terça-feira, 6 de novembro de 2012

ONU DISCUTE MEDIDAS PARA FACILITAR VIAGENS INTERNACIONAIS


A Organização Mundial do Turismo (OMT) e ministros do setor estão reunidos em Londres, nesta terça-feira, para debater políticas que melhorem a conexão entre fronteiras e diminuam a burocracia para obter um visto.
Segundo a diretora de comunicação da OMT, Sandra Carvão, a agência da ONU defende que os processos de entrada de estrangeiros em um país sejam simplificados.
"É necessário haver um equilíbrio entre aquilo que é segurança e o que é o crescimento turístico, porque o aumento da procura por turismo vai trazer mais crescimento econômico para todos os países. Recentemente, os líderes do G-20 comprometeram-se trabalhar em iniciativas que possam facilitar as viagens, exatamente para estimular o crescimento econômico", disse.
De acordo com Sandra Carvão, um estudo da OMT revelou que se os países do G-20 facilitassem as viagens, seriam criados 5 milhões de postos de trabalho até 2015.
Outro ponto abordado na reunião em Londres são as conexões aéreas limitadas, comuns em vários países da África, tanto em viagens internacionais e nacionais.
Representantes dos Ministérios do Turismo do Brasil, Portugal e Moçambique participam da reunião.

(Fonte : Radio ONU / imagem divulgação)

OMT APONTA IMPOSTOS E BUROCRACIA DOS VISTOS COMO ENTRAVES PARA O SETOR


A burocracia na emissão de vistos em alguns países e a alta carga tributária, queixas constantes da indústria do Turismo no Brasil, foram apontados hoje como entraves pelos representantes da Organização Mundial de Turismo para o crescimento da indústria e expansão do setor. Na opinião de Taleb Rifai, secretário executivo da OMT, os entraves não serão suficientes para um crescimento de 4% da indústria de viagens este ano que deve comemorar 1 bilhão de viajantes na primeira quinzena de dezembro. "Mesmo com a crise e estes entraves é importante observar que cada vez mais as pessoas continuam viajando e para isso muito tem contribuído as novas tecnologias", admitiu.
O Encontro de Ministros foi aberto por Fiona Jeffery, chairman da WTM que destacou os novos desafios e pediu maior união do setor para troca de experiências.

(Fonte : Mercado & Eventos)

DEPUTADOS AUTORIZAM MUNICÍPIOS A ISENTAR DE ISS SERVIÇOS RELACIONADOS À COPA


O Plenário aprovou, por 304 votos a 13 e 2 abstenções, o Projeto de Lei Complementar 579/10, do Executivo, que permite ao Distrito Federal e aos municípios concederem isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) incidentes em fatos geradores relacionados à realização das copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014).
Aprovada na forma de uma emenda substitutiva do relator pela Comissão de Turismo e Desporto, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), a matéria será analisada ainda pelo Senado.
Segundo o texto, que incorporou sugestões de emenda do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), deverá haver leis municipais e do Distrito Federal especificando as regras para a isenção e esses governos terão de apresentar estimativa da relação custo/beneficio da isenção, os objetivos e as metas pretendidas, considerando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e os níveis de investimento e emprego pretendidos.

Internet

Os benefícios poderão ser concedidos à Federação Internacional de Futebol (Fifa), aos prestadores de serviços da federação, à emissora oficial da entidade, à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e às construtoras dos estádios que façam parte do Regime Especial de Tributação (Recopa) relativo a tributos federais.
As leis deverão conter também demonstrativo de cumprimento das metas e dos níveis de investimento e emprego efetivamente alcançados, já que as obras estão em andamento.
Todas as informações relativas à lei complementar e às leis específicas terão de ser publicadas na internet, especialmente, no caso das isenções, o valor e o tipo de serviço, a renúncia fiscal correspondente e o beneficiário.

