quarta-feira, 14 de julho de 2010

PAUTA DE HOJE DO PLENÁRIO INCLUI MPS SOBRE OLIMPÍADAS E BNDES


Esta é a última semana de votações antes do recesso parlamentar

A pauta de hoje do Plenário tem três medidas provisórias, todas trancando os trabalhos. Duas delas (MPs 488/10 e 489/10) tratam dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, e a outra (487/10) modifica limites de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Plenário terá sessão de votação nesta tarde. Esta será a última semana de votações antes do recesso parlamentar.
A primeira MP a ser votada é a 487/10, que aumenta em R$ 80 bilhões o limite de financiamentos que o BNDES poderá conceder para a compra e produção de bens de capital. Esses financiamentos contam com subvenção econômica da União e podem ser concedidos também para a produção de bens de consumo de exportação e para projetos de inovação tecnológica.
A MP também beneficia os estados, que poderão contratar novos empréstimos caso os seus PIBs tenham apresentado crescimento real baixo ou negativo por quatro trimestres consecutivos.
De acordo com o governo, essa mudança foi necessária devido à queda de arrecadação dos estados e do Distrito Federal por causa da crise econômica do ano passado.

Olimpíadas

A segunda MP em pauta é a 488/10, que autoriza a União a criar a Empresa Brasileira de Legado Esportivo (Brasil 2016) para prestar serviços às entidades públicas ligadas à realização dos Jogos Olímpicos de 2016.
Vinculada ao Ministério do Esporte, a nova empresa terá sede no Rio de Janeiro. Ela deverá elaborar e revisar estudos e projetos das obras ou serviços relacionados aos Jogos e poderá até mesmo firmar contratos diretamente com os fornecedores e construtores. Sua dissolução está prevista para 2018, com prorrogação máxima de dois anos.

Autoridade olímpica

Já a MP 489/10 autoriza a União a participar da Autoridade Pública Olímpica (APO), que funcionará na forma de consórcio para coordenar as ações governamentais dirigidas ao evento. Também farão parte da APO os governos do estado e do município do Rio de Janeiro. A criação dessa entidade está prevista no Projeto de Lei 7374/10, enviado pelo governo ao Congresso em maio deste ano.
A MP flexibiliza procedimentos da Lei das Licitações (8.666/93) e propõe um regime específico para a compra de bens e a contratação de obras e serviços, inclusive de engenharia e de infraestrutura aeroportuária. Segundo o governo, as medidas são necessárias para evitar atrasos no cronograma de preparação das Olimpíadas.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

PESQUISA DA FGV PROJETA QUE O TURISMO CRESCERÁ O DOBRO DO PIB EM 2010


Pesquisa realizada pela FGV - Fundação Getúlio Vargas com 80 companhias no Brasil revela que o turismo vai crescer 14,6% este ano, em relação a 2009, enquanto o PIB - Produto Interno Bruto deve crescer 7%. Portanto, o crescimento da indústria será superior ao dobro do PIB anual. O ritmo acelerado se deve ao volume de negócios ligados ao turismo e às facilidades de parcelamentos que chegam até dois anos. Segundo o ministro do turismo, Luiz Barretto, a taxa de crescimento no setor será recorde em 2010, ponderando que a atividade ainda responde por pequena fatia do PIB, 2,8%, mas que tem grande potencial de crescimento. Os setores que projetam os maiores acréscimos no volume de negócios são os de transporte aéreo (21,2%), operadoras de viagem (18,3%), turismo receptivo - como bares e restaurantes (17,9%) e locadoras de automóveis (15%).

(Fonte : Business Travel Magaz.)

TRIBUTAÇÃO


Para ajudar a entender o sistema tributário brasileiro, a editora Saraiva lança o livro "O País dos Impostos" (224 páginas), de Dávio Antonio Prado Zarzana, membro da Câmara Americana de Comércio.
A alta carga tributária do país, segundo o autor, se deve à lentidão e à burocracia do sistema de recolhimento, além dos múltiplos impostos existentes.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Col. Mercado Aberto)

