sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MTUR ESTABELECE AÇÕES PARA INCREMENTAR GESTÃO DOS DESTINOS TURÍSTICOS


Em janeiro o MTur deu proseguimento à execução do Projeto de Gestão dos 65 destinos, em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB) e a empresa de tecnologia Módulo, visando reforçar a política de gestão descentralizada do turismo no país por meio do fortalecimento dos grupos gestores locais.
Foram realizadas oficinas de sensibilização e capacitação em alguns dos 65 destinos turísticos priorizados pelo MTur por serem capazes de induzir o desenvolvimento regional, como São Joaquim (SC), Parintins (AM) e Alto Paraíso (GO).
Em alguns destinos também foram realizados os treinamentos dos gestores para operar o sistema eletrônico de monitoramento dos destinos indutores, criado pela Módulo a pedido do MTur.

(Fonte : Ministério do Turismo / 29-01-10)

ESTADOS FISCALIZARÃO TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS

No dia 27 de janeiro o Grupo de Turismo Rodoviário reuniu-se no Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, e tratou de assuntos como a fiscalização das empresas que transportam turistas pelas rodovias e fronteiras do Brasil. De acordo com o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turísticos do MTur, Ricardo Moesch, esse trabalho será feito pelos estados e está alinhado com a política de gestão descentralizada do ministério.
Acordos de cooperação e convênios já estão sendo firmados para a definição de critérios e repasses de recursos. A fiscalização será feita por servidores das secretarias de turismo que serão capacitados ainda este semestre, por meio de delegação de competências. O objetivo, porém, não é substituir a fiscalização que já é feita por outros órgãos, como as Polícias Estaduais e Federal, ANTT e Anvisa, mas sim auxiliar a formação de uma rede de cooperação para garantir a segurança dos turistas.
Outro assunto discutido foi a criação de um selo unificado para as transportadoras turísticas, pois atualmente estas empresas precisam de diferentes certificados para atuar legalmente no mercado – MTur, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), departamentos estaduais de trânsito, dentre outros. O selo auxiliará aos agentes fiscalizadores na verificação da regularidade do veículo, bem como do trecho em percurso.
O Grupo de Trabalho de Turismo Rodoviário é formado por oito órgãos governamentais – Ministérios do Turismo (MTur), Meio Ambiente (MMA), Trabalho e Emprego (MDE) e Justiça (MJ), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O GT foi estabelecido em 2009, por meio da Portaria nº 88.

(Fonte : Ministério do Turismo / 29-01-10)

GT DE TURISMO FERROVIÁRIO PREPARA PORTARIA INTERMINISTERIAL

O Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Ferroviário elaborou no dia 10 de janeiro o texto da portaria interministerial que cria e define as suas atribuições. O documento também reune critérios para a apresentação de projetos de trens turísticos no Brasil. Um dos principais objetivos do grupo é agilizar o andamento dos projetos em trâmite nos órgãos envolvidos.
A portaria é voltada especificamente para trens turísticos e culturais, e tem a finalidade de recuperar e preservar aqueles que estão em circulação ou desativados.
Além do Ministério do Turismo (MTur), representantes de seis órgãos integram o GT Ferroviário: Ministério dos Transportes (MT), Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans portes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

(Fonte : Ministério do Turismo / 29-01-10)

HOTSITE VIAJE LEGAL TRAZ INFORMAÇÕES PARA ORIENTAR OS CONSUMIDORES

Em dezembro de 2009 o MTur lançou o hotsite Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br). A página traz dicas e informações para orientar os brasileiros na hora de programar as férias e evitar imprevistos durante suas viagens. A consulta dos prestadores de serviços turísticos regularmente cadastrados no Cadastur também pode ser feita por meio de link no site do Viaje Legal.
O site também apresenta o endereço e telefone dos órgãos reguladores e de defesa do consumidor responsáveis por receberem reclamações em cada estado brasileiro e possibilita a troca de informações por meio de redes sociais como o Twitter e o Facebook.
A campanha Viaje Legal foi divulgada em portais de informação e sites de conteúdo turístico e de busca por pacotes e passagens. A campanha, iniciada em dezembro, ficou no ar até o dia 23 de janeiro.