Compromissos e lucros

Segundo o relator Leonardo Picciani, a isenção será compensada pelas competições. "A realização do evento será vantajosa para o Brasil", disse.
Já o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), afirmou que o Brasil não deveria conceder mais benefícios à Fifa, uma entidade privada. “Ela terá lucros monumentais com a Copa. É dar dinheiro público para garantir o lucro de meia dúzia de cartolas que estão sendo investigados por corrupção", criticou.
O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), rebateu as críticas. Para ele, a isenção faz parte do acordo que viabilizou a escolha do Brasil como sede da Copa. "Se o Brasil não tivesse, como qualquer outro país, aceitado a regra geral da Fifa, sequer entraria na disputa. É preciso honrar os compromissos assumidos" , disse.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

SP E RJ RECEBERÃO EVENTO DE VIAGEM DE ALTO PADRÃO EM 2013


Em 2013 o Rio de Janeiro será sede de um dos maiores eventos de viagem de luxo, o “Travelweek” chega a cidade, pela primeira vez, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2013 com cerca de 400 expositores.
O evento será realizado no Copacabana Palace e contará com fornecedores de turismo de alto padrão mundial, entre eles Four Seasons Hotels, Orient-Express, Mandarin Oriental, Hyatt Hotels & Resorts, Pesinsula Hotels, Dorchester Hotels, Relais e Chateaux, Ritz-Carlton
São Paulo também recebera o evento em 2013, que está marcado para os dias 16,17,18 e 19 de abril.
Na última edição do evento, em abril de 2012, em São Paulo, 459 marcas participaram como expositoras, registrando um crescimento de 20% no número de expositores em relação a 2011.
Ainda 82% das marcas expositoras estiveram presentes nas duas edições e 400 agentes de viagens do Brasil, da América Latina e dos Estados Unidos participaram da exposição

(Fonte : InfoMoney)

GROUPON: "MIL PACOTES DE VIAGEM POR DIA"


Ofertas de viagem nos sites de compras coletivas são hoje responsáveis por grande parte das vendas, segundo Miguel Queimado, CEO do Groupon Brasil. “Vendemos mais de mil pacotes de hotel e viagem no site por dia. Sabemos desse potencial, e o setor de hotelaria e viagens é um pilar central na estratégia do Groupon, é o Groupon Viagens. A gente reconhece uma oportunidade muito material em curto prazo, e temos confiança de conquistar esse mercado que cresce muito”.
No final do mês de agosto o site de compras coletivas Groupon alcançou a marca de 12 milhões de vouchers vendidos em sua operação no Brasil desde 2010. Para Miguel Queimado esse número representa a confiança do consumidor brasileiro no serviço prestado pelo portal.
“O Groupon e todo mercado de compras coletivas viveu as duas fases desse comércio. Os primeiros quatro meses, de novidade e entusiasmo. E, posteriormente, dois anos que se seguiram, com o desafio da execução, para apresentar um serviço de qualidade para o cliente final, e conseguir conquistar a confiança para ele voltar. Esse é o segredo e a estratégia: prestar um serviço de qualidade para que ele volte. Você só consegue vender 12 milhões de vouchers, tendo a confiança do cliente, por ele saber que oferecemos um serviço de qualidade e volta buscando produtos de seu interesse”.
Miguel também falou sobre três tendências que as mídias sociais e os agentes de viagem passaram nesse período de desenvolvimento da internet. “A primeira é que cada vez mais o cliente está migrando das compras offline para online. Isso não é tendência somente das compras de viagem, é uma tendência geral em torno de compras, o que é importante ressaltar. A segunda é que cada vez mais as compras são formadas por comparadores de preços ou agregadores. Ou seja, o cliente final vai à Internet para comparar as várias opções de viagem, uma vez que ela é um local mais prático para informar as decisões de compra. E a terceira tendência é o crescimento e a maturação, da ideia que a recomendação é o principal impulsionador da compra. Ou seja, na Internet, as compras coletivas e as redes sociais podem ser um apoio muito grande”.
Ele reconhecer essas três tendências não é apenas uma oportunidade para os agentes de viagem, mas sim uma realidade. “A Internet veio para ficar e é cada vez mais relevante, um local de prestação de serviços agregados para informar. É uma oportunidade onde as empresas podem ter grande visibilidade, muito rápido, e com custo baixo. É um canal de divulgação e distribuição, e ainda é mais interessante já que as grandes operadoras são conhecidas nesse âmbito geral do Turismo por terem mais espaço. A questão é como as operadoras de porte médio e pequeno vão se posicionar para conseguir esse mercado e as redes sociais são uma boa alternativa”.
O CEO do Groupon no Brasil aproveitou para falar do serviço exclusivo que o site oferece para aqueles que buscam pacotes de viagem e outras vantagens na hora de viajar. “O Groupon permite a qualquer empresa do setor conseguir uma divulgação massificada sem investimento em mídia. As empresas que quiserem atingir uma base de dados com 23 milhões de clientes cadastrados voluntariamente, precisam fazer uma oferta com preço descontado, sem investimentos, que é a proposta do Groupon. Com essa oferta eles terão a chance de mostrar seu produto aos 23 milhões de cadastrados, o que faz a Internet ser uma enorme oportunidade”.

