sexta-feira, 29 de junho de 2012

COPA DO MUNDO: INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO ABREM HOJE



O governo abriu nesta sexta-feira (29) as inscrições para os cursos de qualificação para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. O objetivo é preparar profissionais para trabalhar nos eventos que acontecerão no País.
São 240 mil vagas para 29 cursos profissionalizantes, como agente de informações turísticas, agente de viagens, garçom, cozinheiro, sommelier, mestre de cerimônias, entre outros. Os alunos poderão ainda escolher estudar inglês, espanhol e libras.
Podem se inscrever pessoas de 18 anos ou mais que vivem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 ou no entorno destas cidades. A escolha do cursos dependerá do grau de escolaridade do inscrito. Vale destacar que portadores de deficiências e profissionais que trabalham com Turismo terão prioridade na pré-matrícula.
Para os cursos de idiomas (inglês e espanhol), só serão aceitas inscrições dos trabalhadores que já estão empregados no setor Turismo. Já para o curso de libras as incrições estão abertas se restrições.

Cursos gratuitos

Os cursos são gratuitos e os alunos terão ainda direito a auxílio estudantil (transporte e alimentação). Os cursos têm duração entre 160 aulas, ou seja 4 meses. Ele ocorrerão nos parceiros do programa: entidades do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) e instituições federais de Educação.
Os interessados devem se inscrever pela internet, pelo seguinte endereço: www.pronateccopa.turismo.gov.br .
Prazo final para fazer a inscrição é 16 de julho.
Entre os documentos exigidos estão carteira de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência e de escolaridade. Para os cursos que exigem que o candidato já trabalhe no turismo (inglês e espanhol) deve ser apresentada a comprovação de emprego, atividade, contrato temporário ou similar.

(Fonte : Info Money/ imagem divulgação)

BC REDUZ A PROJEÇÃO PARA CRESCIMENTO DA ECONOMIA DE 3,5% PARA 2,5%



O Banco Central (BC) reduziu a estimativa para o crescimento da economia este ano. A projeção para a expansão do PIB - Produto Interno Bruto passou de 3,5% para 2,5%. Segundo a Agência Brasil, a informação consta doRelatório de Inflação”, divulgado ontem (28) pelo BC. De acordo com o relatório, “a nova estimativa incorpora os resultados do primeiro trimestre de 2012, dados preliminares referentes ao segundo trimestre, período em que a retomada da atividade vem ocorrendo de forma bastante gradual, e a atualização do cenário macroeconômico para a segunda metade do ano”.
Para o Banco Central, a retomada da atividade econômica, que deve ser acentuada no segundo semestre, será favorecida pelos efeitos defasados e cumulativos das reduções da taxa básica de juros, a Selic, e pelo impacto das medidas recentes anunciadas pelo governo, de estímulo à atividade industrial e ao consumo. A estimativa divulgada ontem pelo BC é inferior à do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que no dia anterior disse esperar crescimento do PIB superior a 2,5% neste ano.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

MINISTÉRIO DO TURISMO DIVULGA GUIA ONLINE VIAJE LEGAL


A ascensão de cerca de 25 milhões de brasileiros para as classes C e D tiveram impacto positivo no mercado de viagens. Segundo o IBGE, esse contingente de consumidores foi responsável pela movimentação de R$ 127 bilhões em 2011. No mesmo período, o Ministério do Turismo (MTur) registrou recordes históricos nos desembarques domésticos e na movimentação de turistas dentro do país.
É nesse contexto e às vésperas do início das férias escolares de julho que o Ministério do Turismo lançou nesta quinta-feira (28), em Brasília, o guia online Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br).
O hotsite reúne informações úteis para quem viaja sempre, ou pela primeira vez, de avião, ônibus, navio e automóvel. E também dicas para viagens de gestantes, crianças e pessoas com deficiência, entre outras.
Para divulgar as dicas disponibilizadas na internet, o MTur fará uma ação de promoção na Rodoviária Interestadual de Brasília e no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek com a presença do secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Paulo André. Em espaços envelopados com a logomarca do hotsite serão distribuídos, nos dois terminais de passageiros, 15 mil guias impressos. Deles, poderão ser destacados e montados cinco origamis que representam ícones do turismo.
No guia online, estão informações de como proceder, por exemplo, em caso de extravio de bagagem, atraso de voo, e os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar serviços. O site informa também que o cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur (Cadastur) deve ser sempre consultado para conferir se agências, guias, hotéis, transportadores turísticos estão em situação regular.
“A informação é uma ferramenta que deve fazer parte do planejamento de qualquer viagem. O site Viaje Legal tem esse objetivo: levar informação para que o turista tenha uma viagem tranquila e segura”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

