quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TURISMO GEROU R$ 103,7 BILHÕES NO PAÍS EM 2009, DIZ IBGE


O turismo gerou R$ 103,7 bilhões no País em 2009, segundo o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo. O resultado representa um aumento real de 4,6% em relação a 2008. No mesmo período a economia brasileira teve retração de 0,3%.
"Foi o ano da crise, mas que atingiu mais a indústria do que os serviços. E esse setor é praticamente serviços, então não foi afetado", explicou Ricardo Moraes, gerente de Modelos e Métodos da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.
Na comparação com 2003, quando teve início a série histórica do estudo, o avanço na geração de renda do turismo foi de 32,4%, também superior à expansão da economia brasileira no período, que foi de 24,6%.
No entanto, o turismo ainda não conseguiu ampliar a sua participação na economia na mesma velocidade. As atividades de turismo respondiam por 3,6% do valor adicionado da economia brasileira em 2003. Seis anos depois, em 2009, essa fatia aumentou para apenas 3,7%, segundo o levantamento. Ao mesmo tempo, a participação do turismo no setor de serviços encolheu no mesmo período, saindo de 5,6% para 5,5% do segmento.
"Isso está relacionado a preços tanto dos serviços quanto dos insumos consumidos. O ganho de participação no PIB é uma variação importante, mas o ganho de valor gerado é mais importante", afirmou Moraes, citando o exemplo da Agropecuária, que vem mantendo sua participação no PIB ao redor de 5,5% embora seja uma atividade de extrema importância na economia brasileira.
Em 2009, as atividades turísticas empregavam 5,9 milhões de pessoas, o equivalente a 9,9% dos trabalhadores ocupados no setor de serviços. O resultado corresponde a uma fatia de 6,1% do total de ocupados no mercado de trabalho brasileiro. O montante representa um aumento de 1,3% em relação a 2008. Na comparação com 2003, o avanço na ocupação no segmento foi de 10,5%.
Os ocupados nas atividades de turismo receberam R$ 48,8 bilhões em rendimentos, 3,5% do total pago aos ocupados no País. A remuneração média anual foi de R$ 8,3 mil, um aumento nominal de 96,9% em relação a 2003. No mesmo período a remuneração média total dos ocupados no País cresceu 68,6%

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO PUXARAM RENDA NO TURISMO EM 2009


Os serviços ligados à alimentação puxaram o avanço na geração de renda do turismo no País em 2009, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo, e divulgado nesta quarta-feira. O valor adicionado do segmento somou R$ 38,8 bilhões, o equivalente a 37,4% do montante de 103,7 bilhões gerados pelas atividades características do turismo em 2009.
"O segmento de alimentação é mais pesado, inclui bares e restaurantes, mas também serve a não turistas", reconheceu Ricardo Moraes, gerente de Modelos e Métodos da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.
Na lista de maiores participações no PIB do turismo, o segundo e terceiro lugar também são atividades que servem tanto a turistas quanto a residentes. As atividades recreativas, culturais e desportivas geraram R$ 18,6 bilhões de renda em 2009, 17,9% do total, enquanto o transporte rodoviário teve valor adicionado de R$ 18,0 bilhões, 17,4% do total do turismo. "Parte do crescimento dessas atividades pode ter sido puxada por um aumento da demanda de residentes mesmo", disse Moraes.
Entretanto, atividades tipicamente ligadas ao turismo, como o transporte aéreo e agências e organizadores de viagens registraram crescimento expressivo. Na passagem de 2008 para 2009, apesar da crise internacional, o valor adicionado do transporte aéreo no País avançou 2,5%, enquanto a geração de renda das atividades de agências e organizadores de viagens teve expansão de 4,2%.
"Quem viajou para fora do País não vai aparecer aqui no estudo, só os brasileiros e estrangeiros que fizeram turismo aqui mesmo", explicou o gerente do IBGE. Os serviços de alojamento permaneceram estáveis entre 2008 e 2009, notou o instituto, no levantamento intitulado "Economia do Turismo, uma perspectiva macroeconômica 2003-2009".

