quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CVC EVENTOS APRESENTA-SE AOS CVBS DE VÁRIAS PARTES DO BRASIL


No segundo dia do Workshop CVC, a CVC Eventos, que iniciou seus trabalhos em julho de 2009, realizou uma apresentação para os Convention & Visitors Bureaus de diversas partes do País. Participaram da amostra o responsável pela CVC Eventos, Vitor Bauab; presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, João Luiz Moreira; presidentes de federações estaduais, dirigentes do CVBs e consultores do IMD/CBCVB.
“Era inadmissível que a CVC, como uma das maiores operadoras de turismo do mundo, não tivesse uma área específica para eventos”, salientou Bauab, que conduziu a apresentação. Apesar de trabalhar com eventos, Bauab afirma que a CVC não será concorrente das empresas que já estão no mercado. “O que acontecerá é uma troca de business. Não chegaremos ao cliente final para a realização de eventos, mas seremos parceiros, com apoio desde o transporte até tradução simultânea, se necessário.” Estas realizações se darão pelos contatos que a CVC Eventos tem com empresas que trabalham nessas áreas.
A CVC Eventos iniciou suas operações, segundo Bauab, “no automático”, sem muita divulgação. “No começo, o mercado não entendeu o nosso propósito e trabalhamos durante um ano para montar uma estrutura qualificada. Hoje, temos um expertise de distribuição para realização de shows, feiras, congressos, workshops e diversos outros eventos.

(Fonte & Foto : Brasilturis Jornal)

FBCVB QUER PLANO DE CRISE PARA CATÁSTROFES


Um dos temas da reunião da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBVCB), que acontece durante o 17º Workshop & Trade Show CVC, é a elaboração de um plano de comunicação para crises como a que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro. Para o presidente da entidade, João Luiz Moreira, os destinos ficam muito prejudicados com a imagem negativa na mídia.
"Queremos criar um gabinete de crise e um plano de ação para que a comunicação nos ajude a não perder tantos turistas", disse. "Nós, da iniciativa privada, temos que assumir esta responsabilidade", completou.
Seguno Moreira, os próximos passos são formar um grupo de trabalho para elaboração deste plano, que terá entre oito e dez pessoas, e depois a definição de um cronograma. "Vamos pleitear também junto ao Ministério do Turismo um fundo emergencial com recursos para essas situações", finalizou.

(Fonte : Mercado & Eventos)

