quarta-feira, 24 de março de 2010

NOVO HOTEL SERÁ ABERTO EM CAMPOS DO JORDÃO (SP)



Campos do Jordão, no interior de São Paulo, ganhará um novo hotel. Trata-se do Le Renard, hotel boutique que será inaugurado nesta sexta-feira (dia 26) em soft opening.
Com investimento de R$ 15 milhões, o empreendimento contará com 30 apartamentos e oito suítes. O gerente geral da unidade é Wanderley Michelle de Andrade Caetano. Para mais informações ligue (12) 3669-2220, ou acesse http://www.lerenard.com.br/.


(Fonte : Panrotas)

PETRÓPOLIS REALIZA O 1º CIRCUITO DE GASTRONOMIA RURAL



O 1º Circuito de Gastronomia Rural do Brejal, será realizado nos dias 2/04 e 3/04 na localidade rural do distrito da Posse, em Petrópolis. Promovido pela Associação do circuito Caminhos do Brejal em conjunto com a Associação dos Produtores Rurais apoiados pela Convention & Visitors Bureau e que acontecerá no anexo ao lado da igreja O evento tem o objetivo de realizar uma confraternização entre os moradores e admiradores do Brejal.
Na programação conta com visitas ao Ateliê e Oficina Arte em Comum, Floricultura Brejal com bromélias, Escargots Invernada, (degustação de "Escargot à la bourguignonne" ), Jeep Tour , Produtores Rurais, Provence (ervas desidratadas, especiarias e mostardas temperadas com ervas, azeites com ervas, mel com alecrim), Sítio Shangrilah (degustação de pimenta em conserva, condimento tipo alcaparra e pão caseiro), Trutas do Firmeza evento com oficina de "truta grelhada com molho de ervas Provence" a R$ 20,00

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo – Foto Divulgação)

RECORDE NAS GASTOS DE TURISTAS ESTRANGEIROS EM FEVEREIRO - O DÉFICIT TRIPLICA

O Banco Central (BC) divulgou os números do balanço de pagamentos do mês de fevereiro, período em que os visitantes estrangeiros gastaram o volume recorde de US$ 511 milhões no Brasil. No mesmo mês do ano passado, o valor foi de US$ 433 milhões. O resultado é 18,01% superior ao de 2009 e o melhor para um mês de fevereiro, em toda a série histórica do BC iniciada em 1947. Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, ele também mostra uma recuperação do turismo internacional para o Brasil.
Em fevereiro, os turistas brasileiros no exterior gastaram US$ 1,002 bilhão, valo 81,19% superior ao de fevereiro de 2009 e quase o dobro das receitas do mês. Por sua vez, o déficit mensal foi de US$ 491 milhões, possivelmente também um recorde na série histórica. No acumulado do ano, as receitas totalizam US$ 1,077 bilhão (+15,93%), as despesas US$ 2,218 bilhões (+70,75%) e o déficit mais do que triplicou e chegou a US$ 1,141 bilhão (+207,55%). O cálculo do Banco Central inclui as trocas cambiais oficiais e os gastos com cartões de crédito internacionais.
O balanço de pagamentos registrou superávit de US$ 741 milhões em fevereiro. As transações correntes foram deficitárias em US$ 3,3 bilhões, acumulando déficit de US$ 28,1 bilhões nos últimos doze meses, equivalente a 1,66% do PIB. A conta financeira apresentou ingressos líquidos de US$ 4 bilhões no mês. A conta de serviços apresentou déficit de US$ 2,1 bilhões em fevereiro.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

JAGUARÃO (RS) SEDIA ENCONTRO DE TURISMO CULTURAL


Para discutir o desenvolvimento do turismo com ênfase no patrimônio cultural no município de Jaguarão (RS), a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com a Unipampa (Universidade Federal do Pampa) realizará nos dias 31 de março e 1° de abril a segunda edição do Fórum de Turismo Cultural. O evento acontecerá na Biblioteca Pública e contará com a participação de diversos profissionais ligados aos institutos de preservação (Iphan e Iphae), além de professores de diversas instituições.
Segundo o diretor de Patrimônio Histórico do município, Alan Melo, o evento pretende discutir a articulação e os caminhos a serem seguidos para o fortalecimento do turismo cultural em suas diversas formas, abordando a gestão municipal, as discussões acadêmicas e a atuação dos órgãos de fomento desta atividade. "Compartilhar conhecimento e construir relações que contribuam com o desenvolvimento social de Jaguarão é o objetivo maior do evento", afirma o diretor.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site http://www.unipampa.edu.br/ (um certificado será fornecido aos participantes). Mais informações podem ser realizadas por meio do e-mail carlosrizzon@unipampa.edu.br ou pelo telefone (53) 3261-4269.

(Fonte : Jornal de Turismo / 24-03-10 - Foto Divulgação)