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

BRASILEIROS PODEM VIAJAR SEM VISTO PARA MAIS 4 PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA


Desde anteontem, os brasileiros podem viajar sem a necessidade de tirar visto para mais quatro países da União Europeia. Entraram para a lista Chipre, Estônia, Letônia e Malta.
O tempo máximo de permanência nesses países, sem o visto, é de três meses, podendo, porém, ser prorrogado.
As quatro nações aderiram à União Europeia em 2004, quando o acordo que eliminava a necessidade de visto para turistas do grupo e do Brasil já tinha sido assinado.
De acordo com o Itamaraty, o novo acordo que elimina a necessidade do documento demorou oito anos para ser fechado por causa do baixo número de brasileiros que viajam para os quatros países.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

REDE INTERCITY DE HOTÉIS ANUNCIA LANÇAMENTO DE NOVA UNIDADE EM CURITIBA


A Rede InterCity de Hotéis anuncia que operará um hotel que fará parte do Urban Office & Hotel Curitiba, novo empreendimento da Cyrela Paraná, no bairro curitibano Cabral, região nobre e cada vez mais valorizada da capital paranaense. O projeto, com 196 apartamentos e área total de 2570 m2, será lançado em novembro e contará com uma torre mista, com unidades comerciais e hoteleiras.
O diretor de desenvolvimento da rede InterCity, Sérgio Bueno ressalta: “Estamos muito satisfeitos de entrar no mercado de Curitiba, uma importante cidade do país e a única capital da região sul em que ainda não operamos. A cidade, um importante polo emissor de hóspedes executivos, é estratégica para a InterCity na região”.

(Fonte : Business Travel Magazine)

AEROPORTOS VÃO RECEBER INVESTIMENTOS DE R$ 37 MILHÕES


Onze municípios mato-grossenses vão receber investimento da ordem de R$ 37 milhões para melhorar a infraestrutura dos aeroportos e aeródromos já existentes e assim impulsionar o turismo em várias regiões do Estado. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) informa que os recursos fazem parte do montante viabilizado pelo governo do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). A verba será investida em obras de sinalização luminosa, ampliação da pista de pouso, estação de passageiros, pavimentação e recapeamento das pistas, pátio para aeronaves, acesso aos aeroportos, entre outras.
Com o investimento, será possível melhorar a infraestrutura dos aeroportos e aeródromos nos municípios de Juína, Rondonópolis, Pontes de Lacerda, Nova Mutum, Juara, São Feliz do Araguaia, Tangará da Serra, Cáceres, Diamantino, Barra do Garças e Alta Floresta. De acordo com a secretária estadual de Turismo, Teté Bezerra, as obras dos aeroportos de Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Garças e Juara já estão prontas para serem licitadas. As demais, os projetos estão em fase de conclusão.
Para a aviação regular, os critérios de seleção de aeródromos públicos levaram em consideração atributos como: distância com raio de até 250 quilômetros da cidade sede dos jogos da Copa de 2014, a existência de um terminal de passageiros e de uma pista de pouso com mais de 1.5 mil metros. No caso da aviação geral, foram selecionados aeródromos, públicos ou não, com raio de até 500 quilômetros de distância das cidades sedes. Além disso, foram observados ainda critérios como pista com mais de 1.3 mil metros e com resistência superior a PCN 7 (classificação de resistência do pavimento da pista).
A lista apresentada ao Gecopa também é segmentada em aeródromos de destino e aeródromos alternativos, já prevendo um direcionamento de acordo com as características do voo: internacional, doméstico, aviação geral ou VIP (autoridades, delegações ou chefes de Estado). A secretária Teté Bezerra lembrou ainda que até 2014 serão investidos R$ 330 milhões na infraestrutura turística. São obras, segundo a secretária, fundamentais para o turismo, como por exemplo, a revitalização da Salgadeira, investimentos em Nobres e no Pantanal

(Fonte : Gazeta Digital – MT)