PROCOPA DO BNDES JÁ TÊM R$ 415 MILHÕES DE PROJETOS CONTRATADOS E EM ANÁLISE


O programa ProCopa Turismo, que completou um ano de operação, já conta com uma carteira de projetos contratados e em análise no montante de R$ 415 milhões. O programa foi lançado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no dia 2 de fevereiro do ano passado com objetivo de apoiar a ampliação e modernização do parque hoteleiro nacional. Ele está aberto a projetos de todo o país.
O gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do banco, Marcus Vinicius Macedo Alves, afirmou que o programa é considerado internamente um divisor de águas. “Até o ProCopa ser lançado, a demanda por financiamento a hotel, tanto reforma quanto hotel novo, aqui no BNDES, estava bem fraca, mesmo com a perspectiva das Olimpíadas e da Copa. Depois do lançamento do programa, a quantidade de empresários, tanto brasileiros como estrangeiros, que têm vindo aqui conversar conosco é muito grande. A perspectiva é muito boa em relação ao programa e aos investimentos em hotelaria no Brasil nos próximos anos”, disse.
Os pedidos de financiamentos, segundo Alves, devem ser encaminhados ao BNDES até dezembro de 2012, mas, se houver necessidade, o banco poderá prorrogar a vigência do programa. A dotação orçamentária para o ProCopa Turismo é R$ 1 bilhão. A expectativa do banco é que esses recursos sejam totalmente investidos até a Copa de 2014. “É quase certo para a gente que esse R$ 1 bilhão vai ser todo demandado”.
As empresas que apresentam certificações de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental dos empreendimentos podem usufruir de condições financeiras mais favoráveis. O gerente do BNDES ressaltou a consciência do setor hoteleiro sobre a importância do meio ambiente para os projetos, tanto do ponto de vista operacional como de imagem. “Porque quando você faz um hotel novo ou reforma um hotel com essas preocupações, o custo de operação do hotel diminui significativamente. Então, é um investimento que se paga, vai melhorar a imagem do hotel e, além disso, ele vai ter condições vantajosas tanto na parte de juros quanto de prazos”.
Com as certificações de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental, o prazo de pagamento do empréstimo para construção de um hotel novo, por exemplo, passa de dez anos para até 18 anos. “Ele [empresário] ganha oito anos a mais para quitar o empreendimento. Dezoito anos aqui no BNDES é um prazo normalmente dado para projetos de infraestrutura. É uma motivação muito grande para o empresário buscar a certificação”. Em relação às taxas de juros, o projeto pode ter a taxa diminuída em até 1,8% ao ano se a empresa conseguir a certificação sustentável. “Também é muito significativo”, disse.
Do total de projetos em carteira, 64% se referem à construção de novos hotéis e o restante à reforma de unidades já existentes. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos pedidos (54,5%). Marcus Vinicius Alves afirmou, contudo, que a tendência é de diluição dos pedidos de financiamento entre as demais regiões. “O Rio de Janeiro, principalmente, tem uma visibilidade maior devido às Olimpíadas. Mas, a gente tem recebido consultas de todo o Brasil”, afirmou.

(Fonte : Jornal de Turismo, com informações da Ag. Brasil)

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO É FOCO DE REUNIÃO DO IBH


O principal tema da reunião do instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH), realizada ontem 23/02 durante o 17º Workshop & Trade Show CVC, foi o projeto de qualificação para os pequenos meios de hospedagem. O programa é fruto de uma parceria entre o IBH, a ABIH Nacional e o Sebrae. O objetivo é qualificar os trabalhadores e gestores dos meios hospedagem que contam com até 50 apartamentos.
O programa tem como foco principal as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e está sendo apresentado por meio de seminários para os hoteleiros destas cidades. Até o momento já foram realizados seis eventos e o próximo será em São Paulo no dia 1º de março. Com isso, a ABIH espera também conseguir mais associados, uma vez que a entidade e os seus benefícios também são apresentados para os participantes

(Fonte : Mercado & Eventos)

PERNAMBUCO QUER DESENVOLVER TURISMO DE SAÚDE


Pernambuco quer se firmar como destino para o turismo de saúde. O consultor internacional Ruben Toral foi contratado para realizar um diagnóstico identificando o potencial da cidade e avaliar qual tratamento médico será interessante focar.
“Pernambuco é o segundo pólo médico do Brasil em tamanho e reconhecimento. A ideia é trazer pacientes de fora do Brasil. O trabalho de consultoria será feito no primeiro semestre deste ano e no segundo promoveremos um evento para anunciar atuação”, revela o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

(Fonte : Panrotas)

IBEROSTAR (BA) INVESTE R$ 1 MI EM PARQUE AQUÁTICO INFANTIL


O Iberostar Praia do Forte, na Bahia, receberá investimento de R$ 1 milhão para a construção de um parque aquático infantil, que deverá ser finalizado para as férias de julho.
“É uma tendência da rede investir nos nossos futuros compradores”, revela o diretor comercial e de Marketing Brasil da rede, Orlando Giglio, destacando que até o final de 2011 o empreendimento passará a oferecer internet wi fi nas acomodações.
O site do grupo Iberostar foi renovado e a profissional Fernanda Ribeiro foi contratada para oferecer suporte da empresa na internet. “Uma das ações desenvolvidas este ano será investir na web tanto para vendas quanto para contato e reforço da marca, atuando também nas mídias sociais”, finaliza Giglio.

