terça-feira, 31 de maio de 2011

ACORDO ENTRE A OMT E A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS



A OEA e a OMT estão com um acordo de cooperação assinado para a formulação de políticas de turismo sustentável com o objetivo de melhorar a produtividade e a competitividade do setor turístico nas Américas. Taleb Rifai, secretário geral da Organização Mundial do Turismo e José Miguel Insulza, secretário geral da Organização dos Estados Americanos, assinaram o acordo durante a reunião anual da Comissão Regional das Américas, realizada em Assunção, quando das comemorações do Bicentenário do Paraguai.
Ficou estabelecido o compromisso entre ambas as partes no reforço para a colaboração, o compartilhamento de informações e trabalho conjunto em questões de interesse comum, como a formação e pesquisa de um banco de dados estatísticos sobre o turismo na região.
As chegadas de turistas internacionais nas Américas alcançaram um recorde histórico no ano passado, com crescimento de 17% - 150 milhões – e o ingresso de US$ 182 bilhões. Nos primeiros meses deste ano, observa-se um crescimento de 5% no movimento de chegadas, em sintonia plena com a média mundial.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

TURISMO PAULISTANO JÁ BATE RECORDE NOS PRIMEIROS MESES DE 2011


O turismo em São Paulo começou o ano batendo recordes. De acordo com o Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), o índice de ocupação dos hotéis paulistanos no primeiro quadrimestre deste ano foi, em média, de 66,57%, um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2010.
O preço da diária também obteve crescimento, demonstrando uma recuperação tarifária. De janeiro a abril deste ano, o valor médio foi de R$ 224,06, frente aos R$ 142,38 do ano passado, um aumento de 57,37%.
Em 2011, o turismo tem alcançado sucesso semelhante ao que obteve em 2010, quando São Paulo recebeu 11,7 milhões de visitantes, que movimentaram cerca deR$ 158,7 milhões.
“Na verdade, os resultados não surpreendem. Temos trabalhado fortemente para isso desde 2005 e estamos colhendo os bons frutos do esforço de toda a cadeia produtiva do turismo da cidade, que merece ser aplaudida”, comemora o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.
Segundo ele, São Paulo está cada vez mais na moda e, com todo o esforço que vários setores estão fazendo em parceria com o do turismo, a tendência é que a cidade seja mais procurada pelos visitantes. “Além de ser uma megacidade global, mas também com todas as características tipicamente brasileiras, o que agrada os mais diversos tipos de turistas, temos investido nas chamadas economias criativas e nos talentos, com destaque para a cultura e para novos eventos, que divulgam a cidade e mostram o quanto ela é antenada. Assim, proporcionamos aos visitantes do mundo inteiro uma experiência única”, completa Carvalho.

ISS E DESEMBARQUES NOS AEROPORTOS

No início do mês também foram fechados os dados do primeiro trimestre sobre os desembarques em aeroportos da Grande São Paulo e a arrecadação de Imposto Sobre Serviço (ISS) relacionada ao turismo.
O ISS recolhido pelo município com a atividade turística (grupo 13) totalizou R$ 60,7 milhões de janeiro a abril deste ano – 22,42% a mais que no ano passado e recorde para o período.
Estudos sobre os desembarques nos aeroportos também demonstram o bom momento do turismo na capital paulista. Nos primeiros três meses do ano, Guarulhosrecebeu 7,3 milhões de passageiros, 12,4% a mais do que a mesma temporada de 2010. Já em Congonhas, o número de desembarques chegou a 3,8 milhões, um aumento de 9,8% em relação ao ano passado. “Com dois grandes aeroportos, 44 companhias aéreas, 200 helipontos e conexão com nove rodovias, São Paulo é o principal portão de entrada do Brasil”, afirma Caio Luiz de Carvalho.