O SPCVB REALIZA EM JULHO OFICINA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DE BRAILE



O SPCVB - São Paulo Convention & Visitors Bureau realiza, nos próximos dias 14 e 28 de julho, uma oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e de braile. O treinamento é realizado em parceria com o hotel Caesar Business São Paulo Paulista e tem o apoio do FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e da ABIH/SP - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo.
O curso será direcionado a profissionais de atendimento. O objetivo é compartilhar conhecimentos básicos sobre o funcionamento da língua, para mostrar como é possível a interação entre surdos e ouvintes.
A palestrante será Gleidis Guerra, fonoaudióloga, pedagoga, psicopedagoga e que trabalha há 20 anos na área de surdez no Centro Integrado de Apoio e Atendimento à Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Mauá.
"Conhecer a língua é também uma maneira de sensibilizar os profissionais quanto à inclusão. E a área de atendimento é a primeira que precisa estar apta a fazer isso,” aponta Toni Sando, presidente executivo do SPCVB. O treinamento acontecerá das 08h00 às 12h00 e o hotel está localizado na Av. Paulista, 2.181.
As inscrições podem ser feitas no site www.visitesaopaulo.com/capacitarsp  

(Fonte :   Business Travel Magazine)

ACCOR TERÁ MAIS DOIS HOTÉIS NO RIO



A rede Accor acaba de fechar um contrato para administrar mais dois hotéis no Rio. O investimento de R$ 114 milhões será feito pela Host Hotels & Resorts. Com mais estes dois empreendimentos, a empresa francesa passará a gerir 3.300 quartos no Rio, num total de 17 hotéis, praticamente dobrando o número atual: serão nove hotéis com 1.700 quartos até a Copa do Mundo, em 2014.
O diretor geral da Accor Hospitality América Latina, Roland De Bonadona, lembra que a demanda no Rio está muito aquecida. "Temos uma ocupação média de 70% e em eventos como o carnaval ou o Réveillon, atingimos mais de 90%", explica De Bonadona.
O diretor da Performance Incorporadora, Eduardo Costa, responsável pelo desenvolvimento do projeto, explica que os hotéis ficarão na Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, ao lado de novos empreendimentos comerciais implantados ou que estão surgindo. Os hotéis também estarão bem próximos à área onde será realizada a Olimpíada e ao Riocentro. "Nosso foco é o cliente corporativo. Copa e Olimpíadas são bônus", analisa. Os hotéis terão bandeira Novotel e Ibis.
Roland De Bonadona conta que o grupo tem em estudo mais cinco hotéis no Rio, o que dará para a cidade um total de 4.800 quartos administrados pela rede. No país, hoje, a Accor administra 157 hotéis, 21 mil quartos e negocia outros 90 empreendimentos.

(Fonte : UOL Economia)

BIOQUEROSENE PARA A AVIAÇÃO



A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) lançou durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a Plataforma Brasileira do Bioquerosene (PBB), propondo a discussão de uma política de incentivo ao uso deste biocombustível na aviação.
A meta da entidade é que a utilização do biocombustível de aviação alcance 25% do volume total nos vôos nacionais em duas décadas - lembrando que em 2011, o consumo de QAV em 2011 foi de 7 bilhões de litros
"Nos últimos dois anos, o segmento do bioquerosene vem merecendo uma atenção especial em função de uma série de fatos, que abrange desde a expansão do mercado de aviação civil à busca das autoridades aeronáuticas e empresas aéreas, por alternativas que minimizem a emissão de gases que provocam efeito estufa", comentou o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés.