(Fonte : Panrotas)

CÂMARA APROVA MP QUE FACILITA REALIZAÇÃO DAS OLIMPÍADAS DE 2016


O Plenário aprovou nesta quarta-feira, em votação simbólica, a Medida Provisória 503/10, que ratifica o protocolo de criação da Autoridade Pública Olímpica (APO), destinada a coordenar as ações governamentais para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro. A MP, aprovada com o texto do relator Daniel Almeida (PCdoB-BA), perde a vigência em 1º de março e ainda precisa ser analisada pelo Senado.
A votação foi possível graças a um acordo de lideranças conduzido pelo presidente Marco Maia. Os líderes decidiram transferir para a MP 510/10 a análise de um regime de licitação específico destinado a acelerar as obras necessárias à realização das Olimpíadas e de outros eventos esportivos.
As novas regras estavam em uma emenda do deputado licenciado Magela (PT-DF) e serviriam também para obras e serviços relacionados aos Jogos Mundiais Militares de 2011 (Rio 2011) e à infraestrutura dos aeroportos para a Copa do Mundo de 2014.
A APO terá sede na cidade do Rio de Janeiro e funcionará até 31 de dezembro de 2018. Essa data poderá ser prorrogada por dois anos pelo Conselho Público Olímpico, a instância máxima de decisão da APO, composta por representantes dos chefes dos executivos federal, estadual e municipal.
Pessoal
O novo protocolo de criação da APO enviado pelo Executivo substitui o que constava originalmente da MP e diminui, de 484 para 181, o número de cargos em comissão criados para a estrutura do órgão. As remunerações continuam nos mesmos valores, de R$ 1 mil a R$ 22 mil.
A seleção de pessoal poderá ser temporária e feita somente com processos simplificados, com contratos de duração de até três anos, prorrogáveis até o ano de encerramento das atividades da APO. O órgão também poderá requisitar servidores até o máximo de 20% do total de contratados.
No início de cada ano, a diretoria-executiva da APO divulgará, na internet, os nomes dos ocupantes dos cargos e funções criados para o órgão.
Quem não exercer cargo em comissão receberá valores fixados para atribuições semelhantes no Executivo federal, ou o valor de mercado, se não houver referência na administração pública. O presidente da APO será indicado e nomeado pela presidente da República, com aprovação do Senado, e o seu mandato será de quatro anos, permitida a recondução.

Contratação integrada

Uma das regras a ser discutida na MP 510/10 permite o uso da chamada contratação integrada se houver justificativa técnica e econômica. Nesse modelo, o vencedor realiza todas as etapas de um empreendimento, desde o projeto executivo até a execução de testes finais, passando pelo fornecimento de bens e realização de obras e serviços previstos no edital.
A MP 510/10 será relatada pelo deputado Hugo Leal (PSC-RJ) e perderá a vigência em 7 de abril. Ela exige das empresas reunidas em consórcio solidariedade no pagamento dos tributos federais relacionados ao empreendimento.

Projetos com risco

O Conselho Público Olímpico deverá se reunir a cada seis meses e suas decisões precisarão ser unânimes. Além de aprovar a proposta de orçamento da APO, uma de suas principais atribuições será decidir se um dos consorciados assumirá a responsabilidade por projetos com elevado risco de não serem entregues a tempo por outro governo.
Dessa forma, obras a cargo do município, por exemplo, poderão ser tocadas pela União para que o cronograma não sofra atrasos irrecuperáveis que prejudiquem os Jogos.
Antes dessa decisão, porém, caberá à direção executiva da APO indicar quais obras estão com esse risco e indicar soluções.
Caso a União assuma determinada obra, poderá reter parcelas da transferência constitucional de impostos se o estado ou a prefeitura do Rio não pagar pela obra que era de sua responsabilidade. Isso também poderá ser feito se algum consorciado não quitar as despesas de funcionamento da APO previstas no contrato de rateio.

