segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ESPECIALISTAS DEFENDEM NOVA CADEIA TURÍSTICA PARA A ACESSIBILIDADE


“Hoje no Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas possuem total ou parcialmente algum tipo de deficiência.” Foi com esse dado que o coordenador-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto, iniciou no dia 24 sua palestra sobre acessibilidade, em Gramado (RS). O evento, que contou com a presença de especialistas da cadeia turística, faz parte da programação do Festival de Turismo de Gramado, que terminou neste sábado.
De acordo com Souto, esse número engloba também as pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes, crianças, pessoas obesas ou com baixa estatura, entre outras. “Todas elas necessitam de algum tipo de facilidade ou adaptações específicas para se locomover com autonomia”, lembrou.
Atento a essa causa, o Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Embratur, lançou oficialmente o Programa de Turismo Acessível. Segundo o representante do MTur, uma das linhas de atuação do programa envolve a realização de estudos e pesquisas para entender melhor esse público. O MTur também vai atuar com gestores públicos e privados para a realização de cursos e seminários. “Nosso objetivo é capacitar e sensibilizar cerca de oito mil gestores até 2014, além de premiar as ações de empreendedores voltadas à acessibilidade”, afirmou Wilken Souto.
Por meio do Programa de Turismo Acessível, o objetivo do governo federal é adequar a infraestrutura turística nos atrativos, principalmente, das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014. Outras ações serão organizadas junto aos empresários da cadeia produtiva do setor para ampliar oportunidades no mercado de trabalho para esse público.
Um dos principais desafios, segundo o coordenador, é a qualificação dos serviços turísticos. O governo estuda a implantação de um sistema online com informações acerca da acessibilidade de empreendimentos e atrativos turísticos de destinos brasileiros. Além disso, o programa pretende aumentar para 5% o número de unidades habitacionais acessíveis nas cidades-sede da Copa 2014. “Não se trata, no entanto, de um esforço apenas do governo. Precisamos do apoio da iniciativa privada e da sociedade, esta atuando como fiscalizadora dessas ações”, pontuou.
Algumas cidades já incorporaram a importância de se adaptar a esse público. Socorro (SP), por exemplo, é referência quando o assunto é acessibilidade, principalmente no segmento de turismo de aventura. Isso fez a cidade ser considerada pelo MTur um dos dez destinos referência em turismo adaptado. “Buscamos primeiro conhecer o perfil do nosso consumidor e, acima de tudo, trabalhar com a qualidade de nosso destino”, explicou Carlos Toledo, diretor do Departamento de Turismo e Cultura do município, que tem hoje 37 mil habitantes.

REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

Não é apenas o Brasil que tem buscado se tornar exemplo na área do turismo acessível. A Itália também está trabalhando para ganhar espaço junto a este público. “O nosso grande desafio é de transformar a Itália acessível a todos”, disse o diretor para a América Latina da Agência Nacional Italiana do Turismo, Salvatore Costanzo. Ele explica que o país tem desenvolvido estruturas para acesso a monumentos históricos e cita Veneza, uma cidade sob as águas, como exemplo. Costanzo adiante que a capital Roma tem seguido estes passos, com a ajuda de empresas italianas que estão focadas no assunto.
Apesar dos visíveis avanços, o diretor da empresa Turismo Adaptado, Ricardo Shimosakai, acredita que ainda falta muito para o Brasil evoluir quando o assunto é acessibilidade. Cadeirante, ele falou com propriedade das dificuldades enfrentadas no dia a dia por um deficiente. Segundo ele, a adaptação nos sistemas de transporte (aéreo, metroviário, urbano, etc) pode ser uma das formas de reverter esse quadro. “Muitos serviços, produtos e hotéis dizem que são acessíveis, que têm banheiros adaptados, mas só quando chegamos no local é que descobrimos que não são, e isso acaba tornando a viagem uma grande frustração”, afirmou.
A capacitação de profissionais para atender os deficientes e manusear os equipamentos de forma adequada é imprescindível. A mão de obra entre as pessoas com deficiência ou alguma mobilidade reduzida também pode ser muito bem aproveitada no turismo. É o que explica Guilherme Paullus, presidente do Conselho de Administração CVC Turismo e presidente do Grupo GJP Hotéis. “Para isso, precisamos exigir o cumprimento das leis e cobrar apoio das autoridades para projetos em empreendimentos”, sugeriu.
Orientações para a adaptação de estabelecimentos turísticos estão previstas na norma técnica NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobre Acessibilidade a Meios, Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. O engenheiro Frederico Viebig, diretor da Arco Sinalização Ambiental, presente na palestra, apontou a sinalização como avanço indispensável para que o país se desenvolva no quesito acessibilidade.
Ele explicou que os estabelecimentos devem oferecer quartos com alarmes; sanitários adaptados; placas de rotas de fuga e portas de quartos acessíveis, entre outros. “Atualmente, 70% das mortes de pessoas com mais de 75 anos é devido à queda, e o nosso principal turista hoje é formado por idosos. Por isso, precisamos desenvolver um desenho universal com projetos que tenham em mente esta realidade”, disse o engenheiro.

