quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

REDE IHG INAUGURA 439 HOTÉIS EM 2009

O Intercontinental Hotels Group (IHG) abriu 439 hotéis das sete marcas – Intercontinental, Hotel Indigo, Crowne Plaza, Holiday Inn, Holiday Inn Express, Staybridge Suites e Candlewood Suites – e mais de 55 mil quartos em 2009. Segundo o IHG, trata-se de um recorde da companhia.
Além disso, no ano passado também, o IHG assinou 247 contratos de novos hotéis nos Estados Unidos, totalizando mais de 29 mil quartos. Fora dos Estados Unidos, o IHG firmou 216 contratos para novas unidades, somando 24.930 quartos.

(Fonte : Panrotas / 25-02-10)

SOCORRO (SP) SERÁ EXEMPLO DE ACESSIBILIDADE PARA COPA DE 2014 E OLIMPÍADAS DE 2016

O município de Socorro (SP) está sendo estruturado, com apoio do Ministério do Turismo (MTur), para ser referência no segmento de Turismo de Aventura Especial. As ações desenvolvidas na cidade ganham cada vez mais visibilidade. Em março, representantes da Secretaria Especial da Copa 2014 e Rio 2016 farão uma missão técnica em Socorro para conhecer a implementação da acessibilidade nos meios de hospedagem, restaurantes e atrativos turísticos.
A data ainda está sendo discutida, mas a visita deverá durar dois dias. Também estarão presentes representantes do MTur, Sebrae e da Federação Nacional das Associações de Valorização da Pessoa com Deficiência. Na oportunidade, os integrantes da missão também farão atividades adaptadas e participarão de um “jantar às cegas”, que vai simular a refeição de um deficiente visual. A iniciativa deverá para contribuir para que os dois eventos mundiais estejam preparados para receber todos os visitantes.

SOCORRO PARA A ÁFRICA

Recentemente, o município também foi convidado para proferir palestra sobre atividades de aventura adaptadas durante o Congresso Internacional de Acessibilidade, que acontece entre os dias 1 e 2 de março, em Moçambique, na África.

DESTINO REFERÊNCIA

Socorro está entre os dez destinos turísticos brasileiros que fazem parte do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos. Por meio do projeto, a Estância Hidromineral está sendo estruturada para se tornar referência no segmento Aventura Especial. De 2006 a 2008, o MTur já destinou R$ 1,73 milhão para obras de infraestrutura turística, cursos de qualificação profissional, adaptações em passeios, dentre outros.
Além disso, a cidade também está inserida no programa Aventura Segura, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Sebrae. É voltado para o fortalecimento, qualificação e estruturação do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil.
De acordo com o diretor do Conselho de Turismo de Socorro, José Fernandes Franco, o número de serviços turísticos é crescente na região, já que o número de turistas aumenta a cada dia. “Em 2009, houve um aumento de 20% nas operações de Turismo de Aventura em Socorro, com relação a 2008”, afirma.

(Fonte : Ministério do Turismo / 25-02-10)

COMISSÃO APROVA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA MALHA FERROVIÁRIA

Os senadores da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovaram duas propostas na reunião de hoje acerca do transporte ferroviário. Uma delas, cujo parecer favorável foi elaborado pelo senador Eliseu Resende (DEM-MG), estabelece que os futuros contratos de concessão ferroviária contemplem o direito de todas as concessionárias utilizarem, como passagem, as composições de outras concessionárias. O projeto é originário da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e deve, na opinião do relator, facilitar uma efetiva integração da malha ferroviária do país, agilizando o transporte de cargas.
O outro projeto, oriundo da Câmara e relatado pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), define que as empresas de transportes ferroviário e metroviário deverão utilizar parte dos recursos que obtiverem com a venda de espaços publicitários nos terminais, estações e paradas, para subsidiar as tarifas. De acordo com a justificação do projeto, o número de pessoas que transita pelos terminais é elevado, o que torna os espaços publicitários ali dispostos privilegiados para a divulgação de mensagens publicitárias.
As duas matérias ainda dependem de apreciação em outras comissões.
(Fonte : Ag. Senado de Notícias / 25-02-10)

