segunda-feira, 3 de maio de 2010

NORDESTE RECEBE VERBA EXTRA PARA PROMOÇÃO TURISTICA INTERNACIONAL EM 2010


Região irá receber R$ 5,2 milhões para realizar campanha publicitária em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Chile, Argentina, Estados Unidos e Holanda

Os estados do Nordeste acabam de receber, do Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), verba extra de R$ 5,2 milhões para realizar a promoção dos destinos turísticos da região no mercado internacional.
A campanha internacional será promovida em parceria com a Fundação CTI Nordeste e terá a duração de sete meses, em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Chile, Argentina, Estados Unidos e Holanda. Entre as ações, a Embratur realizará inserções em revistas dirigidas ao trade e aos consumidores finais, divulgará imagens dos destinos em ônibus e outdoors, além de exibir vídeo de 15 minutos em mais de 5.400 voos da TAP, sempre contemplando todos os estados do Nordeste do Brasil.
“A Região Nordeste congrega alguns dos atrativos mais bonitos do Brasil em Sol e Praia. Mas temos também cultura, história e gastronomia, ou seja, tudo o que os turistas desses países buscam em um destino de qualidade. Essa verba suplementar será importante para reforçar a imagem positiva do Brasil”, disse o ministro Barretto.
A expectativa é que a divulgação conjunta dos estados nordestinos funcione como vitrine de toda a região no mercado internacional, com o objetivo de gerar negócios e incrementar o mercado emissor de turistas estrangeiros para o Brasil.
“Além de complementar a Agenda de Promoção Comercial, que já conta com mais de 300 ações no exterior em 2010, o objetivo da Embratur é proporcionar um apoio para os estados reforçarem a sua promoção em mercados de maior prioridade”, avalia a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

Verba descentralizada

A Embratur também disponibilizará para outros estados verba extra para a promoção de destinos turísticos no mercado internacional. Ao todo, serão R$ 12 milhões que deverão complementar a Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no exterior em 2010.
Campanhas publicitárias, publicações para operadores e agentes de viagens, produção de banco de imagens, caravanas com operadores internacionais. Estas são apenas algumas das ações previstas pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil que podem ser realizadas com a verba suplementar que será disponibilizada para os estados pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, em 2010.
“Os estados são beneficiados de acordo com o seu tamanho para promoção no mercado internacional. Este é ainda o melhor formato para o recebimento do recurso da Embratur”, avalia a presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), Nilde Brun.
A Marca Brasil deve ser utilizada em todos os materiais e ações promovidas com a verba suplementar destinada aos estados. De acordo com os critérios estabelecidos, os projetos apresentados pelos estados devem estar de acordo com o Plano Aquarela – Marketing Internacional do Brasil.

(Fonte : Ministério do Turismo / Foto Divulgação)

MTUR PROMOVE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE GERENTES DO SETOR


O curso envolve conteúdos práticos e operacionais, voltados ao cotidiano da atividade gerencial. As disciplinas estão distribuídas em módulos, como Planejamento, Marketing e Gestão de Processos

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Universidade Federal Fluminense, promove o Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG Turismo. O objetivo é aperfeiçoar a formação profissional de pessoas que ocupam cargos de gerência em diferentes áreas do turismo e, assim, melhorar a gestão dos empreendimentos e o produto turístico brasileiro.
Nesta semana, 50 gerentes de várias regiões do país como São Paulo (SP), Brasília (DF), Natal (RN), Maceió (AL), Recife (PE), reuniram-se em Teresópolis, no Rio de Janeiro (RJ), para a primeira semana de aulas presenciais do curso. As aulas são destinadas a profissionais ocupantes dos níveis intermediários de gerência de órgãos e entidades oficiais de turismo e de entidades privadas que atuem no setor turístico.
“O MTur identificou a necessidade de capacitar as pessoas que tem poder de decisão, uma vez que a maioria das ações de qualificação eram focadas nos profissionais da ponta, da linha de frente. A ideia do PDG Turismo é, ao qualificar o profissional que atua em nível de gerência, sensibilizar esses profissionais para a importância da qualificação e aperfeiçoamento profissional de seus funcionários. Além de contribuir para melhoria de gestão dos empreendimentos” destacou a diretora do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur, Regina Cavalcante, que participa do encerramento da primeira semana de aulas presenciais em Teresópolis.
A carga horária do PDG Turismo é composta por 160h presenciais e 40h a distância – destinadas à produção do Trabalho de Conclusão. As aulas presenciais serão distribuídas em quatro semanas não-consecutivas ao longo de quatro meses.
O curso envolve conteúdos práticos e operacionais voltados ao cotidiano da atividade gerencial. As disciplinas estão distribuídas nos módulos: Turismo como Atividade Econômica, Planejamento Estratégico, Marketing, Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão por Processos do Negócio, Gestão de Projetos, Administração Pública, Tópicos Especiais e Trabalho de Conclusão de Curso.
Os participantes foram selecionados com base em critérios como: ser profissional de nível superior do setor público ou privado atuante nos 65 indutores priorizados pelo MTur; ocupar cargo de nível gerencial; e ter experiência mínima de um ano na atividade turística.
Para mais informações: tamara.barros@turismo.gov.br ou pelos telefones (61) 2023- 7629 e 2023-7623.

