quarta-feira, 7 de abril de 2010

07 DE ABRIL – DIA DO JORNALISMO



Jornalista é ser um profissional da Informação

Parabéns aos colegas de jornada pelo dia de hoje.

Grande abraço,

Marcia Tuna

(Foto poweringanewfuture.org )

O VOLUME DE RESERVAS HOTELEIRAS SINALIZA A RECUPERAÇÃO DO BUSINESS TRAVEL

A Pegasus Solutions acaba de divulgar a “February’s Pegasus View”, indicando a recuperação do business travel baseado nos volumes de reservas hoteleiras, receitas líquidas e diária média (ADR ou average daily rates). Único relatório de informações da indústria da hospitalidade a compilar dados de reservas tanto dos quatro grandes sistemas globais de distribuição (GDS) e sistemas alternativos de distribuição (ADS ou alternative distribution systems), o "February’s Pegasus View” é baseado em três bilhões de transações processadas pela Pegasus no decorrer do mês, para mais de 95 mil hotéis em todo o mundo.
Globalmente, o canal GDS, que consiste predominantemente de reservas de viajantes corporativos, registrou em fevereiro crescimento de 3,59%, um aumento em receitas líquidas de 2,96% e um aumento em ADR de 0,95%, sempre em relação a fevereiro de 2009. Na América do Norte o canal GDS registrou aumento de 8,58% em volume de reservas. Já os ADS ou canais alternativos, que compreendem em sua maioria reservas de viagens de lazer, apresentaram variação positiva de 15,26% em volume de reservas. Como as diárias nesse segmento caíram até 80% em relação aos níveis de 2007 e 2008, as receitas líquidas dos ADS ainda se mantiveram 0,39% abaixo dos resultados de fevereiro de 2009.

(Fonte – Business Travel Magazine – HotNews)

PALAVRA DO CHILE “TERREMOTO PASSOU E PAÍS ESPERA TURISTA”


No Workshop do Chile, que terminou agora há pouco, no hotel Renaissance São Paulo, a mensagem dos organizadores e expositores foi uma só: transmitir confiança aos agentes de viagens e operadores brasileiros.“O terremoto foi um fato muito triste, mas estamos nos recuperando; com respeito ao turismo, posso garantir que 100% de nossa infraestrutura está intacta e estamos esperando os brasileiros, nosso maior emissor internacional não limítrofe”, disse o gerente geral do Turismo Chile, Pablo Moll Vargas, durante a coletiva de imprensa.“Para incentivar mais o brasileiro a visitar o Chile, lançamos uma promoção arrasadora: tarifa de US$ 299 desde São Paulo (GRU) ou Rio de Janeiro para 14 destinos chilenos”, destacou o diretor geral da Lan no Brasil, Jaime Fernandez. A promoção é válida para compras até 15 de maio e viagem feita até 16 de junho.“Estamos aguardando os brasileiros, um povo que gosta muito de nosso país e dos chilenos”, enfatizou a secretária geral da Associação Chilena de Empresas de Turismo (Achet), Lorana Arriagada Gálvez. “A cada ano, a importância do turismo cresce na economia do Chile; hoje é de 3,5% do PIB”, afirmou Lorena. “São US$ 2 bilhões/ano que vêm do turismo internacional e US$ 6 bilhões/ano do turismo nacional”, revelou ela.No workshop, os agentes e operadores conheceram as novidades de 37 expositores chilenos, desde a ilha da Páscoa até a patagônia e o deserto de Atacama. “Temos 4,3 mil quilômetros de comprimentos e queremos ofertar ao brasileiro a nossa natureza, que é bem distinta: deserto, Antártica, ilhas, neve, vinícolas etc”, finalizou Vargas.

(Fonte - Panrotas / Foto Divulgação)

PASSEIO DO TREM DO CORCOVADO É INTERROMPIDO POR 3 DIAS


A direção do Trem do Corcovado, que leva à estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, informa que o funcionamento do mesmo ficará interrompido pelos próximos três dias. Em função das fortes chuvas de ontem, houve queda de barreiras e há muito entulho (terra, pedras e árvores) nos trilhos. Ontem, dia 6, o Bondinho do Pão de Açúcar funcionou normalmente até as 17h30 - quando, por conta de ventos fortes, a direção decidiu preventivamente não realizar novos passeios. O funcionamento hoje depende de avaliação das condições meteorológicas. Pelo menos, parou de chover forte na cidade.

(Fonte – Panrotas)

BELÉM (PA) RECEBE CURSO PARA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES


Serão formados 45 agentes. Objetivo é prevenir, com ações regionais, casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

Desde o ultimo dia 6, 45 profissionais da Região Norte participam do Curso de Formação de Multiplicadores do projeto Turismo e Prevenção à Exploração de Crianças e Adolescentes, em Belém (PA). A iniciativa é uma parceria do Ministério do Turismo (MTur) e do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).
Segundo a coordenadora geral do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), Elisabeth Bahia, do MTur, o objetivo é discutir a temática e fazer o levantamento das principais necessidades para prevenção dos casos de exploração, como campanhas, seminários etc. Posteriormente, os estados e municípios receberão recursos do TSI para colocar as ações em prática.
“O gestor regional sabe a melhor forma de abordar o tema no seu estado. E o público-alvo dos cursos envolve representantes do setor público, privado e terceiro setor, pessoas ligadas diretamente à atividade turística e à garantia de direitos das crianças e adolescentes. Estamos atingindo, de fato, a cadeia do turismo”, explica a coordenadora.
Até a próxima sexta-feira (9), os alunos do curso participarão de oito módulos, que envolvem marcos conceitual e legal, além de pressupostos básicos para a prevenção da exploração de crianças e adolescentes.