VISTOS PARA OS ESTADOS UNIDOS PASSARÃO DE CINCO PARA DEZ ANOS

O Plenário do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (24) projeto de decreto legislativo (PDS 1034) que estende a validade dos vistos para viagens aos Estados Unidos de cinco para dez anos. A medida faz parte de acordo bilateral aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na última semana, segundo o qual a ampliação valerá tanto para brasileiros nos Estados Unidos quanto para cidadãos norte-americanos no Brasil. A matéria vai à promulgação.
O período de dez anos, de acordo com o documento, passará a valer para os que viajam a turismo ou a negócio, "para ingressar, transitar, permanecer e deixar o território do outro Estado, dentro de períodos de permanência definidos em suas respectivas legislações nacionais".
Relator do projeto, encaminhado à CRE pelo governo, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) argumentou a favor da proposta, que considerou oportuna especialmente do ponto de vista do turismo e dos negócios.
Também foram aprovados acordos internacionais de cooperação cultural com a Letônia (PDS 799/09) e de cooperação na área de defesa, com o Paraguai (PDS 839/09). Ambas as matérias vão à promulgação.

Empréstimos

Ainda nesta quarta-feira, o Plenário aprovou autorizações para a contratação de créditos externos (PRS 1 e 2/10) que deverão financiar parcialmente o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) e o Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis) de Fortaleza (CE).
Para o primeiro, deverão ser contratados US$ 15 milhões e, para o segundo, US$ 59,4 milhões. Ambas as operações serão realizadas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Aprovadas pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no início de fevereiro, as matérias vão à promulgação.

(Fonte : Ag. Senado de Notícias / 25-02-10)

A ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DEVE OCORRER NOS PRÓXIMOS


Foi definido nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, o partido que irá liderar a CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara dos Deputados, em 2010. O partido escolhido foi o PSDB. A eleição para a presidência da Comissão deve ocorrer nos próximos dias.
De acordo com informações obtidas na liderança do partido na Casa, os deputados Albano Franco (PSDB/SE), que presidiu a CTD em 2008, e Otávio Leite (PSDB/RJ), são os membros cotados para assumir a função. O escolhido irá substituir o deputado Afonso Hamm (PP/RS), que presidiu a CTD no ano passado.Originada do desmembramento da antiga Comissão de Economia, Indústria e Comércio e Turismo, e da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a CTD tem a missão de contribuir para um trabalho legislativo voltado para o progresso do turismo e do esporte nacional.

PARTIDOS DEFINEM DISTRIBUIÇÃO DAS PRESIDÊNCIAS DAS COMISSÕES

Em reunião de líderes com o presidente da Câmara, Michel Temer, nesta quarta-feira, foram definidas as presidências das 20 comissões permanentes da Câmara. A definição dos partidos segue o critério da proporcionalidade partidária. Para que as trocas de partido não se reflitam nessa escolha, valem os três grandes blocos partidários formados no início da legislatura (2007): PMDB-PT-PP-PR-PTB-PSC-PTC-PTdoB, PSDB-DEM-PPS e PSB-PDT-PCdoB-PMN-PRB.
Somente três partidos definiram os nomes que vão indicar para as presidências: o PSB: Dr. Ubiali (SP) para a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Marcelo Serafim (AM) para a Comissão da Amazônia; PPS: Humberto Souto (MG) para a Comissão de Desenvolvimento Urbano; e PDT: Vieira da Cunha (RS) para a Comissão de Seguridade Social e Família.
A definição de proporcionalidade atinge também a primeira vice-presidência das comissões. Portanto, o primeiro vice-presidente de cada comissão é do mesmo partido do presidente.

PARTIDOS RENEGOCIAM PRESIDÊNCIAS DE COMISSÕES

Os partidos que compõem o bloco PMDB-PT-PP-PR-PTB-PSC-PTC-PTdoB deverão encaminhar à Mesa Diretora da Câmara, até segunda-feira (1º), a comunicação oficial sobre as mudanças que foram renegociadas nas presidências de algumas comissões permanentes.
As mudanças foram acertadas após a divulgação, no início da tarde desta quarta-feira, da lista com a divisão entre partidos e comissões.
Devem ser alteradas as presidências das comissões de Direitos Humanos; de Fiscalização Financeira e Controle; de Minas e Energia; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Viação e Transportes.

