quarta-feira, 4 de abril de 2012

PLANO BRASIL MAIOR CONTEMPLA O TURISMO


A presidente da República, Dilma Rousseff, incluiu o TURISMO no conjunto de medidas de estímulo à economia nacional lançado, nesta terça-feira (3), no Palácio do Planalto. Ao contemplar a hotelaria no ‘Plano Brasil Maior’, o governo dá importante passo no sentido de atender às demandas da cadeia produtiva do turismo, negociadas pelo Ministério do Turismo junto à área econômica.
“A inclusão do turismo no Plano Brasil Maior demonstra que o governo federal entende a importância do setor na geração de emprego e renda. A desoneração da folha de pagamento da hotelaria gera um aumento de competitividade fundamental para incrementar o fluxo turístico brasileiro”, comemorou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Os hotéis foram contemplados com a eliminação da contribuição patronal ao INSS, de 20%, que será substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento das empresas.
Segundo o governo, a desoneração da folha de pagamento tem como objetivos reduzir os custos de produção e exportação, gerar mais empregos e formalizar a mão-de-obra. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a hotelaria gera cerca de um milhão de empregos formais.
Segundo o ministro, outra medida importante para o turismo foi o lançamento da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS), um novo referencial para a classificação de comércio e serviços como produtos. A NBS possibilitará a implantação do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços (Siscoserv), instrumento fundamental para a modernização do setor.

(Fonte : MTur)

GOVERNO INJETA MAIS R$ 45 BI NO BNDES


O governo federal anunciou ontem que irá colocar à disposição do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) R$ 45 bilhões para a prorrogação do PSI (Programa de Sustentação de Investimento) até o fim de 2013.
O PSI oferece crédito com juros subsidiados desde 2009 a setores da indústria que compram máquinas, ônibus e caminhões e que investem em inovação tecnológica.
O aporte do Tesouro ao banco é parte da segunda etapa do plano Brasil Maior de fomento à indústria, anunciado ontem no Planalto.
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, também anunciou ontem redução da taxa de juros para algumas modalidades de crédito e o alargamento de alguns prazos de financiamento.
As medidas têm o objetivo de incrementar o nível de investimentos no país. Atualmente, essa taxa está em 19,9% do PIB (Produto Interno Bruto), uma das mais baixas do mundo.
Dilma já afirmou que um dos objetivos do seu governo é aumentar esse número para 20,8% no final de 2012, e entre 22% e 23% até 2014.

REDUÇÃO

Para ônibus e caminhões, a taxa será reduzida de 10% para 7,7% ao ano, e o prazo de financiamento aumentará de 96 para 120 meses.
No caso de bens de capital, os juros serão reduzidos de 8,7% ao ano para 7,3% ao ano. O prazo de 120 meses para pagamento foi mantido.
Para financiamentos da produção das empresas exportadoras, as taxas de juros foram mantidas em 9% ao ano, mas o prazo foi estendido de 24 para 36 meses.
Já as taxas de juros de financiamento para projetos de inovação foram reduzidas para 4% ao ano; antes variava de 4% a 7%.
"Queremos investimento de mais qualidade, investimentos associados a inovação", disse Coutinho.
Outra novidade anunciada ontem pelo BNDES foi a ampliação de programa de crédito "Revitaliza" para mais setores e a ampliação dos prazos de quitação das dívidas. Agora, o programa contará no total com R$ 4,7 bilhões para setores como o têxtil e o de vestuário.

(Fonte :  Jornal Folha de S. Paulo)

BRASIL VAI DAR VISTO PARA HAITIANOS NA FRONTEIRA


O governo brasileiro decidiu receber centenas de haitianos que estavam barrados na fronteira amazônica do país desde janeiro deste ano.
A notícia foi divulgada ontem pelo secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, em sua conta do Twitter e confirmada à Folha por ONGs que atuam na área de assistência aos refugiados do Haiti.
"O governo decidiu hoje recepcionar os 245 haitianos restantes em Iñapari, no Peru. Terão procedimento simplificado para permanecer no país. Também serão regularizados os 363 haitianos de Tabatinga/AM que estão fora do alcance da medida legal do CNIg [Conselho Nacional de Imigração] de janeiro", escreveu Abrão.
"Todos receberão carteira de trabalho temporária e assistência das secretarias de Justiça de Acre e Amazonas para colocação no mercado", acrescentou o secretário.
Em janeiro, o governo emitiu "vistos humanitários" para 4.000 haitianos já no Brasil e estipulou cota de 1.200 vistos por ano para haitianos.

