terça-feira, 4 de setembro de 2012

PREÇO DE HOSPEDAGEM AUMENTA EM TODO O MUNDO


De acordo com a última edição do HPI (Hotel Price Index) da Hoteis.com, pela primeira vez em cinco anos, turistas pagaram mais, em média, por quarto de hotel no primeiro semestre de 2012 em todas as partes o mundo. O aumento global de 4%, comparado ao mesmo período no ano passado, demonstra que a recuperação econômica da indústria hoteleira foi bem estabelecida.
O HPI foi de 108 para o período. Isto significa que, apesar do aumento, os preços de hotéis em geral ainda são consideravelmente menores do que no primeiro semestre de 2007, quando o índice teve seu pico de 119.
Lançado em 2004, o HPI analisa os valores que os turistas realmente pagaram por quartos de hotel em todo o mundo. Durante o primeiro semestre de 2012, as diárias subiram 6% em toda a região do Pacífico, 5% na América do Norte e 4% na Ásia. Enquanto isso, a América Latina, Europa e Oriente Médio registraram aumento de apenas 1%.
Após o tumulto da Primavera Árabe no início de 2011, a confiança voltou a grande parte do Oriente Médio e Norte da África, e os preços aumentaram. O mesmo aconteceu na Ásia, quando os japoneses começaram a viajar novamente após o país passar por desastres naturais. Ainda assim, existem outros fatores, como o significativo aumento no número de turistas chineses em viagens internacionais que ajudou a impulsionar as tarifas para cima e a expansão de transportadoras de baixo custo.
Nos Estados Unidos, o aumento das viagens de negócios, combinado com consumidores gastando mais, resultou em hotéis mais lotados e com menos necessidade de oferecer desconto. No Pacífico, o boom de recursos naturais na Austrália mostrou que a busca por reservas foi disputada, principalmente no oeste do país com turistas internacionais a negócios competindo com executivos de mineração por quartos.
Embora as taxas tenham subido em toda a Europa, o resultado mostrou um cenário misto. Uma das regiões com maior redução de preço foi a da Zona do Euro, onde a queda da confiança do consumidor e do poder aquisitivo resultaram na menor ocupação dos hotéis das principais cidades e dos destinos mais visados de férias.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

PESQUISA REVELA PERFIL DO HÓSPEDE NA CIDADE DE SÃO PAULO


Conhecer bem o seu público é o primeiro passo para que os meios de hospedagem possam oferecer produtos e serviços com qualidade. O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), fez um estudo do setor no primeiro semestre de 2012 e acaba de publicar a pesquisa “Perfil dos Hóspedes em Meios de Hospedagem Paulistanos”.
O levantamento foi realizado em 44 hoteis e 17 hostels (8.778 unidades habitacionais - UHs) da capital. O maior número de check ins geralmente ocorre na segunda-feira (20,2%) e o de check outs na sexta-feira (22,1%), com exceção dos residentes na cidade, que geralmente usam os serviços da hotelaria de quinta a domingo.
Dados mostram que os turistas brasileiros ainda são os que mais se hospedam na capital paulistana (82,4%), com uma média de 2,4 pernoites e gastos no período em torno de R$ 1.242. Quanto aos estrangeiros, seus gastos são de R$ 1.735 e 3,7 são os pernoites.
Os negócios e os eventos continuam sendo os interesses apontados pelos entrevistados para visitar São Paulo (somam 70,9%). O lazer vem a seguir (14,3%), com um pequeno aumento em relação ao ano passado (no primeiro semestre de 2011 foi em torno de 12,5%). Os turistas que decidem permanecer mais tempo citam a vida noturna e as compras (total de 44,8%) como as razões principais, entretenimento e gastronomia motivam 30,9%.
Foi identificado que houve uma ligeira redução nas taxas de ocupação em São Paulo, fechando em 65,7%. Porém, os gastos de viagem dos turistas obtidos na pesquisa do primeiro semestre de 2012 são maiores que os de 2011: as despesas no período de viagem foram de R$ 1.354,46, correspondendo a uma média diária de R$ 501,65. Na mesma época do ano passado, o gasto foi de R$ 1.263, com a diária média em torno de R$ 405,06.
No ranking geral, os principais países emissores internacionais continuam sendo os Estados Unidos e a Argentina, seguidos por França, Alemanha e Chile. Do Brasil, a cidade recebe hóspedes dos estados de SP, RJ, PR, MG, entre outros.
Informações sobre os residentes na cidade que utilizam os estabelecimentos nos finais de semana são apresentados na pesquisa. Esse público aponta o lazer/ entretenimento como motivação predominante (39,7%) e a vida noturna como a atividade mais realizada durante a estada.

