segunda-feira, 30 de julho de 2012

COM SERVIÇOS DE TURISMO, BRASILEIROS DEVEM GASTAR QUASE R$ 50 BILHÕES NESTE ANO



Os gastos dos brasileiros com serviços de turismo poderão atingir R$ 48,1 bilhões neste ano, mais que o dobro dos R$ 24,1 bilhões registrados em 2002, segundo estudo elaborado pela consultoria Data Popular.
As regiões Sudeste e Sul continuam liderando o ranking, com 50,7% e 18,2%, respectivamente, apesar do recuo registrado em comparação com dez anos atrás, quando a participação destas regiões era de 54,2% e 22,6%, respectivamente. Em seguida estão as regiões Nordeste (16,3%) e Centro-Oeste (9,8%). A região Norte deve atingir 5,1% este ano.
O estudo aponta que os brasileiros que dizem querer realizar uma viagem nacional nos próximos 12 meses, 15,5% pertencem possuem renda alta; 60,4% são de classe média e 24,1% possuem baixa renda. No período, 82,9 milhões de brasileiros afirmaram pretender viajar em um ano.
Para o setor internacional, 27,7% possuem alta renda; 52,3% são de classe média e 20% são de baixa renda. Cerca de 25,8 milhões de brasileiros disseram querer viajar para o exterior em um ano.
Os brasileiros com faixa de renda per capita a partir de R$ 1.020 são considerados de renda alta. Na Nova Classe Média se enquadram os com faixa de renda per capita de R$ 291 até R$ 1.019, e os de Baixa são os que tem faixa de renda até R$ 290.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

SECRETÁRIO EXECUTIVO APONTA DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO TURISMO



Valdir Simão aponta diretrizes de trabalho para o que setor mantenha o crescimento registrado nos últimos anos
Qualificar e certificar a mão de obra, os serviços e os destinos turísticos é um dos principais desafios a serem enfrentados para que o Brasil se posicione entre as principais economias de turismo do mundo. A afirmação é do secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, que participou nesta sexta-feira (27) da plenária sobre desenvolvimento econômico no 54º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, evento que está sendo realizado em São Paulo.
Simão destacou também a importância de se integrar as ações governamentais de promoção da marca Brasil. Ele deu um panorama dos entraves, desafios e oportunidades que se colocam no caminho do desenvolvimento sustentável da atividade turística no país. Apontou a crise internacional, que tem impacto na entrada de turistas internacionais e divisas no país, como um limitador. Mas reforçou a aposta no mercado interno, no aumento da oferta de crédito e nas recentes medidas de desoneração tributária como armas para manter os indicadores de crescimento do setor.
Ao falar das oportunidades, Valdir Simão apontou a realização dos grandes eventos esportivos para um salto de qualidade na infraestrutura dos destinos e na qualificação de mão de obra. “O volume de recursos que o governo está investindo em aeroportos, mobilidade urbana e em qualificação é inédito, o momento é de se criar condições para que tenhamos trabalhadores cada vez mais bem treinados e que façam carreira na atividade turística”, afirmou.
O Ministério do Turismo, no seu papel de articulador, segundo o secretário executivo, está discutindo com outras áreas ações para atender as demandas do setor. A pasta está debatendo com o Ministério do Trabalho a formatação de programas de viagens voltados para o trabalhador. Com entidades civis, o MTur o tema é a customização de pacotes para o público da terceira idade, aproveitando a experiência “exitosa” do programa ´Viaja Mais Melhor Idade´.
Na área econômica, além da continuidade da pauta da desoneração, novas ideias estão em discussão. Uma delas é implementar Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) do setor de serviços, áreas delimitadas nas quais as empresas instaladas tenham toda a cadeia beneficiada com a redução de tributos.

(Fonte : MTur)

INSCRIÇÕES PARA PRONATEC TERMINAM AMANHÃ



O prazo de inscrições para o Pronatec-Copa será encerrado amanhã (terça-feira, dia 31).
Os interessados poderão consultar disponibilidade de turmas diretamente pelo site do programa: http://www.pronateccopa.turismo.gov.br/ .
Moradores das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, trabalhadores do setor turístico e portadores de deficiências têm prioridade nas inscrições.
Até 2014, o Pronatec-Copa vai oferecer um total de 240 mil vagas para residentes nas 12 cidades-sede da Copa 2014 e municípios do entorno. Todos os cursos são gratuitos. Os alunos contarão com ajuda de custo para transporte e alimentação.

(Fonte : Panrotas)

SPCVB CAPACITA PRIMEIRA TURMA DE LIBRAS



O programa CapacitarSP do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) encerrou no último sábado, dia 28, a primeira edição da oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A ação contou com a parceria do hotel Caesar Business São Paulo Paulista, além do apoio do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP).
A turma de 30 profissionais de atendimento, principalmente de hotéis, aprendeu sobre o funcionamento da língua para possibilitar a interação entre surdos e ouvintes. O curso foi ministrado por Gleidis Guerra, fonoaudióloga, pedagoga, psicopedagoga e que trabalha há 20 anos na área de surdez no Centro Integrado de Apoio e Atendimento à Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Mauá.
“O turismo está constantemente se qualificando para garantir um atendimento de excelência a todos os visitantes. Com o lançamento do selo de acessibilidade para a hotelaria, isto se tornou uma necessidade premente”, aponta o presidente executivo do SPCVB, Toni Sando.
O CapacitarSP já qualificou 5 mil profissionais, entre taxistas, policiais militares, frentistas, motoristas de ônibus fretados, agentes de viagem, recepcionistas e concierges de hotéis.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