TURISMO E PREVENÇÃO



O Ministério do Turismo (MTur) investirá R$ 3,7 milhões no projeto Turismo e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é sensibilizar o país e incentivar a população e os atores do turismo a agir de forma preventiva e denunciar os casos de exploração.
Os cursos de Formação de Multiplicadores fazem parte da primeira etapa do projeto. Participarão 94 multiplicadores, que disseminarão o aprendizado no Distrito Federal e em 17 estados: Acre (AC), Amazonas (AM), Roraima (RR), Pará (PA), Amapá (AP), Rondônia (RO), Tocantins (TO), Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR).
Os estados da Região Nordeste fazem parte de uma ação piloto, desenvolvida pelo Ministério do Turismo e Secretaria Estadual de Turismo de Pernambuco.
Para segunda fase do projeto, será elaborado um plano de ação com foco na Copa do Mundo de 2014. A iniciativa abrangerá as 12 cidades-sede da Copa e João Pessoa (PB). Para a última etapa, está prevista a realização de uma campanha de prevenção com abrangência nacional.



(Fonte – Ministério do Turismo)

CONSULTOR DA CBCVB FALA SOBRE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA


A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBCVB) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) assinaram em janeiro, durante a FITUR, um acordo de cooperação técnica voltado para a troca de experiências e conhecimento entre as organizações. Com o apoio do Ministério do Turismo, o acordo conta com a assistência da CBCVB aos Membros Afiliados da OMT na execução de seus projetos, programas e ações.
Segundo o presidente da CBCVB, João Luiz dos Santos Moreira, esta está sendo uma oportunidade única para que a CBCVB, junto com a OMT, expandam tanto qualitativamente como quantitativamente e desenvolvam um trabalho estratégico de aproximação entre seus membros. O intuito é, conjuntamente, abrir canais de desenvolvimento e participação entre os países.
Este acordo é um desdobramento do trabalho que tem sido desenvolvido pela CBCVB com o objetivo de intensificar as ações junto à OMT. Eleita vice-presidente dos Membros Afiliados durante a última Assembléia Geral da OMT ocorrida em 2009 em Astana, Cazaquistão, a Confederação vem, cada vez mais, se destacando na proposição de projetos e conquistando espaço no grupo decisório político internacional.
Com o acordo, a CBCVB disponibilizou um de seus consultores de Projetos Internacionais para atuar dentro da OMT. O cargo foi ocupado pelo consultor Rodrigo Godinho Corrêa, que nos últimos anos vem representando a entidade nos grupos de trabalho e conselhos na organização.
Gaúcho de Porto Alegre, Corrêa é formado em Administração Hoteleira e especialista em Marketing. Foi Coordenador-Geral de Modernização e Informática do Ministério do Turismo entre 2003 e 2007, período em que elaborou as políticas de uso de TI e o planejamento estratégico de modernização do Ministério.
Morando com sua família desde janeiro em Madrid, onde está localizada a sede da OMT, Corrêa fala dos resultados e expectativas deste acordo e das futuras ações a serem desenvolvidas.


Qual a sua avaliação destes três primeiros meses de trabalho conjunto entre CBCVB e OMT?

O trabalho tem sido altamente positivo. Este acordo de cooperação acontece em um momento muito importante em que a OMT e seus Membros Afiliados passam por um processo de transição, tanto na sua estrutura funcional, como na sua orientação estratégica. Após um ano de crise que afetou profundamente o setor de turismo mundial, é preciso, a partir de agora, trabalhar forte em questões relacionadas à competitividade e à sustentabilidade. A vasta experiência no desenvolvimento e implementação de projetos, habilita a CBCVB a ter uma participação importante neste processo e contribuir de forma efetiva na articulação entre o setor público e privado.


Durante a ITB em Berlin em março, a Junta Diretiva dos Membros Afiliados da OMT aprovou o Plano de Trabalho para 2010. Com foi este processo?

A expectativa em torno deste novo plano foi muito grande, e tomou-se o cuidado em levar em consideração todas as propostas e sugestões dos Membros Afiliados, assim como integrar as ações dentro do planejamento estratégico da OMT. A participação brasileira neste processo foi muito importante ao dar apoio operacional e estratégico ao desenvolvimento do Plano e ao propor ações concretas que afetam diretamente o Brasil. Que ações são estas?

A mais importante e urgente é a realização da Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos em Foz do Iguaçu em junho próximo. Os Membros Afiliados estão avançando muito forte no processo de regionalização. A idéia é que as regiões e sub-regiões se organizem em bloco com o objetivo de obter maior força e representatividade. Busca-se uma identidade local, com o desenvolvimento de projetos locais. Isto gera uma maior sinergia e uma integração entre os Países Membros (Setor Público) e os Membros Afiliados (Setor Privado). O fortalecimento regional dos Membros Afiliados Latino-Americanos será um dos temas principais desta reunião.


Como será a Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos e qual será o papel dos Membros Afiliados brasileiros?

A programação ocorrerá nos dias 08 e 09 de junho em Foz do Iguaçu, fazendo parte da programação da reunião do Conselho Executivo da OMT que ocorrerá em Puerto Iguazu, Argentina. Além da reunião dos Membros Afiliados, haverá um seminário técnico com a participação de palestrantes locais e internacionais. Será uma excelente oportunidade para apresentar e debater temas como o desenvolvimento de uma estratégia conjunta de promoção dos destinos turísticos latino-americanos. A CBCVB, a FNHBRS e o Pólo Iguassu são os Membros Afiliados brasileiros responsáveis pela iniciativa e pela coordenação local do evento.


Como o Brasil está posicionado no cenário mundial de turismo?

O Brasil é considerado, hoje, um dos grandes emergentes do turismo global. Graças, entre outros fatores, à força de seu turismo interno, foi um dos países menos afetados pela crise mundial e um dos primeiros a se recuperar. O Brasil tem plenas condições de exportar o seu conhecimento e experiência em temas como regionalização, competitividade, sustentabilidade, entre outros. E a OMT e os demais países reconhecem isto. O Ministro Luiz Barretto e o Secretário-Geral da OMT discutiram no mês passado em Johanesburgo (África do Sul), a possibilidade de o Brasil transferir sua experiência na promoção e organização do turismo para os países africanos, a começar pelos de língua portuguesa. Dentre estas experiências, o Brasil pode apresentar o Programa de Regionalização do Turismo e a metodologia do Estudo de Competitividade que definiu 65 destinos indutores do turismo nacional.


Como é o seu dia-a-dia e como foi a recepção de um brasileiro na OMT?