CARGA TRIBUTÁRIA PODERIA SER MENOR SE TAXAS NÃO FOSSEM TÃO ALTAS


Contribuintes pagam a conta da farra dos juros

Enquanto o Brasil gasta mais de 5% do PIB com juros, a média dessa despesa entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de apenas 1,7%.
Segundo o economista Amir Khair, especialista em Finanças Públicas, a carga tributária cresce no Brasil não em função das despesas correntes ou do investimento público, mas das altas taxas de juros aqui praticadas.
"Este ano a carga tributária poderá crescer um ponto e a despesa com juros ficar por volta de 5,5% do PIB, sendo que ano passado esse percentual foi de 5,3%", disse, acrescentando que a carga tributária em 2009 foi de 33,7%, "sobrando apenas 28,4% do PIB para o desempenho das funções inerentes ao setor público", como investimento em infra-estrutura, Saúde, Educação, Previdência e outras.
Segundo a Auditoria Cidadã da Dívida, em 2010 a União vai gastar 36% de seu orçamento com o serviço da dívida. Por sua vez, Khair afirma que, em 1995, o Brasil torrava 7,5% do PIB com juros, percentual que baixou para 5,8% no ano seguinte mas disparou para 13,2% em 1999, após a maxidesvalorização do real.
Em 2002, ano da primeira eleição do presidente Lula, o país gastou 12,8% de seu PIB com juros. Na época, as maiores agências elevaram o risco Brasil para mais de dois mil pontos.
"Em contraste, no período entre 1995 e 2002, os países da OCDE viram sua despesa com o pagamento de juros cair de uma média de 3,5% para 2,1% do PIB", prossegue Khair, que foi secretário municipal de Finanças no governo de Marta Suplicy em São Paulo.
Durante os dois mandatos do presidente Lula (entre 2003 e 2009), a média da despesa com juros foi de 6,3% do PIB, enquanto na OCDE essa média cai para 1,73%.

(Fonte : Monitor Mercantil)

COPA SEM EXPLORAÇÃO SEXUAL NO TURISMO


Centro-Oeste se organiza para prevenir a exploração sexual no Mundial de 2014

A partir desta terça-feira (13), gestores públicos, empresários e representantes da sociedade civil do Centro-Oeste serão capacitados para ajudar a prevenir os casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
O curso tem duração de quatro dias e acontecerá em Goiânia (GO). Trata-se de uma das ações do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur), e tem foco na Copa do Mundo de 2014.
A coordenadora-geral do TSI, Elisabeth Bahia, explica que a intenção é disseminar informações por meio da formação de multiplicadores: “O que nós faremos é dar bagagem para que os profissionais ligados ao turismo possam levar à frente o conhecimento. Durante a capacitação, eles também vão elaborar um plano de ação para o estado que representam”.
Ainda de acordo com a coordenadora, após o curso, os estados que tiverem interesse poderão receber recursos do MTur para colocar em prática o plano de ação.
As regiões Norte e Nordeste já receberam a capacitação. No próximo dia 20, será a vez dos estados do Sul. A sede será Florianópolis (SC). Os cursos integram a primeira etapa do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, executado pelo MTur em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

(Fonte : Ministério do Turismo)

TRILHO ECOLÓGICO NAS FERROVIAS DO PAÍS


Fabricados pela empresa paulista Wisewood Soluções Ecológicas o dormente ecológico é feito com lixo reciclável transformado em "madeira" plástica. Por meio de um processo de alto padrão de qualidade e tecnologia, a empresa iniciou a produção de dormentes que são utilizados para assentar os trilhos das estradas de ferro. As peças servem para emprego nas malhas ferroviárias, metroviárias ou VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos).
A madeira plástica é um produto composto de matéria-prima totalmente proveniente do lixo plástico reciclado, além de não conter nenhuma substância tóxica, das encontradas na madeira tratada, é ecologicamente correta por duas vezes: evita o desmatamento e pode ser novamente reciclada. É o que acontece com esses dormentes. Depois de retirados do local onde foram aplicados, podem ser desmanchados e servirem de base para novos produtos, formando um ciclo que contribui ostensivamente com a preservação do meio ambiente.
As vantagens do uso destes produtos estão na alta durabilidade (vida útil mínima de 50 anos), imunidade às pragas, não solta farpas, não absorve umidade, é fácil de limpar, resistentes a corrosão, baixo custo de manutenção, poder ser trabalhada com as mesmas ferramentas usadas na madeira natural, poder ser furado, serrado e aparafusado, aceitar pregos e parafusos, bem como fixação utilizando processos de colagem. www.wisewood.com.br

