segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BAHIATURSA FARÁ SEMINÁRIOS SOBRE TURISMO ÉTNICO

Como parte dos esforços para conquistar o mercado turístico afrodescendente, a Bahiatursa (agência de promoção do turismo da Bahia) realizará dois seminários sobre turismo étnico para promover o segmento em âmbito estadual, nacional e internacional para agentes e operadores de viagem. O I Seminário Estadual de Turismo Étnico-Afro acontece em maio (ainda sem data definida), e o I Seminário Nacional e Internacional acontece de 11 a 13 de agosto. No evento, haverá palestras, mostras de produtos afro e feiras de moda, artesanato e gastronomia.
A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, destaca a importância de investimentos nos mercados emissores para o turismo étnico. “Queremos investir mais no mercado nacional e buscar mais mercados internacionais. Estamos focando os mercados que mais podem trazer resultados positivos. Percebemos que os festivais gastronômicos são uma ótima forma de promover o turismo da Bahia, atingindo inclusive o público final”, declarou.
Mais informações podem ser obtidas junto à Bahiatursa pelo telefone (71)3117-3000 ou e-mail decom@bahiatursa.ba.gov.br

(Fonte : Panrotas / 22-02-10)

SÃO PAULO GANHA HOTEL NO BRÁS, TRADICIONAL BAIRRO DE COMPRAS

Será inaugurado já na segunda quinzena de março o Hotel Family, localizado no Brás, reduto de compras de roupas e tecidos da capital paulista. "O Brás é deficente em relação a hotéis, por isso surgiu a ideia de trazer para região uma estrutura de qualidade bem superior ao que já encontramos aqui", declara Ronaldo Franco, gerente geral do meio de hospedagem.
A região recebe lojistas de todo o país, que vão ao local em busca de preços mais competitivos - e é esse o público do empreendimento. "A procura já é muito grande e temos reservas para o período de 27 até 31 de março, quando acontece a feira Hair Brasil", conta. "O hotel ainda vai oferecer transfer para eventos no Anhembi, Expo Center Norte e para o aeroporto", completa. A expectativa de ocupação para o primeiro trimestre de funcionamento é de 50%.
Franco explica que ainda não tem referencial de diária média, mas os preços praticados serão de R$98, R$ 128 e R$ 158, para os apartamentos single, double e triplo, respectivamente. "Tomamos como base, além dos serviços do hotel, o valor que o público está acostumado a pagar nos hotéis do centro", explica.
Estrutura

O prédio do Family Hotel era uma fábrica e agora conta com 230 apartamentos, restaurante e lanchonete, além de cerca de 70 lojas no térreo do empreendimento.
O estacionamento tem capacidade para até 30 ônibus - meio de transporte muito utilizado pelos lojistas que visitam a região.

(Fonte : Hôtelier News / 22-02-10)