(Fonte : MTur)

POSSIBILIDADE DE VISTO ELETRÔNICO PARA TURISTAS É APROVADA PELO CTD


A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara aprovou a possibilidade do visto eletrônico para turistas estrangeiros entrarem no Brasil. A medida foi articulada pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) com o relator da matéria no colegiado, Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), e seguirá ao plenário da Casa. Otavio Leite explicou que "a medida vai desburocratizar a emissão de vistos para turistas estrangeiros, o que significa mais visitantes e, por consequencia, mais recursos ao nosso país."
Por sua vez, o relator da matéria ressaltou que o visto eletrônico é “um procedimento mais moderno, baseado na segurança e agilidade presentes no sistema bancário e eleitoral brasileiros”.

(Fonte : Mercado & Eventos)

CÂMARA DEBATE NA QUARTA A OLIMPÍADA NO RIO


A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal realiza, nessa quarta-feira (28), em Brasília, reunião de Audiência Pública para debater o planejamento geral dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Estão confirmadas, segundo a CTD, as presenças do presidente da Autoridade Pública Olímpica-APO, Marcio Fortes, e do secretário de Estado Chefe da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Régis Velasco Fichtner Pereira.
Criada em março de 2011, a APO coordenará as ações do governo voltadas para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Vinculada ao Ministério do Esporte, a APO será a instituição responsável pela aprovação e monitoramento das obras e dos serviços que compõem a Carteira de Projetos Olímpicos, ou seja, todos os projetos que, de alguma forma, tenham repercussão sobre os compromissos assumidos pelo Brasil junto ao Comitê Olímpico Internacional. Estima-se que o orçamento de 2012, ainda não divulgado, da APO, seja de R$ 80 milhões.

Local: Plenário 5 da Câmara dos Deputados, em Brasília, às 14h30, do dia 28.

(Fonte : Panrotas, com informações da Agência Câmara)

FBHA APOIA FICHA DE REGISTRO DE HÓSPEDES, MAS COM AJUSTES


A FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, a ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a Resorts Brasil e o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil vão discutir durante o próximo encontro da Resorts Brasil, no dia 8 de dezembro o novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos), que entrou em vigor no último dia 1º de novembro nas seis cidades-sede da Copa das Confederações FIFA 2013.
As principais entidades hoteleiras estão trabalhando junto ao Ministério do Turismo em um grupo técnico. “Queremos aproveitar ao máximo a carência de 60 dias para a instalação do sistema nos hotéis para sanar todas as dúvidas e aprimorar os entraves”, afirmou Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, destacando que o diálogo com as entidades está sendo essencial para levar o olhar prático à aplicação do sistema. “Também estamos incumbidos de fazer o caminho inverso, levando informações sobre os novos programas e sistemas do Ministério do Turismo aos meios de hospedagem. Entendemos que a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, assim como o Cadastur, tem papel efetivo na modernização, competitividade e levantamento de estatísticas para a hotelaria nacional”, completou Sampaio.
De acordo com o calendário, as demais cidades-sede da Copa do Mundo adotam o sistema a partir de 1º de março de 2013, e os demais municípios do país, a partir de 1º de julho de 2013. A declaração da movimentação diária de hóspedes no Brasil é obrigatória, de acordo com a Lei do Turismo. Para aderir ao sistema, é necessário que o meio de hospedagem seja cadastrado no Cadastur. As empresas podem oferecer a ferramenta de transmissão de dados: online, por email; ou off-line, através de um programa específico de computador.

Todas as informações sobre o SNHRHos estão na página http://www.hospedagem.turismo.gov.br

Para eventuais dúvidas estão disponíveis também o telefone 0800-6068484 e o e-mail atendimento.cgst@turismo.gov.br

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

FLORIANÓPOLIS SERÁ A SEDE DO ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE C&VB EM 2013


A CBC&VB - Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, com o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC BRASIL, anuncia a escolha de Florianópolis para sediar a próxima edição do Encontro Latino-Americano de Convention & Visitors Bureaux, em 2013, no Costão do Santinho Resort & Spa.
Para Anita Pires, presidente da ABEOC BRASIL, a parceria da Associação com os CVB’s é muito importante, pois a atuação conjunta destas entidades, ao lado também dos hoteleiros, fortalece a venda do destino. A data da edição 2013 do Encontro Latino-Americano de CVB’s ainda não foi definida, depende da agenda internacional, mas a tendência é que seja em agosto, com duração de três dias.