(Fonte : Ag Câmara de Notícias)

SALAD CREATIONS NO DOWNTOWN, RIO DE JANEIRO


Criada em 2004, na Flórida (EUA), a Salad Creations teve como objetivo atender a crescente demanda da geração que buscava um estilo de vida saudável, combinando refeições com excelente padrão de nutrição e sabor. Assim, espalhou-se rapidamente pelos Estados Unidos.
Visando o desenvolvimento de um hábito alimentar mais saudável, inteligente e gostoso, a empresa adotou um plano de crescimento arrojado, expandindo através do modelo de franquia pelo Brasil afora.
Agora, no Rio de Janeiro, foi inaugurada a 3ª. loja da franquia da Salad Creations, no shopping Downtown.
A empresária Marta Iozzi, franqueadora da Salad Creations do Downtown, conheceu e experimentou as refeições quando morou nos Estados Unidos e, assim que retornou ao Brasil, não pensou duas vezes em abrir uma franquia que oferecesse pratos leves, de qualidade e que dessem água na boca.
Segundo ela, a empresa oferece um método exclusivo que prepara o franqueado tanto para o manejo operacional quanto financeiro da unidade, e executa treinamento de cunho psicológico para se montar uma equipe de funcionários pró ativos, simpáticos e que busquem oferecer serviços que superem a expectativa do cliente, maximizando a fidelização dos mesmos.
Extremamente simpática e falante, Marta frisa que a idéia é manter o padrão de excelência e criatividade, alem do destaque dos molhos, preparados artesanalmente e com os melhores ingredientes, tornando-os exclusivos. E destaca os low carb (baixo teor de carboidratos) e os low fat (baixa quantidade de gorduras), mas que mantêm um sabor delicioso. E chama ainda a atenção para os wraps sempre fresquinhos (um tipo de sanduíche com recheio leve, enrolado em um pão especial de massa integral bem fina), que viraram sucesso mundial.


E aí esta : a Salad Creations do Downtown ja esta funcionando. Vale a pena dar uma conferida.

O Shopping Downtown fica na Avenida das Américas, 500 (Barra da Tijuca).

A Salad Creations esta localizada no bloco 22, sala 108.

ABETAR APRESENTA PROPOSTAS SOBRE ÁREAS AEROPORTUÁRIAS


O presidente da ABETAR (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), Apostole Lazaro Chryssafidis, apresenta na manhã de hoje (24), ao Conselho Consultivo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), reunido no Rio de Janeiro, nota técnica com as proposições a respeito da Resolução 113, que estabelece critérios e procedimentos sobre a alocação de áreas aeroportuárias.
O documento elaborado pela Câmara Técnica de Infraestrutura Aeroportuária, presidida pela entidade, apresenta sugestões de alterações que visam facilitar o entendimento e a implantação.
Entre os pontos citados está a ausência de categorização de aeroportos, que leva ao entendimento de que todos pertencem a um único grupo.
A nota também pontua a necessidade de classificação de áreas, sugere a revisão e inclusão da lista de atividades e sub-atividades, adoção de regras para aeroportos com a presença da aviação regular e ainda diretrizes e critérios para modelagem para precificação, entre outros pontos.
A alternativa proposta é que a ANAC desenvolva uma categorização oficial dos aeroportos públicos brasileiros que servirá, também, para a precificação de áreas aeroportuárias. É importante ressaltar que a categorização oficial observe a infra-estrutura instalada e a totalidade de aeroportos públicos abertos ao trafego civil de aeronaves, não se atendo somente aqueles administrados pela Infraero”, ressalta a nota.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

SITE DE RESERVAS DE HOSPEDAGEM FAZ RANKING DOS DESTINOS MAIS PROCURADOS


De acordo com pesquisa realizada pelo site de reservas em hospedagem Hoteis.com, Paris, na França, é o destino com maior aumento de procura - 214% - dos internautas durante o mês de janeiro de 2011.
Em segundo lugar está Milão, na Itália, com um aumento de 210%, seguido pela cidade interiorana de Campinas, com 206%.
Em quarto lugar está Miami, na Flórida, com 198% de crescimento, seguida por Porto Seguro, na Bahia, com 196%.
As cidades do Rio de Janeiro (193%), Aracaju (192%), Mendoza (182%), na Argentina, Maceio (175%) e Ushuaia (151%), na Argentina, completam o ranking dos dez lugares mais procurados no site.

