sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PIAUÍ ATRAI INVESTIMENTO DE FUNDOS ESTRANGEIROS EM INFRAESTRUTURA

Uma onda de investimentos estrangeiros tem chegado ao Piauí nos últimos meses. No início deste ano, o Estado começou a receber visitas de representantes de fundos vindos principalmente de Londres com interesse em áreas florestais, de infraestrutura, de turismo, entre outras.
O fundo inglês Oxygen PLC, que esteve no Piauí neste mês, está fechando um negócio ligado a plantio de eucalipto e já demonstrou interesse em projetos relacionados a crédito de carbono, segundo Sérgio Vilela, secretário de relações internacionais do Piauí.
Para fevereiro, o governo do Estado já tem agendadas reuniões com o Reynolds Ventures, outro fundo inglês, interessado na construção de resorts, e com o grego Axial Capital.
O fundo Delamore & Owl Group of Companies, inglês que tem planos de investir US$ 3 bilhões no Brasil nos próximos anos, está participando da concorrência de uma PPP em Teresina para a construção de redes de esgoto e tratamento de água, segundo Carlos Zveibil Neto, vice-presidente da Apeop (Associação Paulista dos Empresários de Obras Públicas).
"Nós avaliamos que os fundos de investimentos estão mais inseguros em relação aos mercados financeiros e passaram a buscar alternativas", afirma Vilela.
Acredita-se também que a ampliação do aeroporto internacional de Parnaíba possa estar atraindo atenção para o turismo no Piauí, devido à proximidade de Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses, cujo acesso via Parnaíba poderia ser incrementado.
"Recentemente, uma empresa indiana confirmou a aquisição de direito de exploração de uma reserva de ferro, temos os investimentos nos aeroportos e a infraestrutura do Estado crescendo. Tudo isso cria condições para recebermos investimentos", diz Vilela.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / Ed. Dinheiro / Col. Mercado Aberto / 29-01-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário