quarta-feira, 17 de março de 2010

FÓRUM PANROTAS / TENDÊNCIAS DO TURISMO DEBATE IMPORTANTES ASSUNTOS DO SETOR



O Fórum Panrotas – Tendências do Turismo, realizado em São Paulo nos dias 15 e 16 de março, teve em sua abertura um recado importante para o setor: “O TURISMO ESTÁ ACIMA DE PARTIDOS POLÍTICOS E DE ELEIÇÕES”.
Textualmente as palavras foram do presidente da Panrotas, Guillermo Alcorta, levantando algumas das principais questões que envolvem o setor, como infraestrutura e a relação do trade com o Governo Federal.
A oitava edição do Fórum Panrotas aconteceu em aliança institucional com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), parceria com o Ministério do Turismo e patrocínio/apoio de diversas empresas.
Alcorta lembrou ao público presente que o turismo deixou de ser uma atividade de lazer para se tornar um importante segmento da economia desde a criação do Ministério do Turismo. Segundo ele, esse era um dos objetivos – conseguido com êxito – porem ainda existem muitas coisas a serem resolvidas, entre elas a burocracia para a obtenção dos vistos para estrangeiros como um entrave para o desenvolvimento do turismo. Alcorta citou ainda outras preocupações como os investimentos em infraestrutura, principalmente para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

PARCERIA PELO TURISMO

Parceria é a palavra que rege e viabiliza o desenvolvimento da atividade, com inclusão e sustentabilidade ambiental
O Ministério do Turismo articula políticas, por meio de ações com outros ministérios, governos estaduais e municipais, com o poder legislativo, setor empresarial, sociedade civil, integrando políticas públicas e iniciativa privada.
O trabalho em parceria com o Conselho Nacional de Turismo, do qual participam as entidades do trade, e com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo é de suma importância para o fortalecimento do setor, legitimando e subsidiando as ações do ministério e seus parceiros.
Este modelo de gestão tem se mostrado eficiente, o que se reflete nos números que o turismo no Brasil tem apresentado, nos sucessivos recordes alcançados, na conquista de eventos importantes e decisivos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016.
Na abertura do Fórum Panrotas 2010, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, frisou que o turismo no Brasil crescerá cerca de 6% acima da economia do país. E que a parceria constante com entidades do setor, buscando o desenvolvimento sustentável do mercado, foi uma das principais ações que possibilitaram chegar a esse percentual de destaque. Barretto destacou às lideranças do trade presentes e ao público que lotou o centro de eventos da Fecomércio que, desde 2003, foram investidos pelo Ministério, mais de R$ 6 bilhões apenas em infraestrutura turística (aeroportos regionais, pavimentação de estradas, urbanização de orlas e sinalização turística estão entre os principais investimentos realizados pelo Ministério do Turismo nos últimos sete anos, investidos por meio de parcerias com estados e municípios).
Segundo o ministro, “o turismo da ponta é feito pela iniciativa privada e pelas prefeituras dos Estados. Nosso trabalho é dar condições para que o setor tenha cada vez menos barreiras para enfrentar”. E seguiu : “o turismo está se fortalecendo a cada ano. Para se ter uma idéia, quando o Ministério do Turismo foi criado, nosso orçamento era de R$ 400 mil. Hoje, administramos uma verba de mais de R$ 4 bilhões. Isso mostra a sensibilidade do governo para com a indústria.” Barretto afirmou que o objetivo do Mtur é dotar os destinos de infraestrutura para que o turista seja recebido de uma melhor forma e tenha condições de passar mais tempo no destino, gerando emprego e renda para a região.
Um dado importante apresentado foi o crescimento da entrada de divisas internacionais no País. Os recursos que os estrangeiros deixam no Brasil desde 2003, foram mais que dobrados, passando de US$ 2,3 bilhões para 5,3 bilhões no ano passado e que, embora houvesse uma queda de 8%, 2009 foi o segundo melhor ano.
Já é sentida uma lenta recuperação dos grandes mercados emissores para o país, como a Europa e Estados Unidos, mas a aposta maior do governo para o ano de 2010 são o mercado interno e o mercado sulmamericano.
Somente um terço dos visitantes estrangeiros que chegam ao Brasil são da América do Sul e Barretto afirma que temos condições de aumentar bastante esse número. Em relação ao mercado interno, mais de 20 milhões de pessoas entraram no mercado de consumo e esse número segue em crescimento. Para este ano serão destinados R$ 30 milhões para promoção internacional.