(Fonte : Ministério do Turismo )

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA GERENTES DE MEIOS DE HOSPEDAGEM ABRE PRIMEIRA TURMA NO RIO DE JANEIRO


Curso, que será realizado nos destinos atendidos pelo Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem, tem formato inovador no método e abordagem. As inscrições para a primeira turma no Rio de Janeiro abriram no dia 22 de abril e vão até 5 de maio. As vagas são limitadas

A realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil vai exigir investimentos e esforços para melhorar não só a infraestrutura turística, mas também a qualidade dos serviços oferecidos a quem visita o País. Pensando nisso, o Ministério do Turismo lança o projeto “Capacitação dos gestores de meios de hospedagem nos destinos atendidos pelo Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem” que contará com gerência e execução do Instituto Marca Brasil, entidade referência na gestão de projetos ligados à competitividade. A iniciativa tem como principal objetivo desenvolver nesses profissionais competências ligadas à gestão de pessoas que resultarão em equipes bem preparadas para oferecer serviços diferenciados, de elevado padrão de qualidade e voltados aos princípios da sustentabilidade. A cidade do Rio de Janeiro será a primeira a receber o curso, que é gratuito, e conta com apoio do SindRio, TurisRio e ABIH/RJ. As inscrições já estão disponíveis para os interessados desde o dia 22 de abril no site http://www.marcabrasil.org.br/. O curso será realizado em outros quatros destinos atendidos pelo Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem: São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Gramado.
De acordo com o presidente do Instituto Marca Brasil, José Zuquim, a qualidade dos serviços prestados em grande parte da hotelaria brasileira pode melhorar e, para isso, é preciso investir em capacitação e treinamento. “O grande diferencial desse projeto é que iniciaremos o trabalho de capacitação a partir da gerência para que eles repassem os conhecimentos adquiridos as suas equipes, funcionando como multiplicadores”, avalia.
O curso tem carga horária de 60 horas, com aplicação semanal, divididas em 4 módulos de 15 horas, com as seguintes temáticas: planejando a sustentabilidade nos meios de hospedagem, desenvolvendo a operação com foco na hospitalidade, checando o alcance dos resultados planejados e agindo para garantir resultados nos meios de hospedagem, todas enfatizando a importância da excelência na gestão de pessoas para o alcance dos resultados planejados.
Daniela Bitencourt, diretora do IMB, explica que o formato do curso é inovador pois prevê a criação de situações-problemas e desafios lançados aos participantes dentro de laboratórios de aprendizagem, para construir, de forma conjunta, as soluções e o aprendizado que propiciarão as mudanças de comportamento desejadas em seus ambientes de trabalho, com reflexos diretos na qualidade da gestão de pessoas. “A ideia é promover o tempo inteiro a integração entre prática e teoria. Além disso, ao considerar os aspectos da sustentabilidade, o projeto leva em conta, também, os anseios dos diversos gestores, na medida em que necessitam de ferramentas capazes de assegurar a competitividade e a lucratividade do negócio, sem desconsiderar os cuidados necessários com o meio ambiente. Nesse sentido, o projeto trabalha a sustentabilidade para promover um processo de equilíbrio entre os objetos econômicos, financeiros, ambientais e sociais”, afirma.

