quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SENADO APROVA AUMENTO DE LIMITE PARA COMPRA E VENDA DE MOEDA ESTRANGEIRA


As operações de compra e venda de dólares em casas de câmbio e instituições financeiras poderão ser ampliadas dos atuais US$ 3 mil para US$ 10 mil. Isso será feito para desburocratizar a compra de reais, disse o autor da proposta Francisco Dornelles (PP-RJ). A matéria prevê que, até esse valor, será desnecessária a apresentação do formulário de transação cambial exigido pelo Banco Central.
O projeto de lei foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e segue para a análise da Câmara. A proposta permite ao governo federal aumentar esse valor por ato normativo caso considere pertinente.
“O projeto, além de desburocratizar a troca de dólares por reais para turismo vai atender às necessidades de grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações de Futebol, em 2013; a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016”, defendeu Dornelles.
O parlamentar ressaltou que a medida não afetará a fiscalização feita pelo Banco Central e instituições financeiras nessas operações. Segundo Dornelles, a medida altera uma lei de 1962 e desburocratiza as operações nas casas de câmbio e bancos.

(Fonte : Agência Brasil / imagem divulgação)

INFRAESTRUTURA PRECISA DE R$ 200 BI A R$ 300 BI


A infraestrutura brasileira precisa de R$ 200 bilhões a R$ 300 bilhões de investimentos para se tornar tão competitiva quanto a de outros países. A avaliação foi feita pelo empresário Jorge Gerdau, que comanda a Câmara de Gestão do governo federal. A título de comparação, o pacote de concessões anunciado pela presidente Dilma Rousseff prevê R$ 133 bilhões de investimentos privados em rodovias e ferrovias.
O empresário, que participa das discussões da Casa Civil sobre a concessão de portos e aeroportos a ser anunciada no mês que vem, afirmou que a parceria com a iniciativa privada se deu por uma questão de tempo. Nos últimos anos, segundo ele, o Ministério dos Transportes investiu de R$ 10 bilhões a R$ 12 bilhões por ano no setor. Nesse ritmo, levaria décadas para resolver o problema.
Gerdau participou ontem do congresso internacional do Movimento Brasil Competitivo, onde foram debatidos os desafios para as empresas brasileiras nos próximos dez anos. Para o empresário, são três os principais: melhorar a educação, investir em logística e melhorar o sistema tributário. Não há como unificar tributos em uma espécie de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) neste momento, no entanto, segundo ele

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

ANAC VAI PRESSIONAR AÉREAS POR MELHOR QUALIDADE


O governo brasileiro quer que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) siga os passos de sua irmã das telecomunicações - Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – e pressione as operadoras de aeroportos a aumentar a qualidade de seus serviços. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a Anac está estudando novos parâmetros de qualidade para identificar os casos sistemáticos de desrespeito aos direitos dos passageiros. E caso as companhias não cumpram as novas exigências, as punições serão multas pesadas.
Danielle Crema, superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da agência, disse ao jornal que serão levados em conta que problemas externos ocorrem, como atrasos e cancelamentos de voo causados pelo mau tempo. A necessidade de se tomar medidas para melhorara satisfação dos passageiros com as companhias aéreas já estava na pauta da Anac desde o ano passado, quando sua área técnica começou a trabalhar em novas normas que serão encaminhadas à diretoria nos próximos dias e depois entrarão em audiência pública.
"Em vez de olhar a conduta em cada caso, vamos olhar o comportamento da empresa em situações semelhantes. Isso implica estabelecermos multas maiores às empresas para termos a repercussão que queremos", disse Danielle. Entre as novas propostas está a diminuição do tempo em que o passageiro é ressarcido em caso de perda de bagagem, passando-o de 30 para 7 dias. A ideia é que, com o maior rigor da agência e a possibilidade de altas multas, as empresas sejam mais eficientes.

