terça-feira, 18 de outubro de 2011

AMÉRICA DO SUL É O PRINCIPAL EMISSOR DE TURISTAS PARA O BRASIL


Os turistas da América do Sul representam 46% dos visitantes internacionais que o Brasil recebeu em 2010. Em segundo lugar, aparecem os europeus, com 31%, seguidos dos visitantes da América do Norte, com 15%. Os dados são do Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo.
Os três continentes respondem, juntos, por 70% do receptivo internacional do Brasil. Argentina e Estados Unidos são os principais emissores de turistas para os destinos brasileiros. Respondem por 40% do mercado.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

TURISTA DE NEGÓCIOS GASTA MAIS NO BRASIL


Os estrangeiros que vieram ao Brasil a negócios, em 2010, deixaram no país cerca de US$ 120,00 por dia. Foi o maior gasto médio per capita registrado desde 2004, início da série histórica, segundo revela o Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil divulgado pelo Ministério do Turismo.
O segundo grupo que mais gerou receitas para o país no ano passado foi o de turistas de lazer, com média diária de US$ 70,53. O estudo, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostra que, mesmo ficando em segundo lugar no número de visitantes, o turista de negócios gasta mais do que o de lazer.
As viagens motivadas pelo lazer correspondem a 46,1% do total. Já os estrangeiros interessados em negócios, eventos e convenções foram 23,3%. Os demais – visitas a parentes e amigos; estudos; tratamento de saúde; turismo religioso, entre outros, - representam 30,6% dos visitantes que estiveram no Brasil em 2010.

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

BC QUER ESTIMULAR TROCAS COM REAL ENTRE BANCOS


O Banco Central quer estimular o processo de compra e venda de reais em espécie entre bancos estrangeiros e brasileiros.
De acordo com o gerente executivo de Normatização de Câmbio e Capitais Estrangeiros do BC, Geraldo Magela Siqueira, representantes da instituição e de outros bancos devem se reunir, em São Paulo, na próxima semana para discutir, entre outros assuntos, procedimentos para incrementar essas operações.
Segundo Siqueira, que participou na ultima quarta-feira, no Rio de Janeiro, de um seminário sobre prevenção a crimes econômicos, a intensificação do uso da moeda nacional em trocas entre instituições financeiras nacionais e estrangeiras é fundamental para facilitar a vida do turista que vem ao Brasil, que poderá comprar reais em seu país de origem, e ainda tornar mais simples as ordens de pagamentos em reais no exterior.
"Vamos conversar com [representantes de instituições do] sistema [financeiro] para avaliar como eles estão vendo isso e como podem proceder. São medidas para facilitar a vida do turista que vem ao Brasil, que poderá comprar reais lá fora, e também a de brasileiros que fazem pagamentos no exterior. Vamos ter que nos responsabilizar por prover o mercado de câmbio com notas novas, seriadas, e com possibilidade de troco."
O representante do BC destacou que essas operações já são realizadas em alguns bancos, mas ainda em pequeno volume.

CORRESPONDENTES CAMBIAIS

Ainda durante o evento, o gerente executivo do BC reiterou que a instituição também trabalha para aumentar o número de correspondentes cambiais - instituições autorizadas a efetuar troca de moeda estrangeira pela nacional - no país com o objetivo de suprir a demanda por operações de câmbio com a realização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
De acordo com Siqueira, há atualmente 877 correspondentes cambiais em todo o país, entre eles 98 em São Paulo, 22 em Brasília e 52 no Rio de Janeiro.
"Esse número pode melhorar para dar maior capilaridade a essa rede. Entendemos que esse é um caminho para atender o cidadão de maneira direta, por meio de um braço da instituição [Banco Central], e barata. Esse é um caminho que se deve buscar", ressaltou.
Ele destacou que o aumento das transações envolvendo moeda estrangeira no Brasil tem ocorrido não apenas por causa da realização dos eventos esportivos, mas também pela melhora da renda do brasileiro, que tem viajado mais para fora, e pela visibilidade que o Brasil tem conquistado no exterior, atraindo turistas e investimentos de outros países.
De acordo com o representante do Banco Central, entre 2001 e 2010, a entrada de capitais no país por meio de turistas aumentou 242% e as remessas cresceram 413%.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / imagem divulgação)