ATIVAÇÃO DE CARTÕES COM CHIP AUMENTA COM A REJEIÇÃO DA TARJA MAGNÉTICA

Embora seja um dos países mais avançados do mundo na adoção do chip para cartões de crédito e débito, o Brasil registrou prejuízo de pelo menos R$ 40 milhões em 2009, com fraudes contra esses plásticos - clonagem e outros tipos de golpes. Os dados são da Horus, empresa especializada em controle e prevenção a fraudes em meios eletrônicos de pagamento. Uma das explicações para isto é a manutenção de duas tecnologias no mesmo plástico. Os cartões ganharam o chip, mas não perderam a tarja magnética que permite o acesso aos dados.
Em alguns países já é grande o número de estabelecimentos onde os plásticos sem chip não são aceitos. Outros países já anunciaram a data para o fim das transações com dados reconhecidos pela tradicional faixa marrom, como o Canadá, por exemplo (em 2012 nos caixas eletrônicos e em 2015 nos pontos de venda). O sócio-diretor da Horus, Eduardo Daghum, explica que o chip possibilita a criptografia dos dados que ficam codificados de maneira inviolável e são decifrados somente com o uso de senhas.
“No Brasil ainda não existe notícia de nenhum acesso indevido aos dados do cartão por meio da invasão dos chips. Mas, como os mesmos dados ficam disponíveis também para o uso da tarja magnética, é por lá que os fraudadores continuam conseguindo sucesso em suas ações”, diz Daghum. Segundo ele, o ideal seria deixar somente os chips nos cartões, eliminando totalmente a existência da tarja.
Uma reportagem recente publicada pelo jornal The New York Times revelou que os americanos estão encontrando dificuldades para usar seus cartões de crédito e bancários quando viajam ao exterior. É que os plásticos dos EUA não têm os chips adotados em vários destes países. Uma senhora ouvida pela reportagem dizia ter tentado alugar uma bicicleta em um serviço público que existe em Paris, mas não conseguiu apesar de tentar em vários lugares. Outros americanos entrevistados disseram estar carregando dinheiro vivo quando viajam ao exterior, para a eventualidade do caixa automático não permitir o saque quando passarem o cartão.
O texto do jornal americano diz que na Europa, grandes restaurantes, hotéis e a maioria dos caixas automáticos continuam a aceitar a tarja magnética, mas lugares menores, como postos de gasolina, estacionamentos e quiosques de venda automática das estações ferroviárias, não. A Smart Card Alliance, organização sem fins lucrativos que incentiva o uso dos chips, informa que a tecnologia já foi adotada por 22 países, sendo a maioria da Europa, Brasil, México e Japão. Nos próximos dois anos, deverá ser adotada por mais países, inclusive China, Índia e maioria da América Latina.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

VOOS BRASIL-TURQUIA SERÃO DIRETOS A PARTIR DO DIA 28 E DIÁRIOS BREVEMENTE



Os voos que ligam o Brasil a Turquia ficarão duas horas mais curtos e serão diretos a partir do próximo domingo, dia 28, quando será eliminada a escala em Dacar, e deverão se tornar diários nos próximos meses. O anúncio sobre a freqüência diária foi feito nesta segunda-feira, pelo ministro da Cultura e do Turismo turco, Ertuğrul Günay, durante reunião com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, no Rio de Janeiro. Atualmente, são três partidas semanais, com a oferta total de 750 assentos

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews – Foto Divulgação)

PORTO ALEGRE (RS) FARÁ DEFESA DA CARTA-CONSULTA AO PRODETUR EM BRASÍLIA


Porto Alegre (RS) dará, esta semana, um passo importante na obtenção de recursos do. Na próxima quarta-feira, às 16h30, o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, estará no Ministério do Planejamento, em Brasília, para fazer a defesa junto ao GTec (Grupo Técnico) da Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos) da carta-consulta do município ao Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo). A proposta da capital gaúcha é no valor de US$ 73 milhões, sendo 50% contratados com CAF (Corporação Andina de Fomento), um dos organismos financiadores do programa. A outra metade é a contrapartida do município, assumida pelo Ministério do Turismo a fundo perdido. A defesa da proposta no GTec é pré-condição para que a operação receba a autorização da Cofiex.
De acordo com Moraes, “esta etapa inaugura o caminho que levará para a aprovação da concessão do financiamento externo pelo Congresso Nacional, fase final do processo de obtenção dos recursos do Prodetur”. Na esfera municipal, será encaminhado projeto de lei à Câmara de Vereadores para autorização da contratação dos recursos internacionais.
Porto Alegre é a primeira capital dos estados do Sul do país a habilitar-se ao programa. A carta-consulta prevê investimentos em qualificação de produtos turísticos, marketing e comercialização, fortalecimento institucional, infraestrutura e serviços básicos e gestão ambiental, cinco áreas consideradas estratégicas para o turismo da cidade. O primeiro passo será a elaboração do PDITS-Porto Alegre (Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável), que confirmará as áreas propostas para investimento ou definirá outras necessidades. O estudo está sendo contratado pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre com recursos já antecipados pelo MTur.

(Fonte : Jornal do Turismo / 24-03-10 – Foto Divulgação)

ABEOC RJ APRESENTA SEU NOVO CONSELHO DIRETOR

Nesta quarta-feira (dia 24) acontece a comemoração da nova diretoria da ABEOC-RJ para o biênio 2010-2011. Assume ROSANA BETY, diretora da NYTY Eventos que, pela primeira vez, traz a representação do Estado do Rio à presidência da entidade, já que sua empresa esta sediada na cidade de Niterói.
A entidade assume a marca ABEOC-RJ + Forte – acreditando que nos últimos anos os eventos no Estado do Rio de Janeiro têm apresentado um crescimento significativo no turismo e a ABEOC-RJ se orgulha de ter participado desse momento.
Alem disto, a ABEOC-RJ compreende que eventos geram uma multiplicidade de empregos e leva as pessoas a se socializarem, a enxergarem novas técnicas e novas realidades. É assim que a ABEOC-RJ quer continuar a agir e ter visibilidade.
“Temos alguns projetos novos, outros não tão novos assim, mas o importante é saber que os já existentes não serão extintos simplesmente porque trocou a diretoria. O que é sucesso, continuará sendo sucesso de todos”, afirma a nova presidente, Rosana Bety.

CONSELHO DIRETOR ABEOC-RJ BIÊNIO 2010-2011

Presidente : Rosana Bety
Vice Presidente : Ilda de Oliveira Brito
Diretora Secretária : Constança Carvalho
Diretora de Comunicação e MKT : Marcia Lages
Diretor Financeiro : Joe Fernandes

Diretora Convidada

Diretora de Capacitação & Eventos : Adriana Homem de Carvalho

Conselho Fiscal

Presidente : Marcia Miranda
Vice Presidente : Monica Wolff
Conselheira : Cristiane Cherulli

(Fonte : Abeoc – RJ)

NOVA CLASSE MÉDIA GARANTE SUCESSO DOS CRUZEIROS



A temporada de Cruzeiros Marítimos é a mais longa de todas no País. Começou em outubro de 2009 e vai terminar em maio deste ano. Há dois meses para o fim das viagens, 90% das cabines já foram vendidas.
Este ano fechará com mais de 900 mil passageiros, um número de cruzeiristas correspondente a 66% acima da procura registrada no verão anterior, quando foram vendidas 540 mil passagens para o turismo marítimo.
“Um dos fatores que determinam esse sucesso é a participação crescente da nova classe média, que, tendo mais dinheiro no bolso, opta pelos navios”, explica o presidente da Associação Brasileira dos Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), Ricardo Amaral.
O executivo informa que “os minicruzeiros, com duração de três a quatro noites, e os temáticos são os que despertam maior interesse”.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 24-03-10 – Foto Divulgação)