Confira a pesquisa completa no site www.observatoriodoturismo.com.br  

(Fonte : Ascom / imagem divulgação)

BLINDAGEM TERCEIRIZADA


A partir do ano que vem, o Brasil vai experimentar um novo modelo de segurança para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. A parte interna dos estádios, além de um perímetro a ser delimitado pela Fifa, ficará a cargo de uma empresa de guarda particular. Com isso, as forças de defesa pública só vão intervir em caso de grave tumulto ou para a manutenção da ordem pública. A terceirização da segurança é adotada na Inglaterra. A tendência é que mais de 50 mil profissionais sejam contratados para cuidar dos locais de jogo das 12 cidades sede (chamados de stewards), campos de treinamento, além do deslocamento das autoridades e das seleções.
De acordo com documento publicado no Diário Oficial da União, caberá às Polícias Militares e Civil a fiscalização fora dos estádios, nas ruas no entorno das arenas, nos aeroportos, portos, ruas e avenidas das cidades sede e municípios vizinhos, que devem ser destinos turístico e locais de hospedagem e treino das delegações.
Para isso, serão investidos, até 2014, R$ 1,17 bilhão em segurança pública. A receita tem de ser investida, por exemplo, na compra de scanners móveis e portáteis usados no combate ao transporte de materiais ilícitos pela Receita Federal e os veículos aéreos não tripulados, que atuarão na proteção das fronteiras fornecendo imagens.
A previsão é de que, do valor total, R$ 714 milhões sejam liberados até o fim deste ano. Toda a ação e a aplicação da verba será coordenada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ). O departamento foi criado em agosto do ano passado para planejar a defesa pública na Copa das Confederações e no Mundial. A instituição reúne membros de todos os órgãos de segurança federal e estadual e quer realizar uma ação integrada no país inteiro. Segundo o documento publicado no Diário Oficial, essa é a maior dificuldade no momento.
"Essa grande comissão, dividida em 15 áreas temáticas, está escrevendo o plano operacional que será posto em prática na Copa do Mundo em cada cidade sede. Tudo está indo de acordo com o programado e em breve esse plano estará pronto. Aí, começaremos a simular e treinar esse planejamento", explicou o secretário Valdinho Caetano durante a realização da última reunião entre os estados, em Brasília.
As equipes terão de trabalhar em conjunto — como fazem no Carnaval, Réveillon, Rock in Rio e Festival de Verão — em unidades integradas de comando e cooperação, cheias de tecnologia, que serão criadas e instaladas nos estádios e locais das competição. Algumas serão móveis. Toda a infraestrutura montada ficará de legado para o Brasil. Nessa união também está inclusa a interligação dos bancos de dados dos estados, que ainda não se comunicam. Atualmente, apenas a Polícia Federal tem acesso ao sistema chamado 124/7, da Interpol, capaz de centralizar informações de criminosos de 188 países. O banco de dados será consultado pelo Ministério das Relações Exteriores antes da concessão dos vistos.

Cadastro de torcida

O projeto de segurança para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014 prevê, ainda, a agilização do cadastro dos torcedores brasileiros. A SESGE/MJ também prevê uma ação parecida com o modelo inglês, que reúne informações enviadas por outros países sobre os chamados hooligans. Mesmo assim, o trabalho será voltado para a área externa dos estádios, onde eles agem. A expectativa é que os sistemas internos de tevê e a identificação dos ocupantes das cadeiras do estádio diminuam a ação dos baderneiros. No combate à violência nas cidades sede — que inclui de pirataria a turismo sexual —, serão apenas reforçados os programas existentes, como o Segurança Cidadã.

