terça-feira, 11 de outubro de 2011

TURISTAS ESTRANGEIROS GASTAM US$ 1.140 EM MÉDIA NO PAÍS EM 2010, DIZ MINISTÉRIO DO TURISMO


Os turistas estrangeiros gastaram, em média, US$ 1.139,80 per capita no Brasil em 2010, de acordo com estudo do Ministério do Turismo divulgado nesta segunda-feira (10).
Segundo o levantamento, os turistas que vieram ao País em viagens de negócios, eventos e convenções foram os que tiveram o maior gasto médio, de US$ 1.516,10.
Em segundo lugar aparecem aqueles que vieram ao Brasil por “outros motivos” - que inclui, por exemplo, a visita a parentes e amigos. Segundo o levantamento, estes turistas gastaram, em média, US$ 1.370,03 no País no ano passado. Já aqueles que vieram ao País a lazer gastaram, em média, US$ 846,40.

GASTOS POR DIA E PERMANÊNCIA

Segundo o levantamento, os maiores gastos médios diários foram efetuados pelos turistas que desembarcaram no Brasil em viagem de negócios. Estas pessoas gastaram, em média, US$ 119,38 por dia no País no ano passado. Entretanto, a permanência deles em território nacional foi de 12,7 dias, menos do que aqueles que viajam por “outros motivos”.
Já os gastos médios diários dos turistas que viajaram a lazer foram de US$ 70,53 e a permanência no País foi de 12 dias. Por fim, aqueles turistas que vieram para visitar parentes tiveram o menor gasto médio diário (US$ 48,58) e a maior permanência no País: 28,2 dias.
No total, o tempo médio de permanência dos turistas foi de 17,2 dias e o gasto médio diário foi de US$ 66,27.

GASTOS POR GRUPOS DE VIAJANTES

Já os gastos médios por grupo de viajantes foram de US$ 2.548 em 2010. Os grupos de turistas que viajavam por “outros motivos” lideraram, com média de US$ 2.658.
Na sequência, aparecem aqueles grupos que viajaram a lazer, com um gasto médio de US$ 2.333, seguidos por aqueles que viajaram a negócios (US$ 2.094)

PESQUISA

Para o levantamento, os pesquisadores do Ministério do Turismo percorreram por 10 meses 15 aeroportos brasileiros e 12 fronteiras terrestres. Foram efetuadas 39 mil entrevistas neste período.

(Fonte : UOL Notícias / imagem divulgação)

OMT PROJETA 1,8 BILHÃO DE TURISTAS INTERNACIONAIS EM 2030


As chegadas internacionais devem ultrapassar a marca de um bilhão em 2012, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). No ano passado, esse número foi de 935 milhões, crescimento de 7% em relação a 2009, e a organização já havia afirmado que, embora as chegadas internacionais de turistas mantivessem taxas de crescimento neste ano, seriam inferiores às registradas em 2010. Hoje, a OMT mostrou suas previsões até 2030, no estudo intitulado Tourism Towards 2030, apresentado na 19ª reunião da Assembleia Geral da OMT, na Coreia.
Crescimento moderado do turismo internacional é o que o estudo prevê para o período entre 2010 e 2030, com aumento anual médio de 3,3%. Como resultado, uma média de 43 milhões de turistas internacionais serão acrescentados ao mercado de viagens a cada ano. Até 2030, a expectativa é de que as chegada internacionais totalizem 1,8 bilhão, significando que dentro de duas décadas, haverá cinco milhões de pessoas viajando internacionalmente todos os dias, em média. “Os próximos 20 anos será de crescimento continuado, embora mais moderado, responsável e inclusivo”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, nesta manhã.
O estudo mostra ainda que até 2015 os países com economias em desenvolvimento receberão mais turistas internacionais que as economias desenvolvidas, alcançando share de 58% em 2030. Nos países em desenvolvimento, a expectativa é de que as chegadas internacionais cresçam 4,4%, em média, a cada ano. Segundo a OMT, em 2030, o norte da Ásia será a sub-região mais visitada do mundo, representando 16% das chegadas internacionais e superando o sul da Europa e a região do Mediterrâneo, com share de 15%.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

