terça-feira, 9 de março de 2010

GOVERNO INICIA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SUÍNA

A campanha de vacinação contra a gripe suína promovida pelo Ministério da Saúde teve início ontem, com a imunização de indígenas e de profissionais da área da saúde.
Eles integram grupos de risco que receberão vacinas até 21 de maio.
A campanha é realizada no período anterior ao inverno. Nessa estação, é mais comum a transmissão dos vírus influenza (gripe). A expectativa é vacinar pelo menos 73 milhões de pessoas.
A partir de 22 de março, a campanha vacinará gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses. A partir de 5 de abril, adultos de 20 a 39 anos.
Em SP, a Secretaria da Saúde espera vacinar 20 milhões de pessoas.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / 09-03-10)

INSCRIÇÕES PARA EDIÇÃO 2010 DA CARAVANA BRASIL NACIONAL JÁ COMEÇARAM



A edição 2010 da Caravana Brasil Nacional, projeto do Ministério do Turismo (MTur) e da Braztoa, abre as inscrições para o seu processo seletivo nesta terça-feira, dia 9 de março. As 14 viagens previstas envolverão operadores de turismo, agentes de viagem e, em viagens especiais, também jornalistas. As inscrições para operadores e agentes devem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br. É necessário possuir o Cadastur.
Os interessados poderão se inscrever para as viagens programadas para o primeiro semestre, conforme quadro abaixo. Para as viagens que acontecerão no segundo semestre, as inscrições estarão disponíveis a partir de 25 de maio.
Uma novidade nesta edição é que pelo menos quatro viagens exclusivas para jornalistas estão previstas para destinos já visitados, em edições passadas, pela Caravana Brasil. O objetivo é mostrar resultados de ações do MTur, assim como a inserção desses roteiros nos catálogos dos operadores que participaram das viagens. A seleção dos veículos de comunicação seguirá critérios de interesse jornalístico.
O objetivo do projeto realizar viagens para que os agentes e operadores de turismo tenham a oportunidade de conhecer destinos e produtos turísticos, novos ou já comercializados, e que, ao mesmo tempo, visitem feiras e eventos comerciais de destaque no setor.
O lançamento oficial da Caravana Brasil Nacional acontece durante o 33º Encontro Comercial Braztoa, no dia 25 de março, em São Paulo (SP).


Viagens de Operadoras


Encerramento Inscrições
PE (Fernando de Noronha) - 12 a 16 de junho
19/mai
MA (Chapada das Mesas) - 19 a 23 de junho
19/mai
BA (Chapada Diamantina) - 21 a 25 de agosto
Segundo semestre
RS ( Aparados da Serra – Cânions Gaúchos e Catarinenses) - 28 de agosto a 01 de setembro

Segundo semestre


Viagens de Agências e Operadoras


Encerramento Inscrições
AL (Maceió e Maragogi) – 09 a 13 de abril
29/mar
PR (Foz do Iguaçu) – 24 a 27 de abril
29/mar
RJ (Rio de Janeiro, Paraty e Angra dos Reis) - 01 a 05 de maio
5/abr
MS (Corumbá) - 15 a 18 de maio
5/abr
GO (Goiânia e Caldas Novas) - 25 a 28 de junho
19/abr
AM (Manaus) - 31 de julho a 04 de agosto
Segundo semestre
MA (São Luis e Lençóis Maranhenses) -07 a 11 de agosto
Segundo semestre
PA (Belém) - 14 a 18 de agosto
Segundo semestre

(Fonte : Ministério do Turismo)

MULHERES NO TURISMO: EXPERIÊNCIAS DE HOSPITALIDADE, GASTRONOMIA E SUSTENTABILIDADE

Projeto apoiado pelo Ministério do Turismo cria grupo de empreendedoras na Vila do Pesqueiro, comunidade da Ilha do Marajó (PA)

