segunda-feira, 23 de abril de 2012

MAIS EVENTOS INTERNACIONAIS NO BRASIL



Foi publicada no dia 20 de abril (sexta-feira), no Diário Oficial da União, a portaria que institui o Programa de Apoio à Captação e ou Promoção de Eventos Internacionais, uma iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Por meio do Programa, o Instituto vai disponibilizar R$ 3,8 milhões para auxiliar órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na captação de eventos internacionais. “O objetivo é diversificar os destinos turísticos brasileiros para o segmento de eventos”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O principal ponto positivo do turismo de eventos, segundo Dino, é que ele geralmente é realizado fora dos períodos de alta temporada de férias. "Por isso, ajuda a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação mais continuada a hotéis e todos os agentes do turismo na cidade", afirma o presidente da Embratur. "Queremos consolidar o Brasil como um dos maiores receptores de eventos do mundo”.
Atualmente o Brasil ocupa o 9º lugar no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), entidade mundial que contabiliza a realização de eventos internacionais. O ultimo dado, referente a 2010, indica a realização de 275 eventos internacionais em nosso país.
O edital apoiará ações de divulgação para captar eventos já consolidados, com abrangência internacional e que estejam, no mínimo, em sua terceira edição. O auxílio à captação vai consistir em apoio à candidatura do país (e à cidade) na fase da disputa para ser a sede. “Os temas podem ser técnico-científicos ou esportivos, lembrando que é necessário que o evento já tenha ocorrido em outros dois países que não sejam o Brasil”, acrescenta Dino.
O montante disponibilizado poderá ser utilizado para a produção de material promocional, organização de eventos, contratação de empresa de logística, locação de equipamentos, ações de publicidade e passagens aéreas. Entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos podem ser beneficiados pelo Programa.

(Fonte : Portal Fator Brasil)

GOVERNOS DEVEM SUAVIZAR POLÍTICAS DE VISTO PARA INCENTIVAR O TURISMO



Um congresso mundial de turismo foi realizado entre os dias 16 e 19 de abril em Sendai e Tokyo. A XII Cúpula do Congresso Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) terminou em Tokyo com o compromisso dos líderes do setor de trabalharem juntos para que os governos suavizem suas políticas restritivas de visto e deixem assim de castigar a indústria do turismo.
Segundo o presidente e diretor executivo do WTTC, David Scowsill, esse é um dos principais desafios que o ramo enfrenta atualmente e que representa um grande obstáculo ao crescimento de viagens e turismo no mundo. Os participantes da cúpula, que reuniu 1200 delegados de 53 países, concordaram em falar a uma só voz aos governos de todo o mundo com o objetivo de encontrar formas de equilibrar as necessidades de segurança com a capacidade do turismo para gerar crescimento econômico.
Nesse sentido, Scorsill salientou que o turismo proporciona grandes benefícios para as comunidades e economias do mundo todo ao representar 9% do PIB mundial e empregar direta e indiretamente 255 milhões de pessoas, uma em cada 12 no mundo. Em 2011, o turismo empregava diretamente 98 milhões de pessoas, seis vezes mais que a indústria de automóveis, cinco vezes mais que a de química e um terço a mais que a de serviços financeiros globais.
O WTTC tem desenvolvido junto com a Organização Mundial do Turismo (OMT) um estudo sobre o impacto da tramitação de vistos na criação de empregos nos países do G-20, que será apresentada na próxima reunião dos ministros do turismo em maio na cidade de Mérida, no México.
Scowsill recordou que os Estados Unidos perderam mais de 800 milhões de dólares em receitas de exportação desde os atentados de 11 de setembro devido às restrições de vistos e procedimentos de segurança implementados. Os líderes mundiais também se comprometeram a lutar contra as taxas de punição que os governos aplicam na indústria turística e mais especificamente na de transporte aéreo para arrecadar mais. A aviação é um importante contribuinte para a economia global e emprega 5,5 milhões de pessoas

(Fonte : EFE)