SANTUÁRIO DE APARECIDA LANÇA SERVIÇO DE HOSPEDAGEM



O Santuário Nacional de Aparecida, onde está a Basílica de Nossa Senhora, amplia sua missão de acolher bem os devotos da Padroeira do Brasil, e criou um novo serviço para todos que se hospedam em Aparecida: a Central de Reservas, um novo conceito de hospedagem, oferecendo às famílias, aos grupos e romarias, hotéis com conforto, comodidade e serviços.
Os hotéis estão localizados a 700 metros do Santuário Nacional. Além de hospedagem com a localização e qualidade de serviços, a Central de Reservas possibilita descontos especiais para romarias organizadas, grupos, participantes de encontros e congressos.
As reservas podem ser feitas por telefone (12) 3104-1010 ou pelo e-mail reservas@santuarionacional.com.
Para outubro, dia 12 de outubro, data do feriado nacional em homenagem à Padroeira do Brasil, a capacidade de atendimento atual já está esgotada.
No ano passado, o Santuário de Aparecida recebeu 11,5 milhões de visitantes, e é considerado o 2º maior templo católico do mundo e a hospedagem aos visitantes da Basílica com maiores facilidades para reservas é um novo atendimento.
Voltado para este serviço, surge também o Centro de Qualificação Hoteleira (CQH), para a profissionalização de futuros colaboradores e profissionais da região. O objetivo inicial é desenvolver profissionais que ingressarão na área de hotelaria para atuarem no Hotel Rainha do Brasil, a ser inaugurado em setembro e, posteriormente, para aos demais hotéis do complexo Cidade do Romeiro.
O Centro de Qualificação é um anexo da Cidade do Romeiro, onde está localizado o Hotel Rainha do Brasil, e está a 700 metros do Santuário Nacional. Conta com estrutura de salas laboratórios – restaurante, cozinha e apartamentos, montado dentro da área do antigo parque de diversões da cidade, e oferece cursos para Auxiliar de Cozinha, Ajudante de Confeitaria, Arrumadeira de Hotel, Atendente de Restaurante e Recepcionista.
Com carga horária de 30 horas, entre aulas práticas e teóricas, mais de 100 pessoas já participaram dos cursos oferecidos pelo Santuário Nacional. Iniciado em março, o processo de seleção para profissionais que atuarão no Rainha do Brasil contou com mais de 400 interessados, pessoas da cidade de Aparecida e região. Eles participaram de palestras instrutivas e de orientação e passaram por entrevistas e testes.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

SISCOSERV FOI TEMA DE PALESTRA NO CONOTEL



O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), que entra em operação dia 1 de agosto, foi um dos temas do 54º Conotel - Congresso Nacional de Hotéis, realizado em São Paulo. O diretor do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Maurício do Val, chamou a atenção para que as entidades informem seus filiados sobre a obrigatoriedade e prazos para registro de informações no sistema.
“Todos os serviços, inclusive os relacionados ao setor de turismo, como hotelaria, transportes, agenciamento de viagens, entre outros, foram contemplados na nova legislação”, disse o diretor. No entanto, somente as médias e grandes empresas estão obrigadas a prestar informações até 90 dias depois da prestação do serviço. As micro e pequenas empresas, que já têm um regime simplificado de recolhimentos de impostos, o Simples, não serão incluídas no Siscoserv.
O diretor disse que o objetivo principal do novo sistema é permitir um maior conhecimento sobre as especificidades do setor de serviços. Maurício do Val esclareceu ainda que não é um processo automático, mas disse acreditar que a implantação do sistema pode, sim, contribuir para que determinado serviço possa ser classificado como produto de exportação.
Segundo ele, o Siscoserv contribuirá para que se conheça o real tamanho do setor de serviços, condição fundamental para que as entidades tenham subsídios para sustentar suas propostas de desoneração, financiamento e outros incentivos junto ao governo. Para os serviços de alimentação, bebidas e de hospedagem, o prazo para registro de operações comerciais no sistema começa em 1 de outubro deste ano.

(Fonte : MTur)

HÓSPEDE NÃO VOLTA A HOTEL COM INTERNET RUIM, DIZ ACCOR



O peso da internet na hotelaria é bem maior do que se pensa. Segundo pesquisa feita pela Accor no Brasil no ano passado, o hóspede não retorna ao hotel onde encontrou um serviço ruim de acesso à internet sem fio (wi-fi). Esse foi um dos dados que serviram de base para a rede francesa investir, entre 2011 e este ano, mais de R$ 6 milhões na atualização tecnológica das mais de 150 unidades da rede no País.
“Cerca de 70% dos hóspedes afirmaram que não retornam a um hotel onde o serviço de internet é ruim”, revelou Carla Milovanov , da área de TI da Accor, em sua apresentação na sessão plenária “Inovação como ferramenta preventiva contra a estagnação do mercado hoteleiro”, no Conotel.
E outro dado interessante da pesquisa da Accor: 70% dos hóspedes ouvidos querem acesso wi-fi gratuito e no quarto. "Eles não querem descer no lobby para usar de graça a rede nem usar o cabo", explicou Carla.
“Com esse investimento podemos oferecer um acesso à internet de qualidade aos nossos hóspedes e mais: os equipamentos que compramos também são econômicos quando o assunto é economia de energia”, destacou Carla.
“Após esse investimento, oferecemos ao hóspede em toda a rede Ibis acesso de qualidade e gratuito à internet e já temos a resposta positiva do cliente: antes dessa ação, o índice de satisfação alcançava 6,8% e, depois, chegou a 9,4%”, comemorou a profissional.

(Fonte : Panrotas)

ORÇAMENTO DO MTUR SERÁ MAIS EFICIENTE, DIZ VALTER SIMÃO



O Ministério do Turismo vai diminuir o número de ações das atuais 39 para 13 no orçamento do próximo ano. “Isso vai facilitar a gestão orçamentária do ministério, dar mais eficiência e concentrar as estratégias”, justificou o secretário executivo do MTur, Valdir Simão, em sua apresentação no Conotel 2012, em São Paulo.
“E, das 39 ações que o ministério se propôs a fazer este ano, deveremos chegar perto dos 100% até 31 de dezembro”, emendou Simão.
Em relação ao valor do orçamento da pasta para 2013, Simão revelou que não há previsão. “Isso porque grande parte do orçamento, cerca de dois terços, vem das emendas parlamentares”, explicou ele.
Neste ano, o orçamento é de R$ 600 milhões – de fato o número é de R$ 700 milhões, mas R$ 100 milhões foram contingenciados.