EM 5 ANOS, EMERGENTES DEVEM RECEBER MAIS TURISTAS QUE DESENVOLVIDOS


O fluxo de turistas estrangeiros em países emergentes deve superar o de países desenvolvidos nos próximos cinco anos, divulgou nesta tarde a Embratur, citando um estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT), com projeções para o setor até 2030.
De acordo com o levantamento da OMT, divulgado hoje, o fluxo de turistas na América do Sul deverá mais do que dobrar, passando dos atuais 24 milhões para 56 milhões até 2030. Em 1995, eram 12 milhões de viajantes.
O estudo também mostra que a região das Américas permanecerá como o terceiro maior mercado receptor de turistas em todo o mundo, atrás apenas da Europa e da Ásia.

(Fonte : Valor Online)

GOVERNO QUER INVESTIMENTOS DE R$ 19,6 BI EM AEROPORTOS PRIVATIZADOS



No edital de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília para o setor privado, a ser divulgado quinta feira (13/10) , o Governo exige que sejam investidos durante o período de administração dos mesmos um valor estimado de R$ 19,6 bilhões. Além disso a empresa vencedora será obrigada a arcar com um custo de R$ 2,8 bilhões equivalente ao lance mínimo dos três terminais.
Inicialmente o leilão está previsto para o dia 22 de dezembro mas o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt admitiu que o mesmo pode ser adiado para o início de 2012. Segundo o edital apenas o aeroporto de Guarulhos deve receber investimentos de R$ 5,7 bilhões durante os 20 anos da concessão.
Já Viracopos que o Governo quer transformar no maior aeroporto da América Latina com até quatro pistas de pouso e decolagem deve receber recursos na ordem de R$ 10,7 bilhões, enquanto Brasília receberia R$ 3,1 bilhões durante o prazo de concessão que é de 25 anos.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

AEROPORTOS PODEM TER LEILÃO ADIADO PARA O PRÓXIMO ANO


O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, disse não descartar que possa haver um adiamento dos leilões para concessão dos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP). De acordo com ele, a realização na data prevista, 22 de dezembro, "não é impossível", mas é necessário respeitar o ritmo de trabalho das entidades envolvidas no processo.
Os trâmites para a audiência pública relativa ao leilão estão em andamento há pouco mais de uma semana e a publicação do edital está prevista para novembro. Neste momento estão sendo colhidos dados do mercado. "Não gostaria que a gente usasse isso [prazo] como instrumento de pressão sobre outras instituições", disse em evento na Câmara de Comércio Americana, no Rio de Janeiro.
De acordo com Bittencourt, as regras determinam um prazo de até 45 dias entre a publicação do edital e a realização do leilão. Isso significa que, para ser realizado em 22 de dezembro, o edital tem que sair no início da segunda semana de novembro.
E a Secretaria de Aviação Civil declarou ontem que vai encaminhar na quinta-feira ao Tribunal de Contas da União (TCU) as informações econômico-financeiras do leilão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, para que seja emitido um parecer antes da publicação do edital definitivo de concessão dos empreendimentos. "Iremos entregar na quinta-feira as informações econômico-financeiras e as demais necessárias [ao TCU]", disse o ministro Bittencourt.

(Fonte : DCI)

RELAÇÕES EXTERIORES VAI AVALIAR AÇÕES PARA RECEBER ESTRANGEIROS DURANTE A COPA


A Comissão de Relações Exteriores vai realizar audiência pública para avaliar as ações referentes à recepção de estrangeiros no País durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A reunião, em data a ser agendada, foi solicitada pela deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF).
Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, 600 mil estrangeiros virão ao País para a Copa de 2014. Ainda de acordo com o departamento, 1,1 milhão de brasileiros viajarão pelo País ao longo do torneio. No total, a Copa do Mundo será responsável por 5,9 milhões de viagens.
A Embratur estima que, por contas das Olimpíadas, o número de turistas estrangeiros no Brasil seja de 10% a 15% superior ao que será registrado em 2015. Segundo o site Brasilturis, informativo da indústria turística brasileira, o evento no Rio de Janeiro deve atrair 400 mil turistas só no período de realização dos jogos.

