quinta-feira, 15 de março de 2012

TURISMO: FRANQUIAS EM ALTA NO PAÍS


A inauguração de 192 novas franquias de negócios de turismo, em 2011, mostra que os serviços do setor estão em alta no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das 864 unidades franqueadas de hotéis e agências de viagem cresceu 85,8% - cinco vezes mais que a média dos demais segmentos.
“O empresário está atento ao crescimento da demanda. Quando os investimentos aumentam, significa que há sinais claros de que a demanda está em evolução”, explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes. Segundo ele, apesar do cenário internacional de retração econômica em 2011, o turismo brasileiro bateu todos os recordes em desembarques domésticos, internacionais e em receita cambial.

TENDÊNCIA

O primeiro bimestre de 2012 segue essa tendência de crescimento. Janeiro derrubou todas as marcas do mês na série histórica, em desembarques domésticos (7,46 milhões), desembarques internacionais (950,3 mil) e receita cambial (U$ 661 milhões). Salles Lopes antecipou que os resultados de fevereiro deverão confirmar o ritmo de aceleração do consumo de turismo no Brasil.
Além de faturar mais, ampliar o mercado de consumo e atrair novos investidores, o turismo brasileiro vem assumindo nova colocação na economia nacional. A soma das riquezas produzidas pelo setor de turismo, no ano passado, superou os R$ 127 bilhões, sob a ótica da oferta. Até 2020, o país deve quase duplicar essa participação. A estimativa do governo federal brasileiro é alcançar a terceira posição entre as economias turísticas mundiais até 2022.

(Fonte : MTur)

TAXA PARA USO DE AEROPORTOS FICA MAIS CARA A PARTIR DE HOJE

O passageiro brasileiro pagará mais caro para usar os aeroportos do País. A partir desta quinta-feira (15), as tarifas dos terminais administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) ficam entre R$ 0,41 e R$ 0,91 mais salgadas, de acordo com a categoria do aeroporto. Nos embarques internacionais, a taxa deve subir entre R$ 0,54 e R$ 1,62.
A taxa de embarque para destinos dentro do país em aeroportos de primeira categoria passa de R$ 20,66 para R$ 21,57. É o caso dos terminais de Confins, em Belo Horizonte (MG), Afonso Pena, em Curitiba (PR), Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, e o de Congonhas, em São Paulo. Já nos aeroportos da categoria um, o embarque internacional aumenta de R$ 36,57 para R$ 38,19.
De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que autorizou a alteração nos preços, o reajuste não atinge os terminais que passarão a ser administrados pela iniciativa privada; são eles: Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, Viracopos, em Campinas, e Aeroporto Governador André Franco Montoro, em Guarulhos.
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, o primeiro do Brasil construído integralmente com recursos privados, também fica de fora do reajuste.
O reajuste nas tarifas para uso dos aeroportos é feito anualmente e leva em conta a inflação acumulada do período, além de outras variáveis. O aumento atual foi determinado no final de janeiro deste ano por meio de portaria da Anac.

(Fonte : Portal R7)

GOL COMEÇA A VENDER ACESSO ÀS SALAS VIP PARA CLIENTES FIDELIDADE


A Gol Linhas Aéreas está vendendo, desde a última quarta-feira (7), acesso às salas VIP para os usuários do programa de fidelidade Smiles. O acesso, antes restrito aos usuários das categorias mais altas (Ouro e Diamante) e a quem comprasse bilhetes de tarifas mais altas, agora está disponível para as categorias mais simples (Smiles e Prata), desde que o viajante pague uma taxa a partir de R$ 40.
Segundo a companhia, o preço do acesso à sala VIP mudará de acordo com a categoria e o destino: usuários da categoria Prata pagarão R$ 40 para acessar as salas VIP nacionais e US$ 40 para as salas internacionais; quem está na categoria Smiles pagará R$ 45 e US$ 45, respectivamente.
Ainda de acordo com a empresa, o pagamento só poderá ser feito na entrada da sala VIP com cartões de crédito emitidos no Brasil. O acesso é permitido somente para clientes de voos Gol; clientes Smiles voando por companhias aéreas parceiras não tem acesso esse benefício.
Atualmente, a Gol tem três salas VIP para voos nacionais, nos aeroportos de Guarulhos, Curitiba e Porto Alegre, e duas para voos internacionais, em Guarulhos e no Aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão. Ainda há outras três salas terceirizadas no exterior, nos aeroportos de Caracas (Venezuela), Santiago (Chile) e Buenos Aires/Ezeiza (Argentina).