Reclamações

Nos Procons de São Paulo e do Rio de Janeiro o número de reclamações contra companhias aéreas tem subido e as empresas TAM e Gol, líderes de mercado, também são as campeãs de descontentamentos. O site Reclame Aqui, especializado em receber queixas de consumidores, registrou em 12 meses mais de 12 mil reclamações contra as seis maiores aéreas brasileiras.
De acordo com o assessor-chefe do Procon de São Paulo, Renan Ferraciolli, ouvido pelo jornal, isso mostra que a qualidade dos serviços não acompanhou o crescimento estrondoso da utilização do transporte aéreo no Brasil. Ele lembra ainda que muitas companhias não têm respeitado nem mesmo os direitos básicos já estabelecidos, a exemplo da acomodação quando há atrasos excessivos.
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) afirmou que as companhias não são contrárias a novas regras, mas ressalta que elas não podem ser punidas por ineficiências da infraestrutura aeroportuária, como esteiras de devolução de bagagem defeituosas.

(Fonte : Veja)

INFLAÇÃO NO VOO AO URUGUAI


O fim da operação da companhia aérea uruguaia Pluna, no início de julho, dobrou o preço da passagem entre São Paulo e Montevidéu, informou ontem o site do jornal uruguaio "El Observador". A Pluna operava até quatro voos diários para São Paulo, mas encerrou suas atividades por causa de graves problemas financeiros. Segundo agências de turismo, o preço da passagem entre Montevidéu e São Paulo, que custava em torno de US$ 200 pela Pluna, pode chegar atualmente a US$ 400 na TAM e na Gol.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

TAM VIAGENS JÁ COMEÇOU A VENDER PASSAGENS E ROTEIROS DA LAN AIRLINES


Quem visitar uma loja da TAM Viagens ou uma de suas franquias já pode adquirir passagens e roteiros com rotas da LAN Airlines. A companhia opera voos tanto para destinos famosos e disputados, como a Califórnia (EUA) e o Caribe, quanto para locais exóticos, como Austrália, Polinésia Francesa e Ilha de Páscoa (Chile). “A integração de TAM e LAN, que criou o Grupo LATAM Airlines, permite iniciativas como esta, que dão a chance de nossos clientes visitarem locais distantes, que até o momento eram de difícil acesso, como a Oceania, e cidades da América do Sul”, afirma Sylvio Ferraz, diretor da TAM Viagens.

A TAM Linhas Aéreas acaba de obter o selo Website Protegido, da Rede Segura de Tecnologia, empresa especializada em segurança de aplicações web. A certificação é resultado do esforço da companhia para adotar as melhores práticas de segurança em seus canais de venda online. Exibido no canto inferior direito da home page da TAM, o selo atesta que o site está mais protegido de vulnerabilidades provocadas por ataques de agentes maliciosos (hackers ilegais e crackers).

Veja em www.tam.com.br

(Fonte : Business Travel Magazine)

CONGONHAS É O AEROPORTO MAIS DESPREPARADO PARA RECEBER TURISTAS, DIZ PESQUISA


O aeroporto de Congonhas (SP) entrou para lista dos mais despreparados para receber turistas nos eventos de 2014 e 2016, segundo revela pesquisa da Skyscanner, site especializado em buscas on-line de passagens aéreas e hotéis. De acordo com estudo, o aeroporto de Congonhas foi eleito o mais rude por 30% dos usuários
O segundo lugar ficou com Aeroporto Internacional de Recife, com 18,6% dos votos. Seguido pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins (14,8%), Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho e Aeroporto Internacional de Brasília, ambos com 8,7% dos votos.
Ainda aparecem no ranking o Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (7,2%), Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (4,9%) e o Aeroporto Internacional de Salvador (3,4%).
Na outra ponta da pesquisa, os aeroportos de Santos Dumont e Tom Jobim, ambos no Rio de Janeiro, ocuparam as últimas posições do ranking, sendo considerados os menos rudes, com 3% e 0,3% dos votos.

(Fonte : InfoMoney / imagem divulgação)