BRASIL TEM MELHOR RESULTADO EM PESQUISA SOBRE RECUPERAÇÃO DA CRISE ENTRE PAÍSES LATINOS

Pela segunda vez consecutiva, o país apresentou o melhor resultado entre os 11 acompanhados na Sondagem Econômica da América Latina. O Índice de Clima Econômico (ICE) da região subiu de 5,2 para 5,6 pontos entre outubro de 2009 e janeiro de 2010.
Divulgada hoje (22) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o Institute for Economic Research at the University of Munich (IFO), instituto alemão de pesquisas, a sondagem mostrou que a economia da América Latina manteve a trajetória de recuperação após a crise financeira internacional.
De acordo com o levantamento, para o conjunto de países da região, o ritmo de recuperação acompanha o da economia mundial, passado o período crítico da crise. O resultado ascendente foi puxado principalmente pela melhora das avaliações sobre a situação presente da economia.
Numa escola que varia de 1 a 9 pontos, o Índice de Situação Atual (ISA) passou de 3,3 para 4,0 pontos. Embora o avanço tenha sido considerado “expressivo”, o que ocorre pelo segundo trimestre consecutivo, o documento destaca que economia da região ainda não voltou à situação anterior à crise. Em junho de 2008, o ISA havia alcançado 5,7 pontos.
O Índice de Expectativas (IE) manteve o patamar observado no trimestre anterior, passando de 7,0 para 7,1 pontos, o que, segundo os técnicos dos institutos, sinaliza “otimismo dos especialistas com as economias da região durante o primeiro semestre de 2010”.
Na análise por países que compõem a região, o documento destaca que, além do Brasil, cujo ICE atingiu 7,8 pontos, quatro nações estão em fase de expansão econômica. Chile (7,4), Peru (7,3), Uruguai (7,0) e Argentina (5,3). O grupo formado por Bolívia, Colômbia, Equador, México e Paraguai está em fase de recuperação. A Venezuela (3,0) é o único país que permanece em recessão.
O Brasil também liderou o ranking das avaliações sobre a situação atual, tendo sido o único país com ISA superior a 7,0 pontos (7,7). Em seguida, aparecem Uruguai (6,3) e Chile (6,1). No quesito que mede as expectativas em relação aos próximos seis meses, dez dos 11 países apresentaram situação favorável. Os destaques foram Peru (8,8), Chile (8,6), Paraguai (8,3) e Colômbia (8,2).
A Sondagem Econômica da América Latina é um levantamento divulgado trimestralmente com o objetivo de monitorar e antecipar tendências econômicas. Para a pesquisa de janeiro de 2010 foram consultados 139 especialistas em 17 países.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 22-02-10)

TURISMO FERROVIÁRIO TERÁ CARTILHA PARA PROJETOS

A elaboração de uma cartilha para orientar a preparação de projetos de trens com finalidades turísticas e culturais foi debatida na última quinta-feira (18), em Brasília, durante reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário. O objetivo do material, além de orientar eventuais interessados, é também dar agilidade, definir de critérios e simplificar trâmite das propostas.
Além disso, será elaborado um formulário para padronizar as solicitações de projetos para evitar a falta dados e que podem acabar atrasando o trâmite das propostas. No formulário, o órgão ou entidade que propõe o projeto deve informar objetivos, justificativas e descrições gerais, por exemplo. Quando estiver concluído, o formulário estará disponível no portal do MTur (www.turismo.gov.br), para cadastro online.
O GT de Turismo Ferroviário é composto por representantes dos ministérios do Turismo (MTur) e dos Transportes (MT), além do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
Portaria Interministerial
Tramita na Consultoria Jurídica do MTur, a portaria interministerial que cria e define atribuições para o Turismo Ferroviário. O documento reunirá critérios para a apresentação de projetos de trens turísticos no Brasil.

(Fonte : Ministério do Turismo / 19-02-10)

PROMOÇÃO TURÍSTICA DO MERCOSUL NO JAPÃO TERÁ FUNDO PRÓPRIO A PARTIR DE 2011

O fundo de US$ 600 mil para manutenção do Projeto de Promoção Turística do Mercosul no Japão entrará em funcionamento em 2011. O prazo foi definido no Encontro de Coordenadores Nacionais da Reunião Especializada em Turismo (RET), ocorrido há uma semana, em Buenos Aires, e permitirá que Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina se adaptem ao novo modelo de financiamento da promoção conjunta dos quatro países no mercado japonês. Até 2010, esse trabalho era financiado em grande parte pelo governo, por meio de sua agência de promoção de negócios. Com o fim do acordo de cooperação, os quatro países sul-americanos decidiram assumir o financiamento integral das ações de promoção.
Enquanto o fundo não for efetivamente constituído, os países remeterão os recursos diretamente ao escritório conjunto que gerencia o Projeto, com sede em Tóquio. O Brasil paga a maior parte dos custos (65%), seguido por Argentina (20%), Paraguai e Uruguai, com 7,5% cada um. A proporcionalidade se baseia no número de turistas japoneses que cada país recebe. “Essa iniciativa pioneira, além de exemplo para futuras ações de consolidação do bloco, ajudou a aumentar o fluxo de turistas japoneses para a América do Sul”, afirma o diretor do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, Patric Krahl, que participou da RET. No início do projeto, em 2003, 68.801 turistas japoneses visitaram os quatro países. Em 2008, foram 110.661 visitantes, um aumento de 60,8%.
Na reunião também foi discutida a harmonização de regras e procedimentos nas fronteiras do Mercosul como forma de assegurar o aumento do fluxo de turistas entre os quatro países. O tema voltará à pauta no próximo Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras (Frontur), no Paraguai, sem data definida.
Os coordenadores ainda aprovaram o folheto informativo do Mercosul, que está sendo produzido pelo Paraguai e será distribuído nos pontos de fronteira terrestre dos países-membros, com o objetivo de orientar os turistas sobre os documentos e procedimentos exigidos em cada país do Mercosul. Outros temas discutidos foram o plano de divulgação conjunta do Mercosul por ocasião da realização de grandes eventos internacionais na América do Sul (como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) e a incorporação da Venezuela ao bloco.