EMBARQUE


Os passageiros do setor aéreo veem com bons olhos ofertas de autoatendimento, segundo pesquisa da Sita, empresa especializada em soluções de TI para o setor.
O check-in automático de bagagens é um dos serviços de maior destaque para 68% dos entrevistados.
Cerca de 65% afirmaram que gostariam de receber informações atualizadas sobre voos em seus celulares.
A pesquisa foi realizada com 2.526 passageiros de mais de 70 países nos aeroportos internacionais de São Paulo, Pequim, Atlanta, Abu Dhabi, Mumbai e Frankfurt.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

TAM COMEÇA A OPERAR VOO DIÁRIO RIO DE JANEIRO-MONTEVIDÉU EM NOVEMBRO


A TAM Linhas Aéreas lançará no dia 15 de novembro um voo diário (ida e volta), sem escalas, ligando as cidades do Rio de Janeiro e Montevidéu. A nova operação proporcionará aos clientes da companhia mais opções de conexão para diversos destinos brasileiros e internacionais, agora via aeroporto do Galeão. A rota será operada por uma aeronave Airbus A320, com 12 assentos na Classe Executiva e 144 na Econômica.
Com a novidade, as empresas do Grupo LATAM - TAM e LAN - passarão a oferecer sete voos diários (quatro da TAM) entre Montevidéu e três das principais cidades da América do Sul: Rio de Janeiro, Santiago e São Paulo. O novo voo da TAM, JJ8038, partirá diariamente às 07h45 do aeroporto do Galeão (GIG) no Rio de Janeiro e chegará a Montevidéu (MVD) às 10h50. No sentido inverso, o voo JJ8039 deixará MVD às 18h30 e pousará no GIG às 21h07.

Mais informações: www.tam.com.br  

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

EMPRESA AÉREA É INVESTIGADA POR POUSOS POR FALTA DE COMBUSTÍVEL


A companhia aérea low cost Ryanair é líder do mercado na Espanha com mais de 30 milhões de passageiros ao ano, mas vem sendo protagonista nos últimos meses pela falta de segurança. O Ministério de Fomento abriu uma investigação depois de três pousos de emergência da empresa por falta de combustível no aeroporto de Valência.
Investiga-se se outras quatro aterrissagens deste tipo podem ter acontecido, além de mais de 1 mil incidências somente este ano. "A maior economia que se pode fazer num voo é com o combustível e algumas companhias têm uma política de uso do mínimo estipulado pelas normas europeias", explica Iván Gutiérrez Santos, diretor geral técnico do Colégio Oficial de Pilotos da Aviação Comercial na Espanha (Copac).
Se declarada culpada, a Ryanair não perderia a licença para voar na Espanha, mas poderia sim ser levada a questionamentos em Bruxelas, onde se determina as normas de aviação para toda a Europa. Agora, as denúncias estão sob segredo de Justiça, mas a ministra Ana Pastor já começou a endurecer as normas de segurança de voo e fiscalizações para evitar, segundo ela, situações de perigo iminente. "A ministra tinha que mostrar que tem o controle da segurança aérea espanhola, mas se a Ryanair fosse realmente um problema, não poderia voar no continente, como faz", opina Carmen Abril Barrie, professora da Universidade Complutense de Madri.
Para a Copac, as medidas chegam depois de muitos pedidos. "Faz tempo que reclamamos supervisões mais efetivas e sanções para quem coloque os passageiros em risco. Precisávamos destas medidas não só pelo que aconteceu agora, mas para garantir que a segurança seja o principal objetivo também em outras companhias", afirma Gutiérrez Santos.
Michael O'Leary, presidente da Ryanair, defende-se dizendo que cumpre todas as normas, mas como afirma o diretor da Copac, isto pode não ser suficiente. "As regras estabelecem requisitos mínimos, como no caso da carga de combustível, sobre os quais que deve aplicar uma margem em função de problemas que possam ocorrer. Mas, pelo visto, a política de uso de combustível da irlandesa deve ser revisada."