SITE EXCLUSIVO PARA VIAGENS

O Groupon Brasil tem desde o final de setembro um novo portal exclusivo para Turismo (viagens.groupon.com.br). Com um visual renovado, a página reúne atrações, como pacotes para destinos paradisíacos, passeios de aventura e viagens nacionais e internacionais para toda a família. O canal passa a centralizar as oportunidades lançadas pelo Groupon diariamente, permitindo que os usuários fiquem por dentro das novidades sem sair da página.
A nova aparência veio acompanhada de inovações tecnológicas, como a instalação de uma ferramenta de busca intuitiva e de abas temáticas. As mudanças permitem que os internautas encontrem ofertas de uma maneira descomplicada. Com as alterações, as oportunidades do Groupon passam a ser divididas em pacotes, hospedagem e cruzeiros, um espaço inédito dedicado a viagens náuticas

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

INICIADA A CONSTRUÇÃO DO GRAND HYATT RIO DE JANEIRO QUE ABRIRÁ NO 2S15


A Hyatt Hotels Corporation inicia este mês a construção do segundo empreendimento da marca no Brasil, o Grand Hyatt Rio de Janeiro. O novo hotel faz parte do plano de expansão da rede Hyatt, que até 2016 terá 22 unidades em operação na América Latina. Com previsão de inauguração no segundo semestre de 2015, o empreendimento localizado na Barra da Tijuca e projetado sob o conceito de resort urbano, adicionará 436 apartamentos à rede hoteleira carioca.
“Aumentar a presença da Hyatt no Brasil é um componente essencial na nossa estratégia de expansão internacional. O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país e um consolidado destino internacional. E a Barra da Tijuca vem se mostrando um bairro muito atraente para quem viaja a negócios ou a lazer”, destaca Myles McGourty, vice-presidente sênior na América Latina para a Hyatt Hotels & Resorts.
O empreendimento contará também com dois prédios residenciais sob a chancela Grand Hyatt Residences, que serão desenvolvidos pela Loteum. O Grand Hyatt Rio de Janeiro irá se integrar ao cotidiano carioca a partir de três restaurantes assinados por Arthur Casas, um lounge/bar, bar à beira da piscina, academia e spa, além de uma completa infraestrutura para reuniões e eventos. A construção ocupará parte de um terreno de 45.000 m2 de frente para a praia da Barra e para a Lagoa de Marapendi, ao lado do Parque Natural da Barra da Tijuca.