Faça já a sua inscrição pelo http://www.marcabrasil.org.br/
O e-mail do projeto é capacitacaomh@marcabrasil.org.br
Acesse nosso twitter: HTTP://twitter.com/capacitacaomh

(Fonte : Ass. de Com. do IMB / Foto Divulgação)

A UE SUSPENDERÁ EM 2013 AS RESTRIÇÕES A LÍQUIDOS NAS BAGAGENS DE MÃO


A União Européia (UE) anunciou que suspenderá as restrições ao transporte de líquidos nas malas de mão dos passageiros aéreos, no máximo até o dia 29 de abril de 2013, como parte de uma extensa revisão das medidas de segurança aérea. Os aeroportos europeus deverão instalar nova tecnologia capaz de detectar explosivos líquidos para permitir a suspensão das restrições. O banimento dos líquidos a bordo de aeronaves foi adotado em 2006, após a descoberta pela polícia britânica de uma tentativa da AL-Qaeda de embarcar com explosivos líquidos em um voo transatlântico (para os EUA).
Em um comunicado, a União Européia afirma que “até 29 de abril de 2013, no máximo, todos os líquidos voltarão a ser permitidos nas bagagens de mão e passarão por uma revista”. Como passo preliminar para a liberação dos líquidos, a partir de abril de 2011, garrafas de bebidas e perfumes duty free comprados em aeroportos de outros países ou a bordo de companhias aéreas de outros países (fora da UE), e transportados em embalagens a prova de adulterações, passarão por uma revista (raio-X) mas serão permitidas a bordo. Atualmente, esses líquidos só são permitidos nas bagagens de cabine se forem provenientes de quatro países: EUA, Canadá, Cingapura e Croácia.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

MANAUS RECEBE MTUR PARA DEBATER A RECLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA


Manaus (AM) será a última parada do Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) para discutir matrizes de avaliação para segmentos de meios de hospedagem no Brasil. O evento acontece dias 06/05 e 07/05, às 8h, no Lord Manaus Hotel. No encontro serão abordadas As Novas Matrizes de Classificação na categoria Hotel de Selva.
O objetivo da nova classificação é atender ao Plano Nacional de Turismo (PNT) e a Lei Geral do Turismo. O modelo a ser adotado é o mesmo já utilizado em outros países. Ao invés de existir apenas um mesmo modelo para todos os tipos de meios de hospedagem, oito novas matrizes serão elaboradas contemplando diferentes modalidades.

(Fonte : Mercado & Eventos / Foto Divulgação)

MTUR APRESENTA RESULTADO DA SELEÇÃO DOS CASOS DE SUCESSO DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO


Vencedores receberão o Troféu Roteiros do Brasil durante o 5° Salão do Turismo, que vai de 26 a 30 de maio, em São Paulo (SP)

Reconhecer e compartilhar com outros destinos experiências exitosas de implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Valorizar o trabalho de gestores públicos engajados no desenvolvimento do turismo em suas regiões. Com esses objetivos, o Troféu Roteiros do Brasil, que chega à sua segunda edição, vai premiar dez casos de sucesso, no dia 27 de maio de 2010, em São Paulo (SP), durante o 5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.
Os premiados se destacaram em nove categorias distribuídas nos temas de Planejamento e Gestão, Estratégias de Mercado e Sustentabilidade no Turismo. Entre as candidaturas recebidas, 57% foram apresentadas pela Região Sudeste, 25% pela Região Sul, 12% pela Região Nordeste e 6% pela Centro-Oeste.
Os projetos foram analisados por comissão de especialistas, composta por 27 membros de notório saber do governo brasileiro, setor privado, terceiro setor e academia.
Para mais informações, entre em contato com Helenize e Janailda pelo email chamada.regionalizacao@turismo.gov.br ou pelo telefone (61) 2023-8144/49 .

1° edição Troféu Roteiros do Brasil

Durante o 4° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, realizado ano passado, em São Paulo (SP), o Troféu Roteiros do Brasil foi entregue a oito experiências de sucesso selecionadas entre mais de 90 destinos.

(Fonte : Ministério do Turismo)

HOMENAGEM : FUNDAÇÃO CTI/NE PASSA A ADOTAR O NOME VIRGÍNIO LOUREIRO


A Fundação CTI/NE passou a se chamar Comissâo de Turismo Integrado do Nordeste Virgínio Loureiro, em homenagem ao ex-secretário de Turismo de Alagoas, ex-diretor da Bahiatursa e ex-presidente da própria CTI Nordeste, falecido no último dia 1º de abril. A comunicação foi efetuada pela secretária adjunta do Turismo, Danielle Novis, presente à abertura da 19º BNTM, na última sexta-feira, em Porto de Galinhas. Ao invés de um minuto de silêncio, Virgínio foi homenageado com um minuto de palmas.
A homenagem foi proposta pelo atual presidente da CTI Nordeste, Bismarck Maia, e recebeu o apoio de todos os estados e municípios que integram a Fundação. A Fundação CTI-NE é formada pelos órgãos oficiais de turismo dos nove estados que compõem o Nordeste brasileiro e por diversos municípios da região.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