DEMANDA POR VOOS SOBE 9,06% EM SETEMBRO ANTE SETEMBRO DE 2010



A demanda por voos domésticos em setembro cresceu 9,06% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta aumentou 15,04%. Desde janeiro de 2011, o crescimento acumulado da procura por voos domésticos chega a 18,52%, enquanto a oferta cresceu 13,80%. As informações são do relatório de Dados Comparativos Avançados, publicados nesta segunda-feira, 17, e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os voos internacionais operados por empresas brasileiras apresentaram um crescimento de demanda de 6,57% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta aumentou 4,33%. No acumulado de 2011, a demanda aumentou 13,83%, contra 9,46% da oferta.
A GOL/Varig Linhas Aéreas manteve a liderança do mercado doméstico em setembro, com 38,87%, seguida pelo Grupo TAM, com 38,22%. As demais empresas aumentaram sua fatia de mercado, com 22,91%, contra 18,30% no ano passado - o que representa um aumento de 25% na participação de mercado dessas empresas em relação a setembro de 2010.
No mercado de voos internacionais operados por empresas brasileiras, o Grupo TAM responde por 88,55% do mercado, contra 10% da GOL/Varig e 1,45% da Avianca.

GOL

Caso as operações da Gol já estivessem integradas com as da Webjet, a empresa da família Constantino teria encerrado o mês de setembro com 44,47% de participação no mercado brasileiro. A compra da empresa aérea Webjet pela Gol foi aprovada no mês passado pela Anac, mas ainda precisa de um sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Nos voos internacionais, a taxa de ocupação da indústria foi de 82,59% em setembro, acima dos 80,85% obtidos no mesmo período de 2010. A TAM registrou taxa de ocupação média de 85,26% em seus voos internacionais no mês passado, enquanto a Gol obteve 64,64%.

(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo / imagem divulgação)

OMT REELEGE O BRASIL PARA O SEU CONSELHO EXECUTIVO


Na última quinta-feira, 13 de outubro, o Brasil foi reeleito membro do Conselho Executivo da OMT – Organização Mundial do Turismo, para o período de 2012 a 2015. O anúncio foi feito durante a 19ª Reunião da Assembleia Geral da entidade, que ocorreu na cidade sul-coreana Gyengjou.
Este é o órgão responsável pela tomada de decisões, em consulta com o secretário-geral da organização, para a implementação de resoluções e recomendações da Assembleia Geral. O conselho é formado por 31 países membros da OMT, indicados por suas respectivas comissões regionais e eleitos durante o encontro, para o período de quatro anos, sendo que metade de seus membros é renovada a cada dois anos. Todos os estados, membros do comitê, têm direito a participar das reuniões do conselho, mas somente os conselheiros possuem direito a voz e voto.
Durante o último mandato, entre 2008 e 2011, o Brasil atuou em grupos de trabalho da OMT, com destaque para o aquele criado para analisar a adoção das recomendações da ONU para a reestruturação da OMT; e o Grupo Restrito do Comitê de Resiliência do Turismo, criado em 2008, durante o período da crise financeira internacional, como instrumento para posicionar o turismo como alternativa para a recuperação econômica dos países.
Além do Brasil, Argentina, Colômbia, Jamaica e México são os representantes da região das Américas no Conselho Executivo da OMT.

(Fonte : Revista Hotéis)

VOOS COM ESCALAS E CONEXÕES CUSTAM MAIS NO BRASIL


No Brasil, as companhias aéreas cobram em média 30% a mais do passageiro em voos com escalas e conexões, mais desagradáveis e demorados.
Para as empresas aéreas, há serviços, gastos com tripulação e tarifas que pagam para a Infraero, que administra os principais aeroportos.
Extenso levantamento do Nectar (Núcleo de Economia dos Transportes), do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), mostra que esses custos, no Brasil, são repassados para o passageiro.
"A passagem pode ficar até 75% mais cara do que um voo sem parada. Nossa avaliação é que isso acontece porque, no Brasil, há menos concorrência", diz Alessandro Oliveira, pesquisador do Nectar.
Nos EUA, por exemplo, um voo da Delta entre Nova York e Los Angeles com somente uma escala custa US$ 1.668. Um voo com múltiplas paradas entre as mesmas cidades sai por US$ 988.
Como comparação, um voo de Porto Alegre (RS) a Recife (PE) custa R$ 1.684 se tiver uma escala (não há voo direto), ou R$ 1.815, com mais de duas escalas ou conexões.
Os pesquisadores analisaram mais de 2 milhões de tarifas cobradas na internet por voos entre 2008 e 2010, todas com partida dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.