(Fonte : Monitor Mercantil)

REFÚGIOS DE CHARME ALTERA NOME COMO NOVA ESTRATÉGIA COMERCIAL


A Refúgio de Charme (RDC), empresa de representação hoteleira acaba de anunciar a mudança do seu nome para REFÚGIOS CHARMOSOS.
Segundo Frederico Hahn, diretor da empresa, a mudança do nome faz parte de um plano estratégico que deve ser implementado para atender as novas estratégias comerciais da epresa.
“A nossa meta para este ano, alem de atender as pousadas e hotéis de charme, tambem é ampliar os nossos serviços a empreendimentos corporativos”, declara Hahn.
Ele destaca que, “ até o final deste ano queremos ampliar de oito para 15 associados”, diz.
O executivo ainda anuncia sobre uma nova parceria com uma empresa de reservas online para atingir o mercado internacional. “ O mercado interno está muito aquecido e além dos limites do Brasil, vamos aproveitar a melhora da economia para ingressar no mercado internacional”, finaliza Hahn.

A REFÚGIOS CHARMOSOS trabalha tendo como ideal fazer com que sua viagem de lazer ou evento corporativo torne-se um momento inesquecível de elegância, aconchego e atendimento diferenciado.
Para isso reúne entre suas opções de hospedagem as melhores e mais sofisticadas pousadas, hotéis-fazenda e SPAs em todo o Brasil, que têm como marca registrada a localização privilegiada, a decoração de charme e a excelência em qualidade e serviços.
Através da divulgação constante de roteiros variados e promoções especiais, a Refúgios Charmosos atende aos anseios de hóspedes nacionais e internacionais que desejam conhecer as várias regiões do País e suas características locais.

RESULTADO DE TALENTO E COMPETÊNCIA

A Refúgios Charmosos nasceu da experiência, talento e perfil dinâmico e persistente de Frederico Hahn, seu proprietário e diretor, que viveu durante 13 anos entre a França, Inglaterra, Áustria e Estados Unidos.
Formado em hotelaria na França, trabalhou em hotéis 5 estrelas nesses países, assimilando o que há de melhor em termos de qualidade e atendimento ao cliente internacional, com base nas estratégias que esses hotéis desenvolvem para bem receber e atender.
No Brasil, atuou nos últimos 10 anos principalmente na área comercial, em empresas com significativa participação nos segmentos de hotelaria e turismo, consolidando-se como Executivo Sênior de Contas Corporativas e agregando resultados constantes de crescimento a essas organizações.
Adquiriu, ao longo desse tempo, um networking representativo com uma grande rede de profissionais e executivos, devido aos seus traços marcantes de personalidade: comunicativo e leal.

Visite o site : www.refugioscharmosos.com.br

(Fonte : Site Refugios Charmosos / matéria publicada no site Hôtelier News - Foto : Pousada Vila Santa Bárbara, em SP)

INFRAERO CONTRATA OS PROJETOS DE ENGENHARIA DO 3º. TERMINAL DE GUARULHOS


A Infraero homologou a licitação para contratação de serviços técnicos especializados para elaboração dos projetos de engenharia - nas etapas de serviços e estudos preliminares, projetos básico e executivo, e serviços complementares – para construção do terceiro Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Gov. André Franco Montoro. Esses projetos também compreendem a construção do sistema viário de acesso, pátio de estacionamento de aeronaves, implantação da rede de queroduto e demais obras complementares.
Para elaboração dos projetos, cujo prazo de duração é de 23 meses, serão investidos R$ 22,6 milhões. Entre 2011 e 2014, a Infraero vai investir R$ 952 milhões no Aeroporto Internacional de São Paulo. Essas obras compreendem a ampliação do sistema de pátio e pista - orçada em R$ 232,5 milhões e já em execução por meio de convênio com o Exército Brasileiro; construção de pista de taxi (R$ 10 milhões); instalação de dois Módulos Operacionais, orçados em R$ 55,7 milhões; e construção do terceiro Terminal de Passageiros (Fase 1), orçada em R$ 653,8 milhões. Os trabalhos de melhoria aumentarão a capacidade atual do aeroporto de 24 milhões de passageiros/ano, para 35 milhões de passageiros até 2014.