FINANÇAS REJEITA CRIAÇÃO DE REGIÃO DE TURISMO NO AMAZONAS


A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei Complementar 297/08, do deputado Carlos Souza (PP-AM), que autoriza o Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento do Turismo da Microrregião de Tefé (AM) e a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Turismo da região. A matéria será ser arquivada, se não houver recurso para votação em Plenário.
Pela proposta, a região teria, entre outros benefícios, linhas de crédito especiais para o financiamento das atividades prioritárias; subsídios, isenções, reduções e diferimento temporário de tributos federais devidos por pessoas físicas ou jurídicas, ou outros incentivos fiscais concedidos para o fomento de atividades produtivas.

Inadequação orçamentária e financeira


O relator, deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), apresentou parecer pela inadequação orçamentária e financeira do projeto. Ele explicou que a exigência quanto à estimativa dos impactos orçamentários e da sua compensação, deveria ter sido apresentada no projeto, o que não ocorreu. Além disso, observou o relator, a instituição da Região Integrada, com a criação de um Conselho Administrativo, resulta na criação de despesas administrativas de caráter permanente, que não foram devidamente tratadas no projeto.

(Fonte : Ag. Câmara de Notícias / Foto Divulgação)

ATENDIMENTO QUALIFICADO PARA TURISTAS MUITO ESPECIAIS


O Instituto Marca Brasil em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), lançou no dia 30 o projeto de Capacitação de gerentes dos meios de hospedagem dos destinos atendidos pelo Programa Viaja Mais Melhor Idade. O projeto será voltado para a capacitação de gerentes com foco na gestão de pessoas, através de uma abordagem inovadora de capacitação, utilizando a metodologia de educação baseada em competências.
Sustentabilidade, controle financeiro, fortalecimento de equipes, inteligência social, hospitalidade e otimização de resultado de equipes serão temas de abordagem durante o curso, que tem carga horária total de 60 horas divididas em 15 horas semanais. O curso será gratuito e inicialmente ministrado em São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Gramado e Fortaleza.
Jurema Monteiro, Coordenadora de Apoio à Comercialização do MTur e Gestora do Programa Viaja Mais Melhor Idade, destaca a importância da qualificação para o atendimento direcionado: “É importante investir não apenas na promoção do Viaja Mais, mas também na qualificação do atendimento prestado ao idoso. Este público é muito importante para o setor e, às vezes, necessita de um atendimento especial”.
Para participar do curso é necessário acessar http://www.marcabrasil.org.br%20/ e efetuar o cadastramento. É importante lembrar que, para ter direito a participar, o meio de hospedagem deve ser cadastrado no Portal de Hospedagem do Programa Viaja Mais Melhor Idade e Cadastur no Ministério do Turismo e que o funcionário inscrito exercer a função de gerente.

(Fonte : Ministério do Turismo / Foto Marcia Tuna)

AZUL ATINGE A MARCA DE 3 MILHÕES DE PASSAGEIROS E VAI VOAR PARA CUIABÁ


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras atingiu na última sexta-feira (dia 30.04), a marca de 3 milhões de clientes transportados. Com apenas um ano e quatro meses de história, a companhia aérea bateu mais um recorde mundial. A cliente de número 3 milhões foi surpreendida na hora do check in em Porto Alegre, onde embarcava para Salvador. Nadja Maria Guerra Rodrigues, 66 anos, advogada aposentada, viajava pela primeira vez com a Azul. Por ser a cliente 3 milhões, ganhou um passe para voar com a Azul de graça durante um ano, com direito a acompanhante, para qualquer um dos 20 destinos atendidos pela empresa. Em dezembro do ano passado, pouco antes de completar um ano, a Azul celebrou 2 milhões de clientes transportados. Em agosto, havia atingido a marca de 1 milhão, com 8 meses de operações.
A Azul também anunciou que vai incluir mais um destino na malha aérea a partir do dia 7 de junho: Cuiabá. A cidade será será ligada a Campinas por duas frequências diárias e, a partir daí, a todos os outros destinos atendidos pela Azul. As passagens aéreas para a nova rota já estão à venda. Os voos partem de Campinas todos os dias às 08h12 e às 17h20, com chegada a Cuiabá às 09h20 e às 18h30, respectivamente. No sentido inverso, os voos partem da capitalde Mato Grosso às 09h50 e às 19h00, com chegada em Viracopos às 12h58 e às 22h08, respectivamente. Mais informações: http://www.voeazul.com.br/