(Fonte : Panrotas)

LINHA DE CRÉDITO PARA COPA TEM CONSULTA BAIXA



Uma linha de crédito de cerca de R$ 150 milhões para projetos ligados à Copa, lançada em fevereiro pelo governo paulista, recebeu até agora apenas R$ 60 milhões em solicitações de consultas.
Os recursos foram pensados para terem como destinatários municípios candidatos a subsedes do evento e o setor hoteleiro de tais cidades.
"Acreditamos que vão começar a aparecer mais candidatos. Esse tipo de projeto não ocorre da noite para o dia. Leva tempo. Acredito que os estudos estão sendo concluídos para acessar a linha", diz Milton Santos, presidente da agência de fomento Desenvolve SP.
"Como é ano de eleição, os municípios devem ter demorado um pouco", afirma.
Se os projetos não ficarem prontos em breve, há risco de não haver tempo para realização das obras até o evento.
As demandas feitas até agora serão avaliadas. Os desembolsos, que ocorrem conforme o cronograma das obras, devem começar nos próximos meses.
Para os municípios, a prefeitura pode financiar construção, ampliação e reforma de arenas esportivas para receber delegações, desde o projeto de topografia até a pavimentação de vias. Na iniciativa privada, financia construção, ampliação e reforma de hotéis.
A linha tem juro subsidiado de 2% ao ano, além de atualização pelo IPC da Fipe, com prazo para pagamento de até dez anos e carência de 24 meses, de acordo com a entidade.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

REBELO DIZ QUE RIO 2016 E COPA 2014 IMPULSIONARÃO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL



O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesta segunda-feira que a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 são "duas grandes oportunidades para o desenvolvimento" do Brasil. "Os Jogos Olímpicos e o Mundial não são só dois eventos esportivos de grande importância", explicou Rebelo em entrevista em Londres.
O ministro disse que ambos os eventos deixarão um grande legado esportivo, com centros de treino em todo o país, e além disso, permitirão a modernização da gestão dos clubes de futebol. Rebelo explicou que o Governo da presidente Dilma Rousseff traçou grandes objetivos para a organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, para demonstrar o "valor" que o Brasil dá ao evento.
Rousseff manifestou na semana passada, durante sua visita a Londres, que o Rio de Janeiro organizará os "melhores" Jogos Olímpicos da história, superando Pequim e Londres. Além disso, Rebelo reiterou a confiança em terminar todas as obras a tempo, apesar das crescentes críticas do Comitê Olímpico Internacional (COI) pela demora no começo dos trabalhos no parque olímpico.
"O Brasil fez coisas mais importantes e mais difíceis que os Jogos. Conhecemos e vamos cumprir nossas obrigações. O COI e a imprensa cumprem sua parte ao fazer exigências", afirmou. "Nós fazemos nossa parte, que é acelerar as obras. Estamos trabalhando para isso", acrescentou.
Em relação à segurança, Rebelo disse que nos dois eventos esportivos as Forças Armadas serão mobilizadas, e empresas privadas não serão contratadas. A segurança causou polêmica em Londres 2012 porque o Governo teve que aumentar o contingente de militares depois que a empresa G4S anunciou, semanas antes do início dos Jogos, que não poderia recrutar aos 10.400 guardas de segurança privada estipulados previamente. Outro problema que o Brasil pode apresentar é na infraestrutura aeroportuária. Porém, Rebelo disse que o país está fazendo grandes investimentos na área e que aeroportos regionais e militares podem ser usados para aumentar a capacidade operacional no país.
"Acabamos de organizar a Rio+20 (Conferência da ONU) com mais de 100 chefes de Estado e milhares de visitantes e não tivemos nenhum problema. O Carnaval acontece todos os anos e recebemos centenas de milhares de turistas", disse. O ministro ainda disse que o Rio de Janeiro precisa de mais infraestrutura hoteleira, já que é uma das cidades que mais carecem de vagas, embora, segundo Rebelo, os empresários não veem isso como problema. Em cidades como Manaus, a ideia é usar cruzeiros transatlânticos para alojar parte dos turistas durante a Copa do Mundo. De acordo com o ministro, o Governo atuará contra os hotéis que cometerem "abusos" nos preços.
"Vamos tomar medidas. Vamos atuar em todas essas situações", disse. O ministro também se mostrou aberto à reutilização de algumas instalações esportivas temporárias que estão sendo utilizadas em Londres 2012. "Vamos aproveitar tudo o que Londres possa oferecer de bom", comentou.

(Fonte : Portal iG / imagem divulgação)

AÉREAS REGIONAIS SOMEM DO MERCADO



Apesar do forte crescimento do número de passageiros transportados no Brasil, os últimos anos têm sido difíceis para as companhias aéreas regionais. Mais vulneráveis que as grandes empresas, muitas não aguentaram as adversidades. De 2010 para cá, restaram apenas 4 das 14 empresas que operavam voos regulares regionais, segundo levantamento do Grupo Estado a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nesse período, nove pararam de voar regularmente e uma - a Pantanal - foi incorporada pela TAM. Continuam operando NHT, Sete, Passaredo e Trip, que em maio anunciou fusão com a Azul, o que a colocará no rol das grandes companhias aéreas. As duas últimas conseguiram implementar modelos de negócios que lhe deram alguma musculatura e maior resistência para sobreviver no mercado.
Num segmento em que a necessidade de capital não é uma barreira tão grande como no caso das empresas aéreas de maior porte, investidores acabam ignorando margens apertadas e outras adversidades, apontam especialistas. "Esse é um setor em que a mortandade das empresas é muito grande. Em geral, os empresários subestimam o risco de entrar nesse negócio", afirma o consultor André Castellini, da Bain & Company.

DESAFIOS

Para as companhias que seguem voando, o cenário é de desafios. Além dos altos custos do querosene, as empresas regionais enfrentam a deficiente infraestrutura aeroportuária do interior do País e uma rede de distribuição de combustíveis que não chega a todas as cidades com voos regulares.
Entre os 13 destinos que a Trip opera no Amazonas, há ofertas do insumo em apenas quatro. A situação se repete em outras regiões, como em cidades gaúchas, aponta diretor de Relações institucionais da aérea, Victor Celestino. "Isso significa que a empresa tem de levar o combustível para ir e voltar. Então tenho menos capacidade de levar passageiros e tenho um custo maior", diz.
Mesmo com as dificuldades, o País ainda vê empresários querendo apostar no segmento. É o caso de Jorge Barouki, do grupo catarinense Acauã, que comprou a NHT em maio. A aérea pertencia ao gaúcho JMT, e deu prejuízo no ano passado.