(Fonte : Ministério do Turismo / 29-01-10)

GRAND HYATT SP FECHA ANO COM AUMENTO DE 5%

O Grand Hyatt São Paulo encerrou 2009 com aumento de 5% em seu faturamento, com aproximadamente 125 mil hospedagens. O hotel atribuiu este resultado à crise econômica que pairou pelo mundo no ano passado.
A hospedagem doméstica basicamente se manteve estável em relação a 2008 e respondeu por cerca de 40%, enquanto o
internacional chegou a 60%, apesar de um leve aumento dos hóspedes domésticos.
"O ano de 2009 foi desafiador para todos, mas o Grand Hyatt São Paulo manteve sua operação a todo vapor, especialmente com eventos gastronômicos, cenário no qual cada vez mais o hotel se consolida. As equipes se dedicaram muito e trabalharam arduamente, os parceiros estavam presentes e muita coisa boa aconteceu, inclusive a visita de várias celebridades e chefes de Estado", analisa Carl Emberson, gerente geral do hotel. "Em 2009 entramos também na blogosfera e nas redes sociais, com perfis no Twitter, Facebook, Flickr, You Tube e Elysiants", comentou Emberson.
Em 2009 o hotel recebeu três prêmios, o mais importante foi o World Travel Awards, que elegeu o hotel como o melhor na América do Sul para eventos e
conferências. Durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que aconteceu no ano passado, o hotel ganhou grande movimento, principalmente de pilotos e suas equipes. Outras celebridades também freqüentaram o hotel durante o ano, como Liza Minelli, Elton John, Alanis Morissette, a banda Jonas Brothers, o grupo inglês Oasis, e até o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, entre outros.

(Fonte : D C I / 29-01-10)

SETOR TURÍSTICO QUER INVESTIMENTOS AGORA PARA A COPA



Na reunião entre diretores da Agência da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa) e empresários do setor hoteleiro para definir os investimentos necessários para sediar o maior evento do mundo, o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, sustenta que são necessários investimentos em pontos turísticos em Chapada dos Guimarães, Nobres e no Pantanal para que após a Copa do Mundo os empresários não sofram com a debandada de turistas. “O Portão do Inferno não tem banheiro, muitos pontos turísticos estão fechados para visitação. Nobres precisa de muita infraestrutura, fora a questão fundiária que precisa ser resolvida. É necessário ainda melhorias para os visitantes que vão conhecer o Pantanal, por exemplo. É preciso melhorar o produto turístico, banheiro, recepção com guia”, pondera.
Nigro diz que a Copa do Mundo será uma grande vitrine para Cuiabá e, no negócio do turismo, a propaganda boca a boca faz muita diferença. “Antes da Copa do Mundo, os principais pontos turísticos já precisam estar estruturados, para que no pós-Copa mais pessoas continuem visitando o Estado”.Durante a reunião, o diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge, disse que além dos investimentos do Estado os empresários da rede hoteleira precisam apostar na Copa do Mundo e adequar os hotéis de acordo com as exigências impostas pela Fifa.
Dos 67 hotéis de Cuiabá, apenas 21 tem internet nas apartamentos, 18 oferecem TV a cabo aos hóspedes e cinco tem loja de souvenirs. “É pouco. Temos que nos adequar aos turistas estrangeiros. É uma outra cultura e um padrão de exigência maior”, comentou Jorge.
A exigência da Fifa é de que o Brasil ofereça 55 mil quartos entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. As acomodações são para a delegação da Fifa, comitê organizador, oficiais da partida, imprensa, espectadores, operadores de turismo e a Match, uma associação de empresas responsável pela emissão dos bilhetes das partidas, acomodações e hospitalidade.
A Match já reservou 1.757 quartos em 36 hotéis em Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. Yuri também apresentou as oportunidades do empresariado, já que a Copa do Mundo é o maior evento de negócios do Planeta. “O futebol é só a cereja do bolo”. A Alemanha teve um acréscimo de 8 bilhões de euros de 2003 a 2010, só por ter sediado os jogos em 2006.