NOVO RECORDE HISTÓRICO

Os desembarques domésticos no ano passado foram de 55,9 milhões, superando em quase 15% o recorde anterior, registrado em 2007. No acumulado de fevereiro de 2009 a janeiro de 2010, o total de desembarques domésticos foi superior a 57 milhões. Os dados internacionais de janeiro passado também são positivos. Foram 734.636 desembarques internacionais, o que corresponde a 12,23% em relação a janeiro de 2009.
Depois de um ano difícil, o ministro do Turismo afirma que vivemos um momento especial e que o otimismo no setor turístico é evidente. Além das boas perspectivas com base nos números acima, existe tambem a avaliação feita pela 6ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, onde destaca-se que, comparativamente a 2009, a expectativa dos empresários é de um aumento de 14,6% no faturamento para 2010.

4 EIXOS DE ATUAÇÃO : QUALIFICAÇÃO / INFRAESTRUTURA TURÍSTICA / PROMOÇÃO / HOTELARIA

O ministro também falou os investimentos feitos em qualificação, que somam R$ 248,8 milhões nos últimos sete anos, e projetou investimentos de mais R$ 440 milhões nos próximos anos na preparação da mão de obra para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
Além da qualificação, para os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016, o Ministério do Turismo investirá em infraestrutura turística, promoção e em hotelaria. “Estes são os nossos grandes eixos de ação para os próximos anos”, disse Barretto, lembrando que para permitir a construção de novos hotéis e ampliação e a reforma dos já existentes, o MTur em parceria com os bancos públicos acaba de lançar linhas de crédito que totalizam R$ 1,8 bilhão, sendo R$ 1 bilhão do BNDES e R$ 800 milhões provenientes dos Fundos Constitucionais.

INFRAESTRUTURA TURÍSTICA: com recursos do orçamento e do Prodetur o Mtur esta investindo na melhoria dos equipamentos turísticos brasileiros. Com obras do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal está investindo na infraestrutura do país

QUALIFICAÇÃO: com a colaboração de estados e prefeituras, de ONGs e das entidades do setor, o MTur esta qualificando mão-de-obra turística para melhorar a oferta de serviços na Copa e nas Olimpíadas. A meta é treinar 306 mil profissionais até 2014, ao custo de R$ 440 milhões

PROMOÇÃO: a Copa e as Olimpíadas são uma grande vitrine para o Brasil. Para aproveitar ao máximo esta oportunidade, o MTur acaba de lançar na Internet (Youtube e Google) uma ferramenta inédita de informações sobre o Brasil. A repercussão é mundial. Nos dias que se seguiram ao lançamento, este foi o quinto assunto mais comentado do Twitter
Ainda com relação à promoção, será mantida a Casa Brasil em funcionamento numa das regiões mais nobres de Joanesburgo, durante a Copa da África do Sul. Para reforçar a promoção do Brasil no exterior, em 2010, o orçamento da Embratur para marketing será de R$ 140 milhões. Um acréscimo de quase 50% sobre os valores de 2005 (R$ 91,4 milhões)

HOTELARIA: Para permitir a construção de novos hotéis e ampliação e a reforma dos já existentes, o Ministério do Turismo em parceria com os bancos públicos lançou as linhas de crédito que totalizam R$ 1,8 bilhão:
BNDES: ProCopa Turismo: R$ 1bilhão
Fundos Constitucionais:R$ 800 milhões

CRÉDITO / RECURSOS DA UNIÃO IMPULSIONAM SETOR TURÍSTICO

Além das linhas de financiamento visando à melhoria do setor turístico para a Copa e as Olimpíadas, a oferta de crédito ao setor tem sido contínua e crescente. Desde 2003, o aumento foi de 400%
Em 2009, o valor dos financiamentos concedidos pelas instituições financeiras federais chegou a quase R$ 5,6 bilhões, um aumento de 55,5%, comparado ao ano anterior.