PRINCIPAIS NÚMEROS DO TURISMO DE SÃO PAULO:

Ocupação dos Hotéis

1º quad 2005 : 52,29%
1º quad 2010 : 64,06%
1º quad 2011 : 66,57%
2005 : 58,7%
2009 : 61,3%
2010 : 68,5%

Diária Média

1º quad 2005 : R$ 142,38
1º quad 2010 : R$ 142,38
1º quad 2011 : R$ 224,06
2005 : R$ 136,63
2009 : R$ 198,02
2010 : R$ 205,73

Arrecadação de ISS (anual)

2005 : R$ 87,1 milhões
2009 : R$ 126,5 milhões
2010 : R$ 158,4 milhões

Número de Turistas (anual)

2005 : 9,4 milhões
2009 : 11,3 milhões
2010 : 11,7 milhões

Faturamento do setor (anual)

2005 : R$ 5,3 bilhões
2009 : R$ 8,5 bilhões
2010 : R$ 9,6 bilhões

(Fonte : Jornal do Brasil)

PESQUISA WTTC CONFIRMA VALOR DO BUSINESS TRAVEL PARA A ECONOMIA GLOBAL




As viagens de negócios continuam sendo um catalisador para o desenvolvimento econômico global, apesar do crescimento das vídeos conferências e de outra ferramentas tecnológicas, de acordo com uma pesquisa divulgada esta semana pelo WTTC - World Travel & Tourism Council. A pesquisa conclui que 50% das prospecções se tornam novos clientes quando uma reunião pessoal acontece, contra 31% quando esse encontro face a face não ocorre. Os resultados decorreram da tabulação das respostas de 500 business travelers no Reino Unido, EUA, Alemanha, Brasil e China.
Os viajantes de negócios chineses foram os que indicaram o maior nível de conversões depois de uma reunião pessoal (57%), enquanto os britânicos disseram que suas chances de fechar um negócio se situavam entre 30% e 45%. O relatório alerta que cortar novamente as viagens corporativas “constituem um risco significativo”. Em média, 38% dos participantes da pesquisa disseram que seus atuais clientes teriam fechado com um concorrente se não tivesse havido uma reunião pessoal. Globalmente, 70% dos participantes acreditam que as viagens de negócios são extremamente ou muito importantes para a inovação e para aumentar a produtividade e eficiência.
O relatório conclui: “Uma representativa pesquisa com cinco diversificados países ilustra um consistente cenário, mostrando os benefícios dos yields de viagens em termos de vendas, retenção de clientes, parcerias, inovação e capital humano. Estas perspectivas estão fundamentadas por análises estatísticas e econométricas, que indicam um retorno médio sobre investimentos em business travel de 10:1”.

(Fonte : Business Travel Magazine)

MEDIDAS DO BC ENCARECEM E FREIAM CRÉDITO


As condições de financiamento tiveram nova piora por conta das medidas anunciadas pelo governo desde novembro para segurar o consumo e a inflação.
Pesquisa mensal do Banco Central mostra que os juros bancários subiram pelo 5º mês consecutivo em abril e tiveram nova alta nas duas primeiras semanas de maio.
A taxa média de 39,8% ao ano, no final do mês passado, é a maior em 48 meses.
O custo do crédito ao consumidor já cresceu 20% desde que o governo começou a elevar a taxa básica de juros, restringiu prazos de financiamento e aumentou o imposto sobre empréstimos a partir de dezembro. Para as empresas, avançou 10%.
Juros altos e prazos apertados levaram à expansão moderada do crédito: no ano, até abril, ele cresceu 4,1% em relação ao final de 2010. Se repetida nos próximos quadrimestres, a taxa traria um aumento de 13% no ano, dentro do esperado pelo BC.
O crescimento em 12 meses se manteve em 21%. Mas é possível notar uma queda na concessão de novos empréstimos. Houve redução de 5% no acumulado até abril, ante os últimos meses de 2010.
O recuo foi de 24,5% no financiamento de veículos, modalidade mais afetada pelas medidas do governo.
No ano, a desaceleração é maior nos desembolsos do BNDES e menor no crédito habitacional, que não foi afetado pelas medidas.
Em abril, a média diária de concessões para o consumo superou o verificado em novembro, segundo o BC, mas a consultoria LCA calcula que, descontada a inflação e os efeitos típicos de cada mês do ano, há uma queda de 4%.
Alexandre Andrade, da consultoria Tendências, avalia que o crescimento verificado em abril em relação a março foi pontual e não se repetirá nos próximos meses.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

