quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PETRÓPOLIS É ESCOLHIDA COMO CIDADE INDUTORA DA REGIÃO SUDESTE


Petrópolis foi escolhido como um dos 20 primeiros dos 65 municípios brasileiros indutores do desenvolvimento do turismo regional, para receber parte da verba de R$ 4 milhões do Ministério do Turismo, destinada à montagem de Planos de Marketing. A avaliação foi feita na última reunião da ANSEDITUR – Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, realizada em Goiânia, em julho deste ano.
Na região Sudeste, Petrópolis ficou entre as quatro cidades escolhidas. Um dos principais objetivos do plano é pesquisar a demanda turística e atualizar o perfil de quem visita Petrópolis.
O termo de referência do projeto será anunciado em breve, no momento está sob a avaliação do Ministério do Turismo.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / Foto Divulgação)

WET´N WILD REABRE NESTE DIA 27 COM NOVA ATRAÇÃO, UM GRANDE PLAYGROUND AQUÁTICO



O parque aquático Wet´n Wild, em São Paulo, reabre suas portas neste dia 28 com uma nova atração: um playgraound aquático. A novidade foi confirmada por Alain Baldacci, presidente do complexo. "Será uma grande novidade já para este segundo semestre com 17 plataformas, 12 tobogãs, num conjunto interativo com mais de 20 mil litros d´agua. Na primeira fase do projeto investimos perto de R$ 2,5 milhões, numa área de 1,2 mil metros quadrados".
O complexo recebeu no ano passado mais de 400 mil visitantes. O parque volta a funcionar em agosto e setembro de sexta a domingo, sendo que no feriado de 7 de setembro fica aberto. A partir de outubro de quinta a domingo e a partir de dezembro, diariamente.
No dia 28 acontece a apresentação oficial das novidades do complexo para autoridades e convidados.
O parque Wet'nWild anunciou, em coletiva de imprensa, o lançamento da sua mais nova atração, o Mega Water Play. Com 14 metros de altura e mais de mil metros quadrados de área, a ideia do espaço é que ele seja funcional para toda a família, das menores crianças aos mais idosos. O parque reabrirá no dia 27 de agosto, mas a abertura oficial será no dia 28.
A nova atração vem para complementar a gama de 21 opções de divertimento do parque, de forma a integrar 17 plataformas, diversos escorregadores, toboáguas, duchas, quedas d'água e mesmo algumas jacuzzis com capacidade para oito pessoas. Investimento de R$ 2 milhões, o Mega Water Play tem capacidade para acomodar 400 pessoas simultaneamente, movimenta mais de 20 mil litros de água e foi elaborada em parceria com a Nestlé, que cedeu o nome "Mega" (um de seus produtos) como parte de sua estratégia para fortalecer sua marca entre os visitantes do parque.
De acordo com Alain Baldacci, presidente do parque, a expectativa é de que o faturamento da nova temporada apresente um crescimento de 18% sobre o faturamento do ano anterior, cotado em R$ 22 milhões. No ano passado, o empreendimento recebeu 400 mil visitantes e espera, para este ano, bater a marca dos 460 mil: "O que fazemos com o Wet'n Wild é resgatar o valor da família numa época em que ela está dispersa. Queremos que as pessoas vivam a emoção em conjunto, isso aproxima as pessoas", comentou Baldacci.
Questionado sobre a inclusão do Mega Water Play, o presidente do parque foi enfático: "Sem dúvida a atração é o âncora da temporada para que a gente possa atrair mais público. Novidades e reinvestimentos proporcionam crescimento. Os parques têm bastante importância turística: se você juntas os 17 principais parques brasileiros em atuação, eles, hoje, recebem cerca de 14 milhões de visitantes ao ano e pouca gente se dá conta do volume que isso gera no turismo, sem contar que é uma indústria altamente geradora de empregos", explicou.
Além do Mega Water Play, outras novidades também farão parte na nova temporada do parque, especialmente no que diz respeito à venda de ingressos, que agora será facilitada com a implementação de mais de 100 pontos de venda e a possibilidade de o cliente comprar não apenas o ingresso, mas qualquer outro produto Wet'n Wild pelo site – o ingresso, inclusive, poderá ser imprimido pelo próprio cliente, em casa, o que otimizará a sua entrada no empreendimento e o que ajuda a reduzir filas. Agendamento prévio de aluguel de boias, armários e toalhas também fazem parte das inovações.
O parque volta a funcionar em agosto e setembro de sexta a domingo, sendo que no feriado de 7 de setembro fica aberto. A partir de outubro de quinta a domingo e a partir de dezembro, diariamente.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo)

FOZ DO IGUAÇU TEM PRIMEIRO HOTEL 100% LIVRE DE TABACO


O Hotel Tarobá Express, de Foz do Iguaçu (PR), adotou este mês norma que proíbe o cigarro e qualquer produto que produza fumaça nas dependências da unidade. A nova medida segue tendência do setor no combate ao tabagismo e torna o hotel 100% livre do tabaco.
"A determinação é pioneira na hotelaria iguaçuense", destaca o hotel por meio de um comunicado. A partir de agora, já na confirmação da reserva, o hóspede é informado pelos recepcionistas de que no hotel não será permitido fumar nem mesmo nos quartos. Avisos estão sendo afixados nas dependências, alertando os clientes.