RESULTADO / BRASIL EM BOA POSIÇÃO NO RANKING WTTC

O WTTC - World Travel & Tourism Council, entidade que reúne os maiores empresários de turismo no mundo, divulgou na última 5ª feira, durante a ITB Berlim, o estudo anual “Viagens e Turismo: Impacto Econômico”. O estudo é feito em cooperação com a Oxford Economics, com dados coletados em 181 países. O Brasil aparece com destaque, em 13º lugar no ranking de países (181 ao todo), que leva em conta vários indicadores do setor - importância do turismo para o PIB, geração de empregos, divisas geradas por turistas internacionais e investimentos públicos e privados. O Brasil permanecer na 13ª posição em um ano de crise mundial é positivo. E o país ainda está entre os 10 primeiros países que devem produzir o maior volume em termos absolutos de PIB do turismo (10º lugar); na geração de empregos (diretos e indiretos) do setor (7º); na geração de empregos diretos no setor (5º); na rapidez de crescimento dos investimentos no setor (5º)

AÇÕES DO LEGISLATIVO

O ano de 2010 será de muito trabalho para as comissões de Turismo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Pelo menos é o que os empresários do setor de turismo esperam, diante do grande número leis em tramitação nas duas Casas, aguardando votação.
Convidados do 8º. Fórum Panrotas, e participando do debate sobre Integração e Diálogo com o Mercado o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, senador Neuto de Conto (PMDB-SC) e a presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO); falaram sobre as expectativas do legislativo para 2010 e ouviram empresários ligados ao setor.
Segundo a deputada Raquel Teixeira, o Brasil tem muitos desafios pela frente, entre eles, dotar o país de infraestrutura turística, aprimorar a legislação vigente e qualificar a mão de obra para os grandes eventos esportivos da década. A presidente da CTD disse que a pressão da sociedade pode ser uma importante ferramenta para sensibilizar os parlamentares a incluírem projetos relevantes nas pautas de votação. Segundo ela, a decisão do Congresso Nacional de pautar um projeto para votação muitas vezes é tomada a partir da importância que ele tem para a sociedade. “Por isso a importância de pressionar os parlamentares de suas cidades a incluírem os projetos de interesse na pauta da votação. A Câmara e o Senado são sensíveis à pressão da sociedade”, disse.
Segundo afirmou, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, solicitou aos parlamentares que indiquem cinco projetos prioritários para serem votados este ano. “A pressão para que os projetos de interesse do setor sejam incluidos nessa lista deve partir de vocês”, desafiou a deputada.

HOTELARIA TRANQUILA EM RELAÇÃO À COPA DO MUNDO

Participando do painel Integração e Diálogo com o Mercado, o presidente do FOHB, Rafael Guaspari, afirmou que o setor hoteleiro está tranquilo em relação à oferta de quartos para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014. “Não vemos problemas com hospedagem para a Copa.
Guaspari afirmou que em um raio de 150 km das cidades-sede, não há necessidade de novos empreendimentos e que em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, até sobram quartos. As preocupações da entidade são em relação a Manaus (AM) e Cuiabá (MT) antes do evento esportivo, que ainda apresentam problemas mais imediatos.
O empresário também apontou uma outra preocupação : em relação à superoferta hoteleira que poderia ocorrer com as perspectivas de crescimento da demanda e o próprio estimulo do governo para a construção de novos empreendimentos.
O ministro Barretto afirmou que o papel do governo é ser o indutor para o desenvolvimento do setor, mas que não pode impor restrições para quem deseja investir. E finalizou dizendo que o segmento de hospedagem está amadurecido no País e que acredita que o mercado irá se auto-regular.