(Fonte : Business Travel Magazine)

MOSSORÓ (RN) GANHA PRIMEIRA UNIDADE DA MARCA IBIS


A cidade de Mossoró (RN), a 280 quilômetros de Natal e 250 quilômetros de Fortaleza, ganhou uma unidade do hotel da marca Ibis, do grupo Accor. O empreendimento abriu oficialmente hoje. O estabelecimento recebeu investimentos de R$ 17 milhões e conta 154 quartos.
"A cidade de Mossoró possui uma das maiores economias do Nordeste, sendo protagonista no desenvolvimento do Rio Grande do Norte lado a lado com a capital Natal. Por conta disso, nossa intenção é levar à cidade o padrão de qualidade da marca Ibis, oferecendo a melhor relação serviço, qualidade, preço da região para os turistas que viajam a negócios e a lazer”, explica o diretor de Operações Ibis na América Latina, Franck Pruvost.
O Ibis Mossoró conta com internet wi-fi grátis, bar Comes & Bebes aberto 24 horas, restaurante A Boa Mesa Rouge, café da manhã a partir das 4h, bufê completo das 6h30 às 10h, e o café da manhã fora de hora até às 12h. Além disso, o hotel conta com cinco salas de convenções para 350 pessoas.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

PETRÓPOLIS INICIA FESTIVAL DE GASTRONOMIA NO PRÓXIMO SÁBADO


Começa no próximo sábado a 12ª edição do festival Petrópolis Gourmet, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.
Neste ano, o evento faz uma homenagem à gastronomia dos estados do Sudeste.
O público estimado para os dez dias é de 15 mil pessoas.
Vinte e sete restaurantes participam do festival este ano, com o desafio de preparar menus especiais que ressaltem a diversidade e riqueza das culinárias carioca, capixaba, mineira e paulista.
Entre eles está o Bistrô da Valéria, que homenageará o Rio, São Paulo e Minas Gerais, o Solar Fazenda do Cedro, com prato para o Rio de Janeiro, a Pousada dos Pirineus, que terá menu inspirado em Minas e o Solar do Império, no centro de Petrópolis, que escolheu o Espírito Santo.

PASSEIO

Além de saborear os pratos, os turistas podem aproveitar o evento para visitar o Museu Imperial, no centro histórico da cidade, e bairros e distritos, como Itaipava e Araras.
No site do evento é possível conferir a programação completa.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

SERVIÇO EXTRA A BORDO


As companhias aéreas terão faturamento de US$ 36,1 bilhões (R$ 73,5 bilhões) com serviços complementares neste ano, segundo pesquisa da IdeaWorksCompany, consultoria do setor, e da Amadeus, multinacional de TI para o mercado de turismo.
O pagamento por excesso de bagagem, a venda de alimentos e as comissões recebidas sobre reservas de hotéis estão entre os itens incluídos no cálculo.
O valor é 11,3% maior que o registrado em 2011. Apesar da alta, haverá queda na participação dos serviços extras no faturamento total das companhias - de 5,6% em 2011 para 5,4% neste ano.
Na América Latina, será registrada a maior expansão do segmento - alta de 30,2%.
"O mercado aéreo ainda não é maduro nessa região. Por isso cresce mais. Em outros locais, já é bastante segmentando e há mais pessoas que não se preocupam com o conforto", diz Gustavo Murad, da Amadeus.
Os serviços de viagens (aluguéis de carro e reservas de hotel) e de milhas são os que mais gerarão receita entre os extras de companhias tradicionais de fora dos EUA - cada um com 30% do total.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

DELTA MUDA SEDE DE DIVISÃO DOS EUA PARA SP


A Delta Air Lines anunciou ontem que a sua sede comercial para a América Latina e Caribe vai mudar de Atlanta, nos Estados Unidos, para São Paulo. A Delta se torna a primeira companhia aérea norte-americana a ter um vice-presidente dedicado para a região morando na cidade brasileira.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

OPERAÇÕES DA AZUL E DA TRIP MUDAM HOJE PARA O TERMINAL 4 DE GUARULHOS


A partir de hoje, dia 6, todos os clientes da Azul e da Trip serão atendidos no Terminal 4 (TPS4) do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) - não haverá mais atendimento no Terminal 1, Asa B. Dessa forma, os clientes das duas companhias devem se dirigir ao Terminal 4 para embarcar, despachar suas bagagens, fazer o check-in e receber passageiros chegando a São Paulo.

(Fonte : Business Travel Magazine)