Trabalhar no apoio aos Membros Afiliados da OMT significa atender mais de 400 entidades que representam praticamente todo o setor privado do turismo internacional. Isto é muito gratificante e motivador. Como um órgão das Nações Unidas, a OMT é uma verdadeira miscelânea de nacionalidades, etnias e idiomas e, neste contexto, é bastante fácil de se adaptar. Curiosamente, existem poucos brasileiros trabalhando na organização. Porém, acredito que esta situação pode se reverter já que existem programas de intercâmbio que poderiam abrir para o Brasil, a possibilidade de estágios de técnicos de turismo brasileiros na OMT como forma de ampliar suas competências profissionais, a exemplo do que já é feito por China, Índia e África do Sul.


Quadro 1

A Organização Mundial do Turismo - OMT é uma agência especializada das Nações Unidas e representa a principal instituição do setor de turismo mundial. Serve como um fórum de discussão para debater questões da política do turismo e é uma fonte de conhecimento especializado nesta área.
Com sua sede em Madri, Espanha, a OMT desempenha um papel central e decisivo na promoção do desenvolvimento do turismo responsável, sustentável e acessível a todos. Entre seus membros figuram 161 países e territórios, além de mais de 400 membros afiliados que representam o setor privado, como hotéis, agencias de viagens, empresas aéreas, universidades, organizações internacionais e secretarias e órgãos oficiais de turismo.


Quadro 2

Como vice-presidente dos Membros Afiliados da OMT, a CBCVB é uma entidade de destaque. Engloba em sua rede dez Federações de Convention & Visitors Bureaux e 110 CVBx associadas, atuante em todo o território nacional, que somam mais de 4,7 mil mantenedores e/ou associados. Ao todo, no ano passado foram captados 2.356 eventos, dos quais 285 internacionais, 1.016 nacionais e 1.055, o que responde pela circulação de 19,2 milhões de turistas, das quais mais de 2,3 milhões provenientes de outros países. No somatório, é responsável por uma receita bruta de R$ 20,9 milhões.

(Fonte – H2Foz / Portal das Cataratas)

HOTEL SANTA TERESA (RJ) COMEMORA ENTRADA NA RELAIS & CHÂTEAUX


O Hotel Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, está comemorando a entrada para a associação de hotéis Relais & Châteaux. Aceita em janeiro deste ano, após oito meses de avaliações, já começa a colher os frutos da parceria.
Para Nelly Pager, gerente comercial do hotel, após a entrada para a associação os negócios aumentaram em 20%. "A diferença é no destaque mundial, com a referência de qualidade que a associação nos trás", diz Nelly.
"O processo de admissão foi demorado e difícil. Eles tem altos critérios e mandam avaliadores formais e outros em segredo. Também mandaram vários chefs para analisar nosso restaurante", diz Nelly. Segundo ela, o que os avaliadores querem encontrar é uma combinação de qualidade de serviço, boa localização e alta gastronomia, além de um diferencial exclusivo. "No nosso caso, acho que foi a nossa peculiar união de elementos brasileiros e qualidade de serviços", comenta Nelly.

(Fonte - Hôtelier News)

BRASIL É O 6º. PAÍS DO MUNDO MAIS EMPREENDEDOR

O Brasil ficou em sexto lugar no mundo em empreendedorismo em 2009, com 15,3% da população, o equivalente a 18,8 milhões de pessoas, fazendo parte da Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) - negócios com menos de 42 meses de existência. A taxa registrada ficou acima da média histórica do país que é de 13%. Em 2008, a TEA ficou em 12%.
Os dados constam da 10ª edição da pesquisa Global Entreperneuship Monitor (GEM), que mede o nível de empreendedorismo em diversos países, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
No ranking dos países, o primeiro colocado é a Colômbia, com 22%, seguido do Peru, que tem 21%. O terceiro país mais empreendedor é a China, que obteve o índice de 19% em 2009. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, na capital paulista. De acordo com a pesquisa, as mulheres lideram o empreendedorismo, com uma participação de 53%. Quando se fala em empreendedorismo por oportunidade - quando se aproveita uma aptidão pessoal ou se identifica um nicho a ser explorado - as mulheres também lideram, com 53,4%.

(Fonte – Monitor Mercantil )

PROJETO DEFINE DIREITOS E RESPONSABILIDADES NA WEB


O Ministério da Justiça apresentará até o fim da semana a minuta de projeto de lei sobre as regras da internet no Brasil, o marco regulatório que será colocado em audiência pública. O texto foi debatido com a sociedade na própria rede durante os últimos meses e as sugestões foram consolidadas pelo ministério. A principal novidade do texto ao qual o Valor teve acesso é o termo de "notificação e retirada". Embora seja uma tradução do "notice and take down" americano, a proposta cria um modelo inédito de definição de responsabilidades por conteúdo. O texto prevê os direitos e as responsabilidades de todos os participantes da rede, principalmente quando houver dúvida quanto à autoria da informação. Pela minuta, as empresas que hospedam informações de terceiros terão de notificar quem colocou determinado conteúdo no ar se houver reclamação fundamentada de pessoa física ou jurídica que se sinta prejudicada. Ao receber a denúncia, esse provedor deve imediatamente tirar a informação do ar e, em seguida, notificar o autor. A informação voltará ao site se o autor assumir integralmente a responsabilidade pelo teor da publicação. Assim, havendo discussão judicial, não caberá ao provedor nenhum ônus legal.
Nos EUA, o "notice and take down" vale apenas para propriedade intelectual e não pode ser pedida a revisão pelo autor. No Canadá, o provedor notifica o autor, sem extrair o conteúdo, mas também evita se tornar réu em ação judicial. O modelo brasileiro inova ao permitir que se atenda prontamente o pedido daquele que se sentir prejudicado.
A proposta deve causar polêmica. "Não deixa de ser um cerceamento à liberdade de expressão", diz Gil Torquato, diretor corporativo do UOL. Os provedores não teriam como checar se as reclamações são procedentes, podendo suprimir informações verdadeiras e de interesse público, afirma o executivo. "O risco é de instituir a censura no país. Somos radicalmente contra", diz.