FLEXIBILIZAÇÃO DOS VISTOS / BRASIL COM CULTURA TURISTICA

A deputada Raquel Teixeira enfatizou uma questão que, segundo a sua opinião particular, é essencial para o desenvolvimento do turismo: a flexibilização dos vistos. Problemas sérios de legislação são enfrentados quanto a essa questão, mas o trabalho do Congresso é justamente atuar junto às pastas para solucionar esses problemas pontuais. E lembrou também o problema da infraestrutura aeroportuária, comprometendo-se a acompanhar de perto esse tema.
A deputada questionou o modo como o Brasil se divulga como destino turístico. Para ela, mais que capacitar profissionais, é preciso criar uma cultura junto à população, uma educação voltada à recepção de pessoas. “Não podemos receber eventos como a Copa e os Jogos Olímpicos se não criarmos mecanismos para fidelizar os visitantes”, afirmou.

ASCENSÃO DA CLASSE C BRASILEIRA

A ascensão da classe C brasileira foi o tema principal de um debate iniciado pelo coordenador da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Côrtes Neri, durante a o Fórum Panrotas. Marcelo apresentou um estudo detalhado da FGV sobre esse novo perfil de consumidor.
Néri compartilhou o painel com empresários do setor para discutir uma importante questão : COMO ATINGIR ESTE NOVO CONSUMIDOR ?
Os debatedores concordaram que a classe C é uma ótima oportunidade de negócios para as empresas, mas é preciso estudá-la mais a fundo para que resultados desejados sejam alcançados.
Um dado divulgado por Marcelo Côrtes Neri chamou a atenção e evidenciou a necessidade do mercado de criar novas diretrizes para atender a este público. Segundo ele, cerca de 36 milhões de pessoas entrarão para as classes A, B e C até 2014. “Se o País mantiver o crescimento que está apresentando nos últimos anos, com certeza teremos um novo Brasil até a Copa do Mundo.”

AVIAÇÃO

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a nova regulamentação dos direitos dos passageiros do transporte aéreo em casos de voos atrasados ou cancelados, além das situações de preterição (impedimento do embarque por necessidade de troca de aeronave ou overbooking). A Resolução nº 141, publicada na segunda-feira (15 de março) no Diário Oficial da União, entra em vigor em junho, pouco antes das férias escolares.
A resolução da agência trata especificamente da assistência devida ao passageiro por problemas gerados pelas companhias aéreas e não depende da aprovação do Congresso Nacional.
As principais inovações trazidas pela norma da Anac estão na redução do prazo em que a empresa deve prestar assistência ao passageiro, na ampliação do direito à informação e na obrigação de reacomodação imediata nos casos de voos cancelados, interrompidos e para os passageiros preteridos de embarcar em voos com reserva confirmada. Pela norma anterior, a companhia aérea pode esperar até quatro horas antes de começar a providenciar reacomodação em outro voo, reembolso do valor pago ou mesmo facilidades de comunicação e alimentação para o passageiro prejudicado. Com a nova regulamentação, grande parte dessas providências passa a ser imediata. A mudança representa um avanço significativo dos direitos dos passageiros do transporte aéreo. A prestação de informação será ainda mais uma obrigação da empresa. Em casos de atrasos, cancelamentos ou preterição, a companhia aérea passa a ser obrigada a comunicar os direitos do passageiro, inclusive entregando a ele um folheto com essa informação. Caso solicitado, a empresa também terá que emitir uma declaração por escrito confirmando o ocorrido.
Além disso, a nova regulamentação prevê que a companhia possa oferecer outro tipo de transporte (rodoviário, por exemplo) para completar um voo que tenha sido cancelado ou interrompido, desde que o passageiro concorde. Caso contrário, ele poderá aguardar o próximo voo disponível ou mesmo desistir da viagem, tendo direito ao reembolso integral do bilhete. Quanto ao prazo de reembolso, ele passa a ser solicitado imediatamente nos casos de preterição, cancelamento e quando houver estimativa de atraso superior a 4 horas. A devolução do valor será feita de acordo com o meio de pagamento. Por exemplo, se a passagem já está quitada, o reembolso será imediato, por transferência bancária ou mesmo em dinheiro. Já no caso de um bilhete financiado no cartão de crédito e com parcelas a vencer, o reembolso terá de obedecer à política da administradora do cartão.