ANTECEDÊNCIA

O estudo mostra também que, nas compras com antecedência, o preço das passagens aéreas no Brasil pode ser até 55% menor, no caso do aeroporto de Guarulhos. Mas o desconto "se esgota" se a antecedência superar 45 dias.
Comprar com cinco dias de antecedência, por exemplo, resulta em tarifas em média 21,4% mais baratas do que aquisições no dia da viagem. Com dez dias de antecedência, as passagens ficam 27,8% mais baratas, em média. Com 30 dias, o desconto é de 36,5%. E, se o passageiro comprar com antecedência a partir de 45 dias, o desconto chega a 38%, em média.
Os pesquisadores afirmam que, nesse caso, o consumidor está assumindo o risco de que uma eventualidade exija mudanças de passagens. "Se houver remarcação de voo, isso pode custar mais do que comprar uma nova passagem", diz Oliveira.
Segundo o estudo, voar em feriados é 3,8% mais caro. Entre as 13h e as 14h e entre as 17h e as 18h, os bilhetes custam até 18% mais.

DEMANDA CRESCE 9%

Em setembro, a demanda por voos domésticos aumentou 9,06% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. No acumulado do ano, o crescimento na procura chegou a 18,52%.
A Gol manteve a liderança do mercado doméstico em setembro, com 38,87% de participação. A TAM ficou com 38,22%. As demais empresas, com 22,91%. Nos voos internacionais, a TAM teve 88,55% do mercado, ante 10% da Gol e 1,45% da Avianca.

(Fonte : Folha Online)

PARALISAÇÃO EM AEROPORTOS NÃO AFETARÁ VOOS, DIZ INFRAERO


A Infraero garante que a paralisação de trabalhadores em aeroportos não provocará interrupção de voos.
"Temos um plano de contingência que prevê funcionários de confiança exercendo atividades operacionais na ponta", diz Marçal Goulart, superintendente de gestão operacional da Infraero.
Goulart estima que entre 500 e 600 funcionários deverão cruzar os braços nos dias 20 e 21. "Temos certeza de que os dois dias passarão despercebidos pelos passageiros."
Goulart diz que as polícias Civil e Militar também já foram acionadas para ajudar a "manter a ordem". "A manifestação é legítima e pedimos apoio da polícia para que ela seja feita de forma pacífica."
Nos aeroportos, funcionários da Infraero são responsáveis por atividades como planejamento do uso dos "fingers" (pontes de embarque), distribuição de esteiras para bagagem, inspeção de pista e pátio, entre outras.
A torre de controle não deve aderir ao movimento. "Só não teremos como substituir funcionários de colete amarelo que prestam informações nos terminais", diz Goulart.
O presidente do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários), Francisco Lemos, defende a negociação de um acordo para garantir estabilidade para os funcionários. "Queremos estabilidade até 2018, como na Espanha."
A TAM e a Azul disseram que vão acompanhar a extensão do movimento para então decidir que medidas adotar. A Gol não se pronunciou.

PROTESTOS

Funcionários da Infraero ameaçam parar os aeroportos de Brasília e de Guarulhos nas próximas quinta e sexta-feiras, em protesto contra a privatização do setor.
As manifestações foram aprovadas em assembleia. Campinas, que a exemplo de Brasília e Guarulhos integra o plano de concessão da gestão de aeroportos à iniciativa privada, decide hoje se adere ou não à manifestação.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