(Fonte : Ag. Estado de Notícias / imagem divulgação)

EMBRATUR DISPONIBILIZA R$ 1,9 MILHÃO PARA EVENTOS INTERNACIONAIS



Para consolidar a vocação nacional para a realização de eventos internacionais, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aportou, nesta sexta-feira, dia 27, por meio de chamamento público, R$ 1,9 milhão para o Programa de Apoio a Captação e Promoção de Eventos. A iniciativa, publicada no Diário Oficial da União, busca apoiar órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na captação de congressos e eventos esportivos internacionais para o país.
Segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, o principal ponto positivo do turismo de eventos é que ele geralmente é realizado fora dos períodos de alta temporada de férias. “Por isso, o programa vai ajudar a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação mais continuada a hotéis e todos os agentes do turismo na cidade”, afirmou Dino. “Queremos consolidar o Brasil como um dos maiores receptores de eventos do mundo. Segundo dados da Demanda Turística Internacional, o segmento de negócios, eventos e convenções corresponde atualmente a 23% do motivo da vinda de estrangeiros para o país”.
Ainda de acordo com Dino, o programa irá contribuir para aumentar a acessibilidade e incrementar a malha aérea, deixando o país mais preparado para receber os turistas que virão para os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. “Com os megaeventos, teremos maior divulgação de destinos menos conhecidos pelo público internacional, o que deve também contribuir para a ampliação do número de cidades que realizam eventos”, disse.
Flávio Dino lembrou também que o edital para apoio à captação de eventos é importante para que o Brasil alcance sua meta de subir de 7º para 5º pais que mais recebe encontros e convenções internacionais pelo ranking ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções). De 2010 para 2011, o país saltou de 257 para 304 eventos, realizados em 57 cidades brasileiras.
As propostas para o Programa de Apoio a Captação e Promoção de Eventos podem ser enviadas até 45 dias após a publicação no Diário Oficial da União, e, passado esse prazo, as mesmas entrarão em fase de análise para conferência do cumprimento dos requisitos estipulados em edital.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

COMISSÃO AVALIARÁ ANDAMENTO DAS OBRAS NOS AEROPORTOS DAS CIDADES-SEDES DA COPA



A Comissão de Turismo e Desporto promoverá nesta quarta-feira (1º), a partir das 14h30, audiência pública para debater o plano de investimentos e as obras voltadas à modernização, adaptação e recuperação dos aeroportos localizados nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. O evento ocorrerá no Plenário 5.
Entre os convidados está o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. O autor do requerimento para a realização do debate, deputado José Rocha (PR-BA), relaciona uma série de pontos de interesse da comissão nesse tema, como a ampliação dos aeroportos, a construção de pistas acessórias, a qualificação dos que trabalham no setor e a diminuição do tempo entre o desembarque e o recebimento da bagagem pelo passageiro.
"Essas questões serão debatidas com o ministro da Aviação Civil, para saber quais providências estão sendo tomadas tanto nos atendimentos dentro dos aeroportos quanto na ampliação da infraestrutura, para que possamos melhorar o tráfego aéreo, que será intenso nessa época”, destacou José Rocha.
Além do ministro da Secretaria de Aviação Civil, foram convidados o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys

(Fonte : Agência Câmara de Notícias)

TAM TERÁ NOVO VOO SÃO PAULO A UBERLÂNDIA DIRETO



A Tam anuncia para o dia 11 de setembro a estréia de mais um voo entre São Paulo (Congonhas) e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A operação será diária.
Confira os voos: JJ-3082 sai de Congonhas às 12h33 e pousa em Uberlândia às 13h48; JJ-3053 deixa Uberlândia às 10h16 e chega em Congonhas às 11h26.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

CONGONHAS TERÁ METAS PARA CHECK-IN E BAGAGENS



O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, terá metas de atendimento para as áreas de check-in e de devolução de bagagens, para melhorar o serviço oferecido aos passageiros.
O projeto deve começar na segunda quinzena de agosto, afirma a Secretaria de Aviação Civil. No primeiro mês, haverá as medições de quanto tempo dura cada processo; em outubro, as metas serão então definidas.
Trata-se da segunda etapa do projeto Eficiência Operacional, já adotado neste ano pela secretaria nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), Confins (MG) e Galeão (Rio).
Além de Congonhas, os aeroportos Santos Dumont e de Fortaleza serão os próximos nesta segunda fase.
A proposta, segundo a Secretaria de Aviação Civil, é implantar as metas em aeroportos que participarão da Copa das Confederações - daí Congonhas estar na lista.
Até o final de 2013, integrarão o projeto também os aeroportos de Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Recife, Manaus e Cuiabá.

COMO FUNCIONA

A implantação conta com auxílio das companhias aéreas que operam no aeroporto, que se propõem a cumprir as metas da secretaria.
A idéia é melhorar o serviço ao identificar gargalos, como falta de funcionários no check-in ou no serviço de devolução das bagagens nos horários de maior pico.
Em seguida, o tempo máximo para atender o passageiro em cada etapa também será definido. Um dos objetivos é atingir parâmetros internacionais. No check-in, por exemplo, a espera "desejável" é de até 12 minutos; o aceitável, até meia hora.
Segundo esses padrões, a primeira bagagem tem de chegar à esteira em até 18 minutos e a última, em até 25.
Administradora de Congonhas, a Infraero também participa: serão avaliados o número de esteiras, de portões de embarque e de equipamentos de raios X em funcionamento.
Não há sanções por descumprimento das metas. A intenção é estimular a melhoria, segundo o governo.

REDUÇÃO

Em Cumbica, o projeto reduziu em 20% o tempo de espera dos passageiros no check-in doméstico da TAM e em 5% no da Gol, segundo medições feitas no início deste ano. Na inspeção por raios X, a melhora atingiu 35%; na Receita Federal, 48%.
A Folha revelou os resultados em fevereiro.
Segundo a Secretaria de Aviação Civil, o acompanhamento em Cumbica continua.

(Fonte & imagem : Folha Online)

TRUST HOSPITALITY ANUNCIA CHEGADA AO BRASIL


No próximo dia 7 de agosto a Trust Hospitality – administradora e consultoria na área de hotelaria – vai anunciar o início de suas operações no Brasil. A empresa norte americana já tem contratos firmados com três empreendimentos na Bahia, entre eles o Patachocas Eco Resort. Os detalhes serão anunciados durante uma coletiva de imprensa, que será no Hotel Tivoli, em São Paulo.
Além da Bahia, há ainda negociação com um hotel em São Paulo. A Trust tem escritório no Brasil desde 2010 e no ano passado anunciou a sua chegada à China.