Serão convidados para audiência:

- a representante do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Izaura Maria Soares Miranda;

- o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Evaldo Sales;

- o superintendente de Segurança Aeroportuária da Infraero, Washigton Santana da Silva.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

CIDADES DA COPA: OBRAS DE MOBILIDADE URBANA EM NATAL PREOCUPAM


Ao avaliar a visita no mês de setembro às obras da Copa 2014, em Natal (RN), o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), disse que a mobilidade urbana é a maior dificuldade enfrentada em praticamente todas as cidades-sedes. “Essas obras são diferentes de uma obra de estádio, por exemplo. Obras de transporte envolvem desapropriações e questões que mexem com o dia a dia das cidades. Então a mobilidade é o que mais preocupa”, afirmou.
Durante o Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa 2014, realizado na Assembleia Legislativa de Natal, a prefeita Micarla de Souza anunciou a assinatura de convênios com a Caixa Econômica Federal, da ordem de R$ 338 milhões, destinados à mobilidade urbana.
O vice-presidente da comissão deputado Romário (PSB-RJ) elogiou o projeto de mobilidade urbana da cidade e o prazo para o fim das obras, maio de 2014, com a possibilidade de conclusão até dezembro de 2013. Ele enfatizou a iniciativa de inclusão de deficientes. O deputado Acelino Popó Freitas (PRB-BA) ressaltou a importância do esporte para a inclusão social.

ESTÁDIO E AEROPORTO

Os deputados ainda visitaram as obras da Arena das Dunas. Segundo a empresa contratada para execução do projeto, o estádio que abrigará os jogos na capital potiguar será entregue no final de 2013.
A comitiva também foi recebida no Aeroporto Internacional Augusto Severo, onde foram apresentadas informações sobre o andamento das obras de reforma do terminal, que terá sua área aumentada em mais de 1000m² após as benfeitorias, com investimentos da ordem de R$ 16,4 milhões e prazo de término para julho de 2012.
A capital potiguar é a décima cidade-sede a ser visitada pelo Fórum Legislativo das Cidades-Sede. Donizette e o deputado Fábio Faria (PMN-RN), coordenador do evento no estado, e a comitiva de parlamentares que integram o fórum, ouviram autoridades do governo e do município, que apresentaram um balanço das obras.
Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Comitê Organizador Local da CBF e presidentes de confederações ligadas ao turismo e ao comércio também acompanharam a reunião.
Organizado pelas comissões de Turismo da Câmara e do Senado, o fórum tem como objetivo proporcionar a discussão dos preparativos para o Mundial de Futebol e fiscalizar o andamento dos projetos nas capitais que receberão os jogos.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / imagem divulgação)