(Fonte : Business Travel Magazine)

FRENTE BUSCA ACORDO PARA AMPLIAR ENQUADRAMENTO NO SUPERSIMPLES


O projeto que amplia os limites de enquadramento no Supersimples (PLP 591/10) estará na pauta de votação da Câmara ainda no primeiro semestre. O compromisso foi assumido pela Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, que foi relançada nesta quarta-feira com a adesão de cerca de 220 deputados e 20 senadores. A proposta conta com o apoio do presidente da Câmara, Marco Maia, que confirmou a disposição de incluir a matéria na pauta em regime de urgência.
Segundo Marco Maia, a matéria será votada assim que a frente parlamentar obtiver consenso. "Precisamos alterar os tetos para enquadramento de micro e pequenas empresas. Vamos simplificar os impostos, dar mais transparência e permitir que mais pessoas saiam da informalidade e passem a contribuir com a arrecadação de impostos", afirmou o presidente durante o evento de instalação da frente.
O PLP 591/10 eleva o limite de faturamento anual da microempresa de R$ 240 mil para R$ 360 mil e, da empresa de pequeno porte, de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões. Além disso, é alterado o limite da receita bruta anual para a formalização do Empreendedor Individual, que passa de R$ 36 mil para R$ 48 mil.
O texto também estabelece novas regras para abertura, registro e funcionamento de empresas e cria um parcelamento especial para as dívidas tributárias. Sobre o último ponto, Marco Maia disse que é preciso viabilizar o pagamento de dívidas sem estimular os empresários a deixar de pagar dívidas no futuro, confiando em condições muito favoráveis de parcelamento.

Detalhe

O presidente da Câmara afirmou que o PLP 591 não foi aprovado no ano passado "por um detalhezinho". O detalhe que emperrou a votação, de acordo o deputado Pepe Vargas (PT-RS), escolhido presidente da frente parlamentar, foi a resistência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) - órgão que reúne secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação dos estados - em aceitar os novos tetos.
O Confaz defendia que os limites de faturamento fossem elevados para um limite intermediário, temendo que os estados perdessem arrecadação. Pepe Vagas explica que a discussão será retomada e, entre os argumentos, está a possibilidade de que, com a elevação do teto, mais empresas possam se enquadrar ou voltar a se enquadrar no Supersimples e, com isso, gerar ganho de receita.

Previdência

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, destacou que a elevação dos limites para o Supersimples e a possibilidade de incorporar mais empreendedores também vão gerar ganhos para a Previdência Social. Ele destacou que a Previdência teve em janeiro de 2011 o melhor resultado desde 2003 e que o estímulo à formalização pode ajudar a consolidar resultados ainda melhores.
Alves Filho também falou do compromisso da presidente Dilma Rousseff com micro e pequenos empresários ao anunciar a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

PROJETO OBRIGA MICRO E PEQUENA EMPRESA A PAGAR IMPOSTO SINDICAL

Tramita na Câmara o Projeto de Lei Complementar 599/10, do deputado Ademir Camilo (PDT-MG), que acaba com a isenção da contribuição sindical patronal para micro e pequenas empresas. A proposta altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/06).
Camilo explica que o texto do estatuto aprovado pelo Congresso previa o pagamento da contribuição, mas a medida foi vetada pelo presidente da República. O argumento do veto foi que a cobrança prejudicaria o princípio de tratamento tributário diferenciado para micro e pequenas empresas.
O autor argumenta, porém, que mais de 90% das empresas filiadas aos sindicatos são micro ou pequenas empresas. "Esse número que pode chegar a 97% nas cidades do interior. E essas são as que mais demandam assistência e serviços dos sindicatos", disse.
O valor da contribuição sindical, para os empregadores, é proporcional ao capital social registrado na Junta Comercial ou órgão equivalente.