ANAC ESTUDA A CAPACIDADE OPERACIONAL DO AEROPORTO


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explicou, em nota oficial, que decidiu remover as restrições de voos a partir da Pampulha por considerá-las inválidas. Elas contrariavam a lei que prevê a criação da própria Anac.
A nota diz que "a lei assegura o direito de utilização da infraestrutura observada exclusivamente a capacidade operacional de cada aeroporto e as normas regulamentares de prestação de serviço adequado expedidas pela Anac". Na visão da agência, portanto, não há razão para restringir o aeroporto de Pampulha se ele tem capacidade para mais voos. Decisão similar foi tomada para a liberação de novos voos no aeroporto Santos Dumont, no Rio, há um ano.
Com a decisão, a Anac suspendeu o limite de até 50 passageiros por avião no aeroporto da Pampulha. As novas condições, assim como qual será o aumento do fluxo, porém, serão divulgadas só após encerramento de um estudo em curso na agência sobre a capacidade operacional da Pampulha. A análise considerará terminal, pista, pátio e questões de segurança. Não há prazo definido para que o estudo seja concluído.
A companhia aérea Trip possui, atualmente, 19 pedidos de autorização de voo em Pampulha, mas todos se encontravam em restrição porque teriam capacidade entre 66 e 86 passageiros.
Em 2009, a liberação do Santos Dumont, no Rio, também suscitou severas críticas do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Este chamou Solange Vieira, presidente da Anac, de "arrogante e petulante" e ameaçou recorrer à Justiça contra a decisão. Mas a reabertura ocorreu normalmente.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / 24-03-10 - Foto arquivo Infraero)

DEPUTADO APOIA PROJETO QUE GARANTE DIREITOS DE PASSAGEIROS DE AVIÕES

Em caso de atraso ou overbooking, a companhia aérea será obrigada a embarcar o passageiro no primeiro voo da própria empresa ou de concorrente, ou terá de reembolsar o valor da passagem. A empresa também deverá oferecer refeição, acomodação e acesso a telefone ou à internet

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), presidente da CPI da Crise Aérea, concluída em 2007, defendeu a aprovação do Projeto de Lei 6960/10, do Executivo, que prevê a defesa dos direitos dos passageiros em casos de cancelamento de voo, atraso superior a duas horas e overbooking (venda de passagens em número maior que a quantidade de assentos disponíveis).
Nesses casos, a companhia aérea será obrigada a embarcar o passageiro no primeiro voo da própria empresa ou de outra concorrente, ou a oferecer um transporte alternativo ou a reembolsar o valor da passagem em, no máximo, sete dias. De acordo com o texto, a empresa também deverá dar ao passageiro refeição, acomodação e acesso a telefone ou à internet.
"Sou inteiramente favorável ao projeto. Um avião sempre pode atrasar, mas a responsabilidade tem de ser assumida integralmente pela companhia e o usuário não pode ser penalizado. Ele não pode ficar no aeroporto indefinidamente esperando a boa vontade de uma empresa”, ressaltou.
A proposta, já em tramitação na Câmara, foi elaborada pelos ministérios da Defesa e da Justiça para adequar o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86) ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Efeitos

A CPI também elaborou propostas de mudanças na legislação. Marcelo Castro afirma que não há dúvidas sobre as melhorias do setor aéreo após a CPI, mas reconhece a existência de problemas ainda a serem resolvidos.
"Na minha lógica, mudou da água para o vinho: quando fizemos a CPI, estávamos numa crise muito aguda, e ela contribuiu, de maneira decisiva, para a melhoria do transporte aéreo, da segurança, da pontualidade e da regularidade”, disse o deputado. “Os nossos problemas de hoje são os comuns à aviação em qualquer parte do mundo desenvolvido", acrescentou.
Além da proposta que protege os passageiros de avião, o Executivo enviou à Câmara o PL 6961/10, que facilita a exploração dos serviços aéreos para aumentar a competitividade.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

PARA VER FUTEBOL EM 2014, HOTEL É QUE NÃO VAI FALTAR

Turismo: Das 12 cidades que abrigarão jogos da Copa do Mundo, apenas duas devem ter déficit de leitos