(Fonte : Panrotas / Imagem Divulgação)

MULTIPLICADORES CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL NO TURISMO

Prevenção é o compromisso de 163 multiplicadores brasileiros, formados pelo Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo – uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), por meio do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), em parceria com o Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB).
A formação de multiplicadores faz parte do compromisso assinado entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Grupo de Ação Regional das Américas (Gara), durante a última reunião de ministros e outras autoridades do Turismo, realizada em Quito, no Equador, em junho de 2009. O número de profissionais formados para atuar no enfrentamento da exploração sexual no turismo superou as expectativas. A meta do projeto era formar 140 multiplicadores.
Segundo a coordenadora do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo do CET da UnB, Elisangela Machado, a interatividade entre os participantes foi o ponto alto dos cursos, pois cada região pode traçar as ações de prevenção de acordo com a realidade local. “Com o envolvimento dos integrantes na elaboração dos planos de ação, os resultados podem ser direcionados e se tornarem mais eficazes, porque representam as necessidades reais de cada estado”, explica Machado.
A coordenadora-geral do TSI, Elisabeth Bahia, conta que o MTur já está recebendo os planos de ação de vários estados. “Os cursos superaram nossas expectativas. Para apoiar os estados na execução dos planos, o MTur disponibilizou R$ 120 mil para cada”, explica Bahia.
Para o diretor do CET da UnB, Neio Campos, ultrapassar a meta reflete o entusiasmo da equipe e o engajamento dos profissionais do setor. “Estamos satisfeitos com a participação de todos. É extremamente compensador ver de perto a disposição da sociedade em participar do projeto”, destacou Campos.
Durante os cursos, os representantes de cada região assinaram carta de compromisso para realizar as ações traçadas nos planos, como: estabelecer parcerias; sensibilizar os empresários do setor sobre o tema; realizar oficinas de sensibilização; elaborar propostas para construção do código de conduta com os profissionais do setor turístico e a população local; e envolver outros segmentos – por exemplo, moda, marketing, setor de alimentos, esportes e bebidas.
Vencendo estereótipos – “Para enfrentar o problema da exploração, temos que investir também na educação nas escolas e na conscientização dos empresários turísticos. Temos ainda que reverter a visão estereotipada do Brasil no exterior. Afinal, o Brasil tem uma riqueza imensa que pode e deve ser divulgada”, afirma o secretário estadual de Turismo do Estado do Espírito Santo, João Felício Scardua.
“Prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes é um tema árido e, por isso, precisamos contar com todo o apoio da sociedade para a plena realização deste projeto”, acrescenta o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hotéis do Espírito Santo, Nélio Caus de Souza.
Neste segundo semestre, as ações do projeto serão focadas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e em João Pessoa (PB). Para novembro, está previsto o lançamento de campanha nacional do projeto.
Participaram dos cursos representantes dos fóruns de turismo estaduais, do setor privado, da rede estadual de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, dos conselhos estaduais de defesa dos direitos da criança e adolescente, das universidades públicas e privadas e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços.

(Fonte : Ministério do Turismo)

MOVIMENTO AÉREO CONTINUA CRESCENDO. EXPANSÃO DE JULHO FOI DE 18,5%


Julho já é um mês de bom movimento, tradicional em função das férias escolares do meio de ano. Na fase atual de demanda e crescimento, mais ainda. Foi o que ocorreu, com expansão de 18,5% em comparação com julho do ano passado. No acumulado anual, os sete meses de 2010 mostram 26% a mais.
Os números da Anac apresentados ontem (10) mostram que a oferta de assentos pelas companhias aéreas cresceu mais ainda, atingindo 21,4%, o que levou a taxa média de ocupação dos aviões a apresentar um leve recuo, de 72,9% em julho de 2009 para 71,2% em julho agora.
A TAM seguiu na liderança do mercado, com participação de 43,0%, enquanto a GOL , com problemas de atrasos de no final de julho e início de agosto - ficou com 38,15% do mercado no mês passado, abaixo dos 42,88% de julho de 2009 e dos 39,11% de junho.
A Azul assumiu o terceiro posto, com 6,3% de market share, à frente da Webjet com 6,0% e da Avianca Brasil com 2,91%.
Nas rotas internacionais, o julho das companhias brasileiras teve aumento de 28,1%. Foram 82,7% da TAM e 16,9% da GOL/Varig.