Tramitação

A proposta tramita em regime de prioridade, apensada ao PLP 3/07, e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votada pelo Plenário.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

NOVAS TARIFAS AEROPORTUÁRIAS VÃO ENTRAR EM VIGOR NO DIA 14 DE MARÇO


A partir de 14 de março entram em vigor as novas tarifas aeroportuárias no País, pagas pelas empresas aéreas, com aumentos, no caso de aeroportos como Guarulhos e Congonhas, que chegam a 309%, nos horários de pico. A medida pretende transferir parte dos voos para horários que não sejam de pico.
As taxas de embarque domésticas pagas pelos passageiros nestes aeroportos subirão bem menos (5%) e passarão de R$ 19,62 para R$ 20,66.
O aumento das tarifas devem repercutir no preço dos bilhetes aéreos. O último reajuste para os passageiros foi em 2005 e para as empresas aéreas foi em 1997. Como os valores dependem do tipo de aeronave, em uma simulação, um A-320 da TAM que paga hoje R$ 217,35 por hora para operar em Congonhas passará a pagar entre às 9 e 10 horas da manhã e entre às 14 e às 22h59, R$ 673,51, por hora. No caso de Guarulhos, os horários de pico com tarifa de R$ 673,51 são das 5 às 12h59 e das 16 às 21h59.
Essas mudanças certamente terão impacto nos preços das passagens aéreas para os passageiros porque haverá encarecimento do custo da operação. O Sindicato das Empresas Aéreas (SNEA), no entanto, ainda não tem o estudo completo da variação que poderão ocorrer porque ele está sendo feito por cada uma das companhias. As novas tabelas, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foram calculadas para incentivar as companhias aéreas a distribuírem melhor os seus horários de voo, usando mais os aeroportos em horários de pouco movimento. Este mesmo A-320, avião usado na simulação de custos, em Congonhas e Guarulhos, se decolar entre 6 e 6h59 da manhã e 10 e 10h59 horas da manhã, pagará apenas R$ 117,86. Com isso, terá uma economia de 54% do valor das taxas.

Tarifas

As tarifas aeroportuárias internacionais, ou seja o que as empresas pagarão para os voos internacionais saídos de aeroportos brasileiros, tiveram aumento da ordem de 21%. Neste primeiro momento a Infraero não estabeleceu nenhuma tabela de desconto ou sobretaxa por horário de decolagem ou pouso para os voos internacionais.
No caso dos voos internacionais, a Infraero informou que já concedeu descontos para os aeroportos de 3ª e 4ª categoria, bem como para os Aeroportos do Galeão, Confins, Congonhas, Guarulhos, Brasília e Santos Dumont, todos de 1ª categoria, em determinadas faixas de horário. Ao longo do exercício, essa tabela poderá sofrer alterações e novos horários ou aeroportos serem beneficiados de acordo com o modelo estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

(Fonte : DCI)