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

COMISSÃO REJEITA LIMITAÇÃO PARA TARIFAS AÉREAS


A Comissão de Viação e Transportes rejeitou na quarta-feira (14) o Projeto de Lei 4804/09, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que dá à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o direito de definir os preços das passagens aéreas nas linhas exploradas por apenas um concessionário ou permissionário.
Cerca de 57% das mais de oitocentas ligações aéreas domésticas regulares são operadas por apenas um concessionário, segundo dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC). A medida acaba com a liberdade tarifária para esses trechos, prevista na Lei 11.182/05, que criou a Anac.
O relator na comissão, deputado Giroto (PMDB-MS), afirmou que a defesa da concorrência deve ser feita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), inclusive em setores regulados por agências. Ele lembrou que o Executivo já vetou um projeto de lei para a Anac estabelecer tarifas máximas ou mínimas para linhas aéreas.
Segundo Giroto, a proposta geraria um modelo híbrido, com parte do mercado sujeita a restrições da Anac e outra parte em regime de concorrência, que poderia resultar na redução do número de empresas, de localidades e de rotas atendidas.
Outro problema da proposta apontado pelo relator seria a criação de nova atribuição para a Anac, prejudicando atividades de regulação e fiscalização da agência. “O elevado custo regulatório que tal medida imporia à Anac não seria acompanhado por aumento de suas receitas”, defendeu o relator.

TRAMITAÇÃO

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como foi aprovado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Defesa do Consumidor; e agora foi rejeitado pela Comissão de Viação e Transportes, a proposta perdeu o caráter conclusivo e terá de ser votada em Plenário.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

TURISMO OUVIRÁ MINISTROS SOBRE PREPARATIVOS PARA A COPA


Deputados da Comissão de Turismo e Desporto querem saber como estão os preparativos para a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Por isso, aprovaram nesta quarta-feira (14) convites para que os ministros do Turismo e do Esporte e um ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) prestem esclarecimentos sobre as providências tomadas em cada área.
O presidente da comissão, deputado José Rocha (PR-BA), afirma que, além de acompanhar o andamento dos trabalhos, o objetivo é ajudar no que for necessário para a realização dos eventos.
"Nós vamos ouvir o ministro do TCU Valmir Campelo na quarta-feira (21), às 14 horas. No dia 28, vamos receber o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. E no dia 4 de abril virá o ministro do Turismo, Gastão Vieira", informou Rocha.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, José Maria Marin, deve comparecer à reunião que será realizada no dia 21.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

COPA 2014 E TURISMO SEM FRONTEIRAS SERÃO DEBATIDOS EM PORTO ALEGRE


Porto Alegre irá sediar, de 22 a 23 deste mês, o 8º Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades, evento que trará à capital gaúcha governantes, empresários, dirigentes de entidades, jornalistas especializados e associações de profissionais de imprensa do setor do Brasil, de países da América Latina e Europa. Serão debatidos temas que pretendem resultar em ações de curto e médio prazo tendo em vista as demandas que o setor do Turismo terá nos países do Mercosul com a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Três temas centrais foram definidos nas reuniões da UTT em 2011: Turismo sem fronteiras, desenvolvimento de novos destinos e produtos turísticos regionais unindo municípios das Mercocidades, e articulação de parcerias entre os setores público e empresarial para o incremento da atividade turística na economia dos países do bloco regional. O 8º Congresso Internacional de Turismo é promovido pela Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, coordenada pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre.

ABERTURA - O Congresso ocorrerá no Hotel Embaixador, no Centro Histórico da Capital. A abertura, dia 22, às 10h, será feita pelo prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Turismo e coordenador da UTT, Luiz Fernando Moraes, com a presença de representantes dos Ministérios do Turismo do Brasil e do Uruguai, de autoridades do setor vinculadas à Mercocidades e convidados.
“O papel da imprensa e o setor de Turismo: o que é notícia no Turismo e a sua vinculação com a imagem turística local” será o tema do primeiro painel do evento, que reunirá, às 14h, dirigentes de associações nacionais de jornalistas e da imprensa especializada no setor do Brasil, Uruguai, Perú, Bolívia, Chile, Portugal e do Fórum de Imprensa Turística do Mercosul.