(Fonte – Jornal Valor Econômico - Foto Divulgação)

SÃO PAULO GANHARÁ CENTRO DE INFORMAÇÕES TURISTICAS ESPECIAL PARA PÚBLICO GLS


São Paulo vai ganhar, em maio, o primeiro Centro de Informações Turísticas (CIT) voltado especialmente para o público GLS do Brasil. O serviço funcionará na Associação Casarão Brasil, (r. Frei Caneca, 1.057), ONG que, em 2008, encaminhou um polêmico projeto de lei à Câmara Municipal pedindo a mudança do nome da Frei Caneca para "rua Gay".
Se, dois anos atrás, o projeto provocou a ira de moradores, hoje a novidade foi bem recebida. "O público gay nunca foi um problema e jamais será. Acho excelente que a cidade ofereça esse tipo de serviço", diz Célia Marcondes, presidente da Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro Cerqueira César (Samorcc), que liderou, na época, o levante contra o projeto de mudança do nome da rua.
"É positiva a criação de um centro de informações, seja para qual público for. Nosso problema é com locais que reúnem pessoas para fazer algazarra", diz a moradora Vera Gomes, 55, frequentadora assídua da Paróquia do Espírito Santo, ao lado do Casarão.
Além de informações gerais sobre a cidade, o CIT GLS vai distribuir kits com material sobre boates, lojas, bares, agências de viagem, hotéis e saunas voltadas para o público gay ou que sejam simplesmente "gay friendly".
O serviço é uma parceria entre a SPTuris, órgão ligado à prefeitura, e a Associação Brasileira de Turismo para Gays (Abrat-GLS). O atendimento será feito por três estagiários de turismo, treinados por equipes dos dois órgãos.Em tempos politicamente corretos, o atendimento obedecerá o protocolo de boas maneiras do meio, seguindo um manual lançado em fevereiro pela Abglt (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transgêneros)."Nossos estagiários serão treinados, por exemplo, sobre como tratar uma travesti. A orientação é que ela seja sempre chamada pelo nome social e não necessariamente pelo nome que está no documento. Se quiser ir ao banheiro, indicaremos tanto o masculino quanto o feminino. Fica a critério da pessoa decidir", afirma Almir Vieira Nascimento, 52, presidente da Abrat-GLS.Para o diretor de turismo e entretenimento da SPTuris, Luis Salles, o sucesso da Parada Gay paulistana -que no ano passado atraiu cerca de 400 mil turistas para a cidade- gerou a necessidade de um atendimento personalizado para esse público. "A cidade precisa atender bem todo mundo."

(Fonte – Jornal Folha de S. Paulo – Foto bp1.blogger.com)

PLANALTO VAI MUDAR CONCESSÕES, AFIRMA GERENTE DO PAC



O governo federal vai usar boa parte do último ano da gestão petista para propor novos modelos de concessão de serviços públicos na área de infraestrutura, como rodovia, hidrovia, navegação de cabotagem, aeroporto e ferrovia.O plano integra a estratégia do governo Lula de preparar para o futuro presidente um pacote pronto de obras no valor de R$ 1,5 bilhão que formam o chamado PAC 2, segundo edição do Programa de Aceleração do Crescimento.
"Está no PAC 2. Nós vamos trabalhar na revisão dos modelos de concessão de vários setores, principalmente ferrovia, mas não só", disse ontem a nova gerente do PAC, Miriam Belchior, durante uma coletiva de imprensa após reunião fechada com um grupo de empresários ligados à Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).
Miriam assumiu a gestão do principal programa do governo em lugar da ex-ministra Dilma Rousseff, licenciada para disputar a eleição presidencial.A subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil disse que os novos modelos de concessão serão apresentados ao país ao longo do ano, conforme a conclusão dos trabalhos.
Ela prometeu ouvir o setor privado sobre as alterações e disse que elas deverão ser feitas por meio de decretos ou de projetos de lei encaminhados ao Congresso Nacional.
"O governo quer deixar melhores condições do que as que recebeu. Além do que já foi feito, a gente prepara outras medidas, algumas mais imediatas, como o novo modelo de concessão de ferrovia, e outras [que] vão ocorrer ao longo do ano", disse Miriam.
A reforma do modelo de concessões ferroviárias é a mais adiantada. Conforme a Folha antecipou em fevereiro, o governo vai separar construção, controle e manutenção da malha da operação de transporte de cargas. Hoje, operadores ferroviários fazem tudo. A ideia é criar competição entre os operadores e tentar reduzir o custo do frete ferroviário.
As primeiras ferrovias que deverão experimentar esse modelo são o trecho sul da Ferrovia Norte Sul -entre Palmas (TO) e Estrela D'Oeste (SP)- e o trecho leste da Ferrovia de Integração Oeste-Leste -entre Ilhéus (BA) e Barreiras (BA).
O modelo a ser usado para os aeroportos é o mais preocupante, reconheceu Miriam. Segundo ela, o BNDES, o Ministério da Defesa e a Infraero irão contratar uma consultoria que primeiro irá avaliar o modelo mais adequado para a gestão dos aeroportos brasileiros.
"Infelizmente, a contratação da consultoria para fazer esse trabalho em conjunto com o governo federal levou mais tempo do que gostaríamos. Então os estudos estão atrasados, mas o ministro Guido [Mantega] assumiu a condução desse processo junto comigo, além dos ministros Paulo Bernardo [Planejamento], Nelson Jobim [Defesa] e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho."Garantias
O governo federal também poderá propor um novo modelo que assegure acesso às garantias exigidas dos investidores em obras de infraestrutura por instituições financeiras.
Miriam não antecipou a proposta em discussão no governo, mas reconheceu ser esse um problema. A Abdib diz que o país precisa de sistemas de garantias para volumes de investimento de R$ 160 bilhões.