PUBLICIDADE NEGATIVA E MODELO DE NEGÓCIO

Mesmo com a suspeita de insegurança, não se espera que a empresa note uma queda acentuada no número de passageiros, já que há voos por até nove euros (cerca de R$ 22). "Há passagens mais baratas do que um táxi para distâncias curtas, e é com isso que o público da Ryanair está preocupado", explica Carmen Abril. "Todos sabemos que Michael O'Leary gosta de criar polêmica, e creio que mesmo negativas, estas denúncias são na verdade propaganda gratuita para eles", completa.
Em 2011, 76 milhões de pessoas voaram com a companhia irlandesa. E para Carmen, foi justamente este modelo de negócio que fez com que a empresa esteja crescendo em toda Europa, mesmo com a crise dos últimos anos. "O público é constituído principalmente por jovens, estudantes e gente que não se importa em pagar pouco, mesmo não tendo lanche nem muito espaço durante a viagem", diz.
A professora vai mais longe e diz que na América Latina, incluindo o Brasil, este mesmo modelo poderia ter ainda mais sucesso. "As distâncias são mais longas e muita gente de classe média - não somente jovens - que não poderia se permitir pagar uma passagem de avião hoje, iria preferir voar por menos da metade do preço do ônibus. Para garantir que o custo seja baixo assim, a companhia economiza desde o amendoim até o combustível."

BARATO, MAS COM CONFORTO É MAIS CARO

É verdade que há passagens por até nove euros, mas elas demandam também muita atenção do consumidor. Se o passageiro vai voar de Ryanair, é aconselhável fazer o check-in online e levar seu bilhete impresso, senão pode pagar 60 euros (cerca de R$ 150) adicionais ao preço do bilhete no balcão do aeroporto. Além disso, deve verificar se sua bagagem não ultrapassa o tamanho e peso máximos (55 x 40 x 20 cm e 10kg) ou terá que pagar mais 50 euros (cerca de R$ 125) por não poder levá-la na cabine. E só está permitido levar um volume como bagagem de mão, contando pequenas bolsas ou o computador em outra maleta.
Por fim, é preciso verificar o horário e a distância do aeroporto até o local onde precisa ir, já que a companhia trabalha com aeroportos afastados dos grandes centros e o transporte pode custar caro durante o dia e mais ainda se o voo atrasar e for necessário ir de táxi quando o transporte público já está parado.

(Fonte : Portal Terra)

TAXISTA QUE FAVORECER TURISMO SEXUAL PODERÁ PERDER LICENÇA


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4.332/12, do deputado Pastor Marcos Feliciano (PSC-SP), que pune o taxista com a perda da permissão de trabalho se ele beneficiar o turismo sexual. A proposta altera a Lei 12.468/11, que regulamenta a profissão.
De acordo com conceito da Organização Mundial do Turismo adotado pela proposta, o turismo sexual é feito de viagens organizadas com o propósito de se ter relações sexuais comerciais do turista com residente do local de destino.
O autor da proposta afirmou que grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, costumam atrair torcedores interessados na exploração sexual. “Nossa preocupação aumenta na medida em que consideramos aquela parcela mais carente do nosso contexto social”, afirmou Feliciano.
De acordo com Feliciano, os taxistas precisam apoiar a jornada contra a exploração sexual infanto-juvenil.

TRAMITAÇÃO

A proposta ainda será distribuída às comissões temáticas da Casa.

(Fonte : Agência Câmara de Notícias)

HORÁRIO DE VERÃO 2012 COMEÇA À ZERO HORA DO PRÓXIMO DIA 21 DE OUTUBRO


O horário de verão deste ano começará à 00h00 do próximo dia 21 de outubro, domingo, e vigorará até 17 de fevereiro de 2013. No dia 21 os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia. Segundo o governo, o principal objetivo do horário de verão aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 18h00 às 21h00. Desde 2008, decreto presidencial determina que o horário de verão começará, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte

(Fonte : Business Travel Magazine)