WEBJET VENDERÁ BILHETES POR PREÇO DE ÔNIBUS NA CENTRAL DO BRASIL, NO RIO


A companhia aérea Webjet lançou na ultima segunda (dia 17) uma nova campanha e venderá passagens aéreas com o valor de tarifa de ônibus em guichês da estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
O ponto de vendas da companhia na central, segundo a assessoria de imprensa da Webjet, faz parte do processo de revitalização de um dos símbolos mais famosos do Rio de Janeiro. O espaço escolhido fica inserido no conjunto arquitetônico do prédio da Central e a instalação vai utilizar materiais adequados ao tombamento do edifício.
A Webjet informou em nota à imprensa que está apostando no potencial de mais de 10 milhões de consumidores que utilizam os trens urbanos mensalmente, e que nunca viajaram de avião. Para marcar a estreia, a companhia venderá bilhetes em condições facilitadas, e o cliente que for ao novo balcão poderá pagar as passagens em até seis vezes sem juros nos cartões de crédito.
Além do parcelamento, a taxa de conveniência deixará de ser cobrada no quiosque, uma economia de cerca de R$ 30. Quem passar pela Central também poderá concorrer a um dos bilhetes aéreos que serão sorteados durante todo o dia da inauguração. A Webjet possui hoje mais de 150 voos diários para 17 cidades do Brasil, e acaba de inaugurar suas operações em Florianópolis (SC). Sua frota é composta por 24 aeronaves com capacidade para 148 passageiros cada uma. Desde o início de suas operações, em 2005, a Webjet já transportou mais de 13 milhões de pessoas.

(Fonte : Ag. Estado de Notícias / imagem divulgação)

CAMPINGS E ALBERGUES AMPLIAM ESPAÇO NO MERCADO DE HOSPEDAGEM


Os campings e albergues ganharam espaço como meio de hospedagem na preferência dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. A participação desses segmentos aumentou de 1,4% para 4,3% no período de 2004 a 2010. A constatação é do Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo.
A pesquisa, relativa a 2010, mostra que os meios de hospedagem tradicionais – hotéis, pousadas, flats – são os escolhidos por 52,9% dos entrevistados. Os que se hospedam em casa de parentes ou amigos representam 27% e em casa alugada, 9,7%. Os campings ou albergues ficam em quarto lugar, apontados por 4,3% dos turistas estrangeiros que visitaram o país no ano passado.

MOCHILA NAS COSTAS E O BRASIL NOS PÉS

Os albergues da juventude são ótimas opções para quem tem espírito aventureiro, quer viajar muito e gastar pouco. E são as mulheres que lideram esse ranking!

Para quem gosta mesmo de viajar e pretende economizar com os custos da viagem, uma opção é diminuir as despesas com a hospedagem, optando pelos albergues da juventude. Os albergues chegam a custar até metade do preço dos hotéis convencionais. Também conhecidos como hostels, eles são meios de hospedagem para pessoas de todas as idades, que tenham o espírito de aventura e a disposição para conhecer gente de todas as partes do país e do mundo.
A vantagem dos albergues não está só no preço. “Hoje em dia as pessoas escolhem os hostels pelo sentido da união, amizade, troca de conhecimento e intercâmbio cultural”, diz o presidente da Federação Brasileira de Albergues da Juventude, Carlos Augusto Alves.
Os hostels surgiram no Brasil na década de 60, com o movimento hippie e a geração “pé na estrada”. “Esse tipo de viajante continua em atividade, mas há um aumento considerável de famílias e casais nos albergues”, diz Alves. De acordo com a FBAJ, 57% das pessoas que se hospedam atualmente em albergues são mulheres, e a maioria do público tem entre 22 e 36 anos.
É importante lembrar de alguns detalhes: os quartos nos albergues costumam ser coletivos, divididos entre o público masculino e feminino. Mas com o aumento do número de famílias se hospedando em hostels, muitos passaram a oferecer também quartos para casais. Outro detalhe é que alguns dos hostels adotam o toque de recolher, então se o hóspede chegar muito tarde, pode acabar ficando de fora.
Os albergues possuem sala de convivência e cozinha coletiva, onde o hóspede pode preparar as refeições. O café da manhã fica por conta do albergue. Além disso, vários hostels têm piscina, acesso à internet, ar-condicionado e bares.

DICA PRO VIAJANTE

Na hora de montar o roteiro de viagem é importante verificar se o albergue escolhido está incluído no Sistema de Cadastro de Prestadores de Serviços do Ministério do Turismo - Cadastur: http://cadastur.turismo.gov.br/ . Outra sugestão é conferir as dicas sobre passagens, transporte, bagagem, e dicas de cuidados com a saúde no site http://www.viajelegal.turismo.gov.br/ .