ASSISTÊNCIA MATERIAL


Segundo a antiga regulamentação, somente após quatro horas do horário marcado para o voo o passageiro tem acesso a facilidades de comunicação (telefone, internet ou outro meio), alimentação e, se for o caso, hospedagem e transporte aeroporto-hotel-aeroporto. A partir de junho, essa assistência será gradual de acordo com o tempo de espera. Após uma hora do horário previsto para decolagem, a empresa deverá oferecer algum meio de comunicação. Após duas horas, alimentação. Esses direitos são garantidos mesmo se o passageiro já tiver embarcado e estiver dentro da aeronave em solo. Após quatro horas, é exigida também a acomodação em local adequado (salas de espera vip, por exemplo) ou mesmo em hotel, se for o caso.
Por sua característica, o transporte aéreo sempre estará sujeito a circunstâncias como atrasos e cancelamentos. Segundo a Anac, o objetivo do novo regulamento é harmonizar a relação entre a empresa e o passageiro, minimizando o impacto prejudicial ao consumidor gerado por problemas causados pelas empresas aéreas. Num momento em que se observa um aumento expressivo da demanda por transporte aéreo no Brasil – 17% de crescimento de 2008 para 2009 – a Agencia deseja ampliar os direitos dos passageiros, sem gerar custos excessivos, para que isso não seja repassado ao consumidor.
O descumprimento das normas configura infração às condições gerais de transporte e podem resultar em multas às companhias de R$ 4 mil a R$ 10 mil por evento.
A Resolução nº 141 substitui a Portaria nº 676/CG-5/2000 na disciplina dos direitos e garantias do passageiro quando o contrato de transporte firmado com a companhia aérea é descumprido, por motivos de atraso, cancelamento de voos ou de preterição de passageiros. A mudança teve origem em discussões internas da Anac sobre a inadequação da regulamentação vigente e, especialmente, na Ação Civil Pública em trâmite perante a 6ª Vara Federal de São Paulo, que determinou à Agência a reavaliação da portaria.
Na página da Anac na internet está disponível a íntegra da Resolução, no endereço: www.anac.gov.br/biblioteca/resolucao/2010/RA2010-0141.pdf

A presidente da Anac, Solange Vieira, participou do Fórum Panrotas 2010 e esclareceu sobre a maior preocupação apresentada pelos empresários presentes : se os aeroportos do país terão condições de receber os turistas que vierem para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.
Segundo Solange, os aeroportos não serão problema. A Copa do Mundo dura apenas um mês, e ela crê ser viável convencer Ministério Público Federal a liberar o funcionamento 24h por dia dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. Para 2016, os jogos olímpicos serão apenas no Rio de Janeiro, exatamente onde está o maior aeroporto do país, e que hoje está ocioso, afirmou a presidente da Anac.
Solange reconhece que a infraestrutura aeroportuária é deficitária, mas esse problema está sendo resolvido de acordo com o cronograma previsto pela Infraero, que não se baseou nesses eventos para trabalhar nos aeroportos.

POTENCIALIDADES BRASILEIRAS AJUDAM O PAÍS A A REPOSICIONAR IMAGEM

Fábio Giambiagi, economista do BNDES e autor do Livro Brasil em Perspectiva, fez uma avaliação sobre o atual momento do Brasil no cenário econômico mundial. Para Giambiagi, o país vive um momento de grandes oportunidades, principalmente tendo em vista a realização de eventos importantes como a Copa de 2014 e a Olimpíada em 2016, projetando assim uma imagem positiva no mercado internacional. E atribuiu o fato ao que denominou de “divino tripé”, fatores que são associados às potencialidade do País e contam com “uma ajudinha de Deus”. São eles o etanol, a fertilidade do solo e seus alimentos, e o petróleo. O economista afirmou que com isso o Brasil tem mais facilidade de se apresentar e se vender ao mundo. E que mesmo depois da crise, o país continua bem posicionado no cenário mundial.
Giambiagi ressaltou a necessidade de se organizar bem os dois grandes eventos agendados para 2014 e 2016, destacando a grande oportunidade do país promover sua imagem, porem necessitando fazer os investimentos necessários para estruturar sua infraestrutura e gerar atratividade futura.