(Fonte : Mercado & Eventos)

ANAC REDUZ TARIFAS AEROPORTUÁRIAS DE BRASÍLIA



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial da União decisão que reajusta as tarifas aeroportuárias de embarque, conexão, pouso, permanência, armazenagem e capatazia do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.
As novas tarifas são aplicáveis ao contrato de concessão, a exemplo do que ocorreu com os aeroportos de Viracopos, em Campinas e de Guarulhos, em São Paulo. Com o reajuste, as tarifas de embarque caem 1,99% e passam a valer dentro de 30 dias.
As tarifas aeroportuárias são valores pagos à concessionária pelas companhias aéreas ou pelo operador da aeronave. A tarifa de embarque é a única paga pelo passageiro. Com o reajuste, a tarifa de embarque doméstico cai de R$ 21,57 para R$ 21,14 e a de embarque internacional, cai de R$ 38,18 para R$ 37,42. Os próximos reajustes serão feitos anualmente.

(Fonte : Agência Estado)

VIAJANTES SÃO SURPREENDIDOS COM TAXA EXTRA PARA TROCAR MOEDA NO AEROPORTO



Antes de entrar no avião para passar as férias em Paris com suas duas filhas, Giselle Lima Pereira Galhardo, de 32 anos, resolveu comprar um pouco mais de euros. Ela estava no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, e quis aproveitar que tinha uma folga até o horário do embarque para trocar o que ainda tinha de reais na carteira. No entanto, teve uma surpresa quando chegou aos guichês dos bancos e das casas de câmbio do aeroporto. A maioria das empresas estava cobrando taxas entre R$ 15 e R$ 250 para trocar a moeda. Apesar de ser legal, autorizada pelo Banco Central, a cobrança deixou Giselle furiosa. “Acho que isso um absurdo. É uma exploração de quem está saindo de viagem, geralmente com pressa, e precisa trocar o dinheiro aqui.”
Mas não somente a tarifa incomodou a viajante, ela também ficou insatisfeita com a forma como as empresas dão as informações sobre as taxas. Foi difícil entender com clareza o era a tarifa, o que era imposto sobre operações financeiras (IOF) e o preço da moeda estrangeira. “Fiquei um pouco confusa na hora da compra, pois as cotações e taxas variam muito, e acabei pesquisando em quatro lugares diferentes antes de fechar,” diz.
Quem não tem uma calculadora em mãos, paciência para perguntar e tempo para pesquisar, como fez Giselle, precisa ter muita sorte para fazer o melhor negócio. Isso porque entender as contas das empresas na hora de trocar moeda ficou ainda mais difícil com as novas taxas, que passaram a ser cobradas recentemente pela maioria das casas que operam no aeroporto. O Bradesco, por exemplo, começou a taxar o cliente em março deste ano, e a Confidence passou a cobrar sua tarifa em julho deste ano
Para conferir as dificuldades e surpresas enfrentadas pelos viajantes, a reportagem do iG passou pelas sete empresas de câmbio do Aeroporto de Cumbica (Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Confidence, Cotação, Santander e Itaú Unibanco) perguntando informações sobre a compra de dólares. Apenas o Santander e o Itaú Unibanco não cobram taxas adicionais para fazer as operações cambiais. No caso do Itaú, a troca de dinheiro só é feita para os correntistas do banco.
Segundo o levantamento do iG, com o efeito da tarifa adicional, a diferença no bolso do cliente pode superar R$ 70 na hora de trocar R$ 1 mil em dólares, dependendo da instituição escolhida. No Bradesco, onde a taxa é de R$ 60, o viajante levava US$ 429 na última quarta-feira, sendo que o banco cobrava R$ 2,18 pela moeda. Enquanto isso, quem era cliente do Itaú Unibanco conseguia US$ 462. No Santander, o correntista do banco teria US$ 461, enquanto o comprador sem conta na instituição teria US$ 454.
Além do inconveniente da taxa, considerando que quem troca a moeda no aeroporto muitas vezes está apressado e não tem outra opção, nenhuma das empresas informou o valor da moeda, do IOF e da taxa, separadamente, antes da reportagem do iG perguntar. No Banco do Brasil, o atendente só disse o preço do dólar antes do imposto e da taxa (que neste estabelecimento variava de R$ 75 a R$ 250), após a insistência do repórter. Na Confidence, o atendente informou a taxa prontamente, mas só passou o preço do dólar sem o IOF quando questionado.
O maior problema de não saber quanto está pagando em cada um dos itens é uma surpresa desagradável no final da compra. Se o cliente olhar apenas a cotação da outra moeda estrangeira, pode se dar mal. Isso porque as empresas podem se aproveitar da confusão dos clientes sem tempo para ficar fazendo contas para ganhar vantagem. Uma casa pode oferecer o dólar a R$ 2,10, por exemplo, mas depois somar uma taxa de R$ 75, como é o caso do Banco do Brasil. Enquanto isso, outra pode vender a moeda a R$ 2,19, sem taxa, como é o caso do Santander. Se olhar apenas o preço do dólar, o cliente leva US$ 25 a menos em uma compra de R$ 1000 neste exemplo. Se estivesse comprando R$ 10 mil, a perda seria de pelo menos US$ 250, correspondentes a aproximadamente R$ 540.
Segundo o Banco Central, todas as instituições são obrigadas a informar, com clareza, todos os itens que compões o chamado Valor Efetivo Total (VET) da operação, distinguindo o que é o preço da moeda, o IOF e a taxa, quando existente. Como a maioria não se prontifica a informar, a sugestão do BC é que o viajante pesquise com calma, pergunte todas as taxas e faça contas antes de fechar a compra. Assim, não se torna uma vítima de eventuais jogos de números das instituições.
Em geral, as empresas também não têm painéis ou banners presos nos guichês, à vista do cliente, informando sobre a taxa. O Banco do Brasil tem uma folha sulfite presa no vidro que separa o atendente do cliente, mas o comunicado não diz que a taxa mínima é de R$ 75 e a máxima é de R$ 250, variando proporcionalmente com o valor de moeda estrangeira que está sendo transacionado.

PARA QUE SERVE A TAXA?