(Fonte : Business Travel Magazine)

IAAPA APRESENTA CURSO PARA GERENTES DE PARQUES E ATRAÇÕES


Entre os dias 2 e 4 de dezembro, o parque de diversões Hopi Hari (SP) vai receber o curso "Instituto IAAPA para Gerentes de Parques e Atrações”, promovido pela International Association of Amusement Parks and Atractions (IAAPA). O evento conta com o apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), e tem como objetivo aprimorar as capacidades dos líderes na resolução diária de problemas, além de testar a sua criatividade. O número de vagas para a formação é limitada, e os valores de inscrição variam entre os R$ 450 para membros IAAPA e R$ 585 para os da Adibra, e os R$ 760,00 para quem não está vinculado a nenhuma das entidades.

(Fonte : Mercado & Eventos)

DESEMBARQUES DOMÉSTICOS BATEM RECORDE


Os aeroportos brasileiros nunca estiveram tão movimentados em outubro. Foram 7.197.652 desembarques domésticos no último mês, contra 6.632.388 no mesmo período de 2011, um crescimento de 8,52%.
“Os sucessivos recordes alcançados mostram que estamos no caminho certo e que o turismo entrou de vez na cesta de consumo do brasileiro. Vamos trabalhar para fortalecer ainda mais a cultura de viagem pelo próprio país e aquecer o mercado doméstico”, comemorou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
No acumulado do ano de 2012, de janeiro a outubro, foram 71.106.702 desembarques domésticos. Em 2011, no mesmo período, foram 65.589.476, uma variação positiva de 8,4%. Pela projeção do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, até o fim deste ano serão 84 milhões de desembarques – em 2011 foram 70 milhões.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

AMEAÇA DE CAOS AÉREO SERÁ DISCUTIDA


A possibilidade de paralisação nos serviços aéreos no fim do ano, motivada pela insatisfação entre as categorias do setor, é tema de audiência pública na Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil na terça-feira (27) às 10h.
No debate, representantes do Ministério Público, de trabalhadores, de empresas aéreas e do governo federal lembrarão os transtornos causados aos passageiros em 2010 e 2011, com efeitos negativos sobre a segurança da aviação civil.
Os integrantes da subcomissão receberão Luís Antônio Camargo de Melo, procurador-geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho; Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA); Rogério Aguirres, diretor da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac); Graziella Baggio, secretária de assuntos previdênciários do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA); e Odilon Junqueira, consultor de recursos humanos do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Também foi convidado um representante da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

(Fonte : Agência Senado)

CÓDIGO DE AVIAÇÃO SERÁ VOTADO DIA 28 E TEM APOIO DA ABEAR


O novo Código de Aviação Civil será votado no próximo dia 28, no Congresso Nacional. Após dois anos de tramitação o documento poderá ser aprovado na Câmara dos Deputados. Segundo Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, o documento recebeu 28 propostas de emendas da Associação mas no conjunto geral atende as empresas aéreas. Em relação à preocupação com questões abordadas no documento, ele citou três pontos que a seu ver merecem atenção maior. "O primeiro diz respeito ao uso das áreas essenciais nos aeroportos como check in. O segundo é o aumento de capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais onde somos favoráveis, mas desde que seja mantido o controle acionário brasileiro, e o terceiro é a infraestrutura aeroportuária", adiantou.
Sobre a decisão da Gol de acabar com a Webjet, Sanovicz lamentou a medida mas admitiu que foi uma decisão gerencial da companhia. "São ajustes e medidas amargas mas que se julgaram necessárias pela conjuntura de mercado e necessidade da companhia", admitiu.

(Fonte : Mercado & Eventos)

APOSTA EM AEROPORTOS PRIVADOS PARA EVITAR CAOS NÃO SAI DO PAPEL


Enquanto o governo federal tenta encontrar parceiros para investir nos aeroportos comerciais brasileiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a construção de 670 pequenos terminais privados e helipontos no país entre 2008 e setembro deste ano. Destinados à aviação executiva, esses terminais, se estivessem prontos, ajudariam a desafogar a caótica situação dos aeroportos administrados pela Infraero. Mas poucos safram do papel.
Investidores do Rio e de São Paulo lideram a lista da Anac, com 289 projetos autorizados para iniciar as obras. Entre janeiro de 2011 e setembro deste ano, dos 46 projetos autorizados para o Rio, 13 foram concluídos, sendo dois pequenos aeroportos (São João da Barra e Sao Francisco de Itabapoana) e 11 helipontos. Em São Paulo, das 132 autorizações no mesmo período, 53 estão concluídos (12 terminais destinados a aeronaves executivas e 41 para helicópteros). Neste ano, três grandes projetos de aeroportos privados foram anunciados para a região metropolitana de São Paulo, com investimentos iniciais de R$ 1,5 bilhão e obras previstas para começar em 2013