(Fonte : Jornal de Turismo & Ag. Câmara de Notícias /25-02-10)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS (SP) CONTA COM NOVA SEDE

A Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP) inicia março em um novo endereço. A entidade deixa a região da avenida Faria Lima e segue para o bairro da Vila Olímpia, na capital paulista.
Segundo Arthur P. Azevedo, diretor executivo da ABS-SP, a mudança permite atender melhor os interessados na participação dos diversos cursos que a associação oferece. "Essa flexibilidade nos perimite ampliar o leque de cursos oferecidos, inclusive em horários alternativos, como nos do rodízio, das 17h às 20h", explica Azevedo.
A ABS irá desenvolver vários cursos como de chás, cervejas e destilados. O novo espaço permite atender até 98 pessoas.

(Fonte : Hôtelier News / 25-02-10)

TURISMO OFERECE VAGAS EM CABO FRIO PARA O “QUALIFICA BRASIL”

O Programa de Gestão “Qualifica Brasil”, realizado pelo Ministério do Turismo, pela Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, e organizado na Região dos Lagos pelo SindBúzios, está com três mil vagas abertas para empresários e gestores do setor de turismo de todos os municípios da Região dos Lagos. Os cursos oferecidos são: Gestão de Alimento Seguro, Gestão da Qualidade no Atendimento e Planejamento e Gestão Financeira.
O programa “Qualifica Brasil” é um projeto de educação continuada para os empresários e gestores conhecerem as ferramentas necessárias para a gestão de empresas. No curso Gestão de Alimento Seguro serão apresentadas às boas práticas para gerir a cozinha de um estabelecimento, além das normas básicas de higiene para manipulação e conservação dos alimentos e algumas ferramentas para a gestão deste processo. No curso Gestão da Qualidade no Atendimento serão passadas noções sobre como se comunicar e se relacionar bem com os clientes. Já no curso Planejamento e Gestão Financeira, os participantes terão a oportunidade de desenvolver os conhecimentos necessários para a introdução da gestão administrativa e financeira profissional nas empresas em que atuam.
As inscrições para os cursos, que são gratuitos, podem ser feitas até o dia 2 de março, segunda-feira, através do e-mail secretaria@sindbuzios.com.br ou do telefone (22) 2623-0887. No total, serão formadas 128 turmas com 3.840 empresários e gestores em todo o Brasil. Mais informações podem ser obtidas através do site: www.fnhrbs.com.br/qualificabrasil.

(Fonte : Jornal Tocha / 24-02-10)

HOTEL DE FOZ DO IGUAÇU (PR) IMPLANTA PROGRAMA PARA REDUÇÃO DE GASES ESTUFA

Preocupado em tornar seus serviços e produtos ambientalmente sustentáveis, o Hotel Tarobá Express, em Foz do Iguaçu (PR), tornou-se o primeiro empreendimento hoteleiro do País a aderir ao Programa Recompense. Com a iniciativa, o hotel proporcionará aos hóspedes a oportunidade de adotar práticas de redução de consumo de recursos e matérias-primas e compensar as emissões de gases de efeito estufa.
Conforme a empresa Palmares Geoprocessamento e Análise Ambiental – que será responsável pelo gerenciamento do projeto - cada hóspede do hotel emite por dia cerca de quatro quilos de dióxido de carbono (CO2). Com o plano de compensação, o hóspede pode reverter esse valor no plantio de novas mudas nativas em áreas da Mata Atlântica e parques públicos.
Para chegar a esse número, foram consideradas as emissões relacionadas ao uso de energia elétrica, água e gás de cozinha, e à produção de resíduos sólidos e líquidos. Todos os cálculos são baseados em metodologia aprovada pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).“Estamos adequando nossas construções a modelos ecologicamente corretos e este termo de cooperação é o primeiro resultado do programa de responsabilidade social e ambiental que buscamos implantar na empresa”, diz o gerente–geral do Hotel Tarobá Express, Mauro Sebastiany.

Áreas atendidas

O restauro florestal será realizado em áreas degradadas de Mata Atlântica, parques públicos de preservação e reservas, assim como em áreas de preservação permanente. Além deste benefício ambiental, a medida propiciará a manutenção da biodiversidade, disponibilizando habitat, refúgio e alimento para a fauna local.