(Fonte : A. Euryco / Brasilturis Jornal)

AEROPORTOS BRASILEIROS GANHAM GUIA


No próximo dia 17, às 19 horas, a Sala VIP do Centro de Convenções São Paulo Center (em frente ao Jockey Club), será palco do lançamento do Guia Duas Asas – O Guia dos Aeroportos do Brasil.
A publicação inédita, bilíngue, reúne - em 400 páginas - informações detalhadas sobre 132 aeroportos do Brasil – o que revela a realidade da infraestrutura dos serviços existentes para atender a demanda de passageiros aéreos no País.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

DESEMBARQUES NO AEROPORTO DE MACEIÓ CRESCERAM 36% DE JANEIRO A JULHO


O turismo alagoano vem apresentando crescimento, comprovado pelo número de desembarques de passageiros no aeroporto Zumbi dos Palmares de Maceió e também pela taxa de ocupação dos hotéis. O mês de julho, apesar de previsão de leve queda ou estagnação, devido às notícias das enchentes que afetaram cidades do interior de Alagoas em junho, apresentou aumento de 16% na chegada de visitantes no aeroporto de Maceió, comparado ao mesmo mês do ano passado. Já no acumulado de janeiro a julho, o crescimento foi ainda maior: 36%- desembarcaram 820.994 passageiros, contra 603.353 no mesmo período de 2009.
Os dados são da Infraero, divulgados pelo setor de operações do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. A taxa de ocupação hoteleira também se manteve aquecida em julho, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL). A média do mês foi de 75%, com picos de 90% em alguns dias de julho, em alguns hotéis.

(Fonte : Business Travel Magaz. / HotNews / Foto Divulgação)

ARGENTINA CRIOU ÓRGÃO DEDICADO À ANÁLISE ECONÔMICA DO SETOR DE EVENTOS


A Argentina acaba de criar o Observatório Econômico do Turismo de Reuniões (eventos), fruto de um acordo entre a Faculdade de Ciências Econômicas da UBA - Universidad de Buenos Aires, o Ministério do Turismo, a Inprotur - Instituto de Promoção Turística e a Asociación Argentina de Organizadores y Proveedores de Exposiciones y Congresos. Um grupo de trabalho multidisciplinar ficará responsável por reunir e analisar dados que identifiquem as características da oferta e da demanda desse segmento e seu impacto nas economias regionais.
O turismo oficial da Argentina comemora o crescimento de cerca de 9% no número de chegadas domésticas e internacionais na temporada de inverno 2010 - 11 milhões no total -, comparado ao mesmo período de 2008 (período que antecedeu a crise econômica mundial e a ocorrência da Gripe A). Em julho último, no Aeroporto de Ezeiza, foi registrado um aumento de 48% no número de turistas brasileiros e de 55% no número de chilenos que ingressaram no país. Esse fluxo compensou a lenta recuperação nas chegadas de visitantes dos Estados Unidos e Europa.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews / Foto Divulgação)

ESTUDO PARA REGIÕES TURÍSTICAS


MTur revela estágio de desenvolvimento de destinos turísticos paulistas. Resultados foram apresentados a representantes de 16 municípios, em evento realizado em São Paulo

Regiões turísticas de São Paulo ganharam uma ferramenta importante para auxiliar o planejamento estratégico do turismo regional. O Ministério do Turismo (MTur) apresentou, na capital paulista, o resultado do estudo de competitividade que avalia o estágio de desenvolvimento do turismo em 16 municípios.
“A ampliação do estudo de competitividade para municípios paulistas demonstram a relevância de São Paulo para o turismo brasileiro”, disse o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Carlos Silva, para uma platéia composta de prefeitos, secretários e representantes de órgãos de turismo e entidades dos municípios pesquisados.
O estudo é composto por 13 dimensões, 62 variáveis e cerca de 600 perguntas, capazes de captar dados primários e secundários sobre a atividade turística nos destinos pesquisados. A metodologia é a mesma aplicada no Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional, trabalhados pelo Ministério do Turismo.
“O ministério precisa ampliar sua base de dados com informações sobre os destinos turísticos brasileiros. Por isso, estamos pesquisando também municípios que não pertencem aos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional”, acrescentou o secretário. O estudo mede a capacidade dos destinos de gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva.
Os municípios pesquisados são: Aparecida, Atibaia, Bananal, Brotas, Campos do Jordão, Cananéia, Guarujá, Iporanga, Itu, Panorama, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Sebastião e São Vicente.