O aumento do capital social e econômico de uma tradicional comunidade pesqueira no litoral paraense, na Ilha do Marajó, é impulsionado pelo empreendedorismo feminino que desponta em atividades turísticas. Dezoito colaboradoras da Associação das Mulheres do Pesqueiro trabalham como artesãs, cozinheiras e anfitriãs do projeto “Viagem Encontrando Marajó” (VEM), um dos 50 aprovados na Chamada Pública de Projetos de Turismo de Base Comunitária, do Ministério do Turismo.
“O projeto visa proporcionar convivência e intercâmbio cultural com os moradores, impulsionando o turismo sustentável baseado na autogestão, no cooperativismo, na valorização da cultura regional e no protagonismo das comunidades locais”, explica Kátia Silva, coordenadora geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas do MTur. Jovens e senhoras trabalham na recepção dos visitantes e na hospedagem domiciliar, produzem as refeições e conduzem os passeios oferecidos pela comunidade.
De acordo com Judith Terreiro, coordenadora geral da iniciativa, essas mulheres “despertaram para uma oportunidade de geração de renda porque têm uma percepção diferenciada da questão turística. Na comunidade, isso foi muito importante porque elas exercitam o empreendedorismo”.
Segundo Judith, o turismo abre espaço para oportunidades alternativas à atividade pesqueira artesanal e ao extrativismo da andiroba e turu, principais geradores de emprego e renda na região. Contribui também para a valorização das tradições marajoaras e para a organização comunitária na gestão da atividade turística regional. As associadas cozinham pratos típicos da gastronomia local para servirem aos turistas e ainda exercem funções como as de “anfitriãs”, que “apresentam” a comunidade aos turistas e contam lendas e histórias antigas sobre a vila. O empenho das profissionais no projeto já entusiasma a nova geração: “Estamos disseminando essa motivação entre as jovens, que terminam o Ensino Médio e já vêem no turismo expectativas de trabalho que vão além da produção artesanal dos bordados e cestarias”, anima-se a coordenadora.
Além das 55 pessoas envolvidas no projeto, os 400 moradores da vila são indiretamente beneficiados pela movimentação financeira gerada pelo setor no local. Os melhores meses para a atividade turística, que se estrutura na região, são junho e julho, com as festas de São João, e novembro e dezembro, durante o período dos sírios e outras festas religiosas.
Os serviços oferecidos pela comunidade são incluídos em pacotes turísticos comercializados pela operadora parceira do projeto. Neste pacote, uma refeição custa, em média, R$ 20, enquanto os passeios pela reserva extrativista e manguezais, conduzidos por pescadores, saem a R$ 15 ou R$ 20. O trabalho diário dos anfitriões, que orientam grupos de turistas, custa aproximadamente R$ 50, e o valor da hospedagem com café da manhã fica em torno de R$ 25.
O projeto VEM foi concebido pelos moradores da Vila do Pesqueiro em parceria com a Associação das Mulheres do Pesqueiro. A proposta é fortalecer a oferta de produtos e serviços de base comunitária na vila, estruturando a atividade turística cooperada para uma demanda crescente de visitantes. Outras informações sobre o destino estão disponíveis em www.vem.org.br.

(Fonte : Ministério do Turismo)

VERÃO DE BONS RESULTADOS NO RIO DE JANEIRO



Cidade registra aumento de fluxo de turistas e de movimentação financeira de dezembro a fevereiro

O Rio de Janeiro comprovou mais uma vez sua vocação de destino turístico preferido de brasileiros e estrangeiros. No último verão (dezembro de 2009 a fevereiro de 2010) o fluxo de turistas na capital, segundo estimativas da Riotur, cresceu 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com uma movimentação financeira estimada em US$ 1,88 milhões. O réveillon, quando a cidade recebeu 621 mil visitantes, e o carnaval, com 730 mil, foram os períodos de pico na movimentação turística local.
Em todo o estado, a ocupação da rede hoteleira no período das duas festas também superou os números do ano anterior. No réveillon, quando o crescimento foi de 4,49%, os turistas ocuparam em média 92,57% dos leitos contra 88,18% em 2008. No carnaval, o crescimento foi de 2,5% com índices de até 97,3% de ocupação em bairros tradicionais do Centro e da Zona Sul da capital carioca.
No Aeroporto do Galeão desembarcaram no período 1,6 milhão de passageiros. No Santos Dumont, no centro, outros 793 mil, o equivalente a um aumento de 98,3% na comparação com o verão passado. Toda essa movimentação dos últimos três meses apontam para estimativas de geração de 300 mil empregos temporários e 5 mil efetivos somente na cidade do Rio de Janeiro.

