quarta-feira, 4 de julho de 2012

BC AMEAÇA INTERVIR, E COTAÇÃO DO DÓLAR VOLTA A SUBIR PARA R$ 2,01



O dólar voltou aos R$ 2 ontem depois de o Banco Central indicar que uma cotação abaixo desse patamar não é bem-vista pelo governo.
Depois de o dólar recuar a R$ 1,98 na segunda, o diretor do BC Aldo Mendes disse ontem que a autoridade pode agir para evitar a queda da moeda.
Segundo analistas, isso fez o dólar fechar a R$ 2,019. A cotação no Brasil se descolou da de países como Austrália e África do Sul, onde o dólar caiu.
O governo age desde o início do ano para valorizar o dólar e dar fôlego à indústria em relação aos importados. A debilidade do setor foi enfatizada por Mendes: "Isso aumenta a preocupação com uma valorização do real, fato que tira a competitividade da indústria".

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

CRISE DEFLAGRA TERCEIRA ONDA ESPANHOLA NO BRASIL


A crise econômica que se aprofunda desde 2008 na Europa criou a terceira onda de capitais espanhóis no Brasil.
Levantamento da Câmara Oficial Espanhola de Comércio, instituição que monitora há 50 anos a relação bilateral, indica que empresas espanholas programam investimentos de R$ 44 bilhões no Brasil até 2015.
Os setores vão de infraestrutura a software, de trens e vagões a imóveis.
As duas ondas anteriores - a da privatização e a dos anos 2000- aplicaram no Brasil, segundo informação da Câmara, R$ 164,7 bilhões.

DECISÃO LUCRATIVA

O investimento tem retorno, mostram as remessas de lucros de empresas espanholas compiladas pelo Banco Central a partir de 2005 -quando o confronto entre investimentos e remessas de lucros passou a ser registrado.
No caso das remessas, saíram do Brasil rumo à Espanha US$ 19,122 bilhões entre 2005 e 2011. Os investimentos no mesmo período foram de US$ 18,002 bilhões. O número inclui a megaoperação de compra da Vivo pela Telefônica. Somente esse negócio representou investimento de US$ 9 bilhões.
Só no ano passado, as espanholas remeteram para suas matrizes US$ 4,7 bilhões, cifra superior ao que foi enviado em 2008, quando explodiu a crise financeira global. Naquele ano, as empresas espanholas remeteram US$ 4,4 bilhões.
Segundo Maria Luisa Castelo Marin, diretora-executiva da Câmara Brasil-Espanha, as remessas "ajudam as empresas na Espanha, mas também faze com que muita empresa veja no Brasil oportunidades que não consegue ver na Espanha neste momento", diz Maria Luisa.
O bom desempenho tem atraído, além de empresários, profissionais. A Câmara recebe por mês cerca de cem currículos de espanhóis de nível técnico interessados em trabalhar no Brasil.

BUROCRACIA E TRIBUTOS

Só no primeiro semestre deste ano, a Câmara recebeu consultas de mais de 150 empresas. Queriam saber como podem investir no Brasil. O principal problema não é a língua ou a distância.
"Burocracia e tributos são os grandes problemas que os espanhóis enfrentam aqui. Por isso temos orientado o investidor espanhol a se associar a um empresário local. Isso facilita muito as coisas", afirma Maria Luisa.
Empresas-símbolo do capital espanhol no Brasil, os grupos Santander e Telefônica são exemplos de êxito no Brasil. Hoje, 27% do lucro auferido pelo Santander, instituição que adquiriu o ex-banco estatal Banespa, vem da operação brasileira.
É mais do que o dobro da contribuição do Santander Espanha, que é de 12%. "O Brasil é a unidade mais importante do mundo", afirma Juan Hoyos, vice-presidente do banco.
Tamanha relevância é o que tem embasado uma frase repetida à exaustão pelos executivos do banco: "O Santander não está à venda!".
Já a Telefônica, que em 2011 fez operação bilionária para comprar a Vivo, executa um plano de investimento de R$ 24 bilhões, com razoável folga.
Segundo Gilmar Camurra, vice-presidente financeiro, a dívida líquida da Telefônica equivale a 20% da geração de caixa (Ebitda) de apenas um ano. Como se vê, aqui as espanholas não veem crise.