(Fonte : Ministério do Turismo)

A SOFITEL LANÇA APLICATIVO DE IPAD PARA LEITURA DE NOTÍCIAS EM SEUS HOTÉIS



A marca Sofitel Luxury Hotels lançou um aplicativo para iPad, chamado "Le Kiosk” (O Quiosque, em português), que serve como uma revista eletrônica interativa com notícias de jornais e revistas de economia, esportes, moda e estilo de vida. Os clientes hospedados nas suítes de maior prestígio do Sofitel em quatro grandes cidades da Europa - Paris, Londres, Munique e Bruxelas -, recebem um iPad para usufruir durante sua estada no hotel.
O aplicativo permite que o hóspede faça sua escolha entre uma seleção de jornais e revistas de cada um dos seis países disponíveis: França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Estados Unidos. Le Monde, The Wall Street Journal, El Pais, The Financial Times, Die Welt, Vogue e L’Officiel são alguns dos títulos à disposição para serem folheados pelos usuários. O Sofitel pretende ampliar a seleção de veículos de outros países e expandir o serviço para outros hotéis da marca. Além disso, gradualmente, acrescentará novos serviços no aplicativo, para atender às necessidades de seus clientes, na grande maioria, estrangeiros. Mais informações: www.sofitel.com

(Fonte : Business Travel Magaz. / HotNews - Foto Divulgação)

CAOS AÉREO NÃO TERÁ IMPACTO FINANCEIRO, AFIRMA GOL


Presidente reconhece falha e pede desculpas "à sociedade"; empresa tem prejuízo de R$ 51,9 mi no 2º trimestre

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou que os problemas operacionais que levaram ao cancelamento de mais de 300 voos no final de julho e início de agosto não vão gerar impacto financeiro para a companhia.
"Os problemas foram pontuais e não tiveram uma relevância material diante do tamanho das operações da companhia", afirmou ele durante teleconferência de divulgação do balanço do segundo trimestre. A companhia realiza, em média, 860 voos por dia.
Com o aumento da demanda de voos fretados em julho, grande parte dos tripulantes chegou ao final de julho tendo atingido o limite máximo de horas trabalhadas permitido por lei, obrigando a companhia a cancelar voos no último final de semana do mês. O empresário reconheceu que houve "falha da companhia" e pediu desculpas "à sociedade e aos clientes".
Se a companhia espera resultados melhores para o terceiro trimestre, o último trimestre foi de prejuízo: R$ 51,9 milhões, ante lucro de R$ 353,7 milhões no segundo trimestre de 2009. De acordo com a Gol, o resultado foi afetado por despesas pontuais com a manutenção de aeronaves que foram devolvidas.
Apesar do prejuízo, a companhia obteve uma recuperação no preço das tarifas por passageiro por quilômetro da ordem de 6,9% na comparação com o primeiro trimestre. Ainda assim, o indicador ficou 3% abaixo do valor do segundo trimestre de 2009.
O tráfego de passageiros subiu 16,6% no segundo trimestre, ante igual período de 2009. Em contrapartida, a oferta de assentos da Gol cresceu 17,8%. A empresa diz que "agiu com responsabilidade" ao promover um crescimento da oferta abaixo das taxas médias do setor.
O setor aéreo acumula um crescimento de 25,99% de janeiro a julho, segundo dados divulgados ontem pela Anac.
Para Cleveland Prates, professor de regulação econômica da GV Law, com a perspectiva de crescimento do setor, a rentabilidade da Gol e da TAM estão "praticamente garantidas" para os próximos anos. "A rentabilidade de TAM e Gol está entres as maiores do mundo."
Na sua avaliação, as duas empresas "estão bem posicionadas nos aeroportos mais rentáveis e não há nenhuma infraestrutura nova sendo criada para competir com esses aeroportos existentes de forma a reduzir a concentração de mercado".
Para reduzir a concentração de mercado, diz ele, seria preciso haver competição entre aeroportos.

EMPRESA QUER VENDER COM FRANQUIAS

O modelo de franquia de lojas populares será implementado a partir do primeiro trimestre de 2011. O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, disse ainda que não descarta fazer parcerias para vender passagens em redes varejistas. "É uma possibilidade. Já tivemos acordo com o Carrefour em 2003 e 2004, mas depois isso acabou."

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

COPA 2014 : TRADE APONTA OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PARA O EVENTO


A Copa do Mundo de 2014 oferece uma série de oportunidades ao Brasil, mas também uma gama de ameaças. Ontem, durante o evento Fiptur Copa de 2014, em Porto Alegre, empresários do setor apresentaram seus temores com a avalanche de investimentos públicos necessários para promover o evento e levantaram dúvidas sobre o legado que deixará no País.
"A Copa é da Fifa, mas o custo é do Brasil. Enquanto a entidade do futebol encontra um evento excepcionalmente rentável, o setor público se responsabiliza pela parte onerosa e deficitária", observou João Luiz Santos Moreira, presidente da Confederação Brasileira dos Convention & Visitors Bureau.
Se os aportes públicos garantissem bons índices de retorno ao País, e as melhorias permanecessem após o evento, talvez a Copa fosse indiscutivelmente benéfica, acreditam os especialistas. Mas o ônus que se tem com a construção de estádios em cidades onde certamente serão subaproveitados, a cogitação por parte do governo de alocar módulos temporários de atendimento nos aeroportos e a demora em iniciar treinamento de mão de obra apontam para soluções pontuais e temporárias, sem deixar à população avanços significativos.
Ao citar "Soccernomics", livro de Simon Kuper e Stefan Szymanski, editado no Brasil pela Tinta Negra, que aponta o que está por trás do futebol como negócio, Moreira lembrou que dificilmente um país recupera os investimentos para receber uma Copa do Mundo. O número de turistas e o tempo de permanência nas cidades-sedes geralmente é bem inferior ao esperado, o volume de empregos fica aquém dos planos iniciais e os problemas de segurança e saneamento não são supridos. Na África do Sul, por exemplo, grande parte dos empregos gerados durante a Copa deste ano já foram dissolvidos, e os estádios deixaram de ter manutenção.