(Fonte : Portal da Copa, com informações da Folha do Estado / 27-01-10)

PIAUÍ ATRAI INVESTIMENTO DE FUNDOS ESTRANGEIROS EM INFRAESTRUTURA

Uma onda de investimentos estrangeiros tem chegado ao Piauí nos últimos meses. No início deste ano, o Estado começou a receber visitas de representantes de fundos vindos principalmente de Londres com interesse em áreas florestais, de infraestrutura, de turismo, entre outras.
O fundo inglês Oxygen PLC, que esteve no Piauí neste mês, está fechando um negócio ligado a plantio de eucalipto e já demonstrou interesse em projetos relacionados a crédito de carbono, segundo Sérgio Vilela, secretário de relações internacionais do Piauí.
Para fevereiro, o governo do Estado já tem agendadas reuniões com o Reynolds Ventures, outro fundo inglês, interessado na construção de resorts, e com o grego Axial Capital.
O fundo Delamore & Owl Group of Companies, inglês que tem planos de investir US$ 3 bilhões no Brasil nos próximos anos, está participando da concorrência de uma PPP em Teresina para a construção de redes de esgoto e tratamento de água, segundo Carlos Zveibil Neto, vice-presidente da Apeop (Associação Paulista dos Empresários de Obras Públicas).
"Nós avaliamos que os fundos de investimentos estão mais inseguros em relação aos mercados financeiros e passaram a buscar alternativas", afirma Vilela.
Acredita-se também que a ampliação do aeroporto internacional de Parnaíba possa estar atraindo atenção para o turismo no Piauí, devido à proximidade de Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses, cujo acesso via Parnaíba poderia ser incrementado.
"Recentemente, uma empresa indiana confirmou a aquisição de direito de exploração de uma reserva de ferro, temos os investimentos nos aeroportos e a infraestrutura do Estado crescendo. Tudo isso cria condições para recebermos investimentos", diz Vilela.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / Ed. Dinheiro / Col. Mercado Aberto / 29-01-10)

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL TEM MAIS TEMPO PARA ENTREGAR DECLARAÇÃO DE RENDIMENTO

Foi prorrogado do dia 29 de janeiro para o dia 31 de março o prazo para que os empreendedores individuais formalizados em 2009 entreguem a declaração de rendimentos - a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI).
A mudança está na Resolução nº 70, do Comitê Gestor do Simples Nacional publicada na quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.
Conforme o secretário-executivo do Comitê, Silas Santiago, a decisão leva em conta principalmente o fato de que há empreendedores que “estão numa situação intermediária: não concluíram totalmente o processo de formalização com a entrega de documentos à Junta Comercial”.
Empreendedor Individual é a figura jurídica criada pela Lei Complementar 128/08, que possibilita a formalização de quem exerce atividades econômicas por conta própria, como doceiras, chaveiros e pipoqueiros. A formalização prevê opção imediata pelo Simples Nacional – o sistema simplificado de tributação das micro e pequenas empresas.
É por meio desse sistema que eles recolhem a taxa fixa mensal de 11% sobre o salário mínimo mais R$ 1,00, nos setores da indústria ou do comércio, e 5,00 na área de serviços. Por isso as decisões sobre esse tema cabem ao Comitê Gestor do Simples Nacional.
Já o processo de gestão do Empreendedor Individual é feito pelo Comitê Gestor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
O secretário-executivo desse Comitê, Edson Lupatini, lembra que a partir de 8 de fevereiro entra no ar um novo sistema de registro desses empreendedores, mais simplificado, acabando inclusive com a entrega física de documentos nas juntas comerciais.
O secretário garante também que no dia 8 de fevereiro o registro dos empreendedores será aberto para todos os estados do País. Atualmente o registro é feito apenas no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará.
O prazo para os empresários individuais que estão no Simples Nacional optarem para se tornar Empreendedor Individual não mudou e encerra nessa sexta-feira (29). A opção é feita pela Internet, no portal do Simples Nacional (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/).
(Fonte : Ag. Sebrae de Notícia / 28-01-10)

MTUR FARÁ NOVA CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA

O Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o INMETRO e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), começa a realizar no final de fevereiro uma série de oito encontros nas cinco regiões do país com o objetivo de estabelecer as matrizes para a nova classificação dos meios de hospedagem brasileiros. Os encontros estabelecerão critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de selva, hotéis históricos e os chamados “cama e café”.
Com a nova classificação, o ministério espera ter um controle mais rígido em relação à qualidade dos serviços prestados, dando credibilidade à hotelaria brasileira.

(Fonte : Ministério do Turismo / 29-01-10)