O turista que quiser ver todos os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 não deverá ter muitos problemas para reservar hotéis, segundo um estudo feito pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), cujos 26 associados administram 500 hotéis, com 77 mil quartos. Dez de 12 cidades brasileiras que abrigarão os jogos terão uma oferta de leitos acima da recomendada pela entidade máxima do futebol, a FIFA. Apenas Cuiabá e Manaus teriam déficit de leitos durante a competição.
Para o presidente do Fórum, Rafael Guaspari, o temor é de que haja uma onda desenfreada de investimentos em novos hotéis por causa da Copa, o que aumentaria a capacidade ociosa em cidades que já teriam baixa taxa de ocupação mesmo sem novos projetos, especialmente Cuiabá e Manaus.
"O estudo mostra que a maior parte das cidades-sede da Copa estarão aptas a receber a competição. Mas poderá haver uma sobreoferta (de leitos) se não houver critério nos novos investimentos", diz Guaspari. Segundo o estudo, Cuiabá poderá ter um déficit de 4.096 leitos em 2014, mesmo com a ampliação da oferta prevista para os próximos quatro anos.
A diretora do FOHB, Ana Maria F. Biselli, diz que o critério usado no estudo foi aquele determinado pela FIFA: uma cidade precisa ter uma oferta de leitos equivalente a 30% da capacidade dos estádios que serão usados na Copa. A quantidade atual e a futura de leitos, diz ela, foi calculada considerando-se a oferta de apartamentos multiplicada por 1,75 (ou quase duas pessoas por leito), que é a média de ocupação padrão em hotéis localizados em cidades que já abrigaram uma Copa do Mundo de Futebol.
Em Manaus a situação é parecida com a de Cuiabá. A cidade deverá ter um déficit de 3.773 leitos, também levando-se em conta a ampliação da oferta prevista para a cidade até 2014. Nessa época, a capital do Amazonas terá à disposição 10.028 leitos para uma necessidade de 13.800. "Em Manaus, poderão ser usados navios, por exemplo. Já em Cuiabá, a solução poderá ser a oferta de casas de moradores, acampamentos militares ou montados em escolas", afirma Guaspari.
Pelo estudo, a rede hoteleira de Cuiabá poderá ter uma taxa de ociosidade de até 86% após a Copa, considerando-se que os hotéis terão taxa de ocupação de 14% após a ampliação da oferta de leitos prevista para os próximos quatro anos. Sem novos leitos, a taxa de ocupação ficaria em 36%.
Em Manaus, e estimativa é de ocupação de 22%, o que daria uma ociosidade de 78%, considerando-se o cenário de novos leitos. Sem eles, a taxa de ocupação seria de 38%. Os cálculos do FOHB levam em conta um crescimento anual de 4% da oferta hoteleira até 2014.
O estudo considera apenas o cenário de oferta de leitos para a Copa. Sobre informações de que o Rio teria um déficit de 12 mil leitos para a Olimpíada de 2016, o FOHB informa que faz parte de seus planos elaborar um estudo específico sobre a situação da rede hoteleira fluminense. Isso porque na Copa a presença de turistas estará espalhada pelo país, mas nos Jogos Olímpicos a demanda estará concentrada apenas na cidade do Rio.
Ana Maria acrescenta que o FOHB utilizou como referência da pesquisa o Guia 4 Rodas de 2010, mais a consultoria da HVS, que forneceu os dados de São Paulo e Rio. A Secretaria de Turismo de Belo Horizonte e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) foram as fontes de informação na capital mineira.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / 24-03-10)

CONSENSO E ARTICULAÇÃO MARCAM ENCONTRO NA BAHIA

A matriz de classificação dos resorts esteve em discussão em Salvador, no começo desta semana. Próxima reunião será em Cuiabá (MT), no fim do mês

Representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria de Turismo da Bahia, associações, sindicatos e do trade turístico estiveram reunidos nesta segunda (22) e terça-feira (23) em Salvador (BA), para construir a nova matriz de classificação dos resorts. Depois de consolidado, o trabalho estará no site www.turismo.gov.br para consulta pública. O processo de classificação é voluntário, mas essencial para que turistas possam viajar sabendo, claramente, o tipo de hotel em que se hospedarão.
Os hotéis foram divididos em oito segmentos (urbano, fazenda, de selva, resort, flat, pousada, histórico e cama e café) e a classificação será em estrelas – simbologia utilizada internacionalmente. Hotéis que não estejam inseridos no processo de classificação não poderão usar qualquer símbolo que remeta às estrelas. A matriz para hotéis urbanos já está no site para consulta. O próximo encontro será em Cuiabá (MT), dias 30 e 31 próximos, quando se discutirão os requisitos eletivos e mandatórios para classificar os hotéis fazenda.

Tendência internacional

Na mesa de abertura do encontro, na noite de ontem, Silvânia Capanema, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Minas Gerais, representando a ABIH nacional, declarou que é necessário deixar o passado e seguir em frente. “A classificação é uma tendência internacional. A própria União Européia está trabalhando em uma matriz única.”
Silvânia afirma que sua posição é de conciliação e articulação dentro da ABIH e outras entidades para chegar a um consenso. Entende que há a necessidade de fazer uma classificação, principalmente com a proximidade da Copa: “É a hora e vez de mostrar para o mundo que temos uma boa hotelaria”. E acrescentou que entendeu que a classificação não é obrigatória. “Não pode cercear os hoteleiros aos processos licitatórios ou ao acesso ao crédito. A norma tem que ser clara e transparente.”
Segundo o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, o tema da classificação é muito polêmico. “Mas agora está claro que haverá consulta a todos. Estão todos mais tranqüilos.”
Leonardo Machado, do Inmetro, instituto parceiro do Ministério do Turismo no desenvolvimento do sistema de classificação hoteleira, lembrou que trabalha com a confiança da população. “Nosso know-how é conferir se os requisitos estabelecidos em normas estão sendo cumpridos”. Também tratou da importância da capilaridade dos Institutos de Pesos e Medidas (Ipem) nos estados, que atuarão orientados pelo Inmetro na hora de avaliar e auditar os hotéis brasileiros. Além dos Ipems, auditores acreditados realizarão as avaliações.
Presente ao evento, o Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, decidiu polemizar. Leonelli destacou a participação democrática de todos, mas defendeu a obrigatoriedade da classificação. “Sou a favor de uma espécie de coerção democrática para que a classificação seja aceita. Uma classificação que não seja obrigatória corre o risco de não ser eficiente”.
De acordo com Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento turístico do MTur, no entanto, a obrigatoriedade foi revista em vários países do mundo. A construção coletiva das matrizes, diz ele, é que pode garantir o interesse dos empresários para que manifestem o desejo de serem classificados.
“A fiscalização se dará pelas secretarias de Turismo, que serão capacitadas. Para isso, o ministério assinou convênio e vai equipar as secretarias e capacitar os servidores. O processo será supervisionado por entidades representativas do setor”, esclareceu Moesch.