(Fonte : Jornal do Comércio / RS – Foto Divulgação)

RISCO DE "REESTATIZAÇÃO" PREOCUPA SETOR FERROVIÁRIO


Um clima de expectativa e apreensão se instalou entre as concessionárias que operam os 28,5 mil km de malha ferroviária do país. Na avaliação do setor, com o decreto que deve alterar as regras do modelo atual de concessão, e com as recentes investidas para fortalecer o papel da estatal Engenharia, Construção e Ferrovias (Valec), o governo federal indica que não quer mais ser coadjuvante nas operações das ferrovias.
Os empresários não chegam a classificar as mudanças como uma "reestatização" do setor ferroviário, mas há muitas dúvidas sobre o grau de intervenção que o poder público passará a ter sobre as concessões. "Como fica, por exemplo, a preservação dos atuais contratos com os concessionários? Nós queremos entender e discutir esses temas", diz Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que representa as 12 concessionárias que assumiram as malhas da extinta RFFSA.
No decreto previsto para ser assinado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, inclui-se a possibilidade de o governo fazer uso do trecho ferroviário que atualmente pertence às concessionárias, mas que não seja explorado comercialmente. Hoje, segundo José Francisco das Neves, presidente da Valec, há mais de 16 mil km de malha nessa situação.
Outro ponto de conflito do decreto refere-se aos contratos de concessão ligados à expansão das vias. "A construção dessa malha expandida é vital para o país, somos absolutamente favoráveis", diz Vilaça. "Mas o que também precisa ser definido é como funcionará a integração dessa malha expandida com os contratos atuais."
Até setembro, a Valec quer licitar um conjunto de obras que somarão 2.710 km à malha nacional. Juntas, as licitações dessas obras - que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - são estimadas em R$ 10,6 bilhões, segundo a estatal. É um investimento pesado comparado ao que a União gastou com o setor desde a sua privatização, em 1996, até o ano passado - US$ 1,14 bilhão, segundo a ANTF.
As polêmicas devem dominar boa parte das discussões que ocorrem hoje, em Brasília, durante o IV Brasil nos Trilhos, evento organizado pela ANTF. A agenda do encontro, que vai debater a importância das ferrovias para o futuro do país, inclui a participação do presidente Lula e dos candidatos à presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), além de ministros e representantes da indústria ferroviária.
Na pauta das empresas está o propósito de reforçar que o cenário atual das ferrovias, embora muito longe do ideal - calcula-se que seriam necessários 52 mil km de malha para suprir as necessidades atuais -, está bem diferente daquele herdado do governo. Nos últimos 14 anos, as concessionárias investiram mais de R$ 22 bilhões no setor. No mesmo período, o número de locomotivas saltou de 1.154 para 2.876 máquinas e a quantidade de vagões subiu de 43,8 mil para 93 mil unidades. Em impostos, foram recolhidos R$ 11,7 bilhões.
Neste ano, estima-se que as 12 concessionárias ligadas à ANTF vão injetar mais R$ 2,86 bilhões nas operações. Boa parte dos investimentos refere-se a modernização de infraestrutura e pátios logísticos, mas também pesa na conta a manutenção da malha. Calcula-se que 80% das vias atuais tem mais de um século de vida. "Só no ano passado, as concessionárias pagaram cerca de R$ 500 milhões ao governo para o aluguel das malhas", comenta Rodrigo Vilaça, da ANTF.
A pressão do governo também deve aumentar sobre a execução de obras de expansão já acordadas com as concessionárias. A ALL está atrasada na execução da malha que vai ligar os municípios de Alto Araguaia e Rondonópolis, no Mato Grosso.
A construção do trecho de 250 km teve início em 2008 e a previsão é que seja concluído até o fim de 2012, com orçamento de R$ 700 milhões. O atraso, de acordo com a ANTF, se deve a fatores como dificuldades de desapropriação e excesso de chuvas. As dificuldades, no entanto, também incluem burocracias, segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da ALL, Rodrigo Campos. "O cronograma da empresa não está atrasado. O que tem demorado é a liberação de licenças ambientais. "Só podemos construir à medida que temos as licenças ambientais, que são concedidas por trechos", comenta.
Outra obra que também está fora do prazo é a ferrovia Nova Transnordestina, projeto controlado pela CSN com custo total de R$ 5,42 bilhões e conclusão prevista para 2012. "Seja como for, essas discussões tem um lado positivo, que é o de mostrar que as ferrovias deixaram de ser tratadas como o 'patinho feio' do sistema de transporte brasileiro", diz Rodrigo Vilaça, da ANTF. Hoje, o modal ferroviário responde por 25% do transporte de carga do país. A expectativa é que essa participação salte para 35% nos próximos 15 anos.