'COPA DO MUNDO E JOGOS OLÍMPICOS DÃO ESPERANÇAS', DIZ ESPECIALISTA


Os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil em virtude da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Tamanha visibilidade, acredita Marcelo Picka Van Roey, do Senac, deve impactar na procura hoteleira do País.
O especialista ressalta que o empresário deve torcer pelo sucesso na organização dos eventos. "Se tudo der certo, temos tudo para viver um novo momento na atração de turistas e, assim, manter os novos hotéis e albergues em plena utilização".
Apostar no sucesso dos próximos grandes eventos é o que tem feito o empresário Guilherme Perez. Ele investiu R$ 150 mil para inaugurar, no início de setembro, o We Hostel Design.
O empreendimento, uma casa de quase 500 metros quadrados do início do século localizada na Vila Mariana, explora recursos arquitetônicos e decorativos para atrair jovens dispostos a gastar. "Acredito nesse mercado. O Brasil tem um potencial turístico enorme e os grandes eventos ainda vão trazer muita publicidade", afirma.
O albergue de Perez está posicionado a poucos metros de um concorrente já estabelecido na região. O empresário, no entanto, diz que não se preocupa. "Eu proponho algo diferente, um hostel para quem se interessa por design e topa pagar mais caro por isso", diz ele, que no primeiro momento cobrará entre R$ 53 para a opção mais em conta a R$ 150 para o quarto de casal privativo.
Para Deborah Cavaliere, do Sampa Hostel, a Copa do Mundo deve movimentar o turismo local, mas a empresária não está disposta a fazer investimentos para o evento. "São poucos dias. Prefiro sentir a demanda e investir caso necessário."

ESTRANGEIROS

Segundo dados do Ministérios do Turismo, o Brasil recebeu, em 2011, 5,4 mil turistas estrangeiros. O número é praticamente o mesmo há seis anos.
A cidade de São Paulo é a principal porta de entrada desse contingente, respondendo por cerca de 65% do total.
Uma pesquisa conduzida no início do ano pela São Paulo Turismo (SPTuris) aponta que a maioria dos visitantes (40%) procuram a cidade por assuntos de trabalho e negócios.
Uma vez aqui, a gastronomia, os atrativos culturais e as opções de compras são os itens que mais agradam os turistas.
Sobre a Copa do Mundo, 91,8% dos estrangeiros responderam que pretendem voltar ao País para acompanhar o evento.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

FBHA ANUNCIA SISTEMA DE VENDAS ONLINE PARA HOTÉIS A CUSTOS REDUZIDOS


A FBHA prepara em breve o lançamento de um novo sistema operacional de vendas online para a hotelaria a custos bem menores do que os praticados no mercado. A novidade foi confirmada por Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. Segundo ele o novo modelo será apresentado durante a realização do Brite, que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro no Porto do Rio.
“Hoje o problema de venda online tem um custo maior porque exige um fee por cada cliente na venda. Nesse novo sistema temos um valor por venda bem menor do que o praticado no mercado porque faz uso de uma tecnologia com custos menores permitindo ao estabelecimento a implantação de um sistema, operacional que tem o suporte de uma empresa norte americana que estamos trazendo para o Brasil”. O modelo inclui um site, um portal de vendas com custo bem menores aos praticados no mercado e vai facilitar as vendas online para o cliente", adiantou ele.
Ainda no Brite a FBHA está participando de um Congresso Internacional de Hotelaria. “Vamos discutir temas como sustentabilidade e novas tecnologias”, confirmou. O dirigente também confirmou uma reunião em setembro com a chefe da Casa Cilvil, Gleise Hoffman, do governo de Dilma Rousseff para discutir temas relativos a desoneração e questões de interesse do setor.

(Fonte : Mercado & Eventos)

HOTELARIA BRASIL COMPLETA 9 ANOS E QUER ESTAR ENTRE AS MAIORES ATÉ 2015


Responsável pela administração de sete hotéis no país e mais dois que serão inaugurados até 2014, a Hotelaria Brasil completa nove anos no mês de agosto, com planos de estar entre as cinco maiores administradoras hoteleiras do país até 2015, com capital 100% brasileiro. Para atingir essa meta, a empresa traçou um planejamento estratégico chamado LEME - Liderança, Empreendedorismo, Motivação e Excelência. Este projeto abrange quatro grandes eixos: Gestão dos Investidores, Gestão do Serviço e dos Clientes, Gestão da Operação e Gestão das Pessoas e da Performance.
Para o desenvolvimento desses eixos, a empresa tem implantado ações em diferentes áreas. Na área de Gestão dos Investidores, tem buscado otimizar os recursos técnicos e humanos para formatar novos produtos e serviços ligados ao negócio da empresa. “Buscamos ampliar nossas oportunidades de atuação, de forma que sejamos cada vez mais reconhecidos pela nossa expertise e pela nossa capacidade de Gestão da Hospitalidade. Também buscamos agregar valor à nossa imagem de administradora e valor financeiro aos nossos sócios e acionistas” explica Mauro Kaluf, diretor geral da Hotelaria Brasil.
Já no setor de Recursos Humanos, um dos mais desafiadores do setor hoteleiro, a Hotelaria Brasil tem implementado ações que visam diminuir a rotatividade dos funcionários e garantir retenção e fidelização dos seus talentos. Para melhoria dos processos de gestão da operação, a empresa busca aprimorar também os processos comerciais e a partir de uma análise do cenário e dos concorrentes, vem levantando novas oportunidades que possam ser transformadas em melhores práticas comerciais.
Atualmente, a Hotelaria Brasil opera 904 apartamentos, divididos entre hotéis de bandeira própria, que são o Matiz Salvador, na Bahia e os Matiz The Premium, Manhattan, Guarulhos e Jaguariúna, localizados no estado de São Paulo. A empresa também faz gestão dos hotéis de outras bandeiras, como o Sol Inn Barão São Geraldo, em Campinas e o Best Western Dubai Macaé, no estado do Rio de Janeiro.