AUMENTO DA RENDA DOS BRASILEIROS ELEVA NÚMERO DE CRUZEIRISTAS NESTE ANO



Na temporada 2010/2011 de cruzeiros marítimos, encerrada neste mês de maio, a quantidade de passageiros cresceu e alcançou 792.752, dos quais 99.029 mil eram estrangeiros, que viajaram em 20 navios pela costa brasileira.
Os dados fazem parte de uma pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas), encomendada pela Abramar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e divulgada nesta segunda-feira (30).
“Este tipo de viagem tem sido cada vez mais realizado por brasileiros, não apenas da classe alta, mas também da classe média”, aponta o relatório do estudo. “O incremento do poder aquisitivo da população, o aumento do consumo e a facilidade de pagamento dos pacotes são fatores que influenciaram positivamente o crescimento da demanda por cruzeiros marítimos”.

Gastos dos passageiros

O levantamento ainda revelou que os impactos totais (diretos e indiretos das armadoras e dos cruzeiristas) totalizaram R$ 1,3 bilhão. Desse montante, R$ 522,5 milhões foram gerados pelos passageiros e tripulantes nos portos de embarque e desembarque e de trânsito.
Entre os setores mais beneficiados, se destacaram os de comércio varejista e de alimentos e bebidas.
Dentre os impactos econômicos dos cruzeiristas, os turistas nacionais foram responsáveis por 71,3%, enquanto que os estrangeiros, por 28,7%.

Redução de preço

De acordo com o relatório da pesquisa, “os cruzeiros marítimos [...] movimentam a economia, aumentam o fluxo de turistas na cidade, geram emprego, estimulam a entrada de divisas, promovem o destino em âmbitos nacional e internacional, entre outros”.
Dessa forma, um dos grandes desafios para a promoção dos cruzeiros marítimos está relacionado às elevadas taxas operacionais praticadas pelos portos.
“Não são apenas as taxas de pernoite e praticagem que são onerosas”, destaca o relatório, “mas também as taxas de embarque e desembarque por passageiro”.
O objetivo do estudo, segundo a Abremar, é que ele sirva de instrumento para orientar políticas públicas, no sentido de otimizar os benefícios dessa atividade no país.

(Fonte : UOL Notícias / imagem divulgação)

EMPRESA DE CRUZEIROS VAI INVESTIR R$ 400 MI EM SANTOS

A MSC Cruzeiros pretende investir R$ 400 milhões na construção de um terminal marítimo próprio, no porto de Santos (SP).
O valor também inclui a revitalização da região onde as obras serão feitas, no bairro do Valongo, o mesmo em que a Petrobras construirá a sua sede na Baixada Santista.
"A estrutura atual está perto do colapso. Um passageiro que vai viajar por três noites não pode esperar seis horas para embarcar, porque, dessa maneira, ele desiste", diz o presidente global da companhia, Pierfrancesco Vago.
A intenção da empresa é operar um novo tipo de navio no Brasil a partir de 2012, com capacidade para mais de 4.000 passageiros.
"Nenhum porto do país tem condições de receber essa embarcação até o momento. O futuro do Brasil depende da construção de obras de infraestrutura."
A companhia pretende inaugurar o novo terminal em Santos até novembro de 2013, quando começa a temporada 2013/2014.
"Estamos esperando a resposta da prefeitura e da Codesp [Companhia Docas do Estado de São Paulo] para finalizarmos os detalhes do projeto", diz Vago.
Com o novo terminal, a MSC Cruzeiros espera aumentar o número de estrangeiros que viajam para o Brasil. Hoje, 12% dos passageiros da empresa no país não são brasileiros. "Os cruzeiros ajudam a levar os turistas em locais onde eles não iriam. Além disso, o setor pode criar 21 mil empregos no Brasil nos próximos anos."