(Fonte : Jornal O Globo)

SEM WEBJET, GOL REDUZ OFERTA DE ASSENTOS


Com o encerramento das atividades da Webjet, anunciado na sexta-feira, a Gol confirma o plano de continuar reduzindo a oferta de assentos no mercado interno no ano que vem, antecipado pelo Valor em outubro. A companhia divulgou a demissão de 850 funcionários da Webjet e a devolução de 20 aeronaves da frota da marca à Boeing - os voos realizados sob essa bandeira passam a ser feitos por aviões da Gol, mais eficientes em consumo de combustível. A empresa informou uma estimativa geral de corte na oferta de 5% a 8% no primeiro semestre de 2013, em relação à igual período deste ano.
A intenção de descontinuar a marca Webjet havia sido manifestada pela Gol quando anunciou a compra da concorrente, em julho do ano passado. Mas foi impedida de tomar a medida enquanto o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) avaliava o negócio. A transação recebeu o aval do órgão antitustre há pouco mais de um mês, apenas com uma restrição: manter um índice de utilização mínima de 85% dos slots (horários de pouso e decolagem), na média por trimestre, no aeroporto Santos Dumont, no Rio.
A Gol desembolsou R$ 43 milhões pela Webjet, mais dívidas de cerca de R$ 200 milhões. O valor efetivamente pago ao ex-dono, Guilherme Paulus, fundador do grupo de turismo CVC, ficou bem abaixo dos R$ 96 milhões divulgados no anúncio do acordo. O ajuste de valores foi informado pela Gol em março. Com a aquisição, a empresa ganhou o direito de explorar os slots da Webjet e cerca de 5% de participação de mercado.
Para Guilherme Amaral, advogado especialista em direito aeronáutico do Aidar SBZ Advogados, a Gol aproveitou uma boa oportunidade ao comprar a Webjet, principalmente por causa dos slots da empresa. "Uma vez que a Webjet passava por um momento financeiro difícil, a operação saiu até barata", disse. Um analista do setor aéreo que não quis se identificar também diz que o negócio fez sentido estrategicamente, pois a Gol poderá operar as rotas da empresa com aviões maiores.
Ambos preveem que a Gol reduzirá a frequência de alguns voos, nas rotas comuns às duas marcas. "Para o consumidor, o ambiente é de aumento de preços. As empresas querem recompor as margens", afirmou Amaral. De fato, num ano em que registra prejuízo acumulado de mais de R$ 1 bilhão, a Gol vem reduzindo sua oferta em busca de rentabilidade, num processo que incluiu o corte da quantidade de frequências em 10% e um encolhimento de até 4,5% na capacidade de assentos por quilômetro. Como resultado, vem obtendo taxas recorde de ocupação das aeronaves. A estratégia é a mesma adotada pela líder de mercado TAM.
A Gol prevê um "aumento pontual de custos durante o quatro trimestre", em decorrência do processo de extinção da Webjet, segundo informou na sexta-feira. Mas a decisão também terá outras repercussões, principalmente no campo trabalhista. Após reunião com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT- RJ) informou que abrirá um inquérito para investigar as 850 demissões. O procurador Carlos Augusto Sampaio Solar avalia que há indícios de irregularidades no desligamento dos funcionários, devido à maneira "abrupta" como o processo foi feito.
"Fomos traídos", disse Gelson Fochessato, presidente do sindicato, em coletiva no Aeroporto de Congonhas, São Paulo, na sexta-feira. Segundo Fochessato, o sindicato procurou a Gol e a Webjet há algumas semanas para discutir as condições de trabalho. "As empresas negaram ter um plano de demissão em massa", afirmou.
Os funcionários demitidos prometem manifestações hoje à tarde nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont, no Rio; Confins (MG) e Porto Alegre. Segundo o sindicato, representantes dos trabalhadores vão à Brasília nesta segunda para conversar com representantes da Casa Civil, do Ministério do Trabalho e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Este último sinalizou na sexta-feira que não deve interferir. Procurado pela imprensa para comentar o assunto, o Cade informou que é responsável por analisar os efeitos de fusões e aquisições na concorrência de cada setor, e que não tem o poder de intervir na estratégia comercial da empresa.
O sindicato dos aeronautas também pretende levar as demissões da Webjet para discussão em uma audiência pública amanhã às 10h, no Senado. A reunião foi originalmente marcada para discutir o risco de paralisação de trabalhadores da aviação no fim do ano, como aconteceu em anos anteriores.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)