EMPRESAS OLHAM DE TREM-BALA A ENERGIA EÓLICA

Depois de montar uma fábrica de trens em Hortolândia (SP), a espanhola CAF se prepara para disputar o projeto do Trem de Alta Velocidade que deverá ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio.
A CAF negocia com conterrâneos a formação de um consórcio. A empresa vai incluir na oferta o compromisso de montar o trem-bala no interior de São Paulo.
"O nosso interesse foi informado à presidente Dilma pelo rei Juan Carlos [que visitou o Brasil em junho]", disse Paulo Fontenele, diretor-presidente da CAF Brasil.
A empresa investiu R$ 240 milhões em Hortolândia, onde tem uma estrutura para montar 500 carros por ano.
Com pedidos da CPTM,dos Metrôs de São Paulo e do Recife e do VLT de Cuiabá, a CAF Brasil, com pouco mais de três anos com operação industrial no país, já fatura mais do que a matriz. "O baixo investimento na Espanha e os projetos no Brasil tendem a manter essa situação nos próximos anos", diz.
Com a CAF veio a HM. A construtora foi contratada para erguer a fábrica de Hortolândia. Decidiu ficar.
Segundo o diretor comercial, Ramon Remacha, depois de pôr em pé 40 mil metros quadrados de construção, surgiram outros negócios.
A empresa foi contratada para construir outras duas fábricas de conterrâneas: Gonvarri (do setor siderúrgico) e GH (fabricantes de equipamentos industriais).
O negócio deu tão certo que a HM decidiu lançar dois prédios residenciais, em Campinas. Remacha olha agora os parques eólicos. Nem precisa. A empresa já é maior que a matriz.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

RECORDE DE PASSAGEIROS NA TEMPORADA DE CRUZEIROS



A temporada de cruzeiros marítimos 2011/2012, finalizada em maio, bateu o recorde em número de passageiros transportados. Foram mais de 805 mil turistas viajando durante oito meses pela costa brasileira em 17 navios, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).
O volume representa 5% do total de pessoas que viajaram em navios mundialmente em 2011. Foram 16,3 milhões de passageiros, de acordo com a Abremar, com base em dados da Cruise Lines International Association (CLIA), entidade internacional do setor de turismo marítimo.
Os 17 navios que estiveram no Brasil para a temporada 2011/12 equivalem a 8% de toda a frota em operação no mundo, que soma 211 embarcações turísticas. O Brasil é o quinto colocado no mercado mundial de cruzeiros marítimos, atrás dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Itália.
“Nosso setor é um excelente gerador de renda e emprego para as economias regionais. Na última temporada, os gastos produzidos pelos armadores e cruzeiristas no território brasileiro alcançaram R$ 1,4 bilhão”, afirma Ricardo Amaral, presidente da Abremar. A entidade é membro do Conselho Nacional de Turismo (CNT) que representa 19 empresas do setor.

(Fonte : MTur)

PREFEITURA E SPTURIS DIVULGAM PROJETOS TURÍSTICOS NO MERCADÃO DE SP



A Prefeitura de São Paulo e a São Paulo Turismo (SPTuris) apresentaram os novos projetos para o fortalecimento do turismo na cidade, hoje dia 4, no Mercado Municipal, na capital paulista, onde foram inauguradas quatro iniciativas inéditas do setor.
“Os quatro roteiros temáticos que estamos lançando hoje, tem o objetivo de fortalecer a marca ‘São Paulo Viva Tudo Isso’, lançada em dezembro do ano passado, para reforçar a característica inovadora com novas tecnologias, mostrar São Paulo como um destino moderno e criativo”, declarou o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.
A diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciana Leite também apresentou as quatro ações inéditas: roteiros temáticos, guia São Paulo Ponto a Ponto, Viva Tudo Isso – Realidade Virtual e Tour 360º. Uma dessas ações, roteiros temáticos, são nove mini guias que indicam trajetos pela cidade com temas específicos. São eles Arquitetura pelo Centro Histórico, Cultura Afro, Arte Urbana, Cidade Criativa, Ecorrural, Independência do Brasil, Café, Futebol e Mirantes. “Queremos mostrar São Paulo por diferentes ângulos, para que o turista possa aproveitar as qualidades paulistanas e vivenciar a metrópole”, declarou Luciana.
A novidade fica por conta do Audioguia do roteiro, que pode ser baixado pela internet e acompanhado pelo turista durante o passeio por meio de seu smartphone, por exemplo. “Também foi feito algo inédito: um audiodescrição, para visitantes com deficiência visual, com apoio da Secretaria Municipal Verde e Meio Ambiente”, disse a executiva. Todos os guias também disponíveis em inglês e espanhol, serão distribuídos nas Centrais de Informação Turística (CITs), espalhados pela cidade e em outros locais-chave e feiras de turismo.
O guia SP Ponto a Ponto, levará informações gerais de 219 atrativos turísticos, deslocando o turista pela capital utilizando transporte público. O Viva Tudo Isso vai proporcionar ao visitante a sensação de estar dentro de alguns pontos de São Paulo, como Parque do Ibirapuera, Pinacoteca, Jardim da Luz, Avenida Paulista e Carnaval. Serão quatro totens que acompanham óculos de realidade virtual com narrações em português, inglês e espanhol. Já com o Tour 360º o turista poderá conhecer e explorar 75 atrativos da capital paulista, navegando em imagens em 360 graus.
“Os novos projetos que são complementares, visam traduzir as vivências que podem ser experimentadas na capital paulista, reforçando também a característica inovadora da cidade, já que utilizam novas tecnologias e tem um caráter sustentável, valorizando ainda o que São Paulo possui”, complementou Rehder.
No final do lançamento, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, parabenizou a todos pelo trabalho que reforça a qualificação da cidade para os megaeventos. “É gratificante ver o contínuo crescimento da SPTuris. O turismo é uma das principais fontes de renda do País, então é fundamental que a cidade direcione seus investimentos ao turismo. Temos muito orgulho do trabalho de excelência e seriedade que foi feito nestes últimos oito anos para o setor que consegue agregar qualidades voltadas para o turista.”