Metas da Iata

Segundo ele, "entre as metas da International Air Transport Association (Iata) está o aprimoramento da eficiência do combustível em 1,5% ao ano na próxima década; assegurar que o crescimento da indústria seja neutro em carbono até 2020 e reduzir as emissões líquidas de CO2 em 50% até 2050 (em comparação aos níveis de 2005)".
O mercado brasileiro de bioquerosene se aproxima de 6 bilhões de litros por ano dentro de um mercado global de 250 bilhões de litros. Esses dois mercados estão esperando uma estrutura de produção que viabilize a substituição dos combustíveis fósseis e poluidores por combustíveis limpos e renováveis.
Para Ferrés, as companhias aéreas têm uma vocação para dar essa contribuição para a substituição dos combustíveis fósseis para um modelo de bases renováveis e limpas. Em sua visão, esse desafio não pode ser resolvido apenas pelas companhias aéreas, porque não adianta utilizar o dobro ou o triplo a mais e querer debitar isso do passageiro.

Plataforma

A Plataforma Brasileira do Bioquerosene (PBB) foi lançada, durante o primeiro vôo da Gol - Linhas Aéreas Inteligentes, abastecido com bioquerosene, no dia 19 de junho, que saiu de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro com autoridades brasileiras e internacionais do setor de aviação, empresários e dirigentes da Ubrabio.
Durante coletiva de imprensa, no Aeroporto Santos Dumont, o secretário geral da International Civil Aviation Organization (Icao), Raymond Benjamin disse que a ação teve o objetivo de mostrar que é possível realizar vôos globais com combustíveis alternativos. Benjamin afirmou que os quatro vôos - Montreal - Toronto - Cidade do México - São Paulo - Rio de Janeiro - proporcionaram uma economia de 20% ou 45 toneladas de CO2.

Custo dos combustíveis

"O custo dos combustíveis é um fator importante, porque pode variar de 5 a 8 vezes o valor dos combustíveis convencionais. Temos que encontrar formas alternativas para reduzir os custos dos biocombustíveis e o governo tem um papel importante", disse.
Já o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável. "É a celebração do encontro de um dos meios de transporte mais modernos e tecnologicamente mais avançados, que é o transporte aéreo, com o meio ambiente, e ainda o biocombustível, que é também o que há de mais avançado do ponto de vista ambiental. Então, que este lançamento aconteça no Brasil e no momento em que acontece a Rio+20 é muito simbólico e reflete aquilo que o país espera para o futuro", disse. "A capacidade dos nossos empresários e dos órgãos regulatórios sinalizam um futuro promissor", destacou.
O ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil, disse que a cadeia de biocombustíveis brasileira é "competitiva" e salientou a necessidade de buscar sinergias entre empresas e pesquisadores. "O trabalho em parceria é fundamental para aproveitar as expertises", disse o ministro.

(Fonte : Monitor Mercantil / imagem divulgação)

RADAR ANTINEBLINA DE R$ 9 MI ESTÁ INOPERANTE EM CUMBICA



Um sistema de sinalização que poderia evitar fechamentos constantes do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Garulhos (Grande São Paulo), no inverno por causa das más condições do tempo está instalado desde janeiro, mas ainda não funciona na prática.
A previsão inicial era que estivesse em operação em maio. Mas falta ainda autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS, na sigla em inglês) categoria III-A permite pousos e decolagens seguros, auxiliados por instrumentos em caso de visibilidade mais próxima a zero, aos pilotos e aeronaves certificados para usar esses equipamentos.
Segundo a Infraero (estatal que gerencia os aeroportos brasileiros), a implantação custou R$ 8,9 milhões.
A maior parte do dinheiro, R$ 8 milhões, foi gasta para a compra de um novo radar de superfície.
O radar é capaz de, mesmo sob forte nevoeiro, captar veículos e outros objetos na pista - requisito essencial para a liberação do ILS nesta categoria.