(Fonte : Ministério do Turismo / 18-02-10)

GOVERNADORES QUEREM CRIAÇÃO DE EMPRESA AÉREA EXCLUSIVA DO NORDESTE


Uma ação conjunta, possibilitando a definição de um assunto que continua se arrastando há um bom tempo. Todos sabem das dificuldades de interligação aérea entre cidades dos estados da região Nordeste, assunto que foi pauta, inclusive, de uma recente posição da Sudene com a proposta de bancar boa parte de um projeto, que embasaria empresas já existentes – como as regionais de maior porte - mas que continuou se arrastando entre os aspectos políticos e administrativos no governo federal.
Desde a reunião em Maceió durante o Nordeste Invest do ano passado, quando lá esteve o ministro da Defesa, Nelson Jobim e em seguida, da reunião em Montes Claros (MG) com governadores do Nordeste e autoridades federais, o assunto não saiu do protocolo das gavetas. Parecia até estar caindo no esquecimento.
Pois agora o tema volta sob nova proposta, como foi apresentado na reunião da semana da CTI (Comissão de Turismo Integrado), com os governos dos nove estados nordestinos dispostos à concessão de benefícios fiscais para que a NOAR atue exclusivamente na região, como informa o secretário de turismo do Piauí, Silvio Leite. “Os governadores do Nordeste estarão reunidos com a direção da NOAR para propor que ela seja a empresa de avião do Nordeste. Já há quatro aeronaves compradas. São aviões com 19 lugares”.
De acordo com o secretário, a intenção dos governos nordestinos é fazer com a NOAR o mesmo de Minas Gerais com a Trip e por São Paulo com a Passaredo. “Vamos reduzir os impostos do combustível e trabalhar com o sistema de promoção para cada assento vendido”.
A NOAR tem sede jurídica em Caruaru, em Pernambuco e tem como objetivo vôos entre cidades com distância de até 400 quilômetros. A idéia da empresa, e dos governos nordestinos, é que a Noar ligue as capitais do Nordeste a cidades de pequeno e médio portes como Parnaíba (Piauí), Campina Grande (Paraíba), Caruaru (Pernambuco), Arapiraca (Alagoas) e Sobral (Ceará).


(Fonte : Brasilturis Jornal / 20-02-10)

PROJETO EXIGE SINALIZADOR EM PRÉDIOS PRÓXIMOS A AEROPORTOS

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6748/10, já aprovado pelo Senado, que obriga os responsáveis por edificações situadas em áreas próximas a aeroportos e a helipontos a instalar, operar e manter equipamentos de sinalização e balizamento aéreos.
A proposta prevê multa diária para o responsável pela propriedade que não fizer a manutenção do equipamento. Além disso, se a obrigação não for cumprida, o serviço poderá ser feito pela autoridade competente, mas deverá ser pago pelo infrator.
O autor da proposta, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), afirma que os equipamentos de segurança e de sinalização aeronáuticos têm uma vida útil muito curta e, por isso, a manutenção ganha especial importância. "Nos equipamentos de sinalização aérea fixa, por exemplo, a duração das lâmpadas de lente vermelha não vai além de quatro meses, em média."
Virgílio ressalta que a negligência com a manutenção gera riscos à segurança dos voos e pode resultar em tragédias de grandes proporções. "Basta que, num pequeno descuido, um comandante de aeronave em condições de voo visual e em situação crítica se depare, no topo de um edifício, com uma antena, um para-raios ou uma torre que não possa ser notada em virtude da inexistência de equipamento de sinalização adequado ou de sua condição inoperante."
O projeto inclui dispositivo no Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86). Para Virgílio, as obrigações relativas aos equipamentos de sinalização precisam constar explicitamente do código, sem prejuízo do necessário detalhamento em normas complementares.
Atualmente, o assunto é regulamentado pela Portaria 1.141/GM5, de 1987, da Aeronáutica.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo, em regime de prioridade, e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / 19-02-10)