Sem efeito

Nos Jogos Olímpicos de Londres, o governo inglês contratou por aproximadamente R$ 727 milhões a empresa G4S para fazer a segurança nos locais de competição. Entretanto, cerca de duas semanas antes da abertura, a firma admitiu que não teria condições de realizar o serviço, o que gerou uma grande crise, pois precisariam fornecer 13.700 guardas e só tinham 4 mil. Assim, o governo britânico precisou colocar o exército nas ruas para cuidar da segurança.

Empregos públicos

A SESGE/MJ também cita no Diário Oficial da União que "será necessário um incremento substancial de recursos humanos para o desempenho da missão", o que deve causar impacto na prestação de serviço diária e gerar empregos também na área pública.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

NOVAS OPORTUNIDADES PARA O SETOR PRIVADO


A defasagem da infraestrutura e da logística no Brasil cria obstáculos enormes ao desenvolvimento. Os custos de produção e distribuição, o tempo requerido para a otimização do abastecimento interno e da exportação e as perdas causadas pela ausência ou pela deficiência das condições de uso das estradas, ferrovias, portos e aeroportos são muito altos.
No cenário externo isso se traduz em perda de competitividade e, portanto, de mercado, com efeito desestimulador para os produtores e exportadores e perdas para as contas da balança comercial. No cenário interno o resultado é a contenção dos investimentos, dos empregos, do crescimento e da modernização da atividade produtiva.
Essa defasagem não nasceu agora. Os anos de relativa estagnação da economia ? ou de altos e baixos paralisantes, entre 1980 e o final dos anos noventa ? diminuíram os investimentos de forma drástica. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBKF), que mede os investimentos públicos e privados, caiu de cerca de 24% do PIB para cerca de 16% do PIB no mesmo período.
Quanto à infraestrutura, relatório do Banco Mundial de novembro de 2007 (1), aponta que a redução dos investimentos no período foi muito acentuada: "Esses investimentos caíram de uma média de 5,22% do PIB, no período 1981-85, para 2,35% do PIB entre 1996 e 2000. Em 2001, os níveis de investimento no setor corresponderam à metade de seu patamar em 1981" (p. 18).
A retomada do crescimento econômico a partir de 2004 (exceto pela estagnação de 2009) explicitou e agravou essa defasagem. A FBKF foi sendo lentamente retomada, chegando próxima a 19% do PIB, mas a crise de 2008-2009 a faz voltar ao patamar de 17% do PIB. Dados relativos a investimentos em rodovias e ferrovias do Ministério dos Transportes (2) mostram uma quase estagnação entre 1996 e 2004, com retomada das inversões a partir de então, que é muito bem-vindo mas ainda é insuficiente para mostrar alterações no desenho da infraestrutura e da logística no Brasil.
Por isso, é muito importante o "Programa de Investimento em Logística: Rodovias e Ferrovias", que o governo anunciou no último dia 15/8. Serão R$ 133 bilhões em investimentos, sendo R$ 91 bilhões direcionados às ferrovias (10 mil km divididos em 12 trechos) e R$ 42 bilhões às rodovias (7,5 mil km de estradas). Do total, a estimativa é de que R$ 79,5 bilhões sejam aplicados nos cinco primeiro anos.
De saída há um impacto positivo nas expectativas e cenários dos investidores. Além do mais, há um efeito multiplicador dos investimentos que, segundo cálculos da LCA, podem agregar quase R$ 130 bilhões ao PIB brasileiro no período ? acréscimo de 0,4% ao crescimento projetado pela LCA para o PIB entre 2013 e 2016, o que representa acréscimo de 0,1% ao ano. Além disso, os efeitos positivos, por meio dos ganhos de competitividade, para os investimentos, a produção, a distribuição e as exportações, entre outras ? ajudando a superar o quadro descrito no início do texto ?, terão alcance muito maior.
Nas rodovias serão investidos R$ 23,5 bilhões em cinco anos por meio de concessões ao setor privado. Recursos públicos poderão ser disponibilizados para financiar parcela dos investimentos privados com taxas de juros incentivadas (TJLP mais 1,5% ao ano) e com prazos de até 20 anos. Já os investimentos em ferrovias serão feitos através de Parcerias Público-Privadas (PPPs), com o governo contratando a construção, a manutenção e a operação da rodovia. Serão R$ 56 bilhões em cinco anos, parcialmente financiados a taxas anuais de TJLP mais 1%, com prazos de até 25 anos.
Para o setor privado são grandes as oportunidades abertas pelo Programa. Para construtores e concessionários, os leilões de concessões de rodovias e de PPP nas ferrovias oferecem um portfólio rico e variado: são 10 mil km em 12 trechos de ferrovias e 7,5 mil km em 10 trechos de rodovias. A experiência na montagem de consórcios e de propostas viáveis e competitivas será decisiva na capacidade de aproveitar essas oportunidades.
Mas há novos desafios técnicos e financeiros a serem enfrentados com sucesso. No caso das rodovias, seguirá valendo o modelo de menor tarifa cobrada do usuário, agora acrescido da exigência de que pelo menos 10% das obras de melhoria sejam feitas antes do início da cobrança do pedágio. No caso das ferrovias está sendo introduzido o chamado "acesso aberto", pelo qual o governo comprará a capacidade de operação do parceiro privado e o ofertará no mercado ? na prática, adota-se o livre direito de passagem para todos os operadores em todas as malhas.
Essas novidades exigem grande precisão e criatividade na formulação de propostas consistentes dos pontos de vista técnico, operacional e principalmente financeiro, de forma que os investimentos obtenham retorno e de fato resultem em rodovias e ferrovias modernas e de qualidade, sem interrupções, atrasos e precariedades e com a consequente superação de grande parte da defasagem brasileira em infraestrutura e logística ? ou seja, para que todos saiam ganhando.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