(Fonte – Jornal Folha de S. Paulo - Foto ABCD Maior)

NOVA CAMPANHA DO VIAJA MAIS


Um belo dia resolvi mudar. E fazer tudo o queria fazer”. Embalada pela trilha sonora de Rita Lee, a nova campanha do Viaja Mais Melhor Idade, lançada neste domingo (04/04), pretende estimular o público da melhor idade a viajar pelo Brasil.
Em menos de 24h de campanha, o site do programa – http://www.viajamais.com.br/ – recebeu 13.500 acessos. Somente no primeiro dia, foram dois mil acessos.
Com a proposta “O prazer de viajar não tem idade. Mude sua rotina”, a campanha, que fica no ar até 24 de abril, está sendo veiculada em mídia impressa, TV, rádio, internet e redes sociais como o twitter.

Viaja Mais Melhor Idade

O Viaja Mais Melhor Idade, uma ação do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Instituto Marca Brasil (IMB), oferece a maiores de 60 anos, durante a baixa ocupação, pacotes especiais e descontos de 50% nas diárias dos hotéis cadastrados no programa.
Para mais informações acesse http://www.viajamais.com.br/ ou ligue gratuitamente para 0800 770 7202.

(Fonte – SP News em Viagem)

"GPS" RUSSO BUSCA PARCERIA COM EMPRESAS BRASILEIRAS



Rússia vê chance de criação conjunta para usos como monitoramento de estradas e transporte urbano; sinal promete ser mais "aberto"

Uma alternativa russa ao GPS (Sistema de Posicionamento Global), que ficou abandonada com o fim da Guerra Fria e agora está ressurgindo das cinzas, foi apresentada a empresários brasileiros como uma oportunidade para novos negócios, em reunião organizada ontem pelas agências espaciais do Brasil e da Rússia.
O Glonass, como é conhecido o GPS russo, já tem 21 dos 24 de seus satélites previstos em funcionamento e deve chegar ao final deste ano com capacidade de operação praticamente completa. A delegação da Roscosmos (a agência russa) defendeu durante o encontro em São Paulo que há espaço para a cooperação com empresas brasileiras na criação de aplicações do sistema, como monitoramento de estradas, controle de tráfego urbano e otimização de atendimento de emergência.
"Na Rússia, as colaborações com a indústria são, na melhor das hipóteses, PPPs [parcerias público-privadas]", diz Raimundo Mussi, coordenador técnico-científico da AEB (Agência Espacial Brasileira). "Aqui, a chance deles de trabalhar com a iniciativa privada para valer é muito maior, e as nossas empresas têm capacitação para isso", afirma Mussi.
Embora o GPS seja um sistema estabelecido e usado largamente mundo afora, há argumentos estratégicos para não excluir a utilização de sistemas alternativos, como o Glonass e o europeu Galileo (esse, ainda relativamente incipiente, só deve entrar em operação a partir de 2014). "No caso do GPS, nós não temos a chave", diz Mussi, referindo-se ao fato de que, por ser gerido pelas Forças Armadas dos EUA, o sistema americano pode, em tese, sofrer alterações por causa de necessidades militares.
"Durante a invasão do Iraque, foi possível sentir problemas com o GPS", lembra Cileneu Nunes, representante da empresa de rastreamento Zatix, que compareceu ao encontro e se disse "bem impressionado" com as propostas russas."Cru"
"Estive em Moscou há três anos, quando o sistema ainda estava muito cru.
Eles avançaram muito", afirma Nunes.
Na tentativa de tornar seu sistema mais sedutor, os russos também planejam oferecer, de graça, a resolução mais apurada de rastreamento, na escala de decímetros (décimos de metro). "Pode não fazer diferença numa estrada, mas faria diferença para você estacionar, por exemplo", diz Mussi. Segundo ele, o GPS não libera essa precisão para uso civil, e os europeus planejam fazê-lo apenas para os usuários que pagarem. Além disso, ter sistemas que "falem" com mais de uma rede de navegação "aumenta a confiabilidade, porque mais satélites "enxergam" você", lembra Fernando Walter, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Gilberto Câmara, diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), diz que considera baixa a chance de que surjam restrições ao uso do sinal do GPS para o Brasil. "Também é preciso lembrar que tecnologias como as dos smartphones vêm dos EUA e usam o GPS. Portanto, o desenvolvimento de novos produtos com o Glonass teria de levar isso em conta", afirma Câmara.

(Fonte – Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Ciência / Foto user.img.todaoferta.uol.com.br)

SEBRAE MULTIPLICARÁ INVESTIMENTOS

Milhares de micro e pequenas empresas (MPE) compõem a grande maioria dos empreendimentos da cadeia produtiva de turismo no país. Elas atuam nos segmentos de alimentação, hospedagem, transporte, entretenimento, entre outros.
Desde o anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo 2014 e da Olimpíada 2016, as micro e pequenas empresas do setor do turismo se tornaram uma das grandes prioridades do Sebrae. A instituição sempre apoiou os vários segmentos do setor, mas foi a partir da implantação do Ministério do Turismo (Mtur) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2003, que o setor passou a ser atendido como uma cadeia produtiva. Desde então o Sebrae se tornou um dos parceiros mais constantes das ações e projetos do novo órgão federal.
A importância que o setor de turismo representa hoje para o Sebrae pode ser comprovado pelo crescimento do número de projetos voltados às MPE dessa cadeia. Até o ano passado, eram 197 projetos de âmbito nacional, estadual e local, que se desdobravam em outras ações realizadas pelas unidades estaduais do Sebrae. Para 2010 está prevista a implantação de mais de 60 novos projetos nacionais.
“A Copa 2014 e a Olimpíada 2016 serão temas preponderantes para o planejamento e atuação da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços (Uaccs) do Sebrae a partir deste ano”, afirma Ricardo Guedes, gerente da unidade.
O motivo é simples de entender. Essa unidade aglutina os setores produtivos e carteiras de projetos que terão grande responsabilidade pelo sucesso dos dois eventos esportivos internacionais, a serem realizados no País, nos próximos anos. Ações e programas voltados ao turismo, comércio varejista, serviços, artesanato, cultura e entretenimento estão sob a coordenação da equipe da Uaccs do Sebrae. Muitos deles se desdobram em ações estaduais, regionais e locais.
O volume de recursos do Sebrae destinado aos projetos em prol do desenvolvimento do setor de turismo também se multiplicou: serão disponibilizados R$ 125 milhões reais nos próximos três anos. No ano passado, o total de recursos voltados para os projetos dessa cadeia foi de R$ 23,5 milhões.