(Fonte : Business Travel Magaz./ Foto Divulgação)

ASSOCIAÇÃO DE AGÊNCIAS COPORATIVAS ANUNCIA NOVOS PARCEIROS NA HOTELARIA


Depois de anunciar no início deste ano que gostaria de formar ligações mais próximas com fornecedores da indústria hoteleira, o GTMC - Guild of Travel Management Companies, entidade britânica que congrega agências de viagens responsáveis por mais de 80% do movimento anual de viagens de negócios naquele país, anuncia que assinou parceria com cinco grandes redes hoteleiras, inclusive Wyndham e Starwood. É a primeira vez que o Wyndham Hotel Group, que possui 7.100 hotéis em todo o mundo, se junta ao GTMC, enquanto a Starwood volta à associação após uma ausência de oito anos. Hilton Hotels, Marriott International e Fairmont Hotels fizeram um upgrade, passando da categoria “parceiro associado” para a de “parceiro integral” (full).
Anne Godfrey, CEO do GTMC disse: “O crescente interesse de companhias hoteleiras ilustra claramente a influência atribuída a uma parceria com o GTMC e o nível de negócios que pode ser alcançado”. No início desta ano, o GTMC anunciou que reestruturaria suas relações com os fornecedores e que tentaria “encorajar um maior envolvimento” com parceiros da hotelaria. Kate Archer, diretora global de Vendas da Wyndham's disse que “além de trabalhar de forma mais estreita, acredita que a associação vai acrescentar apoio ao esforço geral de vendas do grupo hoteleiro. O plano de expansão para novos membros só pode melhorar a imagem do GTMC e de seus fornecedores parceiros”.

(Fonte : Business Travel Magaz.)

FOZ RECEBE PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO NO TURISMO PARA A COPA DO MUNDO


O Programa de Qualificação no Turismo – Paraná foi apresentado em Foz do Iguaçu na manhã desta segunda-feira (12) na ACIFI, pelo coordenador técnico do programa Marcio de Oliveira. O objetivo é realizar cursos gratuitos de qualificação para profissionais que prestam serviços de atendimento aos turistas, e principalmente por ocasião da Copa do Mundo de 2014. O programa é uma realização do Ministério do Turismo - MTUR em parceria com a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba. Participaram do encontro representantes do setor turístico, entidades e instituições, empresários e lideranças políticas da cidade.
O secretario de Turismo Felipe Gonzalez considera o desenvolvimento do programa de qualificação do turismo em Foz, enquanto destino indutor conquistado. “É também uma responsabilidade, no âmbito dos 14 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Estamos trabalhando incansavelmente na gestão integrada para buscar a capacitação e qualificação, tendo a vista à copa de 2014, apesar de termos o receptivo, a hotelaria, demanda prevista, entre outros aspectos inerentes. Temos que potencializar as ações para efetivarmos Foz como sub sede. Por isso estamos trabalhando nesta sentido”, disse.
Segundo o coordenador Marcio de Oliveira a prioridade do programa é melhorar as condições de hospitalidade e capacitar as pessoas que tem o primeiro contato com o turista como recepcionistas de hotéis, taxistas, atendentes de bares, profissionais da área de saúde, segurança, transporte, entre outros. São abordados temas como ética e cidadania; postura profissional; qualidade de atendimento; pluralidade cultural; geração de trabalho e renda e desenvolvimento sustentável e humano.
Cerca de R$ 4 milhões foram destinados ao programa. Com base em pesquisa realizada no município, num total de 400 pessoas entrevistadas, é que se chegou ao resultado da necessidade da realização do curso de qualificação. “A primeira etapa do projeto foi à realização da pesquisa. A segunda se refere à mobilização do público alvo e a terceira a operacionalização. A previsão é de que no mês de setembro tenha início o curso”, informou Oliveira.
De acordo com dados do Ministério, quatro diretrizes foram estabelecidas para as ações visando a Copa das Confederações 2013, Copa 2014 e Olimpíadas 2016. São elas: promoção e imagem; capacitação e qualificação; hotelaria; linhas de crédito e infraestrutura. “Contamos também com estudos/análise referentes à experiência dos países como Alemanha e África do Sul que sediaram as duas últimas copa do mundo de futebol”, destacou. As estimativas para a Copa 2014 são de que haverá 2 milhões de novos postos de trabalho, 3 milhões de pessoas circulando no país e de vôos aéreos 73 milhões.