(Fonte :  Jornal Folha de S. Paulo)

PARTICIPAÇÃO DA TAM E GOL CAI EM FEVEREIRO


De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira (3), a demanda e oferta do transporte aéreo doméstico aumentou de 12,9% em relação a fevereiro de 2011, enquanto a oferta doméstica teve expansão de 15,06% no mesmo período. A oferta doméstica vem registrando recorde desde 2004. O índice de oferta atinge recorde de crescimento desde 2005.
A TAM e a GOL lideraram o mercado doméstico em fevereiro de 2012 com participação em termos de passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) de 39,13% e de 34,46%, respectivamente. A soma da participação de mercado das líderes em fevereiro de 2012 (73,58%) caiu 7,26% em relação ao mesmo mês de 2011, quando essas empresas detinham 79,34% do mercado.
Isso demonstra que a participação das demais empresas apresentou crescimento de 27,88% no período, tendo passado de 20,66% em fevereiro de 2011 para 26,42% em fevereiro de 2012. A terceira maior companhia aérea do Brasil, Azul Linhas Aéreas, superou a marca de 10% de participação de mercado em fevereiro/2012, o que demonstra o aumento do nível de concorrência no setor.
Em quarto lugar, a Webjet teve participação de 6,68% do total de passageiros transportados. A Avianca ficou na quinta colocação no mercado, com 4,68% de participação, seguida da Trip, que representou 4,16%.
A taxa média de ocupação dos vôos domésticos de passageiros alcançou 66,61% em fevereiro de 2012, índice 1,89% menor que o de fevereiro de 2011, que foi de 67,89%.

TAM

A líder do mercado doméstico, a TAM, obteve em fevereiro a taxa de ocupação dos vôos chegou a 64,6%. O índice é resultado da combinação dos aumentos de 11,7% da demanda e de 8,7% da oferta nos vôos domésticos da companhia, na comparação anual.
"O desempenho da companhia no mercado nacional reflete o aumento do volume de passageiros viajando a lazer, muito influenciado pela realização do Carnaval em fevereiro (em 2011, ele havia sido celebrado em março)", disse a empresa e comunicado.
Outro fator, segundo a TAM, foi alto o número de passageiros que viajaram com bilhetes-prêmio no segundo mês deste ano. "Como reflexo, o mix de clientes resultou em um yield doméstico ligeiramente inferior ao registrado em fevereiro do ano passado", informou.

MERCADO INTERNACIONAL

No transporte aéreo internacional de passageiros, a demanda subiu 8,95% em fevereiro de 2012 frente ao mesmo mês de 2011, enquanto a oferta registrou crescimento de 1,16% no mesmo período.
No mercado internacional, as duas companhias (TAM e GOL) responderam por 98,81% da participação de empresas brasileiras no transporte aéreo, dos quais 87,54% da TAM e 11,27% da GOL.
A TAM encerrou fevereiro com a maior taxa de ocupação internacional de sua história para o mês. Nos vôos para o exterior operados por empresas aéreas brasileiras, a companhia registrou load factor de 81,9% e seguiu líder no segmento, com participação de 87,5% no período. Os números refletem a demanda aquecida por rotas internacionais no fim da alta temporada.
O índice recorde no mercado internacional é resultado de um aumento da demanda (RPK) acima do crescimento do número de assentos disponíveis por quilômetro voado (ASK). Na comparação com fevereiro do ano passado, a procura por vôos da companhia ao exterior avançou 11,7%, enquanto a oferta foi incrementada em 5,3%. No mês, o yield (preço unitário pago por passageiro por quilômetro voado) internacional também avançou com relação a fevereiro do ano anterior.

DESEMBARQUES

Considerando-se as viagens internacionais realizadas em janeiro, a TAM manteve a liderança do mercado, com 87,54% de participação. Em relação a 2011 (85,42%), houve aumento de 2,15 pontos percentuais. Já a GOL/VRG atingiu 11,27%, ficando com o segundo lugar. A companhia registrou queda de 2,26 p.p. em relação a 2011, quando registrou 13,53% de participação.
A ocupação de vôos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 79,87% em fevereiro de 2012, com aumento de 7,70% em relação ao índice de fevereiro de 2011.