AJUSTE FISCAL GARANTE AO RIO MAIS R$ 7 BI PARA OBRAS


O Estado do Rio poderá contratar mais R$ 7,055 bilhões em empréstimos para investimentos em infraestrutura. O aumento nos limites de endividamento foi autorizado ontem pelo governo federal no âmbito do Programa de Ajuste Fiscal (PAF). O governador Sérgio Cabral disse que, com a ampliação de limites, o estado investirá, sobretudo, em obras destinadas a atender as grandes competições esportivas que serão sediadas no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
- Trata-se do maior espaço fiscal dado ao Rio de Janeiro. Primeiro foi R$ 1 bilhão, depois R$ 2 bilhões e agora R$ 7 bilhões - comentou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ontem, ao assinar a ampliação da margem de empréstimos do Rio.
O governador destacou que o dinheiro será aplicado em projetos de mobilidade urbana e de segurança pública nas favelas e em contrapartidas que o governo do estado precisa dar em projetos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para prevenção de desastres naturais. Segundo Cabral, até 2016, o governo vai concluir a Linha 4 do metrô, que liga a Barra da Tijuca à Zona Sul.
- É uma linha fundamental para salvar o Rio de Janeiro de engarrafamentos insolúveis na ligação entre a Zona Sul e a Barra e também com o Centro da cidade e a Zona Norte. Será o maior de todos os investimentos. Será concluída em março de 2016. É uma obra do meu governo que não inauguro- afirmou, acrescentando que o governo também quer priorizar o saneamento básico.
- Vamos resolver o problema da Lagoa de Jacarepaguá, da Lagoa da Barra da Tijuca e investir pesadamente na Baía de Guanabara - disse.
No mês passado, o Ministério da Fazenda liberou R$ 42,225 bilhões para outros 17 estados, a fim de incentivar o crescimento econômico. O maior limite, de R$ 11,96 bilhões, foi para São Paulo, seguido da Bahia, do Espírito Santo, de Santa Catarina e de Pernambuco. De acordo com o Ministério da Fazenda, outros estados também deverão receber o benefício.
Cabral afirmou que, entre 2008 e 2011, o estado havia conseguido uma ampliação no limite de endividamento para R$ 14,5 bilhões. Com o convênio assinado ontem, o valor chegou a R$ 21,5 bilhões.
Amanhã, o governo do Rio já deverá assinar um contrato de US$ 600 milhões com o Banco Mundial para a compra de trens para a SuperVia. O governador informou que, anualmente, repassa ao Tesouro Nacional cerca de R$ 3,5 bilhões para o pagamento da dívida do estado com a União