PARQUE DA DISNEY NO RIO DE JANEIRO

Giambiagi foi enfático ao afirmar que todos esses fatores econômicos, aliados ao potencial turístico do País, justificaria um parque temático da Disney na cidade do Rio de Janeiro. “Além da expansão do Grupo Disney, o parque representaria uma assimilação cultural entre os Estados Unidos e o Brasil, além de beneficiar toda uma imensa população local”, afirmou o economista.

IMAGEM DO BRASIL NO EXTERIOR : PAÍS MODERNO

“Somos vistos hoje como um país moderno, que toma a frente no debate sobre energia limpa e renovável e não se omite sobre os principais temas mundiais”, afirmou Jeanine Pires, presidente da Embratur, no Fórum.
A posição ocupada pelo Brasil nos últimos anos no cenário mundial é uma das principais formas de promoção que o país podia ter. “O mundo nos vê hoje com outros olhos, e assim fica mais fácil vender o Brasil como destino”, completou.
Jeanine ainda falou sobre os dados da apresentados pela World Travel & Tourism Council (WTTC), afirmando que o país também aparece entre os 10 primeiros países que devem produzir o maior volume em termos absolutos de PIB do turismo (10º lugar); na geração de empregos (diretos e indiretos) do setor (7º); na geração de empregos diretos no setor (5º); na rapidez de crescimento dos investimentos no setor (5º).

PESQUISA VISA

O norte americano Paul Wilke, diretor sênior de Relações Corporativas da Visa, apresentou um estudo que revela os dados sobre os gastos de turistas estrangeiros no Brasil. Os portadores de cartões Visa International contribuem com cerca de US$ 5 milhões para a indústria de turismo brasileira. Os gastos de estrangeiros no Brasil registrou uma leve queda de US$ 1,9 bilhão, em 2008, para US$ 1,85 bilhão em 2009. Os americanos representam 25% do total dos gastos, com aproximadamente US$ 450 milhões. Em seguida estão França, Portugal, Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Argentina e Suíça.

DIREITOS DO CONSUMIDOR


O tema do painel sobre direitos do consumidor foi direcionado para a responsabilidade solidária de agências e operadoras de turismo. E foi bastante polemico. Diante do impasse entre o Procon SP e as agências de viagens, o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Carlos Silva, propôs que o Ministério do Turismo reúna as partes para que se chegue a um entendimento sobre o assunto tratado durante o evento, porem encerrado sem a devida conclusão entre Procon e agentes.
O Procon entende que o setor turístico deseja o diálogo para tentar definir melhor até onde vai a responsabilidade do agente de viagens sobre a venda de pacotes, mas que a visão do órgão é a defesa do consumidor. E colocou-se a disposição dos agentes para retomar conversas e encontrar convergências.
Por sua vez, os agentes de viagem defendem que não podem ser responsabilizados por problemas decorrentes das viagens, uma vez que eles são apenas os intermediários entre os clientes e os fornecedores.
Para o secretário Nacional de Políticas do Turismo, o papel do governo é com a qualidade do serviço. “Acreditamos que não há excesso de regulamentação para o consumidor, mas a Lei Geral do Turismo vai disciplinar o setor e esclarecer formar de diálogo, definindo responsabilidades”, disse Silva.
E enfatizou que o governo tem que dar instrumentos para que o consumidor tenha segurança ao comprar. Mas antes disso é necessário formalizar o setor.

O Fórum Panrotas 2011 já tem data marcada : dias 21 e 22 de março, na capital paulista.