PORTO ALEGRE TERÁ MELHORIAS EM VÁRIOS ASPECTOS PARA A COPA DE 2014


Em reunião realizada hoje (11/10), os integrantes da Câmara Temática Municipal de Turismo e Hotelaria – Copa 2014 definiram que, até dezembro, deverá ser formalizada uma matriz de responsabilidade contendo os projetos nas áreas de infraestrutura turística, qualificação dos atrativos, serviços e equipamentos, marketing e promoção do destino Porto Alegre com vistas ao Mundial. Em infraestrutura turística, por exemplo, deverão ser priorizados investimentos em sinalização turística, estruturas de distribuição da informação turística e acessibilidade nos atrativos e seu entorno.
O documento também deverá estabelecer a quem caberá o investimento, bem como a responsabilidade sobre a execução de cada projeto, entre governos municipal, estadual e federal e o setor privado. No encontro, a Secretaria Municipal de Turismo apresentou projetos já em andamento pela pasta na área de infraestrutura, sinalização, informação e novos equipamentos turísticos que contam com recursos já conveniados com o Ministério do Turismo e contrapartida do município.
O encaminhamento da matriz de responsabilidade foi dado após a apresentação do Sistema de Governança e Planejamento Estratégico das Câmaras Temáticas Municipais/Copa 2014, feita por Leonardo Leal, da consultoria encarregada de modelar a organização de todas as câmaras temáticas locais, fruto de parceria da prefeitura através de convênio junto ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). De acordo com Leal, a modelagem do sistema está concluída, e a etapa seguinte é a formatação do planejamento estratégico de cada câmara temática com o detalhamento dos projetos de cada área e indicadores de desempenho.
Na avaliação do presidente do Conselho Curador do Porto Alegre Convention & Visitores Bureau, Norton Lenhart, o trabalho sistematizado que o município propõe a todas as câmaras temáticas “é um bom caminho” para dar começo, meio e fim e o modo de executar os projetos. “Temos agora o nosso tema de casa a fazer”, acrescentou.
Para o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o trabalho da Câmara Temática Turismo e Hotelaria ingressa em uma nova fase, que é a definição de projetos e das competências de cada segmento. “Esta é uma instância da cidade, e todos temos responsabilidade sobre seus resultados”, enfatizou.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

POLÍCIA DE NY DESCOBRE ESQUEMA DE FRAUDE QUE TERIA ROUBADO US$ 13 MILHÕES DE TURISTAS


A polícia de Nova York prendeu 111 suspeitos de participar de um esquema de fraude que tinha turistas como alvo. O esquema era formado por garçons, vendedores e bancários que chegaram a gastar o equivalente a US$ 13 milhões.
Ao revelar o esquema, o promotor Richard Brown, de Nova York, afirmou que era o maior caso de fraude que ele tinha visto nas últimas duas décadas.
Segundo a polícia, os bancários e vendedores roubavam o número do cartão de crédito e dos documentos de identidade dos turistas quando eles efetuavam pagamento, e depois repassavam para o resto dos criminosos. Outros participantes do esquema roubavam as informações da internet.
O esquema envolve pessoas da China, Europa e do Oriente Médio e teria vitimado centenas de turistas segundo a polícia.
A maioria gastou o dinheiro em produtos de alta tecnologia - como iPads e iPhones - e roupas, principalmente de marcas cmo Gucci e Louis Vuitton. Os suspeitos também usaram os cartões para alugar suítes em hotéis de cinco estrelas e para o aluguel de jet-skis e carros de luxo.
"Ladrões tem um conhecimento incrível para usar a tecnologia", disse um dos investigadores do caso, o policial Raymond Kelly. Ainda segundo Kelly, as operadoras de créditos estão cooperando com a polícia para devolver o dinheiro roubado aos clientes.

(Fonte : UOL Notícias, com informações do jornal "Daily Mail" / imagem divulgação)

RESERVAS HOTELEIRAS DO SETOR CORPORATIVO CRESCERAM DOIS DÍGITOS EM AGOSTO


No mês de agosto, as reservas hoteleiras globais da indústria de viagens corporativas cresceram 10,2% em relação a agosto de 2010 e 5,8% em relação ao mês de julho deste ano, segundo o relatório “The Pegasus View” de agosto, divulgado pela Pegasus Solutions, a maior processadora individual de transações hoteleiras do mundo. As viagens corporativas em agosto também mostram uma contínua taxa de crescimento de 4,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. As viagens de lazer também cresceram 4,2% e superaram o crescimento registrado em julho, de 3,1%. A diária média (ADR ou average daily rate) para reservas de lazer aumentou 3,7%.
Analisando as reservas futuras, baseadas nas atuais reservas já efetuadas, os dados mostram que o mercado corporativo continua a se recuperar na mesma velocidade ou ainda mais rápido, com significativo potencial de crescimento para o mês de novembro. Isto está sendo considerado como um sinal positivo para a próxima temporada de eventos, que está ajudando a atingir a taxa de incremento estimada para o mercado corporativo.