(Fonte : Ministério do Turismo)

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL BRASIL SABOR EM PE ATÉ DIA 13

A quinta edição do Festival Brasil Sabor está chegando. O evento ocorre no período de 15 de abril a 15 de maio. Em Pernambuco, a seccional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE) está com as inscrições abertas para que seus associados tenham a oportunidade de participar de uma das maiores ações de promoção e valorização da gastronomia brasileira. Até agora, estabelecimentos de 11 cidades do Estado já procuraram a entidade, garantindo sua participação. As inscrições seguem até dia 13.
O Festival Brasil Sabor, promovido pela Abrasel, em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae, é o único festival com participantes em todo o Brasil, entre chefs e estabelecimentos. Este ano o tema será “Festival Brasil Sabor. Sabores que contam histórias”. A ideia é valorizar a história que cada prato elaborado tenha para contar, resgatando os temperos de nosso país, os ingredientes específicos de cada região e o jeito único de preparar pratos inesquecíveis.
Como nas edições anteriores, os estabelecimentos participantes oferecerão ao público, a preços diferenciados, durante todo o período do festival, um prato específico para o evento, que represente da melhor maneira a especialidade da casa e que leve em consideração as características e tradições da região.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 08-03-10)

NHT, AZUL E WEBJET VOARÃO A PARTIR DO AEROPORTO DE CONGONHAS EM ABRIL

A partir do próximo mês, abril, o Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul da capital paulista e considerado um dos mais importantes do País, contará com mais três empresas áreas em operação: NHT, Webjet e Azul Linhas Aéreas. Além delas, Gol/Varig, TAM, e OcenAir, que já operavam em Congonhas, obtiveram mais slots (horários de pouso e decolagem) no aeroporto. Isso depois da distribuição de 355 slots realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ontem, em Brasília (DF). Segundo a Anac, os slots que pertenciam à empresa Pantanal, recém-adquirida pela TAM, foram os mais disputados por serem de horários de grande fluxo.
A companhia aérea TAM inclusive conquistou 54 novos horários, que se somarão aos 1.404 já existentes em seu escopo. Por outro lado, a empresa parece ter perdido dinheiro, pois teria, com a compra da Pantanal, 61 slots em horários mais concorridos, mas perdeu 7 horários com a distribuição dos trechos garantida à Anac pela Justiça, semana passada. Assim, a TAM vê concorrentes aumentarem sua presença em Congonhas, como a Gol/Varig, que conquistou 56 horários, totalizando agora 1.504 voos no aeroporto paulista, e a OceanAir, que vê um aumento de 30% nas frequências com o recebimento de 38 novos horários.
Dentre as que passarão a voar em Congonhas, o destaque fica com a área regional NHT, que conquistou 28 horários - 14 em dias de semana. Já a Webjet, que pertence ao empresário Guilherme Paulus, fundador do grupo da CVC, ficou com 18 horários de fim de semana. A Azul, do empresário americano David Neeleman, optou por 8 horários dos restantes, também no fim de semana.
Segundo a Anac, 153 slots não foram escolhidos - 88 horários aos sábados e 65 aos domingos - e continuarão em poder da Agência. A diretoria avaliará a possibilidade de deixá-los livres, ou seja, qualquer empresa interessada poderá solicitar esses horários quando houver demanda. Já a homologação do processo deve ser na quarta-feira (17). A partir daí as novas empresas que receberam os slots no aeroporto paulista terão 30 dias para iniciar operações.
DemandaEm meio a este cenário de briga das aéreas no Aeroporto de Congonhas, a Gol Linhas Aéreas comemora aumento de 46,9% da demanda, na comparação anual. Já na comparação com janeiro deste ano, a demanda recuou 11,9%, em decorrência da alta temporada de verão vivida no primeiro mês do ano e do menor número de dias corridos de fevereiro.
A TAM perdeu espaços de pouso e decolagem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para a Gol, além da NHT, Azul e WebJet que passarão a voar no aeroporto paulista em abril.

(Fonte : D C I /09-03-10)

MERCADO DE VIAGENS CORPORATIVAS GANHA UMA NOVA AGÊNCIA

Empresas podem contar a partir de agora com uma agência de turismo especializada em viagens corporativas. Trata-se da Agilità Viagens e Turismo Corporativo, agência criada para atender exclusivamente as necessidades de profissionais de empresas em suas viagens de negócios. Mais do que uma agência de viagens, a Agilità é formada por especialistas para organizar, negociar e economizar em todos os itens relativos a viagens.
Com gestores de viagens que fazem atendimento trilíngue (inglês, italiano e espanhol), a Agilità faz venda de passagens aéreas, reservas de hotéis, reserva de carros nacionais e internacionais, traslado, seguro viagem e suporte personalizado, com atendimento emergencial 24 horas por dia, sete dias da semana.
A principal característica da empresa é ser tão completa quanto flexível, pronta para moldar-se às necessidades específicas de cada cliente. A Agilità se propõe a ser uma extensão da empresa, atuando para otimizar os resultados das viagens corporativas, administrando os melhores serviços e custos

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 09-03-10)