Informações sobre o programa de qualificação pelo site: www.qualificacaoturismopr.org.br

(Fonte : H2Foz, com informações da Agência Municipal de Notícias)

EMBRATUR ANUNCIA CAMPANHA INTERNACIONAL PARA PROMOVER TURISMO NO BRASIL


Fernando Meirelles assina vídeo para atrair turistas na Copa-2014

O vídeo publicitário que divulga as belezas do Brasil produzido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para atrair turistas para a Copa de 2014 no Brasil foi dirigido por Rodrigo Meirelles. Seu tio, o cineasta Fernando Meirelles, assina a produção executiva.
O filme mostra os destinos de destaque do país, como Foz do Iguaçu, Chapada Diamantina, Trancoso, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
O lema da campanha "O Brasil te chama, celebre a vida aqui" encerra o vídeo. Os anúncios da nova campanha de turismo do governo devem ser vistos por 400 milhões de pessoas em cem países diferentes.

O Brasil quer aproveitar a oportunidade de receber a Copa do Mundo em 2014 para potencializar seu setor de turismo e lançou na segunda-feira uma campanha mundial, na qual prevê investir US$ 30 milhões (R$ 52,7 milhões) até o final do ano.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, disse que se trata de uma campanha diferente das realizadas até agora pela entidade, já que seu alcance é mundial, enquanto as anteriores se limitavam aos principais mercados do Brasil.
Espera-se que a nova campanha, cujos primeiros anúncios começarão a ser transmitidos na televisão amanhã, seja vista por 400 milhões de pessoas de cem países nas Américas, na Europa, no Oriente Médio, na África e na Ásia.
Com o lema "O Brasil te chama, celebre a vida aqui", a campanha já conta com um vídeo no YouTube.
A campanha faz parte da estratégia do governo brasileiro para aumentar o turismo internacional no país, aproveitando o impulso dado não só pela Copa de 2014, mas também pelos Jogos Olímpicos que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016.
Os preparativos para receber os dois maiores eventos esportivos mundiais vêm acompanhados de um investimento de US$ 14 bilhões (R$ 24,6 bilhões) em infraestrutura nas 12 cidades que serão sede da Copa da Fifa em 2014.

PLANOS DE CRESCER

A meta do plano de marketing turístico internacional, intitulado Plano Aquarela 2020, é que a entrada de divisas no Brasil procedentes do turismo internacional nesse ano cresça 300% e o número de visitantes estrangeiros se duplique.
O Brasil prevê receber em 2010 mais de cinco milhões de turistas estrangeiros, número que, segundo a previsão da Embratur, chegará a oito milhões em 2014 e a mais de 11 milhões em 2020, com o qual o país subiria cerca de 20 posições no ranking mundial de destinos mais visitados do planeta, no qual ocupa atualmente o 43º lugar.
Jeanine disse que a intenção não é apenas aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, mas estimular o aumento de sua permanência e de suas despesas, além de divulgar novos destinos turísticos no país para que o turista volte.
Por isso, a Embratur prevê que, depois de fechar 2010 com uma receita de US$ 5,9 bilhões (R$ 10,38 bilhões) obtida com turismo, frente aos US$ 5,3 bilhões (R$ 9,32 bilhões) do ano passado, o resultado se duplique em 2014, até alcançar os US$ 9 bilhões (R$ 15,83 bilhões).
No entanto, o objetivo é chegar até os US$ 18 bilhões (R$ 31,6 bilhões) em 2020, marca com a qual o Brasil se situaria entre os 15 destinos mais importantes do mundo quanto a sua receita obtida com turismo, ranking no qual atualmente está no 41º lugar.
Com todos esses objetivos sobre a mesa, a campanha que será lançada amanhã e que inclui o vídeo intitulado Som do Brasil, produzido por Fernando Meirelles, pretende "emocionar, impactar e motivar" as pessoas a viajarem ao Brasil, seja durante as férias ou para fazer negócios.