(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

SENADO PUBLICA RESOLUÇÕES QUE AUTORIZAM EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS DE US$ 1,2 BILHÃO


O Diário Oficial da União publicou ontem sete resoluções do Senado que autorizam a União, alguns estados e municípios a negociar empréstimos internacionais para despesas que vão desde pagamento de dívidas até investimentos em infraestrutura, educação e saneamento. O valor total chega a US$ 1,2 bilhão.
A resolução, com valor mais elevado, é para o estado de Mato Grosso, que obteve autorização para negociar crédito de US$ 478,9 milhões com o Bank of America. Os recursos serão aplicados no pagamento da dívida estadual.
O segundo valor mais alto é destinado ao estado do Rio de Janeiro – US$ 394,5 milhões – negociados com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O dinheiro será investido na melhoria da região metropolitana em projetos de integração e mobilidade.
A prefeitura do Recife, capital de Pernambuco, obteve crédito com o Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), no valor de US$ 130 milhões. Os recursos serão aplicados em programas de educação e gestão pública.
A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEE-D) do Rio Grande do Sul negociou crédito, no valor de US$ 87,4 milhões, com a AFD. O governo do Brasil vai receber US$ 66 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa do Sistema Único de Assistência Social.
O município de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, negociou com o BID a liberação de US$ 23,9 milhões para o programa de desenvolvimento integrado da região. Já o estado do Amazonas obterá US$ 21,5 milhões de crédito da Corporação Andina de Fomento (CAF) que serão aplicados no programa estadual de turismo

(Fonte : Agência Brasil)

BC: FOCUS MOSTRA TAXA MÉDIA DE CÂMBIO DE 2012 A R$1,94 E FINAL A R$2


O Banco Central do Brasil divulgou os resultados da última pesquisa semanal Focus, mostrando que as instituições e analistas financeiros trabalham com uma projeção de R$ 2,00 para a taxa de câmbio no final de 2012 e também de 2013. Para o fim de setembro, as expectativas são de um dólar pouco acima dessa estimativa, em R$ 2,02. O Focus manteve a previsão de taxa média de câmbio de R$ 1,94 para 2012.
O mercado financeiro elevou na pesquisa a previsão de déficit em transações correntes em 2012, de US$ 58,71 bilhões para US$ 58,80 bilhões. Para 2013, a previsão de déficit nas contas externas é de US$ 70 bilhões. Já a estimativa de superávit comercial em 2012 subiu de US$ 18,00 bilhões para US$ 18,04 bilhões. Para 2013, a projeção foi mantida em R$ 15 bilhões.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

ANAC VAI REVER CRITÉRIOS DE COBRANÇA PARA REMARCAR OU CANCELAR PASSAGEM


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está analisando mudanças nas taxas cobradas pelas companhias aéreas para cancelar um bilhete ou mudar a data de uma viagem.
Uma das boas lembranças da viagem é aquela passagem baratinha comprada pela internet.
“Meu filho já foi para Bahia e voltou por R$ 39. Podia ser sempre, né?”, brinca a cabeleireira Márcia Ramos.
O único porém dessa história é que a vantagem da tarifa promocional pode desaparecer em caso de desistência ou remarcação da viagem. Muitos passageiros só estão descobrindo isso quando surge um imprevisto.
Rômulo Nelson Júnior, de Belo Horizonte, comprou um bilhete por R$ 100 para passar um fim de semana em Salvador.
“Precisei mudar a data e com apenas dois dias após a compra eu liguei lá para pedir o estorno e eles disseram que cobrariam a tal taxa de 60% do valor pago”, conta o comerciante.
Uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil permitiu que cada companhia criasse a própria regra para reembolso de bilhete adquirido em tarifa promocional.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou as regras de cinco empresas que operam o trecho Rio-São Paulo e descobriu que no caso mais extremo, a taxa para cancelar a compra e conseguir o reembolso chega a pouco mais de duas vezes e meia o preço da passagem. Por exemplo, se a tarifa foi de R$ 100, o passageiro teria que pagar mais de R$ 250 para receber esses R$ 100 de volta. Valeria mais a pena desistir do reembolso.
Por causa desse tipo de situação, a Anac está revendo a resolução que dá autonomia as companhias aéreas. A Defesa do Consumidor alega que o próprio Código Civil Brasileiro determina multa máxima de 5% do valor da passagem, mesmo que tenha sido comprada em tarifa promocional.
“O consumidor deveria ser informado de uma maneira mais clara, mais precisa com relação à existência de uma multa no caso dele desistir ou dele remarcar a sua passagem. Só que não pode ser como as empresas aéreas estão fazendo, multas extremamente abusivas, extorsivas”, aponta o coordenador do Procon, Marcelo Barbosa.
No caso das passagens de ônibus a regra já foi alterada. As empresas não podem cobrar multa maior do que 5% do valor da passagem, em casos de desistência até três horas antes do embarque.
“Saber que não perdemos o dinheiro, não perdemos o horário, não perdemos a passagem que a coisa vai”, diz uma mulher.
“O cliente acaba voltando e viajando naquela empresa novamente”, comenta outra mulher.