SINDETUR-SP CONQUISTA TRANSPARÊNCIA TRIBUTÁRIA NA CAPITAL



A Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo, respondendo consulta realizada pelo Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP), confirmou que cabe aos hotéis emitirem notas fiscais de seus serviços aos consumidores, mesmo quando as reservas e os pagamentos sejam intermediados por uma agência de turismo.
Para Eduardo Vampré do Nascimento, presidente do Sindicato, “ao confirmar que os hotéis têm de emitir nota fiscal ao hóspede e não à agência de turismo que tenha feito a intermediação da reserva e do pagamento, o executivo municipal contribui para a desejada transparência tributária no setor”.
O Sindetur-SP sempre defendeu que a função da agência de turismo é intermediar fornecedor e consumidor de serviços turísticos e, por isso, ela cobra um preço. “É esse o preço que deve constar de sua nota fiscal ao fornecedor, se dele recebe comissão, ou ao consumidor, se dele cobrar valor agregado ao preço de custo ou taxa de serviço. Não faz sentido incluir na nota fiscal da agência de turismo o valor do serviço intermediado de hospedagem, transporte, locação, compra de ingressos e cartões de assistência, entre outros”, explica Nascimento.
Resultado concreto dos contatos sistemáticos mantidos com a prefeitura em busca do adequado tratamento tributário das agências de turismo, de acordo com Nascimento, a inédita Solução de Consulta (SF/DEJUG nº 3) serve de parâmetro para que o mesmo procedimento seja adotado em âmbito nacional.
Tal decisão da PMSP é inovadora, reconhecendo o previsto na Lei federal nº 11.771, de 2008, a chamada Lei Geral do Turismo, que a acolheu integralmente e de modo pioneiro, em seu artigo 27, parágrafo 2º.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

SP: TAXA DE OCUPAÇÃO DE HOTÉIS CHEGA A 73% NO MÊS DE MARÇO



No terceiro mês do ano, a ocupação dos hotéis na cidade de São Paulo chegou a 73,56%, segundo levantamento divulgado pela SPTuris (núcleo de Pesquisas da São Paulo Turismo).
Segundo a pesquisa, o mês de março apresentou uma atividade econômica mais ativa que os dois primeiros meses do ano, confirmando a força do turismo de negócios e eventos na cidade.
Frente a fevereiro, a taxa de ocupação dos hotéis da cidade ficou 28,3% superior. Na comparação com março de 2011, houve alta 9%.
“Com os resultados, podemos chegar a algumas conclusões interessantes. Sabemos, por exemplo, que apesar de uma leve baixa na ocupação hoteleira no fim do ano passado e nos dois primeiros meses do ano, provavelmente em razão da crise internacional, a excelente média de março já pode representar a recuperação e uma boa tendência de para o restante do ano”, explica o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.

TRIMESTRE E OCUPAÇÃO AOS FINAIS DE SEMANA

No trimestre, a taxa de ocupação na cidade de São Paulo ficou em 61,34%, quase estável na comparação com o mesmo período do ano passado.
Outro dado importante apresentado pelo estudo foi a alta na média de ocupação aos finais de semanas, durante o mês de março. No mês passado, a taxa de ocupação aos finais de semana ficou em 57,74%, 13 pontos percentuais a mais que o mês anterior, o que indica que o turismo de lazer vem ganhando espaço na cidade.

(Fonte : Info Money)

RIO GRANDE DO SUL VALIDA SEU PLANO DIRETOR DO TURISMO



Na tarde da ultima quinta-feira, dia 19, o Fórum Estadual do Turismo validou por unanimidade o Plano de Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Sul, que integra o Plano Diretor do Turismo elaborado pela Secretaria do Turismo (Setur). Entre outras ações, o plano apresenta os cinco desafios apontados pela Setur para o desenvolvimento do setor até 2015: implantar o sistema de gestão do turismo no RS, preparar o Estado para captar e realizar eventos; aumentar a competitividade das regiões turísticas, posicionar o produto turístico gaúcho no mercado nacional e internacional e fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação na iniciativa privada.
De acordo com a titular da Setur, Abgail Pereira, o Plano é o resultado do trabalho realizado em 2011. "Depois da nossa Conferência Estadual do Turismo, no final do ano passado, passamos por um período de planejamento a partir do que foi validado naquela ocasião. Em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) conseguimos reunir as proposições levantadas e traduzimos no que hoje definimos como o Plano Diretor do Turismo em que o Plano de Desenvolvimento Turístico está inserido, assim como o Plano de Marketing, que será apresentado até o final deste semestre", afirma.
A secretária destacou que a apresentação do plano ocorre em um momento especial pelo qual passa o setor. "Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo cresceu no mundo 4,5%, enquanto que a América do Sul apresentou um crescimento de cerca de 15%. Temos que tirar proveito dessa janela de oportunidades que se abre para alavancarmos o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado", avalia.
Coube ao secretário-adjunto da Setur, Márcio Cabral, fazer a apresentação do Plano de Desenvolvimento ao Fórum, que conta com a participação de representantes de todas as regiões turísticas do Rio Grande Sul. Cabral enalteceu o trabalho realizado por eles. "Tivemos um grande exemplo de mobilização na realização das conferências regionais e na nossa Conferência, que foi um marco para a política do turismo de todo o país. Retomamos essa discussão nesta tarde dentro do Plano Diretor do Turismo, cuja primeira parte está sendo entregue hoje a todos. Vamos validar essa proposta para abrir de forma decisiva a sua execução. Esse será o ponto de partida para um novo turismo no Rio Estado", acredita.