Assista ao vídeo através do link :

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/765290-fernando-meirelles-assina-video-para-atrair-turistas-na-copa-2014.shtml

(Fonte : Folha Online / Ag. EFE, em Madri)

MTUR TESTARÁ AS SETE MATRIZES DE CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA A PARTIR DE AGOSTO


O MTur - Ministério do Turismo realizará, a partir de agosto, um projeto piloto para avaliar o novo sistema de classificação hoteleira. Serão testadas as sete matrizes, construídas em oficinas realizadas em todas as regiões brasileiras com a participação de representantes do turismo. "O sistema brasileiro não é estático. Foi construído em sistema participativo e poderá sofrer alterações de acordo com as demandas do mercado", disse o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.
O Ministério trabalha com sete matrizes, mas, segundo ele, esse número pode aumentar ou diminuir. Moesch reafirmou que a classificação é voluntária; os empreendedores aderem se quiser. No entanto, alertou, a simbologia caracterizada por estrelas (uma a cinco) só poderá ser utilizadas pelos meios de hospedagem que passarem pelo processo de classificação. Os locais de realização do projeto piloto ainda não foram definidos. O MTur trabalha com matrizes de hotel-fazenda, hotel urbano, resort, flat, cama e café, pousada e hotel histórico.

(Fonte : Business Travel Magaz. / Imagem divulgação)

VENCEDOR DECIDE SE ANTECIPA TREM-BALA


Meta do governo é que o vencedor inaugure alguma etapa antes da Olimpíada de 2016 ou até da Copa de 2014

O governo federal deixará a cargo do vencedor da licitação do trem-bala decidir se antecipa algum dos trechos do projeto ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A decisão estará no edital de licitação, cuja publicação está prevista para hoje.
Com isso, o governo abrirá a possibilidade de o vencedor conseguir inaugurar algum trecho antes da Olimpíada de 2016, no Rio, ou até mesmo da Copa de 2014.
Em seu discurso ao lançar o projeto ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que quer parte das obras de infraestrutura pronta na Olimpíada.
"Acho plenamente possível a gente inaugurar essas obras até 2016. Aqui faz muito sol. De vez em quando, a gente pode trabalhar em dois turnos, se quiser, em três turnos, aos sábados e domingos. Podemos acertar qualquer coisa, desde que o objetivo seja entregar a obra da melhor qualidade possível, no menor prazo."
Segundo Bernardo Figueiredo, presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o prazo máximo de construção de todo o projeto será de seis anos, um a mais do que o governo havia anunciado.
A antecipação de trechos, disse, é desejável, mas não será imposta para não comprometer a qualidade do projeto. Os consórcios é que vão definir os prazos e os trajetos.
"Temos indicação dos interessados de que é possível fazer [a obra] no prazo de quatro a cinco anos. Acho possível antecipar porque é interessante para o marketing do projeto e também para a demanda", diz Bernardo.
O resultado do leilão está marcado para 16 de dezembro deste ano. Em 90 dias, o contrato será assinado. Mas a previsão é que a obra só comece no fim de 2011.

ESTATAL

A empresa que construirá e operará o trem-bala terá 30% de capital do governo, que criará uma estatal (Etav) para compor a sociedade.
O projeto de lei foi enviado ao Congresso ontem. Apesar de minoritário, o governo terá ação preferencial para discutir alguns itens como alteração de obrigação estatutária e mudança de sede, por exemplo.
Pelos estudos do BNDES, as obras deverão criar 12 mil empregos diretos e indiretos. E, nos 30 anos de operação, outros 60 mil. O órgão vai financiar até R$ 19,9 bilhões do projeto.
O governo só não vai assumir o risco de a obra custar mais que o previsto.
De acordo com Figueiredo, os consórcios terão de apresentar os traçados e, caso a obra custe mais do que eles estimem, o prejuízo terá que sair da taxa de retorno do negócio.
Segundo o Tribunal de Contas da União, os estudos geológicos feitos até agora não são capazes de estimar o custo da obra e os interessados não terão tempo adequado para fazê-lo até o leilão.