(Fonte :  Monitor Mercantil)

CONCESSÃO DO GALEÃO DEVE TER FORTE DISPUTA


De "patinho feio", o Aeroporto Internacional do Galeão-Tom Jobim está a caminho de virar o "cisne" das concessões do governo.
A unidade de 35 anos tenta sair de uma longa decadência, em que terminais de passageiros são comumente comparados a rodoviárias e as operações estão abaixo da capacidade. O aeroporto deu prejuízo de R$ 200 milhões em 2010.
Com boa infraestrutura para os aviões e considerado competitivo para o mercado internacional, o aeroporto entrou na mira dos maiores operadores do mundo.
Para o mercado, o Galeão terá uma forte disputa quando for leiloado porque os grandes operadores precisam entrar no mercado brasileiro o quanto antes.
O motivo: a tendência é haver, após o período de cinco anos em que os controladores dos aeroportos concedidos não podem ser trocados, um processo de fusões e aquisições. Entrar no mercado adquirindo uma concessão custará bem menos que comprar a administradora de uma unidade concedida.
As críticas de que os aeroportos brasileiros foram parar na mão de empresas sem experiência suficiente não deverão se repetir na próxima rodada, pois o governo vai aumentar as restrições à participação para atrair somente grandes operadores.
"Se houver grupos com visão mais internacional e experiência, o Galeão deixa de ser o patinho feio", afirmou o consultor Josef Barat, ex-conselheiro da Agência Nacional de Aviação Civil.

'HUB'

Parte do mercado prevê que o Galeão competirá com os aeroportos de Campinas e Guarulhos pelos voos internacionais e pela carga aérea.
Outra parte considera que Campinas não conseguirá competir no mercado internacional e que Guarulhos e Galeão vão dividir os passageiros, tornando-se os "hubs" (concentradores de voos) da América do Sul. Em 2011, dos passageiros internacionais, Guarulhos teve 62%, Galeão, 21%, e Campinas, 1%.
"O Galeão foi o único projetado para 80 milhões de passageiros por ano", diz Delmo Pinho, subsecretário fluminense de Transportes.
O crescimento da economia do Estado, puxado pela indústria do petróleo, e o fato de o Rio ser sede da Olimpíada-2016 e da final da Copa-2014 são outros fatores que favorecem o Galeão.
Estudos mostram que o aeroporto está subaproveitado. Um exemplo é a parte de cargas, na qual a receita em 2010 foi menos que metade da de Campinas e Guarulhos.
O aeroporto tem poucos problemas para seu crescimento (construir uma nova pista seria menos problemático que em outras grandes unidades do país) e já passa por melhorias de gestão e reforma nos terminais (avaliadas em R$ 813 milhões).
O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, não revela quando a unidade vai a leilão. Mas afirma que ela estará numa condição muito melhor quando isso ocorrer.

(Fonte :  Jornal Folha de S. Paulo)

COMPANHIAS AÉREAS INVESTEM EM NOVAS TÁTICAS DE ATUAÇÃO


As atividades de duas companhias aéreas divulgadas nesta segunda ajudam a exemplificar novas táticas de atuação do setor no mercado.
A Emirates Airline lançou uma campanha de marketing chamada "Hello Tomorrow", cujo objetivo é conectar pessoas e experiências de todo o mundo.
A nova campanha busca atingir o público jovem e está sendo divulgada em revistas, jornais, televisão e nos meios digitais. A série de mensagens em circulação representa a visão da empresa para o que seria "o estilo do amanhã".
Além de estar presente no site da empresa, a campanha está inaugurando vinhetas e spots no novo canal da Emirates no Facebook
Já a mexicana Aeroméxico ganhou pelo segundo ano consecutivo o selo de ESR (Empresa Socialmente Responsável) concedido pelo CEMEFI (Centro Mexicano de Filantropia).
Entre as ações realizadas pela companhia estão a realização do primeiro voo transcontinental de passageiros utilizando biocombustível na história, além do programa de Voos Verdes à Costa Rica, nos quais a produção de emissões de CO2 é reduzida.
Segundo a empresa, ela participa ainda de trabalhos altruístas como o Teletón e realiza o transporte gratuito de órgãos, alimentos e equipamentos de resgate a diferentes destinos.

(Fonte : Folha Uol)

UE PROÍBE VOOS DE ESTATAL VENEZUELANA EM SEU TERRITÓRIO


A União Europeia proibiu a companhia aérea estatal venezuelana Conviasa de voar em seu espaço aéreo.
A decisão foi tomada devido a "graves problemas de segurança", segundo comunicado da Comissão Europeia.
A proibição à companhia foi unanimidade no Comitê de Segurança Aérea, entidade que reúne representantes dos 27 países do bloco.
Outras duas companhias venezuelanas do setor, Estellar Latinoamerica e Aerotuy, também foram avaliadas, mas ainda podem continuar suas operações na Europa.
A Conviasa negocia com a Embraer a compra de 20 aeronaves. O negócio deve ser de cerca de R$ 1,5 bilhão.
Além da estatal venezuelana, a UE proíbe as operações de outras 279 companhias aéreas de 21 países, como Filipinas, Honduras e Sudão.

(Fonte :  Jornal Folha de S. Paulo)