TURISMO DE FRONTEIRAS - Ao todo serão oito painéis durante os dois dias do congresso para tratar das oportunidades, desafios, perspectivas de parcerias, de projetos integrados, de negócios e produtos para a Copa 2014 nas áreas do esporte, da cultura, da educação e do turismo rural. No dia 23, às 14h, o tema em pauta será Turismo de Fronteira, que será abordado pelo diretor do Departamento de Relações Internacionais da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo do Brasil, Patric Lottici Krahl, do secretário de Turismo Paraná e coordenador do Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira daquele estado, Faisal Saleh, e do coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades e diretor do projeto IN, Jorge Ariel Rodrigues, do Uruguai.

ROTA TCHE – No último dia do encontro, às 15h15, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, o subdiretor geral de Turismo da Intendência de Maldonado, Álvaro Bertoni, e o presidente do Ente de Turismo de Rosário, Argentina, Héctor de Benedictis, farão a apresentação e lançamento do projeto de turismo regional “Produtos Integrados Mundial 2014 – Capitais Gaúchas/Rota Tche”. Iniciativa pioneira na Rede Mercocidades, a rota turística compõem um mapa de produtos e serviços turísticos dos estados do Sul do Brasil, de províncias uruguaias e argentinas para potencializar o fluxo turístico na região durante o Mundial.
O 8º Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades está aberto à participação de representantes do setor público e de entidades privadas, universidades, profissionais e empresários do setor, estudantes, profissionais de imprensa e comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas no site http://portoalegre.travel/congressointernacionaldeturismo

PROGRAMAÇÃO DO 8º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO DA REDE MERCOCIDADES

Dia 22 de março

10h às 12h: Abertura do Congresso Internacional de Turismo
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Turismo, Coordenação da UTT, Secretaria Executiva/ STPM da Rede Mercocidades e autoridades convidadas

14h: O papel da imprensa e o setor de turismo - O que é notícia no turismo e a sua vinculação com a imagem turística local
Roque Baudean
Presidente del Circulo de Periodistas de Turismo Del Uruguay ( CIPETUR ) e Coordenador Geral del Forum de Prensa Turistica del Mercosur - Uruguai
Presidente Prensa de Turismo de Peru - PRENSATUR - Peru
Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET - Brasil
Presidente de Círculo de Periodistas de Turismo de Bolívia
- CIPTURBOL - Bolivia
Primeiro Vice-presidente de Asociación de Periodistas de Turismo de Chile - APTUR - Chile
Associação Jornalistas Europeus - Portugal

15h: Copa do Mundo 2014 - Oportunidades, intervenções, desafios e perspectivas
Secretário da SECOPA Município de Porto Alegre – Brasil
Diretor de Desportes da Intendência Departamental de Maldonado - Uruguai
Coordenadora do Programa SEBRAE 2014 – Brasil

16h: Intervalo

16h15: Turismo Cultural – Projetos integrados no Mercosul
Secretário Executivo do Ministério da Cultura – Brasil
Diretor de Cultura da Intendência Departamental de Maldonado – Uruguai
Secretário Municipal da Cultura de Porto Alegre – Brasil
17h15: Potencialidades do Turismo Rural - demandas e parcerias com os países do Cone Sul
Presidente do Idestur - Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural – Brasil
Diretor da Licenciatura em Turismo da Universidade Católica do Uruguai, representante do Conglomerado de Turismo de Montevideo – Uruguai

Dia 23 de março

10h: Plataformas Educativas – apresentação de experiências e de viabilidade de parcerias internacionais
Agencia Nacional de Investigación e Innovación – ANII – Uruguay
Diretor de Planejamento da Avante Brasil Tecnologias Educacionais – Brasil
Coordenador do curso de Hotelaria da Faculdade de Tecnologia Senac-RS – Brasil

11h: Produtos integrados do Cone Sul e Copa 2014 - possibilidades e perspectivas de parcerias e negócios
Presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux – Brasil
Presidente de Destino Punta del Este – Uruguai
Universidade da Republica do Uruguai – Uruguai

14h: Turismo de Fronteiras
Diretor do Deptº de Relações Internacionais da Secretária Nacional de Políticas de Turismo - Ministério do Turismo - Brasil
Secretário de Turismo do Estado do Paraná – Brasil
Diretor do Projeto IN e Coordenador da Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades – Uruguai