A COZINHA SENSÍVEL DAS QUATRO ESTAÇÕES VIVE SEM SHOYU


Não há shoyu sobre a imensa mesa da sala de jantar. Como cada convidado comprovará, mais tarde, as raras e delicadas iguarias que serão degustadas essa noite dispensam o tempero escuro à base de soja que acabou virando sinônimo de comida japonesa.
O cardápio, aguça a curiosidade dos 15 convidados. Escrito em português e japonês e protegido por capa de papel dourado com o brasão, símbolo do governo do Japão, traz oito pratos: entrada, sashimi, ensopado, fritura, cozido, refeição, sopa e sobremesa.
Tampouco os anfitriões escondem a ansiedade. Kasuaki Obe, cônsul-geral do Japão e a esposa Eiko, cederam sua residência, no bairro do Morumbi, em São Paulo, para a Fundação Japão mostrar a culinária Kyoryori, tradicional de Kyoto, que tem como princípio obedecer as estações do ano.
Na cozinha do cônsul estão dois chefs japoneses: Takuji Takahashi e Yoshihiro Takahashi. Apesar de sobrenomes iguais, eles não são parentes e cada um, de 41 e 35 anos de idade, respectivamente, possui um restaurante em Kyoto. Como auxiliares nessa noite nada menos do que Jun Sakamoto, renomado chef do restaurante que leva o mesmo nome, e Shinya Koike, do Aizome.
Os dois premiados chefs que atuam em São Paulo sabem o que estão fazendo quando se propõem ao papel de ajudantes de cozinha. Experiências assim lhes servem para aprimorar o que parece já ter se transformado numa tendência da culinária japonesa: o foco no natural, a adaptação ao regional e, sobretudo, como manda a Kyoryori, o respeito aos ingredientes disponíveis em cada época do ano.
Koike também ficou no encalço de Toshio Tanahashi, especialista em culinária budista (Shôjin Ryôri), que passou pelo Brasil há um ano. O conhecimento colhido em ambas as experiências deve começar a aparecer em cardápios dos restaurantes japoneses no Brasil.
Além da casa do cônsul em São Paulo, os chefs também estiveram na residência do embaixador japonês, em Brasília, na semana passada, e deram uma aula na universidade Anhembi-Morumbi, na terça. É um tipo de comida cara, avisam.
Takuji e tradutora aparecem cada vez que os garçons depositam um prato sobre a mesa no jantar na casa do cônsul. A cada aparição revelam-se informações preciosas. A entrada foi preparada com broto de bambu e palmito pupunha, ingrediente brasileiro que fascina os chefs japoneses.
Escolher o pargo marinado, do sashimi, e o camarão, frito com batata palha, foi a parte mais difícil nas compras no mercado municipal. Para quem está habituado a escolher peixe ainda vivo, disponível nos mercados do Japão, é difícil avaliar o grau de frescura da carne de animal já abatido. A solução, pelo menos no caso do pargo, foi apalpar a barriga do peixe. "Se é firme é porque está fresco", ensina.
Takuji explica que a cumbuca do ensopado deve ser manuseada como se faz com a taça do vinho: girar um pouco e sentir o cheiro antes de começar a ingerir. O chef conta, ainda, que o costume japonês não condena quem faz ruído ao tomar sopa. É sinal até de que apreciou o prato. Mas o barulho maior vem com as declarações dos convidados. "Nunca experimentei nada igual", diz Maria Leonor Saad, filha do fundador do grupo Bandeirantes de Comunicação.
Os elogios também cercam os pratos que trazem o sutil sabor de cítricos. E quando Takuji fala em combinação de cor, forma, textura e aroma quem arregala os olhos é o arquiteto Ruy Otake, familiarizado com termos semelhantes no seu dia a dia.
Todos comem os oito pratos sem reclamar. Pequenas taças recebem doses constantes de um saquê refinado, de Hiroshima. E a esposa do cônsul, que preparou um origami para cada convidado, elogia os chefs com o entusiasmo de quem acaba de provar no Brasil o que existe de mais refinado da gastronomia do seu longínquo país de origem.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / foto divulgação)

SENADO FEDERAL APROVA MÍNIMO DE R$ 545 SEM EMENDAS


O Senado aprovou na noite passada o salário mínimo de R$ 545. Com maioria folgada dos governistas na Casa, os senadores mantiveram integralmente o texto encaminhado pelo Executivo ao Congresso e conseguiram derrubar emendas que aumentavam o seu valor. Apesar da pressão contrária da oposição, que acusa o governo de retirar o Congresso da discussão com o reajuste via decreto, o mecanismo foi mantido no texto que segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. A aprovação do projeto representa a primeira vitória de Dilma no Senado desde que assumiu o governo. A presidente deve sancionar o projeto até a semana que vem, para que o salário mínimo de R$ 545 passe a vigorar a partir do dia 1º. de março. A votação ocorreu sob protestos de sindicalistas, que encheram as galerias do Senado para defender o salário mínimo de R$ 560. Alguns chegaram a usar máscaras com a figura de Dilma, num protesto contra o valor encaminhado pelo Executivo ao Congresso.

(Fonte : DCI)