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

BALONISMO, ESPORTE SEGURO PARA PESSOAS DE TODAS AS IDADES

Nunca é cedo ou tarde demais para se realizar o sonho de voar de balão. O Festival Internacional de Balonismo em Torres teve passageiros ilustres este ano, desde a menina Nicole Kapitanovas, de apenas três anos de idade, até uma senhora de 98 anos, a uruguaia Delma Paolucci Barusso. Junto com os filhos, Edgardo Lorenzo Paolucci (68 anos) e Felcia Rosa Paolucci (65 anos), ela embarcou nessa aventura que, como ela mesma definiu, jamais será esquecida.
"Não tive medo algum. Tive foi uma sensação de paz e tranquilidade", disse Delma. "É muito mais perigoso trafegar na BR-101 do que voar de balão", completou o filho Edgardo. Os planos da família, que voou com o piloto carioca Daniel Chiquieri, incluem voltar a Torres nos próximos anos para, inclusive, comemorar o centenário de Delma nos ares. "Faria tudo de novo!", afirmou a senhora entusiasmada.

(Fonte : R&A Comunicação)

ÚLTIMA PROVA CONSAGRA CARLOS MARQUES CAMPEÃO DO FESTIVAL DE BALONISMO EM TORRES (RS)


O paulista Fábio Passos não resistiu a última prova válida pela competição do 22º Festival Internacional de Balonismo em Torres. Desviado pelos ventos do alvo da prova Fly In, localizada no terreno da competição, não conseguiu pontuar, possibilitando ao também paulista Carlos Augusto Marques, o Guto, ultrapassá-lo no placar e consagrar-se o grande campeão do evento. A marca do balonista ficou a apenas 46 centímetros do centro do alvo, a terceira melhor marca na prova, o que lhe garantiu 997 pontos e a vitória.
"Quando avistei de longe a dificuldade do Fabinho em se aproximar do alvo e percebi que eu estava na corrente certa de vento para fazer uma boa pontuação meu coração disparou", descreve Guto. "Foi difícil segurar a emoção para atirar a marca e concluir a prova. Minha mão tremia muito."
Antes da prova final, Carlos Augusto Marques era o segundo colocado na classificação geral, atrás apenas de Fábio Passos. Diante do bom desempenho de Guto e da não pontuação de Fabinho, ficou evidente o resultado final da competição. A equipe de apoio do balonista vibrou muito com a conquista, e seu pai também piloto, Antônio Carlos Hays Marques, o Caco, ficou muito emocionado.
"É a terceira vez que participo de campeonatos de balonismo, mas a primeira em Torres", conta Guto. "Comecei a pilotar aos 14 anos, mas praticamente nasci dentro de um balão." Além do título de campeão do Festival, Guto levará para casa o carro zero quilômetro oferecido pela Pinho Veículos, já que o automóvel não foi conquistado em nenhuma das duas oportunidades da Prova da Chave oferecidas pela competição.
O segundo colocado desta 22ª edição do evento é o hexacampeão do Festival em Torres, Sacha Haim, e o terceiro, Fábio Passos, que liderou a classificação geral durante os dois primeiros dias de competição, mas não teve bom desempenho na prova final.

Resultado final:
1º - Carlos Augusto Marques (Guto) - São Paulo - Total: 8222 pontos
2º - Sacha Haim - São Paulo - Total: 7638 pontos
3º - Fábio Passos (Fabinho) - São Paulo - Total: 7539 pontos
4º - Ademir Brolacci - São Paulo - Total: 7462 pontos
5º - Marcos Paulo Silva - São Paulo - Total: 7410 pontos
6º - Carlos de Palma (Cacá) - São Paulo - Total: 7404
7º - Roberto Stocker - Argentina - Total: 7402 pontos
8º - Eduardo de Melo - Rio Grande do Sul - Total: 7346
9º - Davi Ianibelli - São Paulo - Total: 7344
10º - Kaio Chemin - Paraná - Total: 7302