15h30: Intervalo

15h45: Apresentação e lançamento da rota turística integrada “Capitais Gauchas - Rota Tche /Capitales Gauchas - Ruta Che
Secretário Municipal de Turismo de Porto Alegre – Brasil
Direção Geral de Turismo da Intendência Departamental de Maldonado – UruguaI
Presidente do Ente Turístico de Rosário – Argentina

17h15: Encerramento

(Fonte : Mercado & Eventos)

COMO SER UM TURISTA SEM PROBLEMAS NA HORA DE VIAJAR

O jeito de fazer turismo mudou. O mundo está dentro da internet, mas viajar é cada vez mais necessário e apaixonante. Facilidades e novidades, no entanto, escondem desafios para o consumidor moderno. Reserva online é serviço garantido? Compras coletivas são um bom negócio? Tenho direito a meia entrada? Se o voo atrasar, vou pagar taxa de remarcação? E se eu adoecer, posso cancelar o pacote de última hora?
Essas perguntas fazem, ou já fizeram, parte da vida dos milhares que embarcam diariamente em aeronaves, ônibus, navios, carros, motocicletas, vans ou bicicletas, com o propósito de ‘cair nas graças’ deste imenso Brasil. E problemas, definitivamente, não deveriam fazer parte desse cenário. No Dia Mundial do Consumidor, o Ministério do Turismo responde dúvidas de quem prepara uma viagem e elabora uma lista de “soluções rápidas” que ajudam a resguardar direitos do consumidor de turismo no Brasil.

Veja as recomendações do advogado especialista em Direitos do Consumidor, Cristiano Fernandes:

1. O que o turista precisa saber sobre a empresa que ele está contratando? Que tipo de informação é absolutamente indispensável sobre a prestadora de serviços?

A primeira regra é: sempre procure uma agência de viagem formalizada. Ela está habilitada a indicar o melhor pacote turístico que vai atender às expectativas do turista, vai alertar o consumidor sobre requisitos e características do destino, da hospedagem. Em segundo lugar, verificar se a empresa aérea contratada está em dificuldade financeira. Se for o caso, existem chances reais de o passageiro não voar ou não conseguir remarcar seu voo. É preciso ter cautela para evitar esses dissabores. Verificar junto ao Procon e a Anac também pode ser interessante. Não é costume o consumidor pedir nota fiscal de um serviço, mas, especialmente no turismo, isso se torna muito importante. Então o viajante deve solicitar à empresa contratada nota fiscal do serviço que será prestado. Isso facilita, inclusive, a cobrança dos direitos do consumidor, se for o caso, já que a cópia do documento vai dizer quanto foi pago, quando foi feito esse pagamento e qual foi o serviço vendido.

2. Existem erros que são simples, mas podem atrapalhar muito as férias do viajante. Os mais frequentes estão mesmo relacionados à bagagem?

Sim. Um deles é o peso da bagagem e o número de volumes permitido. Às vezes, o passageiro chega ao aeroporto com uma mala completamente inadequada para as regras da companhia aérea e isso certamente terá de ser resolvido rapidamente para que ele possa embarcar. Ainda sobre a bagagem: extravios. Até para garantir ressarcimento, o consumidor não pode despachar bagagem com objetos de valor. Porque a indenização tem um valor padrão e não cobriria o custo desses pertences. Equipamentos eletrônicos, laptops, câmeras fotográficas, iPads, joias e dinheiro, por exemplo, devem sempre ser transportados na bagagem de mão. Se for o caso de o turista colocar na mala algum desses equipamentos, ele precisa declarar isso no ato do check-in. Isso é mais seguro para o consumidor, porque a empresa pode se negar a transportar na mala despachada, sugerindo ao consumidor que transfira o conteúdo para a mala de mão. Isso acontece porque a Justiça não aceita que, em casos de extravio de bagagem, o consumidor alegue que tenha objetos de alto valor não declarados. Não é razoável condenar uma empresa aérea pelo sumiço de cargas que ela não tem obrigação de zelar. Para transportar joias preciosas, por exemplo, recomenda-se uma empresa de transportes de valor. Isso não é dever da empresa aérea ou rodoviária.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que o consumidor só despache objetos de baixo valor financeiro. Existe um pensamento jurídico novo sobre esse assunto: apesar do consumidor ter o direito de ser indenizado, quando a bagagem é extraviada, ele não pode abusar desse direito e exigir a indenização de objetos que não deveriam ter sido despachados. Isso é considerado abuso de direito, porque a Justiça exige razoabilidade nas relações de consumo, sem beneficiar quaisquer partes.