O relatório “The Pegasus View” está disponível online no website http://www.pegs.com/  

(Fonte : Business Travel Magazine)

HOTEIS.COM LANÇA SEU PROGRAMA DE FIDELIDADE WELCOME REWARDS NO BRASIL


O Hoteis.com, líder no mercado de reserva de hospedagens, está lançando no Brasil seu programa Welcome Rewards, como parte da expansão para 44 países.
O programa oferece aos clientes uma noite gratuita (excluindo impostos e taxas) a cada 10 noites, em um dos 65 mil hotéis parceiros em todo o mundo. Primeiro do gênero no Brasil, o programa de fidelidade foi lançado com sucesso nos Estados Unidos e em alguns países da America Latina em 2008, e em 2010 foi estendido para o Reino Unido, Canadá e Austrália.

(Fonte : Business Travel Magazine)

DICAS PARA RESOLVER OS PRINCIPAIS PROBLEMAS NOS AEROPORTOS


Após um ano dedicando sua força de trabalho para a empresa, não tem nada mais satisfatório do que tirar os merecidos 30 dias de descanso. Nesse período, a maioria das pessoas decide viajar para conseguir desligar totalmente os pensamentos dos problemas que existem nos diversos ramos da vida.
Mas, se as tão esperadas férias são para descansar, não tem nada pior do que arrumar dores de cabeça logo no aeroporto, muito antes de embarcar para o destino de passeio. Pensando nisso, o InfoMoney separou algumas dicas para os viajantes evitarem e resolverem os principais problemas nos aeroportos. Confira abaixo:

1 - MALA: PESADA, PERDIDA, DANIFICADA OU FURTADA...
Segundo as regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), cada passageiro pode despachar 23 kg, em aeronaves com mais de 31 assentos, para voos domésticos. Caso o peso seja superior, o transporte da bagagem dependerá de cada companhia aérea e da cobrança pelo excesso de peso. Em viagens internacionais que partem do Brasil, o máximo permitido são duas malas por pessoa com peso máximo de 32 kg cada.
Com relação à bagagem de mão, consulte a empresa aérea sobre o sistema adotado no país de destino, que pode ser do tipo peça (a soma de suas dimensões não pode exceder 115 cm) ou peso (os valores são definidos pela companhia). E não esqueça que todos os líquidos devem estar em frascos com tamanho máximo de 100 ml e em embalagem de plástico transparente e vedada.
Já nos voos nacionais, o limite de peso da bagagem de mão é de 5 kg, sendo que a soma do comprimento, da altura e da largura não pode ultrapassar 115 centímetros. Veja o que fazer em outras situações:

Declaração de valores: no check-in, o consumidor pode declarar à companhia aérea os valores de objetos contidos na bagagem despachada. Porém, a empresa tem permissão para verificar o conteúdo dos volumes e ainda cobrar um adicional sobre o valor declarado.

Extravio: a pessoa deve procurar a companhia aérea ainda na sala de desembarque ou em até 15 dias após o dia que desembarcou, com o comprovante de despacho da bagagem, e comunicar o fato por escrito. Se a mala não for devolvida em até 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (internacionais), a empresa deve indenizar o passageiro.

Danos: sempre verifique as condições da sua mala ainda na sala de desembarque. Se perceber algum problema, informe a empresa por meio de comunicado escrito em até 7 dias após desembarcar.

Furto: saiba que a companhia aérea é responsável pela sua bagagem desde o despacho até você recebê-la de volta. Por isso, informe a empresa em caso de furto e registre ocorrência na polícia (que é a autoridade competente para averiguar).

2 - ATRASADO PARA O CHECK-IN ?