(Fonte : R&A Comunicação / Foto : Cristina Rispolli D´Azevedo)

COPA DO MUNDO DE 2014 – HOTÉIS DE CUIABÁ TERÃO ATÉ 84% DA CAPACIDADE OCIOSA


Previsão negativa é do Fohb que leva em consideração a construção de novos leitos na cidade e baixa taxa de ocupação

A capacidade da rede hoteleira de Cuiabá estará ociosa em até 86% em 2014, ano em que a Copa do Mundo será realizada no Brasil e a Capital mato-grossense será uma das sedes dos jogos. A ociosidade é decorrente dos investimentos do setor programados para os próximos 4 anos, que fará com que a taxa de ocupação nos hotéis reduza dos atuais 36% para apenas 14%. Os dados constam em relatório elaborado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), e divulgados pelo presidente da entidade, Rafael Guaspari, durante apresentação Panrotas, em São Paulo.
Segundo Guaspari, até a data de realização dos jogos esportivos, "os hotéis de Cuiabá e região acabariam quebrando por falta de público". Ele aponta também que, entre as capitais brasileiras que serão sede do evento, além de Cuiabá, Manaus apresenta sérios problemas com o setor hoteleiro. Porém, ele pondera que, para não haver um caos no setor, é preciso que o Estado desacelere os investimentos. É importante também destinar recursos para melhorar a infraestrutura de recepção aos turistas.
De acordo com o levantamento do Fohb, Cuiabá oferece atualmente 2,560 mil leitos, com previsão de aumentar para 8,654 mil acomodações até 2014, sendo 753 novas ofertas na própria cidade. Além disso, é previsto aumento de 2,133 mil leitos em um raio de 150 km da capital mato-grossense, abrangendo os municípios de Chapada dos Guimarães (92 leitos), Poconé (283), Nobres (30), Barão de Melgaço (40) e Jaciara (49). Para oferta de leitos em prol a Copa, Cuiabá conta com as cidades de apoio como Rondonópolis (249 leitos), Primavera do Leste (67), Cáceres (109), Nova Mutum (76) e Tangará da Serra (85), somando 865 acomodações.
A retração de investimentos na rede hoteleira mato-grossense também é uma avaliada pelo ministro do Turismo (MTur), Luiz Barretto, como forma de conter os prejuízos para o setor pós Copa do Mundo. De acordo com ele, uma solução para o Estado seria investir em acomodações que poderiam ser usadas como moradia após o evento esportivo. O ministro também enfatiza a ideia de o governo estadual utilizar as universidades e casas já construídas para receber os turistas.
Porém, para o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, os problemas de ocupação na rede hoteleira acabariam se os investimentos fossem direcionados também ao turismo de lazer e, portanto, à atração de mais visitantes, que poderiam manter a taxa de ocupação mesmo após 2014. "Conhecendo as potencialidades do Estado, os turistas certamente retornariam à região", destaca ele que apontar para a falta de infraestrutura do setor turístico de Mato Grosso. Segundo Nigro, para pagar as despesas básicas de um hotel, a taxa de ocupação mensal tem de ser entre 45% e 50%, abaixo disso é prejuízo.
"Ainda não traçamos nenhum método para inibir esses investimentos exacerbados". O sindicato mostra um outro levantamento que pouco se difere do realizado pelo Fohb. Os dados apontam que 11 novos hotéis serão somados à lista de 107 já existentes entre Cuiabá e Várzea Grande. Outros 5 estão em ampliação e somarão 262 novos apartamentos com a capacidade de acomodação de mais 534 pessoas. No total, a previsão é que chegue a 5,881 mil apartamentos disponíveis nas duas cidades, sendo capaz de acomodar 14,558 mil visitantes.