(Fonte : Ministério do Turismo)

RESORTS TERÃO QUATRO OU CINCO ESTRELAS

Grupos chamaram a atenção para a necessidade de as matrizes serem flexíveis e considerarem a grande diversidade de equipamentos

Resorts brasileiros só serão classificados em quatro ou cinco estrelas. Essa é a principal decisão do grupo de trabalho que reuniu governo, trade, representantes de sindicatos, associações e faculdades da Bahia, nos dias 22 e 23, em Salvador (BA).
O Ministério do Turismo (MTur) está promovendo encontros nas regiões Brasileiras, para discutir matrizes de avaliação para oito segmentos de meios de hospedagem: hotel urbano, histórico, de selva, fazenda, resort, flat, cama e café, pousada. O próximo encontro será no fim do mês, no Sesc Porto Cercado, a 200km de Cuiabá (MT).
Os grupos avaliam requisitos mandatórios (mínimos para a classificação) e eletivos para a avaliação nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e serviços.
No encontro de Salvador, os grupos chamaram a atenção para a necessidade de as matrizes serem flexíveis e levarem em consideração a grande diversidade de tipos de resorts. Lembraram que, em Minas Gerais, por exemplo, haverá um resort com cinco tipos diferentes de esportes eqüestres e outro dedicado ao golfe. No Rio Grande do Sul, há resort com a temática uva e vinho.
Outra decisão tomada no encontro é que a escolha de fornecedores não deve ser um requisito mandatório, levando-se em consideração, por exemplo, distâncias entre localidades. No que diz respeito à acessibilidade, o que não estiver detalhado na lei deverá constar da matriz de infraestrutura. Na área de serviços, a qualificação de mão-de-obra é o ponto alto.
O documento final está sendo consolidado. Ficará no site do Ministério do Turismo por 20 dias para consulta pública. Os encontros prosseguem dias 30 e 31 deste mês, em Cuiabá, para Hotel Fazenda; dias 8 e 9/4, no Rio de Janeiro, para Cama & Café; dias 15 e 16/4, em Ouro Preto, para Hotel Histórico; dias 26 e 27/4, em Tibau do Sul(RN), para Pousada; dias 3 e 4/5, em Vitória (ES), para Flat e, dias 6 e 7/4, em Manaus para Hotel de Selva.

(Fonte : Ministério do Turismo)

MTUR PREMIA EXPERIÊNCIAS EM REGIONALIZAÇÃO

Inscrições para a 2ª Seleção e Premiação de Casos de Sucesso na Implementação da Regionalização do Turismo vão até 31 de março

O Ministério do Turismo (MTur) abriu na última sexta feira (19) as inscrições para a segunda chamada para Apresentação de Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. O ministério vai homenagear e premiar as experiências que colaboraram para uma evolução no modelo de gestão participativa e desenvolvimento do turismo.

Nove experiências serão premiadas, nas seguintes categorias:


1. Planejamento e Gestão
Gestão Turística do Destino
Planejamento e Gestão do Turismo Regional

2. Estratégias de Mercado
Roteiro Turístico
Roteiro ou Destino Turístico Segmentado
Sítio Eletrônico Promocional
Material promocional de um destino, roteiro ou região turística

3. Sustentabilidade do Turismo
Sustentabilidade Ambiental em destinos
Sustentabilidade Social em destinos
Sustentabilidade Cultural em destinos

Serão selecionadas apenas as experiências relativas à implementação do Programa de Regionalização do Turismo, com base em suas diretrizes operacionais e em seus princípios fundamentais: sustentabilidade ambiental, econômica, sociocultural e institucional, participação, integração, flexibilização e descentralização. Diante dos resultados alcançados por essas experiências, o Ministério do Turismo (MTur) escolherá os casos de sucesso. A premiação estará dividida em duas modalidades.
O primeiro colocado receberá o Troféu Roteiros do Brasil, em cerimônia solene, durante o 5º. Salão do Turismo, que acontece de 26 a 30 de maio, no Anhembi, São Paulo. Os casos de sucesso vencedores também serão divulgados em releases e publicações exclusivas do 5º Salão do Turismo, no Portal Institucional do Ministério do Turismo e no site do Salão do Turismo. Além disso, o MTur lançará uma publicação, em âmbito nacional, com todos os casos e exemplos de sucesso premiados. Os demais participantes vão receber um certificado.
As inscrições estão abertas até 31 de março. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e observar os critérios de seleção detalhados no Edital. O resultado final será publicado em 26 de abril, pela internet, nos endereços www.turismo.gov.br e www.salao.turismo.gov.br.
Para esclarecer dúvidas, o MTur oferece o email chamada.regionalizacao@turismo.gov.br e os telefones (61) 2023-8144 e (61) 2023-813.

(Fonte : Ministério do Turismo)

SALÃO DO TURISMO TRARÁ NOVIDADES PARA VIAJANTES DA MELHOR IDADE



Maiores de 60 anos que forem no evento responderão a questionários sobre hábitos de consumo e conhecerão site para pessoas com deficiência visual

O Brasil terá, a partir de maio, o primeiro site de Turismo 100% acessível para pessoas portadoras de deficiência visual. Esta será apenas uma entre as muitas novidades que serão apresentadas no Salão do Turismo, que acontece em maio, no Parque Anhembi, em São Paulo. Uma série de outras ações foi desenvolvida para atender ao público da Melhor Idade.
Entre elas está a pesquisa que o Instituto Marca Brasil fará junto aos maiores de 60 anos, para traçar o perfil de consumo destes consumidores. Os questionários serão aplicados no primeiro cruzeiro oferecido por uma operadora pelo programa Viaja Mais Melhor Idade e no próprio Salão do Turismo. Aliás, quem for ao salão, também terá a chance de conhecer o Portal de Hospedagem, desenvolvido especialmente para smartphones.
Na área de promoção, um cronograma de eventos foi montado para estimular a aproximação dos meios de hospedagem com o público da melhor idade. Em Caldas Novas (Goiás), o encontro acontecerá entre 6 e 9 de abril; no Rio de Janeiro, de 21 a 25 de abril, na orla de Copacabana.
Avaliação – Os idosos, após realizarem uma viagem pelo programa, poderão cadastrar suas fotos no portal de hospedagem e concorrer a novas viagens. As três melhores fotos serão premiadas com pacotes para Foz do Iguaçu (PR), Ilhéus (BA) e Cidades Históricas (MG). No ato do cadastramento da foto, o idoso avalia o hotel no qual se hospedou. Quesitos como atendimento, acessibilidade e facilidade são alguns itens a serem avaliados.
Os hotéis com melhor avaliação serão premiados. Um pacote de viagem também será oferecido para o hotel que receber o maior número de avaliações, para ser sorteado entre os seus funcionários. O destino mais visitado também será premiado pelo IMB. Os prêmios para os hotéis e destinos terão publicidade no Portal de Hospedagem.