POUSO SEGURO

Com o novo sistema, os pilotos podem ter um pouso considerado seguro quando há contato visual com a iluminação da pista a uma distância de 175 m. No sistema atual, o pouso só pode acontecer quando o piloto conseguir ver a iluminação de uma distância de no mínimo 350 m.
Além do novo equipamento, foram feitas atualizações nos sistemas de sinalização e radiotelecomunicação do ILS categoria II, que já funcionava em Guarulhos.
Mas a Anac não homologou o sistema na categoria III-A, o que impede que ele seja usado. A agência informou que ele ainda não está completo, sem revelar quais são os problemas.
A Folha apurou que a Anac não considerou a nova iluminação feita pela Infraero adequada para essa categoria de pouso por instrumentos.

PRIMEIRO

Cumbica seria o primeiro aeroporto do país com esse sistema de sinalização. A compra do mesmo sistema para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio, está em licitação pela Infraero.
No ano passado, Cumbica ficou 40 horas fechado, sendo 26 horas em junho e julho, por causa do mau tempo.
Foi um número mais de 30% superior ao de 2010, quando Cumbica ficou fechado por 29 horas e 30 minutos. Nos meses críticos, foram 18 horas inoperante. Os números de junho de 2012 ainda não estão finalizados pela estatal.

ANAC NÃO DÁ PRAZO PARA NOVO SISTEMA EM CUMBICA

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não deu prazo para liberar o novo sistema de sinalização do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), condicionando-o a providências por parte da Infraero.
"Assim, a Anac aguarda que a Infraero adote as providências necessárias para prosseguir com a análise e para possível alteração do cadastro do referido aeroporto", informou a agência em nota na terça-feira.
No texto, a agência diz que "os requisitos exigidos pela legislação em vigor haviam sido cumpridos parcialmente, motivo pelo qual não foi possível alterar o cadastro aeroportuário com a inclusão da operação CAT III-A".
A Infraero diverge sobre a implantação do sistema. Técnicos da estatal reclamaram do rigor extremado das exigências da Anac para liberar o sistema, sobretudo no que se refere à nova iluminação.

LUZES

O novo sistema demanda que as luzes que orientam a aproximação da aeronave tenham lampejo sequencial e sejam mais fortes. Mesmo com a reclamação, a agência manteve a restrição.
Oficialmente, a Infraero informou que entrou com novo pedido de homologação, na sexta-feira. Desde 17 de junho, o aeroporto foi passado para a concessão privada, com a Infraero corresponsável pela administração.
Segundo a estatal, os requisitos para a homologação do sistema foram cumpridos e agora ela aguarda novo posicionamento da Anac.
O consórcio que assumiu o aeroporto, liderado pela Invepar, informou que aguarda informação da Infraero.
"Se a agência fizer exigências para a liberação do sistema, o consórcio vai analisar e implementar as exigências solicitadas."

(Fonte :  Jornal Folha de S. Paulo)

TAM INTEGRA O RANKING DAS COMPANHIAS AÉREAS MAIS INOVADORAS DO MUNDO


A TAM figura na quinta posição da edição de 2012 do ranking “The world’s 10 most innovative airlines” (as 10 companhias aéreas mais inovadoras do mundo), prêmio organizado pela agência independente de pesquisa airlinetrends.com, baseada na Holanda, que monitora a indústria mundial de aviação para mapear inovações comerciais que vão ao encontro das transformações do setor e das demandas dos clientes. Segundo Raymond Kollau, fundador da airlinetrends.com, “os principais critérios utilizados para ranquear as companhias são a criação de serviços relevantes e inovadores em seus mercados de atuação, e a capacidade de tornar singular a experiência de viagem do passageiro”.
No caso da TAM, quatro quesitos foram determinantes para que a companhia figurasse no ranking. O pioneirismo em implantar um sistema de conectividade a bordo, que permite o uso de celulares para ligações e trocas de emails durante os voos, foi um deles. Outros dois, relacionados a ações de marketing e comunicação, foram a criação de QR-codes para comemorar datas especiais, e o “Projeto Vintage”, que marcou a reabertura do Museu TAM (o maior do mundo mantido por uma companhia aérea) e proporcionou aos passageiros uma viagem ambientada nas décadas de 70 e 90. O quarto quesito considerado foi a realização do primeiro voo teste com bicombustível, feito à base de pinhão-manso, da América Latina.

(Fonte :   Business Travel Magazine)