Procuradas pelo iG, Cotação e Confidence explicaram que aplicam as taxas por causa do custo de manter as lojas abertas durante 24 horas. A Cotação, que está cobrando R$ 15 por operação, disse que a taxa é usada para compensar o ticket médio do aeroporto, que é inferior ao padrão da empresa. “Portanto, o objetivo desta cobrança é garantir uma rentabilidade mínima na operação,” informou a casa de câmbio por meio de sua assessoria de imprensa.
Justificativa parecida foi usada pela Confidence, que também tem uma taxa de R$ 15. “Os custos envolvidos em uma operação aeroportuária são bem maiores que nos espaços comerciais em shoppings centers ou áreas urbanas. E as lojas também ficam abertas 24 horas, gerando um custo maior,” afirmou Paulo Volpe, vice-presidente de Marketing do Grupo Confidence. Ele acrescentou que a taxa é uma “prática de mercado.”
Mas a explicação do Bradesco foi bem diferente. O banco informou que cobra R$ 60 para o câmbio não apenas no aeroporto, mas também em todos os locais em que faz operações de câmbio em papel moeda. No entanto, o banco não detalhou a razão e informou que vem taxando os clientes desde março de 2012 e que o valor consta na tabela de tarifas do banco.
O Banco do Brasil, por sua vez, disse que a taxa é uma “remuneração pela prestação de serviços prioritários a pessoas naturais, conceituada como tarifa, conforme autorizado pelo Banco Central (Resolução Bacen nº 3.919)”. A instituição estatal explicou que cobra, na venda de moeda estrangeira, 3% do valor total da operação, sendo R$ 75,00 o valor mínimo e R$ 250,00 o valor máximo, desde quando começou a prestar o serviço de câmbio.
O Banco Central (BC) explica que as taxas cobradas no aeroporto são amparadas pela resolução 3919, do Conselho Monetário Nacional, que dita as regras gerais de taxas e tarifas que podem ser cobradas ou isentadas por todas as instituições autorizadas a operar no País. Segundo o BC, não há a determinação de um limite de valor para as empresas taxarem os clientes que compram moedas estrangeiras.

MENOS INFORMAÇÃO, MAIS CONFUSÃO

Sobre as confusões na hora de informar preço das moedas, IOF e taxas, as empresas afirmaram que seus funcionários são instruídos a serem transparentes e claros, e que não têm o objetivo de enganar os clientes apressados do aeroporto.
A reportagem do iG também enfrentou outros problemas na hora de levantar os custos das operações cambiais. Além de não destrinchar os valores da operação antes de ser questionado, o atendente do Banco do Brasil (BB) disse à reportagem que a taxa era de R$ 75, no máximo, quando o valor da operação é até US$ 1 mil ou 1 mil euros. Para montantes superiores, segundo o atendente, não haveria cobrança de taxas. Após o iG ter verificado que as contas não batiam, o funcionário disse que existe uma taxa de 3% do valor da operação, sem dizer que o máximo era R$ 250. O atendente chegou a dizer que a partir de US$ 1 mil “seria como se não tivesse taxa, pois o preço do dólar ficaria mais baixo.” Por meio de sua assessoria de imprensa, o BB disse que qualquer problema de informação pode ter acontecido por conta de alguma "confusão no momento" e que todas as informações sobre tarifas estão disponíveis no portal do banco.
Os atendentes das centrais telefônicas da Cotação e da Confidence também geraram confusões, passando informações diferentes das prestadas no aeroporto. O funcionário da Cotação não informou que a compra no aeroporto teria taxa, e a empresa disse ao iG que está verificando o ocorrido. Também por telefone, a informação passada pelo funcionário da Confidence foi de que a taxa de R$ 15 era uma “tarifa do aeroporto.” A empresa se desculpou e esclareceu que a taxa é da instituição e é cobrada exclusivamente no aeroporto.
Também no aeroporto, o funcionário do Bradesco só explicou que os US$ 429 comprados com R$ 1.000 já estavam com o desconto da taxa de R$ 60 e do IOF embutidos depois de a reportagem ter perguntado. Por meio da assessoria de imprensa, o banco afirmou que seus funcionários “são instruídos e orientados para fornecer todas as informações referente a taxa de câmbio, a tarifa cobrada pelo produto e IOF.”

(Fonte & imagem : Portal iG de Notícias)

SUPERSIMPLES COMPLETA CINCO ANOS E ATINGE 6,5 MILHÕES DE ADESÕES



A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (30) que o sistema simplificado de tributação conhecido como Supersimples, ao completar cinco anos, atingiu a marca de 6,5 milhões de adesões de micro e pequenas empresas e de microempreendedores individuais.
Ela lembrou que a adesão ao Supersimples permite acesso a um regime tributário diferenciado, simplificado e com impostos reduzidos. Segundo Dilma, apenas as micro e pequenas empresas que aderiram ao sistema são responsáveis por um em cada quatro empregos com carteira assinada no Brasil.
“Como o próprio nome já diz, o Supersimples simplifica a burocracia e diminui a carga de impostos, reduzindo custos e facilitando a formalização. Isso é importante porque essas empresas são grandes geradoras de oportunidades de trabalho, renda e riqueza em todo o país”, destacou.
De acordo com a presidente, o número de microempreendedores individuais também vem crescendo e passou de 1 milhão no ano passado para 2,2 milhões em 2012.
Dilma ressaltou que profissionais como cabeleireiros, doceiros e mecânicos podem se cadastrar por meio do site www.portaldoempreendedor.gov.br. Em seguida, o trabalhador emite um carnê para pagar a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que representa 5% do salário.
“É preciso pagar essa contribuição todos os meses para que eles tenham os seus direitos assegurados – direitos como a licença maternidade, a aposentadoria por idade e o auxílio doença. E, é claro, o direito de emitir nota fiscal, de ter acesso ao crédito mais barato e de ter seu negócio totalmente legalizado”, destacou Dilma.

(Fonte : DCI)

