagem tiveram uma representatividade de 37,19% (R$ 6,55 bilhões), contra R$ 6,24 bilhões no período anterior. O setor de locação de automóveis, por sua vez, representaram 5,67% do faturamento das viagens corporativas com receita de R$ 998,5 milhões ante os R$ 979,7 milhões de 2008.
Ainda segundo o estudo, em 2009 o setor de viagens corporativas gerou diretamente 228.296 empregos (contra 227.254 em 2008). Indiretamente, foram gerados 255.691 postos de trabalho (ante os 254.524 no ano anterior), de acordo com o multiplicador de empregos calculado para o Brasil pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a OMT (Organização Mundial do Turismo).
“O crescimento da geração de empregos diretos, registrado no momento de incertezas financeiras pelo qual passamos recentemente, mostra que as empresas enxergam a importância dos profissionais que trabalham para gerir de forma adequada os recursos investidos nas viagens de seus executivos. Com a boa expectativa da economia em geral para este ano, também acreditamos no aquecimento para o nosso setor. Continuaremos insistindo na qualificação das pessoas que atuam na área para podermos, cada vez mais, contribuir para a consolidação deste segmento no País”, finaliza Viviânne Martins, presidente da ABGEV.

(Fonte : Revista Aviação Brasil / 09-02-10)

TAM LIDERA ATRASOS EM VOOS DOMÉSTICOS EM JANEIRO, DIZ ANAC

Pelo quarto mês consecutivo, a TAM foi, em janeiro, a empresa aérea que registrou o maior número de atrasos em voos domésticos. Embora a companhia conteste os dados apurados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garante já ter intensificado a fiscalização sobre a companhia para obrigá-la a sanar o problema.
Segundo a Anac, em janeiro, 23,9% dos voos da TAM decolaram mais de 30 minutos depois do horário previsto. Além de representar mais que o dobro de atrasos que a segunda colocada, a OceanAir (10,8%), e que sua principal concorrente, a Gol/Varig (13,2%), o percentual também é maior que os registrados pela própria TAM nos últimos três meses.
Uma consulta ao histórico divulgado no site da Anac permite verificar que o percentual de atrasos nos três meses anteriores aumentou mês a mês, subindo de 14,7% do total em outubro para 15,3% em novembro e para 18,3% em dezembro.
Apesar do maior movimento devido às férias e das chuvas que obrigaram o fechamento temporário de alguns dos principais aeroportos do país em mais de uma ocasião, o mau resultado verificado pela TAM em janeiro não encontra paralelo nas operações das demais companhias, já que, segundo a própria Anac, o total de atrasos das companhias aéreas nacionais e estrangeiras ficou estável em relação ao mês de dezembro, baixando de 17,9% em dezembro para 17,8% em janeiro. Companhias como a Azul, a Gol/Varig e a Webjet melhoraram inclusive seus índices de pontualidade no mesmo período.
De acordo com a agência reguladora, como a TAM é a empresa responsável pelo maior número de voos – 25,9 mil das 71,7 mil decolagens realizadas em todo o país durante o mês de janeiro - o crescimento de seus atrasos teve forte impacto para a média nacional.
A Anac garantiu que já está reforçando a fiscalização operacional sobre a companhia para identificar os motivos do crescimento dos atrasos e acompanhar o que a empresa tem feito para solucionar os problemas.
Em nota, a TAM informou que, em janeiro, suas operações tiveram impacto negativo das fortes nevascas nos Estados Unidos e na Europa, fenômenos que prejudicaram pousos e decolagens dos voos da companhia nessas rotas. Consequentemente, os atrasos em voos provenientes desses países afetaram conexões em voos domésticos nos aeroportos Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo. As fortes chuvas que fecharam alguns dos principais aeroportos brasileiros durante todo o mês também tiveram influência para o mau desempenho.
Para a empresa, os critérios usados na elaboração da tabela de pontualidade divulgada pela Anac e apurada pela Infraero resultam em distorções e precisam ser revisados. Entre as distorções, as tabelas contabilizavam como sendo da companhia atrasos ocorridos em operações de empresas parceiras, inclusive em aeroportos onde a TAM nem mesmo opera. Incluíam também traslados, quando uma aeronave segue sem passageiros para o Centro de Manutenção da empresa.
A TAM também se queixa de que a Anac não separa os voos domésticos dos internacionais. Assim, sustenta a companhia, quando condições climáticas adversas interferem na pontualidade de voos nos Estados Unidos e na Europa, como ocorreu no fim de 2009 e em janeiro de 2010, somente a TAM – única empresa nacional a oferecer esses destinos – foi afetada.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 09-02-10)