Oportunidades de negócios

Os jogos certamente serão o centro das atenções do público, patrocinadores, imprensa, entre outros. Porém, para o Sebrae, eles terão diferente relevância. “Nosso foco serão as oportunidades de negócios que os jogos vão gerar para as micro e pequenas empresas”, explica Guedes. Os empresários dos setores relacionados com os dois eventos estarão mais sensíveis para receber capacitações e preocupados em melhorar seus negócios, segundo ele. “O ambiente estará mais favorável para o Sebrae exercer seu papel de apoiador das MPE”, justifica o gerente.
A instituição já está recebendo demandas dos empresários dos setores de alimentação, transporte, saúde, entre outros relacionados diretamente com o turismo e atendimento dos turistas, informa Guedes.

Divisor de águas

A Copa do Mundo 2014 deverá será um divisor de águas para o turismo brasileiro, assim como ocorreu em outros países que sediaram o evento. Depois de 2014, o País vai perceber como a atividade turística brasileira era antes, e como ficou, após a Copa, garante Guedes. “O legado desses dois eventos para o desenvolvimento do País será enorme. Todos os países que sediaram a Copa melhoraram”, justifica.
Geralmente o fluxo de turistas ao país-sede da Copa começa a crescer com dois anos de antecedência. “Em 2012, temos de estar muito melhores do que hoje”, observa Guedes. “Vamos atuar nas doze capitais selecionadas para sediar os jogos, mas isso não significa que ficaremos concentrados apenas nelas. Os 65 destinos turísticos indutores de turismo serão contemplados por nossas ações e projetos, junto às instituições parceiras”, complementa.
O Sebrae vai investir R$ 3 milhões nas em cada uma das doze capitais-sede da Copa 2014 nos próximos três anos, equivalendo a R$ 1 milhão/ano por cidade. A Uaccs é, hoje, a unidade que reúne o maior número de projetos do Sebrae - mais de 800. O setor de serviços, o que mais cresce no Brasil e no mundo, passou a integrar a unidade em 2007, quando havia apenas 15 projetos nacionais em implantação. No ano passado, esse número subiu para 102 e, este ano, deverá saltar para 131 projetos.

(Fonte – ASN)

VESTIBULAR DA CASTELLI ESH SERÁ NO DIA 13 DE JUNHO


Estão abertas as inscrições para o curso de Bacharelado em Hotelaria da Castelli Escola Superior de Hotelaria. Com 3.104 horas aula, o curso é realizado em período integral, em 2 anos. Uma verdadeira imersão no mundo da hospitalidade. Um mundo que cada vez mais abre suas portas para jovens profissionais. Com os eventos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016 as oportunidades profissionais são excelentes. "Aqueles que optarem pela formação em hospitalidade hoje, dentro de 4 ou 6 anos, estarão no auge de suas carreiras profissionais, momento em que ocorrerão estes dois grandes eventos, além de toda a perspectiva de crescimento da área", comenta professor Geraldo Castelli, diretor da Instituição.
Por meio da prática nos laboratórios pedagógicos da Instituição e dos estágios ao longo do curso a Castelli ESH visa desenvolver as habilidades pertinentes e, também, a atitude hospitaleira em seus alunos, competências essencias à profissão. Teoria, prática e vivência profissional é o trinômio no qual a Castelli ESH baseia todo o seu processo formativo. Ao término do curso, os alunos são ainda encaminhados para o mercado de trabalho, por meio de convênios nacionais e internacionais que a Instituição possui. Semestralmente, aproximadamente 90% dos alunos concluintes são selecionados para realizarem programas de trainees, estágios ou para contratação.
Reconhecida internacionalmente, a Castelli ESH localiza-se em Canela, que juntamente com Gramado compõe um dos principais pólos turísticos do país, um verdadeiro laboratório a céu aberto. Ou seja, mais uma oportunidade para o aluno vivenciar o cotidiano de uma localidade turística.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.castelli.edu.br ou pelo telefone 54 32821460.

VESTIBULAR CASTELLI ESH
Dia de realização: 13/06/2010
Inscrições: até dia 11/06/2010
Local: site www.castelli.edu.br ou na sede
Taxa: R$ 50,00
Processo Seletivo: Entrevista em Grupo (65%) + Prova de Redação (30%) + Análise do Histórico Escolar (5%)

(Fonte – Ascom Castelli ESH)

SALÃO PARANAENSE DE TURISMO MOVIMENTA CURITIBA NESTE FINAL DE SEMANA


Nesta sexta e sábado, 9 e 10 de abril, profissionais do Turismo de todo o Mercosul estarão reunidos em Curitiba, no 16º Salão Paranaense de Turismo, uma das principais vitrines do setor no país. Organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o Salão tem como foco a ampliação de contatos empresariais e o fechamento de negócios, além de debater tendências e promover a capacitação profissional.
A expectativa é a participação de aproximadamente 300 empresas expositoras, provenientes de diversos estados do país e também da América Latina e Europa, como agências de viagens, operadoras, empresas hoteleiras, companhias aéreas, locadoras de veículos, seguradoras, destinos, companhias de cruzeiros marítimos e prestadoras de serviços turísticos, entre outros. De acordo com o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser, “a credibilidade dos expositores é o que faz o sucesso do Salão no decorrer de suas edições”.
Em paralelo ao 16º Salão, acontece também a VI Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, sob o comando da Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo. Os visitantes poderão conferir atrações de todas as dez regiões turísticas do Paraná e conhecer roteiros de turismo náutico, gastronômico, de aventura, sol e praia, entre outros. Os atrativos do evento incluem também a degustação de comidas típicas, apresentações artísticas e artesanato.
Com uma área de atendimento e a realização de rodadas de negócios, o Sebrae/PR pretende promover o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos turísticos de micro e pequeno porte do estado. O Momento do Negócio Sebrae reunirá cerca de 50 empresários de cinco regiões turísticas estratégicas do Estado: Litoral; Curitiba e Região Metropolitana; Campos Gerais; Londrina e região; e Iguaçu e Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu. No estande do Sebrae/PR, os interessados também poderão obter informações sobre projetos, produtos e serviços da entidade.
Também é esperada a visita de operadoras do Uruguai, Argentina e Chile, em um famtur organizado pelo Instituto Municipal de Turismo e pelo Núcleo de Turismo Receptivo do Sebrae/PR.