(Fonte : G1)

TURISTAS PROCURAM CIDADES NORDESTINAS PARA PASSAR OS FERIADOS


As cidades das Regiões Norte e Nordeste estão sendo as mais procuradas por turistas que pretendem viajar nos feriados prolongados. De acordo com o levantamento realizado pelo buscador on-line Skyscanner, dos dez destinos mais buscados, cinco são capitais nordestinas e quatro são no Norte.
De acordo com o diretor geral do Skyscanner no Brasil, Mateus Rocha, o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e a beleza do litoral da Região Nordeste atraem cada vez mais turistas à região nos feriados prolongados.

Cidades

Apesar de não ser uma cidade litorânea, a capital do Piauí, Terezina, foi a mais procurada para o feriado do dia 7 de setembro, por exemplo, registrando aumento de 137,5%, em comparação com o mesmo período de 2011

(Fonte : InfoMoney / imagem divulgação)

MTUR DESTINA R$ 7 MILHÕES PARA EVENTOS


O Ministério do Turismo prepara edital para a seleção de propostas de apoio a eventos que fortalecem o desenvolvimento turístico do Brasil. A chamada será publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6), quando abre o prazo para inscrições de projetos no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal (Siconv). O aporte total para a ação será de R$ 7 milhões.
Somente entes públicos poderão apresentar propostas. Podem participar eventos que atendam aos seguintes critérios: ser realizado entre 1º de dezembro de 2012 e 17 de fevereiro de 2013; ter tido três edições anteriores; comprovar potencial de geração de fluxo turístico. Entre os itens que podem ser custeados com recursos do Ministério do Turismo estão palco, sonorização, iluminação, segurança e arquibancadas.
O valor mínimo para apoio a cada evento é de R$ 100 mil e, o máximo, de R$ 400 mil. As regras, estabelecidas pela Portaria Nº 112, vedam o pagamento de cachês a artistas e bandas.
As propostas selecionadas contemplarão as cinco macrorregiões brasileiras. A data-limite para cadastramento dos projetos é dia 21 de setembro de 2012.

(Fonte : MTur)

METADE DOS ESTÁDIOS DA COPA DE 2014 NÃO ATINGIU 50% DAS OBRAS


Metade dos estádios da Copa do Mundo de 2014 não alcançou 50% da execução dos trabalhos a menos de dois anos do torneio, aponta relatório divulgado pelo Ministério do Esporte nesta segunda-feira
Entre as seis arenas que ainda não atingiram metade do cronograma em agosto estão as de Cuiabá (47%), Curitiba (45%), Manaus (44%), Natal (30%), Porto Alegre (33%) e São Paulo (48%). A previsão é que estes estádios estejam finalizados entre junho e dezembro de 2013.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou o Brasil na semana passada e disse que os preparativos para o Mundial no país entraram em "ritmo de cruzeiro" e que foi informado não haver nenhum estádio em alerta "vermelho" para a Copa ou em zona crítica.
O estádio Arena das Dunas, em Natal, é o que tem a pior situação. As obras começaram há apenas um ano e só neste mês será iniciada a montagem das arquibancadas. A previsão é que o local seja entregue em dezembro de 2013, apenas seis meses antes do Mundial.
Já o estádio de Fortaleza é o mais avançado, com 87% das obras e previsão de entrega para dezembro deste ano. O Castelão terá capacidade para 67 mil pessoas e será uma das sedes da Copa das Confederações de 2013, evento-teste para o Mundial de 2014.
As cidades de Belo Horizonte (78% dos trabalhos completados), Brasília (72%), Rio de Janeiro (62%) e Salvador (70%) são as outras cidades confirmadas para o torneio do ano que vem.
A arena de Recife, com 51% das obras atingidas, está previamente selecionada para a Copa das Confederações, mas ainda não foi confirmada devido ao ritmo dos trabalhos.
Valcke reconheceu que o estágio de Recife preocupa a entidade, que deve anunciar sua decisão no início de novembro.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