LANÇAMENTO OFICIAL

O Plano de Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Sul está estruturado na análise da situação atual do turismo, nos cenários que se apresentam a partir dela e nos eixos estratégicos, desafios, projetos e metas do setor. "Ele busca se relacionar com o desenvolvimento econômico e social do Estado. São as ações da vida real que precisamos definir para que todas as regiões gaúchas se desenvolvam de uma maneira homogênea. São 23 regiões que formam esse mosaico que queremos mostrar para o Brasil e para o mundo", ressalta Cabral.
O próximo passo da Setur é fazer o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Sul no dia 23 de maio, às 14h, no Palácio Piratini, com a presença do governador Tarso Genro, representantes do trade e da sociedade gaúcha.

(Fonte : Mercado & Eventos)

CAI 2,96% O Nº DE PASSAGEIROS EM VOOS INTERNACIONAIS



O movimento de passageiros nos voos internacionais operados por companhias brasileiras caiu 2,96% em março de 2012, na comparação com igual mês do ano passado, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a agência, na mesma base de comparação, a oferta registrou redução de 3,14%. De janeiro a março de 2012, a demanda registrou crescimento de 2,85% e a oferta caiu 2,35% quando comparadas com o mesmo período de 2011.
A GOL apresentou redução de 21,12% na demanda por seus voos internacionais em março de 2012 em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto a TAM registrou aumento de 0,93% no mesmo período.
A TAM, com 90,30% do mercado, e a GOL, com 9,70%, representaram praticamente a totalidade da participação das empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em março de 2012. A TAM registrou um aumento na sua participação em relação ao mesmo mês de 2011, da ordem de 4%, enquanto a GOL registrou queda de 18,72% no mesmo período.
A taxa média de ocupação dos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras alcançou 77,15% em março de 2012, contra 77,01% do mesmo mês de 2011, permanecendo praticamente estável no período. O resultado é o melhor aproveitamento para o mês de março desde 2007, segundo a Anac. Entre as líderes no mercado internacional, o aproveitamento da TAM em março foi de 79,50%, enquanto o da GOL ficou em 60,49%.
Os dados comparativos são elaborados com base nas operações regulares e não regulares de empresas brasileiras concessionárias dos serviços de transporte aéreo público de passageiros.

DEMANDA DOMÉSTICA

A demanda doméstica do transporte aéreo de passageiros (passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) cresceu 1,27% em março de 2012 quando comparada com o mesmo mês de 2011, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No primeiro trimestre de 2012, a expansão foi de 7,25% em relação ao mesmo período do ano passado.
As companhias Avianca e Trip tiveram as maiores taxas de crescimento da demanda, da ordem de 131% e 68,07%, respectivamente, em março de 2012 em relação a março de 2011, enquanto TAM e GOL registraram redução, de 7,73% e de 10,07%, respectivamente, no mesmo período.
A oferta (assentos-quilômetros oferecidos, ASK) no mercado doméstico apresentou crescimento de 6,99% em março passado em relação a março de 2011. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 11,33% também na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Anac, o resultado de março de 2012 representa o maior nível de oferta e de demanda do transporte aéreo doméstico para o mês de março desde o início da série, em 2000.

PARTICIPAÇÃO

A TAM e GOL lideraram o mercado doméstico em março de 2012, com participação de 38,25% e 34,44%, respectivamente. No acumulado do primeiro trimestre de 2012, a participação das duas empresas alcançou 39,42% e de 34,30%, respectivamente.
A soma da participação das líderes em março (72,70%) registrou queda de 9,99% em relação ao mesmo mês de 2011, que foi de 80,77% do mercado. No primeiro trimestre de 2012, TAM e GOL acumularam perda de participação de mercado de 5,77% e de 11,13%, respectivamente, quando comparada ao mesmo período de 2011.
A participação das demais empresas apresentou crescimento de 41,97%, passando de 19,23% em março de 2011 para 27,3% em março de 2012. No primeiro trimestre de 2012, o market share das demais empresas acumulou alta de 34,22% em relação ao mesmo período de 2011.
Entre as empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1%, Avianca e Trip registraram o maior crescimento na participação de mercado de março de 2012 quando comparada a março de 2011. A Avianca passou de 2,43% para 5,54% (crescimento de 127,98%) e a Trip de 2,61% para 4,33% (expansão de 65,96%), respectivamente.