3. Se algo der errado com um serviço comprado pela internet, que tipo de documentação provará a regularidade da reserva? Como resolver esse impasse com o menor desgaste possível?

A primeira atitude de quem está comprando o serviço é copiar e imprimir as telas de confirmação das reservas feitas, além de anotar os códigos que são gerados para esse tipo de reserva (carros, hoteis, voos etc). O turista precisará provar que lhe foi prometido ou garantido, mediante pagamento ou não, que o serviço seria prestado. Isso já deve provocar uma ação da empresa, no sentido da resolução do caso. Não havendo qualquer auxílio, infelizmente o turista terá que gastar do próprio bolso com serviços adicionais e guardar os comprovantes. Depois, cabe entrar com uma ação judicial. Ele vai provar que, além do dano material, houve um prejuízo moral.

4. Existe alguma regra sobre antecipação de pagamento? O turista precisa, de fato, pagar uma parcela do serviço que vai contratar para garantir a reserva? Isso pode ser exigido pelas empresas?

Cada empresa estabelece suas regras. São práticas lícitas e amparadas por lei. Quando existir necessidade de desfazer o contrato, no entanto, é preciso estar atento às multas aplicadas. A multa não pode exceder 2% do valor do contrato, no caso de serviços que não exigem reserva prévia. Mas isso não vale para passagens e hotéis. Essa peculiaridade existe porque quanto mais próximo do dia de usufruir do serviço, subentende-se que mais difícil será para a empresa revender aquele serviço para outra pessoa. Então, como o prejuízo à empresa pode ser maior, mais alta será a multa. E isso é considerado lícito pelos tribunais.
Vale destacar que qualquer tipo de multa só pode ser cobrada se estiver explicitamente descrita no contrato.

5. Ainda falando de internet: as compras coletivas são um bom negócio para o viajante? Que tipo de cuidado ele deve ter na hora de fazer uma compra?

Pode ser uma boa alternativa. Mas existe muita coisa sendo vendida sem a descrição exata do produto ou do serviço. Isso faz com que os turistas tenham problemas sérios com o uso do serviço contratado. Às vezes, por descuido do próprio consumidor, que não atentou para detalhes da oferta, e às vezes por má fé das empresas. Então, a recomendação é: quanto mais detalhes for divulgado sobre o produto oferecido, mais segura será a compra. Também deve ser observado a idoneidade da empresa e conferir se ela responde a algum processo na Justiça.
No caso do descumprimento contratual, nesses casos, o cliente pode processar tanto o site que hospedou a oferta quanto a empresa que ofereceu o produto, por que ambas são responsáveis pelo problema.

POR ONDE COMEÇAR

O Ministério do Turismo elaborou um guia prático para quem pretende ou está de malas prontas para desfrutar o País. É o Viaje Legal, para turistas de primeira viagem. Contém as principais recomendações sobre planejamento da viagem, informações sobre onde encontrar profissionais e empresas cadastradas no Ministério do Turismo.

PRAIA OU CAMPO

Se ainda restam dúvidas sobre a escolha do destino, o Ministério do Turismo oferece um canal digital que apresenta vídeos, fotos, textos e mapas interativos para mostrar aos viajantes o melhor do turismo do Brasil. O canal ‘Destinos’ é colaborativo, e após a viagem, os turistas podem fazer comentários e postar fotos e vídeos sobre as experiências no destino visitado.

RECLAMAÇÕES NO PAÍS

Deixar os problemas em casa nem sempre é privilégio de quem viaja. No ano passado, pouco mais de 0,5% das reclamações registradas pelos institutos de defesa do consumidor (Procon), no Brasil, referiram-se a serviços turísticos. De acordo com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, cerca de 9 mil viajantes se sentiram lesados por problemas de cobrança (28,7%), contrato (20,8%) ou Serviço de Atendimento ao Cliente (4,4%), desistência do serviço (10,7%), ou, ainda, serviços não fornecidos ou não concluídos (8,5%).