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem MSC)

ABIH NACIONAL RENOVA APOIO À DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO CONTRA O ABUSO SEXUAL DE MENORES DE IDADE


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), em parceria com entidades representativas dos diversos segmentos do mercado hoteleiro no país, participaram, dia 19/05, de coletiva de imprensa de lançamento do Congresso Nacional de Hotéis – CONOTEL 2011, cujo tema-central é “A hora H: O momento da hotelaria”. A mesa foi composta por: Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional; Silvio Borelli, superintendente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); Ricardo Domingues, diretor Executivo da Resorts Brasil; Roberto Rotter, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros Brasileiros (FOHB); e Bruno Omori, presidente da ABIH-SP, anfitrião do evento.
Um dos temas discutidos foi a participação do setor hoteleiro no combate à exploração do turismo sexual infantil. Na ocasião, em conjunto, as lideranças empresariais do setor renovaram seu compromisso com a assinatura e divulgação da Declaração de Compromisso contra o Abuso Sexual de menores de idade.
O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato afirmou: “Sabemos que no Brasil, mais de 90% dos casos de exploração e abuso sexual infantil ocorre no seio das famílias. A união dos empresários do setor hoteleiro demonstra, na prática, como é possível todos nós adotarmos uma atitude cidadã para por fim a essa prática deplorável”.

(Fonte : ABIH GO)

SETOR DE LUXO QUER FACILITAR NORMAS DE VISTO PARA OS EUA


Um sistema pouco amigável de vistos turísticos para os Estados Unidos é ruim para os negócios de luxo, e o governo precisa facilitar as normas, segundo declarações dadas pela indústria do segmento nesta quinta-feira.
O custo de aplicação para um visto turístico para os EUA, seguido frequentemente por longas semanas de espera para obtenção do documento, está impedindo que muitos turistas abastados da Rússia, Brasil e China entrem no país - além de redirecioná-los na escolha da Europa para compras durante as férias, disseram diversos executivos.
"Queremos, absolutamente, apoiar a segurança nos Estados Unidos, mas o que não está claro para mim é como esperar três meses para obter um visto porque há uma lista de espera, em oposição a duas semanas, o que faz o país seguro de qualquer maneira", declarou o executivo-chefe da cadeia de hotéis Starwood, Frits van Paasschen, durante o encontro Global Luxury and Fashion Summit nesta semana.
Visitantes internacionais gastaram US$ 103,1 bilhões nos Estados Unidos em 2010, ou 10% a mais do que no ano anterior. Gastos de turistas chineses e brasileiros cresceram 39% e 30%, respectivamente.
Esse crescimento deve ser maior se os EUA facilitarem as suas regras para o visto, disseram os executivos.
"Se você vai a Paris, nas galerias Lafayette e Printemps, se vai a Londres no Harrod's [loja de departamentos de luxo], os turistas asiáticos, brasileiros e russos são muito conscientes sobre as marcas, muito enfocados no luxo", disse o executivo-chefe da Saks Inc, Steve Sadove.
"Eles claramente adorariam ver as cidades dos Estados Unidos, assim como [veem] algumas das cidades europeias", declarou ele.

DADOS E FATOS

De acordo com um relatório divulgado pelo Office of Travel and Tourism Industries (tinet.ita.doc.gov), órgão do Departamento de Comércio dos EUA relacionado à indústria turística, o número de visitantes brasileiros que foram ao país em 2010 foi de 1,2 milhão, contra 893 mil em 2009.
No total de gastos com turismo no país, o visitante brasileiro desembolsou US$ 5.918 no ano passado, contra US$ 4.565 em 2009.
Um dado que chama a atenção é o crescimento do uso do computador como meio para planejar a viagem, que pulou de 33%, em 2009, para 36%, em 2010, um aumento de 2,9 pontos percentuais.
No que tange o motivo principal da viagem, o turismo de negócios sofreu queda de 4,3 pontos percentuais na comparação com 2009, indo de 18% para 14%. Já o turismo de lazer registrou um salto de 4,6 pontos percentuais no período, indo de 59%, em 2009, para 64%, em 2010.
Ainda de acordo com o relatório, os brasileiros foram mais a lugares históricos no ano passado, 52%, contra 42% em 2009. O total dos que visitaram museus e galerias de arte cresceu 8,1 pontos percentuais, enquanto os visitantes de parques temáticos foram de 50%, em 2009, para 55% no ano passado.
A cidade de Nova York abocanhou 49,4% do mercado brasileiro no país em 2010, contra 37,9% em 2009. Já ao se considerar Estados, o de Nova York foi responsável por 49,3% da visitação de brasileiros em 2010, contra 38,2% em 2009.