Como funciona

O ponto de partida do Recompense constitui-se da elaboração de um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, no qual são analisadas as fontes de emissões de dióxido de carbono e suas respectivas quantidades.Na fase seguinte, traça-se um plano de redução de emissões de gases de efeito estufa, cujo objetivo principal é identificar medidas que tornem o sistema eficiente, mas sem agredir a natureza. A partir daí, adotam-se práticas de redução do consumo de energia e matérias-primas; e da reutilização e reciclagem de materiais.
A última etapa do programa consiste na estimativa da quantidade de GEE que será compensada e é determinado o número de árvores nativas que a empresa se responsabiliza por inserir no meio ambiente para compensar a emissão de CO2.

(Fonte : Jornal de Turismo / 25-02-10)

CURITIBA OFERECE CURSOS DE GASTRONOMIA EM ESCOLA DE PROFISSÕES

O Centro Europeu de Curitiba está com as inscrições abertas para suas atividades voltadas para o segmento da gastronomia. Com o início das aulas programadas para o mês de março, a escola oferece os cursos de Chef de Cuisine - Restaurateur, Sommelier e Pâtisserie & Boulangerie (Confeitaria e Panificação).
Para aprimorar o processo de ensino, a instituição conta com alguns dos melhores professores do país e possui cozinhas didáticas completas. As atividades do Centro Europeu são reconhecidas e certificadas pela Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala) e pela Federação Italiana de Cozinheiros (FIC), duas das principais instituições gastronômicas do mundo. Além disso, a escola desenvolve parcerias com escolas internacionais, entre elas a escola de Hotelaria Les Roches (Suíça) e a Universidade Hotelconsult "César Ritz" (Suíça, Austrália e Estados Unidos).
Para mais informações, ligue (41) 3222-6669 ou acesse www.centroeuropeu.com.br

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 25-02-10)