Programação diversificada

Durante o 16º Salão, os participantes terão uma diversificada programação de minicursos gratuitos, voltados para a capacitação profissional, aproveitamento de soluções disponíveis no mercado e apresentação de projetos e destinos. Na sexta-feira, dia 9, serão realizadas apresentações do Plano Aquarela do Ministério do Turismo às 15h e do Google - "O mundo está mudando, a comunicação já mudou. E como você vai aproveitar as novas oportunidades?", às 18h30.
Já no dia 10, sábado, acontecem os minicursos “Atacama aos olhos do cliente”, às 14h, com os palestrantes Elaine Schneider e João Carlos Parra, da Orion Turismo; “Quatro estações para se encantar com o Canadá”, às 15h, com Lucky Schnitzer, sócio e diretor comercial da Personal Brasil; e “Descubra a Patagônia Argentina ao sabor do tango”, às 16h, que será apresentado pela Green Peace Operadora.
O jornalista e apresentador de TV Zeca Camargo fará uma apresentação especial no 16º Salão, com a palestra “A fantástica volta ao mundo”, baseada na série de sucesso exibida na televisão e cujo livro se transformou em best-seller. Na ocasião, Zeca irá contar sobre a experiência de passar por quase 20 culturas diferentes em um curto espaço de tempo, mostrando como enfrentar desafios e se adaptar a cada dia com criatividade e bom humor. A palestra acontece no dia 10, às 10h30, e é uma promoção da ABAV-PR e do Curitiba Convention & Visitors Bureau.
As inscrições gratuitas para o 16º Salão Paranaense do Turismo e VI Mostra das Regiões Turísticas do Paraná foram prorrogadas até 7 de abril e podem ser realizadas online, pelo site www.abav-pr.com.br. Após essa data, será cobrada uma taxa de R$ 10.

Parcerias e expositores

Além do patrocínio master da TAM e dos recém confirmados patrocínios do Sebrae/PR e da Travelport, o Salão Paranaense conta com a chancela e o apoio de importantes entidades e órgãos nacionais, regionais e locais do Turismo como Governo Federal, Ministério do Turismo, Embratur, Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Paraná, Sindetur-PR, ABIH-PR, Sindotel-PR e Abrasel-PR.

Serviço:

16º Salão Paranaense de Turismo
Datas: 9 e 10 de abril de 2010
Local: Estação Convention Center (Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças) - Curitiba/PR
Horários: 9/4 (sexta-feira) das 12h às 20h
10/4 (sábado) das 11h às 19h
Informações: (41) 3223-3411/ abav-pr@abav-pr.com.br
http://www.abav-pr.com.br/

(Fonte – Flamma Comunicação - Foto Divulgação)

CREDENCIAMENTO DA IMPRENSA PARA A 16ª BNT MERCOSUL


A organização da 16ª BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos) já está realizando o credenciamento da imprensa para a cobertura do evento que acontece nos dias 21 e 22 de maio em Balneário Camboriú e no Beto Carrero World (Penha, SC).
Para solicitar o credenciamento, favor preencher os dados abaixo e enviar ao e-mail: larissa@rotascomunicacao.com.br (Rotas Comunicação).

DATA LIMITE DO CREDENCIAMENTO: 3 de maio de 2.010.
Após a análise, os responsáveis retornarão em seguida com as orientações.
Mais informações:

ROTAS COMUNICAÇÃO – www.rotascomunicacao.com.br
Assessoria de Imprensa – BNT MERCOSUL
Responsáveis: Larissa Andrade e Fábio Oliveira
Tels.: (47) 3363-6845/ 3367-1119/ 9129-8842/ 9177-3270
E-mails: larissa@rotascomunicacao.com.br; fabio@rotascomunicacao.com.br
Site e informações do evento: http://www.bntmercosul.com.br/

(Fonte – Rotas Comunicação)

EMBARQUES EM VOOS PARA OS EUA TERÃO A SEGURANÇA AINDA MAIS REFORÇADA


Na última sexta-feira, dia 2, a secretária Janet Napolitano, do DHS - Department of Homeland Security (EUA), anunciou que a TSA - Transportation Security Administration começará a implementar novas e reforçadas medidas de segurança em todas as companhias aéreas com voos internacionais para os EUA. As medidas de segurança foram determinadas pelo presidente Obama, logo após o frustrado atentado do último dia 25 de dezembro. As medidas são mandatórias e devem ser cumpridas por todos os países e companhias com voos para os EUA.
Segundo o DHS, as medidas seguem “protocolos de segurança mais flexíveis”, desenvolvidos para refletir as mais atualizadas informações de inteligência dos órgãos de segurança dos EUA e serão aplicadas a todos os passageiros que estiverem viajando para os EUA, com o objetivo de evitar o embarque de pessoas “potencialmente perigosas”. Elas substituirão a segunda revista que vinha sido adotada para passageiros de 14 países, inclusive aqueles classificados como patrocinadores do terrorismo e a maioria de países muçulmanos. Esta política, amplamente criticada por ser discriminatória e ampla demais para ser eficiente, foi implementada logo após o dia 25 de dezembro do ano passado.
Entretanto, “protocolos de segurança mais flexíveis” são, na realidade, protocolos de segurança ainda mais rígidos, pouco confiáveis e altamente discriminatórios, principalmente para a indústria mundial de turismo. O problema é que as informações de inteligência vão ser transmitidas em base regular às agências de segurança dos EUA, por companhias aéreas e por governos estrangeiros (N.R.: com qual fidedignidade e confiabilidade?), mantendo as características fragmentadas ou genéricas das informações.
Surgindo a “bandeira vermelha”, forma de alerta do sistema eletrônico - que também pode ser aleatória ou randômica, o passageiro suspeito será encaminhado para uma revista secundária e muito mais completa no aeroporto de origem (antes de embarcar). O procedimento não substitui a “watch list” de terroristas, nem a “no-fly list”, que continuarão sendo utilizadas. O sistema soltará o alerta cruzando referências de informações, como a nacionalidade da pessoas, países visitados recentemente, idade, características diferenciais e até mesmo parte dos nomes ou sobrenomes, suplementando a “watch list”.
Segundo a rede de TV americana CNN, que atribuiu a informação a um alto funcionário do governo em Washington, os EUA levarão em consideração religião e raça para elaborar perfis dos passageiros que devem passar por triagem extra. O funcionário afirmou que características raciais ou religiosas podem ser usadas para selecionar quais passageiros deverão passar por controle mais abrangente, mas “negou que o sistema implique em discriminação racial”.
O DHS informou que a administração Obama divulgará esta semana novas medidas para aumentar a segurança em transportes terrestres, como trens e metrôs.