BALANÇO DA ATIVIDADE TURÍSTICA

Também foram divulgados os resultados da atividade turística da cidade de São Paulo, que obteve a maior nota na análise geral de 13 itens de atividade turística, seguido de Foz do Iguaçu (PR) e Recife (PE). Em 2011, a capital paulista recebeu R$ 12 milhões de turistas, a maior parte deles de negócios. Isso gerou uma receita turística de R$ 10 bilhões. E a rede hoteleira da cidade continua sendo a maior com 42 mil quartos de hotel. A ocupação hoteleira de 2011 registrou 69,29%. Neste ano, n período de janeiro à maio ficou em 6.4,81%. E somente no mês de maio deste ano, já foi registrado a taxa de ocupação de 73%.
“Também arrecadamos R$ 96 milhões de impostos (ISS – Imposto Sobre Serviços), o que representa 182,19% a mais do que foi arrecadado no mesmo período de 2005. Só em maio, a arrecadação foi de R$ 18,9 milhões, um recorde para o mês. E devemos bater os R$ 200 milhões este ano”, disse Rehder.

(Fonte & imagem : Brasilturis Jornal)

CONVÊNIO SOBRE AEROPORTO DEVE GERAR EMBATE



A Prefeitura de Ribeirão Preto assinará amanhã a minuta de convênio com o Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) para o início das obras do aeroporto Leite Lopes, que deve gerar novo embate político.
O convênio será assinado no Palácio dos Bandeirantes, entre a prefeita Dárcy Vera (PSD) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O anúncio da assinatura do convênio foi dado pela própria prefeita da cidade, que telefonou aos veículos de imprensa.
No entanto, ainda ontem, o tucano Duarte Nogueira, que, assim como Dárcy, é candidato a prefeito da cidade, também anunciou a assinatura em redes sociais.
Nogueira escreveu sobre os investimentos previstos, mas sem citar o valor que deverá ser gasto pela prefeitura.
O custo total das obras está previsto em R$ 117 milhões, sendo que, do total, a Prefeitura de Ribeirão Preto irá desembolsar R$ 25,8 milhões. O restante será bancado pelo Estado, governado pelo partido de Nogueira.
Entre os gastos municipais estão a readequação da malha viária no entorno, que custará R$ 10,8 milhões, além de R$ 1,8 milhão em drenagem, R$ 3,1 milhões no asfaltamento de duas ruas e R$ 1,5 milhão, na implantação de uma ciclovia.
Para a ciclovia, a prefeitura recebeu repasse de R$ 1 milhão do governo federal.
Também serão instaladas galerias no entorno do aeroporto até a rodovia Anhanguera, cujas obras estão orçadas em R$ 15,4 milhões.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

OCUPAÇÃO DE HOTÉIS FICA ABAIXO DO ESPERADO NO RIO



Passada a Rio+20, o mercado de hotelaria observa os resultados registrados e reflete sobre os próximos grandes eventos que o Rio de Janeiro receberá.
Apesar da tradicional vocação da cidade para atrair visitantes, a ocupação dos hotéis girou em torno de 90% no período em que ocorreu a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, de acordo com o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).
Ainda que aparentemente alto, o número ficou abaixo de seu potencial.
"Não lotou. Hotel é feito para lotar. Ter 90% é bom, mas não chegou a 100%", diz Julio Serson, vice-presidente da entidade.
Em acontecimentos como Carnaval e Réveillon é possível atingir o nível máximo, segundo o executivo.
"A expectativa de todos é ter os hotéis mais cheios. Mas o fato de ter sido designada só uma operadora oficial responsável pela administração do evento pode ter atrapalhado."
Os preços praticados ficaram mais de 15% abaixo do registrado em Carnaval e Réveillon, segundo Serson.
"Isso porque não houve lotação. Mas poderiam ter ficado ainda mais baixos com melhor gestão."
Para os próximos eventos, desoneração de taxas e impostos e desburocratização poderão atrair mais investidores ao setor hoteleiro, o que elevaria a oferta e tornaria os preços mais competitivos, segundo a entidade.