TREM-BALA JÁ ATRAI EMPRESAS DE SETE PAÍSES

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que empresas de pelo menos sete países já manifestaram interesse em participar do leilão para construir o Trem de Alta Velocidade (TAV). Na lista estão empresas da Coréia, França, Alemanha, China, Espanha, Itália e do Japão.
O edital para o leilão foi lançado nesta terça-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os interessados em participar do leilão terão até o dia 29 de novembro para entregar suas propostas. O vencedor da licitação será a empresa ou o consórcio que oferecer a menor tarifa-teto para o trecho expresso entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O preço máximo estabelecido pelo TCU para a passagem na classe econômica é de R$ 199,80. No caso de empate no leilão, será privilegiada a empresa com mais experiência no sistema.
A Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav) terá 33% de participação na Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será formada para construir o trem-bala e vai poder vetar algumas questões na sociedade. Mas, segundo o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o poder de veto estará restrito a questões que preservem o cumprimento dos objetivos da SPE.

PROJETO DO TREM-BALA TEM VÁRIOS OBSTÁCULOS A VENCER

*Análise de Carlos de Faro Passos

O trem-bala é o principal projeto eleitoral da candidata Dilma, a "mãe" do PAC. Se implantado, irá custar mais de R$ 33 bilhões, ou seja, quase o dobro da polêmica hidrelétrica de Belo Monte (R$ 19 bilhões).
Os investimentos ferroviários públicos começaram há mais de 150 anos na Inglaterra, na França e na Alemanha. Em 1980, as redes ferroviárias básicas desses países já estavam implantadas.
No Brasil, ao contrário, abandonamos as nossas ferrovias com o ""desenvolvimentismo" rodoviário do presidente Kubitschek, nos anos 50. Entre 1960 e 2008, caímos de quase 100 milhões para 1,3 milhão de passageiros ferroviários anuais.
Se quisermos recuperar o atraso, é preciso planejar corretamente, para atrair a iniciativa privada.
O governo pretende criar uma estatal que assumirá 33% do empreendimento.
Várias empresas estrangeiras querem vender seus produtos, mas falta encontrar um líder, nacional ou estrangeiro, que decida assumir empréstimos e riscos.
E o governo não está oferecendo nenhum instrumento confiável que possa mitigar o risco de demanda.
Para atrair a iniciativa privada, o governo deve tomar também decisões técnicas e regulatórias seguras.
Será que a nova proposta de uma ""golden share" nas mãos do governo não irá afastar o setor privado? Acabamos de assistir à intervenção negativa do governo português -rejeitada pela União Europeia- na compra da Vivo pela Telefónica.
Será o trem-bala uma obra prioritária? Certamente existem vários outros projetos prioritários nas 12 cidades-sede da Copa 2014, que exigirão de R$ 60 bilhões a R$ 110 bilhões de investimentos.
Na região metropolitana de São Paulo, temos projetos mais importantes: a conclusão do Rodoanel; a expansão do Metrô; a construção da 3ª pista do aeroporto de Guarulhos; a construção da ligação ferroviária entre o aeroporto de Congonhas e a rede metroviária; a ligação ferroviária entre a estação da Luz e o aeroporto de Guarulhos.

CARLOS DE FARO PASSOS, consultor empresarial, é professor da FGV-SP e diretor da Planef

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo & Monitor Mercantil / Foto Divulgação)

EM REFORMA


A Dorchester Collection, de hotéis de alto luxo, adquiriu três novos edifícios ao redor do Plaza Athénée, em Paris, o hotel da rede mais procurado por turistas brasileiros.
O objetivo é comemorar os cem anos do local, em 2013, com uma ampliação, que elevará de 191 para 216 o número de quartos.
A informação é de François Delahaye, diretor de operações da Dorchester, que veio ao Brasil apresentar os novos investimentos do grupo. Além da ampliação na França, foram adquiridos dois hotéis na Inglaterra, o Coworth Plaza e o 45 Park Lane, que receberam 50 milhões de libras (cerca de R$ 133 milhões) em reformas cada um.
A empresa deve adquirir cerca de 20 hotéis até 2015 e negocia na Ásia, no Oriente Médio e na América do Norte. No Brasil, ainda não há projeto definido.
"O Brasil tem um grande público e precisa de um bom hotel no Rio de Janeiro, cidade que reúne lazer e negócios", diz Delahaye.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Col. Mercado Aberto)