(Fonte : Folha Online)

REABERTURA DO TRADICIONAL HOTEL GLÓRIA (RJ) É ADIADA



O tradicional Hotel Glória, no Rio de Janeiro, que passa por reformas após ter sido comprado pelo Grupo EBX, do empresário Eike Batista, não será reaberto em 2011 como previsto.
O hotel, que terá o nome mudado para Gloria Palace, deverá ficar pronto para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014. O investimento inicial divulgado era de R$ 200 milhões.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

AZUL PEDE AUTORIZAÇÃO PARA NOVA BASE EM JUIZ DE FORA (MG)



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para inclusão da rota entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, e o Aeroporto Regional Zona da Mata, que atende a cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais. Se aprovado, a cidade estará conectada por Campinas/Viracopos com duas frequências diárias. As operações estão previstas para serem realizadas a partir de 4 de agosto, com os turboélices ATR 72-200.
Juiz de Fora é uma das cidades brasileiras com melhores índices de qualidade e expectativa de vida do Brasil. A cidade estrategicamente localizada entre os maiores mercados consumidores do País, é dotada de toda a infra-estrutura exigida para modernos empreendimentos e convenções. Tem intensa vida cultural com importantes museus, como o Museu Mariano Procópio, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes e uma Orquestra Filarmônica – a Orquestra Filarmônica Pró-Música. A cidade realiza anualmente um dos maiores festivais de música clássica do mundo, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que divulga a produção musical barroca brasileira.
Trata-se do terceiro destino da Azul para o estado mineiro, ao lado de Belo Horizonte/Confins e Uberaba.

(Fonte : Brasilturis Jornal )

TAM FACILITA RESGATE DE PONTOS MULTIPLUS FIDELIDADE PELO SITE



A Tam Linhas Aéreas lançou nesta terça-feira (31/05) a segunda fase da reformulação do seu site de vendas (http://www.tam.com.br/ ). O novo layout conta agora com menos etapas para resgatar pontos Multiplus Fidelidade, em voos operados pela companhia.
Entre as facilidades, o cliente poderá consultar a disponibilidade de voos com pontos, sem a necessidade de informar o número do Tam Fidelidade e a assinatura eletrônica.
"A melhoria do processo de resgate de pontos pelo site reflete nossos esforços para tornar a experiência do viajante ainda mais confortável. Estamos satisfeitos por proporcionar esse conforto também para o cliente Tam Fidelidade, que vai encontrar facilmente as opções de resgate mais vantajosas", comentou Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Alianças da Tam.

(Fonte : Mercado & Eventos)

CÂMARA DISCUTE AMANHÃ A SITUAÇÃO DOS AEROPORTOS PARA A COPA DE 2014


Amanhã, a partir das 14h00, será discutida a situação atual e o planejamento dos aeroportos para a Copa do Mundo de 2014, com as presenças do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira, do presidente interino da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, Carlos Eduardo Pellegrino, do presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, e do diretor-geral do Departamento do Espaço Aéreo, Ramon Borges Cardoso. A audiência será conjunta entre as comissões de Defesa do Consumidor, de Turismo e Desporto e de Viação e Transportes

(Fonte : Business Travel Magazine)

LONDRES TESTA MARATONA POR SEU CENTRO TURÍSTICO

Parte do percurso e a organização da disputa na Olimpíada de 2012 foram testados ontem por 50 corredores convidados. Segundo os organizadores, os atletas se mostraram satisfeitos. Os cadeirantes, no entanto, pediram mudanças em curvas muito fechadas. O percurso paraolímpico pode ser alterado. A maratona londrina não seguirá a tradição de terminar no Estádio Olímpico, que fica em área afastada do centro turístico da cidade.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

INSTITUTO DE ECONOMIA DA UFRJ LANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO



O Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) abriu as inscrições para o Curso de Especialização em Turismo: Economia, Gestão e Cultura, que terá início no mês de agosto. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de julho. O curso oferece uma formação de pós-graduação lato sensu em turismo com ênfase em economia, gestão e cultura. Ele propicia a capacitação de profissionais do setor privado ou público para a tomada de decisões e formulação de políticas e estratégias de ações relativas às atividades do setor turístico. A carga horária total do programa será de 360 horas-aula e o curso será ministrado no Campus da Praia Vermelha/Urca do IE da UFRJ (Av. Pasteur, 250), no Rio de Janeiro.
Mais informações: tel. (21) 3873 5264, (21) 2542 9641, turismo@ie.ufrj.br ou www.ie.ufrj.br/turismo