A Anac orienta os viajantes a ter muito cuidado em relação ao horário do check-in, pois a apresentação após a hora estabelecida pode impossibilitar o embarque. Para não se atrasar, confira no seu bilhete aéreo qual o horário e local e, em caso de dúvida, entre em contato com antecedência com a empresa.
O check-in pode ser feito diretamente no balcão da empresa no aeroporto (obrigatório para quem vai despachar bagagens), na internet, pelo celular ou em totens de autoatendimento. Ao realizá-lo, o passageiro receberá o cartão de embarque.
A Agência ainda reitera que, caso o consumidor não se apresente no aeroporto no horário estipulado, a empresa poderá recusar o embarque do passageiro. Tal fato pode gerar custos adicionais, os quais estão descritos no contrato de transporte.

3 - VOO: ATRASO, CANCELAMENTO OU PRETERIÇÃO NO EMBARQUE

Para evitar aborrecimentos, a ProTeste – Associação de Consumidores aconselha os consumidores a confirmarem a reserva e marcarem o número do assento com antecedência. Mas, se no aeroporto houver atraso e cancelamento de voo ou preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking, etc), todos que estiverem ali têm direito à assistência material, que envolve comunicação, alimentação e acomodação.
Assim, a assistência é oferecida de forma gradual, de acordo com o tempo de espera:

• A partir de 1 hora: comunicação via internet, telefonemas e outro meios.

• A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebida etc).

• A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.

Para atraso superior a 4 horas, a empresa deve oferecer ao passageiro opções de reacomodação ou reembolso, além da assistência material já mencionada.
Vale salientar ainda que, no caso de cancelamento, o passageiro tem direito ao reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque; à remarcação do voo sem custo adicional, para uma data e horário de sua conveniência; ou à embarcar no voo seguinte da mesma companhia ou de outra, para o mesmo destino e sem pagar nada a mais por isso. Nas duas primeiras opções, a empresa pode suspender a assistência material; na última, não.

4 - QUAIS AS REGRAS DO FREE SHOP?

De acordo com o Guia Rápido para Viajantes, disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), é permitido trazer do exterior sem necessidade de pagar impostos:

-Livros, folhetos e periódicos.

-Bens de uso ou consumo pessoal do viajante.

-Bens nacionais ou nacionalizados, que estejam comprovadamente retornando ao País.

-Bens adquiridos no exterior, desde que dentro dos limites de valor e quantidade da quota de isenção.

Além desses itens, cada turista tem o direito de gastar um limite de US$ 500 em compras no Free Shop de chegada ao Brasil.
Caso os bens ultrapassem os limites de valor, mas não os de quantidade, é aplicado o RTE (Regime de Tributação Especial) e cobrado 50% sobre o excedente da quota de isenção.
Já os itens que ultrapassam o limite de quantidade e não se enquadram no conceito de bagagem acompanhada ficarão retidos na Receita e estarão sujeitos ao RTC (Regime de Tributação Comum).
Para liberação dos bens, a pessoa deverá passar pelos mesmo trâmites que as empresas importadoras.

(Fonte : UOL Notícias)

GOL HABILITA ENTRETENIMENTO MÓVEL DURANTE VÔOS


A Gol disponibiliza para os clientes que utilizam tablets Galaxy Tab, Motorola Xoom e Blackberry Playbook, além de smartphones equipados com o sistema Android 2.2 e flash 10.1 (ou superiores), um serviço de entretenimento de bordo individual.
O serviço disponibiliza conteúdos variados, com notícias e artigos de jornais e revistas, programas de TV, esportes, jogos e canais de músicas para gostos diversos. O acesso é realizado durante o voo e o conteúdo é atualizado automaticamente a cada pouso.
São dez aeroportos que fazem parte do serviço: Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Santos Dumont e Tom Jobim-Galeão, no Rio de Janeiro; Confins, em Belo Horizonte; Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza.
O sistema está implantado em 36 aeronaves. A companhia oferece o produto em cerca de 250 voos diários, com maior disponibilidade nos voos entre o Rio e São Paulo. A previsão é que haja expansão para cerca de 380 voos diários até o fim do ano.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)