(Fonte : Jornal Valor Econômico / Foto Divulgação)

DECOLAR.COM INICIA VENDA DE INGRESSOS


Site parcelará em até 12 vezes compra de tíquetes de teatro, musicais da Broadway, parques da Disney e shows
Estratégia permitirá ao portal de viagens dobrar o faturamento em 2010; classe C é a que mais cresce em compras


O portal de viagens Decolar.com, principal agente de turismo on-line do país, começará a vender, em novembro, ingressos para shows, peças de teatro, torneios esportivos e parques temáticos no Brasil e no exterior.
Segundo Alípio Camanzano, presidente da companhia, a intenção é vender as entradas atreladas a pacotes ou de forma independente.
Entre as opções internacionais estão espetáculos da Broadway, jogos de basquete e de futebol, shows de tango em Buenos Aires e parques de Orlando.
No Brasil, o foco são musicais, peças de teatro, além de turnês de bandas.
Um dos trunfos da Decolar será o parcelamento de alguns ingressos, como os da Disney, divididos em até 12 vezes nos cartões de crédito.
"Hoje, 50% dos passageiros que viajam para Orlando não compram os tíquetes para os parques antecipadamente", diz Camanzano.

DIVERSIFICAÇÃO

A venda de ingressos compõe a estratégia de diversificação da Decolar, projetada para o segundo semestre.
Também está nos planos a criação de uma estrutura para a venda de pacotes e passagens corporativas.
"A intenção é oferecer aos consumidores corporativos promoções-relâmpago tão comuns hoje aos consumidores finais", afirma.
A venda de passagens e de serviços turísticos pela internet movimentou R$ 4,5 bilhões em 2009, segundo a consultoria E-Consulting. A previsão para este ano é chegar a R$ 5,2 bilhões.

CLASSE C

O Brasil é o maior mercado do Grupo Decolar, hoje com operação em 12 países e receita de US$ 400 milhões -R$ 701 milhões- em 2009.
No ano passado, o país representou 50% das receitas.
A perspectiva é que a operação brasileira consiga dobrar o faturamento em 2010.
Consumidores da classe C estão entre os que mais crescem. Nos últimos dois anos, tornaram-se os principais usuários de passagens econômicas de empresas como Azul e Webjet. Hoje, essas passagens representam 60% das vendas totais.
"Nove entre dez passagens econômicas são de clientes que migraram do ônibus para o avião", diz Camanzano.
Segundo o executivo, para captar esse público, a companhia está reforçando os esforços de marketing. A intenção é popularizar os hotéis, que hoje representam o segundo maior volume de vendas do portal, diz ele.
De acordo com a consultoria Data Popular, cerca de 11 milhões de brasileiros farão sua primeira viagem de avião nos próximos 12 meses. Desses, 8,7 milhões de pessoas pertencem às classes C e D.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Foto com Alípio Camanzano, presidente da Decolar no Brasil)

UMA FORÇA PARA COMEÇAR


Ministro apresenta Jovem Tur em São Paulo, programa que qualificará, em 2010, 4 mil alunos da rede pública de ensino para trabalhar como recepcionistas e monitor de turismo

Em setembro deste ano, cerca de 4 mil jovens da rede pública de ensino da capital paulista participarão de cursos de recepcionista e de monitor de grupos turísticos, como parte do projeto Jovem Tur, uma parceria do Ministério do Turismo (MTur) e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes). O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou, nesta sexta-feira (06), em São Paulo (SP), do lançamento da 3ª edição do programa.
As aulas incluirão introdução ao Turismo e inglês, além de visitas técnicas, que totalizarão 220 horas/aula. Serão beneficiados estudantes e moradores de localidades de alta vulnerabilidade social. Participarão estudantes de escolas das regiões norte, sul, leste 1, oeste e centro.
Para o ministro Luiz Barretto, o projeto contribuirá para a preparação de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014. “Estamos trabalhando para que os jovens brasileiros tenham a oportunidade de disputar uma vaga no mercado de trabalho por meio do turismo. Atualmente, a cidade de São Paulo tem 3 milhões de estudantes secundaristas.
Segundo a presidente da Umes, Priscila Casale, 4 mil alunos já foram formados nas edições anteriores e mais de 40% estão empregados formalmente. “Aguardamos com grande expectativa a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016.”

INSCREVA-SE !

As inscrições do 3º Jovem Tur estarão abertas a partir do dia 15 deste mês. Basta acessar o site da Umes (www.umes.org.br) ou ir a uma das sub-sedes espalhadas na cidade. Os cursos começam em 8 de setembro e são exclusivos para estudantes da rede pública de ensino de São Paulo.