CIDADE DE SÃO PAULO GANHA 1º SITE DEDICADO À BUSCA DE SERVIÇOS 24 HORAS



São Paulo é o décimo centro urbano em agitação cultural no mundo de acordo com o ranking da PricewaterhouseCoopers, mas provavelmente é a cidade número 1 do planeta no quesito serviços 24 horas. A cidade nunca para! Há sempre algum movimento em algum lugar, e junto com essa vocação para ser 24 horas que é peculiar à cidade, surgem a cada ano milhares de opções de serviços e negócios que funcionam 24 horas por dia que vão muito além de farmácias e chaveiros. As opções vão desde supermercados e autopeças até academias e sex shops. Mas onde encontrar todos esses serviços num só lugar na internet sem se sentir perdido em meio a tantos links?
“O site http://www.guiasaopaulo24horas.com.br/  surgiu para preencher a lacuna que existia na internet, oferecendo aos internautas um “cardápio” com mais de 40 categorias e mais de 300 especialidades de serviços 24 horas. Até o momento são cerca de 1.000 empresas cadastradas e temos uma previsão de mais de 3.000 empresas até o final do ano! Em nenhum outro lugar do mundo você encontrará tantas opções de serviços 24 horas como em São Paulo! A qualquer hora ou em qualquer lugar, os internautas têm a seu dispor tudo o que está aberto noite adentro. Se querem tomar um café, serviços de impressão, fazer compras, malhar ou ir a um restaurante e não sabem onde ir, é só fazer uma busca rápida no site e encontrar o que procura. O site conta ainda com um viés jornalístico, trazendo notícias acuradas que são publicadas em 6 seções: Entretenimento e Cultura, Comer e Beber, Nightlife, Viagem, Compras e Figura Paulistana”, assinala o jornalista Dalton Germano, idealizador e editor chefe do site.
O site conta com a seção “São Paulo International”, que traz informações em inglês para os internautas de outros países que queiram saber um pouco mais sabe sobre a cidade de São Paulo, e futuramente será possível fazer as buscas através do aplicativo em português e inglês. Na página “Utilidade Pública” o internauta tem acesso a uma lista completa desses serviços de todas a Grande São Paulo, como prefeituras, serviços de atendimento ao cidadão, consulados, fóruns e t tribunais. E em “Conheça Sampa” os internautas terão diversas informações sobre a cidade de São Paulo, como sua história e pontos turísticos.

O site também está nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/guiasp24horas

Twitter: @Guia24horassp

Pinterest: pinterest.com/guiasp24h/

LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/guiasp24h

(Fonte : Business Travel Magazine)

TAM RECEBE AUTORIZAÇÃO DA ANAC PARA TER VOO DIRETO ENTRE RIO E ORLANDO



A Tam Linhas Aéreas recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar, diariamente, um voo direto sem escalas (ida e volta) entre Rio de Janeiro/Galeão e Orlando. Esse tipo de ligação entre as duas cidades, de maneira regular, é inédito na história da aviação.
O início das operações será em 12 de novembro. As passagens já estão disponíveis para vendas pelo call center (4002-5700, para as capitais, ou 0800 570 5700, para todo o Brasil), por agentes de viagens e nas lojas da TAM nos aeroportos. Os clientes viajarão a bordo da aeronave Airbus A330, com capacidade para 223 passageiros, sendo quatro lugares na Primeira Classe, 36 assentos na Executiva e 183 na Econômica.
A companhia também oferece saídas de São Paulo para a cidade norte-americana desde novembro de 2008. Atualmente, são dois voos diários e diretos sem escalas (ida e volta) entre a capital paulista e Orlando.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

AEROPORTO DE MIAMI INAUGURA LINHA DE METRÔ E ABRE NOVA ALA INTERNACIONAL



A cidade de Miami inaugurou na última sexta-feira a nova linha elevada que liga, pela primeira vez, o aeroporto internacional com o centro da cidade, megaprojeto das construtoras espanhola OHL e brasileira Odebrecht. O projeto de prolongamento do Metrorail de Miami entre o aeroporto e três estações da cidade, denominado “Linha Laranja”, tem quatro quilômetros de extensão, via dupla, percurso de 20 minutos e teve investimento de US$ 360 milhões. A estimativa é que mais de meio milhão de pessoas passem a utilizar a Linha Laranja semanalmente. O aeroporto opera atualmente cerca de 1.300 voos internacionais semanais para 85 destinos em todo o mundo.
E amanhã, dia 31, o aeroporto internacional de Miami inaugura uma nova ala de chegadas internacionais, que terá a American Airlines como maior operadora e que tem o dobro do tamanho do atual Concourse E. Com três andares, a nova área está situada no meio do Terminal Norte, ao lado da estação 3 do skytrain no Concurse D. Segundo a administração do aeroporto de Miami (MIA), dessa estação o skytrain oferece fácil acesso aos 47 portões de embarque do Terminal Norte, em no máximo quatro minutos.
Depois de chegar na nova ala, os passageiros de voos internacionais entram na área de controle de passaportes com 72 balcões - seis dos quais exclusivos para o Global Entry, o programa governamental que oferece passagem expressa para viajantes frequentes pré-aprovados - e capacidade para processar 2.000 passageiros por hora, o dobro da capacidade atual no Concurse E, que tem 36 balcões. Após passar pela imigração, os passageiros buscarão suas malas em uma nova área, no segundo andar da nova ala, onde podem sair para voos de conexão ou dirigir-se para a saída no primeiro andar.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

ASSENTO EXTRA LARGO: ESPAÇO SIGNIFICANTE AOS PASSAGEIROS



Com base na longa história da família A320 de possuir cabines amplas, a Airbus oferece às companhias aéreas a opção de incluir assentos extra largos em sua configuração de cabine, sem reduzir o número total de assentos na classe econômica. Mais de 50 assentos extra largos podem ser incluídos em um avião A320 e fornecer aos passageiros dois assentos de aproximadamente 51 cm por fileira, um em cada lado do corredor, em vez dos usuais assentos de 43,18 cm.
Este é o momento ideal para os assentos extra largos, dado o interesse das companhias aéreas na geração de receitas adicionais e na oferta de upgrades com mais espaço para as pernas. Estes assentos mais largos tendem a atrair os passageiros dispostos a pagar mais por mais espaço, incluindo mães que viajam com crianças pequenas, pessoas de alta estatura, homens de negócios e passageiros que querem se manter mais afastados do passageiro do lado.

ESPAÇO OU LARGURA?

Enquanto alguns passageiros dão mais importância à largura e outros, ao espaço, tanto a Airbus quanto a Boeing têm realizado pesquisas independentes, mostrando que, quando se trata de aceitabilidade de assento, 2,54 cm de largura equivalem a 4 cm de espaço. Assim, a diferença de 7,62 cm de largura, na linha de base do assento extra largo, equivale a 12,19 cm de espaço, o que corresponde ao existente “espaço extra para as pernas” oferecido pelas companhias aéreas, mas sem comprometer o número de assentos.
Com base no feedback das companhias aéreas sobre o espaço extra, o valor líquido atual para a inclusão de assentos extra largos poderia representar, em média, um aumento de 3 milhões de dólares por avião, em receitas adicionais, ao longo de 15 anos. Além disso, estes assentos poderiam promover a fidelidade dos passageiros, seja como um benefício àquele passageiro frequente, seja como um aumento de receita para além dos upgrades.
O assento extra largo é um excelente upgrade, sem comprometer em nada a eficiência da cabine. O A320 é o único avião de corredor único em sua categoria que oferece este recurso exclusivo, ao mesmo tempo em que proporciona os maiores compartimentos de bagagem, além de maior espaço debaixo dos assentos. Fornece às companhias aéreas aumento na flexibilidade e o assento de corredor de 50,8 cm é apenas uma maneira de usá-lo.
É por isso que os aviões da Família A320 nunca são chamados de “estreitos” como outros aviões de corredor único. Eles são apenas demasiadamente grandes para tal palavra!