(Fonte : MTur)

PROJETO “CONHEÇA O RIO A PÉ” OFERECE CAMINHADAS GRATUITAS


A Universidade Gama Filho, a Univercidade e o site Consultoria em Turismo retomam, no dia 17 de março, o projeto “Conheça o Rio a Pé”.
O programa, idealizado pelo diretor do curso de Turismo da UniverCidade, professor Bayard Boiteux, tem como objetivo proporcionar aos moradores e turistas a possibilidade de conhecer um pouco mais da cidade, através de caminhadas gratutitas.
O projeto, que tem o apoio da Fundação Cesgranrio e da Planet Work, apresenta, para este ano, 10 roteiros operados pela agência acadêmica de Turismo Acadetur.

Projeto “Conheça o Rio a Pé
Primeiro Encontro (visita ao Morro da Conceição)

Quando: dia 17 de março, às 14h.

Ponto de encontro: Largo de Santa Rita, Centro.

Informações e inscrições: acadetur@univercidade.br

O evento é gratuito.

(Fonte : Mercado & Eventos)

ESPECIALISTA EM TURISMO DE EVENTOS ASSUME SUPERINTENDÊNCIA DO POACVB


O Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POACVB) recebeu um reforço de peso em sua equipe. Rui Carvalho, um dos maiores especialistas do Brasil em Turismo de Eventos e Negócios, acaba de assumir a superintendência da Entidade.
Ele é nascido em Portugal, mas foi no Brasil, mais precisamente em São Paulo, que construiu sua carreira na área. Tem passagens pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, onde foi Diretor Executivo, e pela Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, onde atuou como Diretor de Comunicação. Além da experiência prática de trabalho na área, Carvalho também é consultor e pesquisador sobre o assunto, o que resultou no livro Convention & Visitors Bureaux - O Grande Negócio do Marketing de Destinos e Eventos, disponibilizado em seu site (http://www.ruicarvalho.com.br/ ).
A experiência de sucesso mais recente que Carvalho traz para o POACVB é o trabalho realizado na superintendência do Aracaju Convention & Visitors Bureau, onde esteve até o início deste ano. Na capital sergipana, obteve excelentes resultados como o aumento em 150% no número de eventos captados em apenas dois anos e a implantação do Sistema de Cobrança e Repasse de Room Tax junto ao parque hoteleiro

(Fonte & foto : POACVB)

WORKSHOP GESTÃO DA HOSPITALIDADE EM SERVIÇOS NA CASTELLI ESH


Gestão da Hospitalidade em Serviços é o tema do workshop produzido pela Castelli ESH no próximo dia 23 de março, às 18h30min, no auditório da Instituição (Av. Osvaldo Aranha, 994 – Canela - RS).
Com entrada gratuita, o workshop será conduzido pelo professor e diretor da Castelli ESH, Geraldo Castelli, que abordará o tema mostrando que a grande revolução dos serviços ainda está por acontecer. Ela se dará mediante a incorporação do processo da hospitalidade na gestão das organizações prestadoras de serviços. Trata-se de permear as empresas com a cultura da hospitalidade e o agir dos colaboradores com a atitude hospitaleira.
Economista, formado pela Universidade de Fribourg na Suiça, possui mais de 30 anos de trajetória voltada para a área de turismo, educação e hospitalidade. Escreveu mais de 10 obras, entre elas, Ô de Casa! Hospitalidade: Uma Vantagem Competitiva, e Hospitalidade, a Inovação na Gestão das Organizações Prestadoras de Serviços, que recebeu o Prêmio Jabuti, em 2011, maior reconhecimento literário do país. Após o workshop será oferecido um coquetel, ocasião onde os que interessados em mais informações sobre a gestão da hospitalidade em serviços poderão dialogar com o próprio palestrante e a equipe da Castelli ESH, a vice-diretora Silvana Castelli, a coordenadora acadêmica Claúdia Jahnke, a coordenadora dos projetos de extensão, professora Juliana Ustra e a assessora de projetos em marketing, professora Vera Oaigen. Confirme sua presença pelo e-mail relacionamento@castelli.edu.br  ou pelo telefone 54 3282-1460 com Sabrina.
O curso de Especialização em Gestão da Hospitalidade em Serviços inicia dia 13 de abril.


(Fonte : Ascom Castelli ESH)