(Por Marcia Tuna / Jornalista da FNHRBS)

VIAJA MAIS MELHOR IDADE APRESENTA CADERNO DE REQUISITOS ÀS OPERADORAS

Aconteceu nesta quarta-feira (17), na sede da Braztoa, a apresentação do Caderno de Requisitos – Viaja Mais Melhor Idade 2010. Na ocasião, a equipe do programa do Ministério do Turismo (MTur) e da Braztoa apresentará às operadoras interessadas o documento com as regras para a participação neste ano.
“Queremos estabelecer regras mais claras do papel desempenhado por nós e pelas operadoras nesta nova edição”, diz o coordenador do projeto Enzo Arns. Uma das novidades é que se buscará agora contabilizar, a cada mês, o volume de pacotes vendidos, por destino, como forma de acompanhar o desempenho do programa além de apresentar os dois formatos de pacotes a serem comercializados, o básico e o especial.
O caderno, para aqueles que não puderem participar da apresentação, estará disponível para retirada na sede da Braztoa. Dúvidas ou informações sobre o Caderno de Requisitos podem ser esclarecidas pelo e-mailviajamais@vaibrasil.com.br ou por meio do telefone (11) 3259-9500 .
O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Vai Brasil. Conta com apoio do Ministério da Previdência, do Ministério do Trabalho, do INSS, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos órgãos estaduais de turismo, do SEBRAE, do SESC, da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e da ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade).

(Fonte : Ministério do Turismo)

PREFEITURA DE POA SANCIONA LEI DO TURISMO AQUAVIÁRIO

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, sanciona amanhã (quarta, dia 18) a lei do Turismo Aquaviário, que foi aprovada pelo legislativo no último mês. O objetivo da regulamentação é qualificar o serviço de passeios de barcos no lago Guaíba, oferecidos para usuários locais e turistas, além de ampliar as potencialidades para o turismo náutico na capital.
O evento, que acontece às margens do Guaíba, no Pórtico Central do Cais do Porto Mauá, terá a presença do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, de vereadores da Frentur, dos proprietários dos barcos de passeio da Associação do Turismo Náutico do Estado (Atun) e representantes do trade.
A partir da publicação do documento no Diário Oficial do município, a Secretaria de Turismo terá 90 dias para regulamentar a matéria.

(Fonte : Panrotas / 17-03-10)

DONO DA WEBJET AGUARDA LEI PARA VENDER FATIA DE ATÉ 49%

A Webjet planeja retomar a negociação para a venda de até 49% de suas ações para a irlandesa Ryanair assim que a nova legislação do setor aéreo, que tramita no Senado e permite esse limite de participação estrangeira em empresa aérea nacional, for sancionada. A informação é do acionista majoritário da Webjet, Guilherme Paulus.
Ele confirmou ontem que teve conversações com a Ryanair, mas que elas foram interrompidas por causa do atual limite de 20% de capital estrangeiro no setor aéreo. De acordo com o empresário, fundador do grupo de turismo CVC, as conversações também estarão abertas a outros grupos do exterior, caso se interessem.
"Em dezembro, janeiro e fevereiro tivemos lucro. Se tudo der certo, em março também teremos boas notícias", afirmou Paulus, respondendo informações de que a Webjet teria uma dívida de R$ 200 milhões, o que poderia afastar potenciais investidores na companhia. Paulus, que participou ontem de um evento organizado pela editora Panrotas, afirmou que a companhia aérea tem pendências relativas ao arrendamento (leasing) de 14 aeronaves da frota, composta por um total de 20 aviões modelo 737-300 da Boeing. Ele estima que cada 737-300 tenha um gasto mensal de leasing de cerca de R$ 100 mil. Seis aviões são da Webjet.
A partir de abril, a Webjet pretende fazer sua estreia na ponte aérea entre Santos Dumont (no Rio) e Congonhas ( em São Paulo) com passagens a partir de R$ 130 cada trecho, revelou Paulus.
A companhia aérea ganhou no início de março oito horários de pousos e decolagens (slots) em Congonhas, após sorteio realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia já operava no Santos Dumont.
Paulus disse que a frota da Webjet permanecerá em 20 unidades em 2010. Segundo ele, não deverá haver aumentos significativos de rotas para novas cidades atendidas, mas a ampliação de frequências em algumas rotas já existentes e a estreia na ponte aérea. Atualmente, a companhia faz 116 voos diários para 20 cidades.
Em fevereiro, a Webjet foi a terceira maior companhia aérea nacional, ao responder por 6,34% dos voos domésticos. Ela fica atrás apenas da Gol (41,61%) e da TAM (42,42%). No primeiro bimestre do ano, a empresa acumula participação de mercado de 6,52%.
Paulus vendeu recentemente 63,6% da operadora de turismo CVC para o fundo americano de investimentos Carlyle por cerca de R$ 700 milhões. Ele permanece na operadora como presidente do conselho de administração.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / 17-03-10)