(Fonte : Aviação Brasil / imagem divulgação)

EUA: AEROPORTO É DISSEMINADOR DE MICRÓBIOS



O aeroporto internacional JKF (John F. Kennedy) de Nova York é um enorme 'hub' mundial, ou seja, um ponto de chegada e partida de voos para todas as regiões do planeta, mas também um grande disseminador de micróbios, segundo estudo publicado esta semana nos Estados Unidos.
O JFK é o primeiro da lista na classificação feita pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), seguido do Internacional de Los Angeles e dos terminais aéreos de Honolulu (Havaí), San Francisco (Califórnia), Newark (Nova Jersey) e dos aeroportos internacionais de Chicago e da capital, Washington.
Mas o fato de serem um centro de difusão de germes não significa que também estejam cheios de doenças: o estudo do prestigioso MIT buscou medir os fatores que explicam o papel desempenhado por estes aeroportos na circulação de doenças infecciosas.
Entre estes fatores estão os padrões de viagem, a localização geográfica e o tempo de espera. O objetivo do estudo era entender e prever como os vírus da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da gripe das aves se disseminam e geram novas epidemias em um mundo cada vez mais interligado.
"Nosso estudo é o primeiro a observar a distribuição espacial das fases de contágio em seus primórdios e propor um modo de prever quais 'nós', neste caso, os aeroportos, propiciam uma difusão mais agressiva", disse Ruben Juanes, professor do MIT.
"Os resultados podem contribuir para uma avaliação inicial das estratégias de vacinação em caso de um surto e permitem informar aos organismos nacionais de segurança sobre as vias mais vulneráveis de ataque biológico em um mundo densamente conectado", acrescentou.
Os resultados podem dar lugar a confusão: o aeroporto de Chicago é famoso por seu tráfego pesado, mas Hololulu, que recebe apenas 30% do movimento aéreo do JFK, se situa em posição anterior na lista.
No entanto, o aeroporto do Havaí é "quase tão importante em termos de contágio devido à sua localização na rede de transporte aéreo", explicaram os cientistas no relatório.
"Sua localização no Oceano Pacífico e suas muitas conexões com centros de distribuição longínquos, grandes e bem comunicados, o situam em terceiro lugar em termos de propagação de doenças", concluíram.

(Fonte : Band Notícias / imagem divulgação)

ABEOC-SP APRESENTA SELO DE QUALIDADE NO BRAZIL PROMOTION



A Abeoc-SP (Associação Brasileiro de Empresas de Eventos – Regional São Paulo) marca presença no Brazil Promotion 2012, um dos maiores eventos de marketing promocional da América Latina, em estande que apresentará novidades indispensáveis ao segmento. Uma delas é o Selo de Qualidade Abeoc, iniciativa que visa melhorar a gestão e a qualificação das empresas organizadoras e prestadoras de serviços para eventos.
O processo de avaliação para obter o Selo de Qualidade Abeoc foi inspirado no modelo adotado pela Federação Suíça de Turismo, com as devidas adaptações para a realidade brasileira. No Estado de São Paulo as primeiras reuniões para seleção das empresas interessadas acontecerão a partir de setembro. O presidente da Abeoc-SP, Osvaldo Barbosa, explica que este selo será um referencial de empresas qualificadas e facilitará para os contratantes o processo de escolha das empresas organizadoras e prestadoras de serviços para eventos.
Outra ação em andamento é a autorregulamentação do mercado de eventos. A entidade está trabalhando na criação de normas que organizem o relacionamento entre todos os envolvidos na realização de eventos. Os diretores da entidade estarão esclarecendo dúvidas e fornecendo mais informações sobre essas ações, durante o Brazil Promotion.
Depois do sucesso de público do curso “Organização de Eventos Técnicos e Científicos” promovido pela Abeoc-SP, novas capacitações serão oferecidas aos profissionais do segmento. Os novos temas de cursos, com formatos totalmente inéditos, serão divulgados durante o Brazil Promotion, a exemplo do “Promoção Digital de Eventos”, que acontece no início de setembro.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

CARTÃO DE CRÉDITO COM CINCO TARIFAS



Quem não abre mão da praticidade do dinheiro de plástico e a crédito deve ficar atento às tarifas embutidas no extrato da conta. Segundo determinação do Banco Central, as instituições financeiras só podem cobrar cinco taxas referentes à prestação de serviços do cartão.
A determinação, assinada no ano passado, começou a valer há dois meses, em 1º de junho. Na lista das tarifas que podem ser cobradas pelas instituições estão anuidade, taxa para emissão de 2ª via do cartão, encargo para retirada em espécie na função saque e no uso do cartão para pagamento de contas. No caso de pedido de avaliação emergencial do limite de crédito, o banco também está autorizado a efetuar cobrando sobre o serviço.
Para se proteger, é importante que o consumidor verifique se o banco já se adaptou à regulamentação.
“O controle em si é pela fatura do cartão. A cobrança da tarifa tem que ser comunicada em 15 dias. Em caso de aumento do encargo, o consumidor deve ser informado, e a nova taxa só poderá valer em 180 dias”, esclarece Marcelo Calixto, membro da Comissão de Direito do Consumidor do Instituto dos Advogados Brasileiros. O especialista orienta ainda que, em caso de cobrança indevida, o consumidor deve procurar a Justiça.

DE LUPA

CARTÃO EMITIDO SEM SOLICITAÇÃO

A resolução do Conselho Monetário protege o consumidor ao proibir que os bancos enviem cartão de crédito sem que tenha sido solicitado.

COBRANÇA INDEVIDA

Nesse caso, o cliente deve procurar, primeiro, a agência responsável pelo atendimento e buscar a solução do problema com o gerente responsável pela conta.

(Fonte : Portal iG)