(Fonte : Col. Mercado Aberto / imagem divulgação)

CONOTEL DEFINE PROGRAMAÇÃO E TERÁ PRESENÇA DE KASSAB



O Conotel 2012, que acontece entre os dias 26 e 28 de julho, na Fecomércio, em São Paulo, já tem a sua programação definida.
O tema escolhido para esta edição é “A hotelaria que queremos para o Brasil” e entre os palestrantes e painelistas já confirmados está o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, além do secretário geral do Ministério do Turismo, Valdir Simão. As informações são do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi.
Embora os temas já estejam definidos, Fermi lembrou que ainda faltam confirmações por parte dos palestrantes. “Desde o ano passado estamos reinventando o nosso evento, já que contamos com menos recursos, sem o apoio do Ministério do Turismo”, disse. “Por isso, necessitamos de mais tempo para conseguir confirmar todos os participantes”, justificou. Segundo o dirigente, nomes como o do ministro Gastão Vieira, do presidente do Sebrae, Luiz Barretto e dos governadores de São Paulo e Pernambuco, Geraldo Alckmin e Eduardo Campos, devem confirmar presença nos próximos dias.
Para ele, nomes desta importância mostram a relevância do setor para a economia do país. Segundo Fermi, o governo vem tomando consciência de que o turismo e a hotelaria podem ser grandes geradores de emprego no País. “Isso mostra a representatividade do nosso setor e que o governo passou a enxergar que com investimentos menores, a hotelaria pode ser um grande vetor de desenvolvimento”, finalizou.

Veja abaixo a programação completa:

26/07

19h00 – Sessão Solene de Abertura
20h30 – Coquetel de Recepção

27/07

09h30 às 11h00 – Sessão Plenária I: “Brasil como Ambiente Macro Econômico para Aceleração do Turismo”
11h30 às 13h00 – Sessão Plenária II: “Modelos Internacionais da Relação de Parceria entre o Governo e a Hotelaria”
13h00 às 14h30 – Intervalo Almoço
14h30 às 16h00 – Sessão Plenária III: “Inovação como ferramenta preventiva contra a estagnação do mercado hoteleiro”
16h00 às 16h30 – Coffee Break
16h30 às 18h00 – Sessão Plenária IV: “Segurança Hoteleira: Alimentar, Física e Patrimonial”

28/07

09h30 às 11h00 – Sessão Plenária V: “Impactos das Redes Sociais na Decisão de Hospedagem”
11h00 às 11h30 – Coffee-Break
11h30 às 13h00 – Sessão Plenária VI: “Palestra Motivacional: equipes competitivas, equipes vencedoras”

(Fonte : Mercado & Eventos)

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO TÊM INÍCIO NA REGIÃO UVA E VINHO


A Secretaria do Turismo (Setur)e o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS) Região Uva e Vinho assinaram o convênio 007/2012, para a realização do projeto de Qualificação dos Serviços da Hotelaria, Gastronomia e Entretenimento na Região Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul.
Segundo a Secretária de Turismo, Abgail Pereira, são 52 cursos, 15 oficinas e seis palestras, ofertando 1.002 vagas. As atividades irão ocorrer entre julho de 2012 e fevereiro de 2013. “Trata-se de uma oportunidade de capacitação ao alcance dos profissionais de gastronomia, hotelaria e entretenimento da região. Com ações como esta, a Setur como para desenvolver o turismo do Rio Grande do Sul”, afirma.
O presidente do SHRBS, João Leidens, destaca que as vagas são limitadas e que as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de julho. “É importante que os interessados atentem para os prazos. Cabe salientar, também, a importância da parceria e apoio dos parceiros Sintrahtur, secretarias municipais de Turismo, Atuaserra e Associações Comerciais da Região”.
A ação atinge os municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata.

Confira os cursos, palestras e oficinas que estão sendo ofertados:

Qualificação dos Serviços de Garçom e Garçonete/12h

Qualidade do Atendimento com ênfase na Hospitalidade/12h

Dicas para Elaboração de Cardápios e Menus/12h

Técnicas de Cozinha/16h

Qualificação dos Serviços de Camareira//16h

Como vender meu produto/12h

Relações interpessoais, valorizando o profissional/16h

Palestras sobre o profissional no Mercado de Trabalho com foco na autoestima/3h

Palestras sobre classificação de empresas, seus direitos e deveres/3h

Oficinas gastronômicas e de inovação/8h cada (Aproveitamento e Armazenamento de alimentos, Apresentação de pratos e Buffet, Chás e Infusões, Decoração com frutas e Flores Comestíveis)

Informações e inscrições:
SHRBS Região Uva e Vinho - (54) 3221-2666/ (54) 3453.8000, admin@sindiregiao.com.br  ou sindiregiao@sindiregiao.com.br