(Fonte : Business Travel Magazine)

ENCONTRO DO FOHB 2012 DEBATE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR HOTELEIRO


O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil realiza no dia 5 de setembro em São Paulo a edição 2012 do seu Encontro Comercial. Com o tema "O Consumidor do século XXI e o Mercado Hoteleiro", a entidade analisará o comportamento do consumidor da atualidade e como o mercado tem se adaptado. Também será apresentada uma pesquisa inédita da Mapie sobre os "millennials e a hotelaria". O encontro começa às 08h30 e segue até às 18h no Novotel São Paulo Center Norte.

Confira abaixo a programação:

08h30 - 09h15: Welcomee Coffe e abertura Roberto Rotter, presidente do Fohb

09h15 - 11h15: Sandro Magaldi (Grupo TV1) e Juliana Sawaia (Ibope Media) falam sobre o perfil e valores no mundo dos clientes superpoderosos do séculop XXI

11h15 - 12h15: Debate sobre as necessidades de compras do novo consumidor de hotelaria e o comportamento de vendas dentro desse novo cenário

12h15 - 14h – Almoço

14h - 14h30: Palestra do Instituto Passadori

14h30 - 16h: Debate entre representantes de companhias aéreas, TMC´s, MICE

16h - 16h30: Coffee-break

16h30 - 17h: Pesquisa inédita da Mapie sobre preferências da geração Y na hotelaria

17h - 18h: Palestra de Paulo Roberto Al Assal, da Voltage,, sobre os desejos humanos

18h: Encerramento: vice-presidente do Fohb, Emanuel Baudart

(Fonte : Mercado & Eventos)

ARENA PERNAMBUCO TERÁ USINA SOLAR PARA COPA DE 2014


A Arena Pernambuco terá uma usina solar que gerará 1MW de potência instalada, o equivalente ao consumo médio de seis mil pessoas. A tecnologia consiste em painéis solares fotovoltaicos, que convertem a energia da luz do sol em elétrica. Segundo a Odebrecht, empresa que está por trás da obra, a expectativa é que o sistema entre em funcionamento no primeiro semestre de 2013. O custo previsto é de R$ 13 milhões.
Para Fernando Chein, diretor de geração da Odebrecht Energia, o projeto da Arena Pernambuco contribui com o desenvolvimento da energia solar no País, uma fonte com grande potencial de aliar sustentabilidade na matriz energética brasileira. Após implantada, a empresa ficará responsável por sua operação.
A instalação da usina solar faz parte de um Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento - "Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira", lançado em agosto de 2011 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que será realizado pelas concessionárias do Grupo Neoenergia (Celpe, Coelba e Cosern) e a Odebrecht Energia, com investimento total de R$ 24,5 milhões.
Atualmente, o estádio tem 51,64% de avanço, com 70% da estrutura de concreto executada, 62% das arquibancadas concluídas e 84% de sistema viário e estacionamentos. No momento, o canteiro de obras está tocando a montagem das arquibancadas e pré-montagem da estrutura da cobertura.
Situada em São Lourenço da Mata, a 19 quilômetros do centro de Recife, a Arena Pernambuco terá capacidade para 46 mil pessoas e está sendo construída em uma área de 52 hectares. O estádio, que será sede da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014, faz parte de um projeto urbano chamado Cidade da Copa, planejada para ser a primeira Smart City da América Latina.

(Fonte : Exame)