(Fonte : Ministério do Turismo)

BB, BRADESCO E CAIXA VÃO ATUAR JUNTOS COM CARTÕES DA NOVA BANDEIRA ELO


A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Bradesco deram mais um passo na implementação da bandeira brasileira de cartões. As três instituições assinaram ontem um acordo que amplia, ainda mais, as opções de atuação da bandeira ELO no país. Sob essa marca, os parceiros pretendem lançar uma linha completa de produtos de cartões de crédito, débito e pré-pagos para os diversos segmentos de clientes dessas organizações.
Com esse acordo de cooperação a CAIXA poderá aumentar sua participação na Cielo S.A, além de desenvolver novos negócios para cartões pré-pagos, por intermédio da criação de empresa de meios de pagamento ou da utilização de empresas já existentes e alinhadas ao negócio. “Alguns meses atrás, o ELO era um sonho em criar uma bandeira nacional de cartões. Com entrada da CAIXA esse sonho vai se concretizar”, afirma Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil. Opinião que é compartilhada pelo presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi: “Pela importância que a CAIXA tem para o Brasil, uma instituição centenária, com forte atuação social e grande capilaridade, essa adesão representa o fato novo na história dos cartões de crédito no país”.
Os bancos pretendem negociar também uma eventual participação da CAIXA em projeto de compartilhamento de terminais bancários externos de auto-atendimento. As três instituições estimam concluir seus estudos técnicos e financeiros em até seis meses.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

PANDEMIA DE GRIPE H1N1 CHEGA AO FIM


Organização Mundial de Saúde faz anúncio sob críticas de que exagerou no alarde e admite rever critérios de avaliação

A pandemia da gripe causada pelo vírus H1N1 acabou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou ontem que a doença passa agora ao estágio de pós-pandemia.
Significa que o número de casos está em queda e boa parte da população mundial já tem imunidade, por ter sido contaminada pelo vírus ou por ter sido vacinada. O H1N1, diz a OMS, está se comportando como os demais vírus sazonais de gripe.
Em comunicado, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, afirmou que a pandemia teve um balanço de mortes (quase 19 mil no mundo) muito menor do que era esperado no ano passado.
"Desta vez, fomos ajudados por pura sorte. O vírus não sofreu mutação para uma forma mais letal. Não houve resistência generalizada ao oseltamivir [droga antiviral]. A vacina foi compatível com os vírus circulantes."
A menção à sorte pode ser interpretada como resposta aos questionamentos que surgiram durante o período de pandemia, iniciado em junho de 2009, de que a OMS pudesse estar exagerando no alarde contra a doença.
No começo, estimava-se que milhões pudessem morrer da gripe. Na Grã-Bretanha, onde a projeção era de 65 mil mortes, morreram 457 pessoas. Na Espanha, a gripe A matou 350 pessoas nos últimos 15 meses. Todo ano, gripes sazonais matam 8.000 espanhóis.
Chan admitiu que a OMS pode mudar os critérios que definem uma pandemia, revendo os níveis de alerta e a gravidade de cada um.

ETERNA VIGILÂNCIA

Mesmo com o número de casos em queda, a diretora da OMS afirmou que os países precisam continuar atentos para mutações que possam tornar obsoleta a imunização existente.
O coordenador do Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças, Angus Nicoll, afirmou que os países devem se preparar para novos tipos de vírus, que podem somar o H1N1, o H3N2 (outro tipo de gripe A) e outras variantes de influenza.
Chan, da OMS, lembrou que o vírus da gripe aviária, que matou 299 pessoas há sete anos, ainda está presente.

NO BRASIL

O diretor de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou que o país está monitorando os vírus circulantes.
A vacinação continua para grávidas e crianças com menos de cinco anos. Pessoas dos demais grupos de risco vacinados na campanha encerrada em julho também podem procurar a imunização no serviço de saúde. "É recomendável verificar antes em que postos a vacina está disponível", diz Hage.
Na opinião do infectologista Esper Kallás, professor da faculdade de medicina da USP, a pandemia trouxe avanços na prevenção de doenças no Brasil, mesmo que tenha havido exagero.
Um exemplo são os testes de DNA para determinar com que tipo de vírus os doentes estão infectados, que continuam sendo feitos em casos graves da doença.
Ele destaca também as medidas de higiene adotadas pela população. "Antes, você se lembra de entrar em um prédio comercial e ter gel para limpar as mãos?"
Para o médico, a epidemia serviu para educar a população sobre o que é gripe.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