O SOL A SERVIÇO DO VIAJANTE

No ano passado, quando ainda presidia o site sobre reciclagem Earth911, Jonathan Smith queixava-se da frustração de embarcar num avião, após uma palestra ou um dia cheio de reuniões, carregando um celular desligado por falta de opções para recarga.
"Ter acesso a uma estação de trabalho ou encontrar uma tomada aberta durante conexões no aeroporto era simplesmente imprevisível demais", disse ele.
Smith, então, comprou um carregador solar portátil, que ele poderia apoiar na janela do avião. "Eu o plugaria no meu telefone e, quando pousássemos, eu estaria pronto outra vez." Claro que o carregador combinava bem com seus valores ambientais.
No entanto, ele disse que foi "por conveniência" que começou a carregar seus equipamentos com energia solar.
Smith é parte do crescente número de profissionais que, por praticidade ou preocupação ambiental, usam dispositivos portáteis de energia renovável -principalmente painéis solares, mas também geradores a manivela, conhecidos como dínamos, ou equipamentos a corda- para alimentar seus aparelhos em viagens a lugares com pouco ou nenhum acesso a eletricidade.
"Essa tecnologia torna o nosso trabalho possível", disse John Poulsen, ecologista que atua em florestas da África Central. Com frequência, a coleta de material leva Poulsen a até 40 km da estrada mais próxima. "A pesquisa que fazemos exige estadias que duram de duas a três semanas na floresta. E, se tivéssemos de voltar à aldeia a cada dois ou três dias por causa das baterias, simplesmente não daria para fazer [a pesquisa]."
Em termos gerais, a energia renovável portátil não é capaz de alimentar grandes equipamentos, como computadores de mesa ou impressoras. Mas pode gerar eletricidade suficiente para laptops, telefones por satélite, câmeras de vídeo e foto, gravadores de som, GPS e iluminação de um acampamento, afirmou Stuart Cody, dono da Automated Media Systems, em Massachusetts.
A empresa customiza equipamentos solares portáteis e sistemas de "backup" com baterias para aventureiros e executivos viajantes.
Os equipamentos melhoraram significativamente desde seu lançamento, em meados da década de 1990. Foi mais ou menos nessa época que o programa de conservação do canguru de árvore, administrado pelo Parque Zoológico Woodland, de Seattle, começou a usar a energia solar portátil em suas instalações na Papua-Nova Guiné.
"Inicialmente, pegamos painéis que não funcionavam muito bem", disse Lisa Dabek, diretora de conservação de campo do zoo. Agora, os painéis solares usados para alimentar laptops, equipamentos de navegação e telefones por satélite "são muito menores e muito mais portáteis", acrescentou ela.
A organização usa essa tecnologia por razões ambientais e de praticidade.
Geradores a combustível são muito pesados, "e carregá-los morro acima por dois dias não é viável", segundo Dabek. Além do mais, geradores "fazem muito barulho, o que iria assustar os cangurus de árvore".
Cody disse que os usuários têm de ser realistas sobre quanta energia os painéis portáteis podem gerar. "A maioria das pessoas que começa do zero não percebe que os painéis solares nem sempre fornecem um fluxo consistente de energia", disse ele. "O sol vai e vem. [Pode haver] uma sombra que reduz o fluxo de corrente."
Por isso, Cody sugere usar o equipamento para carregar baterias internas ou externas, e não para operar diretamente os aparelhos eletrônicos.
A eventual intermitência desses equipamentos pode ser um ponto fraco. Mas, para alguns usuários, esse sistema é literalmente uma salvação. "Temos leões e elefantes por perto aqui", disse Martin Graber, médico e consultor internacional de desenvolvimento que trabalha na região de Narok, sudoeste do Quênia.
Graber usa uma lanterna a energia solar quando vai ao banheiro externo durante a noite. "Quero assegurar que não haja animais." Além disso, "nunca tive qualquer problema passando pela segurança de aeroportos com esses carregadores", disse Smith, acrescentando que os seguranças costumam ficar intrigados.
"Quando você encontra esses dispositivos que são inovadores e socialmente responsáveis é fantástico", afirmou. Quem viaja a trabalho para locais remotos "tem essa necessidade real que é resolvida por estes dispositivos renováveis, e isso nos permite praticar o que pregamos", disse.