DESEJO DOS HÓSPEDES DE HOTÉIS : ENCONTRAR CAMINHO DO BANHEIRO NO ESCURO


Uma nova pesquisa da rede Park Plaza Hotels & Resorts mostra que os hóspedes principalmente querem bons produtos de higiene pessoal gratuitos, roupas limpas e a possibilidade de encontrar o banheiro no escuro. A pesquisa procurou avaliar o que as pessoas sentem falta e mais gostam ao estar longe de casa. Quando a pesquisa da Park Plaza perguntou o que as pessoas mais gostavam estando fora, a maioria de 59% respondeu simplesmente de que apreciavam a quebra em suas rotinas.
Comprovando que a maioria dos hóspedes gosta dos prazeres mais simples, os três itens seguintes mais apreciados foram roupas de cama e roupões recém-lavados e chinelos novos, a satisfação de voltar a se deitar em uma cama feita de forma mágica e boas amostras de produtos de higiene pessoal. Quando perguntados o que mais sentiam falta quando estavam longe de casa, a maioria ou 33% respondeu que era dos entes queridos. Ter suas próprias coisas à mão e dormir em suas próprias camas ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, seguido da capacidade de poder encontrar o caminho do banheiro no escuro.

(Fonte : Business Travel Magaz.)

AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS ESTÁ LANÇANDO ESTA SEMANA O AZUL CRÉDITO


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras está lançando esta semana o Azul Crédito, um pacote de opções de financiamento para a compra de passagem aérea parcelada. A primeira novidade é a introdução da chamada prática do parcelamento recorrente em cartões de crédito, que debita a cada mês o valor da parcela e não o valor total da compra (que às vezes pode ultrapassar o limite disponível do cartão). O parcelamento recorrente com cartões poderá ser feito em até quatro vezes sem juros e de 5 a 8 vezes com juros de 2,5% ao mês.
A segunda novidade, que também deve ser muito bem aceita pelos clientes da Azul, é o parcelamento com débito em conta corrente. O valor da parcela é debitado mensalmente da conta corrente do cliente. Esta nova modalidade vai entrar em vigor até o fim de julho. O Azul Crédito também vai passar a oferecer pagamento de passagem aérea com boleto bancário. Por enquanto apenas à vista, mas em breve também de maneira parcelada. Para saber mais sobre as formas de pagamento, acessar www.voeazul.com.br

(Fonte : Business Travel Magaz. – Foto Divulgação)

VIAJE PELO BRASIL COM A ROTEIROS DE CHARME

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme está cada vez mais personalizada e busca sempre o melhor. É com este intuito que apresentam o seu novo site.
Dentre as novidades: a ferramenta Google Map que ajuda a orientar seu trajeto ao destino; uma busca facilitada por palavras chaves; áreas mais visíveis que permitem a busca por hotéis e regiões mais rapidamente. A publicação de artigos e notícias, ganhou mais destaque bem como nossos pacotes. A página de cada Hotel Associado contém novos icones de serviços e opções oferecidos.
A Associação de Hotéis Roteiros de Charme congrega atualmente 51 Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos situados, do Norte ao Sul do Brasil, em 13 estados e 42 destinos turísticos.
Fundada em 1992 como entidade privada sem fins lucrativos, seus membros são selecionados anualmente pela variedade de suas características e personalidades independentes, segundo rígidos critérios quanto ao conforto, qualidade de serviços e responsabilidade sócio-ambiental, sempre de forma economicamente viável e sustentável.
É uma proposta condizente com produtos referidos de forma variada como "luxury", "thematic hotels", "wellness", "boutique hotels" ou ainda que pratiquem uma hotelaria que alia os princípios de "fair trade" , “slow food” e do trade internacional (ética e responsabilidade social).
O ano de 2009 marcou 10 anos da adoção de seu Código de Ética e de Conduta Ambiental, reconhecido nacional e internacionalmente desenvolvido em estreita cooperação com o Programa de Turismo, sediado em Paris, da UNEP (United Nations Environment Programme), organismo ambiental da ONU, com quem a Associação possui acordo formal de cooperação desde 2003.
A entidade possui cadeira na Vice-Presidencia da Junta Diretiva dos Membros Afiliados, fórum empresarial da Organização Mundial do Turismo (OMT), organismo de turismo da ONU sediada em Madrid, na qual possui assento desde 2007.

Visite o site : www.roteirosdecharme.com.br