AUMENTARAM 3% AS VIAGENS DE NEGÓCIOS DE BRASILEIROS AOS EUA ATÉ MAIO


Dados divulgados pelo Departamento de Comércio dos EUA mostram que no acumulado de janeiro a maio deste ano, o número de viajantes brasileiros de negócios aos EUA aumentou 3% e representou 10,2% das 674.182 (+18,8%) chegadas totais de brasileiros naquele país em 2012. Já o número de chegadas de brasileiros que viajaram a lazer para os EUA até maio aumentou 21% e representou 88,3% das viagens totais de brasileiros àquele país.
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o número total de chegadas de business travelers aos EUA aumentou 3% e os três países emissores que apresentaram maior crescimento em viagens corporativas foram o Japão (+15%), a Coréia do Sul (+11%) e a China (+9%). O Brasil, com +3%, ficou em 4º lugar.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

PESQUISA MAPEIA FLUXO AÉREO DAS CIDADES-SEDE DA COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014


O Brasil joga com 12” é o nome do estudo desenvolvido pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) e a Editora Panrotas, especializada em informações aeroviárias. O estudo, que será atualizado a cada três meses, é uma radiografia do serviço aéreo disponível entre as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Nesta primeira edição, foi publicado junto com o boletim que consolida o desempenho do turismo na cidade de São Paulo no primeiro semestre de 2012.
Segundo o levantamento, realizado de 4 a 10 de junho, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte são as únicas sedes que têm voos diretos para todas as demais — entre si e também para Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus, Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba. Já Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Manaus trabalham com dez dos 11 destinos, e Natal e Cuiabá, com sete. Quando considerados também os voos com escalas, todas as cidades-sede são atendidas, porém nestes casos há uma grande variação de horários, escalas e conexões.
No período monitorado, a oferta foi de 13 mil voos semanais. As 12 cidades-sede da Copa concentram 68% das freqüências. São Paulo corresponde a 31,9% dessa malha aérea, sendo atendida pelos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos (Campinas). Na seqüência, estão Rio de Janeiro (16,5%), Brasília (10,7%) e Belo Horizonte (9,3%). Juntas, as quatro cidades representam 68,4% das freqüências semanais.
O estudo também analisou a oferta de voos internacionais em todo o Brasil. Das 1.164 freqüências semanais, a capital paulista é responsável por 56,87% da oferta, estando ligada por voos diretos com 48 destinos servidos por 31 companhias aéreas. O Rio de Janeiro vem em segundo com 241 voos internacionais (20,7%) e Porto Alegre em terceiro, com 80 (6,8%). Das 12 sedes, apenas Cuiabá não recebe voos internacionais regulares.

Confira a pesquisa completa no site www.observatoriodoturismo.com.br  

(Fonte : Ascom / imagem divulgação)

POLÍCIA FEDERAL DO RIO DE JANEIRO DECIDE MANTER GREVE E INTENSIFICAR AÇÕES


Por unanimidade, os agentes da Polícia Federal do Rio de Janeiro decidiram ontem, em assembleia, continuar com o movimento grevista iniciado no dia 7 de agosto. A partir de agora, a paralisação é por tempo indeterminado. De acordo com o presidente dos Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no estado do Rio de Janeiro, Telmo Correa, as ações serão intensificadas para chamar a atenção do governo para as reivindicações da categoria. A informação é da Agência Brasil.
No estado há mais de 1.300 homens, entre agentes federais e servidores administrativos - somente na sede da Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, são 700 homens. Segundo Correa, o comando de greve no Rio vai preparar ações diárias, a partir de agora. Os grevistas reivindicam a reestruturação das carreiras de agentes, papiloscopistas e escrivães para nível superior, a exemplo das de delegados e peritos federais.