16ª. BNT MERCOSUL GARANTE PUBLICO QUALIFICADO EM MAIO

Durante a 16ª edição da BNT Mercosul, que acontece nos dias 21 e 22 de maio em Balneário Camboriú e no Beto Carrero World (Penha, SC), participarão importantes profissionais através de “famturs” organizados graças à parceria com o “trade turístico” de Balneário Camboriú e com operadoras nacionais e internacionais. “São grupos que vêm ao evento com facilidades oferecidas em hospedagem e transporte, além de inscrições, atividades sociais e visitas técnicas, garantindo a participação de profissionais de qualidade para a geração de contatos e negócios”, informam os organizadores, Geninho Goes e Jair Pasquini.
“Esta é mais uma ação inédita da BNT Mercosul que traz resultados positivos aos expositores e apoiadores”, completam. Além disso, o número de profissionais que vem através de “famturs” representa garantia de público que visita a feira, possibilitando o retorno do investimento realizado pelo expositor. O evento também disponibiliza hospedagem gratuita para o profissional que não participa de FAMTUR e que efetua a inscrição paga de forma antecipada. Já estão confirmados grupos de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul e outros.

SOBRE A BNT MERCOSUL

A 16ª BNT Mercosul está entre os eventos mais importantes do país e exterior. Neste ano trará novidades, entre elas, as palestras para treinamento nas áreas de qualificação e vendas dirigidas para profissionais de turismo e para gestores de cidades turísticas. As palestras acontecerão durante a feira de negócios no Beto Carrero World.
“A BNT é um evento completo para profissionais e nosso público se concentra no que mais vende o turismo brasileiro”, afirmam os organizadores. Segundo eles, os brasileiros são, em sua maioria, das regiões sul e sudeste e os estrangeiros são, predominantemente, os argentinos, paraguaios e chilenos.
Geninho e Jair afirmam ainda que o sucesso constante do evento e a aprovação dos expositores e participantes se devem, principalmente, pela capacidade técnica e maturidade de toda a equipe da organização. “São pessoas que atuam no trade e que acompanham sempre as tendências voltadas às reais necessidades do mercado”, completam.

PARTICIPAÇÃO E RESERVAS DE ESTANDES


Informações de reservas para expositores, participações especiais e inscrições podem ser obtidas através do site: www.bntmercosul.com.br ou pelos tels.: (47) 3367-1119/ 3367-9960. Os expositores podem também garantir as suas reservas através dos e-mails dag@gwg.com.br ou jair@gwg.com.br.

SERVIÇO

Evento: 16ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul (BNT Mercosul)
Data: 21 e 22 de maio de 2010
Locais de realização:
-Em Balneário Camboriú, SC, serão realizadas atividades sociais e a hospedagem dos participantes.
-No parque Beto Carrero World, no município de Penha (distante 30 minutos de Balneário Camboriú), será realizada a Feira de Negócios Turísticos, palestras e treinamentos de vendas e qualificação e a festa de encerramento.
Inscrições de participantes e expositores: informações podem ser obtidas pelo site: www.bntmercosul.com.br ou pelos telefones: (0**47) 3367 1119/ 3367-9960.
Participação de expositor: (47) 3367-1119, 3367-9960, dag@gwg.com.br ou jair@gwg.com.br
Imprensa: participação, informações ou fotos para jornalistas podem ser obtidas com a Assessoria de Imprensa do Evento pelo fone (0**47) 3363 6845/91298842/ 9177-3270 ou pelos e-mails: larissa@rotascomunicacao.com.br; fabio@rotascomunicacao.com.br.

(Fonte : Rotas Comunicação)