Investindo alto


Segundo Nigro, considerando o valor médio de R$ 100 mil aplicado em cada apartamento, o aporte financeiro está estimado em R$ 145 milhões, somente com a construção dos novos hotéis. Somente o empresário Renato De Paiva Pereira, do hotel Odara, está investindo R$ 20 milhões na construção do primeiro hotel 5 estrelas de Mato Grosso. Ele aposta no aumento no movimento de pessoas na região. Apesar disso, revela que falta incentivo ao turismo de negócios. "Os eventos de negócios movimentam a cidade. Cerca de 95% dos turistas que chegam ao Estado vêm para algum congresso ou outro evento". Para ele, a atração de pessoas para a modalidade de turismo é mais fácil de acontecer do que se depender da evolução do turismo convencional, que inclui belezas naturais, apesar de Mato Grosso contar com o Pantanal, Chapada dos Guimarães, entre outros destinos já consolidados.
Sobre esse assunto, o superintendente executivo do Convention & Visitors Bureau de Cuiabá, Omar Lins Canavarros, assegura que as ações voltadas para atender o turismo de negócios estão caminhando bem. Ele destaca que para este ano já estão agendados 18 eventos com capacidade de atração de cerca de 20 mil convidados. No ano passado, segundo ele, foram realizados 32 eventos captados pela entidade. Ao todo, cerca de 30 mil pessoas passaram por Cuiabá com a realização desses encontros.
Canavarros aponta ainda que, para 2011 já estão previstos congressos que juntos devem reunir pelo menos 5 mil pessoas. A atração de eventos, explica, é necessária para movimentar dinheiro novo na região. Conforme o representante do Convention, o turista fica em média 3 a 4 dias em Mato Grosso, gastando cerca de R$ 1 mil. "Se vierem 30 mil turistas, são R$ 30 milhões a mais na economia mato-grossense". Mas para isso, ele avalia que ainda falta divulgação do Estado por parte do poder público. "A iniciativa privada tem feito sua parte", garante Canavarros.

Empregos

A construção dos novos hotéis em Cuiabá e Várzea Grande deve aumentar o número de empregos gerados no Estado. Segundo dados do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, serão mais 793 postos de trabalho adicionados ainda este ano, além dos 1,750 mil empregos indiretos já existentes no setor. Mas o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (Abav-MT), Nilson Marques de Freitas, destaca que falta capacitação desses profissionais. Para ele, o investimento na infraestrutura da região e na preparação da mão-de-obra são requisitos fundamentais para chamar a atenção do turista. "Com condições melhores o visitante sempre retorna".

Corredor rodoviário

Outra alternativa para atrair turistas a Mato Grosso está na finalização do Corredor Rodoviário Bioceânico que liga as cidades de Cuiabá (passando por Cáceres) às cidades chilenas Cochabamba, Arica e Iquique, percorrendo aproximadamente 3 mil km. Além disso, a rodovia irá interligar Cuiabá com as cidades Ilo, Matarani, no Peru. A afirmação é do ministro do Turismo (MTur), Luiz Barretto. Segundo ele, a pavimentação no trecho brasileiro está concluída, com boas condições de trafegabilidade. Já a parte boliviana está em fase de implantação/construção, "porém o governo boliviano não deu previsão de conclusão das obras".

(Fonte : Jornal A Gazeta – MT / Foto Marcia Tuna)

UNITED E CONTINENTAL AIRLINES SE FUNDEM NA MAIOR EMPRESA AÉREA DO MUNDO


A United Airlines e a Continental Airlines anunciaram um acordo de fusão que vai criar a maior empresa aérea do mundo em receita. O acordo, que as duas empresas descreveram como uma fusão de iguais, será baseado em um swap de ações sem prêmio. Cada 1,05 ação da United será trocada por uma ação da Continental, o que dará aos acionistas da United 55% da nova companhia. O negócio ainda depende da aprovação de autoridades e acionistas.
Com a fusão das duas empresas, que vai manter o nome United, a nova companhia passará a ser 8% maior do que a Delta Air Lines em tráfego aéreo, medida pelo número de vôos e passageiros pagantes em todo o mundo, incluindo as afiliadas. A nova empresa comandará 22% dos assentos do mercado norte-americano, versus os 20% de participação da Delta, depois que ela passou a ficar no topo da lista com a aquisição, em 2008, da Northwest Airlines.
A nova companhia aérea terá sede em Chicago e será dirigida pelo executivo-chefe da Continental, Jeff Smisek. A fusão pode ajudar a estabilizar as perdas recentes ocorridas no setor aéreo.
A United e a Continental informaram que a companhia combinada expandirá serviços com uma sobreposição mínima de rotas domésticas e nenhuma internacional. A empresa unida terá 10 hubs (aeroportos onde as empresas centralizam suas operações), sendo Houston o maior, e uma força de trabalho de quase 90 mil pessoas.
A Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores da Indústria Aeroespacial informou em comunicado que está preocupada sobre os efeitos da fusão sobre os benefícios e estabilidade de emprego de seus mais de 26 mil membros em ambas as empresas.

(Fonte : Ag. Estado)