quarta-feira, 4 de julho de 2012

PREFEITURA E SPTURIS DIVULGAM PROJETOS TURÍSTICOS NO MERCADÃO DE SP



A Prefeitura de São Paulo e a São Paulo Turismo (SPTuris) apresentaram os novos projetos para o fortalecimento do turismo na cidade, hoje dia 4, no Mercado Municipal, na capital paulista, onde foram inauguradas quatro iniciativas inéditas do setor.
“Os quatro roteiros temáticos que estamos lançando hoje, tem o objetivo de fortalecer a marca ‘São Paulo Viva Tudo Isso’, lançada em dezembro do ano passado, para reforçar a característica inovadora com novas tecnologias, mostrar São Paulo como um destino moderno e criativo”, declarou o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.
A diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciana Leite também apresentou as quatro ações inéditas: roteiros temáticos, guia São Paulo Ponto a Ponto, Viva Tudo Isso – Realidade Virtual e Tour 360º. Uma dessas ações, roteiros temáticos, são nove mini guias que indicam trajetos pela cidade com temas específicos. São eles Arquitetura pelo Centro Histórico, Cultura Afro, Arte Urbana, Cidade Criativa, Ecorrural, Independência do Brasil, Café, Futebol e Mirantes. “Queremos mostrar São Paulo por diferentes ângulos, para que o turista possa aproveitar as qualidades paulistanas e vivenciar a metrópole”, declarou Luciana.
A novidade fica por conta do Audioguia do roteiro, que pode ser baixado pela internet e acompanhado pelo turista durante o passeio por meio de seu smartphone, por exemplo. “Também foi feito algo inédito: um audiodescrição, para visitantes com deficiência visual, com apoio da Secretaria Municipal Verde e Meio Ambiente”, disse a executiva. Todos os guias também disponíveis em inglês e espanhol, serão distribuídos nas Centrais de Informação Turística (CITs), espalhados pela cidade e em outros locais-chave e feiras de turismo.
O guia SP Ponto a Ponto, levará informações gerais de 219 atrativos turísticos, deslocando o turista pela capital utilizando transporte público. O Viva Tudo Isso vai proporcionar ao visitante a sensação de estar dentro de alguns pontos de São Paulo, como Parque do Ibirapuera, Pinacoteca, Jardim da Luz, Avenida Paulista e Carnaval. Serão quatro totens que acompanham óculos de realidade virtual com narrações em português, inglês e espanhol. Já com o Tour 360º o turista poderá conhecer e explorar 75 atrativos da capital paulista, navegando em imagens em 360 graus.
“Os novos projetos que são complementares, visam traduzir as vivências que podem ser experimentadas na capital paulista, reforçando também a característica inovadora da cidade, já que utilizam novas tecnologias e tem um caráter sustentável, valorizando ainda o que São Paulo possui”, complementou Rehder.
No final do lançamento, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, parabenizou a todos pelo trabalho que reforça a qualificação da cidade para os megaeventos. “É gratificante ver o contínuo crescimento da SPTuris. O turismo é uma das principais fontes de renda do País, então é fundamental que a cidade direcione seus investimentos ao turismo. Temos muito orgulho do trabalho de excelência e seriedade que foi feito nestes últimos oito anos para o setor que consegue agregar qualidades voltadas para o turista.”

BALANÇO DA ATIVIDADE TURÍSTICA

Também foram divulgados os resultados da atividade turística da cidade de São Paulo, que obteve a maior nota na análise geral de 13 itens de atividade turística, seguido de Foz do Iguaçu (PR) e Recife (PE). Em 2011, a capital paulista recebeu R$ 12 milhões de turistas, a maior parte deles de negócios. Isso gerou uma receita turística de R$ 10 bilhões. E a rede hoteleira da cidade continua sendo a maior com 42 mil quartos de hotel. A ocupação hoteleira de 2011 registrou 69,29%. Neste ano, n período de janeiro à maio ficou em 6.4,81%. E somente no mês de maio deste ano, já foi registrado a taxa de ocupação de 73%.
“Também arrecadamos R$ 96 milhões de impostos (ISS – Imposto Sobre Serviços), o que representa 182,19% a mais do que foi arrecadado no mesmo período de 2005. Só em maio, a arrecadação foi de R$ 18,9 milhões, um recorde para o mês. E devemos bater os R$ 200 milhões este ano”, disse Rehder.

(Fonte & imagem : Brasilturis Jornal)

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