No Brasil esta notícia foi pouco divulgada, mas já preocupa profissionais da indústria de turismo, principalmente os do setor de eventos e viagens de incentivo. Um deles, líder do setor, Ibrahim Tatouh, da IT Mice Travel Solutions, em mensagem dirigida a diplomatas e funcionários do Serviço Comercial dos EUA, colegas do trade e imprensa especializada, depois de apresentar seus argumentos, refere-se à próxima realização do Visit USA 2010, em São Paulo e no Rio de Janeiro, dizendo: “Nossos amigos americanos estarão aqui no Brasil e serão muitíssimo bem recebidos, não importando sua cor, raça, credo, opção sexual, nada. Mas podem estar perdendo seu tempo e dinheiro.

(Fonte – Business Travel Magazine / HotNews)

RYANAIR REAJUSTA TARIFA DE BAGAGEM


A Ryanair está elevando de 15 para 20 libras esterlinas suas tarifas por bagagem despachada a partir para julho e agosto - os meses mais movimentados no verão (no hemisfério norte), numa decisão que, estimam analistas, poderá render até US$ 20 milhões. A companhia irlandesa disse estar fazendo valer o aumento, que afetará todas as reservas feitas após a meia-noite de hoje, porque está "determinada a incentivar os passageiros a viajar ´mais leves´ neste verão".
Com as novas tarifas, as pessoas que fizerem voos de ida e volta na maior companhia aérea de custos e tarifas baixas da Europa pagará 40 libras, ou € 40 , em julho e agosto, ou 20 libras para cada trecho da viagem. A EasyJet, principal rival da Ryanair, cobra 18 libras por bagagem despachada pesando até 20 kg para voos de ida e volta.
Nenhuma das companhias cobra tarifas para bagagens de mão, cujo uso ambas incentivam, para ajudar a acelerar o serviço em solo, reduzir custos de movimentação e aumentar a eficiência de combustível. A nova taxa da Ryanair, líder na tendência de captar receitas extras com a cobrança por serviços como alimentos a bordo e bagagem, poderá gerar receitas substanciais, disseram analistas.
"Supondo que cerca de 23 milhões passageiros viagem durante o trimestre de julho a setembro e que 30% desses passageiros despachem sua bagagem, então uma receita de € 23 milhões de euros (20,2 milhões de libras) será gerada por essa mudança de preço", disse Joe Gill, da corretora Bloxham, em Dublin. "Isso equivale a cerca de 7% do lucro líquido produzido em 2010 até março".
Gill porém, disse não estar claro se o dinheiro extra será contabilizado no lucro da Ryanair, que na semana passada anunciou estar elevando seu lucro - após estimativa tributária para o ano, até 31 de março -, de € 275 milhões para € 310 milhões, devido a mais reservas e tarifas mais altas no fim de fevereiro e em março.


(Fonte – Jornal Valor Econômico - Foto interata.squarespace)

TAM E CONTINENTAL AIRLINES TEM RECIPROCIDADE NOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE



A TAM e a Continental Airlines, companhia aérea integrante da Star Alliance, firmaram acordo que permite aos membros do programa TAM Fidelidade acumular e resgatar pontos em voos da Continental Airlines, para qualquer destino atendido pela empresa. Da mesma forma, os membros do programa OnePass, da Continental Airlines, também podem acumular e resgatar pontos em voos da TAM. A parceria entrou em vigor ontem.
"Nosso acordo com a Continental Airlines vai trazer vantagens imediatas aos passageiros. Somos pioneiros no lançamento de um programa de fidelização para empresa aérea no Brasil e agora estamos ampliando ainda mais os benefícios por meio dessa parceria. Esse é mais um importante passo para nossa integração à Star Alliance", afirma o vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco.
A TAM Cargo, unidade de cargas da TAM Linhas Aéreas, está apresentando sua nova embalagem para transporte de encomendas, a Big Box, durante a 16ª edição da Intermodal South America 2010, que começou ontem em São Paulo e é considerado um dos mais importantes do setor.

(Fonte – Business Travel Magazine / HotNews)

PRESIDENTE DA CONTINENTAL VEM AO BRASIL


Jeff Smisek, o novo presidente da Continental Airlines, vem ao Brasil em maio para a cerimônia que marcará a entrada da TAM na Star Alliance, rede da qual a Continental faz parte.
Smisek assumiu o posto em janeiro e ganhou fama ao anunciar que não receberia remuneração alguma até que a companhia voltasse ao azul. "Viramos especialistas em perder dinheiro. Isso vai acabar", disse Smisek à Folha, em Houston, no início deste ano.
Uma das principais estratégias de Smisek, para reverter mais de US$ 1 bilhão em prejuízo acumulado desde 2001, é aumentar o número de serviços pagos.
Desde que assumiu, a companhia já aumentou tarifas para o transporte de uma segunda bagagem e também a cobrança por comida à bordo. Nas salas vips, bebida alcoólica de segunda linha é gratuita, mas quem quiser uísque ou vinho de qualidade tem de pagar.
Quarta maior companhia dos EUA, a Continental afirma que a mudança da rede de alianças Sky Team para a Star Alliance também vai aumentar o tráfego e ajudar a alcançar a rentabilidade.

(Fonte – Jornal Folha de S. Paulo)