GARÇONS, QUE COMEMORAM HOJE SEU DIA, AINDA BATALHAM POR DIREITOS SOBRE GORJETA


Os garçons comemoram seu dia hoje com a mesma preocupação de um ano atrás, quando os donos de restaurantes se mobilizaram para barrar a aprovação da lei que regulamenta o destino dos 10% da gorjeta.
Em pouco mais de dois meses de trabalho, a CPI da Assembleia de São Paulo que apura irregularidades no pagamento da gratificação recebeu 800 reclamações pelo disque-denúncia aberto pelo sindicato da categoria.
Entre elas, a apropriação indevida da caixinha dos garçons, o pagamento de salários baseado apenas na arrecadação das gorjeta - ignorando o piso de R$ 734 da categoria - e o desconto da gratificação para pagar copos e pratos quebrados.
As queixas são formalizadas e o restaurante denunciado é chamado ao Ministério do Trabalho para fechar um acordo com os garçons.
Cerca de 100 mil pessoas trabalham como garçons no Estado, segundo o sindicato.
A discussão já mudou a rotina de restaurantes como no tradicional Filet do Moraes, no centro. Por lá, os 10% agora são pagos em dinheiro diretamente ao garçom.
"É o cliente quem decide se vai pagar a caixinha ou não", afirma o dono do restaurante, José Luiz Freitas.
Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto que cria um limite de 20% da arrecadação da gorjeta para o pagamento de encargos trabalhistas está agora no Senado. Com a mudança, a caixinha seria incorporada ao salário.
A associação do patronato levou ao Congresso uma nova proposta, que torna a gorjeta uma espécie de participação nos lucros, administrada pelos garçons e distribuída duas vezes por mês.
"A gorjeta não seria repassada inteiramente aos garçons, mas não seria incorporada ao salário", diz Percival Maricato, presidente da Abrasel (associação dos patrões). Ou seja, não contaria para o FGTS, a previdência, as férias e o 13º salário.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

AZUL LINHAS AÉREAS JÁ VENDE PASSAGENS AÉREAS EM SUPERMERCADOS EM SP


Desde ontem os clientes da Azul Linhas Aéreas Brasileiras podem comprar passagens aéreas para os 23 destinos atendidos pela companhia em supermercados no Estado de São Paulo. Com o objetivo de facilitar o acesso da classe C ao transporte aéreo, a Azul fechou parceria com uma rede de cyber-offices, a YesNet, instalada nos principais supermercados de São Paulo, Campinas, ABC, Vale do Paraíba e Baixada Santista. Ao todo são 32 pontos de venda muito bem posicionados e preparados para oferecer aos clientes as facilidades de pagamento já conhecidas, o programa CrediAzul.
As passagens aéreas podem ser pagas em dinheiro e cheque à vista e parcelado, através do parcelamento por boletos ou ainda com o uso de cartão de crédito parcelado. “No Brasil, muitas pessoas possuem cartão de crédito, mas o limite nem sempre é suficiente para comprar passagens aéreas e efetuar outras compras ao mesmo tempo, por isso inovamos com o crédito recorrente”, disse Paulo Nascimento, diretor comercial da Azul, referindo-se ao sistema em que o valor da parcela é debitado mensalmente, sem comprometer o limite do cartão. Tanto nos supermercados, quanto no website da Azul, a compra de passagens pode ser parcelada em 60 vezes com o Banco do Brasil ou em 48 vezes com o Bradesco.
Com a chegada aos supermercados, será possível comprar passagens da Azul em São Paulo, por exemplo, nas seguintes lojas: Wal-Mart Pacaembu, Wal-Mart Indianópolis, Wal-Mart Vila Guilherme, Wal-Mart Vila Leopoldina, Wal-Mart da Vila Prudente (Shopping Central Plaza), Extra Brigadeiro, Extra Itaim, Extra Cidade Dutra, Extra João Dias, Extra Penha, Extra Interlagos, Extra Ricardo Jafet, Carrefour Limão, Carrefour Penha e Carrefour Villa Lobos. Em Guarulhos, no Wal-Mart, Carrefour e no Shopping de Guarulhos. Em Campinas, as vendas estão disponíveis no Extra.
Além disso, na região do ABC, a venda de passagens da Azul estará no Extra de Mauá e no Extra de São Caetano. Na Grande São Paulo, as passagens estarão à venda também no Compre Bem Embu e no Extra Taboão. No Vale do Paraíba, no Extra Colinas e no Wal-Mart, ambos de São José dos Campos. Na Baixada Santista, supermercados de Santos, São Vicente e Cubatão também começaram as vendas ontem.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews – Foto Divulgação)

RECEITA DA NONNA


Até 2011, o Brasil deve se tornar o primeiro mercado da América Latina para a italiana Riso Gallo, fabricante de risotos. Hoje, o país está atrás da Venezuela.
As vendas da empresa para o Brasil, pela Aurora, crescem 15% ao ano. "Hoje, é o mercado com maior alta", diz Alejandro Titiunik, executivo da Riso Gallo.
Pela primeira vez, dois restaurantes brasileiros foram incluídos do Guida Gallo, guia da Riso, que lista os locais onde é possível comer risotos tipicamente italianos.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)