AZUL PREPARA-SE PARA NOVA GUERRA TARIFÁRIA

A Azul Linhas Aéreas, que alçou o posto de quarta maior companhia aérea brasileira em menos de um ano, em 30 dias vai lançar um produto voltado para a nova classe média e em até cinco anos quer iniciar operações na América do Sul. Quem revela os planos da empresa é o fundador e presidente do conselho de administração da Azul, David Neeleman, que já separou 25% da receita prevista para este ano para enfrentar uma nova guerra tarifária.
Na terça-feira, durante reunião com diretores da Azul, Neeleman deu mais um sinal de como pretende incomodar a concorrência. Decidiu ampliar de 30 para 60 dias o prazo de validade de um produto, que nasceu na americana JeBlue, fundada por ele há 10 anos. Por R$ 899, o passageiro pode viajar em dois meses quantas vezes quiser entre os 17 destinos atendidos pela Azul a partir de Campinas, a cidades como Rio e Salvador.
"Eu falei ontem (terça-feira) na nossa reunião: o que aconteceria se a gente colocasse esse preço para 60 dias?", contou Neeleman. Em sua primeira versão, em outubro, o "passaporte" custava R$ 499 e permitia viagens por um mês. Em poucos dias, a cota total do produto, de 3 mil unidades, foi vendida.
O executivo nasceu no Brasil em 16 de outubro de 1959, quando seu pai era correspondente de uma agência de notícias em São Paulo. Voltou aos Estados Unidos com cinco anos de idade. Retornou ao Brasil, 13 anos depois, para ser missionário mórmon. Agora, Neeleman voa toda semana entre São Paulo e Connecticut, onde mora com esposa e 9 filhos.
Na sede da companhia, em Alphaville, região metropolitana de São Paulo, Neeleman disse ontem ao Valor que a Azul está preparada para uma nova guerra tarifária em 2010 e que "não precisa de dinheiro". Disse que a Azul vai lucrar em 2010 e que terá o equivalente a mais de 25% da receita no caixa.
O executivo disse que recentemente investiu US$ 15 milhões na compra de um simulador de voo dos modelos Embraer 190 e 195, que fazem parte da frota da companhia. A meta é comprar o segundo equipamento quando a Azul tiver 40 aviões. Ontem, a empresa recebeu a 15ª aeronave. Até o fim de 2010 serão 21 unidades, num investimento de US$ 250 milhões. A seguir, os principais trechos da entrevista.
Valor: A aviação foi marcada no ano passado por uma guerra tarifária, que reduziu a lucratividade das empresas. Como será 2010?
David Neeleman: Nós temos uma maneira de fazer nossas tarifas que a gente pode ganhar bastante lucro e encher nossos aviões. É a nossa maneira de fazer a segmentação para criar uma tarifa para a pessoa que pode comprar com mais antecedência. O que aconteceu durante essa guerra tarifária é que a segmentação desapareceu. Foi a coisa mais incrível que eu já vi, em 30 anos de aviação, o que TAM e Gol fizeram. Elas realmente sofreram bastante por causa disso.
Valor: Teremos nova guerra tarifária em 2010?
Neeleman: Sim! E a gente está preparado para isso. Agora estamos tendo lucro. Estamos felizes com isso. Mas se eles querem fazer [guerra tarifária], o prejuízo que eles vão sofrer com isso será muito maior que o nosso, pois são muito maiores que a gente. Espero que eles tenham aprendido alguma coisa com o que aconteceu durante esse tempo.
Valor: Quanto a Azul tem em caixa?
Neeleman: Tem bastante. Uma coisa muito boa para nós é que somos privados e temos o capital fechado. Então, não temos que dizer nada sobre o nosso resultado.
Valor: E como esse dinheiro será usado?
Neeleman: Para nos preparar para a guerra tarifária e preservar nossa posição no mercado. Se você é uma empresa de aviação, tem que ter pelo menos 25% da receita do ano no caixa. Nós teremos muito mais do que isso este ano.
Valor: Desde quando a Azul tem lucro?
Neeleman: A Azul não teve lucro no primeiro ano, mas temos previsto, se tudo acontecer como está acontecendo agora, que vamos ter lucro este ano.
Valor: O senhor falou em preservar posição de mercado. Isso pode significar aquisições?
Neeleman: Nunca falo nunca porque se eu falo nunca você pode dizer que sou mentiroso. Mas o nosso plano é crescer com o nosso produto, com as nossas aeronaves.
Valor: A Webjet poderia ser um alvo?
Neeleman: Acho que não. Tem reportagem dizendo que eles têm dívida de R$ 200 milhões. Não queremos essa dívida, não seria interessante para nós. Nunca digo nunca, mas acho difícil.
Valor: A Azul vai entrar na corrida pela classe C?
Neeleman: A gente vai entrar, mas uma coisa que vai ser bem diferente é que vai ser bem fácil e a gente não vai cobrar juros de 6% por mês.
Valor: Vai ser uma parceria com bancos?
Neeleman: Podemos fazer internamente, podemos fazer com bancos. Estamos estudando. Estou dando bronca no pessoal para fazer logo. Espero que daqui a 30 dias a gente lance alguma coisa.
Valor: E como será o produto, pode ter 36 parcelas ou mais?
Neeleman: Pode ser, mas a nossa tarifa média é de R$ 200 aí você vai pagar R$ 10 por mês, isso não faz sentido. Quando o responsável pelo crédito é a gente, talvez o passageiro possa pagar metade antes de viajar e o resto em 90 dias.
Valor: Recentemente o fundo TPG comprou uma fatia na Azul. Como foi a negociação?
Neeleman: Quando o TPG comprou, nossos acionistas tinham o direito de preferência. Mas eu pedi: deixa a TPG comprar a parte que eles querem porque eu os quero como acionistas.
Valor: Qual foi o investimento?
Neeleman: Eles compraram uns US$ 30 milhões, mas queriam comprar mais.
Valor: Há negociações com outros investidores?
Neeleman: Não precisamos mais. Já temos bastante dinheiro, estamos gerando caixa. Temos mais margem do que os concorrentes, considerando-se o nosso tamanho.
Valor: A Azul pode voar ao exterior?
Neeleman: Os aviões da Embraer são muito bons para operar voos na América do Sul. A gente pode fazer frequências a cidades que não voamos hoje. Mas tudo o que temos para fazer no Brasil tem prioridade sobre as coisas que a gente faria fora do país.
Valor: Em quanto tempo a empresa pode voar para a América do Sul?
Neeleman: Em três ou cinco anos. Talvez um 'voozinho' para Punta del Este durante uns três meses do ano.
Valor: Planos de lançar ações em bolsa?
Neeleman: Nós não precisamos de dinheiro. Quando se está na bolsa as coisas são muito mais complicadas.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / 25-02-10)