(Fonte : The New York Times / 22-02-10)

WORKSHOP PERCORRE MINAS GERAIS PARA DESENVOLVER AS VIAGENS DE NEGÓCIOS

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux de Minas Gerais e o SEBRAE/MG dá continuidade, a partir de hoje, ao “Workshop Marketing de Destinos”. A iniciativa visa o desenvolvimento e a consolidação da imagem de Minas Gerais como um destino para o Turismo de Negócios. Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, “o fortalecimento desse segmento turístico permite fomentar negócios por meio da realização de eventos, feiras e congressos, além de fortalecer a cadeia de prestação de serviços de Minas Gerais, e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma.
O workshop percorre as cidades de Araxá, Uberaba, Uberlândia, Ouro Preto e Juiz de Fora entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Durante esse período, mantenedores dos C&VBx, representantes do trade turístico, autoridades, empresários do segmento, imprensa e estudantes estarão reunidos para debater os conceitos e aspectos relacionados ao turismo de negócios. Belo Horizonte e essas cinco cidades mineiras são consideradas cidades-pólo do Turismo de Negócios no Estado e estão trabalhando em metodologia de rede por meio de participação conjunta em eventos de turismo, feiras e promoção conjunta do Estado.

(Fonte : Business Travel Magazine / Hot News / 22-02-10)

REDE SOCIAL DE APRENDIZADO DE IDIOMAS ATINGE 5 MILHÕES DE USUÁRIOS

A rede social Livemocha anunciou nesta quinta-feira (18) que atingiu 5 milhões de usuários.
O site oferece 35 cursos de idiomas para um aprendizado com apoio dos demais usuários. Dentre esses, estão tanto os europeus, mais tradicionais para os brasileiros, como inglês, espanhol, italiano e francês; como também diversos asiáticos, como japonês, chinês, farsi, hindi, urdu e russo.
Até mesmo árabe, uma das línguas mais faladas na África, pode-se aprender por essa rede social.
No Livemocha, cursos gratuitos divididos em módulos com nível crescente de dificuldade estão disponíveis ao usuário.
Eles envolvem o treinamento na escrita, leitura, audição e fala - o que exige o uso de microfone e fone de ouvido para as duas últimas habilidades.

Colaboração no idioma nativo

Para cada módulo de curso, há séries de exercícios correspondentes, onde está a maior graça do site.
Porque com eles, o usuário-estudante publica seus textos e grava suas falas, que serão corrigidos pela boa vontade dos outros usuários - nativos ou fluentes na língua estudada -, que são em geral realmente bem participativos.
Assim, espera-se que cada um também colabore corrigindo e tirando dúvidas dos outros usuários. Por exemplo, o básico seria que brasileiros ajudassem os que estudam português do Brasil (também há o de Portugal).
O esquema de pontuação por cada tipo de ação é um estimulante, que faz a participação se tornar até lúdica.
O ponto fraco do site é a gramática: neste ponto, é necessário complementar o aprendizado com outras fontes. O Livemocha se concentra mesmo em vocabulário e construções de frases.
Uma boa forma de complementar, com lições sobre gramática e alfabetos, é com o site italki, por exemplo.
Recentemente, o Livemocha também lançou um aplicativo ligado ao Facebook, a maior rede social, para compartilhar conteúdos entre as duas redes.