(Fonte : MTur / imagem divulgação)

APLICATIVO PERMITE QUE AMIGOS AJUDEM A PLANEJAR VIAGENS


Um novo aplicativo para iPhone permite que viajantes planejem sua jornada com a ajuda dos amigos.
O aplicativo, chamado Trippy, conecta os usuários a amigos de suas redes sociais que tenham informações sobre uma determinada cidade e possam oferecer recomendações por viverem, estudarem ou já terem viajado para aquele local.
"Vivemos um momento em que menos é mais. Se a pessoa deseja informações sobre Tóquio, existem milhares de sites, cada um com milhares de ideias, resenhas e comentários que o interessado tem de vasculhar," disse J. R. Johnson, fundador e presidente-executivo da Trippy.
"Por isso é necessária a ajuda de amigos que conheçam bem o lugar, a fim de estreitar o campo e recomendar como você deveria gastar seu tempo," acrescentou.
O aplicativo se baseia na ideia de que os amigos conhecem melhor o que uma pessoa que está planejando uma viagem gosta e não gosta e compreendem suas circunstâncias pessoais.
O sistema também permite que os usuários tenham acesso ao seu itinerário e às recomendações específicas de amigos durante a viagem. Cada local está anotado no mapa, com dados de endereço e telefone.
O usuário também pode criar um álbum da viagem e enviar fotos diretamente dos locais recomendados pelos amigos. "Isso é algo que às vezes escapa à atenção. Um agradecimento ou o reconhecimento de que aquilo que alguém disse foi utilizado", disse Johnson.
O Trippy permite realizar reservas em hotéis, o que deve servir como forma direta de geração de receita para a companhia.
Ainda que existam muitas empresas que desenvolvem aplicativos sociais para a geração de recomendações personalizadas, Johnson diz que o setor de viagens vem demorando a adotar esse tipo de tecnologia.
Os concorrentes do serviço incluem o Gogobot, que também permite recomendações de viagens com base na rede social de um usuário, mas enfatiza menos o aspecto colaborativo. O Trippy está disponível no iTunes.

(Fonte : Reuters, em Hong Kong)

GASTRONOMIA REGIONAL É DESTAQUE NA FEIRA DAS AMÉRICAS – ABAV 2011

A Feira das Américas – Abav 2011, que começa na próxima quarta-feira (19), no Riocentro, vai mostrar que turista também se pega pelo estômago. Estados e cidades de todo o Brasil prepararam as mais variadas delícias da culinária nacional que serão oferecidas nos estandes. “A gastronomia, assim como o artesanato, está diretamente ligada ao turismo porque o viajante quer viver a cultura local e essas são produções associadas à cadeia de serviços do mercado de viagens”, ressalta Carlos Alberto Amorim Ferreira, presidente da Abav.
Na viagem gastronômica que a Abav 2011 proporcionará, merece destaque a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O estande de 200 metros quadrados foi dividido em três quiosques, onde em um deles estará acontecendo a “Oficina dos Chefs”, um workshop comandado por grandes nomes da cozinha pernambucana: Claudemir Barros, do Wiella Bistrô; Hugo Prouvot, do Club du Vin e Biba Fernandes, do Chiwake.
Para participar e aprender a preparar pratos típicos da região, os interessados terão que se inscrever previamente, respondendo ao email-convite enviado ao trade turístico. Serão duas apresentações diárias, com uma hora de duração cada, às 15h e às 17h. Excepcionalmente, na quinta-feira (20), serão três: às 14h, 16h e 18h.
A Empresa de Turismo da Bahia S/A (Bahiatursa) terá um estande temático com a reprodução do Elevador Lacerda onde, além do material promocional, estarão baianas recebendo os visitantes com as tradicionais fitas do Bonfim, fazendo tererê e ofertando aos visitantes acarajés. O Amazonas trará o "x-caboclinho", um sanduiche típico, elaborado com pão, queijo coalho e tucumã.
Em Paraty, o público poderá degustar as famosas cachaças locais e receberá minigarrafas de brinde e no Pará poderão levar com os já tradicionais bombons de cupuaçu. Tudo isso e muito mais poderá ser degustado no Pavilhão Brasil, que reunirá os destinos turísticos nacionais.
O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011 será realizado no período de 19 a 21 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro.

(Fonte : Ascom ABAV)