Sobre o Viaja Mais Melhor Idade

É fácil conhecer o Brasil com o Viaja Mais Melhor Idade. Pessoas com 60 anos ou mais podem adquirir pacotes turísticos. Eles são montados de maneira exclusiva para este público, desde o transporte e passeios até a acomodação. É possível ainda incluir acompanhantes acima de 16 anos. O sistema de compra é simples e prático e o cidadão conta com aproximadamente 2 mil meios de hospedagem cadastrados.
Os números comprovam o sucesso do Programa. Foram 19.022 intenções de reserva em 2009, ou seja, mais de 200% de aumento em relação a 2008, com preço médio da diária de R$ 99,78.
Os destinos mais procurados são: Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Caldas Novas (GO), Serra Gaúcha (RS), São Paulo (SP), Natal (RN) e Cidades Históricas (MG). Segundo o Instituto Marca Brasil (IMB), após as ações de divulgação do programa, houve um acréscimo de 700% no número de inscritos.

(Fonte : Ministério do Turismo)

O BRASIL CHEGA A GRAMADO



Caminhão Destino Brasil pega carona na Chocofest e apresenta o melhor do turismo brasileiro para o público do evento

Depois de estrear com sucesso em Caxias do Sul (RS), o roadshow Destino Brasil fica até esta quarta-feira (24) em Gramado (RS) para mobilizar o público da Chocofest 2010, tradicional evento relacionado à Pascoa. O caminhão adaptado com sala de cinema com imagem em três dimensões e recursos multimídia é um meio para a divulgação dos destinos brasileiros, atendimento às empresas de turismo e ao público em geral.
O ambiente foi desenhado para que o público interaja e explore as imagens captadas em todo o Brasil. Efeitos especiais e aromas são alguns dos atrativos do filme de cerca de cinco minutos, que será mostrado a cada hora, a 36 espectadores.
Quem quiser saber um pouco mais sobre a política brasileira para o turismo, por meio dos programas e ações do Ministério do Turismo (MTur) também terá espaço no caminhão Destino Brasil. Financiamentos para o setor, projetos de capacitação profissional e empresarial podem ser consultados com um toque nas telas de plasma espalhadas pelo veículo.
Os empresários do setor poderão se cadastrar no sistema Cadastur, operado pelo MTur com apoio dos órgãos estaduais de turismo. O caminhão chegou nesta terça-feira (23) a Gramado (Rua Madre Verônica) e segue para Porto Alegre, última parada no Rio Grande do Sul. O projeto destino Brasil é uma parceria entre Ministério do Turismo e Instituto Cia do Turismo.

(Fonte : Ministério do Turismo)

OPORTUNIDADES DE QUALIFICAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE



Ministério do Turismo qualifica empresários e gestores do turismo do estado. Ação deverá beneficiar mais de 3.700 profissionais até junho de 2010

O ministro Luiz Barretto participa nesta quarta-feira (23), em Natal (RN), de uma solenidade para a entrega de certificados do Curso de Capacitação Empresarial e Profissional do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O evento contará com a participação da governadora do estado, Wilma Maria de Faria, e do secretário estadual de turismo, Fernando Fernandes.Os cursos beneficiaram 940 profissionais de empreendimentos turísticos dos municípios de Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Touros, que fazem parte do Polo Costa das Dunas (RN). A qualificação foi composta por cursos de inglês, espanhol, italiano, informática, artesanato, empreendedorismo, gestão de qualidade, finanças e planos de negócios.As capacitações começaram em julho de 2009 e seguirão até junho deste ano. Ao todo, mais de 3.700 pessoas devem participar. E quem estiver em busca de posicionamento profissional poderá participar também dos cursos de garçom, barman, administração hoteleira, recepcionista de hotel, cozinheiro, recreador, confeiteiro, organizador de eventos, orientador turístico, português, inglês, espanhol, italiano, informática, artesanato, qualidade no atendimento, relações humanas, manipulação segura de alimentos. O programa também é destinado a jovens com mais de 16 anos em situação de risco e exclusão social.

Olá, Turista!


Na ocasião, Luiz Barretto também lançará o Olá, Turista!. O programa, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Roberto Marinho, tem o objetivo de oferecer cursos gratuitos de inglês e espanhol a profissionais de todas as áreas do turismo para que haja um atendimento de qualidade aos estrangeiros que visitarão o país durante a Copa de 2014. Serão 80 mil vagas distribuídas entre as cidades-sede do mundial.

(Fonte : Ministério do Turismo)

ANIMAÇÃO EM ALTO-MAR



Pela primeira vez, operadora participante do programa Viaja Mais Melhor Idade oferece cruzeiro pela costa do Brasil

“Esta será uma grande oportunidade para comemorar nossos 50 anos de casamento”. Foi assim que Jayme de Albuquerque, de 81 anos, definiu a viagem que fará com a esposa, Sônia Maria Farias de Albuquerque (70), no primeiro cruzeiro oferecido por uma operadora participante do programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo (MTur).
O cruzeiro partirá em 27 de março do Porto de Santos (SP), com paradas em Cabo Frio e Búzios, no Rio de Janeiro. A oferta de pacotes em um cruzeiro é uma das novidades da temporada de 2010 do Viaja Mais Melhor Idade.
O casal Jayme e Sônia já viajaram de navio para outros destinos, como o norte da Itália e as Ilhas Gregas. Agora, estão bem animados para fazer o percurso no litoral brasileiro. “São três filhos e quatro netos. Estamos com a família toda reunida em casa, para celebrarmos nossas bodas de ouro. Mas depois vamos seguir sozinhos no cruzeiro”, explica Jayme.
Além de Jayme e Sônia, mais de 1.600 outros passageiros já garantiram vaga no navio. A capacidade é de 1.900 pessoas. Deste total, 85% já foi vendido, segundo a operadora de turismo que está oferecendo os pacotes.
Durante a viagem, estão previstas atividades especiais para animar os passageiros que têm mais de 60 anos, como um concurso para eleição da miss e mister Melhor Idade, aulas diárias de dança de salão, oficina de culinária com uma chef internacional, entre outras atividades.