(Fonte : Folha Online / Ed. Informática / 19-02-10)

COMEÇOU A REAÇÃO ? ESPANHA TEM MAIS TURISTAS EM JANEIRO

O que pode ser o início de uma boa tendência está refletido nos números de janeiro para o ingresso de turistas estrangeiros na Espanha. Foram 2,54 milhões de passageiros, representando um aumento de 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado. A comemoração é válida porque este aumento significa o rompimento de 18 meses consecutivos em queda, segundo dados do Frontur e do Ministério de Indústria, Turismo e Comercio.
Ilhas Canárias (com 31,3% do total), Catalunha, Andalucia e a Comunidade de Madri foram as regiões que apresentaram maior volume de ingressos. Mais de 2 milhões de visitantes internacionais entraram no país por via aérea.
A Espanha, um dos principais destinos turísticos do panorama mundial, teve uma queda de 8,7% no total de ingressos de estrangeiros em 2009. O primeiro mercado emissor continua sendo o Reino Unido, em segundo está a Alemanha. Os dois registraram quedas elevadas no ano passado, e quem melhorou significativamente foi a França (crescimento de 5,5%), a terceira colocada.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 22-02-10)

CLUB MED LANÇA PROGRAMA MUNDIAL DE FIDELIDADE

O Club Med está lançando para o público brasileiro o Great Members, o novo programa de fidelidade da rede no mundo. Baseado no número de diárias ou no valor gasto em hospedagem, o Great Members vale para qualquer um dos 80 villages Club Med. Os clientes Club Med considerados Great Members são dividos em três status: Gold, Silver e Turquoise.
Cada categoria oferece diferentes vantagens e status vale também para família do hóspede, de acordo com o cadastro feito no sistema Club Med. O primeiro e segundo status, Gold e Silver, são posições onde o cliente recebe os benefícios. O Turquoise é um status de “Boas Vindas”, em que ele é reconhecido como um cliente Club Med já a partir da primeira diária consumida.
“O principal objetivo do Great Members é reconhecer nossos clientes e, assim estreitar nosso relacionamento, mostrando o quanto são importantes para nós. Como o programa é mundial, o cliente brasileiro ganha pontos no Great Members se hospedando em qualquer um dos nossos villages no mundo, desde que a compra tenha sido feita no Brasil”, explica o diretor de Marketing e Comunicação do Club Med Améria Latina, Gian Maria Mazzei.
As vantagens para os clientes Great Members englobam transfer personalizado e gratuito, upgrade de quartos, check-in prioritário, late check-out, atendimento personalizado no Call Center, descontos em produtos das boutiques nos villages e nas excursões, além de receberem comunicação e promoções exclusivas.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 22-02-10)

AEROLINEAS ARGENTINAS TAMBÉM TERÁ VOOS DO BRASIL PARA BUE/AEROPARQUE

Em função da internacionalização autorizada pelas autoridades aeronáuticas argentinas para o aeroporto metropolitano (central) Jorge Newbery, de Buenos Aires (BUE), também conhecido como Aeroparque, a partir do dia 14 de março, domingo, a Aerolineas Argentinas e a Austral reestruturarão suas programações de voos para incrementar a cobertura do mercado de cabotagem e melhorar a conectividade regional. Para esta última, também está prevista a oferta de voos para e do Brasil diretamente para o aeroporto central da capital argentina.
O aumento das operações de cabotagem a partir do Aeroparque maximizará as conexões dos 33 destinos domésticos com os três outros países do Mercosul, além do Chile. As novas programações de voos da Aerolineas Argentinas e da Austral prevê a realização de mais voos sem escala entre Buenos Aires e Catamarca, Resistencia, Esquel, Corrientes, Formosa, La Rioja, Posadas, Chapelco, San Juan, San Luis, Rosário, Santa Fá, Santiago del Estero, Río Grandee Tucumán – com tendência de eliminação dos voos triangulares.
Em relação a março do ano passado, a nova programação de voos das duas companhias aéreas argentinas significará um aumento de 75% nas freqüências semanais, que passarão de 92 para 161. Em termos de oferta de assentos o aumento será de 90%, com a disponibilização de 39.776 assentos. Para Santiago do Chile, o aumento da oferta será de 21 frequências semanais, de 14 para 35 (+150%). Montevidéu terá mais 26 frequências semanais, de 12 para 38 (+217%). Para Assunção o aumento será de 8 frequências semanais, de 6 para 14 (+133%), enquanto que para São Paulo o incremento será de mais 5 voos semanais, passando de 23 a 28. No total serão 58 voos semanais diretos do Brasil para Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), operados com aeronaves Boeing 737-700, com saídas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

(Fonte : Business Travel Magazine / Hot News / 22-02-10)