TAXA DE OCUPAÇÃO

A taxa média de ocupação dos voos domésticos de passageiros foi de 66,31% em março de 2012, contra 70,06% de março de 2011, o que representou uma queda de 5,35%. No acumulado do primeiro trimestre de 2012, a redução foi de 3,66% quando comparado ao mesmo período de 2011.
Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1%, as maiores taxas de ocupação em março de 2012 foram alcançadas por Avianca e Azul, com 79,70% e 77,94%, respectivamente.

(Fonte : Ag. Estado de Notícias)

SUBCOMISSÃO DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TÁXIS AÉREOS


A Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil debaterá nessa terça-feira (24) as políticas públicas para táxis aéreos. Na mesma reunião, marcada para as 9h, será eleito o vice-presidente do colegiado. Ligada à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), a subcomissão é presidida pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO).
Foram convidados para participar da audiência pública o superintendente do Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo, Fernando Alberto dos Santos, e o presidente da Associação Brasileira de Táxis Aéreos, Milton Arantes Costa, além de representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A audiência faz parte do ciclo de debates promovido pela subcomissão sobre a aviação civil brasileira. Entre os temas que já foram debatidos estão a prevenção de acidentes, o desenvolvimento da aviação civil e o plano estratégico para a malha e sítios aeroviários federais

(Fonte : Ag. Senado de Notícias)

PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS SE PREPARAM PARA O 5º DIA NACIONAL DA ALEGRIA


Sessenta mil crianças carentes estão sendo esperadas em 21 parques temáticos e atrações turísticas de todo o Brasil, que abrirão gratuitamente para atender esse público nesta terça-feira (24).
Trata-se da 5ª edição do Dia Nacional da Alegria (DNA), ação de responsabilidade social promovida anualmente pelo Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat), em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra).
Idealizado pelo saudoso empresário Beto Carrero, em 2007, o DNA conta com a participação no Estado de São Paulo dos parques Magic City, O Mundo da Xuxa, Playcenter, Hopi Hari e Wet'n Wild.
Quatro unidades do Playland e 23 unidades do Show Play também integram a ação. Para receber as crianças, de seis a 12 anos - vindas de entidades assistenciais previamente cadastradas, os empreendimentos terão uma programação exclusiva e oferecerão passaporte, lanche e refrigerantes gratuitos a todos os participantes.
As atividades acontecem no horário de funcionamento de cada empreendimento.
Em todo o Brasil a ação pretende reunir cerca de  60 mil crianças. O Magic City, de Suzano (SP), irá receber 450 crianças, já em O Mundo da Xuxa estão sendo esperadas mais de 600 crianças, vindas de 11 instituições. O parque aquático Wet'n Wild receberá 41 instituições, totalizando 5 mil crianças. No Playcenter mais de 5 mil crianças, de 38 instituições, visitarão o empreendimento.       
Em Vinhedo (SP), o Hopi Hari receberá 7 mil crianças e adolescentes carentes de 92 instituições de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. As unidades do Playland e Show Play recebem juntas aproximadamente 1,9 mil crianças.
"A força de todas as edições anteriores do DNA deixa claro a importância desse evento. É extremamente agradável proporcionar momentos de muita diversão às crianças, principalmente àquelas que nunca tiveram oportunidade de experimentar esse tipo de atração", diz Alain Baldacci, presidente do Sindepat.
Além dos empreendimentos do Estado de São Paulo participam da ação: Beach Park, no Ceará; Ma-noa Park, no Rio Grande do Norte; Alpen Park, no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias, em Santa Catarina; Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, em Minas Gerais; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro; Complexo Turístico Itaipu, no Paraná; Hot Park, em Goiás; e Mirabilandia, em Pernambuco. Três unidades do Playland, localizadas em São Paulo também integram a ação.
Desde a primeira edição, realizada em 9 de abril de 2009, o DNA já recebeu mais de 300 mil crianças e se tornou a marca registrada do setor de parques temáticos e atrações turísticas. Além disso, a ação conta com o trabalho voluntário de aproximadamente 2 mil funcionários, presença de autoridades e personalidades e apoio de empresas parceiras como a Editora Panini e a Kimberly-Clark Brasil, entre outras.

SOBRE O SINDEPAT

O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 17 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Hopi Hari, Magic City, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet'n Wild, no Estado de São Paulo; Beach Park, no Ceará; Alpen Park, no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias, em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro; Cataratas do Iguaçu e Complexo Turístico Itaipu, no Paraná; Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, em Minas Gerais; Hot Park, em Goiás; Mirabilandia, em Pernambuco; e Ma-noa, no Rio Grande do Norte.

(Fonte : Ascom Sindepat)