(Fonte : Business Travel Magazine)

ETHIOPIAN AIRLINES VAI OPERAR TRÊS FREQUÊNCIAS SEMANAIS PARA SÃO PAULO


A África também está descobrindo o Brasil - além da South African Airways, que já opera há muitos anos no Brasil, a Kenya Airways (Quênia) já manifestou algumas vezes seu interesse em operar para o país. Agora, a Ethiopian Airlines, companhia de bandeira da Etiópia, membro da Star Alliance e a empresa aérea que registra o mais rápido crescimento na África, anunciou que lançará voos para São Paulo no próximo mês de dezembro. Serão os primeiros voos regulares da companhia aérea para a América do Sul. A Ethiopian começará a operar na rota com três frequências semanais, via Lomé, capital do Togo, onde a empresa possui uma afiliada regional, a ASKY Airlines.
O anúncio inicial, feito pelo CEO da Ethiopian, Tewolde Gebremariam, informava que a companhia utilizaria o novíssimo equipamento B787 Dreamliner na rota. A Ethiopian foi a segunda companhia aérea do mundo a receber e operar o novo modelo de aeronave da Boeing. Ela planeja transformar Lomé em seu hub no oeste africano, utilizando os voos da ASKY como feeder (alimentador) de seus voos para o Brasil. Como explicou Tewolde, seguindo a estratégia de crescimento da companhia aérea, na visão de crescimento adotada para 2025, a Ethiopian Airlines planeja ênfase especial em voos para o Brasil, Índia e China.
No Brasil, a Ethiopian Airlines é representada pela Aviaresp, que confirmou a decisão da companhia aérea de voar para o Brasil. Entretanto, dificuldades com a obtenção de slots convenientes no aeroporto de Guarulhos (GRU) estão atrasando os planos de lançamento dos voos - é difícil montar uma operação desse porte em pouco mai de três meses -, que agora inicialmente deverão utilizar aeronaves Boeing 767-300 e, possivelmente, começar no 1º semestre de 2013.

(Fonte : Business Travel Magazine)

CALENDÁRIO DE FEIRAS 2013 DA UBRAFE TERÁ LAÇAMENTO EM 15 PAÍSES


A União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) promoveu na noite de ontem (3/9) o coquetel de lançamento oficial da 24ª edição do "Calendário Principais Feiras de Negócios do Brasil 2013". Na ocasião, a entidade reuniu o trade e seus associados. Segundo o presidente, Armando Arruda Pereira de Campos Mello, nos últimos cinco anos, as feiras da Ubrafe já receberam mais de 84 milhões de visitantes no país. "Este calendário é uma referência de negócios na América Latina", disse.
Além do evento em São Paulo para promover o calendário, a Ubrafe o fará também em mais 15 países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Estados Unidos, México, Portugal, França, Espanha, Itália e Alemanha. O calendário está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol) e em versão impressa ou eletrônica

(Fonte : Mercado & Eventos)

HOTELEIROS PODEM VISITAR GRATUITAMENTE ITAIPU NACIONAL


Uma parceria do Sindhotéis e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, permite visitas gratuitas para funcionários do setor de hospedagem e gastronomia ao Parque Nacional Itaipu. A ação é válida na baixa temporada (até 30 de novembro, exceto feriados), quando poderão fazer o circuito turístico especial e o test drive no veículo fabricado na usina.
“A Itaipu é um dos grandes atrativos de Foz de Iguaçu, então precisamos incentivar que nossos associados a conheçam e saibam repassar informações corretas ao atender os turistas”, explica o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva.
Está estabelecida uma cota semanal de 50 lugares para o Circuito Turístico Especial e nove para o test drive do veículo elétrico. Os pedidos devem ser feito com antecedência por telefone (45) 3027-1836 ou por e-mail sindhoteis@sindhoteisfoz.com.br .

(Fonte : Panrotas)