(Fonte : Business Travel Magazine)

CROISSANT



O fluxo de empresas francesas interessadas no Brasil cresceu em 2010, segundo a Câmara de Comércio França-Brasil, que durante o ano passado recebeu mais de 350 solicitações de informações e contatos sobre o mercado bilateral. Cerca de 13% referiam-se a serviços.
"Os grupos grandes já estão instalados e crescem organicamente. Agora há esse fluxo de pequenas e médias chegando", diz Louis Bazire, presidente da entidade.

(Fonte : Col. Mercado Aberto / imagem divulgação)

FUTURO PROMISSOR PARA O ATUM



As perspectivas de expansão da pesca oceânica do Brasil apresentam-se cada vez mais fortes diante do investimento realizado pela empresa pesqueira potiguar Atlântico Tuna, em parceria exclusiva com a maior empresa de pesca japonesa, a Japan Tuna. O início ontem da chegada de 11 barcos com atum pescado no oceano Atlântico ao Porto de Natal marcam o início da trajetória que promete elevar a participação do país na pesca da espécie passando dos atuais 1,5% para 25% da produção mundial. Nesta semana aportarão os barcos Shoei Maru, Tawa Maru 88 e Kinei Maru 85, o que representará um desembarque superior a 500 toneladas de pescado.
A parceria com os japoneses travada a partir de um acordo entre o Ministério de Pesca e Aquicultura e o governo japonês busca transformar a atividade no país, deixando o perfil predominante de uma pesca costeira para dar grandes avanços em águas profundas. Segundo dados da Comissão Internacional do Atum Atlântico, em 2008, das 272.900 toneladas de atum das espécies albacora branca, albacora lage e albacora bandolim, possível de serem capturadas sustentavelmente no Atlântico, a frota nacional capturou apenas 4.194 toneladas, representando só 2% das capturas.
"O uso da tecnologia japonesa, que congela o atum a 60 graus negativos, diminui a competitividade com outros países como a Espanha e EUA, desprovidos dessa vantagem e nos aproxima do grande líder mundial", garantiu o presidente da Atlântico Tuna, Gabriel Calzavara. O Brasil tem outorga para capturar cerca de 12 mil toneladas/ano de atum. Com a vinda dos japoneses, o Rio Grande do Norte estará apto a alcançar essa meta.
Segundo o empresário, esta é a primeira vez que esse tipo de método de congelamento e pesca são praticados no Brasil. "O RN passará a ter uma perspectiva econômica distinta da que existe hoje. A exportação irá dobrar, os investimentos em mão de obra local serão cada vez mais necessários, visando a ampliação do negócio, afim de atingirmos os objetivos esperados".
"Temos que gerir tudo em tempo hábil para conseguir atender a demanda de pescado aqui no Porto de Natal, visto como um ponto estratégico em termos de local de aportamento no Atlântico, dada a localização central e privilegiada do RN", afirmou o secretário estadual Betinho Rosado. Ele estimou que as obras do Terminal Pesqueiro ficarão prontas no prazo de 150 dias, num investimento de R$ 40 milhões. "Será possível fazer o transbordo o novo terminal já na próxima pescaria. Todo esse avanço afeta diretamente as empresas locais, em termos de exportação, bem como a indústria hoteleira, gerando empregos e novos serviços".

CAPACITAÇÃO

Após 62 profissionais terem sidos qualificados intensivamente por especialistas japoneses para atuarem nas embarcações atuneiras, a expectativa da Federação das Indústrias (Fiern) é de formar pelo menos 400 trabalhadores nos próximos dois anos, segundo o presidente eleito da entidade, Amaro Sales.
"Para atender a essa demanda, o Senai vai instalar em Santa Cruz um centro de referência para a pesca deatum, que terá, inclusive, um simulador de operação de barcos de ponta cedido pelo governo japonês", relatou Sales.
Além da sede em Santa Cruz, os japoneses também vão montar um centro de treinamento para pescadores em Natal. Em médio prazo, a iniciativa vai criar 2.200 novas vagas de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.

(Fonte : Jornal Diário de Natal / imagem divulgação)