Lançamento


O Ministério do Turismo, o Instituto Marca Brasil, Braztoa e o Sesc lançaram nessa terça-feira (23) a temporada 2010 do Viaja Mais Melhor Idade 2010, em São Paulo. Pelo terceiro ano, o Programa superou a meta em comercialização de pacotes. O evento aconteceu do Sesc da Vila Mariana e contou com a presença de 400 pessoas do público da Melhor Idade.
Para o presidente regional (SP) do Sesc, Danilo de Miranda, o Viaja Mais Melhor Idade faz com que o idoso conheça lugares novos e tenha experiências culturais, entre tantas outras coisas oportunidades que uma viagem pode proporcionar. “O Ministério do Turismo está de parabéns pelo Viaja Mais. Este programa, assim como nós do Sesc, se preocupa em proporcionar ao idoso a cidadania plena”, afirmou Danilo.
Já para o presidente do Instituto Marca Brasil, José Zuquim, com o sucesso do programa não á apenas o Turismo que cresce. “O Turismo tem essa virtude. Trabalha em inúmeras frentes, gerando emprego, renda e fazendo todo o país crescer”, disse Zuquim.
José Eduardo Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Agências de Turismo (Braztoa) agradeceu ao MTur pelo esforço em incluir, cada vez mais, o brasileiro em viagens. “Vamos continuar trabalhando juntos”, disse Barbosa, que convidou toda a platéia, na sua maioria da Melhor Idade, para visitar o novo site do Viaja Mais Melhor Idade (http://www.viajamais.com.br/)
O Ministro Luiz Barretto fez questão de lembrar a todos os presentes que o 0800 do programa também está disponível (0800 7707 202). Segundo Barreto, “viajar é fundamental para a saúde. E o idoso tem toda uma experiência de vida, que o leva a desfrutar de suas viagens de uma forma ainda mais intensa”.
Ao final do evento, todos os convidados receberam o Guia de Pacotes Turísticos 2010 do VMMI. A versão 2010 do guia traz a relação de pacotes turísticos, com foto e descritivo do destino, e dicas de viagem e a relação dos meios de hospedagem que oferecem 50% de desconto em diárias para idoso.
Antes de deixar o evento, Barreto disse estar muito satisfeito com os resultados dos últimos anos do Programa. Em 2007e 2008, a meta de vendas era de 57 mil pacotes. Foram vendidos 209 mil pacotes pelo VMMI. Só em 2009, foram vendidos 180 mil pacotes, superando a meta de150 mil para o ano.
“Eu faço parte de um governo que tem como foco incluir o maior número de cidadãos possível no desenvolvimento do Brasil. O Viaja Mais também cumpre este papel”, encerrou Barreto.

(Fonte : Ministério do Turismo)

CORRIDA E CAMINHADA DO WET’N WILD ACONTECEM NESTE DOMINGO (28)



Sétima edição da prova com distâncias de 5 e 10 km espera receber aproximadamente 1,5 mil participantes

O parque aquático Wet’n Wild será palco neste domingo (28), de mais uma edição da Corrida e Caminhada Wet’n Wild TVB. O evento esportivo, realizado pelo sétimo ano consecutivo, já virou tradição entre os participantes é famoso por aliar prática esportiva e turismo, em um percurso em meio à natureza, tornando o exercício muito mais estimulante.
A largada e chegada de ambas as modalidades acontecerão dentro do estacionamento do Wet’n Wild, com início às 8h e término previsto para 11h. O percurso dos participantes da Corrida 10 km será realizado nas estradas de terra ao redor do parque, passando pelos municípios de Itupeva, Louveira e Vinhedo. A Corrida e Caminhada de 5 km passará por quase os mesmo lugares, porém, em um circuito menor.
No dia da competição cada atleta participante tem direito a um ingresso cortesia para passar o dia brincando no parque. Além disso, poderão adquirir até quatro ingressos, para acompanhantes, pelo valor de R$ 30, comercializados nas bilheterias do parque e válidos somente para o dia. Neste dia, o Wet’n Wild funcionará normalmente.

Serviço – 7ª Corrida e Caminhada Wet’n Wild:

Data: 28/03/2010
Local: Wet’n Wild
Endereço: Rodovia dos Bandeirantes – km 72 – Itupeva - SP
Telefone: (11) 4496-8000
Horário: 6h – Abertura dos portões
7h às 7h30 – entrega de chip e numeral
8h – Largada da Corrida 10 e 5 km e Caminhada 5 km
11h – Previsão do término e premiação

Mais informações e regulamento no site: www.wetnwild.com.br

Sobre o Wet’n Wild

O Wet’n Wild é um dos maiores parques aquáticos do Brasil. Localizado na Rodovia dos Bandeirantes, Km 72, está a apenas 30 minutos de São Paulo e a 15 de Campinas. O empreendimento ocupa uma área de 116 mil metros quadrados, com lago natural e mata nativa e tem capacidade para receber 10 mil pessoas por dia. Para abastecer as atrações são utilizados 7 milhões de litros de água tratada e reciclada. Entre as opções de lazer e diversão estão Wet Adventure, Sun Deck, Cabanas Village, Crazy Drop, Bubba Tub, Kamikaze, Lazy River, Surge Wave Laggon e muitas outras.

(Fonte : Lucia Faria Int. em Comunicação / 24-03-10)

BETO CARRERO WORLD LANÇARÁ SUPER ATRAÇÃO NA 16ª BNT MERCOSUL: EXTREME SHOW



Durante a 16ª BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos), que acontece nos dias 21 e 22 de maio em Santa Catarina, o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, que também é a sede do evento, realizará em primeira mão aos profissionais de turismo, uma super estréia que promete tirar o fôlego dos mais de 5 mil participantes da BNT

Trata-se do EXTREME SHOW, um espetáculo emocionante e exclusivo repleto de manobras radicais de carros e motos, efeitos especiais e muita adrenalina. A grande atração ainda garante uma viagem inesquecível a um cenário tipicamente açoriano, valorizando as raízes dos povos colonizadores do litoral catarinense.
Para se ter uma idéia da grande estrutura que está sendo montada, a arena do show tem cerca de 15 mil m², e sua área total é de 30 mil m². Somente a arquibancada comporta 3,5 mil pessoas e é totalmente coberta.
Loja de produtos relacionados ao automobilismo e ao eterno “cowboy” brasileiro – o Beto Carrero, restaurante panorâmico – mais uma opção para assistir ao espetáculo -, bar, lanchonete e todos os serviços de apoio e segurança completam a mega atração. Outro destaque imperdível será a sala de simuladores, um espaço que contará com réplicas de carros para os aventureiros experimentarem as emocionantes “manobras radicais” ou apenas para apreciarem as potentes máquinas.
Logo após a BNT, a novidade será aberta para o público geral e está incluída no preço do passaporte. Uma grande atração para todas as idades.

COMO PARTICIPAR DA BNT

Os agentes de viagens ou operadores de turismo que quiserem conferir essa estréia exclusiva e participar de um dos mais importantes eventos do Brasil e exterior podem acessar o site da BNT Mercosul – www.bntmercosul.com.br e fazer a sua inscrição. Os profissionais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina podem ainda participar do evento através de “Famturs”, clicando no banner “participe de um famtur”. Ali, basta deixar a pré inscrição efetuada que os organizadores entrarão em contato.
O site também tem informações para reservas de expositores. Quem preferir, pode ainda entrar em contato pelos tels.: (47) 3367-1119/ 3367-9960.

SERVIÇO

Evento: 16ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul (BNT Mercosul)
Data: 21 e 22 de maio de 2010
Locais de realização:
- Em Balneário Camboriú, SC, serão realizadas atividades sociais e a hospedagem dos participantes.
- No parque Beto Carrero World, no município de Penha (distante 30 minutos de Balneário Camboriú), será realizada a Feira de Negócios Turísticos, palestras e treinamentos de vendas e qualificação, entrega dos troféus Campeões de Venda Beto Carrero, lançamento da nova atração do parque e a festa de encerramento.
Inscrições de participantes e expositores: informações podem ser obtidas pelo site: www.bntmercosul.com.br ou pelos telefones: (0**47) 3367 1119/ 3367-9960.
Participação de expositor: (47) 3367-1119, 3367-9960, dag@gwg.com.br ou jair@gwg.com.br

(Fonte : Rotas Comunicação / 24-03-10)

LIMITE DE ESTRANGEIROS NA AVIAÇÃO FICA PARA 2011

Congresso: Ano eleitoral prejudica votação de mudanças no setor

O ano eleitoral e a avançada tramitação de outros projetos do Ministério da Defesa devem impedir que o Congresso aprove, neste ano, a legislação que eleva o limite da participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas dos atuais 20% para 49% do capital social.
O projeto foi encaminhado neste mês pelo ministro Nelson Jobim (Defesa), em um pacote que propõe várias mudanças no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), de 1986. Sua apreciação inicial se dará na Câmara, em uma comissão especial destinada a atualizar o código criada a partir de recomendações da CPI do Apagão Aéreo. Muitas das propostas enviadas pelo ministério foram discutidas na CPI.
Há poucas chances, porém, de aprovação neste ano em que o período legislativo é mais curto por causa das eleições de outubro. O que poderia acelerar a tramitação é o fato de os parlamentares, em sua maioria, concordarem com a proposta do governo, de abertura do capital para até 49%, e já haver um projeto nesse sentido aprovado no Senado que pode ter sua votação final na Câmara.
Duas dificuldades, no entanto, se colocam. O projeto do Senado foi proposto pelo ex-senador Paulo Octávio, que neste ano se desfiliou do DEM e renunciou ao cargo de governador do Distrito Federal por suspeitas de corrupção. Em ano de poucas votações, o Congresso não quer avançar com projetos de lei de iniciativa políticos em má situação entre os eleitores.
Outra questão é que a comissão especial quer apresentar um novo texto para o Código, no qual a alteração na participação acionária é apenas um entre outros tantos pontos que ganhariam força para ser levada à sanção presidencial se aprovados em bloco.
O relator da comissão especial, deputado Rocha Loures (PMDB-PR), afirma que até o fim de maio divulgará seu relatório, que precisa ser votado na comissão, no plenário da Câmara e, depois, seguir para o Senado. "Temos que dar uma resposta rápida à CPI. A consequência prática dela será preparar o marco legal para o setor. Há um senso de responsabilidade que impede que esse assunto fique sem conclusão", afirmou.
O Ministério da Defesa não é tão otimista. "Se olhar a dinâmica do Congresso, ainda mais em ano eleitoral, pode ser que dificulte. E o ministro, nesse primeiro momento, está empenhado em votar a lei complementar de reestruturação dos cargos da Pasta", disse Fernando Soares, do Departamento de Política de Aviação Civil do ministério.
Segundo ele as propostas que já estão no Congresso são boas, mas o Executivo resolveu encampar o limite de 49% como estratégia para que ela fosse aprovada. O próximo passo, depois de conquistados esse índice e analisada sua repercussão no mercado, será elevar a participação para 100%. "Quando o atual projeto for aprovado, imediatamente haverá a entrada de companhias neste mercado. Até aceitaríamos abrir mais a participação estrangeira, mas preferimos dar um primeiro passo para no futuro avançarmos", afirmou. A expectativa com a aprovação é de que as empresas menores cresçam a partir da injeção de recursos por parte de empresas estrangeiras.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / 24-03-10)

SUPERVIA É MULTADA POR AGRESSÃO A PASSAGEIROS

A SuperVia, concessionária que gerencia o transporte ferroviário no Rio de Janeiro, terá de pagar 0,05% do faturamento bruto de 2008 à Agetransp (agência que reguladora) pelas agressões contra passageiros em 15 de abril de 2009. O valor em reais não foi divulgado.
Ontem, a SuperVia não se manifestou. À época, a empresa admitiu que houve "excesso" e demitiu quatro agentes de uma prestadora de serviços.

(Fonte : Folha de S. Paulo / 24-03-10)